• Nenhum resultado encontrado

Conferências Mesas-redondas Sessões de Comunicações Orais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conferências Mesas-redondas Sessões de Comunicações Orais"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Promoção: Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) Organização: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Local: Santa Maria/RS, Brasil (online) Data: 25 a 28 de maio de 2021

O Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e re-alizado em parceria com instituições científicas. Em 2021, a 15ª edição do SIMCAM ocorrerá de 25 a 28 de maio e será organizada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Este será um fórum multidisciplinar dedicado a amplo espectro de discussões de questões científicas relevantes ao estudo dos processos cogniti-vos relacionados à música. Os idiomas oficiais serão o português, o inglês e o espanhol.

Em sua 15ª edição, em função da situação epidemiológica do momento, o simpó-sio ocorrerá de forma totalmente a distância, em formato on-line, porém com suas ativida-des transmitidas pelos canais disponibilizados pela organização do evento.

PROGRAMAÇÃO

Constituirão a programação do evento: conferências, mesas redondas, sessões de comuni-cações orais e de comunicomuni-cações artísticas, além de apresentações artísticas, como disposto a seguir. Após o término do simpósio, todas as sessões gravadas da programação perma-necerão disponíveis no site da ABCM em área restrita a associados.

Conferências

As conferências, realizadas a distância, com a participação de um(a) mediador(a) con-vidado(a), estimularão discussões sobre questões relevantes e atuais da área de cogni-ção musical, a partir da apresentacogni-ção de pesquisas realizadas por investigadores(as) in-ternacionalmente reconhecidos(as). Após a conferência o palestrante responderá a per-guntas de debatedores selecionados pela organização do evento.

Mesas-redondas

As mesas-redondas, realizadas a distância, transmitidas ao vivo, propiciarão o debate de temas atuais de destaque propostos pela ABCM a pesquisadores(as) reconhecidos(as) nacional e internacionalmente. Após a exposição dos pesquisadores haverá 30 minutos para debates entre eles e a audiência presente nos canais de trans-missão, coordenada por um mediador(a) convidado pela organização do simpósio. Sessões de Comunicações Orais

Nesta edição do SIMCAM os(as) pesquisadores(as) poderão submeter os resultados de suas investigações na forma de resumos expandidos (até 1000 palavras) para apre-sentação na forma de Comunicação Oral, a distância, de forma pré-gravada. No en-tanto, os pesquisadores deverão estar presentes ao início das sessões, de forma que só serão transmitidos trabalhos cujos autores estejam presentes. Todas as comunicações orais deverão apresentar resultados não publicados de pesquisas concluídas ou em an-damento. Todos os trabalhos devem ter o potencial de incrementar a compreensão acerca de como a música é criada, percebida, experimentada, compartilhada ou de como nos afeta. As sessões de comunicações orais serão programadas por subáreas e temáticas de investigação. A ABCM propõe aos pesquisadores participantes

(2)

conside-rarem as seguintes subáreas de pesquisa: Cognição Musical e Ciências da Saúde Cognição Musical e Ciências Humanas Cognição Musical e Educação

Cognição Musical e Neurociências

Cognição Musical, Percepção, Criação e Performance

O comitê científico do SIMCAM 15 apreciará os trabalhos submetidos, na modalida-de modalida-de avaliação por pares duplo-cega (double-blind peer review). O processo modalida-de submis-são de trabalhos para apresentação em sessões de comunicações orais utilizará sistema on-line e estará detalhado a seguir nesta Chamada de Trabalhos. Caberá ao comitê ci-entífico-artístico do Simpósio designar os trabalhos aceitos para apresentação no forma-to de Comunicação Oral Longa (até 25 minuforma-tos) e Comunicação Oral Curta (até 5 mi-nutos), esta sugerida a alunos de graduação. Trabalhos apresentados no evento como Co-municação Oral Longa ou Curta terão seus resumos expandidos publicados nos Anais do SIMCAM 15, devidamente indexados. Trabalhos aceitos para o Simpósio, mas não apre-sentados por seus autores durante o evento, não constarão dos Anais do Simpósio, mas terão seus resumos simples (até 200 palavras) publicados no Caderno de Resumos, pu-blicação indexada e disponível on-line para download, a partir do primeiro dia do even-to.

Workshops

Nesta edição do SIMCAM, realizar-se-ão workshops que almejam oportunizar formação complementar em assuntos específicos vinculados à área da cognição musical, a partir de suas múltiplas interfaces. Proponentes devem encaminhar um documento de até 1000 palavras detalhando a proposta e seguindo as informações presentes mais a frente nesta Chamada de Trabalhos. Os workshops serão ministrados remotamente pelos canais dis-ponibilizados pela organização do simpósio. Workshops ministrados no evento terão seus resumos expandidos publicados nos Anais do SIMCAM 15, devidamente indexados, desde que, de fato, sejam apresentados durante o evento. As propostas aceitas serão divulgadas no site no momento de abertura das inscrições para o simpósio.

Sessões de Comunicações Artísticas

Nesta edição do SIMCAM os pesquisadores também poderão submeter os resultados de suas investigações na forma de Comunicação Artística (até 20 minutos de apresentação mais 5 minutos para debate com a audiência), de forma pré-gravada. O pesquisador deverá estar presente no momento de transmissão. O comitê científico e artístico do SIMCAM 15 apreciará os trabalhos submetidos, na modalidade de avaliação por pares duplo-cega (dou-ble-blind peer review). O processo de submissão de trabalhos para apresentação em ses-sões de comunicação artística utilizará sistema on-line e estará detalhado a seguir na Cha-mada de Trabalhos. Trabalhos apresentados no evento como Comunicação Artística terão seus resumos expandidos publicados nos Anais do SIMCAM 15, devidamente indexados, desde que de fato apresentados durante o evento.

Apresentações Artísticas

Durante o SIMCAM 15, performances artístico-musicais serão disponibilizadas em ví-deo no site do evento. Nelas se espera uma integração da produção científica apresentada no Simpósio com atividades artístico-musicais, tanto vinculadas à Universidade quanto de artistas locais. Todas as apresentações artísticas submetidas ao processo de avaliação do comitê artístico devem ser pré-gravadas e devem ser inéditas, i.e. o material gravado não poderá ter sido apresentado em outro evento.

(3)

INSCRIÇÃO

Autores de trabalhos aceitos para apresentação no SIMCAM 15, residentes no Brasil, so-mente poderão participar do Simpósio na condição de primeiro autor, se estiverem com o cadastro de associado à ABCM (www.abcogmus.org) ativo de acordo com o prazo estipu-lado no cronograma. Segundos, terceiros e demais autores, assim como autores não resi-dentes no Brasil estão isentos desta exigência. Após a divulgação do resultado da seleção de trabalhos para apresentação no SIMCAM 15, os autores já poderão efetuar o pagamen-to da taxa de inscrição no evenpagamen-to (associados têm desconpagamen-to de 50% do valor da taxa). Aos associados da Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música (SACCoM), da Asociación Colombiana de Investigadores en Psicología de la Música (PsicMusE) e da Asociación Española de Psicología de la Música y la Interpretación Musical (AEPMIM) não residentes no Brasil também é oferecido o desconto de 50% na taxa de inscrição do SIMCAM 15, segundo acordos de cooperação firmados entre essas instituições e a ABCM. Os participantes não autores (ouvintes) poderão efetuar o pagamento da taxa de inscrição em qualquer momento, até o final do evento, dia 28 de maio de 2021. Os valores das taxas de inscrição por categoria, bem como o procedimento para efetuação do paga-mento poderão ser conhecidos no endereço www.abcogmus.org.

CERTIFICADOS

Certificados individuais de participação serão remetidos eletronicamente a todos(as) os(as) autores(as) de trabalhos apresentados no SIMCAM 15 (comunicações orais lon-gas e curtas, workshops, comunicações artísticas e apresentações artísticas) e aos parti-cipantes assistentes. Os certificados de autores(as) e de performers (no caso de comuni-cações artísticas) conterão seus nomes, o título do trabalho apresentado e a modalidade de apresentação, conforme conste na programação do evento. Os certificados de partici-pantes assistentes conterão seus nomes e a modalidade de participação. Participartici-pantes ou-vintes só terão certificados de participação emitidos se estiverem devidamente inscritos no simpósio.

CHAMADA DE TRABALHOS

A Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e a Universidade Fede-ral de Santa Maria (UFSM) convidam pesquisadores(as), docentes, discentes de pós-gra-duação e grapós-gra-duação, e profissionais da área e de áreas afins, que desenvolvam pesquisas em cognição musical, a submeterem trabalhos para avaliação pelo comitê científico e artístico do XV Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais SIMCAM 15, conforme o disposto na presente Chamada.

