• Nenhum resultado encontrado

CRIMINOSAS NOTÁVEIS por Naomi Blumberg, para a Enciclopédia Britânica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CRIMINOSAS NOTÁVEIS por Naomi Blumberg, para a Enciclopédia Britânica"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CRIMINOSAS NOTÁVEIS

por Naomi Blumberg, para a Enciclopédia Britânica

Piratas? Assassinas? Gângsteres? Conspiradoras? Sim. Estas mulheres ficaram marcadas na História. Segue aqui uma lista de sete criminosas famosas que causaram devastação em terras e mares, desde o século XVII até o XX.

Tradução: Gabriel L. Trizoglio

Link para texto original:

https://www.britannica.com/list/7-notorious-women-criminals

(2)

Belle Starr

Uma fora-da-lei texana do século XIX, Belle Starr (nome de batismo: Myra Belle Shirley) viveu uma vida bandida, juntando- se ao detestável Jesse James. Ela e o marido, um índio Cherokee chamado Sam Starr, ficaram conhecidos por hospedar crimonosos no rancho deles, situado no território indígida de Oklahoma, e por roubar viajantes e cowboys de passagem pela região.

O casal foi condenado por roubo de cavalos em 1883 e cumpriu pena em uma penitenciária federal. Ela foi acusada de dezenas de outros crimes antes de ser alvejada e morta em seu rancho, no ano de 1889. O assassino não foi identificado.

Moll Cutpurse

Moll, cujo nome real era Mary Frith, ficou conhecida no século XVII em Londres. No início, era uma simples batedora de carteiras, mas, diversificando os atos, tornou-se uma ladra de estradas vestida em roupas masculinas.

Depois de cumprir um tempo na prisão, abriu uma loja em Londres, onde oferecia para venda produtos roubados.

(3)

Anne Bonny

Pirata irlandesa que viveu na América, cujas datas prováveis de nascimento e falecimento foram 1698 e 1782. Nascida em Kinsale, seu nome real era Anne Cormac.

Anne Bonny explorou o mar caribenho com o pirata John Rackham, mais conhecido como Calico Jack, no século XVIII.

Rackam contrariou um costume da época: a proibição de mulheres a bordo de um navio por “darem azar”.

Bonny e seu bando tiveram sucesso saqueando barcos que transportavam mercadorias. Quando foram capturados em 1720, ela escapou da execução por estar grávida. Quando ganhou liberdade, mudou-se para o estado norte-americano da Carolina do Sul e viveu até seus últimos dias uma vida doméstica comum.

Charlotte Corday

Charlotte se tornou uma assassina aos 25 anos. Filha de um nobre francês, era aliada dos Girondinos, políticos republicanos, durante a Revolução Francesa.

Ela participou ativamente do conflito e concentrou-se em Jean- Paul Marat, líder da revolução e inimigo dela. Corday

(4)

encontrou-o cara a cara e o esfaqueou em sua banheira, matando-o em 13 de julho de 1793. Ela foi presa e executada na guilhotina quatro dias depois.

Mary Surratt

Mary Eugenia Jenkins Surratt e seu marido eram proprietários de uma taverna em Maryland, EUA, local onde recebiam soldados confederados durante a guerra civil americana.

Quando enviuvou, Surratt mudou-se para a capital Washington e abriu uma casa de jogos. O estabelecimento tornou-se ponto de encontro para John Wilkes Booth e outros conspiradores.

A própria Mary se envolveu no plano para assassinar o presidente americano, Abraham Lincoln e acredita-se que tenha mantido contato com Booth para tratar do plano e ajudou-o ainda em Maryland, escondendo na taverna armas que seriam usadas no assassinato.

Ela foi julgada e condenada por conspiração e tornou-se a primeira mulher a receber pena de morte nos Estados Unidos.

Mary foi para a forca junto com os outros envolvidos dia 7 de julho de 1865.

(5)

Ma Barker

Kate Barker, mais conhecida como Ma Barker, liderou uma quadrilha formada com seus filhos e se tornou inimiga pública número 1 do FBI. Ela e a família orquestraram uma grande quantidade de roubos, assassinatos e sequestros no centro- oeste norte-americano no início da década de 30.

Em 16 de Janeiro de 1935, Kate e seu filho Fred foram mortos num dos maiores tiroteios da história do FBI. Eles foram localizados numa casa na Florida, que era o esconderijo deles.

Ma tornou-se personagem principal do filme Bloody Mama (mamãe sangrenta), produzido em 1970. A atriz Shelley Winters deu vida à protagonista nas telas.

Bonnie Parker

Bonnie, em tom de brincadeira, aponta espingarda para Clyde Barrow. Assaltantes de banco norte-americanos e amantes, Clyde Barrow e Bonnie Parker, em 1933. Fonte: jornal (extinto) New York World-Telegram and the Sun / Biblioteca do Congresso, Washington, EUA.

Parte da legendária dupla Bonnie e Clyde, Bonnie Parker conheceu Clyde Barrow em 1930. Ele foi preso por roubo

(6)

pouco tempo depois. Bonnie fez chegar a ele uma arma, usada por Clyde em sua fuga. Ela se juntou a ele em 1932, durante a Grande Depressão, e os dois passaram 21 meses cometendo crimes. Roubavam carros, assaltavam postos de gasolina, bancos de cidades pequenas e restaurantes dos estados norte-americanos Texas, Oklahoma, Novo México e Missouri.

Eles fugiram do FBI até 1934. Neste período, libertaram cinco prisioneiros da Penitenciária Estadual de Eastham, no Texas, mataram três policiais e sequestaram um chefe de polícia. Por fim, foram mortos pela polícia em Louisiana, quando um amigo revelou onde estavam.

(7)

Referências

Documentos relacionados

O trabalho contemplou o cadastramento das fontes de abastecimento por água subterrânea (poços tubulares, po ços escavados e fontes naturais), com determina ção das coordenadas

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

O candidato deverá apresentar impreterivelmente até o dia 31 de maio um currículo vitae atualizado e devidamente documentado, além de uma carta- justificativa (ver anexo

A modernidade, resultado do desenvolvimento tecnológico que assegurou aos seres humanos o domínio de forças natu- rais, o acesso a fontes de energia cada vez mais potentes, de

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Porém, a interação realizada em ambientes digitais conta em grande medida com a participação de outros na construção do perfil – algo que não é exclusivo das