• Nenhum resultado encontrado

Por que você não aprendeu Inglês ainda E como finalmente aprender

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Por que você não aprendeu Inglês ainda E como finalmente aprender"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

POR QUE VOCÊ NÃO APRENDEU INGLÊS AINDA E COMO FINALMENTE APRENDER

Roberta dos Santos Cardoso

Luiz Guilherme Costa Teixeira dos Santos

(3)

`

INDÍCE

INTRODUÇÃO ... 4

Entenda o por que você não aprendeu inglês ainda ... 5

Dicas para adquirir fluência ... 6

Erros mais comuns ... 8

Os obstáculos ... 9

Zona de conforto ... 9

Tradução ao pé da letra ... 9

Pronúncia ... 9

Listening ... 10

Falta de pessoas para estudo e prática ... 10

Material ou métodos inadequados ... 11

As desculpas ... 12

Inglês é difícil! ... 12

Os cursos de inglês em escolas de idioma são muito longos ... 12

Não gosta do idioma ... 12

Não tem tempo ... 13

Os reais motivos pelos quais você ainda não aprendeu .... 14

(4)

INTRODUÇÃO

Um grande problema na vida dos alunos é não entender o motivo pelo qual ele não consegue aprender inglês, mesmo depois de já ter estudado por anos, ou até mesmo tentado algumas vezes e falhado em todas.

Por isso decidimos desenvolver esse conteúdo para alertá-los sobre esses erros que muitas vezes são cometidos e passam sem nem serem percebidos e também ajudá- los a traçar metas através dos seus objetivos!

O e-book conta experiências reais e dicas supervaliosas que com certeza se você não reparou antes, mudará muito o seu modo de ver as coisas.

Se você está cansado de ir para a aula ou ficar lendo livros, não há nada melhor do que aprender Inglês de diversas outras formas e de maneira muito mais leve e descontraída.

(5)

Entenda o por que você não aprendeu inglês ainda

Essa é uma pergunta que muitos se fazem pois estudaram por algum tempo e não conseguiram atingir o sucesso.

Nesse e-book o objetivo é explicar onde você estava errando e ajudá-lo a atingir o seu objetivo, e o melhor, sem sofrimentos!

Assim que conseguir compreender os erros cometidos durante o aprendizado, com certeza você entenderá o motivo pelo qual não aprendeu ainda, e mais, evitará cometer os mesmos erros.

As dicas são muito valiosas pois foram testadas na prática por uma professora autodidata e que aprendeu sem ter que sentar em uma sala de aula e o melhor, de forma divertida!

(6)

Dicas para adquirir fluência

Primeiramente o que você tem que ter para aprender inglês é uma coisa chamada interesse!

O maior problema do aprendizado é esse, acreditem, como professora digo que muitos falam da boca para fora que querem aprender, frequentam anos de aulas de inglês e simplesmente não sabem falar uma frase e o único motivo pelo qual isso acontece é porque o aluno não quer isso de verdade.

A segunda coisa que você tem que ter é curiosidade, ou seja, se você vê uma palavra em inglês em algum lugar, você não pode simplesmente ignorar só porque não aprendeu ainda na sala de aula, mas sim buscar saber o significado de cada palavra para ampliar o vocabulário cada vez mais. Depois que adquiriu vocabulário, continue ouvindo músicas em inglês, cantando e sempre buscando entender o contexto e aprender palavras novas!

Uma dica legal é assistir clipes de músicas onde você consegue ler a legenda e cantar junto, praticando a pronúncia. A questão da prática envolve filmes também, deixe de lado filmes dublados e assistam apenas filmes legendados, no começo será um pouco difícil, porém com a insistência melhorará sua leitura em português e com o tempo não precisará nem prestar atenção na legenda!

É difícil e requer bastante tempo, porém se dedicar-se, com certeza esse passo ajudará muito na sua fluência uma vez que melhorará a pronuncia pois é ouvindo que se aprende e também ampliará se amplia o vocabulário.

Outra dica que é muito válida também é começar a assistir séries, apaixone-se por uma e pronto, acompanhe com legendas em inglês, para que possa acostumar-se com a maneira que eles falam, porque muitas vezes tem abreviações e gírias, o que torna um pouco mais complicada a compreensão, porém é questão de tempo até conseguir entender quase 100%.

Mas poxa, por que quase? Porque sempre terão palavras novas, e a sua função é sempre buscar entender o contexto, mas também adicionar palavras novas ao vocabulário, por mais que elas não sejam tão comuns.

Depois de ter aprendido várias palavras através de traduções, de conseguir entender o que as pessoas dizem e conseguir ler e entender o contexto das frases, a sua missão

(7)

agora é outra!

Aprender Inglês em Inglês!

Agora é hora de aprender inglês em inglês, e o que eu quero dizer com isso? Você tem que perder o hábito de traduzir e tentar entender o que uma palavra significa através do contexto geral, ou através de um dicionário que explique em inglês o que a palavra significa. O motivo disso é: você precisa pensar em inglês para falar inglês, ou então nunca conseguirá falar fluentemente. Se toda vez que você for falar pensar na frase em português e então traduzir, nunca conseguirá manter um dialogo com alguém e também ao traduzir ao pé da letra, muitas vezes não fará sentido a sua frase em inglês!

(8)

Erros mais comuns

Primeiramente abrangeremos os erros mais comuns, para que você pare de cometê- los e comece a entender que você não é a única pessoa no mundo que tem dificuldades, e essas dificuldades tem um motivo, ou melhor, vários!

O primeiro erro mais cometido é aprender sem estar definindo uma meta. Você tem intenção de ser conhecedor de gramática ou você quer falar inglês? O quão rápido você quer que seja o seu aprendizado?

Procure estudar sem precisar estar sentado numa cadeira com livros, procure maneiras extras de agregar no seu conhecimento!

O segundo erro cometido é achar que vai ser rápido e desistir quando não ver resultados concretos. Não vai, infelizmente você dedicará uma boa parte do seu tempo estudando sem conseguir desenvolver muita coisa, não se frustrar e continuar buscando outras formas para melhorar o seu inglês é o segredo!

O terceiro erro é não avaliar o seu perfil ao escolher um método de ensino.

Você tem que saber em qual nível você está e por onde começar a estudar, isso facilita você a achar o seu objetivo.

Se você está no básico, mas tem muita pressa de aprender, procure escolas onde desde a primeira aula do curso seja toda falada em inglês, se acredita que precisa de tempo para aprender, não se compare ao fulano que aprendeu daquela maneira, procure o melhor para você!

O quarto erro é desistir quando não ver evolução, como já foi dito, cada um tem o seu tempo, muitas vezes você demorará mais que alguém conhecido, mas com certeza falar inglês é totalmente possível.

O quinto e último erro é achar que um dia você vai concluir seu curso e pegar o certificado e pronto, você é fluente!

Pois não é assim que funciona, sinto informar. Sempre haverão coisas novas para aprender e aperfeiçoar, não importa quantos anos você já estudou e o quão fluente você é, sempre terá muito o que aprender e melhorar, caso contrário seu esforço será perdido. Última dica: nunca deixe de praticar!

(9)

Os obstáculos

Zona de conforto

Adaptar-se a um novo hábito é desgastante no começo. A não ser que a você seja muito apta a mudanças, caso contrário, vai sentir cansaço e muitas vezes fracasso por não atingir o objetivo tão rápido, é aí onde muitas pessoas desistem. As pessoas normalmente insistem por alguns meses em algum curso e simplesmente pensam que não será possível, depois voltam para sua rotina de sempre, onde encontra-se o conforto. O cérebro demora a interiorizar algo como parte da sua vida, então, em primeiro lugar, não desista, vá em frente e dê o seu melhor!

Tradução ao pé da letra

Não da para negar que quando estamos aprendendo a falar outro idioma, precisamos de uma comparação com o nosso modelo de língua atual, sendo no nosso caso, o português. Sinceramente, eu acho que isso ajuda muito, porém fique atento, tem o lado positivo e negativo. Ao traduzir as coisas ao pé da letra, com exceção de algumas situações, vai fazer o seu inglês soar estranho. Principalmente se estamos falando de expressões que só usamos no Brasil, que se for traduzir, não fará o menor sentido. O ideal para essas situações é buscar que tipo de expressão se encaixaria no lugar e faria sentido, sendo muitas vezes estranho para a gente!

A melhor alternativa para se livrar da interferência da língua materna é estar em constante contato com o inglês. Você pode ouvir músicas, deixar ligada a televisão ou ligar até mesmo uma rádio de notícias online. O importante é praticar!

Pronúncia

De todas dificuldades, essa é uma das mais fáceis de serem resolvidas pois quando se tem um bom professor, que ensine bem as consoantes, vogais e faça o aluno repetir a pronúncia correta em sala de aula já resolve. É claro, com treino. Se você estuda por conta, procure assistir vídeos com legendas em inglês, isso vai ajudá-lo a

(10)

verificar a pronúncia das palavras, o mais importante de tudo é: além da sala de aula, estar em contato com o inglês de nativos.

No início, facilita se você anotar a pronúncia ao lado das palavras, mas tome cuidado para não se prender muito a isso, pois pode prejudicar sua escrita. Lembre-se que o segredo é sempre manter contato com a língua!

