• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMISSÃO EUROPEIA

Bruxelas, 25.6.2020 C(2020) 4164 final

REGULAMENTO DELEGADO (UE) …/... DA COMISSÃO

de 25.6.2020

que altera o anexo I do Regulamento (UE) 2017/821 do Parlamento Europeu e do Conselho estabelecendo limiares de volume para minérios de tântalo ou nióbio e seus

concentrados, minérios de ouro e seus concentrados, óxidos e hidróxidos de estanho, tantalatos e carbonetos de tântalo

{SWD(2020) 116 final}

(2)

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS 1. CONTEXTO DO ATO DELEGADO

O anexo I do Regulamento (UE) 2017/821 (que estabelece as obrigações referentes ao dever de diligência na cadeia de aprovisionamento que incumbe aos importadores da União de estanho, de tântalo e de tungsténio, dos seus minérios, e de ouro, provenientes de zonas de conflito e de alto risco, em seguida «regulamento») estabelece uma lista dos minerais e metais abrangidos pelo âmbito de aplicação do regulamento. O anexo I também estabelece determinados limiares dos volumes anuais de importação no que diz respeito a esses minerais e metais e o regulamento apenas se aplica aos importadores da UE que importam um ou mais dos minerais e metais abrangidos em volumes anuais que excedam esses limiares.

Em conformidade com o artigo 1.º, n.º 3, do regulamento, os limiares constantes do anexo I são fixados a um nível que garanta que pelo menos 95 % do volume total importado pela União de cada mineral e de cada metal estejam sujeitos às obrigações estabelecidas no regulamento.

Quando o regulamento foi adotado em 2017, a Nomenclatura Combinada não tinha códigos suficientemente desagregados no que diz respeito a cinco dos minerais e metais específicos constantes da lista do anexo I (e, por conseguinte, abrangidos pelo âmbito de aplicação do regulamento). Em consequência, os dados relativos às importações desses minerais e metais não estavam disponíveis, pelo que estão ainda por estabelecer cinco limiares de volume no anexo I. Trata-se dos limiares para i) minérios de tântalo ou nióbio e seus concentrados, ii) minérios de ouro e seus concentrados, iii) óxidos e hidróxidos de estanho, iv) tantalatos e v) carbonetos de tântalo.

Para completar o anexo I do regulamento, o seu artigo 1.º, n.º 4, prevê que a Comissão adote um ato delegado, nos termos dos artigos 18.º e 19.º do mesmo regulamento, se possível até 1 de abril de 2020, mas não após 1 de julho de 2020, a fim de alterar o anexo I, estabelecendo os limiares de volume desses minerais e metais. O presente regulamento delegado da Comissão (a seguir designado «regulamento delegado») é o ato referido no artigo 1.º, n.º 4, do regulamento.

No intuito assegurar a disponibilidade dos dados de importação necessários para o cálculo dos limiares ainda por estabelecer, o regulamento criou cinco novas subdivisões TARIC (correspondentes aos cinco minerais e metais cujos limiares não foram estabelecidos), relativamente às quais as autoridades aduaneiras dos Estados-Membros têm recolhido dados aduaneiros desde a entrada em vigor do regulamento, em junho de 2017.

O artigo 18.º do regulamento prevê que sejam estabelecidos novos limiares com base em

informações aduaneiras prestadas pelos Estados-Membros a pedido da Comissão sobre os

volumes anuais de importação por importador da União e por código da Nomenclatura

(3)

2. CONSULTAS ANTERIORES À ADOÇÃO DO ATO

O presente regulamento delegado da Comissão foi elaborado com base nas informações obtidas e após consultas com os Estados-Membros. A consulta dos Estados-Membros sobre a orientação geral e o projeto de regulamento delegado decorreu através do grupo de peritos para o aprovisionamento responsável de estanho, tântalo, tungsténio e ouro, tendo sido igualmente convidados peritos do Parlamento Europeu.

O regulamento delegado da Comissão foi incluído na ordem de trabalhos de todas as reuniões do grupo de peritos que se realizaram em 2019. Na reunião de 19 de fevereiro de 2019, a Comissão apresentou o contexto e a abordagem básica da iniciativa e solicitou comentários e reações dos membros do grupo de peritos. Tendo em vista a reunião de 5 de junho de 2019, a Comissão apresentou aos membros do grupo de peritos um projeto de modelo para a comunicação de dados, para coligir os comentários. Um primeiro projeto do regulamento delegado da Comissão (que não incluía os limiares efetivos, uma vez que os dados ainda não estavam disponíveis) foi divulgado aos membros do grupo de peritos, na perspetiva da reunião de 26 de novembro de 2019. Um segundo projeto foi submetido à apreciação dos membros do grupo de peritos, em 22 de abril de 2020. Não foram recebidas quaisquer observações de fundo. Foi divulgado aos Estados-Membros um projeto final após a conclusão da consulta interserviços e antes do lançamento do procedimento de adoção pela Comissão.

Como os dados relativos às importações subjacentes ao estabelecimento dos cinco limiares contêm informações comercialmente sensíveis, os pormenores dos cálculos subjacentes não puderam ser revelados ao grupo de peritos antes da adoção do ato delegado. Foi elaborado e emitido um documento pormenorizado sobre a abordagem da Comissão para calcular os limiares com base nos dados apresentados pelos Estados-Membros, a fim de assegurar a transparência e facilitar a compreensão da forma como a Comissão aplicou a metodologia.

