• Nenhum resultado encontrado

Universidade de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade de São Paulo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

1. Identificação

Unidade: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão

Preto

Docente: 3200304-Eduardo Alex Hernandez Morales

Departamento: Computação e Matemática

Jornada: RDIDP

Função: Prof Titular

Mérito: MS-6

Projeto interdisciplinar:Não

2. Objetivos e metas articulados com o Projeto Acadêmico do Depto e/ou

Unidade e com o Perfil Docente

2.1 Objetivos

Meu objetivos estão fortemente relacionados e articulados aos objetivos e metas do DCM-USP. Minhas atividades acadêmicas terão como objetivos básicos:

1. Consolidar minhas atividades de pesquisa nas áreas de equações diferenciais funcionais e de teoria de ondas viajantes, visando a internalização e mantendo a qualidade e a quantidade das minhas publicações.

2. Aumentar e consolidar minhas atividades relacionadas a formação de recursos humanos no DCM-USP. Articular tais atividades nos níveis de graduação e pós-graduação.

3. Consolidar as atividades e os resultados do grupo de pesquisa que lidero no DCM-USP (DEIAS, ``differential equations in abstract spaces”). Apoiar aos docentes do grupo para obter independência em pesquisa, criar

(2)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

espaços articulados para estudantes de graduação e pós-graduação.

4. Criar, dentro do Programa de pós-graduação em Computação Aplicada e do possível Programa de pós-graduação em Matemática (projeto em análise na Pró-Reitoria de Pós-Graduação), uma linha de pesquisa considerando tópicos das áreas de equações diferenciais funcionais, economia-matemática e análise numérico.

5. Cumprir os parâmetros quantitativos e qualitativos de produção intelectual, elencados no projeto acadêmico do DCM-USP.

6. Desenvolver atividades de gestão administrativas consideradas de importância estratégica para o desenvolvimento do departamento.

2.2 Metas

Seguindo a ordem dos objetivos acima, menciono as seguintes metas:

1. Publicação de artigos de pesquisa em revistas internacionais qualificadas na parte superior do Qualis-Capes da área de matemática. Ser responsável de projeto de pesquisa financiado ou membro de projeto temático. Desenvolvimento de visitas de pesquisa de curta duração a centros de excelência nas minhas áreas de pesquisa.

2. Orientação acadêmica no Programa de pós-graduação em Computação Aplicada do DCM-USP. Publicação em revistas internacionais de artigos de pesquisa decorrentes de trabalhos de dissertação de mestrados do programa.

Recentemente, o DCM submeteu a instancias superiores da USP, um projeto de mestrado acadêmico em matemática. Se este projeto é aprovado, orientarei e ministrarei disciplinas básicas e optativas no programa. Se esta proposta de pós-graduação não é aprovada, participarei da elaboração de uma nova proposta de mestrado ou doutorado.

Criarei, como parte do grupo de pesquisa DEIAS, os grupos DEAIS-graduação e DEIAS-pós-graduação. Tais grupos devem potencializar as atividades de graduação, pós-graduação e de pesquisa do grupo DEIAS e do DCM-USP. O grupo DEIAS-graduação terá como principal meta a de preparar alunos de graduação (nivelando ou complementado a grade

(3)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

curricular) para continuar estudos acadêmicos superiores em matemática (pura ou aplicada).

3. Realizar seminários e discussões de pesquisa junto a docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que sao parte de DEIAS, colaborar na elaboração e publicação de artigos de pesquisa dos outros docentes do grupo DEIAS, estimular a participação dos integrantes do grupo em eventos científicos, estimular e colaborar na submissão e no desenvolvimento de projetos científicos financiados.

4. Desenvolver junto com estudantes do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada, de colegas do Grupo DEAIS e de outros possíveis colegas interessados, trabalhos de dissertação de mestrado envolvendo tópicos sobre equações diferenciais funcionais, economia-matemática e análise numérico. Atingir no período de três a quatro anos um nível cientifico que permita que tais trabalhos de dissertação contenham resultados inéditos e publicáveis em revistas internacionais da área de matemática.

5. O projeto do DCM estabelece alguns parâmetros quantitativos e qualitativos de produção intelectual. Tais parâmetros estão fortemente relacionados ao projeto de pós-graduação dos docentes da área de matemática. Uma das minhas metas prioritária será cumprir tais níveis de produção. Adicionalmente, no período 2018-2022, publicarei não menos de 10 artigos de pesquisa em revistas internacionais pertencentes a parte alta do Qualis-Capes.

6. Exercer a chefia do departamento, participar como membro titular de colegiados da faculdade, da comissão de pesquisa da faculdade e da comissão assessora para acompanhamento da progressão docente da faculdade.

2.3 Como este projeto se articula com o do Departamento e/ou Unidade?

O projeto está fortemente vinculado e articulado ao projeto do DCM-USP, especialmente nas áreas de docência de graduação, docência de pós-graduação, pesquisa e gestão administrativa. Os objetivos e metas elencados anteriormente,

(4)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

os seguintes objetivos, metas e exigência do projeto do DCM-USP.

Consolidação do programa de pós-graduação em Computação Aplicada do DCM-USP, criação de um programa de pós-graduação em matemática, aumentar a representatividade do DM-USP nas diferentes comissões e colegiados da faculdade.

Além do anterior, o projeto departamental apresenta algumas metas qualitativas e quantitativas de produção intelectual para os docentes da área de matemática. Tais índices são consideradas metas prioritárias no meu projeto.

2.4 Como este projeto se articula com o Perfil Docente almejado?

O projeto se articula, tanto com meus interesses acadêmicos, como com as expectativas do DCM respeito dos seus docentes. Como professor titular, tenho como objetivos manter e elevar meus níveis de excelência em pesquisa e docência, contribuir no desenvolvimento dos meus colegas de departamento, especialmente aqueles vinculados ao grupo DEIAS. Além do anterior, desempenharei atividades de gestão em áreas estrategicamente importantes para o DCM-USP.

3. Planejamento das atividades para cumprir as metas

3.1 Ensino em Graduação

Minhas atividades em ensino de graduação, ensino de pós-graduação, orientação de graduação e pós-graduação e em pesquisa, estão articuladas entre si.

A nível de graduação, desenvolverei atividades que permitam criar um nexo (envolvendo as áreas de equações diferenciais, economia-matemática e análise numérica) entre o curso MAN (Matemática Aplicada a Negócios), o possível programa de pós-graduação em Matemática do DCM e o Programa

(5)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

de Computação Aplicada do DCM-USP. Em particular,

1) Como parte do grupo de pesquisa que lidero no DCM (DEIAS, Equações Diferenciais em Espaços Abstratos), criarei o grupo “DEIAS-graduação”, que será formado por alunos de graduação do MAN e por eventuais estudantes de outros cursos. O grupo será dirigido a estudantes com interesse nas áreas de equações diferenciais, economia-matemática, análise e análise numérica, e reunirá a todos os estudantes de iniciação cientifica dos docentes do grupo DEIAS. Dentre as atividades do grupo DEIAS-graduação, menciono:

a) Articulação programática de maneira de possibilitar aos alunos envolvidos, continuar estudos de pós-graduação nos programas de pós-graduação do DCM-USP e de outros centros.

b) Acompanhamento, articulação e desenvolvimento de projetos de iniciação dos estudantes.

c) Seminários periódicos de docentes do grupo DEIAS sobre temas vinculados a projetos e sobre possíveis projetos de iniciação científica;

d) Seminários periódicos dos estudantes do grupo, onde serão apresentados seus projetos e avanços. O seminário será usado de maneira natural para o intercambio de ideias e colaboração.

2) Como suporte as atividades de docência do curso MAN e do grupo DEIAS-Graduação, elaborarei dois apostilhas didáticas, uma de Análise Matemática e Aplicações e uma sobre Álgebra Linear.

3) Criarei uma instancia departamental para a apresentação de seminários ministrados por alunos do MAN. Os seminários serão basicamente sobre projetos de iniciação em andamento. Tais seminários serão apresentados posteriormente, numa seção especial, na Semana do MAN, semana da Matemática Aplicada a Negócios.

4) Como suporte as atividades anteriores, ministrarei (e se é necessário) criarei disciplinas optativas na área de matemática. As disciplinas terão como objetivo básico complementar a formação dos estudantes interessados em estudos acadêmicos de ordem superior.

(6)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

3.2 Ensino em Pós-Graduação

As propostas em ensino de pós-graduação, estão relacionadas e articuladas com as propostas de graduação e de pesquisa. Dentre as atividades menciono:

1) O DCM-USP tem dentre suas metas a criação de um programa de pós-graduação em matemática. Se a proposta é aprovada, participarei ativamente, ministrando disciplinas regulares e optativas, e orientado. Se a proposta não é aprovada, participarei ativamente na elaboração de uma nova proposta, de mestrado ou de doutorado em matemática.

2) Continuarei a desenvolver minhas atividades de docência, pesquisa e orientação junto ao programa de pós-graduação em Computação Aplicada do DCM-USP. Minhas principais atividades serão a orientação efetiva de alunos e o desenvolvimento de uma área de pesquisa envolvendo tópicos de equações diferenciais funcionais, analise numérica e economia-matemática.

3) Dentro do grupo DEIAS, criarei o sub-grupo, DEIAS-Pós-Graduação, que reunirá de maneira articulada aos docentes e estudantes de pós-graduação do grupo DEIAS. Atividades similares as descritas no item 5.1.a)-5.1.d) serão desenvolvidas neste grupo

3.3 Pesquisa

Continuarei minhas pesquisas nas áreas de equações diferenciais funcionais e da teoria de ondas viajantes. Em particular,

1) Cumprirei as metas quantitativas e qualitativas de produção intelectual na área de matemática, presentes no projeto do DCM-USP.

2) Manterei a regularidade (média de duas publicações por ano) e a qualidade (publicações no quadro superior do Qualis-Capes) das minhas publicações cientificas. No período deste projeto, elaborarei no menos de 10 artigos de pesquisa.

3) Nos últimos anos tenho sido reconhecido como uma liderança internacional na área de equações diferenciais funcionais. Para consolidar este reconhecimento, desenvolverei visitas de pesquisa de curta duração a

(7)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

centros e pesquisadores importantes da minha área. Também planejo receber a visita de pesquisadores do exterior.

4) Nos próximos anos continuarei colaborando com os docentes que formam parte do grupo DEIAS. Esta colaboração será a nível da elaboração de projetos, da elaboração e publicação de artigos de pesquisa e da participação de eventos da área de equações diferenciais. Nesta etapa (este tipo de atividades vem sendo desenvolvidas a vários anos) as atividades terão como objetivo básico ajudar a algus docentes do grupo a obter a independência em pesquisa.

3.4 Cultura e Extensão

Como parte das minhas atividades vinculadas a gestão universitária (chefia do departamento) e em concordância com as metas departamentais, ajudarei na formulação de novos projetos e no fortalecimento dos projetos e programas de cultura e extensão existentes no DCM-USP.

3.5 Nacionalização e Internacionalização

Na atualidade, sou reconhecido como uma liderança internacional na área de equações diferenciais funcionais. Para manter e aumentar este reconhecimento, pretendo:

1) Continuar formando parte da diretiva do grupo GAFEVOL. O grupo GAFEVOL, é um grupo de pesquisa da área de equações diferenciais. O GAFEVOL, tem sede na Universidade de Santiago de Chile e nos últimos anos tem promovido a sua internacionalização, sendo hoje formado por pesquisadores e estudantes de vários países, incluindo Chile, Brasil, Colômbia e Porto Rico.

2) Consolidar minha participação no comitê editorial de revistas internacionais das áreas de análise e equações diferenciais.

3) A nível nacional, promoverei atividades de pesquisa entre o grupo DEIAS e outros grupos e centros nacionais.

4) Publicar um livro com minhas recentes contribuições na área de equações diferenciais funcionais.

(8)

Universidade de São Paulo

02 de Maio de 2019

Projeto Acadêmico

3.6 Orientação

Desenvolver pelo menos uma orientação nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Supervisionar um pós-doutorando no período.

3.7 Gestão Universitária

No período, exercerei a chefia do departamento, serei membro de colegiados da faculdade, da comissão de pesquisa e da comissão assessora para acompanhamento da progressão docente da nossa faculdade.

3.8 Outros

Nada a informar.

3.9 Atividades Priorizadas [se pertinente]

No período, priorizarei minhas atividades nas áreas de pesquisa, docência (graduação, pós-graduação e orientação) e gestão universitária. Embora o anterior, como parte das atividades de chefia, incentivarei e estimularei novas iniciativas e apoiarei as existentes no âmbito da cultura e a extensão universitária.

Referências

Documentos relacionados

Estágio Docência e Estágio Pesquisa correspondem a atividades complementares de Pós-Graduação, oriundas de estágios qualificados de docência e pesquisa, consideradas, para fins

Portanto, se o escoamento da produção de soja do Centro-Oeste fosse realizada em vias rodoviárias que estivem em bons estados de conservação haveria significativas reduções

• Estudo de viabilidade técnico-económica de centrais fotovoltaicas, para autoconsumo ou venda de energia à rede, estimulando a implementação de energias renováveis..

Professor Visitante, para exercer atividades de docência, pesquisa e orientação no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, por 24 (vinte e quatro) meses, no período

2 Às dez horas e três minutos do dia vinte e seis de abril de dois mil e dezesseis, 3 reuniram-se no Centro de Convivência dos Servidores, no Campus de Frederico 4 Westphalen, sob

Por exemplo: quando você tem a impressão de que alguém quer deixar o sistema, você testa isso deixando essa pessoa dar uns passos para a frente e então pedindo a ela que diga se

Meio Ambiente - Direito à preservação de sua integridade (CF, art. 225) - Prerrogativa qualificada por seu caráter de metaindividualidade - Direito de terceira geração

Para isso, é necessário conhecer e compreender não apenas o processo de transformação do pasto (forragem) em produto animal, mas, sobretudo, entender e controlar os processos de