• Nenhum resultado encontrado

Técnico em Manutenção Automotiva Documento Referência para Operacionalização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Técnico em Manutenção Automotiva Documento Referência para Operacionalização"

Copied!
115
0
0

Texto

(1)

Técnico em Manutenção

Automotiva

Documento Referência para Operacionalização

Rio de Janeiro 2018 versão 94350 ⁄ 3

(2)
(3)

Conselho Regional do SENAI Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira Presidente

SENAI - Rio de Janeiro Alexandre dos Reis Diretor Regional Diretoria de Educação

Andréa Marinho de Souza Franco Diretora

Gerência de Cursos e Recursos Educacionais Allain Fonseca

Gerente

(4)

GERÊNCIA GERAL DE EDUCAÇÃO

Técnico em Manutenção Automotiva

Documento Referência para Operacionalização

Rio de Janeiro 2018 Versão 94350 ⁄ 3

(5)

©2018

SENAI - Rio de Janeiro Gerência Geral de Educação

Gerência de Educação Profissional: Regina Helena Malta do Nascimento Coordenação do Núcleo de Desenvolvimento: Allain José Fonseca Elaboração:

Edilson de Oliveira Caldas – Supervisor Técnico – Centro de Referência em Automotiva – SENAI-RJ. Gisele Rodrigues Martins - Analista de Educação - Gerência de Educação Profissional – SENAI-RJ.

Colaboração:

SENAI-DN

Curso alinhado à Proposta de Itinerários Nacionais de Cursos Técnicos Equipe de validação técnica

Especialistas em educação profissional:

Angela Elisabeth Denecke – Departamento Regional do SENAI⁄RJ Antonio José Ten Caten – Departamento Regional do SENAI⁄RS C. Geovane Medeiros Alvaro – Departamento Nacional do SENAI Dionisio João Parise – Departamento Regional do SEN AI⁄PR

Janecir Gladis Pinson – Centro Tecnológico Automotivo de Caxias do Sul SENAI⁄RS Roseli Sivieri de Lima – Departamento Regional do SENAI⁄SP

Especialistas da área tecnológica:

Adilson Dantas da Silva – Centro de Referência em A utomotiva SENAI – Rio de Janeiro⁄RJ Joacir Gomes – Centro de tecnologia e educação profissional SENAI – Curitiba ⁄ PR

Joel Oliveira Costa – Escola de Educação Profissional Senai Automotivo - Porto Alegre ⁄ RS

Luciano Santos Azevedo Souza – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia SENAI – Salvador ⁄ BA Rafael Rogério Brunelli – Centro Tecnológico Automotivo SENAI – Caxias do Sul ⁄ RS

Sergio Machado dos Santos – Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo – São Paulo ⁄ SP

Ficha técnica

(6)

Atualização - 2016.

Adilson Dantas da Silva – Analista técnico em Educação - Gerência de Educação Profissional

Marina Lacerda P. Santos - Especialista em Educação - Gerência de Cursos e Recursos em Educação

Atualização 2018

Amanda Souza Matamoros - Analista de Educação - Gerência de Cursos e Recursos Educacionais Pablo Villaca do Nascimento - Instrutor III - Firjan SENAI Freguesia

Adilson Dantas da Silva – Analista técnico em Educação - Gerência de Educação Profissional

SENAI-RJ. Gerência de Educação Profissional. Técnic o em Manutenção Automotiva. Plano de curso. Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Rio de Janeiro, 2013.

135p. il; versão 02.

EDUCAÇÂO PROFISSIONAL; AUTOMOTIVA; MANUTENÇÃO AUTOM OTIVA. CDD: 371

Ficha catalográfica

SENAI - Rio de Janeiro

GCR - Gerência de Cursos e Recursos Educacionais Av. Graça Aranha, 01 – 9º andar - Centro 20030-002- Rio de Janeiro - RJ Tel: (21) 2563-5923

Fax: (21) 2254-2884 www.rj.senai.br gep@rj.senai.br

(7)

Sumário

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO ... 2

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS ... 3

REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO ... 4

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO ... 5

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ... 20

MATRIZ CURRICULAR ... 21

ITINERÁRIO FORMATIVO ... 22

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO ... 23

ORGANIZAÇÃO INTERNA DAS UNIDADES CURRICULARES ... 24

DETALHAMENTO DE UNIDADES CURRICULARES DE MÓDULO BÁSICO ... 25

Módulo Básico ... 25

Módulo Específico Introdutório ... 49

Módulo Específico Profissional ... 65

CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES ... 102

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO ... 104

BIBLIOTECA, INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS ... 105

PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO ... 106

CERTIFICADOS A SEREM EMITIDOS ... 107

(8)
(9)

Técnico em Manutenção Automotiva 2

I. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Educação Profissional Técnica de Nível Médio: Técnico em Manutenção Automotiva Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Caracterização do curso: Presencial Área de Atuação do SENAI: Automotiva Carga horaria: 1200h

Em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos

CBO

Código: 3143-05

Ocupação: Técnico automotivo (Sinônimo) Família: Técnicos em mecânica veicular Sub Grupo: TÉCNICOS EM METALMECÂNICA

Sub Grupo Principal: TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DAS CIÊNCIAS FÍSICAS, QUÍMICAS, ENGENHARIA E AFINS Grande Grupo: TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO

(10)

Técnico em Manutenção Automotiva 3

II JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

2.1 Justificativa

a) Contexto

Esse documento apresenta o resultado do trabalho de desenho pedagógico e organização curricular do Técnico em Manutenção Automotiva, cujo perfil profissional foi delineado pelo Comitê Técnico Setorial de Automotiva, do SENAI-DN, dentro dos princípios e orientações da Concepção de Educação Profissional do SENAI, tendo também como base o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, do MEC, no Eixo Tecnológico Controles e Processos Industiais, tratando-se de programa formativo modularizado e concebido, pedagogicamente, com vistas a favorecer a construção progressiva da competência e da capacidade de transferência de conhecimentos demandadas, hoje, para a atuação produtiva em um contexto de constantes mudanças.

Existem duas áreas de atuação para os profissionais da indústria automotiva: a produção automobilística (montadoras de veículos) e o reparo e manutenção automotiva (oficinas mecânicas). Ambas comportam a atuação de profissionais de nível médio, além de técnicos responsáveis pelo planejamento, coordenação e supervisão dessas atividades.

