• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO ALUNO. Manual do Aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DO ALUNO. Manual do Aluno"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO ALUNO

(2)
(3)

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ... 5

PÚBLICO-ALVO ... 5

OBJETIVOS ... 5

PERFIL PROFISSIONAL ... 6

MATRIZ CURRICULAR ... 6

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO GERAL (MBAEXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS E MBAEXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS) ... 6

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA (MBAEXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS) ... 9

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA (MBAEXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS) ... 11

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ... 12

NAVEGAÇÃO ... 13

PROGRAMAS E PLUGINS ... 14

MATERIAL DIDÁTICO... 14

ATIVIDADES ... 15

AVALIAÇÃO ... 17

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ... 17

TRANCAMENTO E ABANDONO DE CURSO ... 18

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO ... 18

CRONOGRAMA DO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS E MBA EXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS ... 20

MBAEXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS ... 20

MBAEXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS ... 24

CÓDIGO DE CONDUTA ... 30

APRESENTAÇÃO ... 30

OBJETIVO ... 30

CONCLUSÃO ... 31

(4)

Aos alunos da FGV,

Sejam bem-vindos a nossa casa.

Desde sua criação, em 1944, a Fundação Getulio Vargas tem prestado relevantes serviços a nosso país, tanto no setor governamental quanto no empresarial e, principalmente, na área da educação, por meio dos diversos cursos que mantém.

Desde muitos anos, a atuação educacional da FGV no Rio de Janeiro se fez no âmbito da pós-graduação, seja no lato, seja no stricto sensu, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas [Ebape] e pela Escola de Pós-Graduação em Economia [EPGE].

Desde 2002, retomamos a graduação em Administração – que estava suspensa há cerca de 20 anos – e iniciamos a graduação em Economia. Hoje, oferecemos uma série de novos cursos de graduação.

A emoção que vocês estão sentindo ao começarem uma nova e decisiva etapa de sua preparação para a vida profissional é compartilhada por todos nós, professores, funcionários e membros da diretoria da FGV. Estou certo de que o esforço e a dedicação empenhados por nós, ao planejarmos e realizarmos um curso que deseja ser modelar, serão retribuídos com o afinco e a tenacidade que vocês dispensarão.

Todos nós faremos o melhor que pudermos em prol do sucesso de cada um de vocês, pois tal êxito será o melhor indicador da qualidade de nossas escolas.

Um abraço cordial a todos e mãos à obra!

Carlos Ivan Simonsen Leal Presidente da FGV

(5)

APRESENTAÇÃO

A cada dia, o setor empresarial se defronta com novos desafios. O paradigma gerencial contemporâneo exige formas flexíveis de gestão, descentralização de funções, redesenho de estruturas e criatividade de seus recursos humanos. Nesse contexto, os gestores devem estar preparados para enfrentar as mudanças contínuas, com vistas à maior qualidade e produtividade de suas ações, mediante a adoção de modelos gerenciais capazes de gerar resultados em um mercado altamente competitivo.

Para atender a essa demanda, a Fundação Getulio Vargas oferta o Plano Especial de Recuperação, MBA Executivo em Negócios Financeiros e MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços, autorizado pela Portaria do Ministério da Educação nº 3.661, de 5 de dezembro de 2003, o qual visa capacitar seus participantes para o enfrentamento das mudanças contínuas, com vistas à maior qualidade e produtividade de suas ações, mediante a adoção de modelos gerenciais capazes de gerar resultados em um mercado altamente competitivo.

PÚBLICO-ALVO

O Plano Especial de Recuperação será oferecido aos alunos da oferta 3 do MBA Executivo em Negócios Financeiros e do MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços, ofertados ao Banco do Brasil, com disciplinas pendentes.

OBJETIVOS

O Plano Especial de Recuperação do MBA Executivo em Negócios Financeiros e do MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços visa desenvolver em seus participantes competências para:

Adotar uma visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios e do mercado, que lhes garanta vantagem competitiva.

Desenvolver liderança empreendedora e flexibilidade necessárias ao enfrentamento das incertezas nesse novo milênio.

Antever futuras tendências, preparando-se para compreender essas transformações radicais, que desafiam seu dia a dia.

Compreender que as organizações inovadoras devem ser desenhadas como sistemas humanos de contínua aprendizagem e de acumulação gradativa de experiência.

Dominar tecnologias emergentes a partir da criação e gestão de novos conhecimentos de maneira profunda e contínua, e não de iniciativas isoladas.

Valorizar o ser humano como elemento criador e detentor de conhecimentos, dando à

(6)

educação um papel mais relevante.

PERFIL PROFISSIONAL

O Plano Especial de Recuperação do MBA Executivo em Negócios Financeiros e do MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços visa à capacitação de profissionais com competências técnicas, aptos a atuarem de forma proativa em situações novas nas empresas contemporâneas, ou seja, profissionais capazes de:

 compreender a dimensão global do processo produtivo;

 planejar, conduzir processos, avaliar e interagir no mundo institucional – na área de gestão de pessoas, de recursos materiais e financeiros ou de informação;

 participar ativamente da vida produtiva de acordo com a cultura organizacional;

 tomar decisões e elaborar projetos que agreguem valor à empresa e à sociedade como um todo.

MATRIZ CURRICULAR

O Plano Especial de Recuperação do MBA Executivo em Negócios Financeiros e do MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços, com duração prevista de aproximadamente 16 meses, tem carga horária de 495 horas, e seus cursos incluem um Trabalho de Conclusão de Curso.

A estrutura do Plano segmenta-se em dois blocos de disciplinas: Formação Geral e Formação Específica:

 Formação Geral – composto por disciplinas comuns ao MBA Executivo em Negócios Financeiros e MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços;

 Formação Específica – composto por disciplinas específicas do MBA Executivo em Negócios Financeiros e MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços.

As disciplinas que constituem a matriz curricular do Plano Especial de Recuperação, do MBA Executivo em Negócios Financeiros e do MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços têm como base o seguinte ementário:

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO GERAL (MBAEXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS E MBAEXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS)

Gestão Financeira I (Administração Financeira – Avaliação do Desempenho Empresarial – 30h)

Prof. Jean Jacques Salim, Doutor, Eaesp/FGV Apresentação

Trata dos principais conceitos e ferramentas de administração financeira de empresas, de

(7)

Formulação Estratégica – 30h Prof. Paulo Roberto Motta, PhD, FGV Apresentação

Trata da formulação estratégica na organização contemporânea, como forma de analisar as interdependências, antecedentes e efeitos das ações estratégicas.

Objetivo

Analisar o pensamento estratégico, visando desenvolver habilidades críticas e competências no uso dos instrumentos de formulação de estratégias organizacionais.

Gestão de Pessoas I (Gestão de Pessoas – 30h) Profa. Sylvia Vergara, Doutora, FGV

Apresentação

Trata da gestão das habilidades e das competências desenvolvidas pelas pessoas, de modo a possibilitar que a empresa obtenha os resultados esperados.

Objetivo

Analisar a gestão das habilidades, competência e interações humanas, que podem contribuir para o sucesso do negócio das empresas.

Gestão de Marketing I (Fundamentos de Marketing – 30h) Prof. Eduardo André Teixeira Ayrosa, PhD, FGV

Profa. Denise Franca Barros, Doutoranda, FGV Profa. Fernanda Filgueiras Sauerbronn, Mestre, FGV Apresentação

Trata das ações de marketing e da integração de esforços mercadológicos, visando à satisfação dos clientes e ao aprimoramento do relacionamento da empresa com sua clientela.

Objetivo

Analisar as ferramentas típicas de marketing, visando à consolidação do posicionamento competitivo da empresa.

Gestão Financeira II (Administração Financeira: Decisões de Investimento e Financiamento) – 30h

Prof. Jean Jacques Salim, Doutor, FGV Apresentação

Trata das decisões financeiras, que consideram as decisões de investimento de capital, abordando os recursos a que o administrador financeiro pode recorrer e os principais modelos de avaliação de empresas.

Objetivo

Analisar as decisões que envolvem custos e benefícios distribuídos ao longo do tempo.

(8)

Responsabilidade Socioambiental – 30h Prof. Haroldo Mattos de Lemos, MSc, UFRJ Apresentação

Trata dos grandes desafios do desenvolvimento sustentável, mapeando os principais problemas ambientais e os acordos multilaterais que tentam minimizar seu impacto.

Objetivo

Analisar as práticas, as normas e os indicadores que orientam as empresas na implantação da responsabilidade socioambiental.

Gestão de Pessoas (Mentoria – 30h) Profa. Sylvia Vergara, Doutora, FGV Apresentação

Trata da necessidade de as empresas, enquanto espaços de aprendizagem, contarem com seus talentos.

Objetivo

Analisar o papel da mentoria, enquanto processo de aprendizagem, o qual possibilita que as pessoas criem, inovem, desenvolvam e experimentem novas formas de conhecimento.

Gestão de Marketing II (Gestão de Marketing – 30h) Prof. André Torres Urdan, Doutor, FGV

Apresentação

Trata da gestão dos mecanismos de marketing, abordando as estratégias e ações de distribuição, de comunicação, assim como promoções de produtos e marcas.

Objetivo

Analisar os principais mecanismos que envolvem a propaganda e o marketing na comercialização de produtos e serviços.

Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica – 30h Prof. João Carlos Douat, Doutor, FGV

Profa. Celeste E. I. Guarita, Doutora, FGV Apresentação

Trata do risco de crédito do cliente, abordando os 6 Cs do crédito e a análise financeira da empresa, a partir dos principais indicadores econômico-financeiros, de modo a avaliar a qualidade e assegurar o recebimento do crédito concedido.

Objetivo

Analisar as informações e os 6 Cs do crédito, que podem subsidiar a análise de crédito, tratando ainda da concessão de crédito e do acompanhamento do cliente após o empréstimo.

(9)

Negociação financeira (Negociação – 30h) Prof. Jaci Corrêa Leite, Doutor, FGV

Apresentação

Trata do processo e das ferramentas de negociação, visando a sua otimização no ambiente organizacional.

Objetivo

Analisar os componentes, o papel dos atores e as forças que motivam e pressionam as partes diretamente envolvidas em uma negociação.

Projeto de Impacto nos Negócios – 30h Prof. Jean Jacques Salim, Doutor, FGV Profa. Elisabeth Silveira, Doutora, FGV Online Apresentação

Trata das ferramentas que possibilitam o estudo da realidade de trabalho, visando identificar as áreas ou atividades que, por meio de projetos, possam ser aperfeiçoadas.

Objetivo

Elaborar projetos, a partir do diagnóstico da realidade de trabalho, de modo a aperfeiçoar áreas ou atividades profissionais.

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA (MBAEXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS)

Produtos e Serviços Bancários – Investimentos, empréstimos e financiamentos – 30h Prof. José Cezar Castanhar, Doutor, FGV

Apresentação

Trata do estabelecimento de uma visão estratégica na negociação de produtos e serviços do mercado financeiro.

Objetivo

Analisar os principais produtos e serviços do mercado financeiro, classificando-os quanto a sua função e utilidade para os clientes.

Consultoria em Investimentos Financeiros – 30h Profa. Daniela Gomes Castanhar, Mestre, Ibmec Apresentação

Trata do funcionamento do mercado financeiro nacional – como agem os intermediários financeiros, os principais indicadores econômicos e as principais taxas e, principalmente, o mercado de investimentos.

Objetivo

Analisar o papel dos agentes econômicos – dos poupadores e dos investidores –, de modo a analisar a necessidade da intermediação financeira na economia.

(10)

Gestão de Negócios – Varejo – 30h Prof. Eduardo Halpen, Mestre, FGV Apresentação

Trata das principais ferramentas de marketing aplicadas à gestão de negócios no varejo bancário, visando atender às necessidades dos clientes, por meio do desenvolvimento de produtos e serviços.

Objetivo

Analisar as ferramentas de marketing, aplicando-as ao varejo bancário, de modo a maximizar o negócio, por meio do atendimento às demandas dos clientes.

Gestão de Negócios – Atacado – 30h Prof. Paulo Vicente, Mestre, FGV Apresentação

Trata das características, dos produtos e dos serviços das agências de atacado, enfatizando os negócios com pessoas jurídicas e com o governo.

Objetivo

Analisar as características do mercado B2B, identificando suas tendências para o futuro, por meio do estudo de cenários.

Gestão de Negócios com o Estado e o Governo – 30h Prof. Adalberto Brandão, Mestre, FGV

Profa. Ana Teresa Spinola, Mestre, FGV Prof. Yann Duzert, PhD, FGV

Apresentação

Trata do processo de negociação à luz do modelo da abordagem de ganhos mútuos, a partir da exploração de interesses e do desenvolvimento de alternativas.

Objetivo

Analisar, a partir da abordagem de ganhos mútuos, o processo de negociação em diferentes contextos de uma organização.

Derivativos – 30h

Profa. Sandra Blanco, Especialista, Ibmec Profa. Verônica Mannarino, Mestre, PUC-Rio Apresentação

Trata dos novos tipos de mercado, utilizados por empresas e bancos, para garantir preços de produtos, taxas de câmbio e juros.

Objetivo

Analisar os derivativos ou produtos derivativos, apontando as estratégias e as metodologias que possibilitam um ganho de capital e de patrimônio.

(11)

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA (MBAEXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS)

Auditoria (Auditoria Contábil – 30h)

Prof. André Luis Fernandes Limeira, Mestre, FGV Management Prof. José Carlos Oliveira de Carvalho, Mestre, FGV

Apresentação

Trata das diversas modalidades de auditoria, assim como os procedimentos que lhe são aplicáveis, caracterizando as fraudes, os erros mais comuns e os crimes contra a ordem tributária, tipificados no Código Penal.

Objetivo

Analisar o perfil do auditor e os principais procedimentos de auditoria, apontando ainda os crimes contra a ordem tributária.

Gestão de Projetos I – 30h

Prof. Edmarson Bacelar Mota, Mestre, FGV

Prof. Carlos Alberto Corrêa Salles Júnior, Mestre, FGV Management Apresentação

Trata do gerenciamento de projetos, não apenas para o cumprimento da visão e dos objetivos estratégicos da empresa, mas também para a implementação de escopos condizentes com a percepção das partes envolvidas, dos recursos, dos requisitos mercadológicos

Objetivo

Analisar as etapas da concepção inicial do projeto, de modo a atender a seu escopo, prazo, custo e qualidade.

Estratégia de Operações em Serviços Bancários – 30h Prof. João Felipe Rammelt Sauerbronn, FGV

Prof. Joaquim Rubens Fontes Filho, Doutor, FGV Prof. Alexandre Faria, PhD, FGV

Apresentação

Trata da gestão de processos em serviços, destacando as noções de qualidade e produtividade, de modo a propor a adoção de um sistema de indicadores de desempenho para empresas de serviços.

Objetivo

Analisar a construção de estratégias na área de operações de serviço bancário, de modo a contribuir para o posicionamento competitivo da organização.

Planejamento do Abastecimento, da Distribuição e da Entrega (Logística Abastecimento, Distribuição e Terceirização – 30h)

Prof. Renaud Barbosa da Silva, Doutor, UFRJ Apresentação

Trata da logística e de suas funções nos diferentes tipos de organização.

Objetivo

Analisar o instrumental de planejamento e programação, baseado na moderna logística aplicada ao setor de serviços bancários.

(12)

Gestão da Qualidade em Serviços – 30h

Prof. Stavros Panagiotis Xanthopoylos, Doutor, FGV Online Apresentação

Trata dos conceitos de qualidade no setor de serviços, apresentando os enfoques global e sistêmico ancorados às dimensões da qualidade, aos conceitos inerentes à excelência da organização.

Objetivo

Analisar os modelos de gestão pela qualidade no ambiente empresarial.

Gestão de Projetos II – 30h

Prof. João Vieira de Araújo, Especialista, LIGHT Energia S.A.

Profa. Christina Barbosa, Especialista, UFRJ Apresentação

Trata das melhores práticas em gerenciamento de projetos, as quais permitem ao gerente de projetos, além de determinar a metodologia a ser utilizada, aumentar a eficácia dos projetos e reduzir suas falhas.

Objetivo

Analisar os conceitos de tempo, custos e riscos, na iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento do projeto.

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Todo o trabalho on-line está estruturado no Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, disponível na web. Em cada uma das disciplinas, os participantes do curso poderão navegar pelas seguintes áreas:

área de estudos – área de acesso ao conteúdo teórico e às atividades das disciplinas, às orientações para os trabalhos individuais e em equipe, e às avaliações das disciplinas do curso, aos módulos, às unidades e às seções, onde está estruturada a parte teórica da disciplina.

calendário – para que você possa acompanhar, com tranquilidade, as atividades aqui propostas, fique atento ao calendário. É justamente neste espaço que serão agendados os trabalhos a serem realizados individualmente ou em equipe.

(13)

sala de aula – por ser este espaço interativo, você poderá desenvolver trabalhos em equipe, interagir com os demais participantes da turma e receber um atendimento personalizado do Professor-Tutor. Pela sala de aula, você poderá acessar ainda a área de reunião on-line.

perfis – onde você poderá registrar seus dados pessoais, assim como saber quem/como são seus colegas de turma e seu Professor-Tutor. Este é o espaço reservado ainda para e-mails.

reunião on-line – uma ferramenta de chat por meio da qual você poderá trabalhar com qualquer participante da turma, seja ele um colega, um grupo ou o Professor-Tutor.

desempenho – você terá acesso aos resultados das avaliações feitas, podendo, assim, acompanhar seu desempenho acadêmico, consultando, sempre que desejar, sua área de desempenho.

NAVEGAÇÃO

No Moodle, as atividades e as orientações para sua realização são inseridas na área de estudos, a partir da qual o estudante pode-se dirigir a outras áreas, tais como a sala de aula – para realizar um trabalho com seus colegas de equipe – ou para a biblioteca virtual, para ler ou consultar um material.

Para exibir as disciplinas em que está matriculado, o estudante deve clicar em tela de entrada . A seguir, deve selecionar a disciplina que lhe interessa. Para acessar a biblioteca virtual, o estudante deve clicar em , na barra de ferramentas.

Para iniciar uma atividade na sala de aula , devem ser observadas as instruções fornecidas na área de estudos para cada tipo de atividade. Essas atividades podem ser verificadas no calendário do curso .

Para realizar, adequadamente, cada disciplina, o estudante deverá observar a sequência em que as atividades foram planejadas. Para isso, deve ficar atento às seguintes possibilidades de navegação...

 navegação, a partir dos botões específicos do curso, localizados na barra de ferramentas, na base das telas;

 navegação, a partir da função <back/retorna> do browser.

(14)

Para acompanhar a sequência de telas, em qualquer área, é suficiente clicar no botão , localizado na base de cada tela. Por meio dos botões que aparecem na barra inferior de tarefas, o estudante poderá se locomover, livremente, revendo textos, exercícios, avaliações...

Ao final de algumas seções, são indicados alguns materiais que complementam o conteúdo que está sendo trabalhado. Para acessá-los, é suficiente clicar no ícone . Ao final da consulta, basta clicar em <back/retorna>, na barra superior de ferramentas do browser, para voltar ao ponto inicial.

Algumas palavras, que funcionam como verbetes, aparecem marcadas na tela. Para ter acesso a mais informações sobre seu conteúdo, basta sobre elas clicar.

PROGRAMAS E PLUGINS

Para que o estudante possa usufruir de todos os recursos disponibilizados, é necessário que ele tenha instalados os seguintes programas e plugins:

Zip Central – programa necessário à descompactação de arquivos;

Adobe Acrobat Reader – programa que possibilita a visualização dos arquivos criados pelo Adobe Acrobat;

Flash Player plugin que possibilita a visualização das animações criadas em Macromedia Flash;

Windows Media Player – programa que permite a reprodução de áudios e vídeos.

Todos esses programas e plugins podem ser instalados, por meio do CD que o estudante recebeu juntamente com o material didático, no início do curso de origem.

MATERIAL DIDÁTICO

Em cada uma das disciplinas, são disponibilizados os seguintes materiais, via web:

 conteúdos teóricos e teórico-práticos distribuídos em módulos e unidades;

 atividades diversas;

 sínteses do conteúdo apresentado em cada módulo;

 cenários culturais, constituídos de extratos de filmes, obras literárias e obras de arte que aprofundam a reflexão sobre o conteúdo teórico de cada módulo;

 orientações para a participação nos eventos presenciais;

 vídeos e desenhos animados;

 textos complementares de diversos tipos;

 biografia dos estudiosos citados nos textos;

 verbetes de termos técnicos, conceitos e processos;

links para sites correlatos;

 modelos específicos de documentos.

(15)

Contudo, por já ter sido disponibilizada, para a oferta 3 dos cursos MBA Executivo em Negócios Financeiros e MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços, ofertados ao BB, a mídia impressa e CD, não será realizado novo envio. O aluno que almejar receber segunda via do material impresso e do CD, deverá entrar em contato com a Secretaria Acadêmica para realizar a solicitação. No ato da solicitação, a Secretaria Acadêmica lhe informará as taxas de aquisição da segunda via do material.

ATIVIDADES

Nas disciplinas do curso, poderão ser realizadas atividades a distância e atividades presenciais, todas agendadas no calendário acadêmico do curso.

Atividades On-line

Atividade individual – tarefa realizada individualmente.

Atividade em equipe – tarefas que englobam elaboração de trabalhos individuais, análise dos trabalhos produzidos pelos participantes da equipe e consolidação desses trabalhos para avaliação do professor-tutor.

Fórum – tarefa que precede a participação dos debates on-line que engloba elaboração de trabalhos individuais, análise e discussão acerca dos trabalhos produzidos pela turma.

Reunião on-line – discussão, em tempo real, do trabalho realizado no fórum e nos espaços de abertura e encerramento da disciplina.

Autoavaliação – tarefa optativa, devidamente gabaritada, que avalia o conhecimento obtido sobre o conteúdo de cada módulo da disciplina.

Simulado – tarefa optativa que prepara a turma para a realização da prova presencial.

Atividades Presenciais

Seminário de abertura do curso – evento que apresenta as informações mais relevantes sobre o curso.

Laboratório – atividade que apresenta as ferramentas e as funcionalidades do ambiente virtual de aprendizagem.

Encontro presencial – evento que promove a aplicação do conteúdo das disciplinas on-line.

Prova presencial – tarefa individual, obrigatória, agendada no calendário acadêmico

(16)

do curso, cujas notas constituem a média final das disciplinas.

(17)

AVALIAÇÃO

Em cada uma das disciplinas, você encontrará mecanismos de avaliação on-line que preveem atividades individuais, atividades em equipe, fórum, reuniões on-line e conceitos de participação. Ao final de cada dupla de disciplinas, acontecerá a prova escrita presencial (avaliação presencial).

As avaliações presenciais serão realizadas em instituições conveniadas da Fundação Getulio Vargas, previamente selecionadas, localizadas em diversos estados do território nacional, especificadas no site <www.fgv.br/fgvonline> e escolhidas pelo aluno, no momento da marcação de sua prova. A aplicação das provas ocorrerá em períodos previamente divulgados no cronograma estabelecido do curso.

No link da base da tela de todas as atividades on-line, é disponibilizada a matriz de correção utilizada pelo professor-tutor na avaliação dessas atividades.

A média de cada disciplina é calculada aritmeticamente, a partir de dois componentes:

Média on-line (MO), cujo peso é 4,5, das seguintes atividades avaliadas a partir de escala de 0 a 10 pontos:

 atividade individual (AI);

 atividade em equipe (AE) ou fórum (Fo);

 participação individual (PI) – intervenções significativas nas discussões da turma.

AI + [AE ou FO] + PI MO =

3

Nota da prova presencial (PP), avaliada a partir de escala de 0 a 10 pontos, cujo peso é 5,5.

A média final (MF) de cada disciplina é assim computada:

MF = (MO x 0,45) + (PP x 0,55)

A média final (MF), se igual ou superior a 7,0 (sete), determina a aprovação do aluno na disciplina. O aluno que não obtiver nota 7,0 (sete) tem direito de realizar uma prova suplementar, desde que tenha alcançado média final superior ou igual a 5,0 (cinco). Dessa prova consta todo o conteúdo da disciplina.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Em virtude de se tratar de um Plano Especial de Recuperação, o encontro presencial de encerramento ocorrerá em polos previamente definidos pelo FGV Online, que serão divulgados aos alunos no decorrer do curso.

(18)

Para os alunos que apresentam pendência neste quesito, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório e deve ser apresentado presencialmente no seminário presencial que ocorrerá ao final do curso.

A orientação do TCC e sua subsequente correção são realizadas, a distância, por um professor-tutor. Sua entrega deve ser feita na data previamente agendada e divulgada pela coordenação de seu curso, e não deve ultrapassar o prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias, após o término da última disciplina do curso, desde que a entrega não ultrapasse os 60 (sessenta) meses do início do curso de origem.

TRANCAMENTO E ABANDONO DE CURSO

O aluno não poderá trancar, em momento algum, qualquer disciplina ou mesmo o Plano como um todo.

Serão considerados abandono de curso os casos nos quais o aluno não manifestar formalmente sua desistência, não sendo permitida, por parte do FGV Online, nenhuma devolução de qualquer valor pago. Logo, o aluno não terá atingido os requisitos mínimos para receber a Certificação.

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO

Diretor da Ebape

Flavio Carvalho de Vasconcelos é PhD em Management pela Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Paris, Mestre em Sociologia pelo Institut d’ Etudes Politiques de Paris e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Administração pela Eaesp/FGV.

Flavio é professor titular da Eaesp, na área de Estratégia Empresarial. É Pesquisador do CNPq e coordenador do Centro de Estudos em Estratégia e Competitividade da Eaesp, onde desenvolve trabalhos em colaboração com a Harvard Business School e com o patrocínio de empresas como Accenture e Eletrosul. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou comunicações de pesquisa em congressos científicos, tendo recebido prêmios pelo mérito científico de seu trabalho.

Diretor Executivo do FGV Online

Stavros Panagiotis Xanthopoylos é Doutor em Operações pela Eaesp/FGV, Especialista em Qualidade e Produtividade e Bacharel em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. É professor do Departamento de Produção da Eaesp/FGV desde 1994, lecionando e coordenando cursos em nível de pós-graduação a distância há mais de 10 anos. Realizou trabalhos de consultoria e pesquisa no Brasil e no exterior, com ênfase em excelência operacional, na Europa e Ásia, em empresas de médio e grande porte. Coordenou projetos de consultoria pela FGV Projetos em diversos ambientes da administração pública.

(19)

instituição há mais de 15 anos. Atualmente, leciona Finanças nos cursos de especialização, de mestrado e de doutorado, bem como coordena os cursos de Gestão do Conhecimento e Análise Avançada das Demonstrações Financeiras, na área de educação continuada, nos quais também é professor. Coordena o Programa presencial de Negócios Bancários, in company MBA Bradesco. Participa ativamente de encontros nacionais, internacionais e de programas de especialização nos EUA e na Europa.

Coordenadora Pedagógica do FGV Online

Elisabeth Silveira é Doutora em Linguística e Mestre em Língua Portuguesa. Antes de ingressar nos quadros da FGV, aposentou-se como Professora Titular da área de ensino- aprendizagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na UERJ, além de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, ministrou diferentes disciplinas relacionadas à linguagem e ao ensino nos cursos de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Educação. Como pesquisadora do CNPq, desenvolveu pesquisas na área de estruturação de informações no discurso, produzindo e divulgando seus trabalhos em diferentes congressos, e artigos ou em revistas científicas.

Coordenadora de Produto – Cursos Corporativos

Flávia Moreira Oliveira é Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Constituiu sua experiência profissional em atuação diversificada na área de Recursos Humanos, atuou como docente nas Universidades Estácio de Sá, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no Centro Universitário São Camilo. Na área de Educação Corporativa desenvolveu cursos, realizou coordenação e acompanhamento pedagógico na operação de treinamentos em projetos de capacitação de Força de Vendas; coordenou o desenvolvimento da estratégia educacional de projeto de Responsabilidade Social; coordenou e desenvolveu material educacional impresso, com foco em produto, para novos colaboradores; desenvolveu e coordenou projetos de gestão educacional e educação continuada junto a Secretarias Municipais de Educação e Organizações Educacionais Privadas. No FGV Online, coordena a oferta de disciplinas e cursos on-line para empresas.

(20)

CRONOGRAMA DO MBAEXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS E MBAEXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS

MBAEXECUTIVO EM NEGÓCIOS FINANCEIROS

MBA Executivo em Negócios Financeiros

Plano Especial de Recuperação (PER)

Disciplinas Carga

horária Cronograma Formação Geral – Disciplina On-line 1

Gestão Financeira I (Administração Financeira: Avaliação do

Desempenho Empresarial) 30 horas de 29/10/2012 a

14/12/2012 Formação Geral – Disciplina On-line 2

Formulação Estratégica 30 horas de 29/10/2012 a

14/12/2012

Recesso de final de ano de 15/12/2012 a

06/01/2013 Avaliação Presencial

Gestão Financeira I (Administração Financeira: Avaliação do

Desempenho Empresarial) | Formulação Estratégica 3 horas

1ª chamada de 21/1/2013 a

26/1/2013 2ª chamada de 18/2/2013 a

23/2/2013 VS de 8/4/2013 a

13/4/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 3

Gestão de Pessoas I (Gestão de Pessoas) 30 horas de 7/1/2013 a 22/2/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 4

Gestão de Marketing I (Fundamentos de Marketing) 30 horas de 7/1/2013 a 22/2/2013

Recesso de carnaval de 09/02/2013 a

17/02/2013 Avaliação Presencial

(21)

2ª chamada de 8/4/2013 a

13/4/2013 VS de 3/6/2013 a

8/6/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 5

Gestão Financeira II (Administração Financeira: Decisões de

Investimento e Financiamento) 30 horas de 25/2/2013 a

12/4/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 6

Responsabilidade Socioambiental 30 horas de 25/2/2013 a

12/4/2013 Avaliação Presencial

Gestão Financeira II (Administração Financeira: Decisões de Investimento e Financiamento) | Responsabilidade

Socioambiental

3 horas

1ª chamada de 29/4/2013 a

4/5/2013 2ª chamada de 3/6/2013 a

8/6/2013 VS de 22/7/2013 a

27/7/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 7

Gestão de Pessoas II (Mentoria) 30 horas de 15/4/2013 a

24/5/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 8

Gestão de Marketing II (Gestão de Marketing) 30 horas de 15/4/2013 a 24/5/2013 Avaliação Presencial

Gestão de Pessoas II (Mentoria) | Gestão de Marketing II

(Gestão de Marketing) 3 horas

1ª chamada de 10/6/2013 a

15/6/2013 2ª chamada de 8/7/2013 a

13/7/2013 VS de 26/8/2013 a

31/8/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 9

Gestão de Risco - Pessoa Física e Jurídica 30 horas de 27/5/2013 a 12/7/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 10

Negociação Financeira (Negociação) 30 horas de 27/5/2013 a

(22)

12/7/2013 Atividade On-line 1

PIN de 15/7/2013 a

15/11/2013 Avaliação Presencial

Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica | Negociação

financeira (Negociação) 3 horas

1ª chamada de 29/7/2013 a

3/8/2013 2ª chamada de 26/8/2013 a

31/8/2013 VS de 14/10/2013 a

19/10/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 11

Produtos e Serviços Bancários - Investimentos, empréstimos

e financiamentos 30 horas de 15/7/2013 a

23/8/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 12

Consultoria em Investimentos Financeiros 30 horas de 15/7/2013 a 23/8/2013 Avaliação Presencial

Produtos e Serviços Bancários – Investimentos, empréstimos

e financiamentos | Consultoria em Investimentos Financeiros 3 horas

1ª chamada de 9/9/2013 a

14/9/2013 2ª chamada de 14/10/2013 a

19/10/2013 VS de 2/12/2013 a

7/12/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 13

Gestão de Negócios – Varejo 30 horas de 26/8/2013 a

4/10/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 14

Gestão de Negócios – Atacado 30 horas de 26/8/2013 a

4/10/2013 Avaliação Presencial

Gestão de Negócios – Varejo | Gestão de Negócios - Atacado

1ª chamada de 21/10/2013 a

26/10/2013

(23)

VS de 6/1/2014 a

11/1/2014 Formação Específica – Disciplina On-line 15

Gestão de Negócios com Estado e o Governo 30 horas de 7/10/2013 a 15/11/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 16

Derivativos 30 horas de 7/10/2013 a

15/11/2013 Avaliação Presencial

Gestão de Negócios com Estado e o Governo | Derivativos 3 horas

1ª chamada de 9/12/2013 a

14/12/2013 2ª chamada de 6/1/2014 a

11/1/2014 VS de 17/2/2014 a

22/2/2014

Recesso de final de ano de 14/12/2013 a

05/01/2014 Encontro Presencial 1

Apresentação do TCC e encerramento do curso 15 horas

1/2014 (data a ser definida) das 9h às 18h

Observações:

1 As datas informadas neste cronograma poderão, eventualmente, sofrer alterações.

2 Em virtude de se tratar de um Plano Especial de Recuperação, o encontro presencial de encerramento ocorrerá em um número reduzido de polos.

3 Em cada disciplina, haverá ainda um calendário detalhado de orientação de estudo e entrega de atividades.

4 A carga horária das avaliações presenciais não é contabilizada na carga horária total.

5 Entre a data da entrega final do TCC e a data da apresentação, haverá um período para correção/revisão do TCC pelo professor-orientador.

6 Os prazos e as datas de envio dos e-mails podem variar dependendo dos feriados ou recessos. Por isso, é importante sempre estar atento aos períodos de prova no cronograma geral e sempre acessar a caixa de e-mail.

(24)

MBAEXECUTIVO EM GESTÃO DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS

MBA Executivo em Gestão de Operações de Serviços

Plano Especial de Recuperação (PER)

Disciplinas Carga

horária Cronograma Formação Geral – Disciplina On-line 1

Gestão Financeira I (Administração Financeira: Avaliação do

Desempenho Empresarial) 30 horas de 29/10/2012 a

14/12/2012 Formação Geral – Disciplina On-line 2

Formulação Estratégica 30 horas de 29/10/2012 a

14/12/2012

Recesso de final de ano de 15/12/2012 a

06/01/2013 Avaliação Presencial

Gestão Financeira I (Administração Financeira: Avaliação do

Desempenho Empresarial) | Formulação Estratégica 3 horas

1ª chamada de 21/1/2013 a

26/1/2013 2ª chamada de 18/2/2013 a

23/2/2013 VS de 8/4/2013 a

13/4/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 3

Gestão de Pessoas I (Gestão de Pessoas) 30 horas de 7/1/2013 a 22/2/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 4

Gestão de Marketing I (Fundamentos de Marketing) 30 horas de 7/1/2013 a 22/2/2013

Recesso de carnaval de 09/02/2013 a

17/02/2013 Avaliação Presencial

Gestão de Pessoas I (Gestão de Pessoas) | Gestão de Marketing

1ª chamada de 11/3/2013 a

16/3/2013

(25)

VS de 3/6/2013 a

8/6/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 5

Gestão Financeira II (Administração Financeira: Decisões de

Investimento e Financiamento) 30 horas de 25/2/2013 a

12/4/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 6

Responsabilidade Socioambiental 30 horas de 25/2/2013 a

12/4/2013 Avaliação Presencial

Gestão Financeira II (Administração Financeira: Decisões de Investimento e Financiamento) | Responsabilidade

Socioambiental

3 horas

1ª chamada de 29/4/2013 a

4/5/2013 2ª chamada de 3/6/2013 a

8/6/2013 VS de 22/7/2013 a

27/7/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 7

Gestão de Pessoas II (Mentoria) 30 horas de 15/4/2013 a

24/5/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 8

Gestão de Marketing II (Gestão de Marketing) 30 horas de 15/4/2013 a 24/5/2013 Avaliação Presencial

Gestão de Pessoas II (Mentoria) | Gestão de Marketing II

(Gestão de Marketing) 3 horas

1ª chamada de 10/6/2013 a

15/6/2013 2ª chamada de 8/7/2013 a

13/7/2013 VS de 26/8/2013 a

31/8/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 9

Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica 30 horas de 27/5/2013 a 12/7/2013 Formação Geral – Disciplina On-line 10

Negociação Financeira (Negociação)

30 horas de 27/5/2013 a 12/7/2013 Atividade On-line 1

(26)

PIN de 15/7/2013 a 15/11/2013 Avaliação Presencial

Gestão de Risco – Pessoa Física e Jurídica | Negociação

financeira (Negociação) 3 horas

1ª chamada de 29/7/2013 a

3/8/2013 2ª chamada de 26/8/2013 a

31/8/2013 VS de 14/10/2013 a

19/10/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 11

Auditoria (Auditoria Contábil) 30 horas de 15/7/2013 a

23/8/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 12

Gestão de Projetos I 30 horas de 15/7/2013 a

23/8/2013 Avaliação Presencial

Auditoria (Auditoria Contábil) | Gestão de Projetos I 3 horas

1ª chamada de 9/9/2013 a

14/9/2013 2ª chamada de 14/10/2013 a

19/10/2013 VS de 2/12/2013 a

7/12/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 13

Estratégia de Operações em Serviços Bancários 30 horas de 26/8/2013 a 4/10/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 14

Planejamento do Abastecimento, da Distribuição e da Entrega

(Logística – Abastecimento, Distribuição e Terceirização) 30 horas de 26/8/2013 a 4/10/2013 Avaliação Presencial

Estratégia de Operações em Serviços Bancários | Planejamento

do Abastecimento, da Distribuição e da Entrega (Logística – 3 horas

1ª chamada de 21/10/2013 a

26/10/2013 2ª chamada de 18/11/2013 a

(27)

11/1/2014 Formação Específica – Disciplina On-line 15

Gestão da Qualidade em Serviços 30 horas de 7/10/2013 a

15/11/2013 Formação Específica – Disciplina On-line 16

Gestão de Projetos II 30 horas de 7/10/2013 a

15/11/2013 Avaliação Presencial

Gestão da Qualidade em Serviços | Gestão de Projetos II 3 horas

1ª chamada de 9/12/2013 a

14/12/2013 2ª chamada de 6/1/2014 a

11/1/2014 VS de 17/2/2014 a

22/2/2014

Recesso de final de ano de 14/12/2013 a

05/01/2014 Encontro Presencial 1

Apresentação do TCC e encerramento do curso 15 horas

1/2014 (data a ser definida) das 9h às 18h

Observações:

1 As datas informadas neste cronograma poderão, eventualmente, sofrer alterações.

2 Em virtude de se tratar de um Plano Especial de Recuperação, o encontro presencial de encerramento ocorrerá em um número reduzido de polos.

3 Em cada disciplina, haverá ainda um calendário detalhado de orientação de estudo e entrega de atividades.

4 A carga horária das avaliações presenciais não é contabilizada na carga horária total.

5 Entre a data da entrega final do TCC e a data da apresentação, haverá um período para correção/revisão do TCC pelo professor-orientador.

6 Os prazos e as datas de envio dos e-mails podem variar dependendo dos feriados ou recessos. Por isso, é importante sempre estar atento aos períodos de prova no cronograma geral e sempre acessar a caixa de e-mail.

(28)

Suporte

Todo o atendimento ao estudante será feito por e-mail ou por telefone a Secretaria Acadêmica e com o Suporte Técnico.

Secretaria Acadêmica Atribuições:

 realizar cadastramento dos estudantes no sistema de acompanhamento administrativo- acadêmico da FGV;

 receber, conferir e organizar documentação dos estudantes visando ao registro escolar;

 encaminhar à Secretaria de Registro Escolar pedidos de documentos relativos à vida acadêmica do aluno;

 prestar atendimento a estudantes e professores.

Local:

Rua da Candelária, 06, 4º andar, Centro.

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20091-020

Contato:

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Telefone: (55) (21) 3799-4790 E-mail: cursosfgvonlinecorp@fgv.br

Suporte Técnico Atribuições:

 gerar login e senha para os professores;

 disponibilizar, no ambiente de aprendizagem on-line, informações importantes sobre a ferramenta ou sobre o curso;

 encaminhar comunicados importantes aos alunos e professores na sala de aula virtual ou via e-mail;

 acompanhar a sala de aula virtual das disciplinas em andamento, respondendo a possíveis dúvidas dos alunos sobre a ferramenta de navegação;

 comunicar-se, via e-mail ou telefone, com os alunos eventualmente desaparecidos do curso;

 manter plantões de atendimento aos alunos, além dos dias úteis.

Local:

Avenida Treze de Maio, 23 – sala 1106, Centro.

Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20031-007

(29)

E-mail: supfgvonline@fgv.br

Ouvidoria da Central de Qualidade do IDE

A Ouvidoria recebe e encaminha aos setores responsáveis suas sugestões e observações com relação aos serviços prestados pelo FGV Online.

Esse serviço está disponível por meio do endereço eletrônico: ouvidoria@fgv.br.

(30)

CÓDIGODECONDUTA

APRESENTAÇÃO

O FGV Online é o Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas que oferece, em parceria com as Escolas da FGV, cursos a distância de Graduação e de Pós- Graduação lato sensu.

O compromisso com a excelência que caracteriza a FGV é também compromisso do FGV Online, que, para atender às necessidades de seus alunos, conta com a observância, por parte de seu corpo funcional, dos princípios éticos que norteiam suas atividades.

OBJETIVO

O objetivo do Código de Conduta é pautar as relações interpessoais, no âmbito dos cursos a distância que disponibiliza, no compromisso com o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, do aluno do FGV Online, esperam-se as seguintes condutas:

1) Acatar o regulamento do curso, em sintonia com os fins educacionais nele objetivados.

2) Como é ato grave o uso de cola ou plágio na realização das atividades on-line, das atividades presencias e provas, manter uma atitude de correção e lealdade...

 principalmente no que diz respeito aos direitos autorais de terceiros;

 não dando nem recebendo informações, além do permitido tanto pelo desenho dessas atividades e provas, quanto pelo regulamento do curso.

3) Não adotar qualquer atitude que discrimine as pessoas, em função de cor, sexo, credo, origem, classe social, idade ou incapacidade física.

4) Utilizar a mesma atitude que qualquer pessoa honrada e de caráter íntegro empregaria na relação com outras pessoas.

5) Observar a orientação relativa a vestimentas na FGV, em suas Escolas e Unidades, assim como nas instituições que funcionam como polos presenciais.

6) Não se envolver na aplicação de qualquer espécie de trote aos alunos do FGV Online.

7) Guiar suas ações por padrões éticos e estrito respeito à legalidade, não promovendo a perturbação da ordem interna nas dependências da FGV, em suas Escolas e Unidades, assim como nas instituições que funcionam como polos presenciais.

(31)

9) Fazer uso responsável dos bens e instalações físicas de todas as instituições que atuam com o FGV Online.

10) Não adotar qualquer atitude que comprometa a imagem do FGV Online.

CONCLUSÃO

Os problemas éticos, em sua maioria, não são criados pelas pessoas, mas surgem diante delas, obrigando-as a enfrentá-los. As linhas gerais deste Código de Conduta permitem avaliar grande parte das situações, mas não detalham, necessariamente, todos os problemas que podem surgir no dia a dia.

Sendo assim, os casos em que os itens deste Código de Conduta não sejam atendidos ou em que haja dúvida acerca de seu cumprimento serão levados à análise da Direção Executiva do FGV Online, que tomará medidas cabíveis e transparentes para tratar cada caso.

Referências

Documentos relacionados

Quando a romifidina é administrada como pré-medicação em associação com outros agentes como, por exemplo, anestésicos injetáveis ou inalatórios, deve utilizar-se uma dose de 0,04

A avaliação sumativa ocorre no final de cada módulo, com a intervenção do professor, do aluno, e, após a conclusão do conjunto de módulos de cada disciplina, em

• Menor é o indivíduo de 14 a 18 anos; idade mínima de 16 anos para o trabalho salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. • Ampliou o rol de entidades qualificadas

O CONSUN, ouvidos os Conselhos de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e o Conselho Diretor, no que for de suas

CENTRO COORDENADOR PARECER CONSUBSTANCIADO APROVADO (Trâmite Básico) CONEP (quando aplicável) SUBMISSÃO DO PROJETO AO CEP DO CENTRO PARTICIPANTE

Para isso basta que o pesquisador responsável, do centro coordenador do estudo, faça a submissão do projeto na Plataforma Brasil, da mesma forma que faria para um novo protocolo

Quando o projeto de pesquisa for inserido na Plataforma Brasil, existem duas opções: A) &lt;Sem proponente&gt;, neste caso a CONEP indicará o CEP mais próximo do

Folha de Rosto devidamente preenchida (documento de apresentação do projeto, que lhe confere consistência jurídica. Projeto de Pesquisa, através do qual se fará a análise