• Nenhum resultado encontrado

NoroesteNews. Noroeste

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "NoroesteNews. Noroeste"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Caraguatatuba, 02 de março de 2022 E-mail editor@noroestenews.com.br Site - http://www.noroestenews.com.br ANO XXIV Nº 1.237

Noroeste

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NAS CIDADES DE CARAGUATATUBA, UBATUBA, SÃO SEBASTIÃO E ILHA BELA

Noroeste News

A Pizza Italiana com o tempero brasileiro Delivery

Centro - 3883-1921 (Av. da Praia)

Massaguaçu - 3884-1386 (12) 99640-0158

c a r a g u á - s ã o p a u l o - b r a s i l

Luiz Carlos Dias

Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Comendador

da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Força-Tarefa da UNICAMP no combate à Covid-19.

A cobertura vacinal infantil deve aumentar

“Hortas Educativas”

realiza aula prática com colheita em Caraguatatuba

Recapeamento das Ruas Aristóteles Francisco de Sá e Benedito Jacinto Prado

Imposto de Renda 2022

(2)

- 02 -

Noroeste News 02 de março de 2022

De Cara Limpa

por

CESAR vieira bisetto

cesar@noroestenews.com.br

As imagens falam mais que mil palavras

A Voz doEsporte Amador

por

Mauricio Poeta Neto

Caraguasports.blogspot.com - A Voz do Esporte Amador

A mais almejada...

Marçal Lemes da Costa, um dos maiores atletas do surfe adaptado do mundo, está traçando suas metas para este ano: Ganhar os campeonatos que acontecem em Ubatuba; Conseguir a convocação para o mundial de surf adaptado que irá acontecer na Califór- nia.

A mais aguardada...

É a liberação pela Secretaria Mu- nicipal de Esportes da bolsa atleta para que o surfista adaptado, Marçal Lemes da Costa, possa seguir avante com seus projetos de representar Caraguatatuba, nas próximas competições nacionais e internacionais.

A mais aplaudida...

É a história do atleta Samuel de Santana Soares, 7 anos de idade, cam- peão mundial de Jiu Jitsu, em novembro de 2021, no Ginásio do Ibirapuera. A nova conquista de Samuel se deu no dia 20 de fevereiro deste ano, em São Pau- lo, onde ele foi campeão do Festival de Verão, em sua categoria de 26 quilos, ao derrotar seu oponente com um armlock (chave de braço).

A mais positiva...

É a atitude de Wilson Soares, avô do atleta Samuel de Santana Soares (7 anos de idade), ao inscrever o neto na Academia de Artes Marciais “Pacheco Team”. Certamente, Vô Wilson, nem imaginava que em breve tempo iria as- sistir o neto sendo campeão mundial de Jiu Jitsu.

A mais Festejada...

Será a data em que o Força Jo- vem, time de futebol amador presidido por Renato Carioca, irá comemorar seu jubileu de prata, 25 anos de fundação.

A data do aniversário do time é 17 de maio, mas a festa está sendo planejada para o domingo, 22 de maio, coincidin- do com o primeiro aniversário de inau- guração da “Toca do Gato”, no bairro Golfinhos.

A mais movimentada...

Será a próxima rodada de jogos

do Torneio de Futebol Amador Aniver- sário de Caraguá, no domingo, 6 de março. Desta vez, 24 equipes vão en- trar em campo, nos gramados do Forta- leza no Travessão; Corinthinha do Tin- ga; Brasília do Porto Novo e Estrela do Morro do Morro do Algodão.

A mais disputada...

Após a eliminação de nove equi- pes na primeira rodada, o Torneio de futebol amador que homenageia os 165 anos de Caraguá, promete muita disputa em sua sequência eliminatória. Aos per- dedores o que vale é “sacudir a poeira e dar a volta por cima”, uma vez que o grande campeonato envolvendo 1ª, 2ª e 3ª divisão, será breve.

A mais pertinente...

Seria a Secretaria Municipal de Esportes proporcionar, além de troféus e medalhas, um “premiozinho” em di- nheiro aos times de futebol amador que sairem vencedores do Torneio Aniver- sário de Caraguá. Um prêmio em di- nheiro irá contribuir para os dirigentes oferecerem um churrasquinho merecido aos seus atletas.

A mais imitada...

É a atual versão de torneios ou campeonatos de bairros, onde os times de futebol amador disputantes pagam uma taxa de inscrição, mas são compen- sados com uma premiação em dinheiro aos vencedores de cada certame. É o caso da Copa Nova Liga, é o caso da Copa Verão que terá início na “Toca do Gato”.

A mais descentralizada...

Será mais uma rodada de jogos do Torneio de Futsal Aniversário de Ca- raguá, com início de rodada as 19 horas na quadra do Jardim Olaria, região nor- te. Na sexta (4): Barcelona X Borussia;

Fiel Caraguá X Tuka Bike.

No sábado (5): Os Travados X Família PKG; ChurrasMais/Bola de Neve X Olaria Futsal.

Frase do dia:

“Craque chuta a bola e respeita o adversário”

(3)

- 03 -

Noroeste News 02 de março de 2022

Luiz Carlos Dias

Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Comendador

da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Força-Tarefa da UNICAMP no combate à Covid-19.

A cobertura vacinal infantil deve aumentar

O Brasil precisa vencer a cam- panha antivacinação infantil pro- tagonizada pelo Governo Federal e seus sabujos negacionistas para proteger suas crianças contra a Co- vid-19. Como cientistas, é nossa responsabilidade trazer as melhores informações científicas, verdadeiras, confiáveis e transparentes. É nossa responsabilidade como pais, ajudar a esclarecer de forma honesta e sin- cera as dúvidas de outros pais, avós e responsáveis por nossas crianças.

É nosso dever como cidadãos brasi- leiros, lutar contra os antivacinas, os disseminadores de mentiras e con- tra o monstro do negacionismo e do obscurantismo intelectual que tomou conta desse país. A ciência deu uma resposta extraordinária nesta pande- mia: temos vacinas que salvam vidas.

Temos razões epidemiológicas, sani- tárias, éticas e morais para vacinar nossas crianças. As crianças estão em processo de formação e incentivar a vacinação tem um caráter educativo, pedagógico, de transmissão de valo- res como empatia, respeito pela vida, dignidade humana e responsabilida- de social. É um enorme aprendizado de cidadania para nossas crianças, entender a importância da vacinação para a proteção da coletividade, que decisões individuais têm reflexo no coletivo e que o impacto dessa esco- lha pode evitar casos graves, interna- ções e óbitos não só de crianças, mas de todas as pessoas.

Óbitos na faixa 0-19 anos por Covid-19

Segundo dados dos Boletins Epidemiológicos (BE) do Ministé- rio da Saúde (MS) – BE 100 (último com dados de 2022), BE 92 (último com dados de 2021), BE 44 (último com dados de 2020) – desde o início da pandemia, foram 2.842 mortes por Covid-19 na faixa etária 0-19 anos,

sendo 863 óbitos na faixa menor que 1 ano, 448 na faixa de 1 a 5 anos e 1.531 entre 6 e 19 anos. Esses núme- ros estão subnotificados e desatua- lizados, pois segundo os boletins, o total de óbitos por Covid-19 no pe- ríodo 2020 a 2022 até o momento é de 579.991. O total de óbitos levanta- dos pelo consórcio de imprensa é de 644.695 e mostra uma diferença de 64.704, sugerindo que o total de óbi- tos na faixa 0-19 anos é ainda maior.

Aprovação de vacinas pediátricas pela Anvisa

A Anvisa aprovou a amplia- ção do uso do imunizante da Pfizer/

BioNTech para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, no dia 16/12/2021. No dia 20/01/2022, a Anvisa aprovou o uso emergencial da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes na faixa de 6 a 17 anos.

O Brasil iniciou a vacinação da fai- xa etária de 5-11 anos apenas no dia 14/01/2022, cerca de 30 dias após a aprovação da vacina da Pfizer pela Anvisa. Mesmo com o legado ex- traordinário do Programa Nacional de Imunização (PNI), que permite que o Brasil possa vacinar tranqui- lamente muito mais de 1 milhão de pessoas por dia, o país vacinou, até o dia 21/02/2022, aproximadamente 7,5 milhões de crianças de 5-11 anos, o que corresponde a 36,4% do total nessa faixa etária, no período de 39 dias. É muito pouco!

Se tivéssemos campanhas ofi-

ciais de conscientização e esclare- cimento de pais e responsáveis por parte do MS, defendendo a impor- tância da vacinação para a proteção de crianças, nós poderíamos ter va- cinado mais de 95% das crianças nesse período. Mas ao contrário do que esperávamos de um órgão que historicamente sempre defendeu a vacinação e medidas sanitárias para a proteção de nossa população, o atu- al MS trabalha contra. Justamente quem deveria defender a vacinação e assumindo o protagonismo de com- bater fake News, faz campanha an- tivacinismo infantil. Por isso, temos essa baixa adesão.

Episódios de sabotagens à vacinação contra a

Covid-19 no Brasil

São muitas as razões para os baixos níveis de vacinação infantil até o momento. Nós nunca tivemos uma campanha nos veículos de co- municação em massa e nas várias mí- dias, defendendo a vacinação infantil protagonizada pelo MS. Estratégias de comunicação em massa, com in- formações claras e objetivas têm um papel fundamental e deveriam ser uma política de Estado. Mas infeliz- mente, hoje estamos expostos a uma política de governo anticiência e o Brasil vive uma séria crise de ges- tão. Os negacionistas estão ocupando muito espaço nas redes sociais, es- palhando a praga da desinformação, que mata.

Não podemos esquecer que em virtude da negligência no combate a pandemia por parte do Governo Fe- deral e da falta de acesso a dados de óbitos oficiais, um consórcio de im- prensa foi formado no início da pan- demia por veículos de comunicação para levar informações corretas para

a população brasileira. Desde o su- posto ataque hacker ao site do MS no início de dezembro de 2021, a po- pulação brasileira também não teve acesso aos números atualizados de óbitos por faixa etária e aos indica- dores epidemiológicos.

Desde o início da pandemia, autoridades ligadas ao governo fe- deral promoveram tratamentos ine- ficazes, depois ignoraram a aprova- ção da vacina da Pfizer pela Anvisa, demoraram para comprar as vacinas pediátricas e alimentaram teorias da conspiração de que as vacinas não são seguras. Eles ainda questionam sua eficácia e segurança e defendem a farsa do kit Covid, contendo hidro- xicloroquina, ivermectina, cloroqui- na e azitromicina para tratamento precoce — medicamentos ineficazes com grande potencial de gerar efeitos adversos. Eles também defendem a trapaça irresponsável do uso de ozo- nioterapia no combate a Covid.

Não fosse a pressão de vários setores organizados da sociedade, incluindo as sociedades científicas, médicas e a imprensa brasileira, além de questões políticas para evitar um protagonismo maior do governador do Estado de São Paulo na campa- nha de vacinação contra a Covid, a situação seria ainda pior. Consegui- mos combater muitos dos embustes criados pelo movimento antivacinas, mas é difícil lutar contra a desinfor- mação proveniente de membros dos órgãos oficiais do Palácio do Planal- to, como o MS.

O Brasil teve vários problemas na logística e distribuição das vacinas e é um solo fértil para o espalhamen- to de outro vírus, o das fake News.

Sabemos que desde o início da pan- demia, faltam campanhas nacionais de incentivo à vacinação e esclare- cimento da população brasileira por parte do MS, pois a imunização nun- ca foi prioridade do governo federal.

Temos o Presidente da República e Ministros de Estado recomendando diretrizes de caráter ideológico, em episódios irresponsáveis que atentam

(4)

- 04 -

Noroeste News 02 de março de 2022

(5)

- 05 -

Noroeste News 02 de março de 2022

contra a saúde da população brasi- leira. Assim que a Anvisa aprovou a vacina pediátrica da Pfizer, o Presi- dente da República ameaçou divul- gar os nomes dos técnicos da Anvisa que aprovaram o imunizante. O Che- fe do Executivo também afirmou re- centemente que o número de mortes de crianças pela Covid-19 é insigni- ficante no Brasil, que vacinas trans- mitiam o vírus HIV e sugeriu aos pais conversar com “seus vizinhos”

para decidir pela vacinação ou não de seus filhos. O atual Ministro da Saú- de disse que “os óbitos de crianças estão dentro de um patamar que não implica em decisões emergenciais”

e mentiu ao afirmar que havia cerca de 4 mil óbitos com comprovação de relação causal com a aplicação das vacinas contra a Covid-19. O pró- prio levantamento do MS não mostra mortes causadas pelas vacinas entre os milhões de brasileiros vacinados.

Tivemos que lidar com medi- das de caráter oficial, como a audiên- cia pública para discutir a vacinação para crianças de 5-11 anos, organiza- da pelo MS no dia 04/01/2022, que colocou em pé de igualdade, cien- tistas e médicos respeitados, com charlatães que são contra a ciência, contra as evidências científicas e que defendem uma bandeira política anti- vacinas. Não se pode colocar no mes- mo palco profissionais sérios com picaretas que só espalham teorias da conspiração. Não se dá espaço no de- bate para definição de políticas pú- blicas a médicos e pseudocientistas que não honram o diploma e hoje es- tão nas fileiras dos antivacinas. Esses indivíduos não podem ter oportuni- dade para espalhar o vírus das menti- ras assassinas em eventos oficiais, de promover falácias sobre medicamen- tos que não são eficazes, ao mesmo

tempo em que mentem descarada- mente sobre eficácia e segurança das vacinas e defendem ozonioterapia no combate a Covid. Como eles podem atacar as vacinas contra uma doen- ça que já matou cerca de 6 milhões de pessoas no mundo, sendo quase 645 mil no Brasil? Essa audiência pública inédita e desnecessária ser- viu ao propósito de assustar os pais e responsáveis pelas crianças. Depois desse espetáculo deprimente, no dia 05/01/2022, o MS decidiu que a va- cinação infantil não seria obrigatória e que os pais deveriam assinar um termo de consentimento autorizando a vacinação de seus filhos.

As vacinas pediátricas deve- riam ser incorporadas ao PNI, onde entrariam no calendário básico de vacinação das crianças e seriam con- sideradas obrigatórias. Para evitar a obrigatoriedade, o MS incluiu as vacinas apenas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Com essa medida, o Ministério defende que não fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde consta que a vacinação seria obrigatória quando recomendada pelas autoridades sani- tárias. Segundo o ECA, toda criança brasileira tem direito à saúde e a va- cinas que salvam vidas.

Outro episódio lamentável foi a medida do Disque denúncia antiva- cinas, criada pelo Ministério da Mu- lher, da Família e dos Direitos Huma- nos (MMFDH), que divulgou nota técnica contra a criação do passaporte vacinal e contra a obrigatoriedade da vacinação infantil contra a Covid-19.

Foi necessário o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibir a ampliação do escopo do Disque 100, “fora de suas finalidades institucionais”, para impedir o canal de receber queixas de pessoas contrárias às vacinas. Usar o MMFDH para criar essa nota técnica foi mais um retrocesso e uma aber- ração que atenta contra a saúde da população brasileira. É uma diretriz de caráter ideológico e mais um epi- sódio lamentável de negação da ciên-

cia. Não podemos admitir ações do governo federal para atrasar e atrapa- lhar a vacinação de nossas crianças.

No dia 20/01/2022, dois Mi- nistros de Estado usaram dinheiro público para buscar benefícios políti- cos e eleitorais ao visitarem a família de uma criança em Lençóis Paulis- ta, na tentativa de vincular o efeito adverso da criança com a vacina. O próprio Presidente ligou para a fa- mília, segundo noticiou a imprensa.

Foi comprovado que a criança pos- suía uma doença congênita, que não teve nenhuma relação com a vacina.

Eles tentaram passar a ideia de que o problema enfrentado pela criança foi uma reação à vacinação contra a Covid. Esse é o sonho de consumo deles, que uma criança morra com relação causal com uma das vacinas.

As autoridades do Palácio do Planal- to não visitaram ou fizeram ligações para nenhuma família das cerca de 2.842 crianças e adolescentes que comprovadamente morreram em vir- tude da Covid-19.

A nota técnica no. 2/2022, as- sinada pelo Secretário de Ciência e Tecnologia do MS publicada no Diá- rio Oficial da União de 21 de janeiro de 2022, rejeitou as conclusões do Grupo de Trabalho instituído pelo próprio MS, aprovadas pela Comis- são Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS. A co- missão científica mostrou que os me- dicamentos favoritos do governo fe- deral, cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina não funcionam contra Covid. Esses especialistas represen- taram sociedades científicas e elabo- raram diretrizes para o tratamento da Covid-19, pautadas no conhecimento científico sólido e bem fundamen- tado nas melhores informações e recomendações internacionalmente aceitas. Mas o secretário recusou as evidências científicas e desvirtuou a nota dizendo que a cloroquina era se- gura e eficaz contra a Covid-19 e as vacinas não. Surreal!

O Senado Federal sediou no dia 14/02/2022, uma sessão de pesadelo

com desfile de mentiras e muita de- sinformação sobre as vacinas contra a Covid-19. Alguns políticos e médi- cos anticiência, afirmaram, sem apre- sentar qualquer evidência científica, que as vacinas contra a Covid-19 podem causar câncer. Eles também divulgaram informações falsas, sem comprovação científica, colocando em dúvida a eficácia e a segurança das vacinas contra a Covid-19. Foi mais um show de horrores e de tra- paças promovido à luz do dia, para agradar as bases negacionistas, com a participação de alguns dos maiores mentirosos do país, que espalham fake News e mentiras assassinas im- punemente. Mais um enorme desser- viço para a saúde e segurança da po- pulação brasileira, tudo em nome da liberdade de expressão.

Os efeitos provocados pelos antivacinas

Os covardes antivacinas, que incluem alguns políticos, jornalistas, médicos, líderes religiosos e pseudo- cientistas, estão enganando e assus- tando a população, defendendo uma bandeira política anticiência. É preci- so combatê-los! Não podemos admi- tir pessoas morrendo por Covid-19, tendo vacinas seguras e eficazes que podem evitar formas graves da doen- ça, hospitalizações e óbitos. Temos que repudiar com veemência a atitu- de de profissionais de saúde que se aproveitam da credibilidade de sua profissão para disseminar de forma leviana, notícias sem qualquer base científica, com objetivo de desesti- mular a vacinação de crianças.

Nunca precisamos do judiciá- rio para obrigar pais a vacinarem seus filhos. O que, realmente, precisamos é de políticas públicas para romper a cadeia de transmissão da doença, como testagem em massa, uso de máscaras de boa qualidade (PFF2/

N95, KN95) e de campanhas infor- mativas para a população respeitar as medidas não-farmacológicas.

Precisamos vacinar mais rapi- damente a população e todos - com 18 anos de idade ou mais - devem

(6)

- 06 -

Noroeste News 02 de março de 2022

tomar as duas doses e a dose de re- forço. Até o momento, a dose de re- forço foi aplicada em apenas 37,53%

da população com 18 anos de idade ou mais. Precisamos vacinar nossas crianças e evitar que uma variante de preocupação mais perigosa possa surgir entre as crianças não vacina- das. Sabemos que o vírus sofre me- nos mutações em pessoas vacinadas, que a capacidade evolutiva do vírus é menor em pessoas vacinadas, que elas se recuperam mais rapidamente e ficam menos tempo com o vírus.

Hoje nós temos um leque de boas vacinas, seguras e efetivas contra a Covid-19, mas infelizmen- te não temos vacinas contra o vírus da desinformação e das fake News, tampouco contra a ignorância e a es- tupidez humana. É urgente derrotar o discurso negacionista antivacinas, que mata.

A cobertura vacinal infantil deve aumentar

A Covid-19 mata mais que to- das as outras doenças preveníveis por vacinas e o impacto não se resume à fase aguda da doença. Crianças po- dem ser infectadas pelo vírus, podem precisar de hospitalização, ter casos de síndrome inflamatória multissis- têmica pediátrica (SIM-P) pós-covid, podem apresentar Covid longa com persistência dos sintomas por mais de 8 semanas depois da recuperação da infecção, podem ter transtornos psiquiátricos e sequelas respirató-

rias, neurológicas e cardiovasculares irreversíveis por toda a vida, podem transmitir o vírus para outras pesso- as com comorbidades que moram no mesmo lar. Crianças podem morrer!

Temos que fazer o mapeamen- to das crianças não vacinadas e reali- zar busca ativa e planejar campanhas de vacinação nas escolas. Apesar de todas as notícias mentirosas, as pes- soas estão sedimentando confiança nas vacinas. As evidências científi- cas das vantagens da vacinação são muito robustas. A partir do momento em que mais e mais crianças forem vacinadas, que os pais indecisos ob- servarem os benefícios e que de fato não estão ocorrendo eventos adver- sos graves e nem óbitos nas crian- ças vacinadas, as taxas de cobertura vacinal infantil devem aumentar. Os pais estão protegidos com as vacinas, agora precisam proteger seus filhos.

Aqueles que não levaram seus filhos para se vacinar porque foram infectados pela ômicron tem que es- perar o período da quarentena. Mui- tas crianças também foram infecta- das nesse período e devem esperar pelo menos 30 dias após a infecção para serem vacinadas.

Em um país tão desigual, já são muitas as dificuldades de acesso às políticas públicas na área de saúde por parte das populações mais vul- neráveis. Toda essa onda gigantesca de fake News trouxe consequências irreparáveis. Mesmo assim, as vaci- nas estão mostrando sua importân- cia fundamental e estão cumprindo muito bem o seu papel. Mas a baixa adesão à dose de reforço e à vaci- nação infantil podem trazer riscos e comprometer o combate à pandemia.

Vacinar-se é um dever sanitário e um ato de cidadania e resistência.

TEXTO - LUIZ CARLOS DIAS | INS- TITUTO DE QUÍMICA

FOTOS - ANTONIO SCARPINETTI | TANIA REGO (AGÊNCIA BRASIL) EDIÇÃO DE IMAGEM - PAULO CA- VALHERI

“Hortas Educativas” realiza aula prática com colheita em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), desenvolve ações de educa- ção ambiental em todas as etapas de ensino da rede municipal.

Com o início do ano letivo de 2022, foi retomado o projeto Hortas Educativas, que já abrange mais de 30 unidades escolares do município.

Desenvolvido através do Setor de Pro- jetos da Seduc, o “Hortas Educativas”

tem como objetivo o cultivo de hortas e espaços verdes nas unidades escola- res, buscando sensibilizar a comuni- dade escolar sobre a importância das hortas para as questões nutricionais, alimentares e de meio ambiente.

Na quinta-feira (24), em com- plemento à 3ª oficina online de capa- citação, que tratou do tema “Viveiro Ecológico”, foram realizadas ativida- des complementares com os alunos e comunidade escolar das unidades EMEI M.ª de Lourdes Lucarelli Pe- rez e EMEF Dr. Carlos Almeida Ro- drigues, no bairro Indaiá, indicadas pela Prefeitura para o Programa de Educação Ambiental (PEA), execu- tado pela Petrobras, por atenderem a crianças moradoras da Fazenda Serra- mar, localidade próxima à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA).

Com uma aula prática ao ar li- vre, os participantes puderam viven- ciar o contato com a terra por meio da plantação de sementes de couve, raba-

nete, alface e a colheita de cenouras.

A responsável pelo projeto na Secretaria de Educação, Mayara Pei- xoto, explicou que as oficinas adotam uma metodologia participativa, visan- do o envolvimento ativo dos alunos e possibilitando interação entre todos envolvidos, por isso a ideia é convidar os pais e a comunidade escolar para participarem juntos das próximas ofi- cinas.

Sobre os aspectos pedagógicos do projeto, a secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou que as hortas educativas têm como objetivo pro- mover o contato dos estudantes com os alimentos e estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. “As hortas são instrumentos para a compreensão da relação entre meio ambiente x alimen- tação saudável, cidadania e qualidade de vida”, disse.

Ao todo, as atividades em parce- ria com a Petrobras terão a duração de dois anos (setembro de 2021 a 2023), com a realização de outras sete capa- citações sobre temas como composta- gem, alimentos orgânicos, temperos naturais e empreendedorismo.

O Programa de Educação Am- biental (PEA), executado pela Petro- bras, é uma medida mitigadora exi- gida pelo IBAMA no licenciamento ambiental das atividades de operação da UTGCA e do trecho terrestre do ga- soduto Gasmex, em Caraguatatuba.

(7)

Noroeste News

02/03/2022

Happening News

Fátima Marques

fatima@noroestenews.com.br MTB 0066202

-07-

A princesa Maria Eduardo comemorou o aniversário de 4

aninhos com uma festa maravilhosa preparada com muito

amor pela mamãe Priscila.

Parabéns e muitas Felicidades!!!!

Isabella Matos

completou 18 anos no último dia 24/02.

A Mamãe Bia Matos parabeniza pelo

aniversário e pela nota maravilhosa de 920

pontos na redação do Enem. Parabéns e

muitas felicidades!!!

(8)

- 08 -

Noroeste News 02 de março de 2022

Recapeamento das Ruas Aristóteles Francisco de Sá e Benedito Jacinto Prado

A Secretaria de Obras Pú- blicas iniciou, nesta sexta-feira (5), o recapeamento de mais duas vias na região sul. Desta vez, os serviços serão realizados nas Ruas Aristóteles Francisco de Sá e Benedito Jacinto Pra- do, ambas no Perequê-Mirim. A soma da extensão das duas ruas chega a 700 metros.

As duas ruas foram contem- pladas pelo pacote de obras do Plano Municipal de Pavimentação da ‘Fase 1’ que abrange outros 25 logradou- ros. As obras têm investimento na ordem de R$ 28.472.762,53. As des- pesas são oriundas do Financiamento

FINISA/Caixa.

A Secretaria de Obras Públicas continua com os serviços de drena- gem nas ruas Caraguatatuba e Luís Nicolau Fagundes Varela (rua da fei- ra), no Travessão. Nesses locais, se- rão colocados tubos de concreto para melhorar significativamente o escoa- mento de águas das vias.

Também no Perequê-Mirim, a Rua Projetada Dois recebe os servi- ços de colocação de guias e sarjetas para que em breve receba o asfalto.

Imposto de Renda 2022

O período para enviar as declarações do Imposto de Renda 2022 começa na próxi- ma segunda-feira, dia 7 de março, e vai até 29 de abril. Depois de dois anos de prazo ampliado por conta da pandemia do coronavírus, a Recei- ta Federal determinou a volta do tempo tradicio- nal de entrega. No ano

passado, o prazo terminou em maio. E em 2020, em junho.

O especialista em contabilidade Reginaldo Pereira de Araújo afirma que, além de ficar atentos aos prazos, é essencial que os contribuintes sai- bam se são obrigados a declarar, ou não.

“Quem está obrigado a decla- rar o Imposto de Renda do exercício de 2022, referente ao ano/calendário de 2021, são aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70. Em relação à ativida- de rural, é aquele que obteve receita bruta anual em valor superior a R$

142.798,50. Também são obrigadas as pessoas que receberam rendimentos isentos não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$40.000”, explica.

Contribuinte que recebeu ren- dimentos tributáveis superiores a R$

28.559,70;

Contribuinte que tinha posses somando mais de R$ 300 mil, até o último dia de 2021;

Contribuinte que recebeu rendi- mentos isentos acima de R$ 40.000;

Quem escolheu pela isenção de imposto na venda de um imóvel resi- dencial para comprar outro no prazo de 180 dias;

Produtor Rural que obteve re- ceita bruta anual decorrente de ati- vidade rural em valor superior ao do limite de R$ 142.798,50;

Todos que passaram a morar no Brasil em qualquer mês de 2021 e continuaram nessa condição até o últi- mo dia do ano passado;

Quem declarou em qualquer

mês de 2021 um ganho de capital na venda de bens ou realizou operações na Bolsa de Valores.

Vale destacar que, como se trata de ajuste anual com o fisco, o contri- buinte precisa ter os comprovantes de todos os rendimentos e gastos no ano de 2021. Além disso, é necessário possuir documentos que comprovem ganhos e despesas dos dependentes que constarem na declaração.

Imposto de Renda pelo celular Para os contribuintes que vão fazer o acesso por celular, os progra- mas estarão disponíveis para Android e IOS. É preciso fazer a busca por

“Meu Imposto de Renda”, na loja de aplicativos do seu celular.

Como fazer a declaração do IR no computador

Acesse a página da Receita Federal Clique em ‘Meu Imposto de Renda’ Selecione “Baixar o progra- ma” Escolha a modalidade de dis- positivo (computador, dispositivo móvel ou certificado digital) Siga as demais instruções apresentadas

Para fazer a declaração on-line Os contribuintes também têm a opção de fazer o preenchimento de forma on-line, na página ‘Meu Im- posto de Renda’, com acesso pelo portal e-Cac (clique aqui para aces- sar). https://cav.receita.fazenda.gov.

br/autenticacao/login/index/107 Fonte: Brasil 61

Assista diariamento os Programas Viola em Prosa, Pescando com o Caçador, Cesar Jumana Entrevista,

Edelson Moura na TV e o Jornal Radar Noticioso com Lano Brito.

www.caraguatv.com.br

(9)

08 de novembro de 2018

- 04 -- 09 - 02 de março de 2022

Noroeste News

Polícia DISQUE

DENÚNCIA

181

Exerça sua cidadania Denuncie e obtenha uma cidade

melhor para você!

MARLY BISETTO

marly@noroestenews.com.br MTB - 66.483 SP

Consumidores com Tarifa Social vão ter bandeira verde em março

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que consumi- dores que recebem o benefício da Tarifa Social de Energia vão ter bandeira verde em março. Isso significa que não haverá aumento na conta de luz para mais de 24 milhões de famílias.

Uma das beneficiadas é a mora- dora da cidade de Samambaia, no Distri- to Federal, Rogéria Moura. Ela diz que essa manutenção da bandeira verde na tarifa social vai ajudar no orçamento.

“Nessa dificuldade toda com a pandemia e no pós-pandemia, além da outra onda de Covid-19, com a falta de emprego, todo mundo nessa dificuldade.

Se o governo tirar esse benefício ou tirar outro, claro que para nós vai pesar no orçamento”, afirma.

O economista Roberto Piscitelli ressalta o grande número de famílias beneficiadas. “A gente sabe que esses custos de energia no Brasil são muito elevados e isso pesa significativamente no orçamento das famílias de modo ge- ral. Então, é um número expressivo de famílias que será beneficiado”.

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétri- ca é um desconto da conta de luz dado às famílias de baixa renda inscritas no Ca- dastro Único ou que tenham entre seus membros alguém que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O desconto varia entre 10% e 65% até o limite de consumo de 220 kWh. Os descontos são dados por faixa de consumo:

Até 30 kWh - 65% de desconto;

De 31 KWh a 100 KWh - 40% de desconto;

De 101 KWh e 220 KWh - 10% de descontos.

Quando cobrados, os adicionais de bandeiras tarifárias na conta de luz dos consumidores que possuem direito à Tarifa Social de Energia Elétrica se-

guem os mesmos percentuais de des- contos que são estabelecidos por faixa de consumo.

Para acessar a Tarifa Social, um dos integrantes da família deve compa- recer à distribuidora de energia elétrica que atende sua residência e apresentar a documentação que comprove as exigên- cias para obter os descontos.

Para saber mais, assista o vídeo da Aneel sobre os critérios para ser be- neficiário da Tarifa Social

Escassez Hídrica

Os demais usuários vão continu- ar pagando a Bandeira de Escassez Hí- drica, no valor de R$ 14,20 a casa 100 kWh consumidos. Segundo o governo, o valor foi necessário para cobrir os custos de energia, que ficaram mais caros por conta de um período de escassez hídrica enfrentado por todo o Brasil em 2021.

A Bandeira Escassez Hídrica segue em vigor até abril de 2022.

“Acreditamos que [a Bandeira Escassez Hídrica] não será necessária a partir de abril. [Ela] foi utilizada para pagar o custo adicional de geração de energia. Como nós não tínhamos água para gerar as nossas usinas hidrelétri- cas, tivemos que contratar energia no exterior, da Argentina, do Uruguai, e tivemos que usar nossas usinas termelé- tricas, que são mais caras, por conta do petróleo, do óleo, por conta do gás”, dis- se o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Bandeiras

O sistema de bandeiras foi cria- do para sinalizar o custo real da energia gerada. O funcionamento é dividido por cores - verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2). Se a energia está na bandeira vermelha, por exemplo, estará custando mais caro.

A Bandeira de Escassez Hídrica foi criada em 2021 para cobrir os custos de geração, transmissão e distribuição de energia durante o período de seca, quando é preciso acionar as termelétri-

cas. Fonte: Brasil 61

Indivíduo é preso com arma de fogo em Ubatuba

No início da madrugada de quarta-feira (02/02), uma equipe da Polícia Militar durante patrulhamento pela Av. Iperoig, deparou-se com duas motos, cujos condutores ao percebe- rem a presença policial empreenderam fuga, mas uma delas acabou sendo abordada pelos policiais.

Com os dois indivíduos, nada de ilícito foi encontrado, porém na moto, sob o banco havia um revolver cal. 38, com numeração suprimida.

O condutor da moto assumiu a propriedade do revolver. Dada voz de prisão, o mesmo foi conduzido à ca- deia pública.

Trio é preso por roubo em Caraguatatuba

Na noite de quinta-feira (25/02) após comunicado de roubo ocorrido no bairro Golfinho, uma equipe da Polícia Militar em patrulhamento pela região, localizou os três indivíduos.

Com eles foram encontradas as duas bicicletas roubadas e em um terreno foi localizado o celular, também pro-

duto do roubo.

No momento da abordagem eles confessaram o roubo e foram recolhi- dos à cadeia pública. Na delegacia a vítima reconheceu os autores.

Jovem é apreendido realizando tráfico de drogas em Ubatuba

Na noite de quinta-feira (25/02), uma equipe da Polícia Militar em pa- trulhamento pelo bairro Perequê-Açu, viu dois indivíduos de bicicleta para- dos na via, sendo que um deles segu- rava uma sacola plástica, e o outro lhe entregava dinheiro.

Ao perceberem a presença dos policiais, saíram em sentidos opostos, mas foram abordados. Com um dos jovens foram encontrados: 64 por- ções de crack, 25 micros tubos com cocaína, 34 porções de maconha e R$103,00, o outro jovem não portava nada de ilícito.

O jovem que carregava a sacola assumiu a venda de drogas, informan- do que o outro seria apenas compra- dor, e foi detido por ato infracional de tráfico de drogas permanecendo a dis- posição da justiça.

(10)

Noroeste News Noroeste NewsNoroeste News - 10 -- 08 - 02 de março de 202222 de abril de 2020

Charges publicadas com autorização do Site Humor Político https://www.humorpolitico.com.br

HUMOR

CHAME CHAME

99104-6000 / 3887-4000 / 99106-7775 (12)

Pensamento da Semana:

“As frustrações de Putin tornarão seu ataque mais brutal, mas há sinais de

que o Ocidente está

despertando de seu sono”

(11)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 11 - 02 de março de 2022

(12)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 12 - 02 de março de 2022

(13)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 13 - 02 de março de 2022

(14)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 14 - 02 de março de 2022

Jardim Casa Branca – A p a r t a m e n t o - R$280.000- AP0546/ 2dorms/

1vaga/ 55m² área útil/ CRE- CI 114.203/ 12 99150-5005

Apto Aruan - MDC0562 - 1Dorm, Sl, coz, Banh - 275 mil- pi- scina, área Lazer- Creci 26535J/ (12) 98126-8800 Porto Novo Terreno com 640,00 m²/ mu- rado e aterrado/

350 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

Apto Sumaré - MDC 0787 – 2Dorm, 2Banh, Sl, Coz 285 mil – Creci 26535J/ (12) 98126-8800

PORTO NOVO R$ 320mil/ LOTE 620m²/ A 40 M da praia/ 25m X 24,50m/ OCA- SIÃO/ creci 23720/

98187-8636 what P E G O R E - LLI 1000m²/ R$

110MIL/ Ótimo lo- cal/ aceita auto/

estuda proposta/

creci 23720/

98187-8636 what Casa Morro Al- godão- MDC 1420- 3Dorm, 1 suiteSl, Coz, Banh- 299 mil- Creci-26535J/

(12) 98126-8800

1ª Vara Cível1ª Vara Cível

EDITAL DE CITAÇÃO – PRAZO DE 20 DIAS, expe- dido nos autos da Ação de Usucapião,PROCESSO Nº 1001247-14.2020.8.26.0126

MM. Juiz de Direito da 1ª Vara Cível, do Foro de Cara- guatatuba, Estado de São Paulo, Dr.Ayrton Vidolin Marques Júnior, na forma da Lei, etc.

FAZ SABER a réus ausentes, incertos, desconhecidos, eventuais interessados, bem como seuscônjuges e/ou sucessores, que Raquel Ribeiro Brock de Oliveira Rangel ajuizou ação deUSUCAPIÃO, visando Ação de Usucapião Extraordinária, alegando posse mansa e pacífica noprazo legal. Estando em termos, expede-se o presente edital para citação dos supramencionadospara, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, a fluir após o prazo de 20 dias. Não sendo contestada aação, o réu será considerado revel, caso em que será nomeado curador especial. Será o pres- enteedital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nestacidade de Cara- guatatuba, aos 27 de abril de 2020.

Edital de INTIMAÇÃO com Prazo de 20 dias úteis Processo nº 0013445-86.2009.8.26.0126. O Dr.

WALTER DE OLIVEIRA JUNIOR, MM Juiz de Direito da 3ª Vara Cível do Foro da Comarca de Caraguatatuba/SP. Faz Saber a EDIR PALMA, CPF 227.094.988-98 que por parte de CESAR VIEIRA BISETTO foi ajuizada ação de cumpri- mento de sentença – locação de imóveis, valor da causa R$ 101.365,45 (17/08/2015). Estando o réu em local ignorado, expediu-se o presente edital de INTIMAÇÃO, para que no prazo de 15 dias úteis, após fluir o prazo de 20 dias úteis supra, pague a quantia fixada em sentença, devidamente atual- izada, sob pena de multa de 10% sobre o valor do débito, honorários advocatícios de 10% e a requerimento do credor, expedição de mandado de penhora e avaliação (art. 523 e parágrafos do Código de Processo Civil), transcorrido o período acima indicado sem o pagamento voluntário, ini- cia-se o prazo de 15 (quinze) dias úteis para que o executado, independentemente de penhora ou nova intimação, apresente, nos próprios autos sua impugnação. Será o presente edital afixado e pub- licado na forma da lei.

MINUTA EDITAL USUCAPIÃO LAURINDA AL- CIDES DA SILVA

O DOUTOR GILBERTO ALABY SOUBIHE FIL- HO, MM.JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DE SÃO SEBASTIÃO/SP, NA FORMA DA LEI, ETC...

FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem, ou dele conhecimento tiverem que, por este Juízo processa-se uma ação de USUCAPIÃO movida por LAURINDA ALCIDES DA SILVA para constatarem a presente ação processo nº 1003839-69-2021.8.26.0587 e para que chegue ao conhecimento dos SUPRAS CITADOS, e nin- guém alegue ignorância do futuro, expediu-se o presente edital, com o prazo de 15 dias, para que apresentem contestação, sob pena de con- fissão e revelia, do imóvel abaixo descrito: Uma casa e respectivo terreno situado no Bairro Canto do Mar, Município de São Sebastião, Estado de São Paulo, a saber : Um terreno e respectiva casa medindo dez (10:00) metros de frente para Avenida Oceanidas, medindo dez (10:00) metros nos fundos e confrontando com Gilberto Gomes Batista, do lado esquerdo vinte e um metros e quinze centímetros (21:15) e confronta com Maria das Graças da Silva e do lado direito confronta com a Avenida Dóris, perfazendo uma área de 323.70 mts2 ( trezentos e vinte e três metros e setenta centímetros quadrados.

(15)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 15 - 02 de março de 2022

TRAVESSÃO 2 DORM R$

190MIL/ próx. a pista/ escola/ mer- cado/ at 250m²/

sala/ coz/ wc/

qtal/ creci 23720/

98187-8636 what BCO ALTO 2DORM R$180 MIL/ sala/ coz/

banh/ varanda/

qtal/ at 250m²/ cre- ci 23720/ 98187- 8636 what

Jardim das Gaivotas – Casa - R$270.000 - CA0874/ 2dorms/

1vaga/ 60m² área construída/ CRECI 114.203/ 12 99150- 5005

Tinga – Sob- rado - R$215.000 - SO0551/ 2dorms/

1vaga/ 136.38m² área construída/

CRECI 114.203/ 12 99150-5005

ÁREA PEG- ORELLI R$

140MIL/ 2880m²/

água/ luz/ ótimo local/ 50m do as- falto/ creci 23720/

98187-8636 what Mª HELENA 2 DORM R$

220MIL/ sobrado lindo/ sala/ coz/

wc/ quintal/ chur- rasq/ escritura def/

ac térrea/ creci 23720/ 98187- 8636 what

Indaiá atrás do Semar - Casa 3 dorms. sendo 1 suíte/ sala/ coz/

banh/ área serv/ e 2 vagas garagem/

380 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

Casa Jd Gaivotas - MDC

1417- 2Dorm, Sl, Coz, Banh, 2 vagas- 280 mil- Creci 26535J/ (12) 98126-8800

Prainha – Sob- rado - R$265.000 - SO0558/ 1dorm/

1vaga/ 48m² área construída/ CRE- CI 114.203/ 12 99150-5005

Travessão – Casa - R$145.000 - CA0897/ 3dorms/

3vagas/ 79m² área construída/ CRE- CI 114.203/ 12 99150-5005

Indaiá atrás do Semar - Casa 3 dorms. sendo 1 suíte/ sala/ coz/

banh/ área serv/ e 2 vagas garagem/

380 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

Centro Sob- rado 4 suítes/

sala 2 amb/ coz.

planej/ área serv/

piscina e churrasq/

garagem 3 carros/

900 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

Balneário Re- canto Do Sol – Apartamento - R$220.000 - AP0047/ 1dorm/

1vaga/ 44m² área útil/ CRECI 114.203/ 12 99150- 5005

MARIA HEL- ENA R$ 200MIL - 2 dorms. (ST) sala/

coz/ qtal/ churrasq/

gar/ lindo sobrado/

escr. def/ creci 23720/ (12) 98187 8636

Apto M.Sá MDC 0841– 2Dorm, Sl, coz, Banh,2vagas – 220mil - Cre- ci 26535J/ (12) 98126-8800

Casa Cond Massaguaçu MDC1021- 2Dorm, Sl, Coz, Banh - 215mil - Cre- ci 26535J/ (12) 98126-8800

C a s a T r a v e s s ã o- MDC0502- 1- 3 Dorm, 1 suite, 2 vagas 250mil - Creci 26535J/ (12) 98126-8800

2º Vara Cível EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO DE 30 DIAS, expedido nos autos da Ação de Usucapião, PROCESSO Nº 1004206-21.2021.8.26.0126. O(A) MM. Juiz(a) de Direito da 2º Vara Cível, do Foro de Caraguatatuba, Es- tado de São Paulo, Dr(a). GILBERTO ALABY SOUBIHE FILHO, na forma da Lei, etc. FAZ SABER aos réus aus- entes, incertos, desconhecidos, eventuais interessados, bem como seus cônjuges e/ou sucessores, que Jandira Nogueira de Freitas ajuizou(ram) ação de USUCAPIÃO em face de José Augusto Rabello Netto e outra, visando seja declarado por sentença a declaração de domínio do imóvel localizado nesta cidade de Caraguatatuba, na rua Manoel Nunes de Souza (antiga rua 2), nº 52 – Jardim Califórnia, CEP.: 11.660-445, objeto da matrícula nº 66.130 do Oficial de Registro de Imóveis de Cara- guatatuba/SP, identificado na municipalidade local sob ID. nº 01.059.013, assim descrito e confrontados: Lote nº 13, da quadra P, do Loteamento Jardim Califórnia, situ- ado no bairro Caputera, nesta cidade, assim descrito e caracterizado: mede 11,60m de frente para a Rua Dois;

30,00m da frente aos fundos em ambas laterais, con- frontando pela lateral direita, de quem do imóvel olha para a referida rua, com o lote nº 12; pela lateral esquerda, confronta com o lote nº 14; na linha de fundos, onde mede 11,60m, confronta com o lote nº 19, perfazendo uma área de 290,00m², alegando posse mansa e pacífica no prazo legal. Estando em termos, expede-se o presente edital para citação dos supramencionados para, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, a fluir após o prazo de 30 dias. Não sendo contestada a ação, o réu será considerado revel, caso em que será nomeado curador especial. Será o pre- sente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Cara- guatatuba, aos 10 de dezembro de 2021.

2ª Vara CívelEDITAL DE CITAÇÃO – PRAZO DE 30 DIAS, expedido nos autos da Ação de Usucapião,PROCESSO Nº 1004725-93.2021.8.26.0126O(A) MM. Juiz(a) de Di- reito da 2ª Vara Cível, do Foro de Caraguatatuba, Estado de São Paulo,Dr(a). GILBERTO ALABY SOUBIHE FILHO, na forma da Lei, etc.FAZ SABER aos réus ausentes, in- certos, desconhecidos, eventuais interessados, bem como seuscônjuges e/ou sucessores, que Ailton Laurentino e sua esposa Elena Lemes da Silva Laurentinoajuizou(ram) ação de USUCAPIÃO, visando a declaração da aquisição da propriedade do imóveldescrito a seguir, por meio de usucapião, alegando posse mansa e pacífica no prazo legal.

Descrição: Metade do lote nº 03 da quadra 06 do lotea- mento denominado Jardim das Palmeiras,na comarca de Caraguatatuba/SP, inscrito para fins de IPTU junto a à co- marca de Caraguatatuba/SP, sob s inscrição nº 09.012.003.

Nesse momento o lote está dividido em duaspartes, metade correspondente ao imóvel objeto dessa usucapião correspondente ao nº 15 e outrametade correspondente ao nº 100, com a mesma inscrição na Prefeitura para fins de IPTU,estando um ao lado do outro totalmente individuali- zados, localizados na Av. Thereza AlbinoChacon (antiga Alameda Caramujo) nº 15, Jardim das Palmeiras, Cara- guatatuba/SP. Estando emtermos, expede-se o presente edital para citação dos supra mencionados para,no prazo de 15 (quinze) diasúteis, a fluir após o prazo de 30 dias.

Não sendo contestada a ação, o réu seráconsiderado revel, caso em que será nomeado curador especial. Será o pre- sente edital, por extrato,afixado e publicado na forma da lei.NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Cara- guatatuba, aos 13 de dezembro de 2021.

Sumaré – A p a r t a m e n t o - R$350.000 - AP0685/ 2dorms/

1vaga/ 71m² área útil/ CRECI 114.203/ 12 99150- 5005

(16)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 16- 02 de março de 2022

Jardim das Gaivotas – Casa -R$380.000 - CA0905 / 3dorms/

6vagas/89m² área construída/ CRECI 114.203/12 99150- 5005

J a r d i m Jaqueira – So- brado -R$320.000 -SO0533/ 2dorms/

3vagas/80m² área construída/CRECI 114.203/ 12 99150- 5005

Golfinho - Casa 2 dorms/ sala/

coz/ banh/ área de serv. e garagem/

piscina e churrasq/

225 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

São José dos Campos - Próx. Embraer - Apto 2 dorms.

sendo 1 suíte/ sala/

coz/ banh/ área serv. e garagem/

190 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

0841 Apto.

M.Sá – 2 Dorm/ 1 banh / 2 garagens – R$ 220 mil/ creci 26535J (12) 98126- 8800

0438 Casa Tinga - 2 dorm/ 2 banh/ 2 garagens – R$ 250 mil/ creci 26535J (12) 98126- 8800

0562 Apto.

Aruan - 1 dorm/ c/

garagem/ R$ 275 mil/ creci 26535J (12) 98126-8800

Casa Tinga – MDC 1134 – 2 suites, 1 Banh, Sl, coz – 290 mil – Creci 26535J/ (12) 98126-8800

Casa Tinga - MDC 0434 – 3 dorm, 2 banh, sl, coz, 2 vagas, churrasq- 250 mil- Creci 26535J/ (12) 98126-8800

Casa Massa- guaçu - MDC 1360 – 2Dorm, Sl, Coz, - 220mil – Creci-26535J/ (12) 98126-8800

PEGORELLI R$ 95MIL - 2 dorm/

sla/ coz/ wc/ at 250m²/ próx. UPA/

falta acabamento/

creci 23720/ (12) 98187 8636

TRAVESSÃO R$ 170 MIL – 2 dorm/ sla/ coz/ wc/

at 250m/ ótimo lo- cal/ creci 23720/

(12) 98187 8636

CHÁCARA R$

100 MIL - 2880m²/

próximo retorno nova rodovia/ creci 23720/ (12) 98187 8636

BCO ALTO R$

150mil - 1 dorm/

sla/ coz/ wc/ quin- tal/ garagem/ creci 23720/ (12) 98187 8636

Pontal Santa Marina Ter- reno de 360,00m²/

250 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

0841 Apto.

M.Sá – 2 dorm / 2 garagens/ R$ 220 mil/ creci 26535J (12) 98126-8800

Caputera – Casa – R$220,00 - CA0894/ 2dorms/

1vaga/ 100m² área construída/ CRECI 114.203/ 12 99150- 5005

Martin de Terreno de 350,00m²/ 250 mil reais/ creci 84.964F/ 97404- 0022

P O R T O NOVO R$

320MIL - Área 700m²/ 40m da praia/ ótimo local/

25m de frente/

creci 23720/ (12) 98187 8636

(17)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 17 - 02 de março de 2022

(18)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 18 - 02 de março de 2022

(19)

- 10 -

Noroeste News - Classificados - 19 - 02 de março de 2022

NOROESTE NEWS é uma publicação semanal daCaraguá TV Noroeste News Ltda - CNPJ 07.255.117/0001-65 - End.: Av. Albert Charles E. Hanciau, 150 - Pontal Santa Marina - Caraguatatuba - CEP: 11672-050 Jornalista Responsável Cesar Vieira Bisetto - MTB 33.832 - Fone: 98114-0022- Diretora ComercialMarly Gomes Bisetto - 98121-4017

Sócia Diretora Maria de Fátima Marques Souza - fone : 98128-7496 - Impressão: Atlântica Gráfica e Editora Ltda. - Rua Iris Memberg, 170 - Barro Branco - VI. Jovina - Cotia - SP - CNPJ 02.963.583/0001-81 Tiragem: de 5.000 a 10.000 exemplares - ATENÇÃO Os artigos publicados neste jornal são de inteira responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do editor.

Qualquer reprodução só será permitida desde que citada a fonte. Face a pandemia do novo Corona Vírus, estamos temporariamente apenas on-line.

(20)

Noroeste Noroeste

Caraguatatuba, 02 de março de 2022 E-mail editor@noroestenews.com.br Site - http://www.noroestenews.com.br ANO XXIV Nº 1.237

News

Restaurante

AKEBONO

Cozinha Chinesa

3883-1131 98703-2772 Av. Anchieta, 556 - Centro - Caraguá

Delivery (12)

AKEBONO CARAGUÁ De terça-feira a domingo

Referências

Documentos relacionados

Eficiência que a ser alcançada através de um planejamento integrado dos modais da mobilidade urbana nas cidades, como os sistemas de transporte coletivo, o uso

A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 2 (dois) anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a

Caldeira Pires em pdf, Resoluções do CONMETRO, RI, PBACV, Lista dos participantes/indicações de representantes, lista de presença. A Secretária-Executiva apresentou as

O melanoma de fossa nasal, embora raro, deve ser incluído no diagnóstico diferencial das neoplasias unilaterais de fossa nasal, principalmente na presença de obstrução nasal e

Embora a escolaridade tenha aumentado expressivamente para o conjunto da população nestes últimos 10 anos, persiste uma diferença educacional importante ao se considerar o

Muito embora o comportamento e o conhecimento manifestados pelas gestantes adolescentes tenham sido mais positivos em comparação ao grupo de gestantes adultas, há que se destacar

Ao introduzirmos os diversos pensamentos implica- dos nesta escrita, revelamos que o pensamento não está en- volvido na separação mente-corpo, indivíduo-sociedade. Esse

rão convocados para contratação nos termos e valores determinados neste Edital por meio do Diário Oficial do Município de São José do Rio Preto e pelo site da Prefeitura Municipal