• Nenhum resultado encontrado

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições do PIBID Pedagogia do Campus Avançado de Patu CAP/UERN para a formação docente. O graduando do curso de Pedagogia não convivia o suficiente no âmbito escolar a ponto de conhecer essa realidade, tal conhecimento é primordial para o futuro professor. A concepção que o mesmo obtém nas atividades realizadas no decorrer do curso não nos dá a dimensão da realidade escolar, já com o PIBID o aluno bolsista convive na escola por mais tempo propiciando ao mesmo à vivencia de várias situações que ocorrem na escola, dificuldades de ensino enfrentadas pelos dos professores, desde estruturais até a falta de apoio das famílias dos alunos que não participam da vida escolar dos filhos assim como as especificidades de cada aluno existente na escola. O PIBID programa de iniciação á docência é de extrema importância, pois o docente precisa de experiência durante a graduação e o mesmo garante o fortalecimento dos cursos de licenciatura através da teoria-prática ligando os universitários diminuindo assim a distancia entre e a vida educacional do egresso com a escola e dando apoio aos professores colaboradores, de maneira que todos têm a ganhar ao estarem engajados neste programa.

PALAVRAS CHAVE:

INTRODUÇÃO AO PIBID

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) ele visa o aperfeiçoamento e a ampla valorização da formação dos futuros docentes para o trabalho na educação básica, concede bolsas aos alunos das licenciaturas participantes de projetos de iniciação à docência que são desenvolvidos pelas Instituições de

(2)

Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos alunos bolsistas no contexto das escolas públicas de preferência já no início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas onde serão orientados por um docente da licenciatura, e de um professor da escola o da sala aonde irão realisar as atividades.

O PIBID SUB Projeto PEDAGOGIA do CAP/UERN de Patu/RN foi aprovado no ano de 2013, funciona em duas escolas do referido município sendo a Escola Municipal Francisco Francelino de Moura e a Escola Municipal Raimundo Nonato da Silva o projeto possui 20 alunos bolsistas, quatro professores supervisores, e uma bolsa de coordenação de área, o projeto faz observação acerca da participação dos bolsistas nas várias atividades realizadas nas escolas para que os mesmos sintam diretamente a dinâmica das ações da escola e realizam relatórios das atividades e contribuições desencadeadas no andamento do projeto.

A PROFISSÃO DOCENTE

Os alunos do curso de Pedagogia, em sua maioria assim como de outras licenciaturas se veem desestimulados com a profissão docente, por escutar de leigos e até mesmo de professores, que trabalhar em sala de aula é muito desgastante e não vale a pena, pois é mal remunerado. Então os graduandos ficam em dúvida se seguirão ou não a carreira de professor e quando seguem começam se espelhar nesses professores que acreditam que fazer a diferença é só discurso e que na realidade a maioria das teorias pedagógicas não se aplica a realidade da sala de aula.

O cenário no qual os professores atuam e o foco e as suas formas de atuação têm demandado complexidade crescente. A essa “complexificação” da condição docente aliam-se a precarização de suas condições de trabalho no contexto comparativo do exercício de outras profissões e as dificuldades de manter condições favoráveis para autoestima e, em sua representação, criar estima social (GATTI; BARRETTO, 2009;

MARIN, 2004; IMBERNÓN, 2000). p. 26

O professor se depara com muitas dificuldades durante sua atuação sabe-se que é o mesmo exerce um trabalho complexo que exige do mesmo muito além de técnica ou

(3)

conhecimento teórico, mas não justifica que alguns culpem a própria profissão, e a desvalorize para seus alunos que pensam em ser um professor por se espelhar naquele que o ajuda a desenvolver seu conhecimento a situação acaba piorando, pois além de todas as situações desfavoráveis, o mesmo acaba frustrando o sonho de crianças que pretendem tornar-se um professor.

O docente que vai além do esperado que consegue se destacar fazendo um bom trabalho esquecendo parte dos problemas e focando no objetivo principal que é contribuir para o desenvolvimento do aluno é aquele que a Universidade quer que conclua o curso para atuar na área da educação, tudo que aprendem durante o mesmo é para nortear o trabalho do futuro docente, mas apesar de todo o tempo que o mesmo estuda, pratica e dialoga durante as aulas e estágios não o faz ter a certeza e dedicação para com a profissão docente.

[...] A formação de professores pode cumprir um papel importante na configuração de uma “nova” profissionalidade docente estimulando a emergência de uma cultura profissional no seio do professorado e de uma cultura organizacional no seio das escolas. NÓVOA (1992,p.24)

Vivenciar a rotina de trabalho da escola em todos os aspectos se faz necessário para que o graduando adquira uma experiência na convivência com a comunidade escolar, participando de eventos e reuniões com os pais de alunos, planejando aulas juntamente com os professores supervisores. O PIBID Pedagogia Contribui para que os graduandos adquiram saberes essenciais para a profissão docente saberes como o da experiência que Pimenta (1999) destaca entre três tipos de saberes docente que a mesma classifica e acredita ser é imprescindível para o docente. Os saberes da experiência seria aquele adquirido em sua prática, o saberes do conhecimento que abrange a revisão da função da escola na transmissão dos conhecimentos e as suas especialidades num contexto contemporâneo e os saberes pedagógicos, aquele que abrange a questão do conhecimento juntamente com o saber da experiência, com a participação ativa do graduando na escola ele vai adquirindo saberes que serão aprimorados no decorrer de sua prática, quando ingressarem no mercado de trabalho. O artigo intitulado Os Saberes Docentes ou Saberes dos Professores destaca alguns pontos importantes abordados no Relatório para a comissão Internacional sobre a educação

(4)

para o século XIX, quando é explicado que há um novo interesse em relação à educação, a busca pelo saber esta cada vez mais intensificada e o professor é fundamental para o desenvolvimento destes conhecimentos e por isso será muito exigido, pois sua contribuição é extremamente importante para a preparação dos jovens em relação à construção do próprio futuro.

Destaca-se que o professor tem um importante papel enquanto agente de mudanças, sendo muito cobrado por esse motivo, e que essa cobrança esta se intensificando ainda mais, devido ao papel decisivo e as funções que lhe é atribuída mesmo que sem as devidas condições. O pibidiano deve está sempre trabalhando de acordo com os saberes necessários á prática docente, Paulo Freire em PEDAGOGIA DA AUTONOMIA saberes necessários á pratica educativa defende que a docência que aos professores que a eles pertencem conhecem verdadeiramente seu papel e sua importância como mediadores e não apenas como transmissores de conhecimentos, proporcionando assim à relação ensino/aprendizagem uma via de mão dupla, ou seja, “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Não é fácil e requer muito conhecimento, o texto destaca que o saberes mais utilizados pelos professores são: saberes disciplinares, os curriculares, da formação profissional, e os da experiência esses saberes são oriundos da prática docente, e para os teóricos Tardif, Lessard e Lahaye (1991) são a mescla desses, saberes que se constitui, como necessários para ensinar. Há outros autores que caracterizam outros saberes, mas em relação ao saber o mais citado são os saberes da experiência, mas há diferenças entre seus conceitos a respeito de desse saber, para Gauthier esses saberes são feitos de pressupostos e de argumentos não verificados por meio do método cientifico, enquanto para Tardif, Lessard e Lahaye formam um conjunto de representações a partir dos quais os professores orientam sua profissão. Pimenta, Porlán Ariza e Tardif e Gauthier falam a respeito destes saberes da experiência. São muitos teóricos que falam dos saberes docentes, confirmando o que já foi falado que é campo vasto para pesquisa, mas o importante mesmo é que esses saberes são fundamentais para o professor exercer seu papel enquanto educador. São muitos os saberes, mas entendemos que atuando no pibib pedagogia onde a sala de aula exige um amplo conhecimento a respeito de várias temáticas não pode haver restrição ou de um ou outro saber.

EXPERIÊNCIAS DISTINTAS: PIBID x ESTÁGIO

O PIBID Pedagogia proporciona uma grande oportunidade para o aluno bolsista, principalmente para aquele que pretende seguir na profissão, mas que nunca havia atuado em sala de aula continuamente, vale lembrando que o período de estágio ocorre durante pouco tempo e em dias seguidos, portanto não tem como acompanhar a dinâmica da escola da escola por completo, há muitos professores que se preparam para receber o graduando durante o estagio e isso pode interferir nas situações que ocorrem

(5)

durante esse período. Durante período de tempo do PIBID podemos vivenciar momentos que vão muito além dos vivenciados durante o estágio.

O estagio é muito importante para a graduação em licenciatura, mas peca no sentido de o graduando leva o plano de aula sem ter feito junto ao professor da turma, há uma dificuldade de por em prática o projeto elaborado, não há o contato com os pais dos alunos durante reuniões justamente por ser pouco tempo. Durante o PIBID os planos são elaborados em conjunto com os professores há uma interação significativa entre os participantes do projeto com toda comunidade escolar, caracterizando o mesmo como contribuidor assíduo para a profissão docente. O curso de licenciatura, inclusive o curso de Pedagogia permite ao estudante ter acesso a conteúdos teóricos na maior parte do curso e a prática e reservam aos estágios supervisionados que são três semanas ao longo de quatro anos onde não é possível perceber a realidade das salas estudadas devido ao tempo e até de algumas mudanças feitas pelo professor colaborador durante a observação. Espera-se que com três estágios ao longo de quatro anos de curso aluno se ache preparado para por em prática os conhecimentos obtidos no curso. Segundo Tardif (2000), os cursos são “idealizados segundo um modelo aplicacionista do conhecimento”

(p.18), que é justamente esta concentração de conteúdos nos primeiros anos da formação, constituídos de “conhecimentos proposicionais” (p.18), e só depois de adquirirem tais conhecimentos, os alunos vão estagiar para aplicarem seus conhecimentos. Infelizmente estes conteúdos e a pouca prática não conseguem suprir as necessidades dos discentes e este acaba saindo da universidade sem uma noção da vivência escolar, sentindo-se despreparados para assumir sua profissão estando aí a importância do PIBID dando oportunidade para durante dois anos de atuação o aluno tenha conhecimento sobre a docência e no momento em que os egressos se deparam com o ambiente escolar, se deparam com um ambiente familiar sem estranhamentos em seus diferentes espaços, seja atando na coordenação, gestão, ou no exercício da docência; isso por que esse docente no início da carreira procura utilizar de diversos métodos de ensino procurando inovar sempre.

Portanto concordando com Gonçalves e Gonçalves (1998), ao defenderem “a necessidade de uma prática de ensino mais efetiva, proporcionada ao longo do curso de formação e não apenas no final dele, como ocorre no modelo vigente predominante”

(p.107); acreditamos que nesse sentido, o PIBID abre novas possibilidades no que se refere à formação inicial, já que cria oportunidades da vivência da prática docente,

(6)

fazendo com que a partir dessas práticas os futuros docentes tenham contato com uma reflexão crítica das metodologias utilizadas e nas possibilidades de melhora-las.

Nesse sentido o PIBID torna-se fundamental para a reflexão e formação de uma identidade profissional, pois nos proporciona uma conscientização sobre o verdadeiro papel do professor já que vivenciamos as experiências da docência, ainda que em menor proporção. Compreendemos então, que o PIBID contribui para uma análise reflexiva da prática docente que resulta na formação de uma identidade profissional, a qual permita que como futuros docentes, possamos ultrapassar as barreiras da gestão autoritária, dos planejamentos pré-elaborados, da hierarquização existente numa cultura tecnocrática e assim garantir uma docência compartilhada, uma aprendizagem significativa que resulte em indivíduos educados para o saber e não unicamente para o saber fazer.

Nesse sentido o PIBID torna-se fundamental para a reflexão e formação de uma identidade profissional, pois nos proporciona uma conscientização sobre o verdadeiro papel do professor, já que vivenciamos as experiências da docência, ainda que em menor proporção.

Compreendemos então, que o PIBID contribui para uma análise reflexiva da prática docente que resulta na formação de uma identidade profissional, a qual permita que como futuros docentes, possamos ultrapassar as barreiras da gestão autoritária, dos planejamentos pré-elaborados, da hierarquização existente numa cultura tecnocrática e assim garantir uma docência compartilhada, uma aprendizagem significativa que resulte em indivíduos educados para o saber e não unicamente para o saber fazer.

Ao realizar esse trabalho percebemos que PIBID torna-se fundamental para a reflexão e formação de uma identidade profissional, pois nos proporciona uma conscientização sobre o verdadeiro papel do professor, já que vivenciamos as experiências da docência, durante a graduação.

Compreendemos então, que o PIBID contribui para uma análise reflexiva da prática docente que resulta na formação de uma identidade profissional, a qual permita que como futuros docentes, possamos ultrapassar as barreiras da gestão autoritária, das aulas sem planejamento e objetivos e assim garantir um ensino de qualidade com aprendizagem significativa que resulte em indivíduos críticos reflexivos e atuantes na sociedade.

(7)

Referências Bibliográficas

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2011.

GONÇALVES, Tadeu Oliver, GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver.

Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In:GERALDI, Corinta Maria Grisolia, FIORENTINI, Dario, PEREIRA, Elisabete Monteiro deA. (orgs.) Cartografias do Trabalho docente: Professor (a)- pesquisador(a) . Campinas,SP: Mercado de Letras, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários.Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas abete Monteiro de A. (orgs.) Cartografias do Trabalho docente: Professor (a)- pesquisador(a) . Campinas,SP: Mercado de Letras, 1998.

GERALDI, Corinta Maria Grisolia, FIORENTINI, Dario, PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (orgs.) Cartografias do Trabalho docente: Professor (a)- pesquisador(a) . Campinas,SP: Mercado de Letras, 1998.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2000 Nº 13.

http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

Referências

Documentos relacionados

Figura 8: Relação entre o índice de resistência à corrosão por pites (PRE) e a temperatura crítica de corrosão por pites (CPT) de alguns aços inoxidáveis duplex e

3.) Die geistige Situation des Protestantismus ist noch durch ein drittes Moment bestimmt. In der Geschichte der Kirche scheint sich ein fortwährender Wechsel

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Neste segundo ano, a pesquisa ficou concentrada no acompanhamento do andamento dos seguintes processos referentes diretamente ao Quilombo da Sacopã: processo

This literature review examines the application of the tannin extracts from Acacia mimosa for the synthesis of innovative materials, such as wood preservatives, insulation foams,

Os levantamentos tipo survey visam fornecer conhecimento sobre uma área particular de interesse através da coleta de informações sobre indivíduos ou sobre os

f) Comparecer, sempre que convocada, ao local designado pelo CONTRATANTE, por meio de pessoa devidamente credenciada, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro)

Assim, as plantas de Aspidosperma polyneuron por apresentar alto crescimento na condição de pleno sol até 65 dias após o plantio podem ser utilizadas como pioneiras desde que