• Nenhum resultado encontrado

Dissertações e teses do PósCom-Umesp

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dissertações e teses do PósCom-Umesp"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Dissertações e teses

do PósCom-Umesp

Foram defendidas no Programa de Pós-Graduação em Comu-nicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, no 2o. semestre de 2003, seis dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. O total no ano foi de 25 dissertações e seis teses.

O Curso de Mestrado, em funcionamento desde 1979, já pro-duziu um total de 400 dissertações, tendo a primeira sido de 1981. O Curso de Doutorado, autorizado em 1995 e aprovado em 1999, gerou 32 teses, a primeira das quais em 1997.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

COMUNIDADE VIRTUAL E COMUNICAÇÃO: O SITE DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA Autor: Valcenir do Vale Costa

Data da defesa: 15 de agosto de 2003

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Profa. Dra.Cicilia M. Krohling Peruzzo (Umesp) e Profa. Dra. Liana Gottlieb (Cásper Líbero)

(2)

e emergentes de comunidades estão convivendo e interagindo. Além disso, procurou-se conhecer quais são os resultados obtidos das trocas informacionais e relacionais ocorridas no ciberespaço. A investigação se deu a partir do estudo de caso de um site da Igreja Adventista do Sétimo Dia, tendo sido utilizadas entrevistas, observação direta e observação participativa como fontes de evidência. Os resultados obtidos sugerem que o indivíduo corpóreo deseja viver dentro de uma nova ambiência regida pela fluidez digital, pois esta se apresenta como um meio no qual as trocas informacionais se dão de forma efetiva e responsiva, ao mesmo tempo em que relacionamentos sociais podem ser engendrados, confirmados e mantidos.

Palavras-chave: Comunicação – Internet- Comunidade virtual – Apoio – Informação – Relacionamento.

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCOMÍDIA

Autor: Fernando José Garcia Moreira Data da defesa: 21 de outubro de 2003

Orientador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Morais Squirra

Banca examinadora: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron (Umesp) e Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP)

(3)

das extraordinárias possibilidades de desenvolvimento na construção do conhecimento da chamada sociedade da informação.

Palavras-chave: Tecnologia – Comunicação – Informação – Educação – Educomunicação – Educomídia

A VOZ DO ENTRETENIMENTO: O LOCUTOR

ENTRETENEDOR COMO DIFERENCIAL NAS RÁDIOS FMs Autora: Vania Bras de Oliveira

Data da defesa: 21 de novembro de 2003. Orientador: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo

Banca examinadora: Profa. Dra. Cicilia M. Krohling. Peruzzo (Umesp) e Prof. Dr. Antonio Adami (Unip e Unitau)

Resumo: O rádio como meio de comunicação de massa possui também a função de entreter, minimizando a angustia provocada pelas tensões do dia-a-dia, e tende cada vez mais a tornar-se uma atividade individual de lazer. Ele continua sendo o companheiro em todas as horas e em qualquer lugar. Não só dos avanços tecnológicos resultou toda a transformação radiofônica, mas também da introdução e participação do locutor. Mas a atuação desse locutor como entretenedor interfere na audiência das emissoras pesquisadas em São José dos Campos? É através da performance de cada locutor selecionado, nosso objeto de estudo dentre as seis emissoras pesquisadas na cidade, que o ouvinte se sente mais cativado, único e participativo. O locutor o leva para outro mundo, através de diversas formas de entretenimento, descritas neste trabalho como categorias selecionadas através da análise de conteúdo dos programas radiofônicos, as quais são: os jogos, as brincadeiras, as cartas, os recados, os personagens e finalmente de sua própria performance no ar. O rádio interiorano absorveu características da capital e agora atende a satisfação do ouvinte ao preencher seu tempo livre, além de se tornar um companheiro e amigo em seu lazer habitual, oferecendo-lhe puro prazer radiofônico.

Palavras-chave: Rádio – Locutor – Entretenimento. ANÁLISE DESCRITIVA DA PUBLICIDADE E DA PROPAGANDA EM SITES DE LEILÕES BRASILEIROS Autora: Celeste Marinho Manzanete

(4)

Banca examinadora: Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Umesp) e Prof. Dr. Juan Droguet (Unip)

Resumo: A evolução tecnológica e a introdução da internet possibilitaram formatos de negócios diferenciados, onde a empresa e o consumidor têm uma relação comercial e mercadológica. Com essa mudança de paradigmas, a maneira de se comunicar e persuadir o consumidor se transformou. Profissionais de propaganda buscam compreender os novos formatos, ainda não bem-definidos e que a cada dia evoluem e se transformam. Milhares de empresas hoje não exploram correta-mente as ferramentas possibilitadas pela tecnologia disponível. Essas mudanças atingem, principalmente, a publicidade e propaganda, que é discutida neste trabalho. Quais são os elementos que podem ser utilizados em publicidade e propaganda? Como os sites estão traba-lhando a publicidade? Para responder essas questões, faz-se a análise descritiva de quatro sites de leilões do Brasil: Arremate, Lokau, Ibazar e Mercado livre.

Palavras-chave: Internet – Publicidade/Propaganda – Sites de leilões. DRAMATURGIA EM TRANSPOSIÇÃO: UM ESTUDO SOBRE SENHORA DOS AFOGADOS, DE NELSON RODRIGUES Autor: José Eduardo Paraiso Razuk

Data da defesa: 25 de novembro de 2003

Orientadora: Profa. Dra. Sandra Lúcia Amaral de Assis Reimão Banca examinadora: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten (Umesp) e Profa. Dra. Bárbara Heller (Unip)

Resumo: Este estudo tem como proposta analisar a transcodificação midiática de uma obra da dramaturgia brasileira para o meio televisivo, na forma de teleteatro. Para isso selecionamos a obra Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, e sua adaptação para a televisão, realizada em 1985 por Carlos Queiroz Telles e dirigida por Antônio Abujamra, numa consagrada produção da TV Cultura de São Paulo. O estudo enfoca os componentes da linguagem do teatro e da televisão – texto, som, imagem, cor e movimento – e suas variações em cada um desses meios, em contextos históricos diferentes e destinados a públicos diferentes. O trabalho de análise tem como instrumental básico a pesquisa qualitativa e as técnicas da análise de conteúdo.

(5)

CARAVANA FARKAS (1968/1970):

A CULTURA POPULAR (RE)INTERPRETADA PELO FILME-DOCUMENTÁRIO – UM ESTUDO DE FOLKMÍDIA

Autor: Alfredo Dias D’Almeida Data da defesa: 09 de dezembro de 2003 Orientador: Prof. Dr. Joseph Maria Luyten

Banca examinadora: Prof. Dr. José Marques de Melo (Umesp) e Profa. Dra. Cremilda Medina (ECA-USP)

Resumo: Este trabalho busca identificar a maneira pela qual a cultura popular é (re)interpretada nos meios de comunicação de massa, a partir da análise dos filmes-documentários produzidos pela Caravana Farkas, um projeto pioneiro de documentação de manifestações de cultura popular brasileira, realizado entre 1968 e 1970 no Nordeste. Para tanto, discute-se como os filmes se inserem no panorama político-cultural do Brasil da década de 1960; quais as condições que permitiram a cons-trução de seus discursos; que “regras” esses discursos estabeleceram; como e por que as manifestações culturais populares passaram a constituir objeto de estudo e de registro dos cineastas; e o que era definido por eles como “cultura popular”. O tema básico que perpassa os filmes é o da cultura de uma classe outra, que está no passado e não tem lugar no aqui-e-agora da modernidade. A alteridade e a repre-sentação do outro estão traspassadas pelas diferenças de classe e o caráter de resistência cultural e política das manifestações de cultura popular, na visão dos cineastas, se perde na aparência de um mundo cujo destino já está traçado: é a extinção. Os filmes-documentários, por outro lado, servem de lugar de confronto das diferentes culturas e de diálogo entre elas, gerando novos e múltiplos significados, que independem da vontade dos cineastas. É dessa maneira que constroem um novo discurso acerca de uma determinada realidade. Menos um reflexo, no sentido de espelhamento, mais uma referência de um tempo e um espaço que não se repetirão. Nas trilhas da cultura popular, a viagem da Caravana Farkas não chega a um termo nem a um final tranqüilo, pois é envolvida pelas contradições e incompatibilidades que as questões suscitadas pela discussão do real provocam. Mas deixa evidente que a sua importância para os estudos da comunicação está na própria jornada e no diálogo permanente e infinito entre culturas que esse caminhar provoca.

(6)

TESES DE DOUTORADO A UNIVERSIDADE CORPORATIVA E O TREINAMENTO INDUSTRIAL A DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS DE MANUTENÇÃO Autor: Valdir Cardoso de Souza

Data da defesa: 28 de julho de 2003

Orientador: Prof. Dr. Jacques Marie Joseph Vigneron

Banca examinadora: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Umesp), Prof. Dr. Gino Giacomini Filho (Umesp), Prof. Dr. Sergio Gozzi (USP) e Profa. Dra. Liana Gottlieb (Cásper Líbero)

Resumo: Este trabalho trata dos fundamentos e das práticas do ensino a distância, enfocando o treinamento industrial de profissionais de manutenção mediante a internet e o desafio de relacionar a tecnologia com a metodologia para esses profissionais. A internet é uma ferra-menta que pode ser utilizada para o ensino em geral, permitindo acesso fácil a uma infinidade de material informativo autêntico e atualizado, além de exemplos concretos e interativos na perspectiva de transformar a informação recebida por meios eletrônicos em conhecimento sólido adquirido. A análise recai, num primeiro momento, sobre os pressu-postos que criaram o treinamento industrial e o treinamento na área de manutenção industrial. Em seguida busca-se aprofundar o conhe-cimento acerca das técnicas que envolvem o treinamento para profis-sionais da área de manutenção industrial a distância. Discorre-se sobre as experiências dos cursos profissionalizantes a distância, através de vários meios, e dos portais de educação a distância voltados para a área de manutenção industrial.

Palavras chave: Comunicação empresarial – Treinamento industrial – Treinamento a distância – Educação a distância – Treinamento para manutenção.

A MÍDIA E A CONSTRUÇÃO DA

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER

SOBRE A AIDS: RELAÇÕES E CONFIGURAÇÕES Autora: Juana Bertha Rosa Loayza

Data da defesa: 28 de agosto de 2003

Orientadora: Profa. Dra. Maria das Graças Conde Caldas

(7)

Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Umesp), Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch (ECA-USP) e Profa. Dra. Maria Rita de Cesário Costa (UFPA).

Resumo: Esta tese, inserida no campo da Comunicação Social e, numa perspectiva transdisciplinar, vinculada às áreas da Saúde e da Psicologia Social, pela natureza de seus objetivos, configura-se como um estudo empírico de campo, apresentando ainda uma fase exploratória. Teve como objetivo básico analisar as relações possíveis entre os níveis de acesso às mídias tradicionais e às novas mídias, bem como os graus de exposição às mensagens por mulheres que participam do Programa de Planejamento Familiar, coordenado pelo Programa de Assistência à Saúde Integral da Mulher (PAISM) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Abordam-se as representações sociais (concebidas como conteúdo) – a partir de seus componentes de atitude, informação e significado da aids (campo representacional) – que esse grupo de mulheres vem construindo em torno dos dispositivos preventivos formulados à luz das políticas públicas de promoção da saúde e de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Na pesquisa de campo, o universo esteve formado pelas mulheres que participaram do PPF durante doze meses do ano, em unidades de saúde de Brasília (DF). A amostragem foi de dos tipos: representativa, para determinar as cinco unidades de saúde escolhidas; e por quotas e acidental, para definir o número de mulheres que formariam parte da amostra. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Os métodos e procedimentos estiveram, assim, confor-mados pela técnica da estatística, além da consulta bibliográfica. Como suporte referencial se realizou a análise de conteúdo temático das mensagens transmitidas pelas mídias tradicionais e pelas novas mídias acerca da aids. A hipótese básica foi confirmada a partir do teste estatístico pertinente, que verificou as relações de natureza assimétrica e imanente entre as variáveis centrais, com níveis de contingência que oscilam entre moderado e alto.

Referências

Documentos relacionados

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Sem esquecer a Fraude Fiscal, analisemos também um pouco do crime de branqueamento, art. Em crónica publicada no Diário do Minho, em 1 de Dezembro de 2010, Cultura, era

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Resumo No presente estudo, propomo-nos 1 identificar os motivos e objectivos de realização que levam os jovens à prática do Basquetebol; 2 identificar as crenças dos Atletas quanto

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Neste estudo, o autor mostra como equacionar situações–problema, do tipo: “Descubra dois números cuja a soma é 20 e cuja a diferença é 5”, propondo primeiro que o