3. ELEMENTOS JURÍDICOS DO ATO DELEGADO

O artigo 1.º do regulamento delegado altera o anexo I do Regulamento (UE) 2017/821 em conformidade com o anexo do regulamento delegado.

No artigo 2.º estabelece-se que o regulamento delegado entra em vigor 20 dias após a sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia e que é obrigatório em todos os seus elementos e diretamente aplicável em todos os Estados-Membros.

O anexo do regulamento delegado especifica as alterações do anexo I do regulamento,

estabelecendo limiares de volume para i) minérios de tântalo ou nióbio e seus concentrados,

ii) minérios de ouro e seus concentrados, iii) óxidos e hidróxidos de estanho, iv) tantalatos e

v) carbonetos de tântalo. Os limiares de volume para estas cinco categorias de produtos não

constavam do anexo I do Regulamento (UE) 2017/821.

(4)

REGULAMENTO DELEGADO (UE) …/... DA COMISSÃO de 25.6.2020

que altera o anexo I do Regulamento (UE) 2017/821 do Parlamento Europeu e do Conselho estabelecendo limiares de volume para minérios de tântalo ou nióbio e seus

concentrados, minérios de ouro e seus concentrados, óxidos e hidróxidos de estanho, tantalatos e carbonetos de tântalo

A COMISSÃO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,

Tendo em conta o Regulamento (UE) 2017/821 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de maio de 2017, que estabelece as obrigações referentes ao dever de diligência na cadeia de aprovisionamento que incumbe aos importadores da União de estanho, de tântalo e de tungsténio, dos seus minérios, e de ouro, provenientes de zonas de conflito e de alto risco

1

, nomeadamente o artigo 1.º, n.º 4,

Considerando o seguinte:

(1) O anexo I do Regulamento (UE) 2017/821 contém uma lista de minerais e metais abrangidos pelo âmbito de aplicação desse regulamento e estabelece determinados limiares dos volumes anuais de importação no que diz respeito a esses minerais e metais.

(2) Em conformidade com o artigo 1.º, n.º 3, do Regulamento (UE) 2017/821, esse regulamento não se aplica aos importadores da União cujo volume anual de importação de cada mineral ou metal em causa seja inferior aos limiares estabelecidos no anexo I do referido regulamento. Esses limiares são fixados a um nível que garanta que não menos de 95 % do volume total importado pela União de cada mineral e de cada metal estejam sujeitos às obrigações dos importadores da União previstas no regulamento.

(3) Quando o regulamento foi adotado em 2017, a Nomenclatura Combinada não tinha códigos suficientemente desagregados no que diz respeito a cinco dos minerais e metais específicos constantes da lista do anexo I. Em consequência, os dados relativos às importações desses minerais e metais não estavam disponíveis, pelo que estão ainda por estabelecer cinco limiares de volume no anexo I.

(4) Nos termos do artigo 1.º, n.º 4, do Regulamento (UE) 2017/821, a Comissão deve fixar

(5)

(6) Nos termos do artigo 18.º do Regulamento (UE) 2017/821, a Comissão deve basear-se nas informações sobre importação por importador da União prestadas pelos Estados- Membros para os dois anos anteriores, ou seja, 2018 e 2019.

(7) É, pois, oportuno alterar o anexo I do Regulamento (UE) 2017/821 em conformidade, ADOTOU O PRESENTE REGULAMENTO:

Artigo 1.º

O anexo I do Regulamento (UE) 2019/821 é alterado em conformidade com o anexo do presente regulamento delegado.

Artigo 2.º

O presente regulamento delegado entra em vigor no vigésimo dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

O presente regulamento delegado é obrigatório em todos os seus elementos e diretamente aplicável em todos os Estados-Membros.

Feito em Bruxelas, em 25.6.2020

Pela Comissão A Presidente

Ursula VON DER LEYEN

Referências

Documentos relacionados

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico. Também poderá comunicar

Se na Unidade dos Correios NÃO existir Quadro de Distribuição de energia em Emergência (QDE), NÃO existir Quadro de Distribuição de Automação (QDA), ou se existir um

No entanto, o spin-off destas actividades resultou (i) numa redução dos custos com pessoal de €2,4 milhões, (ii) numa diminuição em fornecimentos e serviços externos

R50/53 – Muito tóxico para organismos aquáticos, pode provocar a longo prazo efeitos negativos no meio ambiente aquático;. R66 - Pode provocar secura da pele ou fissuras,

Assim, vemos que, quer usemos dados da PNAD 2003 ou 1999, quer construamos o contrafactual com base na regressão minceriana (1), usando a diferença das dummies ou simplesmente

 enzimas hepáticas  IgG Auto-anticorpos não órgão-específicos Infiltrado inflamatório Linfócitos T Hepatite

1) Ao se inscreverem no Empreenda - Senac 11ª edição, os alunos competidores concordam inteiramente com as condições deste Regulamento e autorizam o Senac São Paulo

Participação em workshop a ser realizado nos primeiros meses de 2016, em São Paulo, com a presença de especialistas em temas correlatos ao empreendedorismo,