• Nenhum resultado encontrado

CENÁRIOS PROSPECTIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENÁRIOS PROSPECTIVOS"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

CENÁRIOS PROSPECTIVOS

DANIEL CAMPELO

U N I D A D E 4

(2)

Dar atenção ao patrimônio, conhecer os diversos tipos de bens e conhecer o balanço patrimonial da organização é muito importante. Além disso, é preciso conhecer os sistemas de suprimentos, dada a importância das questões logísticas que envolvem organizações hospitalares: medicamento, insumos, equipamentos etc. Além disso, é importante conhecer os recursos hospitalares: humanos, financeiros e materiais.

UNIDADE 4 | INTRODUÇÃO

(3)

1. Compreender a importância da gestão patrimonial hospitalar.

2. Aprender a elaborar um planejamento e entender o planejamento patrimonial.

3. Entender como funciona a gestão da gestão de suprimentos.

4. Compreender os recursos nas organizações hospitalares: humanos, financeiros e materiais.

UNIDADE 4 | OBJETIVOS

(4)

É muito comum as empresas não darem a devida atenção ao seu patrimônio! É preciso entender a importância de todos os bens (ativos) da organização e fazer o planejamento, acompanhamento e monitoramento da evolução desses ativos.

COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA

GESTÃO PATRIMONIAL HOSPITALAR

(5)

Gestão é o conjunto de ações, métodos e processos de direção, organização, assimilação de recursos, controle, planejamento, ativação e animação de uma empresa ou unidade de trabalho (HERMEL,1990).

O QUE É GESTÃO?

(6)

O patrimônio de uma organização é o nome dado a direitos, obrigações e bens de uma empresa. O patrimônio é considerado tudo que, em algum momento, pode ser convertido em dinheiro.

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PATRIMONIAL HOSPITALAR

(7)

Quanto à forma de transferi-lo fisicamente:

• Bens móveis

• Bens imóveis

TIPOS DE BENS

(8)

Quanto à forma física:

• Bens tangíveis

• Bens intangíveis

(9)

• Bens de venda

• Bens numerários

• Bens de consumo:

• Durável

• Não durável

OUTROS TIPOS DE BENS:

(10)

Existem dois tipos de contas: as contas patrimoniais e as contas de resultado. As contas de resultado, você apura por meio da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) para saber se a empresa teve lucro ou prejuízo e o valor obtido vai ser lançado a crédito (lucro) ou a débito (prejuízo) no Patrimônio Líquido.

DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

(11)

Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil obrigatória que expõe de forma clara a situação patrimonial de uma empresa em determinado período. Como o próprio nome diz, ele vai apresentar a situação do patrimônio (bens, direitos e obrigações) de forma estática.

BALANÇO PATRIMONIAL

(12)

Entender os quatro passos para elaboração do planejamento estratégico é muito importante, pois após essa compreensão é possível entender a gestão e o planejamento patrimonial.

APRENDENDO A ELABORAR UM PLANEJAMENTO

E ENTENDER O PLANEJAMENTO PATRIMONIAL

(13)

O planejamento estratégico deve ser elaborado com atenção e responsabilidade, pois indica a direção que a organização deve seguir e irá orientar os funcionários, colabores e clientes deixando isso claro a todos.

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

(14)

Diagnóstico/ análise

Missão/visão da empresa

Instrumento prescritivo e quantitativo

Controle e avaliação

A FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

(15)

Um planejamento patrimonial define as atividades que serão implementadas e os recursos que serão aplicados para atender aos objetivos de gerenciamento dos ativos os objetivos organizacionais traçados no planejamento estratégico.

O PLANEJAMENTO PATRIMONIAL

(16)

É preciso entender como funciona, a importância e complexidade do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Além disso, entender que logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, embora muitas vezes equivocadamente tratadas como sinônimos, não são a mesma coisa.

ENTENDENDO COMO FUNCIONA A GESTÃO

DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

(17)

O gerenciamento da cadeia de suprimentos (GCS) é composto de diversas atividades necessárias para planejar, controlar e executar o fluxo de um produto, desde a aquisição de matérias-primas e produção até a distribuição ao cliente final, da maneira mais simplificada e econômica possível.

O GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

(18)

A logística é um componente do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Ela se concentra em mover um produto ou material da maneira mais eficiente para que ele chegue ao lugar certo, na hora certa.

Gerencia atividades como embalagem, transporte, distribuição, armazenamento e entrega.

GCS X LOGÍSTICA

(19)

O GCS oferece uma grande vantagem para as empresas, diminuindo os custos operacionais gerais. As atividades de GCM podem reduzir o custo de compra, o custo de produção e o custo total da cadeia de suprimentos. Ao diminuir os custos operacionais, a GCM também pode melhorar a posição financeira de uma empresa.

IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO

DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

(20)

Os recursos organizacionais representam todos os recursos disponíveis para a organização, necessários para o desempenho de suas atividades. Neste recurso estão incluídos: recursos humanos, financeiros, materiais, entre outros.

COMPREENDENDO ACERCA DOS RECURSOS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES: HUMANOS,

FINANCEIROS E MATERIAIS

(21)

O trabalho, realizado pelas pessoas, é um dos recursos (meios) mais precioso de uma organização: o humano. É por conta dessa importância que atualmente há tantos debates acerca das mudanças no setor de recursos humanos/gestão das pessoas dentro das empresas.

RECURSOS HUMANOS

(22)

O treinamento em uma organização é algo muito mais específico e significa, sinteticamente, preparar um funcionário ou um grupo de pessoas para uma determinada função. Já desenvolvimento é algo muito mais amplo, como preparar alguém para toda a vida.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

(23)

São os ativos que têm algum grau de liquidez.

O dinheiro em numerário, os créditos, os depósitos em entidades financeiras (bancos, por exemplo), as divisas e as posses em ações e em bônus.

RECURSOS FINANCEIROS

(24)

Os recursos materiais são essenciais e necessários.

Se uma determinada organização deseja realizar ou executar uma ação bem-sucedida, sem os recursos materiais ela provavelmente falhará ou não alcançará os objetivos propostos.

RECURSOS MATERIAIS

(25)

• Gerencie estoques, não apenas materiais.

• Colabore com médicos e equipe de enfermagem.

• Considere o custo total, não apenas o preço.

• Crie políticas e procedimentos integrados.

• Desenvolva um processo, não o foco departamental.

• Desenvolver processos focados na equipe, não individualmente.

SEIS MELHORES PRÁTICAS EM GERENCIAMENTO

DE MATERIAIS HOSPITALARES

(26)

OBRIGADO!

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de analisar a estrutura de epífitas vasculares e de forófitos em formação florestal ripária da planície de inundação do alto rio Paraná,

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as habilidades matemáticas dos alunos do curso de Ciências Contábeis, identificar os conteúdos importantes para a formação

3.7.7 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Tabela 3 - Médias de sobrevivência, peso, biomassa e comprimento total de larvas de Brycon cephalus cultivadas em aquários cilíndricos com relevo no fundo em forma de anel

Produtos: cabos áudio-visuais; amplificadores; programas de performance automáticos para instrumentos musicais electrónicos; aparelhos para jogos adaptados para o uso com receptores

Foram avaliadas as propriedades de: Resistência à Compressão, Módulo de Deformação, Condutividade e Difusividade Térmica, Calor Específico, e, no caso dos compósitos produzidos