• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Grupo de Estudos sobre Equinos - FMVA UNESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Grupo de Estudos sobre Equinos - FMVA UNESP"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Medicina Veterinária Departamento / Seção:

Unidade:

Hospital Veterinário Título:

Modalidade:

Grupo de Estudos sobre Equinos - FMVA UNESP

Ano Base: 2013

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras Instituições: CCAA (coffee-break), Fazenda Haras Cachoeirinha (credenciais para participação dos alunos do grupo na Exposição agropecuária de Araçatuba), VBS transportes (patrocínio de camisetas), SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste - divulgação das reuniões por mala direta aos sócios), Marmoraria Kadosh (patrocínio de camisetas), Ourofino Agronegócio (patrocínio de palestras)

Início:

02/01/2013 Término:

Telefone: (18) 3636-1438

Email: jpeiro@fmva.unesp.br; juliana.peiro@gmail.com

Local de realização:

Araçatuba (fazendas e FMVA) e região

Área Temática 1: Ciências Agrárias e Veterinárias Área Temática 2: -

Grande Área: Ciências Agrárias e Veterinárias Linha Programática: Educação Continuada

Palavras-Chave:

Link Descrição

site do grupo dentro da FMVA http://www.fmva.unesp.br/geequi/introducao

31/12/2013

Coordenador: Juliana Regina Peiró Trâmite Atual: Congregação

Descrição Anexo

resumo das atividades 2011-2012.pdf resumo atividades 2011 2012 equinos, conhecimento, extensão

Identificação

Projeto Institucionalizado a quem pertence: Não se aplica

(2)

Realização de palestras, cursos e aulas práticas em fazendas, cujo público alvo são os alunos de graduação e pós-graduação de cursos de Medicina Veterinária da FMVA e escolas particulares da região (Veterinária, Agronomia e Zootecnia), profissionais da área, proprietários rurais e funcionários de fazendas e centros de treinamento; manutenção do website do grupo (http://www.fmva.unesp.br/geequi; facebook; twitter; orkut) para divulgar com antecedencia os temas das palestras.

Em 2011 tivemos a participação de 406 participantes. Em 2012, tivemos a participação de 266 unespianos, 147 alunos de faculdades de MV particulares (Araçatuba, Andradina e Adamantina), 3 criadores de cavalos, 6 médicos veterinários autônomos e 4 funcionários de haras, sendo que ainda faltam 4 palestras. Com a ampla divulgação das palestras para estas comunidades, pretende-se aumentar o número de palestras (15) para suprir os temas de interesse do público participante e aumentar o número de participantes (600);

pretende-se participar novamente da Expo Araçatuba 2013: a. ajudando no julgamento da raça Mangalarga e Mangalarga Marchador, b. oferecendo novamente aulas práticas sobre aplicação de medicamentos, vermífugos e vacinas e c. confecção de bandagens com o intuito de levar informações simples e atuais para proprietários rurais e funcionários de fazendas.

Realização de palestras semanais sobre temas de equinocultura com palestrantes ligados à Universidades, Empresas Farmacêuticas e Médicos Veterinários e Zootecnistas Autônomos. Treinamentos práticos através de visitas a propriedades e centros de treinamento, além da manutenção do manejo sanitário do rebanho equino da Faculdade.

Pretende-se também realizar um encontro com os grupos de Jaboticabal e de Botucatu para troca de experiências e realização de palestras. Oferecer cursos práticos para funcionários e proprietários rurais durante a Expo Araçatuba 2013. Realizar coleta de material reciclado para angariar fundos para a realização de palestras e coffee-break.

Através destas atividades em grupo, visamos fortalecer o espírito de cooperação e criativo, fortalecendo o relacionamento entre os membros do grupo e seus colegas, pois sem esforço e mobilização, estas atividades não serão possíveis.

O crescimento da equinocultura na região de Araçatuba é evidente, devido ao aumento do número de eventos agropecuários e esportivos e também ao crescimento concomitante de centros de criação e treinamento. Além disso, nossa região possui vários centros de equoterapia para tratamento de pacientes portadores de necessidades especiais, tendo o cavalo como parte fundamental na recuperação destes pacientes. O atendimento hospitalar de pacientes equinos responde por 50% dos atendimentos ao ano e várias empresas especializadas em produtos para equinos procuram nossa Faculdade para auxiliar no desenvolvimento ou teste de seus produtos.

Por estas razões, os acadêmicos, residentes e pós-graduandos da Faculdade de Medicina Veterinária da UNESP, Campus de Araçatuba, coordenados pela Profª. Adjunto Juliana Regina Peiró, em 2011, fundaram o Grupo de Estudos em Equinos - FMVA UNESP. O público alvo do GEEqui são os discentes e docentes de Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Agrônomos e criadores de eqüinos.

Nosso objetivo principal é enriquecer a formação dos futuros médicos veterinários destinados ao desenvolvimento da equinocultura com ênfase nas áreas de manejo, reprodução, melhoramento genético e sanidade equina; e aperfeiçoamento do médico veterinário recém-formado para um melhor aprimoramento profissional e uma melhor qualificação diante do mercado de trabalho, além da divulgação de tecnologias em uma área em aquecimento que exige profissionais extremamente qualificados.

O grupo promoverá palestras, cursos de extensão universitária, reuniões científicas promovidas pelo corpo discente e docente desta Faculdade de Medicina Veterinária, além de atividades práticas no próprio campus e

Release para Mídia:

Cronograma de Atividades:

Resultados Esperados:

Metodologia:

Estrutura

(3)

agendamento de visitas técnicas a propriedades onde a equinocultura é desenvolvida.

Característica do Projeto

Participação de Alunos

Alunos de graduação do primeiro ao quinto ano (100), Médicos Veterinários Residentes do HV (10), alunos de graduação de escolas particulares próximas (90), alunos de pós-graduação (50). A integração entre estes diferentes grupos propiciará a troca de conhecimento e experiências profissionais e pessoais.

A convivência entre alunos de graduação e pós-graduação da FMVA leva ao convite para a participação dos primeiros em projetos de mestrado e doutorado dos pós-graduandos. Os alunos de escolas particulares, ao participarem destas palestras, conhecem a estrutura física da FMVA e seu corpo docente, vindo a solicitar estágios na área de equideocultura.

Nível de Exequibilidade

O projeto é totalmente exequível, haja vista que em 2011 foram realizadas 9 palestras custeadas através da arrecadação com a venda de camisetas e canecas (patrocinadas por empresas), de material reciclável e doação de R$1,00 para o coffee-breake por parte dos participantes. Estas atividades continuarão a ser estimuladas em 2013. Em 2012 estas atividades continuaram e foram facilitadas pela concessão de recursos financeiros para vinda de palestrantes e bolsas para alunos de graduação.

Visibilidade para a Universidade

As palestras são divulgadas com 15 dias de antecendia a t r a v é s d o s i t e o f i c i a l d o g r u p o (http://www.fmva.unesp.br/geequi/palestras2012), twitter, facebook e orkut; através da mala direta do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste); cartazes colados em áreas de alta circulação de alunos (salas de aula, HV, cantina); cartazes enviados para escolas particulares de Araçatuba, Adamantina e Andradina divulgados por docentes destas instituições ligados ao GEEqui; ACI da UNESP e jornal local (O Liberal).

Indicadores de Impacto

Os alunos se envolverão na organização de palestras, cursos e visitas a campo; na confecção de material informativo (folders, website, etc) sobre os principais problemas encontrados na região envolvendo a equinocultura; realização de campanhas de esclarecimento junto à população sobre as principais enfermidades que afetam os equinos e seu correto manejo sanitário.

Interno (no âmbito da Universidade)

Indicadores de Impacto

Complementação da formação acadêmica de alunos de escolas particulares da região (Salesiano, FEA e FAI), uma vez que todas as palestras são gratuitas; atualização dos conhecimentos de médicos veterinários, agrônomos e zootecnistas autônomos da região; esclarecimento de proprietários rurais e seus funcionários sobre as principais enfermidades e problemas da equideocultura nacional.

Externo (fora do âmbito da Universidade)

(4)

Articulação com Ensino e Pesquisa

Os palestrantes trazidos pelo grupo trazem informações atuais sobre temas abordados nos cursos de graduação e pós- graduação. O contato entre nossos alunos com estes profissionais permite a associação em trabalhos de cooperação (realização de estágios nos laboratórios dos palestrantes, cooperação científica ao ajudar na análise crítica do projeto ou da redação de um artigo). A integração entre os alunos de graduação deste grupo e os de pós-graduação possibilitará maior integração entre os dois segmentos, permitindo gerar projetos de pesquisa (durante as competições equestres, fase de treinamento, pedido de bolsas de iniciação científica), além de atender o anseios dos criadores de equinos na formação de mão de obra técnica especializada.

