• Nenhum resultado encontrado

Veja no texto abaixo o roteiro utilizado para a produção das aulas que você assistiu na Atividade 1 do curso de Informática Básica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Veja no texto abaixo o roteiro utilizado para a produção das aulas que você assistiu na Atividade 1 do curso de Informática Básica."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MOUSE e TECLADO

Introdução:

Veja no texto abaixo o roteiro utilizado para a produção das aulas que você assistiu na Atividade 1 do curso de Informática Básica.

Texto:

O mouse foi, sem dúvida, a peça chave, a grande sacada para o desenvolvimento da informática como a conhecemos hoje. A tecnologia que permite navegar usando o toque na tela, o touchpad dos notebooks, canetas e mesas digitalizadoras vêm substituindo o mouse, mas ele ainda é a interface mais usada nos computadores com gabinetes, os chamados desktops, ou estação de trabalho. Vamos conhecê-lo!

Para Iniciar, vamos falar um pouco sobre a história da informática, relacionada ao mouse. Isso o ajudará a entender o seu funcionamento.

Há muito tempo, o computador era apenas uma ferramenta de programação, voltado para linguagens e aplicações, e não para os usuários, como é hoje. Estudava-se mais linguagem de programação. Diferente do contexto atual, em que temos uma infinidade de programas, aplicativos, e queremos saber muito mais como usá-los do que como foram construídos. Nessa época, o teclado com setas para navegação era a porta de entrada para o computador. O programador ia com as setas dizendo para o computador onde ele queria ir e, depois, selecionava ou introduzia os dados. O mouse potencializou essa idéia, mas o espírito é o mesmo...

Quando mexemos o mouse, a setinha desliza a procura do objeto na tela que será selecionado para, em seguida, acontecer uma ação.

Bom, quando o nosso mouse encontrou um objeto, representado por um ícone, (pode ser uma imagem, um arquivo de texto, de áudio, de vídeo, um programa ou pasta contendo vários arquivos) é preciso dizer para o computador o que fazer... E aí entram em ação os botões do mouse!

Botão esquerdo!!!

Ao encontrar um objeto podemos simplesmente selecioná-lo com um clique. Sim!!! Apertar o botão esquerdo é a maneira de destacá-lo dos outros. Agora, queremos ver o que contém nesse objeto, pasta ou arquivo. Então precisamos abrí-lo, e ai entra em ação o duplo clique.

O duplo clique é a ação de clicar duas vezes; apertar duas vezes, numa sequência bem rapidinha a tecla esquerda, para acessarmos o arquivo ou pasta que selecionamos. Veja... Antigamente, a resolução das telas e a velocidade dos computadores eram bem menores, sendo assim era preciso ter mais cuidado, e primeiro selecionar para depois abrir. Entendeu porque que é assim que trabalhamos com o mouse?

Hoje é possível ver a seta com clareza, e alguns sistemas operacionais, inclusive, já destacam o objeto quando simplesmente passamos por cima dele e, se clicamos então, duas vezes para abrí-lo, podemos ver direto o que está contido!

Nossa... Pronto, acessamos o arquivo! Viu que fácil?

Na sua área de trabalho, você tem vários ícones que representam esses objetos. Selecione ou clique duas vezes para abrí-lo, não tenha medo, pois ações que removem, apagam objetos são precedidas de uma tela de diálogo, e você pode cancelar essa ação, sem perder nada do seu computador.

Uma confusão muito comum entre usuários que estão começando a trabalhar, a dar seus primeiros passos é confundir ícones com os botões dos programas. Os botões dos programas são conceitualmente diferentes de objetos. São ações diretas, que exigem apenas um clique. Veja esses exemplos...

(2)

É comum ver usuários com anos de uso de computador ainda dando dois cliques em botões, e executando então a ação duas vezes dentro de um programa. Eles confundem os objetos que estão no computador com os botões dos programas.

É importante ter essa consciência, pois quando você estiver navegando ou estiver trabalhando com um programa, esse procedimento otimizará os seus cliques para não ficar perdendo tempo retornando ações, fechando telas com então esperando que alguns programas abram, sem ter dado os dois cliques e um objeto na tela do computador.

Podemos ainda com o botão esquerdo mover objetos. Para tanto basta clicar com o botão esquerdo mantê- lo apertado, arraste o objeto para a área desejada, e pronto! É importante perceber que se arrastarmos um objeto sobre uma pasta e soltarmos o botão esquerdo, o objeto irá para dentro da mesma, e aí temos que entrar na pasta para encontrá-lo. Isso acontece com frequência nos primeiros dias, tome cuidado!

Muitas vezes você acha que sumiu com alguns objetos, mas eles estão dentro de pastas, pois você clicou e acabou arrastando sem querer. No início é assim mesmo, pois às vezes falta um pouco de prática entre um clique e outro. Alguns programas também permitem que isso seja feito, por exemplo, ao arrastarmos uma imagem para dentro do PowerPoint, a imagem é aberta para utilização no mesmo. Mas fique tranqüilo, pois a simples utilização não muda a imagem, se você não alterá-la e salvá-la em um editor de imagens, por exemplo.

Bom, vamos agora para o botão direito do mouse...

Quando estamos explorando as pastas de um computador, trabalhando com um programa, navegando na Internet, e chegamos a um ponto e não sabemos direito o que fazer, ou temos dúvida, ou queremos simplesmente cortar caminho para algumas ações possíveis naquele ponto, basta de maneira instintiva e investigativa (e até intuitiva, com o tempo) clicar com o botão direto do mouse e tchanãã... Aí está a lista do que podemos fazer exatamente naquele ponto, naquele objeto, naquela tela...

Quando clicamos com o botão direito do mouse sobre um objeto, sobre um arquivo, na área de trabalho ou dentro de uma pasta, temos as opções referentes a esse arquivo e algumas delas são padrões, por exemplo: RECORTAR, COPIAR, EXCLUIR, RENOMEAR, PROPRIEDADES... Às vezes CRIAR UM ATALHO, para a área de trabalho, COMPARTILHAR... É importantíssimo saber trabalhar com o clique do botão direito do mouse para agilizar nossos trabalhos, descobrindo algumas funções e propriedades dos programas. Isso vale também quando estamos dentro de um programa. Por exemplo, quando clicamos sobre um documento, como eu fiz aqui, você pode abri-lo e descobrir funcionalidades importantes... Por exemplo, quando eu seleciono a palavra “desenvolvimento”, clico e arrasto o mouse e clico com o botão direto, eu vejo que eu posso recortar, copiar... Se eu copiar, posso colar... Tenho algumas possíveis formatações para essa palavra, tenho sinônimos, traduções para textos em outros idiomas. Quando eu pego, por exemplo, a palavra “muito” e clico com o direito, veja só em SINÔNIMOS: abundantemente, em excesso... O ANTÔNIMO, pouco...

Quando eu digito, por exemplo, “dúvida” e faltou o “i”, se eu clico com o direito no EDITOR DE TEXTO, ele me dá opções para correção. Tudo isso pode ajudá-lo na construção de textos. É importantíssimo saber trabalhar com o botão direito do mouse.

Uma dica: para selecionar uma palavra no Word, dê um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre a palavra.

Outra dica: quando temos um programa ou uma versão nova pela frente, e temos que usá-la, o botão direito do mouse é, sem dúvida, o seu grande aliado.

Vou explicar algo importante: Como minimizar e maximizar a janela de um programa aberto. Vamos no canto superior direito e lá temos três campos: MINIMIZAR, RESTAURAR TAMANHO ou MAXIMIZAR e FECHAR PROGRAMAS.

Se clicarmos com o botão esquerdo no primeiro, o “risquinho”, minimizaremos a janela aberta, e ao clicar na barra de tarefas, reabriremos a janela. Simples, não?

(3)

Após finalizar essa atividade, minimize essa janela e vá com o mouse na área de trabalho. Clique com o botão direito sobre os ícones, e fora deles também e veja o que fazer. Abra um editor de texto e veja as possíveis ações ao selecionar uma palavra ou um texto.

Roda de rolagem

Um botão um pouco diferente, que fica bem no meio entre as duas teclas, e irá ajudá-lo muito na navegação, é uma pequena rodinha e a sua função e para rolar textos, telas, é o que chamamos de scrolling, para cima e para baixo. Veja alguns exemplos:

Em alguns programas, essa rodinha possui um clique... É! E para obtermos basta apertar essa rodinha. Isso também pode ter funções de atalho.

O mouse ganhou mais botões ao logo do tempo, principalmente quem gosta de jogar no computador pode usar um mouse com vários botões e funções programáveis. Mas o padrão para os botões esquerdo, direito e de rolagem devem ser sempre os mesmos.

Digo isso porque você pode, ainda, clicar em INICIAR, PAINEL DE CONTROLE e fazer várias alterações em relação às funções dos botões, a velocidade do duplo clique, velocidade de rolagem... Ou seja, é possível configurar o mouse de maneira diferente.

Se você estiver tendo trabalho com o mouse que você está usando, vá lá e altere as configurações como achar necessário!

Teclado

Bom, vamos conhecer melhor o teclado.

O conceito é bem simples e conhecido. Alguns utilizam sem conhecer todas as suas funções... Mas elas dinamizam, ajudando você na interface com o computador.

O teclado de computador é um tipo de periférico, utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. É comum vermos a expressão “caractere”

aplicada a letras, números e símbolos.

O número de teclas em um teclado padrão varia de 101 a 104 teclas. Entretanto, considerando-se teclas de atalho e outros recursos, é comum encontrarmos teclados de até 130 teclas, com atalhos específicos para a navegação na internet ou e-mail, por exemplo.

Os teclados para computadores mais modernos são baseados em padrões, os mais comuns em países ocidentais baseiam-se no padrão QWERTY, com 105 letras. Porém, há variantes compactas com menos de 90 teclas, geralmente encontradas em laptops, simuladores de teclados e em computadores de mesa compactos. Eu mesmo vou usar um para apresentar o teclado para você.

Há configurações diferentes, dependendo do idioma. No Brasil usamos o ABNT OU ABNT2.

Alguns teclados não possuem o "Ç" impresso, por exemplo. Bom, aí para podermos escrever o “Ç” temos que configurá-lo, para trabalhar uma combinação de teclas.

Os teclados que não possuem “Ç”, são chamados de Padrão Americano ou Natural Keyboard, e devem ser configurados com o idioma de entrada: Português (Brasil) e Layout do teclado/IME: Estados Unidos (Internacional).

Uma observação: A palavra layout é muito utilizada quando tratarmos a forma, a disposição ou composição de desenhos ou objetos.

Um exemplo de teclado diferente é o AZERTY, um layout de teclado usado na França, Bélgica e em alguns países circunvizinhos, principalmente os de língua francesa. Ele satisfaz os padrões para o idioma francês.

(4)

Vou usar um teclado virtual para trabalhar com você e algumas teclas estarão em posição diferente, como já vimos podemos ter layouts diferentes.

Barra de espaço ou space: Ela tem a função de inserir um espaço ao digitarmos um texto. Ela é muito simples de ser usada.

Enter ou Return. É a tecla que confirma comandos e cria linha nova nos textos.

Shift: Essa tecla é chamada de tecla modificadora. Ela funciona enquanto você a mantém pressionada para pressionar outra tecla simultaneamente. A função mais comum de SHIFT é alternar entre maiúsculas e minúsculas durante a digitação e lhe permite também usar os símbolos como @, #, $, %, &, *, “ “ e assim por diante.

A tecla Shift também pode ser usada para realçar texto, como você faria com seu mouse. Porém, se você estiver usando apenas o teclado, aperte a tecla Shift (não solte!!!), e vá movendo o cursor com as setas.

Você viu? Você deverá conseguir realçar o texto desta maneira.

Caps Lock: É a tecla para fixar maiúsculas. Ativando CAPS LOCK o texto digitado sai todo com letras maiúsculas. Desativando CAPS LOCK o texto volta para as letras minúsculas. Quando a fixação de maiúsculas está ativa, acende o led, indicando o uso dessa função. A posição desse led varia conforme o tipo de teclado e computador.

Control ou Ctrl. A tecla Control representa “Controle”. Também é uma tecla modificadora. Sozinha, ela não faz nada. Ela é usada em combinação com outras teclas executar tarefas específicas, frequentemente é usada para executar comandos, chamados de atalhos. Vejamos alguns exemplos:

“CTRL+P” Quando você estiver necessitando comandar uma impressão rapidamente é só usar este atalho, ele funciona para quase todos os programas.

“CTRL+D” No Mozilla Firefox ou Internet Explore, r se estiver navegando na Internet e gostar de uma página, é só apertar para adicionar aos seus favoritos.

Tem dois atalhos que são muito utilizados o “CTRL+C” e “CTRL+V” responsável por copiar e colar respectivamente objetos, textos, imagens, partes de áudio e vídeo, quando estes estão selecionados. Eu costumo brincar que é a invenção mais importante depois da roda.

Outra controle importante é manter a tecla CTRL apertada para selecionarmos vários arquivos em uma pasta.

Alt (ALTernate): É uma tecla modificadora. Sozinha, também não faz nada. Devemos mantê-la apertada enquanto pressionamos outra tecla para que ela modifique a função da outra tecla. Cada programa usa a tecla ALT de um jeito próprio. Geralmente ela é usada em combinação com outras teclas para executar comandos de um programa. Veja exemplos:

ALT+ENTER: Exibir as propriedades para o item selecionado

“CTRL+ALT+DEL” funciona como atalho para funções ligadas ao funcionamento do computador e gerenciamento de tarefas.

A tecla Windows (é a tecla com o símbolo da janela da Microsoft): Ela abre o menu Iniciar. Tem o mesmo efeito de quando você clica com o mouse no botão iniciar no canto inferior esquerdo da sua tela.

O “CTRL+ESC” é um atalho com a mesma função e ajuda na navegação quando temos problemas com o mouse, por exemplo.

Tab (TABulate): É a tecla de tabulação. Quando estiver digitando texto pressione TAB para saltar até a próxima marca de tabulação do texto.

(5)

Delete ou Del.: A função desta tecla é apagar, excluir. É usada para apagar o caractere que está do lado direito do cursor de texto, ou excluir arquivos que você selecionou. Tome muito cuidado com o uso dessa tecla quando estiver navegando entre os seus arquivos.

Backspace: Com ela apagamos o caractere que está à esquerda do cursor de texto.

Esc ou Escape. É a tecla para cancelar a operação em andamento no computador ou para retornar ao passo anterior. ... Por exemplo, quando estamos transferindo copiando e colando ou um arquivo e queremos interromper a operação, pois o arquivo é muito grande ou a transmissão é lenta, basta teclar ESC.

Teclas de função (F1, F2, F3… F12): São teclas sem função específica, mas que podem ser usadas pelos programadores para funções especiais. Cada programa usa as teclas de função de um jeito próprio.

A tecla “F1” é a tecla de ajuda do Windows e, frequentemente, de quase todos os programas. Se estivermos na área de trabalho e apertarmos F1, teremos ajuda do Windows. Assim, você poderá pesquisar suas dúvidas.

Print Screen: Essa tecla grava uma cópia da tela na área de transferência do Windows. Vamos simplificar isso... Ela captura a tela corrente. É como tirar uma foto dela. Depois, você pode utilizar o Paint para colar usando o Menu ou o atalho CTRL+V.

Setas: Em geral estas teclas movimentam o cursor nas telas, ou por exemplo, dentro de um texto nas quatro direções possíveis: para cima, para baixo, para esquerda ou para direita.

As teclas Home e End: Em geral levam o cursor de texto para o para o início e fim da linha.

A combinação com a tecla SHIFT, SHIFT+ Home ou SHIFT+ End seleciona do ponto do cursor até o começo ou fim da linha.

Page Up e Page Down: Movimenta para a próxima página ou para a página anterior respectivamente ou se preferir baixo e para cima. Na internet tem a mesma função para a página visualizada e é bem útil em longas páginas de pesquisa.

Bom, agora você tem que exercitar essas funções e dicas. Mas, a prática é que o levará a usar um conjunto de teclas de atalhos e funções. Bons estudos!

Referências

Documentos relacionados

O arquivo Central, conforme demostrado na figura 02, representa ao longo de sua formação, o parquet fluminense, com todas as suas mudanças institucionais, administrativas

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Para identificar quais treinamentos serão necessários para cada trabalhador ou equipe dentro de uma organização desenvolver um programa eficaz de T&D, pode-se buscar

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo