• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE PEDAGOGIA. COMPONENTE CURRICULAR PERÍODO PROFESSOR (A) ANO/SEMESTRE Fundamentos Teórico-metodológicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE PEDAGOGIA. COMPONENTE CURRICULAR PERÍODO PROFESSOR (A) ANO/SEMESTRE Fundamentos Teórico-metodológicos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE DISCIPLINA – CURSO DE PEDAGOGIA

COMPONENTE CURRICULAR PERÍODO PROFESSOR (A) ANO/SEMESTRE Fundamentos Teórico-metodológicos

da Educação Infantil 3º período Daniela Santana Reis 2012.1

CRÉDITOS TOTAL DE AULAS(h/a) ESPAÇOS DIVERSIFICADOS CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA TOTAL (h)

3 créditos 54h/a 9h 54h

EMENTA

O processo de inserção da criança de 0 a 5 anos no espaço escolar e organização da dinâmica pedagógica com foco no cuidar e educar.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Serão mobilizados todos os recursos necessários a fim de possibilitar que o estudante do terceiro semestre, cursando especificamente o componente curricular Fundamentos Teórico-metodológicos da Educação Infantil:

Compreenda a dinâmica histórica, legal e teórica que fundamenta a ação pedagógica na Educação Infantil com base no cuidar e educar;

Aprenda a planejar, desenvolver e avaliar as mais diversas intervenções no âmbito da creche e pré-escola levando em consideração a formação integral da criança que se dá em numerosos espaços, momentos e a partir do uso de materiais diversos e das relações entre as crianças e crianças e adultos;

Construa competências técnicas, procedimentais e, sobretudo relacionais que os habilite a desenvolver um trabalho sensível, coerente e com vistas à elevação da qualidade dos serviços ofertados na Educação Infantil.

COMPETÊNCIAS NORTEADORAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.1 Domínio das bases conceituais, históricas e políticas da

Educação Infantil, levando em consideração que os pressupostos teóricos e os aspectos sócio-políticos fazem parte de contextos diferenciados e pressupõem embates explícitos e implícitos que permeiam a institucionalização da Educação Infantil e legitimam a formação docente.

1.2 Utilizar o conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento dos sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.

1.3 Domínio das Bases e Teorias que viabilizam o entendimento do processo de desenvolvimento da vida infantil.

1.4 Conhecer e dominar os conteúdos básicos relacionados às áreas/disciplinas de conhecimento que serão objeto da atividade docente, adequando-os às distintas etapas e modalidades da educação básica, às demandas e tendências da atualidade e às diferentes realidades culturais e sócio-econômicas das crianças.

Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.

BASES TEÓRICAS

1.1 Concepções de Infância.

Trajetória Histórica da Educação Infantil no mundo e no Brasil.

1.2 Bases Legais da Educação Infantil (Constituição Federal de 1988, ECA, LDBEN 9394/96, RCNEI, Resoluções do CNE 4,5 e 6).

1.3 Teóricos e teorias da Educação Infantil. BASES METODOLÓGICAS

(2)

1.5 Capacidade de compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos de idade, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, físicas, psicológicas, intelectuais e sociais. Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade, estabelecendo uma relação de respeito, confiança e contribuindo positivamente para a formação identitária das crianças.

Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada pelas crianças, em seus aspectos sociais, culturais, físicos e de credo religioso, detectando e combatendo todas as formas de discriminação, criando um ambiente propício para a aprendizagem.

Capacidade para reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades física, cognitivas, emocionais, afetivas das crianças da Educação Infantil nas suas relações individuais e coletivas.

1.6 Habilidade de promover e facilitar relações qualitativas de cooperação entre a Instituição educativa, a família e a comunidade.

Aptidão para analisar os espaços propícios para a formalização da Educação Infantil e a partir de então propor espaços adequados.

1.7 Capacidade de coordenar uma rotina educativa própria para a criança de 0/5 anos e de elaborar projetos pedagógicos interdisciplinares que contemplem a formação integral a criança.

1.8 Competência para avaliar a criança de acordo com suas especificidades, entendendo-a, sobretudo, como criança.

1.9 Orientar sua seleção de conteúdos, escolhas e decisões metodológicas e didáticas por valores democráticos e por pressupostos epistemológicos coerentes com os princípios bíblico-cristãos.

1.10 Identificar, analisar, criar e saber manejar diferentes materiais, recursos e estratégias didáticas, elegendo os mais adequados, considerando os objetivos das atividades propostas, as características próprias dos conteúdos, o desenvolvimento de diferentes capacidades, a diversidade das crianças e a necessidade de um processo de aprendizagem

1.5 Bases do desenvolvimento infantil e especificidades que interferem no processo de aprendizagem e desenvolvimento integral.

1.6 Infra-estrutura, os espaços educativos.

1.7 Organização dos tempos: rotinas, projetos.

1.8 Avaliação.

1.9 Tratamento didático das áreas do conhecimento. Análise de livros didáticos a luz das recomendações do PNLD.

Instrumentalização do RCNEI.

(3)

dinâmico.

Habilidade na otimização do uso das novas tecnologias de informação e comunicação enquanto facilitadoras da aprendizagem.

METODOLOGIA DE ENSINO

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS Coadunando com uma linha pedagógica histórico-crítica,

adotaremos os seguintes princípios metodológicos norteadores: Autonomia

Contextualização e conhecimento da realidade do estudante como ponto de partida

Espírito cooperativo/participação

Estímulo ao espírito de investigação, reflexão e criatividade Integração fé e ensino

Interação afetiva

Interdisciplinaridade e transversalidade Preparo para servir

Relação teoria-prática

Respeito à unicidade do estudante Senso crítico

Vivência de valores

O trabalho deverá ser desenvolvido a partir de: 1. exposições feitas pela docente e 2. discussão coletiva, orientada através de questões extraídas dos textos que estiverem sendo estudados em cada momento do curso. Os estudos também serão realizados mediante 3. trabalhos em grupos, 4. exposições participativas, 5. leitura e discussão de textos, 6. relatórios, 7. vivências, 8. seminários e 9. produção de textos.

Para tanto, utilizaremos: o I. espaço da sala de aula, II. o entorno da FADBA e III. o locus da Educação Infantil, conhecido por meio de visita técnica coordenada. Nestes espaços estaremos lançando mão da: a) lousa, b) projetor de vídeo, c) músicas, d) textos, e) imagens, f) materiais diversos e contando com g) a participação dos estudantes.

Conforme evidenciado, observaremos a diversidade de procedimentos e técnicas com a finalidade de favorecer a relação teórico-prática, assim como a construção e / ou re-significação de conceitos.

Vale ressaltar, que os procedimentos e técnicas apontados acima serão distribuídos ao longo do semestre. Inicialmente se estabelecerão as bases teóricas e legais que fundamentam e legitimam a Educação Infantil e posteriormente às bases metodológicas que tornam exeqüível a ação docente na etapa da Educação Básica em questão (Educação Infantil).

Tal medida visa proporcionar o desenvolvimento integral do estudante para a docência na Educação Infantil, com fundamentação teórica para a prática e reflexão desta.

Sendo assim, os procedimentos e técnicas a serem adotados objetivarão atender a demanda dos conteúdos a serem trabalhados e competências a serem construídas.

ATIVIDADES EM ESPAÇOS DIVERSIFICADOS

ATIVIDADE PREVISTA ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICA DE CARGA HORÁRIA Participação nas atividades práticas profissionais previstas em

espaços diversificados. No caso deste semestre, prioriza-se a participação no projeto realizado na Futura Jr., que por sua vez, prima pela participação empreendedora dos estudantes desenvolvendo ações diversificadas de intervenção.

Verificação da participação dos estudantes junto as coordenações dos projetos e análise dos relatórios de participação

9h

TOTAL 9h

PRODUTO DA ÁREA METODOLÓGICA Coletânea de instrumentos metodológicos:

Planos de aula.

Rotinas para creche e pré-escola. Registros docentes.

(4)

Relatório descritivo grupal / individual. Relatório sintético.

Orientações para organização do espaço. Planejamento da semana de adaptação.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS DE

VERIFICAÇÃO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO O desempenho do estudante será avaliado

individual, coletiva e processualmente, observando: produção oral, produção escrita e capacidade de relacionar e aplicar teoria e prática.

Nas exposições orais serão observados os seguintes aspectos: 1. conteúdo, 2. linguagem, 3. capacidade de análise e síntese, 4. coerência, 5. clareza, bem como a 6. relação com a proposta apresentada.

Nas produções escritas serão observados os seguintes aspectos: 1. coesão, 2. coerência e 3. originalidade dos textos construídos, assim como 4. organização, 5. estética e, sobretudo a 6. consistência da fundamentação.

Ressalto que antes da solicitação de qualquer verificação de aprendizagem, as parametrizações serão expostas e discutidas com a turma, a partir da apresentação de Barema prévio.

Durante o semestre letivo primar-se-á pela pontualidade na entrega das atividades, assiduidade, participação nas aulas e compromisso com os objetivos explícitos neste programa.

Verificação parcial de aprendizagem 1 (prova) Verificação parcial de aprendizagem 2 (prova) Banner Simulado Atividades pontuais

O processo de recuperação se dará em duas circunstâncias.

1. Recuperação de competências: mediante a análise das atividades e verificações, serão recuperadas as competências não desenvolvidas de forma contínua, ou seja, em cada aula verificar-se-á em que medida as competências foram construídas e que decisões e abordagens precisam ser implementadas no sentido de possibilitar a recuperação entre os estudantes.

2. Recuperação de notas: a menor nota dentre as verificações parciais 1 e 2 será substituída a partir da realização da verificação substitutiva.

DATAS IMPORTANTES SUBSTITUTIVA: 12 de junho

AVALIAÇÃO COLETIVA / GERAL DA DISCIPLINA E ENTREGA DOS RESULTADOS: 5 de junho VERIFICAÇÕES PROGRAMADAS E INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS Avaliação Atividades pontuais, fichamentos prévios e instrumentos metodológicos

VPA I VPA II Banner / Relatório Projeto interdisciplinar

Simulado Substitutiva

Valoração 1,0 2,5 2,5 2,0 2,0 2,5

Data prevista Ao longo do

semestre 3 de abril 29 de maio 23 de abril 20 de maio 12 de junho

Individual X X X X X

Grupo X X

Oral

Escrita X X X X

Oral / Escrita X X

(5)

Alfabetização e letramento (72) Fund. T. M. da Educ. Infantil (54)

Linguagem Oral e Escrita em Educação Infantil (54) Ludicidade e movimento (36)

Matemática na Educação Infantil (54)

Natureza e sociedade na educação infantil (36)

REFERÊNCIA BÁSICA AA.VV. Infância e Educação Infantil.Campinas: Editora Papirus, 1999.

CRAIDY, Crammed e KAERCHER E. Gládis. Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. ZABALZA, Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

REFERÊNCIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2006.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volume 1: Introdução; Volume 2: Formação Pessoal e Social; Volume 3: Conhecimento do Mundo (versões atualizadas).

MEDEL, Cássia. Educação Infantil: da construção do ambiente às práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. KUHIMANN JR., Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

REIS, D. S. ; SILVA, N. (Des) profissionalização docente para a educação infantil: entre tempos e olhares. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE, 2010.

SUGESTÃO DE SITES www.mec.gov.br www.novaescola.org.br www.educacaoinfantil.org.br SUGESTÃO DE FILMES A creche do papai As borboletas de Zagorsk Maria Montessori

Referências

Documentos relacionados

Kleiman (2013) comenta que uma diferença entre leitores experientes e leitores menos experientes é que estes têm dificuldade em determinar objetivos para sua leitura, enquanto

• A empresa prestadora de serviços que sofreu retenção no ato da quitação da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestação de serviços, poderá compensar o valor retido

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Considerando o exposto, concluímos que o profissional Enfermeiro, desde que obtenha a titulação de Especialista em Enfermagem em Saúde Complementar ou Enfermagem

Identificar, analisar, criar e saber manejar diferentes materiais, recursos e estratégias didáticas, elegendo os mais adequados, considerando os objetivos

Espera-se, com a execução deste projeto, produzir ferramentas que simplifiquem o trabalho do professor e, ao mesmo tempo facilitem a compreensão dos alunos sobre