• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO CANDIDATO Cursos de Aprendizagem Industrial Processo Seletivo 1º semestre/2017 Para a Empresa Usiminas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO CANDIDATO Cursos de Aprendizagem Industrial Processo Seletivo 1º semestre/2017 Para a Empresa Usiminas"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO

CANDIDATO

Cursos de Aprendizagem

Industrial

Processo Seletivo 1º semestre/2017

(2)

2

Sumário

Cursos de Aprendizagem Industrial

Calendário

Edital do Processo Seletivo

1. Das inscrições

2. Da prova de seleção

3. Da apuração e divulgação do resultado 4. Da matrícula

5. Das disposições gerais

Programa da Prova

Língua Portuguesa Matemática Ciências

(3)

3

Cursos de Aprendizagem Industrial

Programa Especial Usiminas

O Curso de Aprendizagem Industrial é gratuito e destinado a candidatos que buscam capacitação para o pri-meiro emprego.

Neste processo seletivo serão ofertados os cursos abaixo, com início das aulas no 1º semestre de 2017 e com duração de 1 ano:

 Operador de Controle de Processos Siderúrgicos 30 Vagas à Tarde.

 Mecânico de Bancada (Manutenção) 30 Vagas à Tarde.

Obs: Período da Tarde : 13:30 às 17:30

No final do 2º semestre, os alunos do curso de Operador de Controle de Processos Siderúrgicos, terão ativi-dades nas dependências da Usiminas em período de 6 h.

Ao final do curso, os alunos recebem Certificado de Aprendizagem Industrial e será encerrado o contrato de aprendiz com a Usiminas

(4)

4

Calendário

 Período de inscrições

De 10/11/2016 a 25/11/2016, por meio do site cubatao.sp.senai.br , preencher e imprimir o requerimento de inscrição e entregá-lo na recepção da Escola Senai localizada na Praça da Bíblia, 01 em Cubatão.

 Prova de seleção

Data: 11/12/2016 das 8h às 11h

Local: Senai Cubatão, Praça da Bíblia, 01- Centro - Cubatão/SP

 Reunião com os candidatos para divulgação dos resultados da 1ª fase e orientação quanto às próximas etapas do processo seletivo:

Data: 16/12/2016 Horário: 10h00

Local: Senai Cubatão, Praça da Bíblia, 01- Centro - Cubatão/SP

Obs.: Obrigatório o cumprimento da programação na data e horário mencionados acima. O não com-parecimento implicará no cancelamento da participação no processo seletivo.

 Realização de avaliação psicológica e exame médico Data: 19/12/2016

Local: USIMINAS, Rodovia Cônego Domênico Rangoni, km 06 - Cubatão  Reunião com os candidatos para divulgação dos aprovados finais

Data: 10/01/2017 Horário: 10h

Local: Senai Cubatão, Praça da Bíblia, 01- Centro - Cubatão/SP

Obs.: Obrigatório o cumprimento da programação na data e horário mencionados acima. O não com-parecimento implicará no cancelamento da participação no processo seletivo.

 Reunião com os candidatos para recolhimento de documentação e elaboração do contrato de aprendi-zagem:

Data: 12/01/2017 Horário: 10h

Local: Senai Cubatão, Praça da Bíblia, 01- Centro - Cubatão/SP

(5)

5

OBSERVAÇÃO

É DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO OBTER AS

INFORMA-ÇÕES NECESSÁRIAS PARA A PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS DO

PROCES-SO SELETIVO, ATENTANDO PARA O LOCAL, A DATA E O HORÁRIO DA PROVA E DA

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E DE TODOS OS EVENTOS RELATIVOS À

MATRÍ-CULA.

O NÃO COMPARECIMENTO PARA CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA, NOS

LO-CAIS, NAS DATAS E NOS HORÁRIOS DIVULGADOS PELA ESCOLA E EMPRESA,

ACARRETARÁ A PERDA DA VAGA OBTIDA.

Dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser esclarecidas pelos telefones

(13) 3362 – 5900 (SENAI) ou (13) 3362-2542 (USIMINAS) no horário das 8h às 16h.

(6)

6

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

1. Das Inscrições

1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial destinado a candidatos a aprendiz da Usiminas, estarão abertas no período 10/11/2016 a 25/11/2016, no horário das 8h às 17h.

1.2 Para o Curso Mecânico de Bancada (Manutenção), poderão inscrever-se os candidatos que tenham, no mí-nimo, 14 anos na data de início do curso, 23/01/2017 e, no máximo, idade que lhes permita concluí-lo antes de completar 18 anos (nascidos entre o período de 22/12/1999 a 23/01/2003)

1.3 Deverão ainda ter concluído o ensino fundamental ou estar matriculado em curso que lhes permita concluir esse nível de ensino até a data de início do curso.

1.4 Para o Curso Operador de Controle de Processos Siderúrgicos, poderão inscrever-se os candidatos nas-cidos entre o período de 01/11/1998 a 01/11/1999.

1.5 Deverão ainda estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio em 2017.

Documentos para inscrição: Cédula de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF);  Requerimento de inscrição preenchido;

1.6 Para a inscrição, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos:

1.6.1 acessar o site cubatao.sp.senai.br preencher, em letra legível, o requerimento de inscrição, assi-nalando, em ordem de prioridade de matrícula, até duas ocupações oferecidas pela escola.

1.6.2 comparecer à Escola SENAI “Hessel Horácio Cherkassky”, munido da documentação conforme item 1.5 e efetuar sua inscrição de forma presencial.

1.6.3 No ato da inscrição, o candidato receberá a Guia de inscrição, que conterá, entre outras informa-ções, a data, o horário, a sala e o local de realização da prova.

(7)

7

OBSERVAÇÃO

:

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES DE ALUNOS REGULARMENTE MATRICULADOS EM

CURSOS OFERECIDOS GRATUITAMENTE PELO SENAI-SP (APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

OU TÉCNICO). PODENDO TER SUA INSCRIÇÃO CANCELADA.

1.7 A guia de inscrição contendo informações sobre a data, o horário e o local de realização da prova deverá ser destacada do requerimento e entregue ao candidato no ato da inscrição.

1.8 A inscrição será efetuada pelo candidato ou, no seu impedimento, por um representante, sem necessi-dade de procuração.

1.9 O candidato que informar, no ato da inscrição, qualquer tipo de deficiência (física, auditiva, visual, múltipla, intelectual ou transtorno do espectro autista), transtornos funcionais específicos (dislexia, disortografia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros) ou esteja acometido de doença grave, deverá comparecer na secretaria da escola na qual se inscreveu, até o último dia de inscrição, fazer uma autodeclaração que confirme sua condição e, caso necessite de atendimento diferenciado, deverá apresentar laudo médico ou documento expedido por um profissional da área de saúde que comprove sua condição. Nessa ocasião, deverá solicitar, por escrito, o atendimento diferenciado, informando as ajudas técnicas necessárias, tais como prova ampliada, prova em braile, intérprete de libras, ledor, professor mediador, tempo expandido ou outros recursos. A solicitação de prova em braile ou intérprete de libras dispensa a apresentação de laudo ou relatório, mas é obrigatório o pedido por escrito.

1.10 O candidato ou seu responsável legal será informado sobre o deferimento, ou não, da solicitação para o provimento de adaptações razoáveis, conforme o Decreto nº 6.949/09, até 5 (cinco) dias úteis antes da realização da prova, não cabendo interposição de recurso.

1.11 Os candidatos com deficiência participarão do processo seletivo com recursos de acessibilidade e ajuda técnica, sendo que essa condição não garante reserva de vagas nem critério diferenciado na apuração dos resultados.

1.12 A autodeclaração e as solicitações de atendimento diferenciado que não forem protocoladas até o último dia de inscrição, bem como aquelas que não estiverem acompanhadas de laudo médico ou relatório, exceções feitas às solicitações de prova em braile e intérprete de libras, inviabilizam o atendimento diferenciado. Nestes casos, o candidato será submetido às mesmas condições dos demais candidatos para a realização da prova, inclusive no que diz respeito à faixa etária aplicada, não cabendo interposição de recurso.

1.13 A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas previstas neste Edital. O não cumprimento dos procedimentos de inscrição estabelecidos implicará o seu cancelamento com consequente impedimento de participação do candidato no processo seletivo.

(8)

8

2. Da Prova de Seleção

2.1

A prova de seleção será realizada no dia 11/12/2016 e será composta por 60 questões de múltipla escolha, em nível de conclusão do ensino fundamental, distribuídas em três blocos: 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências, de acordo com o Programa da Prova.

2.2 O candidato terá o tempo de 2h30 para resolução das questões. 2.3 Para realizar a prova, o candidato deverá apresentar:

 Guia de Inscrição;

 documento de identidade original, que contenha fotografia atualizada do candidato, expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, por Ordens ou Conselhos Profissionais (ex. CREA), para estrangeiros (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

 caneta esferográfica azul ou preta;  lápis e borracha.

2.4 Os portões dos locais de realização da prova serão fechados no horário marcado para o seu início (indicado na Guia de Inscrição). Será vedada a entrada de candidatos após esse horário. Recomendamos aos candidatos que cheguem com antecedência mínima de 30 minutos.

2.5 Não será permitido ao candidato manter em seu poder, durante a permanência no local da prova, qualquer tipo de equipamento eletrônico de telecomunicação (transmissão ou recepção), bem como tablet, livros ou impressos.

2.6 Não será permitido ao candidato, em nenhuma situação e sob nenhum pretexto, sair da sala onde esteja prestando prova portando o caderno de testes ou a folha de respostas.

2.7 O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do local da prova decorridos 90 minutos do início de sua realização.

2.8 Os cadernos de testes NÃO serão entregues aos interessados ao término da prova.

2.9 O candidato deverá seguir atentamente todas as orientações, pois o não cumprimento das mesmas poderá causar-lhe prejuízos, inclusive o de anulação da prova.

2.10 A Comissão Coordenadora dos Processos Seletivos do SENAI-SP reserva-se o direito de alterar datas, horários e locais da prova, desde que razões imperiosas o exijam. A divulgação das eventuais mudanças será feita com a necessária antecedência.

3. Da Apuração e Divulgação do Resultado

3.1 Será eliminado do processo seletivo o candidato que: 3.1.1 faltar à prova;

3.1.2 comparecer em local e horário diferentes daqueles estabelecidos para realização da prova; 3.1.3 tentar manter comunicação com outros candidatos ou outras pessoas durante a realização da

pro-va;

3.1.4 apresentar atitude indevida em relação aos aplicadores e coordenadores do processo seletivo.

3.2 As provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial elaborado pela banca examinadora. 3.2.1 Não haverá, em hipótese alguma, revisão de prova.

(9)

9

3.3 Cada bloco de questões terá sua própria nota, até o máximo de 100. A nota final corresponderá à média aritmética do somatório dos pontos obtidos nos três blocos.

3.4 Na classificação dos candidatos, em caso de empate na média, será obedecida a seguinte seqüência de critérios para desempate:

3.4.1 maior nota em Língua Portuguesa; 3.4.2 maior nota em Matemática; 3.4.3 maior idade.

3.5 Os candidatos serão classificados nas categorias: Superior, Médio Superior, Médio, Médio Inferior e Infe-rior, de acordo com a nota final.

3.6 O resultado da seleção será divulgado à empresa de forma a lhes permitir a confirmação dos candidatos que serão contratados como Aprendizes. A

Usiminas

não poderá contratar candidatos classificados na categoria Inferior.

3.7 Serão chamados à matrícula os candidatos escolhidos pela

Usiminas

para serem contratados como Aprendizes de Ofício.

3.8 O critério de escolha dos aprendizes é exclusivo da

Usiminas.

3.9 A escola tornará pública, no dia 10/01/2017, a lista dos convocados à matrícula, elaborada conforme o previsto nos itens 3.6 a 3.8.

4. Da Matrícula

4.1 São condições necessárias para a matrícula: 4.1.1 ser classificado no processo seletivo;

4.1.2 comprovar ter concluído o Ensino Fundamental, para os candidatos ao Curso de Mecânico de Bancada( Manutenção) ou estar matriculado no 2º ano do Ensino Médio, para os candidatos ao Curso de Operador de Controle de Processos Siderúrgicos

4.2 A matrícula deverá ser feita nos dias 12 e 13/01/2017, das 8h às 17h, na Secretaria da Escola SENAI “Hessel Horácio Cherkassky”. No ato da matrícula, o candidato, ou seu representante, deverá apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos:

4.2.1 comprovante de escolaridade conforme ítem 4.1.2 ; 4.2.2 cédula de identidade (RG);

(10)

10

OBSERVAÇÃO:

A matrícula será cancelada e em seu lugar será chamado outro candidato, se

ocor-rer as seguintes situações:

I.

Ausência de documento original comprovando o que foi declarado no ítem 4.1.2 .

II.

Ausência do Contrato de aprendizagem original até, no máximo, cinco dias após o

início das aulas.

III.

Se as informações apresentadas durante o processo seletivo não forem

devida-mente comprovadas para a empresa.

IV.

Não comparecer aos dias, horários e locais indicados em “qualquer” etapa do

processo de seleção.

4.3 Será considerado desistente o candidato que não efetuar a matrícula no período determinado pela escola.

4.4 A escola poderá cancelar o curso ou adiar seu início caso a quantidade de alunos a serem matricu-lados não atinja o número mínimo previsto para instalação e funcionamento de uma classe.

5. Das Disposições Gerais

5.1 É de exclusiva responsabilidade do candidato obter as informações necessárias para a participação em todas as etapas do processo seletivo, atentando para o local, a data e o horário da prova e da divul-gação de resultados e de todos os eventos relativos à matrícula. O não comparecimento para confir-mação de matrícula, nos locais, nas datas e nos horários divulgados pela escola acarretará a perda da vaga obtida.

5.2 Casos omissos e situações não previstas neste manual serão resolvidos pela Comissão Coordenadora dos Processos Seletivos do SENAI-SP.

5.3 O resultado da prova de seleção só terá validade para classificação de candidatos para o preenchimento de vagas no curso com início no 1o semestre de 2017.

(11)

11

PROGRAMA DA PROVA

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Textos

1.1 Interpretação de textos narrativos, descritivos e dissertativos.

2. Ortografia

2.1 Uso das letras

2.2 Uso dos acentos gráficos

3. Pontuação

3.1 Uso dos sinais de pontuação

4. Fonética e fonologia

4.1 Identificação de vogais, semivogais e consoantes 4.2 Identificação de encontros vocálicos e consonantais 4.3 Separação de sílabas

4.4 Classificação dos vocábulos pelo número de sílabas 4.5 Classificação dos vocábulos pela posição da sílaba tônica

5. Morfossintaxe

5.1 Classes de palavras

5.1.1 flexão do nome e do verbo;

5.1.2 emprego de pronomes, preposições e conjunções. 5.2 Relações entre as palavras

5.2.1 concordância verbal e nominal 5.3 Frase (definição, ordem direta e inversa) 5.4 Oração e período

5.4.1 termos da oração (sujeito e predicado, predicado verbal, nominal e verbo-nominal, verbos transitivos, intransitivos, de ligação e seus complementos, adjunto adnominal e adverbial); 5.4.2 classificação de orações (coordenadas e subordinadas).

5.5 Vozes do verbo (ativa, passiva e reflexiva) 5.6 Colocação dos pronomes oblíquos

5.7 Uso da crase

6. Significação das palavras

6.1 Homônimos e parônimos

6.2 Sinônimos e antônimos 6.3 Linguagem figurada

(12)

12

MATEMÁTICA

1. Noções sobre teoria dos conjuntos 1.1 Representação

1.2 Relação de pertinência, relação de inclusão 1.3 Reunião, intersecção e produto cartesiano

2. Conjunto dos números naturais (N)

2.1 Conceito de número natural; ordenação

2.2 Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potencialização e radiciação); propriedades 2.3 Divisibilidade: múltiplos e divisores, números primos, máximo divisor comum e mínimo múltiplo

co-mum

3. Conjunto dos números inteiros (Z)

3.1 Conceito de número inteiro; ordenação 3.2 Operações; propriedades

4. Conjunto dos números racionais (Q)

4.1 Conceito de número racional; representação fracionária e representação decimal; ordenação 4.2 Operações; propriedades

5. Conjunto dos números reais (R)

5.1 Números racionais em forma de dízimas periódicas e números irracionais 5.2 Conceito de número real; ordenação

5.3 Operações, cálculos com radicais; propriedades

6. Razão e proporção

6.1 Razão e proporção; propriedades

6.2 Grandezas direta e inversamente proporcionais 6.3 Regra de três simples

6.4 Porcentagem

7. Cálculo algébrico

7.1 Monômios, polinômios e expressões algébricas 7.2 Operações e propriedades

7.3 Produtos notáveis 7.4 Fatoração algébrica

8. Equação e inequação em N, Z, Q e R

8.1 Equação e inequação do 1o grau com uma variável

8.2 Sistema de equações do 1o grau com duas variáveis (resolução algébrica e gráfica) 8.3 Equação simples do 2o grau, por fatoração

9. Sistema decimal e medida de tempo

9.1 Unidades de comprimento, superfície, massa, volume e capacidade 9.2 Unidades de tempo

(13)

13

10.1 Relação entre ponto, reta e plano 10.2 Classificação e medidas de ângulos 10.3 Paralelismo e perpendicularismo de retas 10.4 Retas paralelas cortadas por uma transversal 10.5 Teorema de Tales (aplicações)

10.6 Classificação, propriedades, congruência e semelhança de triângulos 10.7 Teorema de Pitágoras (aplicações)

10.8 Razões trigonométricas no triângulo retângulo 10.9 Classificação e propriedades dos quadriláteros 10.10 Círculos e seus elementos

10.11 Perímetro e área das principais figuras geométricas

CIÊNCIAS

1. A matéria

1.1 Substâncias simples e compostas 1.2 Estados físicos da matéria

1.3 Diferença entre sólidos, líquidos e gases 1.4 Mudança de estado físico da matéria 1.5 Propriedades gerais da matéria

1.6 Misturas: classificação, fases, processos de separação 1.7 Noções de elemento químico: símbolos e fórmulas 1.8 Noções de reação química

1.9 Noções de ligações químicas: ligação iônica e ligação molecular 1.10 Noções de ácidos, bases, sais e óxidos

2. A energia

2.1 Formas de energia

2.2 Transformações da energia e sua conservação 2.3 Calor e temperatura

2.4 Fontes de calor

2.5 Escalas termométricas: Celsius, Fahrenheit, Kelvin 2.6 Propagação do calor: condução, convecção e radiação 2.7 Noções de dilatação térmica dos sólidos e líquidos

3. Mecânica

3.1 Movimento retilíneo uniforme

3.2 Movimento retilíneo uniformemente variado

3.3 Máquinas simples: roldanas, alavancas e plano inclinado 3.4 Pressão exercida pelos sólidos

3.5 Pressão exercida pelos líquidos 3.6 Princípio de Pascal e Arquimedes

3.7 Pressão atmosférica: barômetros e influência no tempo

(14)

14

4.1 Condutores e isolantes elétricos

4.2 Noções de magnetismo

5. Luz e som

5.1 Propagação e fontes de luz 5.2 Imagem real e virtual

5.3 Reflexão da luz: espelhos planos e esféricos 5.4 Refração da luz: prismas

5.5 Lentes: divergente e convergente 5.6 Câmara fotográfica

5.7 Cores e composição espectral 5.8 Som e fontes sonoras

5.9 Período de freqüência de uma onda sonora

5.10 Propagação e velocidade do som nos diversos meios

6. Os seres vivos e o meio ambiente 6.1 Noções básicas de ecologia

7. O corpo humano

7.1 Noções de tecidos, órgãos, aparelhos e sistemas

7.2 Sistema ósseo e muscular: constituição e funcionamento 7.3 Aparelho circulatório: constituição e funcionamento 7.4 Aparelho respiratório: constituição e funcionamento 7.5 Aparelho digestivo: constituição e funcionamento 7.6 Aparelho sensorial: constituição e funcionamento

8. Alimentação e higiene 8.1 Tipos de alimentos

Referências

Documentos relacionados

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Os egressos do Curso de Direito da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público são preparados para atuar, de forma

De relembrar a este respeito que a Requerida não procedeu ao apuramento de quaisquer elementos concretos que permitissem uma quantificação, ainda que aproximada, das

Análise de Produtos Lácteos Realizadas no Laboratório de Análises de Alimentos e Águas da Faculdade de Farmácia e Bioquímica/UFJF em 2

Além disso, analisamos criticamente os argumentos favoráveis e contrários ao rastreamento de câncer de próstata; discutimos limites da prevenção em geral; comentamos

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

4.6 Após a convocação dos candidatos aprovados em 1ª chamada e, havendo vagas disponíveis, serão convocados para a matrícula, no dia 27/05/2009, no horário determinado pela Escola,

c) É de exclusiva responsabilidade, do responsável e do candidato, obter as informações necessárias para a participação no Processo Seletivo, atentando-se para o local, data

1.4 A guia de inscrição contendo informações sobre a data, o horá- rio e o local de realização da prova deverá ser destacada do requerimento e entregue ao candidato no ato