Importância na Formação do Aluno

A participação neste projeto permitirá aos alunos uma maior integração com docentes, pós-graduandos e profissionais da área. Esta integração abrirá portas para futuros estágios, bolsas de iniciação científica e oferta de empregos. Além disso, procura-se estimular o trabalho em grupo na realização de todas as tarefas paralelas (coleta de material reciclável) para conscientizar os alunos da importancia da união na realização de um objetivo comum.

Potencial para geração de produtos

Há potencial para geração de produtos ligados aos projetos de iniciação científica e de pós-graduação oriundos da atuação neste projeto.

Mérito do Projeto

Através da realização de palestras, cursos e aulas práticas em fazendas este projeto vem de encontro ao anseio da maior integração entre a comunidade acadêmica e de proprietários de equinos para trabalho ou esporte na região, pois há falta de profissionais qualificados para lidar com este mercado em aquecimento. Serão abordados na teoria e na prática, os principais problemas encontrados na rotina de profissionais que trabalham com esta espécie. A integração com proprietários rurais, funcionários das fazendas e de empresas farmacêuticas permitirá a Universidade responder de forma mais rápida e pontual aos problemas apresentados.

Caracterização do Projeto como extensão

Mérito do Projeto

A proposta visa complementar o aprendizado dos alunos em uma área em crescimento e com necessidade de profissionais altamente especializados. Complementa também a formação dos Médicos Veterinários Residentes do HV e pós-graduandos, gerando projetos de pesquisa (durante as competições, fase de treinamento) e atendendo os anseios dos criadores de equinos na formação de mão de obra técnica especializada, além de divulgar as principais doenças de equinos bem como realizar o manejo sanitários das propriedades, entre outros tópicos.

Coerência entre os objetivos e a fundamentação teórica

(5)

Organização de livros Nacionais

Organização de livros Internacionais

Livros publicados Nacionais

Livros publicados Internacionais

Capítulos publicados Nacionais

Capítulos publicados Internacionais

Artigos publicados em periódicos Nacionais

Artigos publicados em periódicos Internacionais

Produção Científica

(6)

Resumo em Eventos Nacionais

Resumo em Eventos Internacionais

Resumo Expandido em Eventos Nacionais

Resumo Expandido em Eventos Internacionais

Apresentação de Trabalhos em Eventos - oral Nacional

Apresentação de Trabalhos em Eventos - pôster Internacional

Textos em jornais Nacionais (especificar jornal e data)

Textos em jornais Internacionais (especificar jornal e data)

Textos em revistas Nacionais (especificar revista e data)

(7)

Textos em revistas Internacionais (especificar revista e data)

TCC(s)

Monografias

Dissertações

Teses

Bolsas de Iniciação Científica (IC)/Agência

Material Audiovisual

(8)

Nome Email Participante Função

Participantes

Juliana Regina Peiró jpeiro@fmva.unesp.br Docente Coordenador

Luiz Claudio Nogueira Mendes lmendes@fmva.unesp.br Docente Colaborador

Maria Margareth Theodoro Caminhas caminhas@fmva.unesp.br Docente Colaborador

Renan Bezerra Martins renanlyoko@hotmail.com Aluno Voluntário

Gabriela Silva Campos gabi.s.campos@hotmail.com Aluno Voluntário

Giuliana Nascimento dos Santos giuliana_nascimento@hotmail. Aluno Voluntário

Paula Ferraz de Camargo Zanotto paulazanotto@hotmail.com Aluno Voluntário

Betânia Vasconcelos Gomes be_vasconcelosgomes@hotmail. Aluno Voluntário

Waneska Stéfani Spinelli Frizzarini waneska_frizzarini@hotmail.com Aluno Voluntário

Carolina de Marchi Soares carolm.soares@hotmail.com Aluno Voluntário

Marília Campos Martins marilia_campos12@hotmail.com Aluno Voluntário

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 4

Atividades previstas: Contato com palestrantes, redação de material para divulgação das palestras, visitas às propriedades rurais para observar e aprender a detectar os principais problemas locais (práticas sanitárias e de manejo, casqueamento), manutenção dos websites do grupo, coleta de material reciclável (visita aos locais de arrecadação e venda); cotação de preços pra confeccionar material promociaonal (camisetas, banners, folders, etc), confecção de material educacional para ser distribuído a proprietários

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

600 alunos UNESP médicos veterinários proprietários

(9)

Juliana Regina Peiró Nome :

Docente Tipo Participante:

Função: Coordenador

Nível Acadêmico: Mestrado Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

10

Organização das palestras, orientar os alunos bolsistas ou não, convite aos palestrantes, discussão dos temas com os alunos

Faculdade de Medicina Veterinária

Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal

Luiz Claudio Nogueira Mendes Nome :

Docente Tipo Participante:

Função: Colaborador

Nível Acadêmico: Pós-Doutorado Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

5

Organização das palestras, convite aos palestrantes, discussão dos temas com os alunos Faculdade de Medicina Veterinária

Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal

Maria Margareth Theodoro Caminhas Nome :

Docente Tipo Participante:

Função: Colaborador

Nível Acadêmico: Doutorado Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

5

Organização das palestras, convite aos palestrantes, discussão dos temas com os alunos Faculdade de Medicina Veterinária

Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal

Detalhes dos Participantes

(10)

Renan Bezerra Martins Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Contato com palestrantes, redação de material para divulgação das palestras, visitas às propriedades rurais, manutenção dos websites do grupo

Gabriela Silva Campos Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Contato com palestrantes, redação de material para divulgação das palestras, visitas às propriedades rurais, manutenção dos websites do grupo

Giuliana Nascimento dos Santos Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Organização das palestras, confecção de certificados, participação no coffee-break, divulgação das palestras

(11)

Paula Ferraz de Camargo Zanotto Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Organização das palestras, confecção de certificados, participação no coffee-break, divulgação das palestras

Betânia Vasconcelos Gomes Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Organização das palestras, confecção de certificados, participação no coffee-break, divulgação das palestras

Waneska Stéfani Spinelli Frizzarini Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Organização das palestras, confecção de certificados, participação no coffee-break, divulgação das palestras

(12)

Carolina de Marchi Soares Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Organização das palestras, confecção de certificados, participação no coffee-break, divulgação das palestras

Marília Campos Martins Nome :

Aluno Tipo Participante:

Função: Voluntário

Nível Acadêmico: Graduando Unidade Universitária:

Departamento / Seção:

Data Início: Data Fim:

Carga Horária Semanal:

Atividade Prevista:

Observação:

31/12/2013 02/01/2013

12

Organização das palestras, confecção de certificados, participação no coffee-break, divulgação das palestras

(13)

Valor Unitário R$

Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Transporte Terrestre Custos com locomoção 8160 0,39 3.182,40

Hospedagem/Alimentação diárias de hotel 15 150,00 2.250,00

Hospedagem/Alimentação Alimentação 15 40,00 600,00

Recursos

Total:

Total: R$ 0,00

Total: R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 6.032,40

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 6.032,40

(14)

Concluído em:

Departamento Parecer do Relator

Manifestação Concluído em:

31/08/2012

Dispensado o parecer do relator do departamento.

Aprovado 31/08/2012

Situação Aprovado Data da análise 31/08/2012

CPEU Parecer do Relator

Situação Data da análise Concluído em:

Manifestação Concluído em:

O projeto é atuante e já se mostrou viável. Apresenta características próprias de projeto de extensão pois envolve a comunidade interna na busca do conhecimento acadêmico-

científico e a transmissão do mesmo à Comunidade. Houve identificação da demanda frente a metodologia adotada. O projeto envolve efetivamente os alunos em atividades compatíveis com a formação de Médicos Veterinários na área da Equideocultura, possibilita o

envolvimento com futuros clientes e colaboradores. Portanto, frente ao exposto, somos de PARECER FAVORÁVEL.

10/09/2012

FAVORÁVEL à solicitação de continuidade no desenvolvimento do projeto em referência para o ano de 2013, sob a Coordenação da Professora Adjunto Juliana Regina Peiró.

12/09/2012

Aprovado 11/09/2012

Parecer Local

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

Indica os recursos expressivos presentes nas seguintes frases, retiradas da obra “A noite de natal” de Sophia de Mello Breyner

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,