No Estado do Rio, o processo produtivo do segmento Automotivo é concentrado na região Sul Fluminense - onde estão sediadas as m ontadoras de veículos - e inclui também os fabricantes e fornecedores de acessórios e componentes que integram os automóveis, como vidros, sistemas de freios, borrachas, equipamentos de segurança, entre outros.

O alto grau de automação das montadoras vem exigindo cada vez mais especialização dos profissionais que atuam nessa ár ea, de modo a elevar a competitividade das empresas e diminuir o preço final do produto ao consumidor. As linhas de montagem de veículos mais modernas trabalham até com robôs.

A complexidade dos componentes dos veículos modernos requer conhecimentos específicos de mecânica e eletroeletrônica, que pos sibilitem ao profissional fazer uma análise mais abrangente, traçar diagnósticos e solucionar os problemas de funcionamento dos veículos - funções que requerem às vezes o uso de instrumentos computadorizados.

b) Estudo de demanda

A justificativa para a oferta do curso é realizada pela Unidade Operacional, com indicadores de demanda fundamentada, inclusive com visão prospectiva da necessidade de formação do técnico para a região e é descrita no formulário

“Caracterização da Demanda Regional”, atendendo à “ Norma Administrativa Implantação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio” do SENAI – RJ.

2.2 Objetivos

O Curso Técnico em Manutenção Automotiva tem como objetivos:

A formação necessária ao seu pleno desenvolvimento de conhecimentos gerais e tecnológicos, bem como de habilidades e atitudes face o novo perfil de competências requerido pelo mercado de trabalho, pa ra manutenção automotiva;

Habilitação Profissional em Técnico em Manutenção Automotiva, com competências para realizar atividades de coordenaçã o de produção e manutenção, além de manutenção de sistemas eletromecânicos em veículos automotivos e inspeção de veículos e seus sistemas, planejando o próprio trabalho, seguindo normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de produtividade, de preservação ambiental e de saúde e segurança no trabalho.

Desenvolvimento de competências relacionadas ao ei xo tecnológico Controle e Processos Industriais, que possibilitem a continuidade de estudos para etapas subsequentes.

2.3 Regime de Funcionamento

O curso será oferecido em período semanal de segunda à sexta – feira, com 4 horas diárias de atividades, com base num ano letivo com 200 dias.

(11)

Técnico em Manutenção Automotiva 4

III REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO

Para acesso ao curso, o candidato deverá passar pelos processos de inscrição, seleção e matrícula, observando os seguintes critérios:

Da Inscrição

Os candidatos deverão efetuar as inscrições para o curso nas épocas previstas no cronograma de atividades da Unidade Operacional, de acordo com os requisitos estabelecidos para a matrícula neste documento e no Regimento Escolar dos cursos técnicos. No ato da inscrição o candidato deverá estar cursando o 2º ano do ensino médio, no mínimo.

Documentação:

- Comprovante de escolaridade - Duas fotos 3X4

- Identidade (cópia) ou certidão de nascimento ou de casamento;

- Taxa de inscrição (QUANDO HOUVER);

Da seleção

Quando houver necessidade, os candidatos serão submetidos a um processo seletivo diagnóstico, incluindo avaliação das competências básicas (raciocínio lógico-matemático, comunicação oral e escrita, fundamentos de física) e entrevista.

Sempre que o número de inscritos for superior ao número de vagas, a seleção terá caráter classificatório.

O processo de seleção e a divulgação dos resultados são da responsabilidade da Unidade Operacional.

Da matrícula

O candidato classificado no processo seletivo deverá requerer a matrícula inicial dentro do prazo determinado no calendário escolar elaborado pela Unidade Operacional. Será permitida a matrícula por unidade curricular ou módulo, considerando os pré-requisitos necessários e os critérios de aproveitamento de conhecimentos e experiências anteriores, em consonância com a legislação educacional vigente.

No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

Cópia da Carteira de Identidade 1.

Cópia do CIC 2.

Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento 3.

Comprovante de escolaridade (*) 4.

Histórico escolar 5.

Retratos 3 x 4 (dois) 6.

Certificado de reservista ou de alistamento militar (maiores de 18 anos do sexo masculino) 7.

Título de eleitor 8.

Taxa de matrícula (quando houver) 9.

Outros documentos que os órgãos competentes vierem a exigir 10.

(*) O candidato concluinte do Ensino Médio deverá apresentar, no ato da matrícula, o histórico escolar e o diploma de conclusão do Ensino Médio (original e cópia).

(12)

Técnico em Manutenção Automotiva 5

IV PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

CONTEXTO DE TRABALHO DA QUALIFICAÇÂO

Técnico em Manutenção Automotiva

1. Identificação da Ocupação

Ocupação Técnico em Manutenção Automotiva

CBO 3143-05

Educação Profissional Técnica de Nível Médio Nível da Qualificação 3

Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais

Área Tecnológica Automotiva

2. Competência Geral

Realizar diagnósticos, coordenar a manutenção, apoiar tecnicamente o aprimoramento de sistemas veiculares e inspecionar veículos e seus sistemas, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente

3. Relação de Unidades de Competência

Unidade de Competência 1 Realizar diagnósticos em sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Unidade de Competência 2 Realizar a coordenação da manutenção de veículos, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Unidade de Competência 3 Apoiar tecnicamente o aprimoramento de sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Unidade de Competência 4 Inspecionar veículos e seus sistemas, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio

ambiente.

(13)

Técnico em Manutenção Automotiva 6 4. Descrição das Unidades de Competência

Unidade de Competência 1

Realizar diagnósticos em sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

1.1 Coletar evidências de possíveis falhas. 1.1.1 Considerando as informações fornecidas pelo cliente.

1.1.2 Considerando o histórico de manutenções do veículo em questão.

1.1.3 Considerando as referências técnicas do fabricante.

1.2 Testar sistemas veiculares.

1.2.1 Realizando check-list de entrada do veículo conforme padrões estabelecidos.

1.2.2 Considerando o tipo e requisitos funcionais dos diferentes sistemas veicular.

1.2.3 Utilizando os instrumentos de medição e diagnóstico indicados para o sistema em questão.

1.2.4 Fazendo a leitura e a interpretação dos dados gerados pelos instrumentos de medição e diagnóstico à luz dos padrões de referência estabelecidos pelo fabricante.

1.2.5 Observando a existência de interferências das anomalias no funcionamento de outros sistemas do veículo.

1.2.6 Respeitando os procedimentos e requisitos técnicos estabelecidos para o teste em questão.

1.2.7 Atendendo os requisitos de segurança estabelecidos para o processo.

1.3 Gerar a documentação relativa a diagnósticos realizados.

1.3.1 Registrando as informações prestadas pelo do cliente.

1.3.2 Elaborando ordem serviço com referência nos padrões e critérios técnicos estabelecidos.

1.3.3 Registrando os resultados de testes e medições realizados nos sistemas do veículo.

1.3.4 Elaborando orçamentos com referência no tipo e extensão das anomalias, custos de insumos e mão-de-obra requeridos para a reparação.

(14)

Técnico em Manutenção Automotiva 7 Unidade de Competência 2

Realizar a coordenação da manutenção de veículos, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

2.1 Elaborar programas de operacionalização da manutenção.

2.1.1 Considerando as indicações e especificações técnicas do fabricante.

2.1.2 Considerando os requisitos da manutenção preventiva, corretiva e preditiva.

2.1.3 Estabelecendo procedimentos para a execução e o controle de serviços de manutenção.

2.1.4 Estabelecendo o cronograma de execução da manutenção com referência na complexidade da anomalia, disponibilidade de recursos humanos, materiais e de infraestrutura.

2.1.5 Considerando os riscos inerentes aos veículos elétricos⁄híbridos.

2.2 Coordenar a execução dos serviços de manutenção.

2.2.1 Encaminhando o veículo para a execução dos serviços de manutenção de acordo com as indicações da ordem de serviço.

2.2.2 Considerando os aspectos técnicos e normativos que impactam os serviços de manutenção.

2.2.3 Assegurando o atendimento dos requisitos de calibração de instrumentos de medição.

2.2.4 Orientando a equipe na execução dos serviços de manutenção com referência nos requisitos técnicos estabelecidos para o processo.

2.2.5 Assegurando a disponibilidade dos recursos tecnológicos e humanos requeridos para a execução dos serviços.

2.2.6 Monitorando o cumprimento do cronograma estabelecido Dando encaminhamento para situações não conformes e não previstas.

2.2.7 Orientando, com referência na legislação e política de resíduos ambientais da empresa, a d.estinação dos resíduos gerados nos serviços de manutenção

2.3 Gerar a documentação técnica de serviços de manutenção.

2.3.1 Considerando os serviços executados, insumos utilizados nos serviços de manutenção e respectivos custos.

2.3.2 Considerando, quando for o caso, as indicações do termo de garantia do veículo.

2.3.3 Registrando as situações não previstas surgidas na execução da manutenção.

2.3.4 Realizando o encerramento da ordem de serviço nas condições e padrão estabelecido.

2.4 Fazer a entrega técnica de veículos.

2.4.1 Realizando check-list de saída do veículo com referência nos padrões

estabelecidos, ordem de serviço e check-list de entrada.

2.4.2 Testando o veículo em conformidade com os padrões estabelecidos pelo fabricante.

2.4.3 Apresentando ao cliente os serviços de manutenção executados e peças substituídas.

2.4.4 Orientando o cliente quanto a cuidados no uso do veículo e manutenções futuras.

(15)

Técnico em Manutenção Automotiva 8 Unidade de Competência 3

Apoiar tecnicamente o aprimoramento de sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

3.1 Prestar suporte no planejamento das etapas de desenvolvimento do projeto.

3.1.1 Considerando as necessidades do cliente e do mercado.

3.1.2 Realizando, em conjunto com a equipe, estudos de viabilidade

técnica, econômica e ambiental do projeto.

3.1.3 Acompanhando a definição das fases de desenvolvimento e as

áreas de gerenciamento do projeto com base nas suas características e especificações técnicas.

3.1.4 Considerando as normas técnicas, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente aplicáveis ao projeto.

3.1.5 Elaborando a documentação técnica de sua competência em

conformidade com os padrões e normas pertinentes.

3.2 Subsidiar tecnicamente a engenharia quanto a tecnologias aplicáveis aos sistemas veiculares.

3.2.1 Considerando a aplicação de componentes.

3.2.2 Prestando informações técnicas que poderão impactar os resultados do projeto.

3.2.3 Indicando componentes, materiais e tecnologias compatíveis com o projeto.

3.2.4 Elaborando desenhos técnicos relativos ao projeto.

3.2.5 Simulando, em software específico, com modelos pré concebidos, o funcionamento do sistema.

3.2.6 Considerando as normas técnicas, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente aplicáveis ao projeto.

3.3 Construir protótipos dos sistemas que constituem o projeto, quando em contexto de desenvolvimento.

3.3.1 Considerando as especificações técnicas do projeto.

3.3.2 Apoiando, no âmbito de suas competências, a produção dos componentes dos conjuntos com base nas especificações do projeto.

3.3.3 Utilizando recursos e tecnologias disponíveis no mercado.

3.3.4 Montando o sistema com base nas especificações do projeto.

3.3.5 Testando o funcionamento do sistema.

3.3.6 Elaborando a documentação técnica do projeto com base nos padrões e normas estabelecidas.

3.3.7 Considerando as normas técnicas, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente aplicáveis ao projeto.

(16)

Técnico em Manutenção Automotiva 9 Unidade de Competência 4

Inspecionar veículos e seus sistemas, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Elementos de Competência Padrões de Desempenho

4.1 Realizar vistoria em órgãos de inspeção veicular.

4.1.1 Considerando a norma técnica vigente para a categoria, classe e ano do veículo a ser inspecionado.

4.1.2 Conferindo a calibração dos equipamentos de inspeção com base nas

referências estabelecidas nas respectivas normas.

4.1.3 Verificando o nível de emissão de ruídos e poluentes e a sua adequação aos requisitos legais.

4.1.4 Conferindo a integridade dos sistemas de segurança com referência nos requisitos técnicos e referências normativas.

4.1.5 Elaborando a documentação relativa aos serviços de vistoria nas condições e padrões estabelecidos pelo órgão competente.

4.2 Realizar a vistoria de sinistros.

4.2.1 Considerando a dimensão dos danos gerados pelo sinistro e referências de reparabilidade.

4.2.2 Considerando os aspectos legais para a autorização da manutenção.

(garantias, apólice de seguro,...).

4.2.3 Indicando os componentes a serem reparados e⁄ou substituídos.

4.4.4 Gerando a documentação requerida (laudo de vistoria) em conformidade com os padrões estabelecidos.

(17)

Técnico em Manutenção Automotiva 10 5. Competências de Gestão

Apresentar comportamento ético na conduta pessoal e profissional.

Ter visão sistêmica, considerando conjuntamente aspectos técnicos, sociais, econômicos, tecnológicos e de qualidade aplicáveis às atividades sob a sua responsabilidade.

Ser flexível, adaptando-se às diretrizes, às normas e aos procedimentos da empresa, de forma a assegurar a qualidade técnica de produtos e serviços.

Apresentar, no planejamento e no desenvolvimento das suas atividades profissionais, uma postura de comprometimento, responsabilidade, engajamento, atenção, disciplina, organização, precisão e zelo.

Atuar na orientação de equipes de trabalho, comunicando-se profissionalmente, orientando colaboradores, interagindo e cooperando com os integrantes dos diferentes níveis hierárquicos da empresa.

Apresentar postura proativa e atitude inovadora e empreendedora, atualizando-se continuamente e adaptando-se, com criatividade, às mudanças tecnológicas, organizativas e profissionais.

Estabelecer relacionamento profissional com instâncias externas e internas.

Atuar profissionalmente, cumprindo os princípios de higiene e saúde, os procedimentos de qualidade, as normas de segurança e meio ambiente aplicáveis às atividades sob a sua responsabilidade.

(18)

Técnico em Manutenção Automotiva 11 6. Contexto de Trabalho da Ocupação

Meios de Produção

Equipamentos e ferramentas associados aos diversos processos de informática

Editores de texto e planilhas eletrônicas para geração de gráficos, tabelas e relatórios técnicos.

Software de gestão de projetos.

Software de literatura técnica.

Software de treinamentos.

Softwares de gestão da manutenção automotiva.

Softwares de inspeção veicular.

Softwares gerenciadores de estoques.

Ferramentas e Instrumentos

Ferramentas de ajustagem.

Ferramentas e instrumentos elétricos.

Ferramentas especiais.

Ferramentas manuais.

Ferramentas pneumáticas e hidráulicas.

Instrumentos de medição, verificação e controle.

Medidor de camada de tinta.

Repuxadora.

Scanner Automotivo.

Máquinas e Equipamentos Analisadores de gás.

Bancada de teste de alternador.

Bancadas de teste de sistemas de injeção diesel.

Cabine de pintura automotiva.

Compressores para linhas de ar comprimido.

Computadores e equipamentos de informática (micros, impressoras, scanner, etc.).

Decibelímetro.

Dinamômetro de bancada ⁄ rolo automotivo.

Equipamentos de analise Diesel e Arla 32 (refratômetro).

Equipamentos de balanceamento de rodas.

Equipamentos de corte.

Equipamentos de diagnóstico.

Equipamentos de geometria.

Equipamentos de medição.

Espectrofotômetro.

Exaustores.

Kit de teste de freios e suspensão pneumáticos.

Laboratório de colorimetria.

Linha de inspeção veicular.

Máquina de sangria de freios.

Máquina para alinhamento de chassi.

Máquina para mistura de tintas (mixer de tintas).

Máquinas de elevação automotiva.

Máquinas e equipamentos de soldagem.

Máquinas para desmontagem de pneus.

Máquinas para lavagem de peças.

(19)

Técnico em Manutenção Automotiva 12 Máquinas para limpeza de injetores.

Mesa alinhadora de monoblocos.

Opacímetro.

Painel de secagem.

Plano aspirante.

Prensa hidráulica.

Recicladoras de gás (ar condicionado automotivo).

Redes de ar com tratamento.

Regloscópio.

Materias de Utilização Habitual Adesivos estruturais.

Consumíveis para manutenção.

Consumíveis para pintura.

Consumíveis para soldagem.

Elementos de máquinas.

Materiais para desenho.

Materiais para limpeza.

Materiais para registros.

Métodos e Técnicas de Trabalho Boletins técnicos.

Catálogos e Manuais.

Ferramentas de gestão da manutenção.

Ferramentas de gestão da qualidade e produtividade.

Metodologias e ferramentas de gerenciamento de projetos.

Métodos para ensaios tecnológicos.

Normas Regulamentadoras - NRs.

Normas técnicas nacionais (Normas de serviços e outras) e internacionais (ISO, DIN e outras).

Procedimentos técnicos internos.

Sistema de comunicação e informação.

Técnicas de ajuste e regulagem mecânica.

Técnicas de análise de problemas e tomada de decisão.

Técnicas de funilaria.

Técnicas de gestão de pessoas.

Técnicas de logística.

Técnicas de manutenção.

Técnicas de orçamento.

Técnicas de pinturas.

Técnicas de programação e planejamento de processos de manutenção.

Condições de Trabalho Condições ambientais

(20)

Técnico em Manutenção Automotiva 13 Ambientes com iluminação e ventilação variados.

Ambientes insalubres ou perigosos.

Ambientes internos e externos, com vários postos de trabalho.

Condições Gerais

Obs.: Para pessoas com deficiência, são observados os requisitos de acessibilidade descritos na NBR nº 9050, nos Conceitos do Desenho Universal, na Lei nº 13.146⁄2015 e na Legislação específica da Deficiência em questão.

Equipamentos de Segurança

EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) de acordo com a atividade a ser executada e riscos presentes no local de trabalho.

EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) de acordo com a atividade a ser executada e indicações do manual de serviços.

Riscos profissionais

Riscos biológicos: Infecções externas (dermatites); Infecções internas; animais peçonhentos

Riscos ergonômicos: Movimentos repetitivos; Posição ergonômica em relação à atividade a ser desenvolvida Riscos físicos: Queda; Queimaduras; Choque elétrico; Ruído; Variações de temperatura; Vibrações;

Elementos cortantes e perfurantes (corte, amputações, esmagamentos, ...); radiações solares; radiações ionizantes; fumos metálicos

Riscos químicos: Exposição a produtos químicos, vapores e gases

Turnos e horários

Trabalho caracteristicamente em turnos diurnos, com possibilidade de trabalho em turnos e jornadas extras ou flexíveis.

Posição no Processo Produtivo Contexto Funcional e Tecnológico

As atividades do profissional consistem, basicamente, em trabalhos de planejamento e controle de processos de manutenção automotiva. Realiza diagnósticos, elabora e executa planos de manutenção e instalações de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos. Avalia e busca melhoriasquanto à emissão de gases poluentes e às condições gerais de funcionamento e segurança do veículo. Coordena e realiza os diversos tipos de manutenção de veículos e máquinas agrícolas. Controla o registro, seguro e documentação de veículos automotivos. Interpreta desenhos técnicos. Aplica técnicas de medição e ensaios. Assina como responsável técnico por serviços realizados e pela gestão de oficinas automotivas.

Quando em empresas, o técnico está em condição de dependência hierárquica, com grau médio⁄alto de responsabilidade e autonomia no desempenho de suas atividades.

Contexto Profissional

A atividade do Técnico em Manutenção Automotiva é desenvolvida em empresas de diferentes portes, segmentos e níveis tecnológicos, como: Montadoras automotivas; Concessionárias e revendas; Oficinas mecânicas; Empresas de fabricação e comercialização de equipamentos, acessórios e peças para

automóveis, implementos e máquinas agrícolas; Setor de manutenção de empresas da área agrícola em geral; Setor de instalação de equipamentos, dispositivos e acessórios em veículos automotivos; Organismos de vistorias,

inspeção e certificação veicular.

Situação de emprego: vínculo formal através da CLT, estatutário ou como pessoa jurídica ou autônomo.

Possíveis Saídas para o Mercado de Trabalho Chefe de Oficina.

(21)

Técnico em Manutenção Automotiva 14 Consultor Técnico.

Eletricista de Veículos.

Empreendedor Autônomo.

Inspetor de Seguros.

Inspetor Veicular.

Mecânico de Veículos.

Técnico em Automobilística.

Técnico em Manutenção Automotiva.

Técnico em Pós-Vendas.

Vendedor Técnico (de Automóveis e Autopeças).

Evolução da Ocupação

Atividades novas Capacitar colaboradores do nível operacional; Testar novas tecnologias; Estabelecer relacionamento com fabricantes, parceiros, fornecedores e clientes; Controlar a qualidade, eficiência e a produtividade de colaboradores do nível operacional.

Atividades que tendem a ganhar importância Realizar atividades de coordenação da manutenção dos diferentes sistemas automotivos; Prospectar soluções para problemas identificados na manutenção automotiva; Realizar a coordenação de oficinas automotivas; Apoiar a engenharia no desenvolvimento, melhoria e teste de produtos e processos automotivos.

Atividades que tendem a manter a importância Orientar e realizar manutenções e diagnóstico em motores de combustão interna e seus sistemas; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico em sistemas elétricos e eletrônicos; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico no sistema de freios com e sem gerenciamento eletrônico; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico no sistema de direção com e sem gerenciamento eletrônico; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico no sistema de transmissão com e sem gerenciamento eletrônico; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico no sistema de suspensão com e sem gerenciamento eletrônico; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico no sistema de direção mecânica, hidráulica e elétrica;

Orientar e realizar manutenções e diagnóstico periódica conforme manual do veículo; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico do sistema de admissão de ar; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico em sistemas de gerenciamento eletrônico em veículos diesel; Orientar e realizar manutenções e diagnóstico em carrocerias automotivas; Orientar processos e solucionar problemas relacionados à repintura automotiva; Orientar processos e solucionar problemas relacionados à funilaria

automotiva.

Atividades que tendem a perder importância Executar serviços de manutenção típicos do nível operacional.

Inovações Tecnológicas de gestão que poderão se difundir no Brasil nos próximos 5 e 10 anos: Processo de logística reversa para produtos de agressão ao meio ambiente (resíduos de óleos e combustíveis, baterias, embalagens, tintas, vernizes, etc.); Processos compartilhados de logística e estoque (redes); Sistemas de

informação tecnológica em nuvem Sistemas para acompanhamento, via web pelo cliente, do processo de

manutenção. Sistemas informatizados para gerenciamento de oficinas, incluindo estoques de peças, com integração às linhas de produção. Sistema personalizado no atendimento do cliente; Gestão da satisfação do colaborador.

Inovações tecnológicas de processo que poderão se difundir no Brasil nos próximos 5 e 10 anos: Realidade virtual;

Monitoramento do desempenho e da condição de componentes; Integração de sistemas automotivos; Tecnologia de comunicação de dados sem fio; Sistemas para a otimização de eficiência energética;

Scanner de diagnostico com novas formas de comunicação (ex: via smartphone, tablet, nuvem) Sistemas automatizados⁄informatizados para realização de diagnósticos; Recursos virtuais para realizar o

diagnóstico⁄manutenção; Interação com o condutor para manutenção preventiva periódica; Realidade aumentada.

Inovações Tecnológicas de produto que poderão se difundir no Brasil nos próximos 5 e 10 anos Equipamentos de Scanner; Sistemas de medição por ultrassom; Sistemas de medição óptica; Monitoramento do desempenho e da condição de veículos automotores; Sistemas de rastreabilidade da

manutenção; Plásticos biodegradáveis; Células de baterias Sistemas de injeção direta de combustível; Novas tecnologias de motores sobrealimentados; Novas tecnologias de conectividades. (big data, infotainment, etc.).;

Novos sistemas de multiplexagem; Novos sistemas de segurança (ex: Detector de fadiga detector de pedestres, controle de aproximação).; Veículos híbridos ⁄ elétrico; Novas tecnologias de sistemas de transmissão. (Automática, automatizada, CVT, dupla embreagem, etc..).; Sistema de navegação com racionalização de rotas. Componentes de controle eletrônico (ex: estabilidade, tração e etc.). Tecnologias para conexão entre todos os acessórios de forma sistêmica; Sistema de pós-tratamento de gases do escape. (linha Diesel). Sistema de sinalização de emergência em situações de pânico (ex: diferenciação de níveis de frenagem); Novos materiais poliméricos para carroceria;

Iluminação led; Aços especia.is, ligas leves

de titânio ou magnésio e alumínio de maior resistência. Uso de materiais nanotecnológicos; Novos elastificantes;

Pintura a base d’água.

Legislação Trabalhista (CLT): Legislação do aprendiz; Direitos e deveres pertinentes à função; Fim da insalubridade;

Contratação temporária; Terceirização de serviços.

(22)

Técnico em Manutenção Automotiva 15 Mudanças na educação profissional: Atualização técnica permanente do corpo docente; Formação para

a competência; Atualizações relativas aos sistemas de gestão da qualidade, saúde, segurança e meio ambiente;

Organização e métodos de trabalho; Uso de softwares e aplicativos; Comunicação profissional, oral e escrita;

Desenvolvimento de qualidades pessoais (ética, atitudes e comportamento); Novas tecnologias aplicadas à manutenção automotiva; Leitura técnica (Língua estrangeira); Uso de ambientes virtuais de aprendizagem;

Infraestrutura física em conformidade com as novas tecnologias.

Mudanças na Legislação: Meio ambiente: ISO 14000; ISO 14001; Certificação OHSAS ⁄ ISO 18001 (???); Lei dos Resíduos Sólidos 12.305⁄2010. (Política Nacional dos Resíduos Sólidos).

Mudanças nas atividades profissionais (Novas responsabilidades que o Técnico em Manutenção Automotiva poderá assumir caso os fatores tecnológicos, organizacionais e econômicos se confirmem): Exercer, com visão sistêmica, múltiplas funções, cumprindo os aspectos ambientais, sociais e de segurança. Autodesenvolvimento e atualização tecnológica. Tomar decisões no âmbito de suas responsabilidades; Ter postura proativa e resiliente; Utilizar softwares e aplicativos específicos ou direcionados aos processos de manutenção automotiva. Integrar as novas tecnologias às rotinas de trabalho.

Mudanças nos fatores tecnológicos, organizacionais e econômicos: Inovações tecnológicas aplicadas ao segmento automotivo, inclusive sistemas embarcados; Máquinas e equipamentos com tecnologia digital e virtual; Novas tecnologias dos processos de fabricação; Novas tecnologias de acesso à informação; Uso de novos materiais e insumos em geral; Exigências no atendimento às normas e regulamentações, especialmente as de segurança; Novas ferramentas da qualidade e de gestão; Adesão à produção com tecnologias limpas; Gestão de ativos aplicados à manutenção automotiva; Globalização do mercado de trabalho. Aumento da concorrência.

Normas de gestão: ISO 9001; ISO TS 16949 (Sistema de Gestão para Indústria Automotiva); ISO 55000 (Gestão de Ativos).

Normas de segurança: OHSAS ⁄ ISO 18001: referente à Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional; NBR Brigada de Incêndio; NR 17: referente à ergonomia; NBR 5413: referente à iluminação, NR 12 – Segurança na Operação de Máquinas e Equipamentos; NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;

NR 11 - Segurança na Movimentação de Cargas; NR 20 – Líquidos e Combustíveis Inflamáveis; NR 33; NR 35; NR 13;

NR 35 – Trabalho em Altura.

Normas Técnicas: NBR 14284:1999 – Carroçaria – Reparação e pintura dos componentes ; NBR 14481:2008 – Diagnóstico e manutenção em motores ciclo Otto; NBR 14482:2000 – Substituição de bateria de partida; NBR 14752:2001 – Bomba elétrica de combustível – Ensaios de manutenção; NBR 14753:2001 – Válvula injetora – Ensaios de manutenção; NBR 14754:2001 – Sensor de oxigênio – Ensaios de manutenção; NBR 14755:2001 – Sensor de massa de ar – Ensaios de manutenção; NBR 14777:2001 – Remoção e instalação de vidros; NBR 14778:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e⁄ou substituição em sistema de freios; NBR 14779:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e⁄ou substituição em sistema de direção; NBR 14780:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e⁄ou substituição em sistema de suspensão; NBR 14781:2001 – Inspeção, diagnóstico, reparação e⁄ou substituição em sistema de

exaustão; NBR 14828:2002 – Procedimento de segurança para manutenção em veículos equipados com bolsa inflável (airbag); NBR 14843:2002 – Regulador de pressão de combustível – Ensaio; NBR 14845:2002 – Motor de partida – Ensaio; NBR 14846:2002 – Alternador e regulador de tensão – Ensaio; NBR 14889:2002 – Versão Corrigida: 2003 – Inspeção, diagnóstico, reparação e⁄ou substituição em regulagem de motores ciclo Diesel. NBR 14040-1 a 12:1998 – Inspeção de segurança veicular de veículos leves e pesados.

Novas técnicas de controle de qualidade e inspeção poderão se difundir no setor, no Brasil, nos próximos 5 e 10 anos: Monitoramento do desempenho e da condição de veículos automotores; Sistemas de rastreabilidade da manutenção; Programas para análise veicular à distância Procedimentos de autoteste para verificação de falhas antes do início de uma viagem; Sistemas para autodiagnóstico do veículo.

Formação Profissional Relacionada à Ocupação

Aperfeiçoamento em customização (de suspensão de veículos, de som automotivo, motores, pintura, injeção programável, transmissão, ...).

Aperfeiçoamento em estética automotiva.

Aperfeiçoamento em novas tecnologias.

Aperfeiçoamento em soldagem automotiva.

Bacharelado em engenharia de materiais.

Bacharelado em engenharia de produção mecânica.

Bacharelado em engenharia mecânica.

Bacharelado em engenharia mecânica automotiva.

Bacharelado em engenharia mecatrônica.

Bacharelado em engenharia metalúrgica.

Superior de Tecnologia em Sistemas Automotivos.

(23)

Técnico em Manutenção Automotiva 16 Indicação de Conhecimentos Referentes ao Perfil Profissional

Unidade de Competência 1: UC1: Realizar diagnósticos em sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Conhecimentos

• Classificação de veículos automotores e seus sistemas.

• Desenho Técnico Aplicado.

• Metrologia aplicada à tecnologia automotiva.

• Fundamentos da matemática aplicados à tecnologia automotiva.

• Fundamentos da física aplicados à tecnologia automotiva.

• Materiais de Construção Automotiva.

• Elementos de Máquinas.

• Fluidos.

• Lubrificantes.

• Processos de verificação e substituição de líquido para sistema de arrefecimento.

• Combustíveis (gasolina, álcool, diesel e GNV).

• Filtros.

• Proteção de veículos para manutenção.

• Ferramentas, Equipamentos e Instrumentos empregados na manutenção automotiva.

• Manutenção aplicada à tecnologia automotiva.

• Manutenção de sistemas mecânicos automotivos.

Manutenção de sistemas eletroeletrônicos automotivos.

• Tapeçaria e vidraçaria automotiva.

• Levantamento de dados para diagnóstico em sistemas automotivos.

• Teste de sistemas Veiculares.

• Documentação Técnica.

Unidade de Competência 2: UC2: Realizar a coordenação da manutenção de veículos, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Conhecimentos

• Comunicação oral e escrita.

• Documentação Técnica da área automotiva.

• Informática.

• Manutenção de sistemas mecânicos automotivos.

• Manutenção de sistemas eletroeletrônicos automotivos.

• Tapeçaria e vidraçaria automotiva.

• Processos de manutenção veicular.

• Programa de manutenção.

• Encaminhamento de serviços para terceiros.

• Operacionalização dos serviços de manutenção.

• Veículos elétricos e híbridos.

• Orientação técnica e profissional de equipes.

• Gestão de Equipes de Manutenção.

• Administração de recursos materiais.

• Ocorrências nos serviços de manutenção.

• Controle da qualidade dos serviços.

• Controle da produtividade na manutenção.

• Controle de custos em serviços de manutenção.

• Gestão da segregação e destinação de resíduos gerados em processos de manutenção.

• Cobertura de garantias.

• Controle de qualidade pós procedimento de manutenção.

(24)

Técnico em Manutenção Automotiva 17 Unidade de Competência 3: UC3: Apoiar tecnicamente o

aprimoramento de sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Conhecimentos

• Gerenciamento de projetos.

• Metodologia de Projetos.

• Software de Gerenciamento de projetos.

• Técnicas de apresentação de projetos.

• Novas Tecnologias em Manutenção Automotiva.

• Projeto de Inovação/Melhoria em Manutenção Automotiva.

• Construção de modelos físicos.

• Normas técnicas, de qualidade, saúde e

segurança e meio ambiente aplicadas à construção de modelos físicos.

Unidade de Competência 4: UC4: Inspecionar veículos e seus sistemas, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Conhecimentos

• Normas Técnicas para Inspeção Veicular.

• Equipamentos e Instrumentos de Inspeção.

• Medição e Análise de Emissões de Gases e Ruídos de Veículos.

• Inspeção de Segurança Veicular.

• Relatório técnico de Inspeção Veicular.

• Classificação dos danos de sinistros.

• Aspectos legais do sinistro.

• Elaboração de plano de manutenção do veículo sinistrado.

• Documentação de vistorias de sinistros.

(25)

Técnico em Manutenção Automotiva 18 7. Composição do Comitê Técnico Setorial

Especialistas técnicos de empresas, sindicatos, associações ou órgãos de classe, meio acadêmico e poder público.

Técnicos e Especialistas

Nome Função⁄Cargo Empresa

Anderson Raimundo Coordenador De Treinamento Cnhi Iveco⁄Brasil - Industrial Vehicles Corporation Christian Tetsunori Okuda Chefe De Treinamento Yamaha Motor Do Brasil Ltda

Diego Riqueiro Tounier Chefe De Treinamento Bosch - Robert Bosch Gmbh

Franklin Dalmer Jeronimo Coordenador De Treinamento Ppg - Pittsburgh Plate Glass

José Roberto Nogueira Da Silva Diretor Executivo Cnm Cut SP - Central Única Dos Trabalhadores

Renato Borbon Munhoz Coordenador De Treinamento PSA - Peugeot Citroën

Ricardo Takahira Diretor De Pesquisa E Tecnologia Abve - Associação Brasileira Dos Veículos Elétricos

Rogério Ricci Machado Supervisor Técnico Fca - Fiat Chrysler Automobiles

Sérgio Machado Dos Santos Coordenador De Treinamento Volkswagen Group

Salvador Parisi Vice-Presidente Sindirepa-SP - Sindicato Da

Industria De Reparação De Veículos E Acessórios

Especialistas técnicos do SENAI

Coordenação Metodológica do Comitê

Nome Função⁄Cargo Unidade

Antônio José Ten Caten Coordenador Metodológico SENAI - RS

Tricia Miranda Araújo Coordenadora de Comitê SENAI-DN

Edilson de Oliveira Caldas Coordenador Operacional SENAI-DN

Especialistas SENAI

Edison Bonifácio Técnico SENAI-PR

Felipe Leonardo Reis Dos Anjos Instrutor SENAI-BA

Mateus Henrique Mendes Instrutor SENAI-SC

Mauro Alves Dos Santos Coordenador SENAI-SP

Michael Chaves Rocha De Oliveira Instrutor SENAI-DF

Pedro Mollica Antonucci Instrutor SENAI-MG

Sérgio Luís Carvalho Flor Coordenador SENAI-RS

Local de Realização: Brasília

(26)

Técnico em Manutenção Automotiva 19

Data da Validação: 31⁄03⁄2017

Prazo de validade: 31⁄12⁄2022

(27)

Técnico em Manutenção Automotiva 20

V ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O itinerário formativo do presente curso está estruturado em quatro módulos: um básico (de integração); um introdutótio e dois módulos específicos profissionais (de formação), num total de 1.200 horas.

O Módulo Básico contempla todas as unidades de competências e é integrado por unidades curriculares para o desenvolvimento das competências básicas, num total de 280 horas.

O Módulo Introdutório é formado pelas unidades curriculares que permitem desenvolver as competências básicas (fundamentos técnicos e científicos) mais específicas e as competências de gestão (capacidades sociais, organizativas e metodológicas) mais recorrentes e significativas, determinadas na análise do perfil de todas as unidades de competência estabelecidas para o perfil profissional do Técnico em Manutenção Automotiva, e será desenvolvido em 300 horas.

O Módulo Específico Profissional I e II são composto por unidades curriculares referentes às competências de criação de Interface Web e programação para plataforma web, respectivamente, tendo o primeiro 340h e o segundo 280h.

Apresenta-se, a seguir, a matriz curricular, o itinerário formativo e as respectivas cargas horárias do presente Curso Técnico em Manutenção Automotiva.

(28)

Técnico em Manutenção Automotiva 21

Matriz Curricular

Técnico em Manutenção Automotiva

A carga horária da fase escolar totaliza 1200 horas, em atendimento ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

Módulos Unidade Curricular Carga Horária

da UC

Carga Horária do

Módulo

Semestre

Módulo Básico

Comunicação e Informática Aplicada 40h

280h 1

(400h) Fundamentos da Tecnologia Automotiva 80h

Processos Básicos de Manutenção Automotiva 60h Manutenção de Sistemas de Freios, Suspensão e Direção de

Veículos 100h

Módulo Introdutório

Manutenção de Motores de Veículos 120h

300h Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos Veiculares 140h

2 (400h)

Tapeçaria e Vidraçaria Automotiva 40h

Módulo Específico 1

Manutenção de Sistemas de Transmissão de Veículos 80h Diagnósticos Avançados em Sistemas Automotivos 140h 340h

Gestão de Serviços de manutenção Veicular 80h

3 (400h)

Produção Enxuta 40h

Módulo Específico 2

Processos de Funilaria e Pintura Automotiva 80h

280h

Inspeção Veicular 40h

Vistoria de Sinistros 40h

Metodologia de Projetos 20h

Desenvolvimento de Projetos em Automotiva 100h

TOTAL 1200h

(29)

Técnico em Manutenção Automotiva 22

Itinerário Formativo

Módulo Básico - 280h

Fundamentos Técnicos e Científicos

Comunicação e Informática Aplicada - 40h

Fundamentos da Tecnologia Automotiva - 80h Processos Básicos de Manutenção

Automotiva - 60h Manutenção de Sistemas de Freios,

Suspensão e Direção de Veículos - 100h

Entrada

Módulo Específico Introdutório - 300h

Manutenção de Motores de Veículos - 120h

Manutenção de Sistemas Eletroeletrônicos Veiculares - 140h Tapeçaria e Vidraçaria Automotiva -

40h

Módulo Específico Profissional 1 - 340h

Manutenção de Sistemas de Transmissão de Veículos - 80h Diagnósticos Avançados em Sistemas

Automotivos - 140h Gestão de Serviços de manutenção

Veicular - 80h Produção Enxuta - 40h

Módulo Específico Profissional 2 - 280h

Processos de Funilaria e Pintura Automotiva - 80h Inspeção Veicular - 40h Vistoria de Sinistros - 40h Metodologia de Projetos - 20h Desenvolvimento de Projetos em

Automotiva - 100h

Técnico em Manutenção Automotiva 1200h

(30)

Técnico em Manutenção Automotiva 23

5.1 DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO

A implantação deste curso deverá propiciar o desenv olvimento das competências constitutivas do perfil profissional estabelecido pelo Comitê Técnico Setorial Nacional de Automotiva, considerando as informações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio1.

O norteador de toda a ação pedagógica são as inform ações trazidas pelo mundo do trabalho, em termos das competências requeridas no eixo tecnológico Controle e Processos Industriais, numa visão atual e prospecti va, bem como o contexto de trabalho em que esse profissional se insere, situando seu âmbito de atuação, tal como apontado pelos especialistas responsáveis pelo Dese nho Curricular Nacional do Técnico em Manutenção Automotiva, com vistas à, dessa forma, retratar as vocações regionais e tecnologias e avanços do setor produtivo pertinente.

Vale ressaltar que na definição do perfil profissional pelo Comitê Técnico Setorial Nacional de Automotiva – teve como referência essen cial a caracterização e as competências profissionais gerais do eixo tecnológi co Controle e Processos Industriais, estabelecidas pela Legislação em vigor desmembrando essa competência geral em competências especificas cuja finalidade é organiza r o currículo de formação.

Os Módulos Básico e Introdutório contemplam todas as unidades de competências e são integrados por unidades curriculares para desenvolvimento dos fundamentos técnico-científicos necessários ao desenvolvimento das competências propostas no perfil profissional de conclusão.

O Módulo Específico Profissional I - Formado pelas Capacidades Técnicas, Sociais, Organizativas e Metodológicas, é composto pelas unidades curriculares:

Manutenção de Sistemas de Transmissão de Veículos; Diagnósticos Avançados em Sistemas Automotivos; Gestão de Serviços de Manutenção Veicular; Produção Enxuta

O Módulo Específico Profissional II - Formado pelas Capacidades Técnicas, Sociais, Organizativas e Metodológicas, é composto pelas unidades curriculares:

Processos de Funilaria e Pintura Automotiva; Inspeção Veicular; Vistoria de Sinistros; Metodologia de Projetos;

Desenvolvimento de Projetos

(31)

Técnico em Manutenção Automotiva 24

5.2 ORGANIZAÇÃO INTERNA DAS UNIDADES CURRICULARES

Considerando a metodologia de formação com base em competências, as unidades curriculares são os elementos que

subsidiam o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes das competênc ias profissionais descritas para cada módulo.

Para cada unidade curricular, os conteúdos formativos são compostos por fundamentos técnicos e científicos ou capacidades técnicas e capacidades sociais, organizativas e metodológicas e os conhecimentos.

São referenciados os ambientes pedagógicos, com relação de equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos e materiais, para subsidiar o planejamento das práticas pedagógicas.

A seguir apresenta-se o detalhamento das Unidades Curriculares dos Módulos.

(32)

Técnico em Manutenção Automotiva 25

Detalhamento de Unidades Curriculares de Módulos Básico

Módulo Básico

Unidade Curricular Carga Horária

Comunicação e Informática Aplicada 40h

Unidades de Competência

UC1: Realizar diagnósticos em sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

UC2: Realizar a coordenação da manutenção de veículos, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

UC3: Apoiar tecnicamente o aprimoramento de sistemas veiculares, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

UC4: Inspecionar veículos e seus sistemas, considerando as normas, padrões e requisitos técnicos, de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente.

Objetivo Geral

Propiciar o desenvolvimento dos fundamentos técnicos e científicos e das capacidades sociais, organizativas e metodológicas relacionadas à comunicação oral e escrita e à utilização de recursos computacionais na elaboração de textos, planilhas, apresentações e pesquisas de forma a potencializar as condições do aluno para o posterior

desenvolvimento das capacidades técnicas específicas que caracterizam a atuação do profissional.

Conteúdos Formativos

Referências

Documentos relacionados

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna à direita, de cima para baixo.. 24 - Sobre produtos para trabalho em linha viva de redes de distribuição, numere

manutenção automotiva; Sistema de gerenciamento de injeção eletrônica; Eletricidade automotiva; tecnologia mecânica automotiva. LETRA

A proposta do nosso projeto é adaptar um motor 130cc em um trike e será colocada a prova todos os nossos conhecimentos, para tal dar certo também

A proposta do nosso projeto é adaptar tração traseira em um Volkswagen Voyage (VW) cuja tração original é dianteira e será colocado a prova todos os

Inscrição CPF Nome Escola Português Matemática Média Dt... Inscrição CPF Nome Escola Português Matemática

Atualmente o Câmpus Alegrete, do Instituto Federal Farroupilha, oferta os seguintes cursos: Cur- sos Técnicos integrados ao ensino médio (Agroeco- logia, Agropecuária e

No entanto, o potencial da internet para ampliar o grau de informação do indivíduo ainda é limitado por fatores como o desinteresse da coletividade ou a inabilidade das

1345145 Jeyson de Almeida Costa Técnico Subsequente em Mecânica Industrial - Campus Fortaleza 1345082 Joab Theyson Duarte Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva -