• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS. uma iniciativa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS. uma iniciativa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

D O E N Ç A S

N E U R O D E G E N E R A T I V A S

(2)

da Saúde – podendo recorrer a várias formas de comunicação.

Para concorrer, basta ser criativo e conseguir em três minutos, transmitir uma mensagem sobre este tema, grala em vídeo e enviá-la para a organização. Para passar a mensagem os candidatos poderão utilizar vá-rias modalidades, sempre com o objetivo de tornar a história mais clara, emocionante e original.

Os trabalhos selecionados para a final serão apresentados na Fundação Calouste Gulbenkian perante o pú-blico e um júri de especialistas em ciência e comunicação. Os três vencedores receberão um cheque oferta no valor de €500 e serão convidados a estar presentes no espetáculo solidário da Maratona da Saúde, transmiti-do em direto pela RTP (data a anunciar).

2. Objeto

A participação no concurso concretiza-se pela comunicação de mensagens sobre o cérebro e as doenças neu-rodegenerativas através de vários meios de expressão:

— Performance artística: representar, dançar, cantar, declamar, stand-up comedy, etc — Filme

— Demonstração científica

Todas as formas de comunicação deverão ser gravadas em vídeo e publicadas, em canais de vídeo, como o

Vimeo ou o YouTube.

O resultado final deve patentear a coerência entre o conteúdo da mensagem e a linguagem utilizada, sendo de seleção livre tanto o ponto de partida como as linguagens e técnicas a utilizar.

O vídeo não pode exceder os 3 minutos.

O vídeo é utilizado para efeitos de seleção dos finalistas.

No caso das performances artísticas e das demonstrações científicas, os finalistas são avaliados pela sua pres-tação ao vivo, sendo essencial que consigam transpor para o palco o que gravaram em vídeo. Os participantes com filme a concurso serão avaliados pelos conteúdos do filme e não terão de fazer uma atuação ao vivo desses conteúdos. Por esta razão, nestes casos, não é necessária a presença dos autores nas sessões de treino dispo-nibilizada pelo “Ciência em Cena”, devendo comparecer apenas para o ensaio geral.

Nota: Os candidatos não podem apagar o ficheiro vídeo até serem contactados pela organização do concurso.

3. Quem pode participar

Alunos do 9º ano, do 3º ciclo do ensino básico e dos 10º, 11º, 12º anos do ensino secundário e profissional, de escolas públicas ou privadas sedeadas em Portugal Continental e Arquipélagos dos Açores e da Madeira. Também poderão participar professores, familiares e amigos destes alunos. Serão aceites candidaturas individuais e coletivas sendo permitido incluir no grupo, para além de pelo menos 1 estudante nas condições mencionadas, professores, familiares e amigos (máximo de 5 pessoas por grupo).

(3)

4. tema

As doenças neurodegenerativas – Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, ELA (Esclerose Lateral Amio-trófica), Doença dos pezinhos, etc – e o cérebro (tema da 3ª edição da Maratona da Saúde).

5. como participar

Os vídeos candidatos ao concurso “Ciência em Cena” deverão ser descarregados nos canais de vídeo (Vimeo ou YouTube) e o respetivo link enviado no formulário de candidatura.

As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até às 23h 59m do dia 8 de janeiro de 2016, através do sítio oficial do concurso.

O candidato deve preencher os campos obrigatórios do formulário online: — Nome

— Idade e ano de escolaridade — Escola que frequenta — Contacto email e telefónico — Título da comunicação — Modalidade

— Link do vídeo no Vimeo ou YouTube

— Autorização e aceitação dos direitos autorais dos vídeos a concurso, conforme os termos e condições disponibilizados no sítio do concurso

— Autorização dos pais ou outros representantes legais ou mesmo do candidato (se for maior de idade) nos termos das minutas disponibilizadas no sítio do projeto para o fornecimento dos respetivos dados pessoais necessários à inscrição e para a publicação e divulgação dos vídeos.

6. Prazos

As candidaturas serão aceites, via email, entre 9 de novembro de 2015 e 8 de janeiro de 2016, através do sítio oficial do concurso.

Os vídeos semifinalistas, em número máximo de 20, serão anunciados e publicados no sítio e na página do

Facebook do concurso no dia 25 de janeiro de 2016.

Os vídeos dos semifinalistas serão sujeitos a votação do público através do sítio do concurso e à avaliação por uma comissão de avaliação, entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro de 2016 (até às 23h 59m).

O candidato que obtiver mais likes do público e os restantes candidatos, em número máximo de 9, escolhidos pela comissão passarão à final, apresentarão ao público a sua performance artística ou demonstração cientí-fica, ao vivo, ou o seu filme, na Fundação Calouste Gulbenkian no dia 12 de março de 2016, às 16h00.

O júri presente na final selecionará os 3 vencedores, que estarão presentes no espetáculo solidário da Ma-ratona da Saúde transmitido pela RTP (data a anunciar).

(4)

7. Ferramentas de apoio

É disponibilizada no sítio do concurso uma lista de recomendações do júri que ajudará na construção e prepa-ração das comunicações.

É ainda disponibilizada uma sessão de treino com os finalistas para trabalhar sobre os textos e respetiva co-municação. A sessão inclui exercícios práticos de relaxamento, voz e expressão corporal para desenvolver os recursos performativos dos participantes.

A sessão de treino tem a duração de dois dias (20 e 21 de fevereiro de 2016) e a sua frequência é obrigatória para os finalistas cuja modalidade de comunicação a apresentar seja a performance artística e a demonstra-ção científica. São dispensados desta sessão, e apenas estes, os finalistas que apresentem um filme, dado que não requer atuação ao vivo por parte dos autores.

8. Seleção e avaliação

Os trabalhos apresentados a concurso serão liminarmente excluídos e, portanto, não avaliados pela comissão de seleção do concurso, sempre que:

— Contenham aspetos de natureza racista, sexista, homofóbica, difamatória;

— Façam acusações graves não comprovadas ou afirmações de carácter ofensivo contra indivíduos ou orga-nizações;

— Apresentem teor abusivo, agressivo, grosseiro, pornográfico ou ilegal — Contenham publicidade a qualquer instituição ou marca

— O conteúdo for irrelevante para o concurso

— Não cumpram os requisitos e os pressupostos gerais e específicos definidos para o “Ciência em Cena”; — São eliminados vídeos com apresentações Powerpoint ou produzidos em plataformas online da natureza dos Goanimate

— Não sejam apresentados dentro dos prazos previstos no presente regulamento.

Sem prejuízo de critérios adicionais que possam ser definidos pela comissão de seleção em sede de processo de avaliação, os trabalhos apresentados que atenderem a todos os requisitos de elegibilidade serão avaliados mediante critérios comuns, os quais se encontram listados abaixo, por ordem aleatória:

— Clareza — Criatividade — Impacto

— Rigor nas mensagens científicas transmitidas

— Dinamismo e capacidade de comunicação dos participantes — Originalidade da abordagem

— Coerência entre os conteúdos, as linguagens e as técnicas utilizadas — Adequação ao tema geral do concurso

(5)

Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados por uma comissão de seleção constituída por cinco elementos da organização em função da sua conformidade com os critérios de avaliação definidos no regula-mento. Desta seleção serão apurados os semifinalistas do concurso, em número máximo de 20.

Os candidatos apurados como semifinalistas serão submetidos a uma votação do público no sítio do concur-so, para encontrar a comunicação de carácter mais solidário. Após o período de votação, o candidato mais vota-do (número de likes) pelo público será nomeavota-do Finalista Maratona da Saúde e apuravota-do diretamente para a final. Os restantes candidatos finalistas, em número máximo de 9, serão escolhidos pela comissão de avaliação. Todos os finalistas serão notificados via email e convocados para a sessão de treino, dependendo da moda-lidade escolhida.

Por ocasião da final do concurso, no dia 12 de março de 2016 na Fundação Calouste Gulbenkian, a prestação dos candidatos será avaliada por um júri constituído por personalidades de reconhecido mérito nas áreas da ciência e da comunicação.

As decisões do júri e da comissão de seleção são soberanas, não sendo admitido qualquer tipo de reclama-ção ou recurso.

Um prémio (não pecuniário) será atribuído ao(s) aluno(s) vencedor(es).

10. Prémios

Os prémios consistem em cheques oferta no valor de €500, que serão atribuídos aos três primeiros classifi-cados. No caso de uma das prestações vencedoras ser coletiva, cabe ao grupo decidir sobre a sua distribuição pelos vários elementos.

Os três vencedores serão convidados a estar presentes no espetáculo solidario da Maratona da Saúde, dedica-do às dedica-doenças neurodegenerativas, que será transmitidedica-do em direto pela RTP, em data a anunciar.

11. autorização e Direitos

Ao submeter um vídeo a concurso, o participante declara tratar-se de um trabalho seu e que não viola os di-reitos associados a qualquer outra produção existente ou quaisquer leis ou didi-reitos de terceiros, incluindo direitos de autor, patentes, marcas ou outros direitos de propriedade.

Mediante autorização e aceitação do(s) autor(es) do(s) vídeo(s), conforme os termos e condições dispo-nibilizados no sítio do concurso, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Maratona da Saúde poderão divulgar os vídeos no sítio do concurso, incluindo no Facebook e outras redes sociais, bem como editá-los e exibi-los publicamente em qualquer contexto de divulgação do “Ciência em Cena”.

Esta autorização não implica a transmissão do direito de autor do(s) vídeo(s) a que se refere(m) para a Fun-dação Calouste Gulbenkian ou para a Associação Maratona da Saúde. Não serão aceites inscrições que não sejam acompanhadas das respetivas autorizações.

A inscrição dos alunos implica também a autorização dos pais ou outros representantes legais do me-nor, ou mesmo do candidato (se for maior de idade) para a inscrição e fornecimento dos respetivos dados pes-soais necessários à inscrição, a qual deverá ser submetida através da assinatura e submissão do documento escrito disponibilizado no sítio do concurso. A não submissão deste documento implica a não consideração da inscrição do(s) aluno(s) em causa e inviabiliza a candidatura.

O disposto na presente secção está em conformidade com a Lei de Proteção de Dados Pessoais e com o disposto no Código Civil.

A participação no “Ciência em Cena” implica a aceitação integral e sem reservas dos termos do presente regulamento.

(6)

12. Disposições gerais

Se a Associação Maratona da Saúde e a Fundação Calouste Gulbenkian considerarem insuficientes a quanti-dade ou a qualiquanti-dade das candidaturas, reservam-se o direito de não prosseguir o concurso ou atribuir quais-quer prémios.

Cabe aos concorrentes certificar-se que os vídeos submetidos são originais.

Os direitos de uso de reprodução de todas as peças a concurso são atribuídos à Associação Maratona da Saú-de e à Fundação Calouste Gulbenkian.

Todos os casos omissos neste regulamento serão decididos pelo júri.

13. informações e acompanhamento

No sítio do projeto encontra-se toda a informação necessária à participação, nomeadamente o regulamento, ca-lendário e minutas para as autorizações necessárias, bem como ferramentas para auxiliar a realização dos tra-balhos, nomeadamente o dossiê sobre o cérebro e as doenças neurodegenerativas e as recomendações do júri. Os interessados poderão sempre solicitar informações adicionais ou esclarecimentos através dos contactos do projeto indicados nos materiais promocionais e no sítio do concurso. Para esclarecimento de dúvidas rela-cionadas com este projeto estão disponíveis os seguintes contactos:

u m a i n i c i a t i v a S í t i O

www.cienciaemcena.pt

E m a i l

cienciaemcena@gulbenkian.pt

F a c E b O O k

www.facebook.com/cienciaemcena

c O n t a c t O t E l E F ó n i c O

962 117 777

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

LEVEL (LEVEL CONTROL): Controls the input signal level, allowing for proper control of any CD/MP3 player currently on the market. It can be regulated as the following:.. a) on

Em relação aos futuros profissionais, o Minis- tério da Saúde e o Ministério da Educação vêm se articulando para garantir a qualidade dos cursos de graduação da área da

A escola ainda sobrevive com os seus livros didáticos. Eles pecam por serem estáticos, com textos longos, muitos deles além ou aquém das realidades regionais, talvez até com muita

Quadro 5 – Arrecadação do Imposto Sobre Transmissão de Bens Inter Vivos - ITBI Fonte: (Elaboração própria com base nos dados coletados, 2019).. três centavos), demonstrando

No que diz respeito aos fatores do QCM e os estilos de direção avaliados pelo MSDI, os re- sultados mostraram correlações estatisticamente positivas e signifi cativas, de

[DES]INTERESSE SOCIAL: procedimentos metodológicos para análise de peças gráficas de apartamentos 166.. 166