• Nenhum resultado encontrado

Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – Língua Espanhola Volume 2 | Editora LT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – Língua Espanhola Volume 2 | Editora LT"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Proff

Manual do Professor de

Espanhol Volume 2

Linguagens, Códigos

e Suas Tecnologias

(2)

Apresentação

O

material didático da Coleção EJA Educação Profissional foi elaborado a

par-tir do documento base do Programa Nacional de Integração da Educação

Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens

e Adultos, tendo como pressupostos alguns princípios e fundamentos pedagógicos:

compreensão do trabalho como princípio educativo; pesquisa como fundamento da

for-mação, por entendê-la como modo de produção de conhecimentos e de entendimento da

realidade, além de contribuir para a construção da autonomia intelectual dos educandos;

integração do currículo; valorização dos diferentes saberes no processo de ensino e

apren-dizagem; e o trabalho como princípio educativo.

Nos livros que compõem a coleção, as abordagens das áreas dos conhecimentos são

embasadas na perspectiva de complexos temáticos, ou seja, em temas gerais comuns

liga-dos entre si. Temas que abrangem os conteúliga-dos mínimos a serem abordaliga-dos sob o enfoque

de cada área do conhecimento; possibilitam a compreensão do contexto em que os alunos

vivem; atendem às condições intelectuais e sociopedagógicas dos alunos; garantem um

aprofundamento progressivo ao longo do material; e promovem o aprofundamento e a

ampliação do conhecimento do aluno.

A abordagem dos materiais didáticos é centrada em resoluções de problemas, ou seja,

no início da unidade são propostos os problemas, dilemas reais vividos pela sociedade e, a

partir da disciplina, são fornecidos dados e fatos buscando a solução dos problemas propostos.

Para efetivar a integração das diferentes áreas do conhecimento, articulando-as ao

mundo do trabalho, são utilizados grandes temas integradores: sociedade e trabalho;

ciên-cia e tecnologia e trabalho; saúde e trabalho; linguagens e trabalho; entre outros.

Em cada volume da coleção, a disciplina é dividida em unidades que, por sua vez,

são separadas em capítulos. Cada unidade conta com seção inicial de abertura, em que é

colocado o problema gerador; conteúdos desenvolvidos de modo a propiciar a construção

de soluções para o problema inicial por meio de atividades, propostas de reflexão,

aná-lise de situações, simulação de cenários para tomada de decisão que são intercalados ao

conteúdo em estudo; atividades de reflexão, de análise, de pesquisa e de produção (oral e

escrita); seção final de sistematização da unidade, retomando o percurso de aprendizagem

e relacionando-o ao problema inicial.

Com a intenção de desenvolver ideias e conceitos, ampliando os conhecimentos do

educando de maneira estimulante e participativa, as obras contam ainda com sugestões de

livros e sites, nos quais o aluno poderá realizar pesquisas para explorar as conexões entre

as áreas do conhecimento.

Por meio da participação de todos os envolvidos no processo educacional, o material

foi desenvolvido de modo que o trabalho dos alunos se desenvolva de maneira prazerosa

e significativa.

(3)

Orientações aos Professores

Orientações aos Professores

Orientações Gerais

Na elaboração deste material, buscou-se problematizar as transformações sociais que influenciam e são influenciadas pelos constantes avanços da tecnologia, com ênfase nas estruturas comunicativas que se modificam a partir desse processo.

Procurou-se evidenciar questões políticas, econômicas e sociais que são relevantes para o processo de formação crítica do aluno da Educação de Jovens e Adultos. A partir dos textos propostos, pretende-se problematizar a questão da semelhança entre a língua portuguesa e a língua espanhola, a fim de motivar os alunos a conhecerem as especificidades da língua espanhola e a valorizarem tanto as semelhanças como as diferenças entre os dois idiomas. Ao trabalhar com essa temática, o professor poderá refletir com os alunos sobre a relação do idioma com a identidade dos cidadãos pertencentes a diferentes nações, de forma a incenti-var o respeito e a valorização da identidade cultural de cada um.

Ao propor a leitura de textos pertencentes a diferentes gêneros e esferas de circu-lação, destaca-se a importância da prática da leitura para interação social, promovendo reflexões, debates e questionamentos que permitam ao aluno posicionar-se criticamente diante das práticas discursivas de seu cotidiano.

Por fim, destaca-se a importância do material como elemento colaborativo no pro-cesso de construção do conhecimento que considere os saberes prévios dos alunos e o ajudem a contextualizar o aprendizado com sua prática profissional e cidadã.

Objetivos Gerais

• Possibilitar ao aluno a compreensão da crescente transformação da sociedade carac-terizada pelos avanços da tecnologia.

• Viabilizar a interação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos com informações de diferentes esferas sociais e culturais. Espera-se que a interação com os discursos em língua espanhola possa aguçar o interesse dos alunos pela inserção no mundo do trabalho e, também, pela participação crítica na sociedade na qual está inserido.

• Propor as práticas discursivas do material.

• Proporcionar experiências diversas que incentivem a reflexão, o debate e a constru-ção do conhecimento significativo.

(4)

Princípios Pedagógicos

O estudo dos gêneros textuais possibilita ao aluno uma melhor relação com os textos, porque, ao compreender como usar um determinado gênero, entende-se que esse aluno poderá utilizar e agir sobre a linguagem de forma mais eficiente, até mesmo na leitura e produção de gêneros não conhecidos.

Nesse sentido, este material didático se apoia no interacionismo sociodiscursivo (ISD), que postula a necessidade de serem trabalhados gêneros de texto no ensino e na aprendizagem de língua, a fim de mediar o processo e materializá-lo. De acordo com essa visão, o material didático pode ser uma das ferramentas que possibilita a interação com situações sociais por meio de textos.

Segundo Cristovão (2007, p. 9):

O interacionismo sociodiscursivo (ISD) é um quadro teórico-metodológico desenvolvido por Bronckart e colaboradores de Genebra e de outras localidades há pouco mais de vinte anos. Sua posição epistemológica reúne correntes diversas das ciências humanas cujas influências para a constituição de seu quadro teórico vêm de releituras e expansões das mais diversas contribuições. De Hegel veio a influência do caráter dialético do desenvolvimento, da atividade e do psiquismo humanos. De Marx e Engels, o papel da linguagem, dos instrumentos e do tra-balho na construção consciência. De Habermas, a noção do agir comunicativo. De Spinosa, a epistemologia monista. De Vygotsky (1993), os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento e suas decorrências para a prática de ensino de línguas. De Bakhtin (1992), a noção de lin-guagem e de abordagem discursiva. O gênero como instrumento para o ensino e a proposta de desenvolvimento de materiais didáticos em forma de sequências didáticas (SCHNEUWLY, 1994) norteadas por esses conceitos é uma decorrência.

As sequências didáticas são um conjunto de atividades organizadas para permitir a transposição didática de conteúdos sobre o gênero estudado e, normalmente, desenvolvem as capacidades de lin-guagem relacionadas aos gêneros textuais. Essas capacidades de linlin-guagem são as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas. As capacidades de ação possibilitam ao aluno adequar sua produ-ção ou leitura de linguagem ao contexto de produprodu-ção do gênero; já as capacidades discursivas permitem ao estudante observar a infraestrutura do texto, isto é, os tipos de discurso e sequências textuais; e as capacidades linguístico-discursivas permitem ao aluno a análise dos mecanismos de textualização como a coesão nominal e verbal, vozes e modalizações.

Neste material didático, procurou-se desenvolver em cada unidade as capacidades de lingua-gem, a fim de tornar possível uma sequência didática coerente para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola.

Busca-se, também, apresentar, nas sequências didáticas, textos autênticos de esferas de cir-culação que se acredita ser comum ao estudante da Educação de Jovens e Adultos e/ou que sejam importantes para seu crescimento intelectual e profissional.

É importante observar que, em todas as unidades, as sequências didáticas são, na verdade, propostas de como se pode trabalhar o conteúdo apresentado e, portanto, o professor poderá reor-ganizá-las de acordo com seu planejamento e público-alvo.

Articulação do Conteúdo

As unidades do material apresentam sequências didáticas que permitem a articulação dos conteúdos de língua espanhola com outras disciplinas, já que foram organizadas em uma perspectiva que compreende a linguagem como um processo de interação social. Assim, é possível relacionar os temas trabalhados com outras áreas de estudo para uma efetiva construção de conhecimento.

(5)

Desse modo, em todas as unidades, o professor poderá planejar ativi-dades interdisciplinares de diferentes áreas do conhecimento, por exemplo:

Na unidade 1, as temáticas relacionadas à polêmica da crise

eco-nômica na Espanha e a gravíssima situação de emprego naquele país podem ser trabalhados de forma integrada com outras áreas do conhecimento que discutam questões relacionadas à política nacio-nal e internacionacio-nal.

• Questões político-sociais podem ser aprofundadas após a discussão do texto Los nadies, contextualizando com conteúdos de disciplinas como sociologia, geografia ou história.

• O ícone atividade interdisciplinar propõe, ainda, que os alunos pesquisem informações sobre legislação relacionada à liberdade de expressão no Brasil, tema que pode ser ampliado em diferentes dis-ciplinas, como língua portuguesa, filosofia ou sociologia.

• As temáticas propostas na unidade 2 podem ser contextualizadas com áreas do conhecimento que desenvolvam conteúdos relaciona-dos à alfabetização e à inserção no mundo do trabalho.

• Além disso, são discutidos conceitos relacionados à política, democracia e cidadania, que podem ser explorados em diferentes disciplinas.

• Já na unidade 3 são desenvolvidos temas relacionados à organiza-ção social mediada pelas relações estabelecidas nas redes virtuais de comunicação. Questões político-sociais podem ser exploradas após a discussão do texto La contagiosa vida de los memes, contextuali-zando com conteúdos de disciplinas como sociologia, geografia ou história.

• E na unidade 4, as temáticas ligadas ao uso de tecnologias podem ser complementadas com conteúdos de outras áreas do conhecimento que discutam questões relacionadas ao estudo de como os avanços tecnológicos influenciam a vida das pessoas no cotidiano.

Atividades Complementares

Além das práticas discursivas constantes no material, sugere-se que o docente busque recursos diferenciados que complementem o planejamento das aulas de língua espanhola, a fim de propiciar aos alunos o contato com a diversidade de gêneros textuais do seu cotidiano. Para tanto, sugere-se a aproximação com textos literários que exigem maior domínio da língua espa-nhola e outros textos e recursos relacionados.

(6)

Sugestão de Planejamento

Este livro didático foi produzido para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola em sala de aula durante o primeiro semestre de estudo das modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional de Jovens e Adultos – Ensino Médio. Sendo assim, apresenta conteúdos básicos sobre o idioma, articulados a outras disciplinas escolares, em uma pro-gressão para compreensão desde o uso de linguagem até aspectos linguísticos próprios de utilização da língua.

Como já defendido anteriormente, no tópico “Princípios pedagógicos”, este material apresenta sequências didáticas para o desenvolvimento dos conteúdos. Cada sequência pode demandar mais ou menos tempo para ser cumprida, dependendo do planejamento do professor e de seu público-alvo. É importante destacar mais uma vez que os textos apresentados no volume são propostas para o estudo da língua, que podem ser complementados de acordo com a necessidade real de cada grupo de estudo.

Sobre o processo de avaliação, acredita-se que deva acontecer desde o início das atividades, pois se deve considerar o contexto de ensino e aprendizagem da língua e não apenas parte dele. Nesse sentido, a avaliação do aluno ocorrerá durante os momentos de debates com os colegas, de leitura e compreensão dos textos, de apresentação das pesquisas, de exposição das reflexões e análises linguís-ticas, como também de produções orais ou escritas. Pode-se, também, elaborar provas objetivas ou discursivas ao longo do semestre para observação do processo de ensino e aprendizagem.

Sugestões de Leitura

ABADÍA, P. M. Métodos y enfoques em la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjera. Madri: Edelsa, 2000.

ALLENDE, I. La casa de los espíritus. Barcelona: Editorial Plaza/Janés, 1982.

ANAYA. Manuais práticos da língua espanhola: gramática. 2. ed. São Paulo: escala Educacional, 2004. BARROS, C. S. de; COSTA, E. G. M. (Org.) Espanhol: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2010. V. 16 (Coleção Explorando o ensino).

COLECCIÓN Orellana. Brasília: Consejería de Educación de la Embajada de España, 2004. CUADRADO, J. G. Diccionario Salamanca de la lengua espñola. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2005. CRISTOVÃO, V. L. L. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estran-geira. Londrina: UEL, 2007.

EL Mundo de Mafalda e descrição dos personagens. Disponível em: <http://mafalda.dreamers. com/>. Acesso em: 30 maio 2014.

HERMOSO, A. G. Conjugar es fácil: em español de España y de América. Madrid: Edelsa, 1996. JOHNSON, K. Aprender y enseñar lenguas extranjeras: uma introducción. Tradução Beatriz Álvares Klein. México: FCE, 2008.

LAS viñetas del periódieo el país. Disponível em: <http://elpais.com/tag/c/ec7a643a2efd84d02c 5948f7a9c86aa7>. Acesso em: 30 maio 2014.

(7)

LEFFA, V. J. (Org.) O professor de línguas: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2006.

MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español: nueva edición revisada. Madrid: Edelsa, 2005. NERUDA, P. Veinte poemas de amor y uma canción desesperada. Santiago: Editorial Nascimiento, 1924.

SANTILLANA. Nuevo dicionário essencial de la lengua espñola. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2005. TIRINHAS da Mafalda e descrição dos personagens. Disponível em: <http://www.albeos.org/IMG/ pdf/Mafalda_tiras.pdf>. Acesso em: 30 maio 2014.

VIAJE al español. [S.I]: Edições del Prado, 2001. 3. v.

<http://media.wix.com/ugd/9ac92a_4168b62s07d74c8ddb9ac8721631f5cb.pdf>. <http://www.cervantes.es/default.htm>. <http://www.elcastellano.org/>. <http://www.lem.seed.pr.gov.br/>. <http://www.relpe.org/>. <http://www.todoele.net/>.

Orientações Didáticas

Unidade 1

Orientações Gerais

Esta unidade é iniciada com textos que propõem a reflexão sobre a mobilização social durante a crise econômica na Espanha. As discussões acerca das manifestações sociais estiveram presentes na sociedade brasileira durante o ano de 2013, com grande impacto na mídia televisiva e nas redes sociais. Portanto, o professor poderá iniciar a aula contextualizando os fatos comentados nos textos apresentados com os fatos ocorridos no Brasil, direcionando a reflexão sobre os motivos que levam a sociedade civil a se organizar e dar início a manifestações, como as que ocorreram no Brasil no período do impeachment do presidente Collor e, também, no ano de 2013.

Pode-se criar uma atividade de debate em sala de aula para que os alunos levantem problemas sociais em sua cidade ou região, criando hipóteses sobre as possibilidades de posicionamento dos cidadãos para as reivindicações acerca dos problemas relatados.

Na sequência, espera-se que o planejamento metodológico do professor inclua atividades que desenvolvam o posicionamento crítico do aluno, que pode ser debatido a partir do tema inicial da unidade e, também, dos textos publicitários apresentados a partir da página 17.

Ao fim desta unidade, espera-se que o aluno tenha conhecimento sobre a importância da lín-gua para expressar sua opinião, reivindicar seus direitos e outras práticas relacionadas à sua inserção participativa na sociedade. Além disso, que reconheça o domínio da língua estrangeira como ele-mento colaborativo para sua formação crítica.

(8)

Objetivos Gerais

• Instigar os alunos a refletir sobre a importância do discurso como prática social.

Proporcionar a compreensão de utilizar corretamente os heterosemánticos.

• Proporcionar a compreensão das especificidades da conjugação verbal no subjuntivo.

Conteúdos Privilegiados

• Ações e interações na sociedade.

• Contextos sociais.

• Contextos econômicos.

• O discurso da propaganda.

• O presente do subjuntivo.

Los falsos amigos.

Orientações Específicas e Respostas das Atividades

Página 11

Abertura

O trabalho com a unidade 1 pode ser iniciado com uma discussão sobre a importância de agir e interagir socialmente por meio da linguagem. Pretende-se que os alunos reconheçam o uso e influên-cia da linguagem para mobilizar-se, neste caso, para reivindicar direitos em um contexto econômico. Sugere-se organizar os alunos em grupos e pedir que alguns deles indiquem e anotem acontecimen-tos de mobilização social, relacionados à economia, de outros países que foram noticiados no Brasil, enquanto outro grupo discute sobre acontecimentos ocorridos no Brasil e noticiados no exterior. Caso os alunos apresentem dificuldade em relembrar as situações, a sugestão seria oportunizar a busca de notícias on-line a partir do uso do laboratório de informática. Dessa maneira, também é possível seguir com o trabalho até o término da unidade, sempre privilegiando o diálogo com o aluno e a sua participação efetiva nas atividades propostas.

Páginas 12-14

Leitura e Compreensão

1)

a.

Nesse contexto, “Paro” significa desemprego.

b.

No texto 1, a expressão “pre-parada” pode significar que a juventude está preparada/

qualificada ou que está parada. O cartaz evidencia a falta de emprego para jovens que

deveriam estar preparados para o trabalho e não parados.

(9)

c.

– Um a cada quatro trabalhadores estão desempregados.

O desemprego continuou aumentando no verão.

– A taxa de desempregados é de 25,02% (marco histórico

da crise).

d.

Refere-se aos cidadãos espanhóis de forma geral.

2)

a.

Reposta pessoal.

b.

O texto destaca a importância de se observar a situação

real das pessoas desempregadas. Relaciona-se com os

tex-tos anteriores por tratar do mesmo tema: o desemprego

na Espanha.

Página 15

Pesquisa

Professor, o resultado da pesquisa pode ser apresentado em

uma roda de conversa.

Página 16

Pesquisa

O professor poderá sugerir aos alunos os seguintes sites para

realizar a pesquisa:

<http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/>;

<http://www.palermo.edu/cele/libertad-de-expresion/>.

Trabalho Interdisciplinar

Espera-se que os alunos conheçam as mudanças legais

rela-cionadas à liberdade de expressão em diferentes períodos

históricos do Brasil. O resultado pode ser apresentado em

uma exposição oral para que o grupo compartilhe as

infor-mações pesquisadas.

(10)

Páginas 17-19

Leitura e Compreensão

A partir dos textos exemplificados,

pos-sibilitar a reflexão sobre o fato de a

publicidade ser utilizada para incentivar o

consumismo ou a manipulação de ideias,

assim como a utilização dos textos

publi-citários para outros tipos de campanhas

que não têm fins lucrativos.

1)

Textos publicitários. O primeiro é um

anúncio publicitário (tem como objetivo a

venda de um produto) e o segundo é uma

campanha comunitária (tem como

obje-tivo a divulgação de uma ação social). Os

textos publicitários geralmente mesclam

linguagem verbal e não verbal, utilizam a

norma padrão da língua e têm como

obje-tivo persuadir o leitor.

2)

A finalidade é o apadrinhamento para o

sustento de gatos que aguardam adoção.

3)

Resposta pessoal.

4)

Resposta pessoal.

Página 21

Análise

a) hable

b)

escuche

c) trabaje

d) viva

e)

visite

f)

comamos

g) acabe

h) compren

i) pronuncie

j) bajes

Página 22

Produção

Resposta pessoal.

Páginas 24-25

Análise

1)

I. Resposta: alternativa b.

II. Resposta: alternativa a.

III. Resposta: alternativa b.

IV. Resposta: alternativa a.

V. Resposta: alternativa a.

VI. Resposta: alternativa b.

VII. Resposta: alternativa b.

VIII. Resposta: alternativa b.

2)

Resposta pessoal.

Página 26

Reflexão

Auxiliar os alunos a identificar situações

em que o uso da língua ajuda para além da

comunicação, como reivindicações,

protes-tos, entrevista de trabalho, etc.

Sistematização

Resposta pessoal. O professor poderá

orien-tar para um número mínimo de quadrinhos

a serem produzidos e o trabalho poderá

culminar em um trabalho expositivo

(carta-zes ou cartilhas) sobre a falsa ideia de que

aprender espanhol é mais fácil devido à

pro-ximidade com a língua portuguesa.

(11)

Unidade 2

Orientações Gerais

Nesta unidade, serão discutidos textos publicitários com ênfase nas campanhas publicitárias que não têm o foco no consumismo. É possível fazer uma ligação com o tema trabalhado na primeira unidade, sobre a mobilização social, resgatando a importância do compromisso social de cada cidadão.

Neste módulo do processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola, pode-se destacar a importância do domínio da língua escrita e falada para a interação social, enfatizando as vantagens de se dominar uma ou mais línguas estrangeiras para inteirar-se dos acontecimentos e acompanhar o ritmo acelerado na troca de informações entre diferentes povos.

Sugere-se o aprofundamento acerca dos direitos para o exercício da cidadania, como direito ao voto, à saúde e educação, entre outros. Com isso, podem-se planejar diferentes atividades que permitem a ampliação do vocabulário, além de colaborar para a formação crítica do aluno.

Objetivos Gerais

• Auxiliar os alunos a reconhecer a importância da comunicação para a interação social e o exercício da cidadania.

• Ensinar os alunos a dominar os elementos linguísticos necessários à compreensão e interpreta-ção de textos de diferentes esferas de circulainterpreta-ção.

• Ensinar os alunos a reconhecer e dominar o uso da acentuação gráfica em língua espanhola.

Conteúdos Privilegiados

• O contexto publicitário.

• Acentuação em língua espanhola.

• O contexto político.

Las conjunciones de coordinación.

Orientações Específicas e Respostas das Atividades

Página 27

Abertura

Na unidade 2, a proposta é direcionar as atividades para observação e análise de textos publi-citários em língua espanhola. O professor pode dar início ao trabalho com a apresentação de textos publicitários variados, desde anúncios até campanhas, para despertar a curiosidade dos alunos sobre o assunto. É possível apresentar anúncios de produtos ou mobilizações que já foram veiculados em língua portuguesa para comparação e discussão (verificar a estrutura, as imagens, etc. de acordo com a cultura do país de veiculação).

(12)

Páginas 29-31

Leitura e Compreensão

1)

a.

Divulgar uma campanha contra a pobreza infantil.

b.

O termo “portero” (goleiro) foi utilizado em referência à profissão de Iker Casillas e se

relaciona com o objetivo de a campanha “parar a pobreza infantil”, assim como o goleiro

para a bola.

c.

É necessário se unir a Iker Casilas contra la pobreza.

d.

Resposta pessoal.

2)

Texto

1. Apelo de conscientização sobre o câncer de mama. As cores e a imagem que

aparecem na camiseta.

Texto

2. Vos podés ser la diferencia. Para informes y donaciones comunicarse al:

Página 33

Análise

1) Resposta: alternativa e.

2) Resposta: alternativa a.

Páginas 34-35

Leitura e Compreensão

a)

Reposta pessoal.

b)

A conjunção Y é utilizada para indicar adição.

Pesquisa

O professor pode sugerir as seguintes fontes:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17457&Itemid=817>;

(13)

Páginas 37-40

Análise

a)

y

e)

o

b) y

f) o

c) y

g)

y

d) o

h)

o

Leitura e Compreensão

a)

Significam um pedido de educação gratuita e de qualidade.

b)

Resposta pessoal.

c)

Exercendo nosso papel de cidadãos, cumprindo deveres e buscando direitos.

Análise

1)

a.

(F)

b.

(V)

c.

(F)

d.

(V)

e.

(F)

f.

(F)

g.

(F)

h.

(V)

2)

Respostas pessoais. Pode-se orientar sobre o uso do dicionário para consulta à nova palavra.

Produção

(14)

Unidade 3

Orientações Gerais

A unidade 3 desenvolve uma discussão sobre as redes sociais virtuais e os textos que são produzidos e reproduzidos nesses ambientes. Busca-se evidenciar a importância das leituras já realizadas pelos alunos para compreensão dos textos veiculados nesses espaços.

Nesse sentido, sugere-se ao professor iniciar as atividades desta unidade com o reconhecimento das redes sociais utilizadas pelos alunos, para exploração dos textos mais comuns no período de estudo. A partir daí, analisar os textos indicados na sequência didá-tica e outros gêneros textuais observados e selecionados pelos estudantes.

A unidade também apresenta conteúdos específicos sobre a língua espanhola que podem ser trabalhados nos textos selecionados. É importante que esses conteúdos de aná-lise linguística sejam sempre explorados a partir da observação do uso em textos reais.

Objetivos Gerais

• Refletir com os alunos sobre a comunicação na internet.

• Auxiliar os alunos a reconhecer as possibilidades de leitura em língua espanhola a partir da intertextualidade com outras línguas.

• Auxiliar os alunos a reconhecer e utilizar o modo imperativo afirmativo em língua espanhola.

Conteúdos Privilegiados

• Comunicação e rede.

• Os verbos no imperativo afirmativo.

Orientações Específicas e Respostas das Atividades

Página 41

Abertura

Nesta unidade, espera-se que o professor proporcione atividades em que o aluno se aproxime da língua por meio das reflexões acerca da comunicação nos meios virtuais e, também, sobre a influência desses meios no cotidiano dos cidadãos. Sugere-se que o professor inicie a unidade buscando identificar qual o conhecimento prévio dos alunos e sua aproximação com as redes sociais ou, ainda, com os textos a serem abordados na uni-dade, como os memes e os posts.

(15)

Páginas 42- 46

Leitura e Compreensão

Para iniciar esta atividade, o professor poderá, antes de abordar as características do

gênero, conversar com os alunos sobre o que a mensagem quer dizer e como eles reagem

sobre ela, fazendo-os refletir sobre o seu próprio aprendizado da língua espanhola. Ao

tra-balhar a questão 2 da atividade de compreensão, o professor poderá refletir com os alunos

a respeito da mensagem que deu origem ao post, refletindo sobre a esfera de circulação e

os objetivos do texto principal.

1)

a.

Resposta pessoal. Sugestão de resposta: O objetivo da mensagem é o de determinar que

o interlocutor fique calmo e fale em espanhol. Nesse contexto, considerando a hipótese

de o estudante não desistir de estudar a língua espanhola.

b.

Pode-se considerar a mensagem como um pôster ou um cartaz. Pode ser veiculado em

espaços públicos, como murais e, também, nas redes sociais.

2)

a.

A outra versão para o pôster é Keep calm and speak catalan, que em espanhol significa

Mantén la calma y habla catalán.

b.

A versão foi produzida por Josep Maria Ganyet, que trabalha com informática e como

colabo-rador em uma cadeia de rádio. O seu objetivo, ao criar a nova versão, foi o de protestar contra

a reforma na lei da educação, apresentada pelo ministro de educação de seu país.

c.

Resposta pessoal. Neste momento, sugere-se uma atividade de pesquisa sobre pôsteres

com mensagens em espanhol parodiadas do texto original.

d.

Resposta pessoal.

3)

a.

De acordo com o texto, memes é a cópia de um elemento cultural ou de um

comporta-mento que um indivíduo passa para o outro.

b.

São exemplos de memes: a moda de beber água, de ser zen, do minimalismo, a canção

“ Parabéns pra você”, as viagens ao Caribe, as dietas de emagrecimento, Harry Potter, e

Pérez Reverte.

c.

Pode-se relacionar a questão da reprodução em massa de memes com as redes sociais

virtuais, na medida em que estas se encontram em toda parte devido às novas

tecnolo-gias da informação e comunicação.

4)

a.

Modo imperativo afirmativo.

b.

Indicar ordem, pois o modo imperativo afirmativo expressa exortação, ordem, rogos

(16)

Trabalho Interdisciplinar

O professor poderá orientar os alunos para pesquisarem sobre as

manifesta-ções da Catalunha em busca da independência da região e também sobre a

permanência do dialeto catalão como idioma oficial.

Página 48

Leitura e Compreensão

Com a leitura do texto, pretende-se proporcionar ao aluno a reflexão sobre

o uso dos verbos no imperativo. Portanto, o professor poderá, antes de

pro-por aos alunos que solucionem a questão apresentada, refletir com os alunos

sobre o uso de verbos no imperativo em textos publicitários, podendo inclusive

trazer exemplos em língua portuguesa. A partir dessa reflexão, questionar os

alunos sobre a diferenciação do uso dos pronomes tú/usted, ora como marcas

do discurso formal/informal, ora como expressões de variantes regionais da

língua espanhola. Se necessário, remeter à consulta dos verbos

disponibiliza-dos na página 47.

Produção

Respostas pessoais. O professor deve orientar para o uso correto de verbos

no imperativo.

Página 49

Análise

a) Comed

b) Hable

c) Di

d) Comprad (vosotros)

e) Venda/pague

f) Conozcamos

g) Mirad (vosotros)

(17)

Pesquisa

O professor pode orientar um trabalho avaliativo a partir do incentivo à produção dos

memes, selecionando junto aos alunos temas atuais para contextualização das produções.

A partir do uso do laboratório de informática, o processo de produção pode ser orientado

e avaliado pelo docente, culminando na divulgação dos memes em redes virtuais.

Páginas 50-51

Produção

Resposta pessoal.

Sistematização

Resposta: alternativa b.

Unidade 4

Orientações Gerais

Nesta última unidade de estudo, sugere-se que o professor traga para o ambiente da sala de aula diferentes textos autênticos que possibilitem a discussão sobre o uso de tecnologias no cotidiano das pessoas. Sugere-se que o professor desenvolva uma atividade que evidencie como atualmente as tecnologias têm sido utilizadas de forma excessiva no dia a dia, para uma reflexão sobre os motivos que levam a se ter uma valorização de aparatos tecnológicos e como isso se relaciona com a comuni-cação em língua materna e estrangeira.

Objetivos Gerais

• Auxiliar os alunos a reconhecer a importância da compreensão textual em língua espanhola para a interação com diferentes contextos.

• Auxiliar os alunos a identificar a influência dos avanços da tecnologia nos meios de comunicação.

(18)

Conteúdos Privilegiados

• Música e globalização.

• Os verbos no imperativo negativo.

Orientações Específicas e Respostas das Atividades

Página 52

Abertura

Na unidade anterior, foram sugeridas atividades em que o professor pudesse conhecer qual é a proximidade dos alunos com as redes sociais e outros meios de comunicação virtual. Nesta unidade, sugere-se que seja feito o apro-fundamento do tema, a fim de que os próprios alunos avaliem a verdadeira necessidade, ou não, do domínio das tecnologias de informação e comunicação em seu cotidiano. Espera-se que, a partir das atividades propostas, sejam feitas reflexões que auxiliem no contato com o idioma para a construção do pensa-mento crítico dos alunos.

Páginas 53-58

Leitura e Compreensão

1)

Para este tópico não há resposta, é apenas um convite à discussão e

reflexão em grupo, que pode ser motivada pelo professor para que os

alunos troquem opiniões a respeito do novo aparato, antes de

respon-der às questões propostas.

2)

O inventor afirma que nem sempre consegue encontrar a música

apropriada para cada atividade que desenvolve, como uma música

apropriada para a atividade física ou para momentos de relaxamento,

e, por acreditar que isso pode ocorrer com outras pessoas, decidiu criar

o aparato.

3)

Resposta pessoal.

Sugestão de resposta: “Que a música toque ao compasso do nosso

coração”.

(19)

Produção

1)

Resposta pessoal.

Sugestões de respostas para aparatos mais comuns:

Rádio

radio

Televisão

televisión

Computador

computadora/ordenador

Telefone

teléfono/teléfono móbil

Videogame

videojuegos

2)

Resposta pessoal.

Sugestão para iniciar a produção:

Yo tengo la costumbre...

No tengo la costumbre...

Poco escucho músicas…

Solamente a veces escucho músicas… por eso pienso que…

Análise

1) Resposta: alternativa a.

2) Resposta: alternativa c.

3) Resposta: alternativa e.

4) Resposta: alternativa a.

5) Resposta: alternativa c.

6) Resposta: alternativa b.

7) Resposta: alternativa d.

8) Resposta: alternativa b.

Páginas 59-67

Leitura e Compreensão

1)

a.

Segundo o texto, com o passar dos anos, a originalidade dos ritmos musicais tem

dimi-nuído. Paralelamente, após as discussões apresentadas, sabe-se que os avanços da

tecnologia têm aumentado nas últimas décadas.

(20)

b.

Conforme os resultados da pesquisa relatada no texto, é possível constatar que as

composições musicais empobreceram, uma vez que há menos distinção entre as

músicas tocadas.

c.

Esta resposta pode ser pessoal, a partir do conhecimento dos alunos sobre o assunto.

Além disso, sugere-se ao professor que incentive os alunos, podendo pedir o auxílio

de professores de outras disciplinas, como história ou sociologia, para que busquem

informações sobre o reflexo dos avanços da tecnologia no meio musical. Pode ser

cons-truída uma atividade em que os alunos produzam uma linha do tempo, demonstrando

os avanços das ferramentas de produção e reprodução musical ao longo dos tempos.

2)

Resposta pessoal.

Análise

Resposta: alternativa c.

Leitura e Compreensão

1)

a.

Um senhor de aproximadamente cinquenta anos, que enlouquece depois de ler

his-tórias de cavalaria e sai a agir como se fosse um cavaleiro andante.

b.

Alonso Quijano, que se autodenomina Don Quijote de la Mancha.

2)

a.

Resposta pessoal.

b.

Resposta pessoal a partir da escolha feita na questão anterior.

c.

Resposta pessoal a partir dos termos desconhecidos pelos alunos. Seguem sugestões:

Hidalgo

– fidalgo

Hazanãs

– façanhas

Adarga

– adarga

3)

a.

Resposta pessoal.

b.

Asimismo, se reportó que los participantes que tenían accesibilidad constante a

su teléfono, padecían de más estrés y síntomas de depresión, así como problemas

para dormir, sobre todo en los hombres.

Un estudio anterior, llevado a cabo en asociación entre investigadores de la

Universidad de California en Irvine y el US Army, mostró que buscar los correos

electrónicos del trabajo con frecuencia, causa tanto estrés, como desenfoque

mental en las tareas diarias.

(21)

Ya que un nuevo estudio señala que existe una

conexión directa entre el uso excesivo del teléfono y

la computadora, y los trastornos del sueño, afectando

la salud mental de la persona. El uso regular del una

computadora por la noche se asocia no sólo con

trastornos del sueño, sino también a síntomas de

estrés y depresión.

Página 69

Produção

Resposta pessoal. Seguem sugestões sobre o uso de

ver-bos no imperativo:

No utilizes...

No siga...

No estés...

No esté...

No dejés...

Sistematização

Resposta pessoal.

Referências

Documentos relacionados

Em 2017, o CADE instaurou processo administrativo para apurar a formação de cartel por empreiteiras que atuaram em licitações públicas, incluindo obras de metrô em sete

As respostas desses jovens indicam pistas de como eles fazem inferências em relação à história em quadrinhos apresentada. Percival afirma que os exércitos e civilizações

Para aumentar a tração, há também a função &#34;kickdown&#34; de redução de marcha na alavanca de controle da transmissão, que permite ao operador a redução imediata de 2ª

Por se tratar de investimentos em Ativos Imobiliários, que podem ter como objeto a exploração comercial de imóveis, a rentabilidade de tais Ativos Imobiliários

Momentos históricos em que serão trabalhadas as três linguagens: dadaísta, futurista, fauvista, op art, pop arte, movimento modernista, arte contemporânea E Semana de

Constatou-se que com relação ao tipo de água, que a média de variação da água residuaria mostrou-se superior a água de poço .No entanto, os resultados

flexibilização das relações de produção e trabalho, desconcentração eco- nômica e espacial e descentralização do Estado (HARVEY, 1989; LIPIETZ; LEBORGNE, 1988). Da

O custo para obter uma solução para um dado problema aumenta de acordo com o tamanho n do problema. Para visualizar este fato, consideremos o Problema do Caixeiro Viajante com