• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

PROGRAMA DE APOIO À ESCOLHA DA ESPECIALIDADE MÉDICA AOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FMRP

Responsável: Prof. Dr. Luiz Ernesto de Almeida Troncon (Departamento de Clínica Médica)

INTRODUÇÃO

A escolha da especialidade médica é uma tarefa difícil para o estudante de Medicina ou para o médico recém-formado, dada a importância que tem na definição da sua carreira. Para muitos estudantes, esta dificuldade associa-se a estresse e sofrimento psicológicos consideráveis. Esta escolha é também um tema relevante para os sistemas de saúde e seus gestores, uma vez que o equilíbrio entre a oferta de especialistas das diferentes áreas e as demandas da população por cada uma delas é fator crucial para a organização adequada da assistência à saúde da população.

No entanto, são pouco numerosos os programas de aconselhamento e apoio à escolha da especialidade médica1, embora seja clara a sua necessidade, tal como expressa por estudantes ou médicos recém-formados, e também sejam amplamente reconhecidos os benefícios decorrentes da existência deste tipo de programa 2, 3 .

Por outro lado, muitas instituições de educação profissional nas várias áreas em todo o mundo oferecem programas de aconselhamento e apoio à escolha da carreira.

No âmbito da Medicina, com foco na escolha da especialidade médica, programas bem sucedidos são encontrados nas escolas médicas, nos hospitais de ensino, em entidades associativas de médicos (ex.: British Medical Association) ou de escolas médicas (ex.:

Association of American Medical Colleges), ou mesmo por iniciativa de veículos de divulgação do conhecimento (ex.: British Medical Journal).

Tendo em vista estas considerações, bem como a carência de programas deste tipo no Brasil e a inexistência de atividades sistematizadas estruturadas, com a finalidade de apoiar o estudante de Medicina da FMRP na escolha da especialidade médica, apresenta-se esta proposta de programa institucional de aconselhamento e

apoio à escolha da especialidade médica na FMRP.

DESENHO DO PROGRAMA

O desenho proposto incorpora elementos comuns em programas de

(2)

aconselhamento e apoio à escolha da especialidade médica de outros países, representados por quatro diferentes conjuntos de atividades, que configuram oferta de oportunidades ao estudante para:

1. Acesso a informações sobre as especialidades e os programas de treinamento 2. Avaliação das suas aptidões, interesses e atributos pessoais, em relação às

características das especialidades

3. discussões em grupos de estudantes das questões que o afligem em seu processo de escolha da especialidade

4. eventual orientação, aconselhamento e apoio individual no processo de escolha.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo será constituído por estudantes do curso de graduação em Medicina da FMRP que, idealmente, iniciariam a sua participação nas atividades do programa estando no meio da 5ª. série e concluiriam a sua participação no meio da 6ª série. Seriam estudantes previamente inscritos, após período de divulgação do programa, que se comprometeriam a participar das atividades intrínsecas ao programa. Haveria também o compromisso deles em participar das atividades de avaliação da eficácia do programa, que seriam desenvolvidas antes, durante e ao final da participação.

SETORES PARTICIPANTES

Devem participar do programa os seguintes setores da FMRP e do seu Hospital das Clínicas (HC-FMRP) e do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

(USP):

⎯ Departamento de Clínica Médica (Prof. Dr. Luiz Ernesto de Almeida Troncon);

⎯ Discentes do curso de Medicina da FMRP-USP (Leonardo Câmara Ribeiro, Mariana Passos de Souza, Maxwell Silva e Samara Oliveira Reis

⎯ Programa de Educação Tutorial da Medicina (PET-FMRP) (Prof. Dr. Marcelo Riberto, Lilian Carvalho Silva, Nikolas Pires Scherer, Gabriela Maris Bitencourt da Rocha, Mariana Dupas Nogueira, Luiz Daniel Garozi Joaquim,

Ruan Steffen, Lauro Mazzeo dos Santos Silva, Mateus Carvalho Azevedo

Larissa Silva Coimbra, Gustavo Henrique Martins Reis, Maria Júlia Gomes da Cunha, Natan de Oliveira Viola);

⎯ Centro de Apoio Educacional e Psicológico (CAEP) (Profa. Dra. Maria Paula Panúncio Pinto e Psicóloga Gisele Curi de Barros);

⎯ Comissão de Residência Médica do HC-FMRP (COREME) (Profa. Dra. Cristina

(3)

Marta Del-Ben);

⎯ Serviço de Psicologia do HC-FMRP: Programa de Atenção Psiquiátrica e

Psicólogica aos Discentes da FMRP (PAPPDis) (Profa. Dra. Cristina Marta DelBen e Psicóloga Rosana Shuhama);

⎯ Área de Orientação Profissional da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP (Profa. Dra. Lucy Leal Melo-Silva).

Dará também apoio ao programa o Centre for Medical Education in Context (CENMEDIC), entidade autônoma não governamental sediada em Londres, Reino Unido (Professor Janet Grant e Dr. Rodney Gale).

ATIVIDADES PROPOSTAS

As informações sobre cada uma das especialidades existentes no Brasil

(atividades principais, características da prática, requisitos desejáveis aos que a praticam, centros que oferecem treinamento, exigências de seleção, características do treinamento, oportunidades de trabalho, remuneração, percepções de quem as exerce, etc.) serão disponibilizadas por meio de repositório eletrônico (plataforma Moodle), complementados pela realização de eventos periódicos (“feira de carreiras”).

Alternativamente, poderão ser organizados ciclos de palestra proferidos por profissionais com expertise em temas relevantes ao programa, ou ainda encontros (“rodas de conversa”) com especialistas ou coordenadores de programas de Residência Médica.

A avaliação individual das aptidões, interesses e atributos pessoais do estudante poderá ser feita empregando-se o teste conhecido como “Sci59”

(Specialty Choice Inventory)4, traduzido, adaptado e adequado para o uso no Brasil5 na própria FMRP sob a denominação “SCIB”, em colaboração com o CENMEDIC, de Londres, Reino Unido, que o disponibiliza em website específico.

A discussão das questões que afligem o estudante em seu processo de escolha da especialidade deverá ser feita utilizando grupos de reflexão, moderados pelos psicólogos membros do corpo técnico do CAEP.

A orientação individual dos estudantes sobre os seus resultados na auto aplicação da ferramenta “SCIB” poderá ser feita pelos investigadores locais envolvidos na trabalho de tradução e adaptação do instrumento original “Sci59”.

O aconselhamento e o apoio individual aos eventuais estudantes que

apresentarem esta demanda específica deverão ser feitos por profissionais do PAPPDis do HC-FMRP.

OFERECIMENTO

(4)

O programa será oferecido como curso de difusão cultural, nos termos das

normas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, tendo carga horária formal de 30 horas, sendo 10 horas de palestras, 10 horas de

discussões e de rodas de conversa com médicos de diferentes especialidades, 5 horas de leituraindividual de bibliografia sobre conteúdos relevantes e 5 horas de participação em grupos de discussão sobre escolhas e tomada de decisões. A mesma programação foi credenciada como disciplina optativa livre (RCG0507), na estrutura curricular do curso de graduação em Medicina, tendo como semestres ideais de oferecimento o 10º. e o 11º. semestres desse curso. Nesse caso, terá carga horária formal de 120 horas, sendo

30 horas de atividades presenciais e 90 horas de atividades à distância, podendo ser utilizado pelos estudantes que assim o desejarem.

Todas as atividades presenciais serão desenvolvidas nos horários de almoço, ou aos sábados e nos períodos noturnos, sendo garantido não haver superposição com asatividades curriculares.

RECURSOS

Prevê-se que o desenvolvimento do programa demande mais a disponibilização de recursos humanos do que materiais e financeiros.

A coordenação do programa será feita por membros de um grupo gestor

constituído pelo seu responsável e por representantes dos órgãos da FMRP e do HCFMRP envolvidos no seu oferecimento, bem como por representantes dos estudantes participantes do programa.

A compilação de informações sobre as especialidades poderia ser feita por estagiário estudante de graduação, ou por estudantes voluntários recrutados de forma permanente ou transitória para apoiar o programa.

A disponibilização das informações compiladas será feita por meio da

plataforma institucional “Moodle” (e-disciplinas ou Moodle-Cursos de Extensão).

Por fim, a aquisição junto ao CENMEDIC de licença para acesso e utilização do software que hospeda a ferramenta SCIB demandaria a disponibilização, por parte da Direção da FMRP, de recursos financeiros específicos. Estima-se que para o acesso ao SCIB por 50 estudantes, para duas aplicações ao longo de um ano, o custo destaaquisição seria de cerca de mil libras esterlinas, ou quatro mil e novecentos reais, ao câmbio médio de Dezembro de 2018.

AVALIAÇÃO

(5)

A eficácia do programa na primeira versão do seu oferecimento será avaliada por meio de indicadores principal e secundários, cujos dados serão obtidos com o emprego de questionários estruturados, a serem elaborados oportunamente e disponibilizados aos participantes por meio eletrônico. Os principais indicadores desta avaliação devem ser os seguintes:

a) Indicador principal: diminuição dos graus de incerteza, insegurança e desconforto dos estudantes participantes, em relação à escolha da especialidade médica;

b) Indicadores secundários: satisfação dos estudantes em ter participado do programa e sua frequência às diferentes atividades; apreciação do grau de qualidade de cada atividade; índice de desistência e razões de eventual abandono do programa; percepção dos membros do grupo gestor e dos profissionais envolvidos no oferecimento e no desenvolvimento do programa sobre a sua qualidade e eficácia.

As informações que possibilitarão configurar estes indicadores serão obtidas mediante contato, em momentos específicos, com os estudantes participantes do programa e com os profissionais envolvidos com a condução do programa.

REFERÊNCIAS

1. Lambert TW, Goldacre MJ. Views of doctor in training on the importance and availability of career advice in UK medicine. Med Educ 2007; 41:460–466.

2. Mehmood SI, Norcini JJ, Borleffs JCC. Newly qualified doctors’ views on the significance and accessibility of career advice during medical training in Saudi Arabia. Med Teach 2013; 35: S20-S24.

3. Sweeney KR, Fritz RA, Rodgers SM. Careers in Medicine at Vanderbilt University School of Medicine: An Innovative Approach to Specialty Exploration and

Selection. Acad Med 2012; 87:942–948.

4. Gale R, Grant J. Sci45: the development of a specialty choice inventory. Med Educ 2002; 36:659-666.

5. Caires IS, Goldberger BU, Colares MFA, Gale R, Grant J, Troncon LEA. Tradução, adaptação e avaliação para uso no Brasil de um instrumento britânico de

auxílio à escolha da especialidade médica. Rev Bras Educ Méd 2017; 41 (3):

379-389.

Referências

Documentos relacionados

Um dos FH permanece na sala de trabalho, onde realiza várias tarefas: a validação das prescrições médicas informatizadas e manuais; a impressão dos mapas de

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

LUIS ANTONIO FIORANI, Prefeito Municipal de Vista Alegre do Alto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, em especial o Inciso II, Alínea “a”, do Artigo 65 da

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,