O processo de submissão de trabalhos será realizado exclusivamente via sistema on-line, como consta no calendário. O autor deve acessar o sistema por link específico (www.abcogmus.org), seguir as orientações para efetuar seu cadastro (caso não possua cadastro anterior no sistema online de conferências da ABCM), registrar os dados bási-cos do trabalho submetido—idioma principal do texto, dados do(a) autor(a) ou dos(as) autores(as), como endereço eletrônico e afiliação institucional, título do trabalho, resu-mo de até 200 palavras, subáreas de pesquisa e palavras-chave) e, por fim, transferir (upload) os respectivos arquivos eletrônicos.

(4)

I

INFORMAÇÕES GERAIS Idioma

Os trabalhos submetidos à avaliação do comitê científico e artístico, na forma de texto bibliográfico, poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Múltiplas submissões

Os autores poderão submeter o número de trabalhos que desejarem. Contudo, a progra-mação final do SIMCAM 15 só admitirá até duas comunicações orais e uma comunica-ção artística por autor, seja este tanto o único autor quanto coautor dos trabalhos.

Autoria

Os(As) autores(as) devem declarar, no ato da submissão, os nomes de todos(as) os(as) coautores(as) (se houver) do trabalho em formulário para este fim (terceiro passo do pro-cesso de submissão on-line). Para isto, após a inclusão dos dados do(a) primeiro(a) au-tor(a), o(a) usuário(a) deve clicar em “novo autor” e completar o preenchimento dos da-dos. Não será possível o acréscimo de coautores(as) após a avaliação dos trabalhos. Modelo de formatação

Os modelos (templates) para formatação de resumos expandidos para comunicações orais, workshops e comunicações artísticas submetidos ao SIMCAM 15 estarão disponí-veis para download tanto na página inicial do sistema de submissão quanto no sítio ele-trônico da ABCM (www.abcogmus.org). Recomendamos atentar para a manutenção es-trita da formatação proposta no modelo, sem o que os trabalhos prejudicarão o processo de avaliação e, se aceitos, não poderão ser publicados em desacordo com o modelo.

II

SUBÁREAS DE PESQUISA

Os processos de avaliação e publicação de trabalhos no SIMCAM 15 estarão a cargo dos comitês científico e artístico, que no caso do primeiro inclui o(a) diretor(a) científicos(a), os(as) diretores(as) de subárea e os(as) pareceristas com reconhecida produção científica em cognição musical e áreas afins. A seleção dos trabalhos será conduzida por avaliação duplo-cega através de sistema on-line de submissão e acessível por meio de link no site da ABCM.

Autores de trabalhos submetidos ao comitê científico do SIMCAM 15, na modalida-de comunicação oral e woskhops, modalida-devem enmodalida-dereçá-los a uma das seguintes subáreas modalida-de conhecimento, no ato da submissão, as quais não devem, contudo, ser entendidas como rigidamente segmentadas em termos temáticos e conceituais, mas como linhas gerais de pesquisa que orientam a programação dos trabalhos no simpósio:

A. Cognição Musical e Ciências da Saúde (CS)

Serão admitidos estudos acerca das práticas musicoterápicas e da conjunção música e neu-rociências, com ênfase em estudos clínicos de psicopatologia de pacientes com déficits cognitivos, em suas metodologias de reabilitação, e na prevenção de problemas relaciona-dos, além de enfocar pesquisas sobre amusia, afasia e lesões cerebrais diversas, dentre ou-tros temas afins. Trabalhos experimentais e relatos de experiências serão bem-vindos, des-de que apresentados com a fundamentação teórica que embasou a referida ação experi-mental.

(5)

B. Cognição Musical e Ciências Humanas (CH)

Serão admitidos trabalhos que relacionem cognição musical com teorias culturais, gru-pos sociais e étnicos, contextos particulares de experiência, modos de escuta, trabalhos teóricos ou experimentais que envolvam a discussão das relações entre teorias linguísti-cas, semiótilinguísti-cas, antropológilinguísti-cas, filosóficas com a cognição musical, dentre outros temas relacionados, que contribuam com a construção de uma teoria cultural da música, relaci-onada conceitual e metodologicamente com as ciências cognitivas.

C. Cognição Musical e Educação (ED)

Serão admitidos trabalhos que discutam a aquisição de competências musicais em dife-rentes faixas etárias, processos de aprendizagem musical e motivação em contextos for-mais e não forfor-mais, alfabetização musical através da iniciação ao instrumento em vários contextos, fundamentos pedagógicos e cognição no aprendizado musical, efeitos da prática musical na educação fundamental, abordagens psicométricas de habilidades mu-sicais, dentre outros temas relacionados. Relatos de experiências são bem-vindos, desde que apresentados com a fundamentação teórica que embasou a referida ação experimen-tal.

D. Cognição Musical e Neurociências (NC)

Serão admitidos trabalhos que descrevam estudos científicos acerca de mecanismos neu-robiológicos subjacentes à cognição musical, abordagens que enfoquem os substratos neurais dos processos mentais e suas manifestações comportamentais ou que investi-guem como as funções psicológicas e cognitivas são produzidas no sistema nervoso cen-tral. São ainda considerados trabalhos com aportes teórico-metodológicos da neurolo-gia, da psicofísica, da neuroimagem funcional, da matemática, da estatística e das enge-nharias.

E. Cognição Musical, Percepção e Criação (PC)

Serão admitidos trabalhos sobre expertise musical, abordagens da performance musical, ansiedade e medo em cena, questões relativas à prática vocal-instrumental, procedimentos composicionais, poéticas musicais relacionadas à pesquisa cognitiva, semânticas cogniti-vas da música, teorias de resolução de problemas, teorias e métodos de abordagem da per-cepção e da memória musical, teorias da atenção e da emoção no âmbito da prática e da fruição musicais, análises da cena auditiva, dentre outros temas afins.

III

MODALIDADES DE COMUNICAÇÕES DE PESQUISA

Serão aceitas submissões de trabalhos para apresentação no SIMCAM 15 nas modalida-des comunicação oral, workshops, comunicação artística e apresentação artística, aber-tas a pesquisadores(as) doutores(as), estudantes de pós-graduação e de graduação e profis-sionais da área e performers. Propostas de comunicação oral aceitas, submetidas por pes-quisadores(as) doutores(as), estudantes de pós-graduação e profissionais da área, poderão ser designadas pelo comitê científico para apresentação na modalidade comunicação oral longa. Trabalhos de autoria ou coautoria de estudantes de graduação só poderão ser apre-sentados na modalidade comunicação oral curta. Todos os trabalhos na modalidade co-municação oral serão apresentados em vídeos pré-gravados em ambiente remoto disponi-bilizado pela organização do evento com a presença do autor em tal ambiente no momento designado. Todas as apresentações ocorrerão precisamente nos horários previstos em

(6)

pro-gramação, de modo a favorecer o planejamento dos participantes autores e assistentes.

1. Comunicação Oral

Modalidade aberta a pesquisadores(as) doutores(as), estudantes de pós-graduação e gra-duação e profissionais da área. Trabalhos submetidos na modalidade Comunicação Oral deverão estar vinculados a pesquisas científicas (empíricas, teóricas e de revisão) ou ex-periências (de ensino, de produção cultural, de divulgação científica ou relato de caso, devidamente fundamentadas e referenciadas). Ao avaliar os trabalhos submetidos, a co-missão científica do SIMCAM 15 designará para programação em sessões de comunica-ções orais longas os trabalhos que apresentarem discussões de resultados conclusivos ou análises consistentes de resultados parciais de pesquisas em estágio avançado de desen-volvimento. Os textos dos resumos expandidos, que serão publicados em anais tal como submetidos e aprovados, deverão explicitar problema/questão, objetivos, pressupostos te-óricos, procedimentos utilizados, além de destacar e discutir os resultados obtidos ou análises preliminares consistentes. (Cf. detalhamento abaixo.)

As comunicações orais longas terão duração máxima de 25 minutos. Visando à ênfa-se na discussão e difusão de resultados de pesquisa, após a apreênfa-sentação dos trabalhos programados para cada sessão de comunicações longas, o coordenador da sessão mode-rará um debate com duração de até 60 minutos, priorizando as possíveis interfaces entre os trabalhos apresentados. Visando à ênfase na discussão e aperfeiçoamento dos proce-dimentos de pesquisa, após a apresentação dos trabalhos programados para cada sessão de comunicações curtas, o coordenador da sessão moderará um debate com duração de até 30 minutos, priorizando as possíveis interfaces entre os trabalhos apresentados.

No ato de submissão, os(as) autores(as) deverão transferir (upload), obrigatoria-mente, dois arquivos eletrônicos de texto (em formato PDF):

(1) Documento principal: resumo expandido do artigo, com até 1000 palavras, sem identificação de autoria, vinculação institucional ou qualquer outro tipo de in-formação que permita a identificação dos(as) autores(as), incluindo todo e qual-quer recurso gráfico (como figuras, quadros, tabelas, exemplos musicais etc.) e a lista de referências. Deve incluir:

-título/subtítulo com no máximo 20 palavras;

-palavras-chave (entre 3 e 5, no idioma principal do texto);

-title/subtitle e keywords, representando as traduções para o inglês do título e palavras-chave, respectivamente;

-corpo do resumo expandido (para pesquisas experimentais sugere-se o forma-to: introdução, objetivo, metodologia, resultados, considerações; para pesqui-sas teóricas: introdução, objetivo, discussão, considerações); e

-referências.

(2) Documento suplementar: arquivo de texto com os seguintes metadados do tra-balho: título/subtítulo, nomes dos(as) autores(as) (como deverão constar na pu-blicação do artigo em Anais), vinculações institucionais (informando grupo, li-nha ou projeto de pesquisa ao qual o trabalho está vinculado) e e-mail de todos(as) os(as) autores(as).

Se necessário, os(as) autores(as) podem transferir outros arquivos eletrônicos como do-cumentos suplementares. Se arquivo de imagem, deve ser utilizado o formato JPG; se ar-quivo de áudio, o formato MP3. No caso de pesquisas com seres humanos, enviar a apro-vação de comitê de ética.

Após a divulgação dos trabalhos aprovados, os autores terão uma nova data para subme-ter o(s) vídeo(s) da(s) comunicação(ções), como consta no calendário. O vídeo deverá

(7)

ser enviado em formato MP4 conforme instruções disponibilizadas no site da ABCM

https://abcogmus.org/.

2. Workshops

Modalidade aberta a pesquisadores doutores, mestres e/ou profissionais notórios da área de cognição musical. Todos os workshops deverão ser ministrados em tempo real através dos canais disponibilizados pela organização em três sessões de 1h30 cada, nos dias e horários previstos na programação do SIMCAM 15. As propostas de workshops serão avaliadas pelo comitê científico através do sistema de avaliação por pares duplo-cega (double-blind peer review).

No ato de submissão, os(as) autores(as) deverão transferir (upload), obrigatoriamente, dois arquivos eletrônicos de texto (em formato PDF):

(1) Documento principal: resumo expandido do artigo, com até 1000 palavras, sem identificação de autoria, vinculação institucional ou qualquer outro tipo de in-formação que permita a identificação dos(as) autores(as), incluindo todo e qual-quer recurso gráfico (como figuras, quadros, tabelas, exemplos musicais etc.) e a lista de referências. Deve incluir:

-título/subtítulo com no máximo 20 palavras;

-palavras-chave (entre 3 e 5, no idioma principal do texto);

-title/subtitle e keywords, representando as traduções para o inglês do título e palavras-chave, respectivamente;

-quantidade de participantes;

-corpo do resumo expandido (contendo informações da proposta, como escopo, objetivos, conteúdos programáticos e leituras sugeridas); e

-referências.

(2) Documento suplementar: arquivo de texto com os seguintes metadados do tra-balho: título/subtítulo, nomes dos(as) autores(as) (como deverão constar na pu-blicação do artigo em Anais), vinculações institucionais (informando grupo, li-nha ou projeto de pesquisa ao qual o trabalho está vinculado) e e-mail de todos(as) os(as) autores(as).

Se necessário, os(as) autores(as) podem transferir outros arquivos eletrônicos como do-cumentos suplementares. Se arquivo de imagem, deve ser utilizado o formato JPG; se ar-quivo de áudio, o formato MP3.

3. Comunicação Artística

Modalidade aberta a pesquisadores(as) doutores(as), estudantes de pós-graduação e profissionais da área. Trabalhos submetidos na modalidade Comunicação Artística devem consistir de apresentação de produção artística, seja em performance ou composição, ex-plicitamente resultante de pesquisa acadêmica — empírica (incluindo a artística), teórica e de revisão — ou experiências (de ensino, de produção cultural, de divulgação científica ou relato de caso, devidamente fundamentadas e referenciadas). As propostas deverão incluir texto de resumo (até 1000 palavras, segundo detalhamento abaixo), a ser apresentado em até 5 minutos, seguido de apresentação artística em ambiente remoto disponibilizado pela organização do simpósio, na forma de performance ou difusão fonográfica ou videofono-gráfica (no caso de composição) com até 15 minutos de duração. A apresentação e a per-formance deverão ser enviadas previamente e os(as) autores(as) deverão estar presentes no horário previsto na programação. Após a apresentação o público expectador terá 5 minu-tos para formular questões aos(às) autores(as) do trabalho, totalizando assim 25 minuminu-tos por comunicação.

(8)

No ato da submissão da proposta os(as) autores(as) deverão transferir (upload), obri-gatoriamente, dois arquivos eletrônicos de texto (em formato PDF):

(1) Documento principal: resumo do trabalho, com até 1000 palavras, sem identi-ficação de autoria, vinculação institucional ou qualquer outro tipo de informa-ção que permita a identificainforma-ção dos(as) autores(as) e intérpretes, incluindo: -título/subtítulo com no máximo 20 palavras;

-palavras-chave (entre 3 e 5, no idioma principal do texto);

-title/subtitle e keywords, representando as traduções para o inglês do título e palavras-chave, respectivamente;

-corpo do texto (no idioma principal do texto), declarando assunto, objetivos, mé-todos, resultados, contribuições e conclusões do trabalho. Deve incluir ainda link para áudio da produção, disponibilizado em canal não público de repositó-rios como YouTube, SoundCloud, Google Drive, Dropbox ou sistema equiva-lente (atentando para a não identificação da autoria do trabalho no nome do ca-nal utilizado) — o áudio disponibilizado deve conter o registro integral do que será apresentado no Simpósio e, na medida do possível, com os mesmos intér-pretes que participarão da transmissão;

-referências.

(2) Documento suplementar: arquivo de texto com os seguintes metadados do traba-lho: título/subtítulo, nomes dos(as) autores(as) (como deverão constar na publi-cação do trabalho em Anais), vinculações institucionais (informando grupo, linha ou projeto de pesquisa ao qual o trabalho está vinculado) e e-mail de todos(as) os(as) autores(as). Os(As) autores(as) devem ainda, se for o caso, declarar os no-mes dos(as) performers participantes não autores(as) do trabalho (tal como deve-rão constar na publicação do resumo expandido em Anais) e, ao menos, o pri-meiro autor deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição no SIMCAM 15, caso o trabalho seja aprovado para apresentação.

Se necessário, os(as) autores(as) podem transferir outros arquivos eletrônicos como documentos suplementares. Se arquivo de imagem, deve ser utilizado o formato JPG; se arquivo de áudio, o formato MP3.

Após a divulgação dos trabalhos aprovados, os autores terão uma nova data para subme-ter o(s) vídeo(s) da(s) performance(s), como consta no calendário. O vídeo deverá ser enviado em formato MP4 conforme instruções disponibilizadas no site da ABCM

https://abcogmus.org/.

4. Apresentação Artística

Modalidade aberta a pesquisadores(as) doutores(as), estudantes de pós-graduação, pro-fissionais da área, estudantes de graduação e demais músicos. Trabalhos submetidos na modalidade Apresentação Artística devem consistir de apresentações performáticas gra-vadas em vídeos, solo ou grupo, de no mínimo 5 minutos e no máximo 30 minutos de duração. Todas as apresentações artísticas submetidas ao processo de avaliação do comi-tê artístico devem ser inéditas, i.e. o material gravado não poderá ter sido apresentado em outro evento. A forma de gravação e/ou edição do vídeo é totalmente livre. A comis-são julgará as apresentações e o resultado será divulgado de acordo com o calendário deste edital. Os vídeos selecionados ficarão disponíveis no site da ABCM e no canal do YouTube durante todo o Simpósio e poderão ser assistidos pelos participantes do evento a qualquer momento. Após o evento, os vídeos ficarão disponíveis na área restrita do site da ABCM.

(9)

No ato da submissão da proposta os(as) autores(as) deverão transferir (upload), obrigato-riamente, um arquivo eletrônico de texto (em formato PDF) e um vídeo em formato MP4 conforme instruções disponibilizadas no site da ABCM https://abcogmus.org/.

(1) Documento em PDF: arquivo de texto com os seguintes metadados da perfor-mance: nomes dos(as) instrumentistas (como deverão constar na divulgação e certificado de aprovação), vinculações institucionais (caso haja), e-mail de todos(as) os(as) autores(as) e repertório executado. Ao menos o primeiro autor deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição no SIMCAM 15, caso o trabalho seja aprovado para apresentação.

(2) Vídeo em formato MP4 com duração de 5 a 30 minutos, inédito, que deve ser submetido conforme instruções disponibilizadas no site da ABCM

https://abcog-mus.org/.

IV

PROCEDIMENTOS E PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO

Cada trabalho submetido, tanto como Comunicação Oral quanto Comunicação Artística, será avaliado por, ao menos, dois pareceristas, com base nos quatro parâmetros abaixo indicados. Cada parâmetro receberá pontuação de 1 a 5:

1 = insuficiente; 2 = aceitável; 3 = satisfatório; 4 = muito bom; 5 = excelente. A pontuação de corte é 12 (mínima para aprovação).

Comunicação Oral e Workshops - Parâmetros de avaliação 1. Estrutura e Conteúdo do Trabalho

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas: Os objetivos da pesquisa discutida no artigo são claros? As ideias são desenvolvidas com fluência e coerência? A argumentação apresentada tem consistência?

Há rigor na abordagem teórico-metodológica?

Reconhece-se congruência entre objetivos, desenvolvimento e resultados?

Os elementos gráficos (se houver) incluídos têm pertinência e qualidade técnica? O texto apresenta correção ortográfica e gramatical, além de adequação estilística? 2. Referências do Trabalho

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas:

A interlocução do autor com a literatura da subárea em questão tem consistência? Os trabalhos referenciados ao longo do texto são pertinentes e atualmente válidos? Os trabalhos referenciados participam efetivamente da construção do conhecimen-to na pesquisa em questão?

3. Apresentação do trabalho (tamanho, título e palavras-chave) Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas: O título do trabalho é claro e adequado?

O trabalho está em conformidade com os limites editoriais estipulados?

Há conformidade entre e o título, as palavras-chave e o conteúdo do corpo do tex-to, considerando assuntex-to, apresentação de objetivos, caracterização teórico-meto-dológica, procedimentos e resultados?

As traduções (title e keywords) desses elementos têm qualidade? 4. Importância do Trabalho

(10)

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas:

O trabalho apresenta vinculação explícita com as linhas de pesquisa da subárea de pesquisa em Cognição Musical em que se inscreve?

O trabalho contribui para o avanço do conhecimento (conceitual ou empírico) em sua subárea da pesquisa?

O trabalho se caracteriza por ineditismo temático, teórico ou metodológico?

Comunicação Artística - Parâmetros de avaliação 1. Estrutura e Conteúdo do Trabalho

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas:

Os objetivos da pesquisa discutida no resumo expandido são claros? As ideias são apresentadas com fluência e coerência?

Reconhece-se congruência entre objetivos, desenvolvimento e resultados?

Os recursos gráficos (se houver) incluídos no resumo expandido têm pertinência e qualidade técnica?

2. Referências do Trabalho

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas:

A interlocução do autor com a literatura da subárea em questão tem consistência? Os trabalhos referenciados ao longo do texto são pertinentes e atualmente válidos? Os trabalhos referenciados participam efetivamente da construção do conhecimen-to na pesquisa em questão?

3. Apresentação do trabalho

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas: O título do trabalho é claro e adequado?

Há conformidade entre assunto, apresentação de objetivos, caracterização teórico-metodológica, procedimentos e resultados?

O arquivo de áudio disponibilizado apresenta qualidade técnica para a sua avalia-ção?

4. Importância do Trabalho

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas:

O trabalho apresenta vinculação explícita com ao menos uma das subáreas de pes-quisa em Cognição Musical contempladas no Simpósio?

O trabalho contribui para o avanço do conhecimento (conceitual ou empírico) em sua subárea de pesquisa?

O trabalho se caracteriza por algum aspecto de inovação?

Apresentação Artística - Parâmetros de avaliação 1. Aspectos técnicos

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas:

A apresentação está em conformidade com os limites de duração estabelecidos? A apresentação demonstra domínio técnico por parte do(s) músico(s)?

O arquivo disponibilizado apresenta qualidade técnica de áudio e vídeo adequada (quanto a ruídos, interferências externas, volume, edição, entre outros)?

2. Aspectos artísticos

Os avaliadores responderão aqui as seguintes perguntas:

A apresentação contribui para a difusão e o diálogo acerca do conhecimento ar-tístico-musical?

(11)

V

TRABALHOS COMPLETOS (OPCIONAL)

A ABCM publicará, após a realização do Simpósio, volume específico, devida-mente indexado (ISBN e/ou DOI), com os textos completos que forem enviados pelo(a)s autore(a)s até a data estipulada no cronograma. Trabalhos aceitos para o Sim-pósio, mas não apresentados por ao menos um(a) coautor(a), não poderão participar da referida publicação. O texto completo deverá ser editado sobre o template disponível para download no endereço www.abcogmus.org.

DATAS

As datas a serem consideradas para submissão, avaliação, seleção e publicação de tra-balhos apresentados como Comunicação Oral ou Comunicação Artística no SIM-CAM 15 estão discriminadas no quadro abaixo:

Publicação da Chamada de Trabalhos 8 de janeiro de 2021 Submissão de trabalhos

(via sistema online de submissão)

Até 14 de março de 2021

Divulgação da lista de Trabalhos Aceitos (via comunicação eletrônica)

18 de abril de 2021

Envio dos vídeos das Apresentações Ar-tísticas para julgamento

Até 18 de abril de 2021

Envio dos Vídeos das comunicações e co-municações artísticas

Até 2 de maio de 2021

Envio da Versão Final dos resumos pelos autores, visando à publicação

Até 2 de maio de 2021

Prazo para Inscrição de autores(as) com trabalhos aceitos

Até 16 de maio de 2021

Divulgação da lista de Apresentações Ar-tísticas aprovadas

Até 17 de maio de 2021

Divulgação da Programação de apresenta-ções de trabalhos

17 de maio de 2021

Publicação de Caderno de Resumos (em formato eletrônico) dos trabalhos a serem apresentados

25 de maio de 2021

Envio de Trabalhos Completos (opcional) Até 30 de junho de 2021 Publicação dos Trabalhos Completos (em

formato eletrônico)

27 de setembro de 2021

Sobre a entidade promotora

A Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), fundada em 27 de maio de 2011, com sede e foro na cidade de Curitiba/PR, Brasil, é uma associação cultural e de pesquisa com fins não econômicos (CNPJ 17.781.833/0001-30), constitu-ída por seus associados. São finalidades e objetivos da ABCM: a) incentivar a pesqui-sa acadêmica inter/transdisciplinar acerca das interações entre a cognição e as artes musicais; b) estimular maior integração entre pesquisadores de áreas diversas de co-nhecimento, que se interessem pelo estudo da cognição das artes musicais; c)

(12)

promo-ver reuniões científicas e artísticas de âmbito nacional e internacional, objetivando a divulgação e o intercâmbio de trabalhos na área; e d) divulgar trabalhos referenciais da área e pesquisas atuais acerca da cognição das artes musicais nos anais dos even-tos científicos a ela vinculados e em suas publicações seriadas e periódicas.

Mais informações em:

Referências

Documentos relacionados

Em consequência, há um deslocamento da importância do professor pensar sobre o que realmente importa, que é o desenvolvimento do aluno, ou, ainda, sobre o projeto escolar e o

Estes dois instrumentos têm em comum, o fato de serem constituídos por uma lista de indagações que, respondidas, dão ao pesquisador as informações que ele

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

ANEXO III – Análise Curricular Serão considerados para fins de pontuação na etapa de análise curricular, os itens abaixo relacionados, cuja comprovação se faça por meio

No teorema 3.1 é necessária a existência de um ponto de equi- líbrio instável, o que não ocorre na versão clássica do Teorema de Poincaré-Bendixson e desta forma, propomos o

FODA: “Instrumento de avaliação de Fortalezas-Oportunidades (FO) e Debilidades-Ameaças (DA)” é uma estratégia empresarial de medição da competência, utilizada

O processo de Reforma do Setor da Segurança (SSR, na sigla em inglês) e a implementação da Estratégia para a Redução da Pobreza (PRS, na sigla em inglês) são os dois