Listening

Você já parou para pensar que entender o inglês de um estrangeiro, ou do seu professor, é muito mais fácil de entender?

Normalmente o professor pronunciará corretamente palavra por palavra, e devagar, e um estrangeiro está na mesma situação de estudante, assim como você!

O nativo tende a “esconder” muitas letras e contrair bastante coisa. Portanto, investir um tempo em suas habilidades de ouvinte vai ajudá-lo a melhorar muito a sua performance durante uma conversa. Já imaginou perder seu vôo que foi anunciado mais de 3 vezes porque não entendeu a mensagem? Ou pedir comida errada?

O interessante é pelo menos uma vez por dia ouvir algo em inglês, nem que seja uma música ou um vídeo no youtube, temos vídeo aula no nosso canal da descomplicando línguas (Canal do YouTube) você não irá se arrepender do progresso.

Falta de pessoas para estudo e prática

Como já falei anteriormente, a prática do inglês é necessária para um melhor aprendizado e deve ser contínua e intensa. Muitas pessoas estudam por anos e nem sequer praticam a fala, nem sequer arriscam-se a falar e cometer erros, para assim aprender.

Normalmente faltam parceiros para praticar a língua. Então nunca se esqueça de continuar praticando. O cérebro acaba reciclando informação que não usamos e seu conhecimento poderá ser desperdiçado.

Algo interessante é criar um grupo de pessoas que tem interesse em praticar assim como você, se não existir esse tipo de grupo na sua cidade, por que não criar um?

(11)

Crie uma página no facebook, whatsapp, twitter,etc. e convide pessoas ao redor para participar e compartilhe experiências, as redes sociais estão aí para nos ajudar e facilitar a quebrar barreiras, não é mesmo?!

Material ou métodos inadequados

Não existe a metodologia perfeita, existe a que combina com você. O que cabe a você é entender como você funciona e qual será a maneira mais bem aproveitada.

No meu caso, quando estudava na escola, inglês era como matemática. Isso mesmo, uma fórmula que você decora e aplica e nunca saberá como usar na sua vida! Quando me desprendi das grades de estudar através desse método, vi como fluía naturalmente e o aprendizado veio sem eu nem ter notado.

Cada um tem seu próprio meio de aprendizado e seu próprio contexto linguístico.

Alguns com muito vocabulário e vários erros gramaticais, outros, com gramática perfeita, mas frases batidas e nada de diferente para acrescentar. Não importa seu método ideal, invista em livros, boas gramáticas e bons dicionários.

E lembrem-se, não é de ninguém, exceto sua, a responsabilidade por aprender e continuar praticando.

(12)

As desculpas

Inglês é difícil!

Não importa o que você irá aprender, qualquer coisa nova que se comece a aprender pode parecer difícil no começo. Porém ficar pensando que ela é complicada irá criar um grande bloqueio no seu aprendizado, crie positivismo.

Durante anos você aprendeu a conjugar os verbos em português no presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que- perfeito, futuro, futuro do presente e futuro do pretérito. Uau!

E em inglês você só precisa saber o presente, o passado, presente perfeito e o futuro.

Simples, não é mesmo?!

Em português temos diversas regras que na maioria das vezes nem respeitamos, mas são tão complexas que eu tenho certeza que se você fala português, é completamente capaz de aprender inglês também.

É só tirar da cabeça o bloqueio de que o idioma é difícil e mãos à obra.

Os cursos de inglês em escolas de idioma são muito longos

São muito longos sim, algumas escolas de idioma no Brasil oferecem cursos de muito mais de quatro anos de duração. Não estou falando que você não irá aprender dessa maneira, porém, há maneiras de aprender o inglês em um período muito mais curto.

Aulas por skype hoje em dia estão super em alta pois você não gasta dinheiro com matrícula, material, taxa de cancelamento de curso, entre diversas outras coisas. E além do mais, a aula é toda focada em você, sem distração de quem tem mais dificuldade ou tem facilidade de aprender mais rápido, tornando o seu aprendizado muito mais agilizado. Sem contar com a praticidade de não precisar sair de casa, não é mesmo?

Não gosta do idioma

Esse fator, isso ninguém pode mudar a não ser você mesmo. O inglês já faz parte do nosso dia-a-dia e é extremamente importante em diversos fatores. Ele está inserido

(13)

em nosso vocabulário, toca na rádio, aparece o tempo inteiro na internet e nas redes sociais, nos seus aparelhos eletrônicos, na TV e no cinema... Não da para fugir.

Não importa qual é o seu objetivo, foque nele, e honestamente, você só não gosta o que você não conhece!

Essa inserção do idioma em nossas vidas deve ser usada como uma ferramenta para aprendê-lo mais rápido e não para desistir.

