• Nenhum resultado encontrado

Pós-graduação Latu-Sensu em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental - Faculdade de Saúde Pública (USP), 1999.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Pós-graduação Latu-Sensu em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental - Faculdade de Saúde Pública (USP), 1999."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LEDA FERREIRA PRADO

1. DADOS PESSOAIS

Data de nascimento:​ 05/05/1965

Telefones:​ 11 97050-5592 ou 3814-8523

E-mail:​ leda.prado@lm-consultoriambiental.com.br Site:​ www.lm-consultoriambiental.com.br

2. FORMAÇÃO PROFISSIONAL

2.1 Pós graduação

Pós-graduação Latu-Sensu em Engenharia de Controle de Poluição Ambiental - Faculdade de Saúde Pública (USP), 1999.

2.2 Graduação

Graduação em Engenharia Agrônoma - Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1989.

3. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Engenheira Agrônoma especializada em Controle da Poluição Ambiental e Gerenciamento de Projetos Ambientais, com mais de 20 anos de experiência na coordenação de projetos agrícolas e ambientais, com destaque para:

• ​Coordenação e integração equipes de estudos de processos de licenciamento junto aos órgãos ambientais Coordenação de Relatórios Ambientais Preliminares – RAP;

• ​Estudo de Impacto Ambiental e Relatórios de Impacto Ambiental – EIA/RIMA;

• ​Plano Básico Ambiental – PBA;

• ​Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV;

• ​Monitoramento Ambiental e elaboração de Planos de Recomposição Vegetal e de Áreas Degradadas;

• ​Experiência em empreendimentos variados como objeto de estudo, tais como

loteamentos, emissários submarinos, estações de tratamento de esgoto, ampliação de estação de tratamento de água, pequena central hidrelétrica, aterro sanitário,

mineração, linha de transmissão, heliporto, fábrica de celulose e papel, alcoolquímica, usina termoelétrica, terminal portuário, projetos agroindustriais, dragagem;

(2)

• ​Grande habilidade e competência para mediar conflitos típicos de licenciamento ambiental e fazer adequação “ambiental” de projetos;

Os principais trabalhos desenvolvidos estão relacionados a seguir.

3.1 Arcadis logos – Desde mar/2012 até maio de 2015

​Atuou como coordenadora de estudos ambientais da área de licenciamento ambiental.

​Coordenação geral da implantação dos programas ambientais de água, sedimento e biota aquática, durante e após as atividades de dragagem de manutenção, com vistas amanutenção do canal de acesso e berços de atracação do Terminal Ilha Guaíba –Mangaratiba/RJ, agosto/2014 a abril/2015.

​Integrante da equipe de coordenação do “Estudo Comparativo dos Modelos de LAF, AIA e CA em Diferentes Países e Subsídio à Elaboração de Matrizes de Impacto por Tipologia”, para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos

Renováveis - IBAMA, maio/2014 até a presente data.

​Apresentação, em audiência pública, realizada em Alto Araguaia e Alto Taquari/MT do Relatório de Impacto Ambiental das PCHs Dália, Lírio, Orquídea, Primavera e Violeta, situadas no rio Ariranha, município de Alto Araguaia/MT, da RBO Energia S.A e ORTENG Energia Ltda, novembro/2014.

​Coordenação geral do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental das PCHs Dália, Lírio, Orquídea, Primavera e Violeta, situadas no rio Ariranha, município de Alto Araguaia/MT, da RBO Energia S.A e ORTENG Energia Ltda, junho/2014.

​Coordenação geral do Licenciamento Ambiental das Atividades de Dragagem do Terminal Ilha Guaíba - TIG, município de Mangaratiba/RJ, Vale S.A e obtenção de Licença Prévia/Instalação (LPI) dezembro/2013.

​Apresentação, em audiência pública, realizada em Floriano/PI e Guadalupe/PI do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Polo Integrado de Alimentos e Bioenergia – Unidade Piauí, da Terracal Alimentos e Bioenergia. Nov/2012.

​Coordenação geral do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto

Ambiental (EIA/RIMA) do Polo Integrado de Alimentos e Bioenergia – Unidade Piauí, o qual compreende produção e beneficiamento de cana-de-açucar, tomate e cacau

(3)

Terracal Alimentos e Bioenergia - Guadalupe/PI, e obtenção de Licença Prévia (LP), Set./2012.

​Coordenação do capítulo ambiental para o Projeto Básico das PCHs Dália, Lírio, Orquídea, Primavera e Violeta, situadas no rio Ariranha, município de Alto

Araguaia/MT, bem como o levantamento de custos dos programas ambientais previstos, os quais integraram o orçamento padrão - conta 10, para a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, da RBO Energia S.A e ORTENG Energia Ltda, Mai./2012.

3.2 Conestoga-Rovers e Associados Engenharia Ltda. – jul/2008 – fev/2012

​Coordenadora de Estudos Ambientais da Área de Licenciamento Ambiental.

​Coordenação geral do Plano Básico Ambiental (PBA) da Unidade Industrial de Produção de Tubos Flexíveis, da NKT FLEXIBLES INDÚSTRIA E SERVIÇOS DE TUBOS FLEXIVEIS LTDA - São João da Barra/RJ, Dez/2011.

​Coordenação geral do PBA do Terminal Portuário Terminal Sul MPX Sul, da LLX, e obtenção de Licença de Instalação (LI) São João da Barra/RJ, Jan/2012.

​Relatório de avaliação e conformidade legal/ambiental da mina da CIF/AMG – Nazareno/MG, Ago/2011.

​Coordenação geral do PBA da Usina Termelétrica (UTE) MPX Sul, Candiota/RS.

​Coordenação geral do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Terminal Sul, terminal portuário que contempla pátio multi-uso, pátio de produtos siderúrgicos (automóveis, contêineres, pedras

ornamentais, produtos siderúrgicos, escória, clinquer e ferro-gusa), pátio de granéis sólidos (carvão, pet-coque, calcário), terminal de derivados 1 e 2, pátio de

supplyboats e carga geral, terminal de carvão, cais de rebocadores, dutovia para transporte de bunker, 01 (um) ramal ferroviário, 02 (duas) pêras ferroviárias internas, correias transportadoras e canteiro de obras, da LLX - São João da Barra/RJ, e obtenção de Licença Prévia (LP), Mai/2011.

​Participação de atividades de comunicação preparatórias para Audiência Pública do EIA/RIMA da Unidade de Construção Naval Açu, da OSX e Linha de Transmissão UTE Porto do Açu, MPX - São João da Barra/RJ, Dez/2010.

​Coordenação geral do EIA/RIMA do Projeto Bom Sucesso, que contempla extração do minério de ferro, beneficiamento e escoamento, da MMX - Bom Sucesso/MG, Nov/2011.

(4)

​Coordenação do meio socioeconômico de EIA/Rima da Usina Termelétrica UTE Porto do Açu II, a gás natural para geração de 3.300MW, da UTE PORTO DO AÇU ENERGIA S.A., MPX - São João da Barra/RJ, Mai/2009.

​Coordenação do meio socioeconômico de EIA/RIMA da Barragem MPX SUL – Candiota/RS, Jan/2009.

​Participação de reuniões setoriais preparatórias para Audiência Pública do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Usina

Termelétrica (UTE) MPX Sul – Candiota/RS, Ago/2009.

​Coordenação do meio socioeconômico Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da Usina Termelétrica (UTE) MPX Sul –

Candiota/RS, Mar/2009.

​Coordenação do meio socioeconômico Relatório Ambiental Preliminar (RAP) do Terminal de Álcool de Caraguatatuba, BRASIL – INFRA – Caraguatatuba/SP, Dez/2008.

​Coordenação geral do PBA – Plano Básico Ambiental (PBA) da Usina Termelétrica (UTE) PORTO DO AÇU, vinculada à MPX - Mineração e Energia Ltda., em São João da Barra/RJ, e obtenção de Licença de Instalação (LI), Out/2008.

3.3 Ampla Projetos e Serviços em Meio AmbienteLtda – out/2006 – jul/2008

​Gerente técnica ambiental Coordenação geral do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental do Complexo Argileiro de Santa Gertrudes, ASPACER - Santa Gertrudes/SP, e obtenção de Licença Prévia (LP), Jun/2008.

​Coordenação do meio biótico no EIA/RIMA Usina Santa Vitória, DOW Chemical - Santa Vitória/MG, Abr/2008.

​Coordenação geral de estudos ambientais de diversas PCHs, inventário.

3.4 Environmental Resources Management Brazil – ERM – nov/2004 – nov/2006

​Coordenadora de Estudos Ambientais da Área de Licenciamento Ambiental.

​Sub coordenação do Projeto Básico Ambiental para Unidade Fabril da

InternationalPaper do Brasil Ltda. - Três Lagoas/MS e obtenção de Licença de

(5)

​Participação na Audiência Pública para Unidade Fabril de Três Lagoas, InternationalPaper do Brasil Ltda. Três Lagoas/MS, Abr/2006.

​Coordenação Geral do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto

Ambiental para a Unidade Fabril de Três Lagoas de InternationalPaper do Brasil Ltda – Trê Lagoas/MS, e obtenção de Licença Prévia (LP), Nov/2005-Mar/2006.

​Participação do Estudo de Pré-Viabilidade Ambiental e Definição do Âmbito – EPDA Mina Moatize, Província de Tete - Moçambique, Set-Out/2005.

​Coordenação/elaboração do Plano de Trabalho para Elaboração Estudo de Impacto

​Ambiental Relatório de Impacto Ambiental da Unidade Fabril de Papel e Celulose em Três Lagoas da InternationalPaper do Brasil Ltda – Três Lagoas/MS, Set/2005.

​Participação no “Overview” Porto Nhangau, Província de Tete - Moçambique, CVRD, Jul/2005.

​Participação no “Overview” Mina Moatize - Moçambique, CVRD, Jul/2005.

​Integrante da equipe no Parecer Técnico Ambiental de unidade fabril da GL Eletro- EletrônicosLtda – Campo Lago/PR, Jul/2005.

​Coordenação do meio biótico do Relatório de Controle Ambiental – RCA e o Plano de Controle Ambiental - PCA da Oficina de Manutenção de Carro de Grelhas do Terminal Portuário Ponta da Madeira (100 Mtpa – TPPM) - São Luiz/MA, CVRD, 2005.

​Coordenação/elaboração do Plano de Trabalho para Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental para o Complexo de Produção de Fertilizante Super Fosfato Simples (SSP) – Anitápolis/SC, Indústria de Fosfatos Catarinense – IFC - Mai/2005.

​Coordenação do meio biótico do Relatório de Controle Ambiental – RCA e o Plano de Controle Ambiental - PCA para a ampliação do sistema de embarque do Píer III do Terminal Portuário Ponta da Madeira (100 Mtpa – TPPM) - São Luiz/MA, CVRD, 2005.

​Elaboração do relatório “Verificação de Riscos de Responsabilidades Ambientais Solidárias Associados a Obras de Engenharia”, Andrade Gutierrez, São Paulo/SP - Abr/2005.

3.5 CEMA Consultoria em Meio Ambiente – nov/2000 - nov/2004

(6)

​Coordenadora de Estudos Ambientais

​Coordenação geral do diagnóstico do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA da Unidade de Mineração e Beneficiamento de Caulim da White Claytech Mineração Ltda - Embu Guaçu/SP, 2004.

​Coordenação geral do Relatório Ambiental Preliminar da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Jurumirim. Itu e Salto/SP - Gomes Lourenço, Nov/2003.

​Coordenação geral do Relatório Ambiental Preliminar da Estação de Tratamento Boa Vista – Campinas. Encibra – Campinas/SP, Jun/2003.

​Integrante da equipe no Diagnóstico Ambiental e Identificação de Impactos Ambientais Potenciais e/ou Efetivos no Parque Nacional de Itatiaia, no diagnóstico dos sistemas de coleta, disposição e tratamento dos resíduos sólidos - Resende, Itatiaia e Parque Nacional de Itatiaia, Set/2002.

​Integrante da equipe no Plano Básico Ambiental Atualizado da Pequena Central Hidrelétrica Salto das Nuvens – Rio Sepetuba, Tangará da Serra/MT, para

elaboração do Plano de Desmatamento e Limpeza da Área de Inundação e Áreas de Obras, Programa de Proteção Periférica do Reservatório e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. Cliente: Votorantim Cimentos, Set/2002.

​Integrante da equipe no Plano de Controle Ambiental da PCH Aquárius, rio Correntes, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Elaboração dos Planos de

Desmatamento e Limpeza e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. Cliente:

Companhia Agrícola Sonora Estância, Ago/2002.

​Coordenação geral do Estudo de Impacto Ambiental – EIA/RIMA do Aterro Sanitário de Mogi das Cruzes. Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes/SP.

​Coordenação geral dos Planos de Controle Ambiental das PCH´s Água Limpa – 14 MW e Areia – 11,4 MW, no rio Palmeiras, TO, REDE. Concluído em Set/02.

​Coordenação geral do Relatório Ambiental Preliminar do Emissário Submarino, Praia Grande/SP Subsistema 3. Encibra SA Estudos e Projetos de Engenharia, Mai/2002.

​Coordenação geral do Estudo de Impacto Ambiental – EIA/RIMA do Loteamento Villa Branca II, para a SMA. Sérgio Porto Engenharia, Abr/2002, Jacarei/SP.

​Subcoordenação do Estudo Ambiental para Heliporto "Helicentro Jaguaré", São Paulo/SP, Nov/2001.

​Integrante da equipe do processo de Licenciamento Ambiental junto à SMA da LT

(7)

do Plano de Gestão Ambiental. Participação nas reuniões de Comunicação Social nos municípios de São Manuel/SP, São Pedro do Turvo/SP, Assis/SP e Águas de São Pedro/SP. Montagem do relatório para Pedido de Licença de Operação. Cliente:

Siemens Ltda, Set/2001.

​Coordenação geral do Relatório Ambiental Preliminar para o Loteamento Villa Branca II, para a SMA. Cliente: Sérgio Porto Engenharia – Jacareí/SP, Dez/2000.

3.6 Aquaterra/PARCON – jun/1997 – fev/2000

​Coordenação e apoio de Estudos Ambientais.

​Apoio técnico no Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Município de Rosana – CESP. Mar/1999 – Fev/2000.

​Projeto de recomposição florestal para o Aterro Sanitário de Sauípe. Cliente:

Conder, Sauípe- BA, Jun/2000.

​Integrante da equipe nos Estudos Complementares para o Plano de

Remanejamento Social na UHE de Machadinho, rio Pelotas, na região de Piratuba-SC e Marcelinho Ramos/RS – GEAM/GERASUL. Out/1998.

​Participação no Plano Diretor de Resíduos Sólidos para a Região Metropolitana de São Paulo, no diagnóstico dos municípios da Região Oeste, São Paulo/SP,

Jun/1997.

3.7 EPAL Engenheiros Associados - 1991 – 1997

​Coordenação e apoio.

​Participação no Projeto de Educação Ambiental - Programa Guarapiranga - Secretária do Meio Ambiente. Consórcio Fundunesp/Epal, São Paulo/SP, Mar-Mai/1997.

​Coordenação do Projeto de Monitoramento Ambiental para o Aterro Sanitário Sítio São João, aprovado em Mai/1997, pela FINEP.

​Elaboração do anteprojeto do viveiro de mudas, Aterro Sanitário São João – Enterpa, Abr/1996.

​Elaboração do projeto de paisagismo do Aterro Sanitário de Itatinga e Santo Amaro - Enterpa, Mar/1996.

(8)

​Elaboração e monitoramento do Plano de Recomposição Vegetal da área de Empréstimo do Aterro São João - Enterpa, 1993.

​Elaboração de diversos estudos de viabilidade técnica - financeira para obtenção de financiamento agrícola junto ao BNB, para projetos de irrigação em Barreiras/BA.

Referências

Documentos relacionados

A PRESIDENTE DO ROTARY CLUB RIO DE JANEIRO MÉIER COMPANHEIRA LÚCIA DE FÁTIMA MELO, TEM O PRAZER E A GRATA SATISFAÇÃO DE CONVIDAR OS COMPANHEIROS, PARENTES E AMIGOS DO DISTRITO

A) Confiam-se em teses absurdas. B) Construíram-se novos postos de saúde. C) Faziam anos que não nos encontrávamos. D) Filmes, novelas, boas conversar, nada o tiravam da

Conclui-se que, para efeito de competência do juizado especial de fazenda pública, o valor da causa, na cumulação de demandas derivada do litisconsórcio facultativo comum

Não consigo imaginar nossa escola, com a dinâmica que tem, com o tempo, espaço e sujeitos que contamos, sem a existência do Diretor de Turma [...] Nossos professores diretores de

Ne existência apenas do efeito de prisma as luminosidades das imagens seriam iguais a da fonte pois por ser apenas

Os gémeos estão muito contentes, porque não reprovaram e estão ansiosos pelas férias.. Planeiam vender a sua farinha de amendoim e alguns sacos de

Exemplos: pagamento de juros nos empréstimos em dinheiro (mútuo feneratício); repetição de juros pagos pelo contratante não prevista no contrato, pois consiste em

Quando os preços inicialmente registrados, por motivo superveniente, tornarem-se superiores aos preços praticados no mercado, comprovado por meio de pesquisa efetuada pela