• Nenhum resultado encontrado

E-BOOK. Captação de Recursos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "E-BOOK. Captação de Recursos"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

E-BOOK

Captação de Recursos

(2)

Captação de Recursos!

Qual a sua

necessidade? Capital de Giro para comprar

matéria-prima, pagar a folha de paga-

mento, 13º salário, oportunidade de inves-

timento, viabilizar um processo de estru-

turação ou reestruturação ou melhorar seu

custo financeiro? Seja ela qual for, sempre tem uma

boa opção para sua empresa ou projeto.

(3)

Nos últimos anos, houveram muitas aquisições e fusões de grande e médio porte de instituições financeiras. E diante do cenário de crise muitas empresas com grande potencial de recuperação e investimento viram as opções de créditos sofrerem uma redução drástica. Em um primeiro momento, este cenário apresentou uma situação muito preocupante.

Porém, esta redução no número de grandes e médias instituições financeiras e redução na oferta de crédito pelas mesmas, favoreceu o surgimento de outras várias instituições financeiras de pequeno, médio e até algumas de grandes portes que oferecem boas oportunidades de captação de recursos de curto, médio e até longo prazo.

(4)

Toda operação de captação de recursos e obtenção de linhas de créditos requer muita atenção, planejamento e controle, uma vez que uma operação seja de captação de recursos ou abertura de linhas de créditos, requer conhecimento técnico, expertise no

processo e ótimo relacionamento com o mercado financeiro.

Sendo realizada uma captação de

recursos ou utilização de uma linha de crédito imprópria para a empresa ou negócio, pode não só comprometer a operação no curto prazo, como em um cenário mais crítico, causar a

descontinuidade da empresa.

Ao contrário do que se pensa, o mercado mesmo neste cenário de incertezas políticas e recessão econômica, é possível obter boas linhas de créditos e estruturar boas captações de recursos. Para isto a Planus Consultoria em Gestão Empresarial conta com especialistas para lhe indicar e assessorar busca pelas melhores linhas de créditos e operações estruturadas para sua empresa.

(5)

A Captação de Recursos, tem como objetivo, levantar e alocar recursos financeiros para o financiamento das empresas, seja para Capital de Giro, compra de matéria prima, investimento em máquinas e equipamentos, dentre outras necessidades das empresas.

No setor financeiro, os modelos clássicos de crédito tinham o domínio até pouco tempo quando o assunto é a busca de capital. Captando-se recursos oferece-se empréstimos e negocia-se os juros e as formas de pagamento.

Mas, o mercado de crédito no Brasil evoluiu gerando novas atividades e dentre as novas alternativas podemos citar as Factorings, Securutizadoras e FIDCs.

Então, vamos explicar um pouco de cada uma das novas opções:

(6)

Ocupou o lugar deixado pelos bancos ao não atenderem empresas com grau elevado de endividamento, mas em muitos casos com grande potencial de recuperação.

FIDC ou Fundo de Recebíveis, como o próprio nome diz, são fundos de investimentos de Renda Fixa que vende cotas de direitos creditórios (recebíveis) para captação de recursos de suas operações.

Os FIDCs são regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e permitem que a remuneração do investidor e a taxa de operação para empresa sejam mais competitivas em relação as praticadas por outras instituições financeiras, pois não sofrem a incidência dos impostos do financiamento bancário.

As operações com FIDC não estão sujeitas ao IOF, ISS, PIS COFINS E CSLL, o que acarreta taxas mais atrativas para empresas que queiram antecipar seus recebíveis. Em muitos casos as taxas são menores do que os grandes bancos que predominam no varejo atual. Outro ponto positivo é que possuem maior proximidade com o cliente e maior agilidade na operação.

FIDC - Fundo de Investimento em Direitos Creditórios.

(7)

É uma atividade comercial que visa a prestação de serviços, bem como a compra de ativos financeiros. Entende-se como ativo financeiro, créditos gerados por vendas a prazo (cheques pré-datados, duplicatas, antecipação de cartão de crédito). A Factoring não faz captação de recursos e não desconta títulos como os bancos, compra os títulos com um deságio.

A Factoring também pode atuar na antecipação de valores para compra de matéria prima, onde a empresa fomentada paga com o faturamento gerado pela transformação da Matéria Prima.

Factoring

(8)

Converte suas dívidas e créditos em títulos mobiliários

Assim como as Factorings, a Securitização adquire direitos creditórios de alguma empresa, antecipando para a mesma o capital. A diferença é que esses créditos são vendidos à investidores, gerando recursos para que a Securitizadora custeie suas atividades.

Securitizar significa converter dívidas e créditos (ativos recebíveis) em títulos mobiliários.

Dentre os direitos creditórios que podem ser adquiridos por uma securitizadora podemos citar:

Empréstimos hipotecários Financiamento de automóvel Empréstimos educacionais Recebíveis de cartão de crédito Recebíveis de vendas a prazo

Pela isenção de IOF nas operações, a securitização tem menor custo que as operações de Factoring.

Atualmente no Brasil temos 04 (quatro) tipos de Securitizadoras:

As Companhias Securitizadoras de Créditos Financeiros;

As Companhias Securitizadoras de Créditos Imobiliários;

As Companhias Securitizadoras de Créditos do Agronegócio;

As Companhias Securitizadoras de Ativos Empresariais.

SECURITIZAÇÃO

(9)

Sim, é possível realizar operações com bancos menos conhecidos, que oferecem boas opções de operações estruturadas de curto, médio e até longo prazo e ainda, alguns destes bancos operam com empresas com certo grau de risco competindo frente a frente com os principais FIDICs do país. A Planus consultoria em Gestão Empresarial possui relacionamento com ao menos 12 bancos que podem oferecer boas operações financeiras.

A Planus Consultoria em Gestão Empresarial é indicada e possui ótimo relacionamento com os principais agentes financeiros relacionados acima e poderá assessorar sua empresa a captar e

estruturar as melhores linhas de créditos para sua empresa. Nos trabalhos realizados por nossos especialistas será analisado qual a melhor linha de crédito, e preparar a sua empresa para a defesa do crédito e até mesmo na gestão do recurso captado. Em um processo de operação estruturada, a empresa, seus gestores e sua gestão financeira e contábil, precisam estar preparados para passar com êxito pela defesa do crédito.

BANCOS

(10)

Antecipação de Recebíveis (duplicatas, cheques, contratos e cartão de crédito);

Fomento (Recursos Clean);

Operações de Sales and Leaseback;

Refinanciamento de Imóveis;

Operações estruturadas para Capital de Giro

com garantia real.

Operações Estruturadas de CRA;

Operações Estruturadas de CRI;

Linhas de créditos de ACC, ACE e NCE;

Bancos de Fomento como BNDES e Desenvolve SP.

Como pode-se perceber, mesmo em um momento de crise econômica existem várias opções para buscar recursos, seja ela qual for a sua necessidade e situação de endividamento.

A questão é onde está o melhor recurso para a necessidade e momento da sua empresa.

Abaixo, listamos algumas das opções das linhas de créditos onde a Planus assessora seus clientes:

(11)

A Planus Consultoria em Gestão Empresarial através de seus especialistas e seu ótimo relacionamento com o mercado financeiro irá lhe assessorar na melhor operação para captação de recursos e abertura de linhas de créditos viabilizando o recurso necessário, no prazo ideal e nas melhores condições possíveis no momento da operação, ou seja, realizar um o planejamento financeiro direcionando as decisões estratégicas.

Melhore seu custo e performance financeira com a assessoria da Planus Consultoria em Gestão Empresarial.

Consulte-nos também, para saber sobre nossa assessoria para os processos de M&A!

(12)

com garantia real.

Operações Estruturadas de CRA;

Operações Estruturadas de CRI;

Linhas de créditos de ACC, ACE e NCE;

Bancos de Fomento como BNDES e Desenvolve SP.

Como pode-se perceber, mesmo em um momento de crise econômica existem várias opções para buscar recursos, seja ela qual for a sua necessidade e situação de endividamento.

A questão é onde está o melhor recurso para a necessidade e momento da sua empresa.

Carlos Tacinari

é gestor e consultor especialista em Gestão e Finanças, administrador de empresas com MBA em controladoria e finanças. Atua forte- mente em projetos de planejamento financeiro, reestruturação financeira, oper- ações estruturadas para captação de recursos, M&A (compra e venda de empre- sas), implantação e estruturação de controladoria, gestão de crise (reestru- turação e Turnaround), recuperação judicial/extrajudicial e reestruturação orga- nizacional, possui 25 anos de experiência em empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e em empresas familiares em cargos de liderança, gestão, direção e conselhos de administração.

(13)

www.planusgestao.com.br

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

O movimento do veículo continua bloqueado pelo interruptor de fim de curso da porta B59, o freio de estacionamento não está aplicado pois o interruptor B56 está fechado, o freio