• Nenhum resultado encontrado

O QUE VOCÊ ACHA DE FAZER PARTE DESSA MUDANÇA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O QUE VOCÊ ACHA DE FAZER PARTE DESSA MUDANÇA?"

Copied!
19
0
0
Mostrar mais ( páginas)

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO

(2)

Você está de acordo com a forma atual com que é atribuído prazo de validade a produtos químicos para uso industrial, mercado Business to Business (B2B), sem o devido amparo legal para retestes e revalidação?

VAMOS PENSAR

(3)

VAMOS PENSAR

O descarte de produtos teoricamente vencidos, mas que ainda mantém suas especificações de segurança e qualidade, tem causado significativos impactos ambientais, sociais e econômicos, incompatíveis com empresas que vivenciam de fato a responsabilidade ambiental, que seguem os princípios de Economia Circular, que são atentas ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos e aos aspectos ESG (Environmental, Social and Governance), que hoje caracterizam e agregam valor às suas marcas.

Luciana Oriqui

Sócia-diretora da CIRCULAR QUÍMICOS, especialista em estudos de estabilidade e atribuição de prazo

de validade para produtos químicos.

(4)

VAMOS PENSAR

Nossas normas e legislação precisam ser atualizadas e, em alguns casos, até mesmo criadas, para atender a essas novas demandas que são na verdade, globais.

Luciana Oriqui

Sócia-diretora da CIRCULAR QUÍMICOS, especialista em estudos de estabilidade e atribuição de prazo

de validade para produtos químicos.

Para que seja possível a representatividade de toda a indústria química e petroquímica na defesa embasada tecnicamente, pela possibilidade de extensão de validade como estratégia de gerenciamento de resíduos, foi criado o MOVIMENTO MENOSRESÍDUO.

(5)

O QUE VOCÊ ACHA DE FAZER PARTE DESSA MUDANÇA ?

ACREDITA SER RELEVANTE TER SUA MARCA ASSOCIADA A UM MOVIMENTO EM PROL DA SUSTENTABILIDADE E DE UM

MUNDO MELHOR PARA FUTURAS GERAÇÕES?

(6)

PACTO GLOBAL: representa um desafio para que empresas se alinhem coerentemente em estratégias e operações que atendam os 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humano, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

AGENDA 2030: é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. É um plano para governos, sociedade, empresas, academia e para VOCÊ .

ODS: os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

INDÚSTRIA QUÍMICA:

são ESSENCIAIS à atividades que vão desde o tratamento da água e esgoto, até a produção de alimentos, a preservação e recuperação da saúde com a produção de medicamentos e vacinas, a construção civil, a produção metal-mecânica e as tecnologias de informação.

CONTEXTUALIZANDO

(7)
(8)

12.4: Até 2020 ( ), alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e reduzir significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente;

ODS 12: ASSEGURAR PADRÕES DE PRODUÇÃO E DE CONSUMO SUSTENTÁVEIS

12.5: Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso;

12.6: Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a

adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de

relatórios.

(9)

A abordagem a ser proposta para o atendimento das prerrogativas da ODS 12.4, será a de uma hierarquização de métodos, para efetividade do gerenciamento de resíduos químicos, em um modelo sustentável e aderente à premissas da economia circular:

SOBRE A ODS 12.4

▪ Método Inicial: voltado a processos ecoeficientes (diminuição de resíduos na fonte geradora: modificações de processos, substituições de matérias primas...) e a prevenção do descarte de produtos como resíduos, pela possibilitação técnica de extensão de seus prazos de validade enquanto mantiverem seus requisitos mínimos de qualidade e segurança.

▪ Método Intermediário: voltado a reaproveitamentos e reusos, inclusive como matriz energética.

▪ Método Final: voltado ao gerenciamento dos resíduos sólidos industriais sem outra possibilidade que não o seu descarte seguro, como rejeitos.

(10)

VAMOS PENSAR

QUEREMOS QUE O SUA EMPRESA FAÇA PARTE DESSA MUDANÇA!

VOCÊ ACREDITA SER RELEVANTE ESTAR ASSOCIADO A UM MOVIMENTO EM PROL DA SUSTENTABILIDADE E DE UM MUNDO MELHOR PARA FUTURAS GERAÇÕES?

(11)

Trajetória profissional de13 ANOS pesquisando e atuando ativamente em estudos de estabilidade e

prazo de validade para produtos químicos.

DOUTORAe mestre em Engenharia Química pela UNICAMP.

PERITA JUDICIAL, como especialista em QUALIDADE, por 5 anos.

13 anos como PROFESSORA-Convidada de 6 Sigma, Pesquisa de Mercado e Gestão da Qualidade em cursos de pós- graduação, modalidade extensão, na UNICAMP.

CO-AUTORA do LIVRO “Shelf Life para a Indústria Química Guia de estabilidade e definição de prazos de validade para produtos químicos”, pela editora Campus- Elsevier.

Publicações, consultorias, pareceres técnicos, palestras, congressos nacionais e internacionais, participação em grupos técnicos de trabalho e em mesas redondas como ESPECIALISTA TÉCNICAem discussões sobre ESTUDOS DE ESTABILIDADE E PRAZO DE VALIDADE PARA PRODUTOS QUÍMICOS.

QUEM SOMOS

(12)

POR QUE PARTICIPAR DO

MOVIMENTO MENOS RESÍDUO?

VAMOS JUNTOS

(13)

VAMOS JUNTOS

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS E BENEFÍCIOS DO MOVIMENTO MENOS RESÍDUO?

1) Junção de associações, conselhos, empresas ambientais, indústrias e demais entidades interessadas, para GARANTIR EMPODERAMENTO NAS REIVINDICAÇÕES JUNTO A ÓRGÃOS PÚBLICOS FEDERAIS E ESTADUAIS, em relação à possibilidade de extensão da validade para produtos químicos teoricamente vencidos, mas que ainda mantêm suas garantias de segurança e especificações.

3) Comunicação,REPRESENTAÇÃO E DEFESA TÉCNICA UNIFICADA e centralizada da causa, por definições de políticas públicas que respaldem as práticas propostas.

4)PROJEÇÃO DAS MARCASdos apoiadores pelo engajamento em projeto pioneiro e de REPERCUSSÃO GLOBAL, aderente às premissas de ECONOMIA CIRCULAR, com práticas de ESG (ambiental, social e governança, em inglês).

6) Apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) de TÉCNICAS RESPONSIVAS PARA RETESTES E REVALIDAÇÕES de produtos químicos.

7) DISSEMINAÇÃO DE CONCEITOS E BOAS PRÁTICAS de estudos de estabilidade e atribuição de prazo de validade.

8) Apoio à CONCENTRAÇÃO E ACESSIBILIDADE DE INFORMAÇÕES, incluindo legislação e normas relacionadas a prazo de validade e gerenciamento de resíduos.

9)PUBLICAÇÕES, incluindo uma mensal exclusiva, sobre prazo de validade, gerenciamento de resíduos, sustentabilidade, Pacto Global, Agenda 2030, economia circular e ESG, relacionadas à indústria química.

5) Porta voz daDEFESA DA CAUSA DIANTE DA OPINIÃO PÚBLICA.

2) Sua VOZ E DEMANDAS, coerentes com as premissas do Movimento, serão computadas nas reivindicações;

10) Direito ao USO DO SELO de participação do MOVIMENTO MENOS RESÍDUO.

(14)

ONDE SE CONCENTRARÁ A COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO MENOS RESÍDUO?

VAMOS JUNTOS

(15)

NO SITE DA CIRCULAR QUÍMICOS www.circularquimicos.com.br

COMUNICAÇÃO

NAS REDES SOCIAIS DA CIRCULAR

QUÍMICOS

(16)

SOBRE A CIRCULAR QUÍMICOS - MISSÃO

Ser referência na concentração de informações técnicas, legais, ambientais e econômicas relacionadas a definições de prazos de validade e suas alternativas, disponibilizando, uniformizando e compartilhando conhecimento a

empresas e sociedade.

Agregar valor às indústrias químicas e petroquímicas ao fornecer respaldo técnico para a viabilização de retestes e revalidações de seus produtos, minimizando os impactos negativos e consequente geração de passivos ambientais, sociais e econômicos, através de pesquisas e tecnologias que permitam menor geração de resíduos,

participando e apoiando ativamente ações que visem à sustentabilidade do planeta.

Coordenar, representar, participar, incentivar e intermediar a inovação e atuação colaborativa na construção de soluções responsivas, técnica e financeiramente aplicáveis.

(17)

MAS O QUE HÁ NO SITE DA CIRCULAR QUÍMICOS?

DEFINIÇÕES E CONCEITOS diversos relacionados a estudos de estabilidade e prazo de validade.

Principais LEGISLAÇÃO E NORMAS NACIONAIS relacionadas a economia circular, estudos de estabilidade, prazo de validade e gerenciamento de resíduos.

Principais LEGISLAÇÃO E NORMAS INTERNACIONAIS relacionadas a economia circular, estudos de estabilidade, prazo de validade e gerenciamento de resíduos.

PESQUISAS DE MERCADO EXCLUSIVAS para o área de atuação das indústrias química e petroquímica.

PUBLICAÇÕESrelacionadas a modelos e práticas sustentáveis, estudos de estabilidade e prazo de validade.

Concentração de informações e publicações sobre o MOVIMENTO MENOSRESÍDUO.

COMUNICAÇÃO

(18)

Apoie o Movimento Menos Resíduo e contribua com a campanha proposta pela ONU através do Pacto Global, que se propõe a engajar empresas para os objetivos de desenvolvimentos sustentável

(ODS) propostos na Agenda 2030.

CONVITE

(19)

Profa. Dra. LUCIANA RODRIGUES ORIQUI sócia diretora da CIRCULAR QUÍMICOS

contato@circularquimicos.com.br (19) 99172.9150

https://circularquimicos.com.br circularquimicos

OBRIGADA!

Referências

Documentos relacionados

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

O modelo experimental de análise de viscosidade do óleo hidráulico testado em laboratório trouxe uma proposição da correlação causal entre a unidade primária de

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Por fim, destacamos que esta recomendação para o elemento Atividades de Controle tem o potencial de, após verificado êxito de atuação dos controladores adstritos a cada

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

Desse modo, o Plano de Ação construído procurou focar na atuação da equipe diretiva das UEs – especificamente no gestor escolar e no supervisor educacional

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa O local escolhido como cenário para a pesquisa foi a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Aplicar um curativo no local da punção (Manual Técnico do PNTN bvsms. Armazenamento: Após o período de secagem de 3 horas na posição horizontal, as amostras devem

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Assim, com a unificação do crime de estupro e do atentado violento ao pudor em um único tipo penal, os condenados que tiveram suas penas aumentadas em razão do

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa