• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2013"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2013

A Diretoria de Colégios da ABEU Colégios, no uso de suas atribuições, torna público o Edital para o Processo de Concessão de Bolsas Sociais destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos da educação básica desta Instituição, em 2013.

O Requerimento Eletrônico de Bolsa – REB - destina-se a estudantes comprovadamente carentes, cujos responsáveis financeiros apresentem dificuldade em arcar com os custos das mensalidades escolares.

1. DOS REQUISITOS BÁSICOS

1.1. As bolsas de estudo de que trata este Edital serão concedidas a estudantes selecionados pela Comissão para Concessão de Bolsas de Estudos, constituída no âmbito da Instituição.

1.2. Poderão concorrer à Bolsa Social os estudantes que:

a) encontram-se regularmente matriculados na ABEU Colégios do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio;

b) estejam rigorosamente em dia com suas mensalidades escolares e o boleto 01/2013 quitado; c) não possuam Dependências ou reprovações em 2012;

d) atendam aos requisitos explicitados no item 5 deste Edital.

2. DA INSCRIÇÃO

O Formulário contendo o Requerimento Eletrônico de Bolsas – REB estará disponível no endereço eletrônico www.abeucolegios.com.br e deverá ser integralmente preenchido respeitando o período do calendário do processo abaixo:

CALENDÁRIO DOS PROCESSOS DE REQUERIMENTOS DE BOLSAS - 2013

INÍCIO TÉRMINO Procedimentos

07/01/2013 13/01/2013 Requerimento pelo site

14/01/2013 15/01/2013 Período para entrega de documentos

16/01/2013 21/01/2013 Período para análise dos documentos.

25/01/2013 Divulgação dos contemplados, a partir das 14h00min

3. DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO

3.1. Caberá à Comissão do REB selecionar os estudantes que atendam aos critérios pré-estabelecidos neste Edital.

3.2. Além da análise da documentação exigida, a ABEU Colégios utilizará o recurso de visita domiciliar realizada pela assistente social da instituição para comprovação de dados necessários durante o ano letivo vigente, sem prévio comunicado.

(2)

*Não será realizada entrevista pessoal; portanto, a entrega da documentação completa se torna algo obrigatório e necessário para a avaliação socioeconômica do aluno, podendo o mesmo ser desclassificado do processo caso haja falta de algum dos documentos listados no item 5 deste edital, sem prévio comunicado.

*A ABEU Colégios, bem como o setor de Serviço Social, se exime da responsabilidade de informar ao responsável qualquer documentação faltosa, visto conter anexo a relação de documentos necessários para a permanência no processo. Cabendo tão somente ao responsável sua verificação e entrega no prazo pré-estabelecido no cronograma.

3.3. Havendo qualquer dúvida quanto à documentação apresentada, poderá ser solicitada a apresentação de outros documentos comprobatórios que contribuam para a decisão da Comissão. 3.4. Caberá à Comissão do REB indeferir os pedidos dos requerentes que não se enquadrem na condição de vulnerabilidade social e classificar os demais, a eles concedendo o benefício conforme os critérios estabelecidos. Caso haja um grande número de alunos que preencham os requisitos exigidos, o REB atenderá àqueles de menor renda familiar per capita, observando o limite orçamentário estipulado para esse fim.

3.5. Caberá à Comissão do REB analisar a média total final de aproveitamento escolar do estudante requerente no ano letivo 2012, como critério classificatório. Caso haja um grande número de estudantes que preencham os requisitos exigidos, o REB atenderá àqueles de menor renda familiar per

capita (conforme item 3.4 deste edital) e maior média total final de aproveitamento escolar em 2012.

4. DA CONCESSÃO

4.1. As Bolsas Sociais concedidas terão validade para o ano letivo em curso da solicitação e vigorarão, exclusivamente:

a) da 2ª até a 12ª parcela.

4.2. As Bolsas Sociais concedidas através deste Edital terão o percentual de 50% ou 100%, incidindo sobre o valor estabelecido no contrato de prestação de serviços educacionais.

4.3. Para o ano letivo 2014, o responsável financeiro do estudante deverá submeter-se a novo processo de concessão, nos termos das normas que vierem a se tornar públicas através de novo Edital.

4.4. A Bolsa Social será concedida por mera liberalidade pela ABEU Colégios não gerando nenhum direito adquirido para o seu beneficiário.

4.5. O responsável financeiro do estudante beneficiado com a bolsa deverá quitar as parcelas rigorosamente em dia sob pena de perder o benefício.

(3)

5. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

ATENÇÃO:

É obrigatória a entrega do comprovante de renda de todas as pessoas que moram na casa do(a) aluno(a). Caso não tenha como comprovar, faça uma declaração reconhecida em cartório, informando:

Caso exerça uma atividade informal: declarar que exerce uma atividade informal e

a remuneração.

Caso não esteja trabalhando, será necessário declarar que não exerce nenhuma

atividade remunerada.

5.1. Deverão ser apresentadas cópias dos seguintes documentos:

5.1.1. Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento e CPF, de todos os membros do grupo familiar, incluindo o aluno requerente, declarados no Formulário de Inscrição;

5.1.2. Certidão de Casamento ou Declaração firmada com duas testemunhas, com firma reconhecida em Cartório, quando se referir a União Estável;

5.1.3. Comprovante de residência do responsável financeiro;

5.1.4 Cópia dos comprovantes de renda de todo o grupo familiar (pessoas que moram na

mesma residência), referentes ao mês anterior ao preenchimento do formulário de pedido de

bolsa.

A comprovação de renda, dependendo da atividade profissional, poderá ser feita por meio dos seguintes documentos:

5.1.4.1 Empregados: Recibo de salário completo, contracheque ou carteira de trabalho atualizada (parte da foto, verso (identificação) e contrato de trabalho).

5.1.4.2 Autônomo: Decore (expedido por profissional de contabilidade habilitado) ou declaração firmada por duas testemunhas, com firma reconhecida em cartório, com data atual, informando a renda mensal e atividade exercida.

5.1.4.3 Pensionistas e Aposentados: Comprovante de recebimento da pensão ou aposentadoria ou extrato de pagamentos e benefícios, que poderá ser extraído do site do INSS - http://www.previdenciasocial.gov.br/13.ASP

OBS.: Sites importantes que contêm informações sigilosas, devendo ser acessados pelo próprio beneficiário.

www.receita.fazenda.gov.br - Acessar Situação Cadastral do CPF Pessoa Física

(Imprimir);

www.mpas.gov.br - Acessar extrato de pagamento do benefício do INSS - Deve

(4)

5.1.4.4 Trabalho Informal: Apresentar xérox da carteira de trabalho (folhas de identificação e folha de contrato de trabalho com a data da saída e a outra folha em branco), declaração assinada com o valor da renda mensal e atividade exercida.

5.1.4.5 Desempregados ou do lar: Baixa na carteira profissional, rescisão do contrato de trabalho e último comprovante do seguro desemprego (caso de desempregado). Se não estiver exercendo nenhuma atividade remunerada, declarar esta situação com reconhecimento de firma em cartório.

Todas as declarações devem conter os dados pessoais do declarante, números dos documentos de identificação, devem estar datadas, devidamente assinadas e com

reconhecimento de firma em cartório. 5.1.5. Despesas do grupo familiar:

• Comprovantes de água, luz e telefone, condomínio e financiamento habitacional; • Se o imóvel for cedido, apresentar declaração do respectivo proprietário;

• Contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel comprovando a referida locação;

• Guia de pagamento do IPTU, constando o valor do imóvel e valor da parcela paga (Municípios isentos: documento da Prefeitura, onde conste o nome do proprietário e dados cadastrais do imóvel).

• Em caso de recebimento de pensão alimentícia: anexar declaração judicial e fazer declaração devidamente assinada do valor recebido;

• Em caso de recebimento de ajuda de familiar, trazer declaração assinada pelo familiar constando o valor mensal do recurso doado;

• Comprovante do pagamento das mensalidades de curso (ensino fundamental, médio, técnico ou superior), referente a outros dependentes da renda do grupo familiar;

• Doenças crônicas: Comprovação por meio de laudo médico, com validade máxima de 6 meses, e ainda as notas fiscais referentes às despesas mensais com medicação de qualquer membro do grupo familiar declarado no Formulário de Inscrição.

NOTA 1: A relação dos classificados será divulgada via internet e poderá ser consultada pelo responsável financeiro através do sistema REB – Requerimento Eletrônico de Bolsas.

NOTA 2: No caso de desqualificação de estudantes no processo de avaliação documental, serão chamados os estudantes classificados seguintes, de acordo com o índice de vulnerabilidade social estabelecido na inscrição.

NOTA 3: Na análise dos documentos, a renda familiar per capita analisada será a renda líquida.

6. DOS MOTIVOS PARA REPROVAÇÃO NO PROCESSO

6.1. Caracterizam-se como motivos suficientes para reprovação dos estudantes participantes da seleção do REB:

• Apresentar a documentação incompleta.

• Ter renda per capita familiar igual ou maior que um salário mínimo e meio. • Não entregar documentos comprobatórios, conforme estipulado no Edital. • Apresentar falta de veracidade nas informações.

(5)

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A inscrição do requerente para participação no REB implica a aceitação das normas deste Edital.

7.2. Ao preencher seu formulário de inscrição, o requerente declara-se ciente e de acordo com todas as normas do processo de solicitação de Bolsa Social, bem como aceita as decisões que possam ser tomadas pela Comissão do REB em casos omissos e situações não previstas neste Edital.

7.3. O presente Edital tem validade para inscrições à Bolsa Social, para o ano letivo de 2013. 7.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão para Concessão de Bolsas Sociais.

7.5. O requerente declarará, sob as penas da lei, que as informações por ele prestadas são verdadeiras, sujeitando-se, na hipótese de apuração de falsidade, à exclusão do processo de solicitação de Bolsa Social ou ao imediato cancelamento da bolsa de estudos, caso venha a ser contemplado, além de perder o benefício que lhe foi deferido, ressarcirá os valores indevidamente recebidos e ficará automaticamente impedido de candidatar-se a futuras inscrições, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

7.6. Em caso de dúvidas, informações ou reclamações, entrar em contato através do e-mail setordeservicosocial@uniabeu.edu.br.

Belford Roxo, 22 de novembro de 2012. Profª Rita Zózimo Diretora de Colégios

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-