• Nenhum resultado encontrado

- Data limite para submissão dos resumos: 04/05/ Submissão exclusivamente pelo site

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- Data limite para submissão dos resumos: 04/05/ Submissão exclusivamente pelo site"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

NORMAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). Os trabalhos submetidos para apresentação na 79ª SBEN devem respeitar as orientações descritas neste documento.

Os resumos serão publicados nos Anais da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás.

- Data limite para submissão dos resumos: 04/05/2018. -Submissão exclusivamente pelo site

www.abengoias.com.br

Serão aceitos para avaliação, resumos referentes a todos os tipos de estudos científicos, independentemente do nível (exploratório, descritivo, explicativo), abordagem (quantitativo, qualitativo) e procedimento utilizado na coleta de dados (revisão bibliográfica, documental, experimental, estudo de caso, estudo de caso controle, levantamento, estudo de campo, relato de experiência, entre outros), inclusive relatório parcial de pesquisa.

1) Autores

Os trabalhos deverão ter um máximo de 6 (seis) autores.

Poderão participar como autores dos trabalhos: enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem e estudantes de enfermagem (nível técnico ou superior). Outras categorias profissionais da área da saúde também podem participar como co-autores.

Entre os autores, pelo menos um dos autores deve ser SÓCIO da ABEN – Seção Goiás, devendo comprovar a quitação da anuidade, referente ao ano de 2018, no momento da submissão do trabalho.

Cada participante poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos como relator. Não há limite para participação em trabalhos como co-autores.

2) Normas para elaboração dos resumos dos trabalhos científicos Serão aceitos resumos simples (até 2500 caracteres com espaços). O título completo deverá conter no máximo 15 palavras.

(2)

A totalidade de palavras do resumo deverão incluir os itens: introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão e contribuições/implicações para a Enfermagem.

Deverão constar no máximo 5 referências (estilo Vancouver), cujas palavras não serão contabilizadas na totalidade do resumo.

Eixos temáticos:

Os autores deverão inscrever seus resumos apontando o eixo temático, dentre aqueles apresentados abaixo, o que mais se aproxima e se relaciona com sua pesquisa.

Eixo I – Boas práticas de enfermagem nos ciclos da vida (saúde da criança, adolescente, mulheres, homens, idosos)

Eixo II - Boas Práticas de Enfermagem na assistência, ensino, pesquisa, gestão. Eixo III – Práticas de enfermagem para promover a segurança do paciente

Eixo IV – Experiências exitosas de Boas Práticas de Enfermagem no Estado de Goiás. Periodicidade de Publicação Anual Idioma: Português 3) Submissão do Resumo

Após elaboração dos resumos conforme as normas acima, a submissão será exclusivamente, online pelo endereço eletrônico www.abengoias.com.br.

3.1. Cadastro de autores

Informe nome completo e e-mail do Orientador

Informar o nome completo, Instituição de Ensino e e-mail de cada autor, no máximo 06 autores;

O Primeiro autor cadastrado, será o Relator/Apresentador do Trabalho. Não haverá correção posterior;

(3)

O nome dos autores também não será somado ao total das palavras do resumo.

O Certificado será emitido com informações inseridas aqui, não haverá correção posterior.

3.2. Cadastro do Resumo

O "autor deverá indicar a modalidade pretendida de apresentação: Comunicação oral ou Poster".

Os resumos devem ser digitados em português e assim formatados:

Digitação do texto contínua, em parágrafo único, com um máximo de 2500 caracteres com espaços. Não deve conter gráficos, tabelas ou qualquer ilustração.

Conteúdo do resumo: introdução, objetivos, descrição metodológica, resultados, conclusão e contribuições/implicações para a Enfermagem.

As citações e referências bibliográficas deverão obedecer às normas atuais Vancouver;

Deverão constar no máximo 5 referências (estilo Vancouver), cujas palavras não serão contabilizadas na totalidade do resumo.

Deverá informar se há opção por publicação do Resumo em Anais da Semana Brasileira de Enfermagem, caso haja aprovação e apresentação do trabalho.

Não serão aceitos trabalhos fora das normas de elaboração da 79ª SBEn.

Ainda no ato da submissão devem ser anexados os seguintes documentos: - Comprovante de pagamento da anuidade de pelo menos um dos autores do resumo, digitalizado, referente ao ano de 2018.

- Comprovante de inscrição na Semana Brasileira de Enfermagem do relator/Apresentador do trabalho.

O Certificado será emitido com informações inseridas aqui, não haverá correção posterior.

(4)

4) Normas para Apresentação dos resumos

Após avaliado, o autor receberá um e-mail informando sobre o aceite do trabalho em uma das seguintes modalidades:

- Sessão coordenada (comunicação oral) ou - Sessão pôster dialogado.

4.1. Sessão coordenada (Comunicação oral):

A apresentação do trabalho será oral, utilizando dispositivo de multimídia (data-show) disponibilizado pela comissão organizadora da 79ª SBEn. O tempo de apresentação determinado será de 10 minutos e 5 minutos serão reservados para discussão com a banca avaliadora.

Os autores apresentadores devem chegar ao local do evento 30 minutos antes do início das apresentações orais e deixar o material com um dos monitores, que salvará o arquivo no computador. Destaca-se que as apresentações orais devem ser preparadas no programa Power-point.

4.2. Pôster dialogado:

O pôster deverá ser confeccionado seguindo as dimensões de 120 cm de altura por 80 cm de largura. Deverá conter as logomarcas da instituição de vínculo dos autores e de fontes de financiamento de pesquisa.

O título deverá ser idêntico ao utilizado no resumo enviado e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título deve constar: o nome e e-mail do relator e nome dos demais autores, especificando a instituição de origem de cada um. Para as demais informações a serem apresentadas será respeitado o estilo de formatação dos autores. Incluir as referências bibliográficas no pôster.

A fixação dos pôsteres é de responsabilidade do relator, e deverá ocorrer às 7:30 horas no dia 19 de maio de 2018 e permanecer exposto até o final do evento.

No período de apresentação o relator do trabalho deve permanecer junto ao pôster para apresentação e consequente, avaliação pela comissão responsável.

Cada relator disporá de 10 minutos para realizar a explanação e o avaliador, de 5 minutos para arguição.

O relator, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público e avaliadores no horário estabelecido (8:00 às 11:00 horas).

(5)

6) Avaliação dos trabalhos

Os pôsteres dialogados e sessões coordenadas (comunicação oral) serão avaliados por uma comissão científica designada pela organização geral da 79ª SBEn. A Comissão Científica da 79ª SBEn terá a liberdade de indicar, se necessário, a modalidade final de apresentação.

Além dos requisitos de preparo dos resumos listados anteriormente, o processo de avaliação dos resumos seguirá os seguintes critérios:

1.

Observância aos requisitos de estruturação dos resumos apresentados acima;

2. O conteúdo dos resumos deve estar relacionado a um dos eixos temáticos da 79ª SBEn;

3. O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa;

4. O texto deverá apresentar pertinência científica, tendo coerência teórica entre suas

partes.

5. Avaliação quanto aos aspectos de:

a) Relevância e natureza inovadora; b) Organização, capacidade de síntese;

c) Clareza e pertinência dos objetivos; coerência com a metodologia, encadeamento do conteúdo;

d) Contribuição à Ciência Enfermagem; e) Impacto dos resultados.

Os certificados serão disponibilizados online. 7) Premiação Dos Trabalhos

Após apresentação dos trabalhos no dia 19 de maio, serão premiados 3 trabalhos em cada categoria de apresentação: 3 na modalidade pôster e 3 na modalidade oral.

8) Publicação Dos Resumos

A publicação do resumo é opcional, ficando na responsabilidade do autor informar no momento da inscrição a opção por publicar ou não. Serão publicados nos anais da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Goiás os resumos enviados em conformidade com o descrito no item “3. Normas para elaboração dos resumos dos trabalhos científicos e dentro do prazo estabelecido.

Os resumos a serem publicados serão validados pela Comissão Científica da 79ª Semana Brasileira de Enfermagem. Os resumos que não alcançarem todos os critérios de avaliação dessa comissão não serão publicados.

(6)

COMISSÃO CIENTÍFICA EDITORA GERAL

Valéria Pagotto

Diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem – ABEn Seção Goiás Profa. Faculdade de Enfermagem da UFG

CONSELHO EDITORIAL

Heliny Carneiro Cunha Neves (FEN/UFG) Katiane Martins Mendonça (FEN/UFG)

EDITORES Ângela (UNIVERSO) Celia Scapin Duarte (UFG)

Elisângelo Aparecido Costa da Silva (UNIFAN) Heliny Carneiro Cunha Neves (UFG) João Paulo sobrenome? (UNICAMPS)

Julyana Calatayud (UNIP) Katiane Martins Mendonça (UFG)

Kênia Alessandra de Araújo Celestino (Faculdade Estácio de Sá de Goiás) Laércio Neves (PUC)

Lorena sobrenome? (Faculdade Estácio de Sá de Goiás) Marcos André de Matos (UFG)

Silvia Rosa Toledo (PUC)

Sue Christine Siqueira (Faculdade Estácio de Sá de Goiás) Thuany sobrenome? (Padrão)

Vanessa sobrenome? (UNIP)

Referências

Documentos relacionados

Adjudicado para: V R DE CAMARGO CEZAR COMERCIO DE MATERIAIS ESPORTIVOS - , pelo melhor lance de R$ 32,9800 e a quantidade de 10 UNIDADE.. Eventos

problemas cardíacos e ainda guardar sequelas da infecção de covid-19 que sofreu em outubro de 2020. Ademais, a Folha acrescentou que os secretários estaduais da Saúde

Conforme Demanda e disponibilidade na rede Conforme agenda do residente Promover o desenvolvimento intelectual e profissional Inserção em cursos profissionalizantes,

• Caso o produto tenha contacto com líquidos sem que esteja preparado para tal, deve desligar imediatamente o produto da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos, e consulte

Em 1970, Carmilla também ganhou forma nas mãos do cineasta espanhol Jess Franco, conhecido por ter realizado dezenas ou mesmo centenas de filmes de horror, tendo como

Borges (2002) afirma que os estudantes não são desafiados a explorar, desenvolver e avaliar as suas próprias ideias, não se oferece oportunidade de questionamentos acerca da natureza

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. d) As duas afirmativas são falsas. Não fumar é uma forma de prevenir o câncer de próstata. O paciente não deve

DISPOSITIVO CONTROLADO permite que você escolha qual dispositivo Razer atualmente conectado pode ser controlado, enquanto FUNÇÃO permite que você escolha