Não tem tempo

Outra desculpa que não existe mais, todos sabemos que tempo é questão de prioridades, como foi citado anteriormente, o inglês pode ser inserido diariamente sem precisar tomar um tempo específico do seu dia. Hoje em dia existem inúmeras opções de cursos de inglês online ou sites e blogs que ajudam estudantes a treinar o idioma de forma gratuita.

(14)

Os reais motivos pelos quais você ainda não aprendeu

O primeiro e real motivo é a falta de interesse, não da para culpar a falta de dinheiro, o tempo, a dificuldade de aprendizado, todos esses fatores podem ser superados quando realmente se tem um objetivo e o que você precisa é foco. O segundo real motivo é que realmente, não é fácil, temos muitas ferramentas facilitadoras, mas só depende de você, e sabemos que você é totalmente capaz.

O terceiro real motivo é não ter buscado um especialista para ajudá-lo a achar o método ideal para você, caso contrário, será realmente uma perda de tempo e as vezes até mesmo anos de frustração.

Por fim, queria deixar claro que com a ajuda da Descomplicando Línguas você não terá que passar por essas dificuldades. Temos alguns e-books e teremos muito mais, oferecemos materiais gratuitos, nos disponibilizamos à tirar as dúvidas, oferecemos aulas vias skype, entre outras redes sociais que também estamos envolvidos, como:

Twitter https://twitter.com/descomplinguas

Instagram https://www.instagram.com/descomplicandolinguas/

Facebook https://www.facebook.com/descomplinguas/

Blog http://descomplicandolinguas.com.br/

(15)

Como aprender efetivamente através de objetivos

Trabalho

Uma razão fundamental para aprender inglês é: esse idioma pode abrir portas, esse é um dos motivos que te motivará, para facilitar a sua sede de aprender, trace qual é o seu real objetivo e tudo ficará mais fácil.

Que o inglês é a língua mais usada no mundo dos negócios, nós sabemos, mas é esse o seu objetivo, usar para arrumar um emprego?

Mesmo quando falar inglês não é um requisito mínimo, ter conhecimentos do idioma conta muito a seu favor, já que é a língua mais falada internacionalmente.

Viagens

Uma razão maravilhosa para aprender inglês é com certeza viajar! Se você vai viajar para o exterior, e até mesmo em países onde o inglês não é a primeira língua, conhecimentos do idioma podem ser de grande ajuda, afinal, é a língua falada mundialmente. O que percebi que é incrível à partir do momento que comecei a viajar: se comunicar com pessoas do mundo todo e poder compartilhar experiências e aprender novas culturas, é impagável.

Entendimentos

Para os seus estudos da sua área, muitas vezes os melhores livros estão escritos em inglês, ou seja, traduzir palavra por palavra não vai funcionar para que você consiga entender o conteúdo.

Outro fator importante é entender a letra das músicas que você canta (acredite, pode ser de incrível à totalmente decepcionante), ver aquela série que você ama logo que lança nos Estados Unidos, sem legenda, é uma sensação incrível!

(16)

Navegando na internet

O inglês é a língua da internet. Estima-se que mais de 50% de todo o conteúdo da rede mundial de computadores esteja em inglês. Quer acompanhar tudo de perto e ficar expert na rede? Então comece a aprender inglês agora!

Se você tem algum objetivo, corre atrás dele e nunca pense em desistir, afinal, tentar não te dará a certeza de conseguir, mas só consegue quem já tentou!

No nosso site continuaremos dando dicas de como aprender inglês e ajudaremos vocês da melhor maneira possível, não perca mais tempo, acesse já:

http://descomplicandolinguas.com.br e divirta-se!

Referências

Documentos relacionados

A boa notícia: hoje os saltos não apenas oferecem muito mais equilíbrio aos sapatos como também, a moda – já há algumas estações trazendo modelos de salto mais grosso –

— 0 desenho 5 mostra os encapsulamentos mais comuns nos LEDs - redondo, retangular e quadrado — além do seu símbolo, junto ao qual está indicado o sentido que se

Pelo gigantismo de sua área, o Brasil está sujeito a uma enorme diversidade de impactos decorrentes das mudanças climáticas. Esses impactos serão bastante distintos nas

Óleos omega 3 com seus ácidos essenciais gordurosos são beneficiais ao corpo, mas as gorduras animais, gorduras trans, gorduras hidrogenadas e os muitos alimentos processados

Acordes

Queremos mostrar que você é o grande responsável pelo seu projeto captar ou não recursos – mesmo com a crise econômica, a falta de incentivos governamentais, a falta de cultura

O profeta que se dispôs para fugir da presença do Senhor, agora, encurralado por Deus, depois de três dias e três noites no ventre do grande peixe, se entrega a

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos