• Nenhum resultado encontrado

Projeto Semana Vocacional 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Semana Vocacional 2012"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto Semana Vocacional | 2012

1. Apresentação

No mês de agosto, em todo o Brasil, a Igreja procura dar maior destaque à reflexão e celebração das vocações, tendo em vista sensibilizar e despertar entre crianças e jovens o surgimento de novas vocações para os mais diversos serviços hoje. As unidades da Província Marista do Rio Grande do Sul (PMRS) costumam realizar uma série de atividades durante o mês vocacional, porém de maneira isolada, sem uma articulação prévia que promova sinergia e integração entre as unidades.

Em sinal de comunhão eclesial e para motivar a integração provincial e interprovincial, a Coordenação de Vida Consagrada e Laicato – VCL da PMRS, conforme anunciado no Encontro de Coordenadores de Pastoral, ocorrido em março de 2012, promove, a partir deste ano, a Semana Vocacional nas comunidades e unidades maristas.

A iniciativa nasceu na Província Marista Brasil Centro-Norte, no ano da sua criação, em 2005, e conforme apelo da Área de Vida Consagrada e Laicato da Umbrasil, caminha rumo a uma ação interprovincial, que ecoe em todo o Brasil Marista. É preciso sempre falar de vocação em casa, nos grupos, na Igreja e também na Escola buscando criar e fortalecer uma cultura vocacional.

Assim a Semana Vocacional propõe ser um tempo fecundo para os Irmãos, Educadores, demais colaboradores e educandos das comunidades e unidades educativas maristas de nossa Província. Propõe também ser tempo favorável para revisitar, revitalizar e impulsionar os nossos projetos de vida e da missão que realizamos, além de redescobrir as motivações que nos sustentam na caminhada.

2. Subsídios para o entendimento do termo Vocação

Por vocação, palavra que deriva de vocare = chamar, designa-se como o mistério do chamado divino e da resposta humana. A história de cada pessoa inicia com o chamado à vida, primeira vocação, chamado à existência, ser homem ou ser mulher. Cada ser humano sente-se envolvido no mistério de ser pessoa escolhida para a existência. Desde o princípio fomos acolhidos por alguém que cuidou e cuida de nós. O chamado à vida é, portanto, nossa primeira vocação, a vocação fundamental.

(2)

Nossos pais ao nos acolherem e cuidarem de nós proporcionaram que recebêssemos o batismo para fazermos parte e sermos acolhidos numa comunidade de fé, a Igreja. Assim também somos pessoas escolhidas para a vocação cristã. Toda vocação, humana e cristã, é para uma missão. Ao longo da vida, cada pessoa, percebendo o mistério que a envolve, vai dando respostas que dão sentido ao chamado à existência e à vida cristã. Tal resposta se traduz num projeto de vida e se concretiza no que se denomina de vocação específica.

Na Igreja, entende-se por vocações específicas os caminhos, as propostas de vida em que cada pessoa se sente chamada e escolhida por Deus para seguir, dar sentido à própria vida e realizar sua missão no mundo. Assim, constituir família, escolha feita pela maioria das pessoas, é vocação. Como também permanecer solteiro/a é uma vocação específica.

Outro caminho é a resposta dada através da consagração para os ministérios ordenados, vocação assumida pelos diáconos, padres e bispos. A consagração nos diversos Institutos e Congregações de Religiosos e Religiosas, dentre os quais os Irmãos Maristas, é vocação específica em resposta ao mistério do chamado de Deus para uma vida de especial consagração e de serviço específico na Igreja.

Outra forma de consagração é das pessoas que se sentem chamadas a doar a vida fazendo parte de Institutos Seculares. Há também a vocação para os ministérios leigos, os mais diversos serviços assumidos por lideranças na Igreja, a exemplo de catequistas, ministros da eucaristia, pessoas que atuam na liturgia e tantos outros reconhecidos em nossas comunidades.

Nas Igrejas cristãs, não católicas, também há serviços especiais e específicos assumidos por pessoas para o bem de toda a comunidade de fé. Também nas religiões não cristãs encontram-se formas de especial consagração e de serviços em benefício dos demais, assumidos por homens e mulheres ao longo da história.

3. Semana Vocacional 2012

3.1 Tema

O tema central que orientará toda a Semana Vocacional é Andar com fé eu

vou! A fé que age por meio do amor (Gl 5, 6c). É um convite para refletirmos sobre

(3)

partir de outubro de 2012 até novembro de 2013 a Igreja proclamou celebrar no mundo o Ano da Fé em sintonia com a celebração dos 50 anos da realização do Concilio Ecumênico Vaticano II. Ao trazer para a reflexão a dimensão da fé e da vida, o que desejamos vivenciar na Semana Vocacional Marista 2012 e no decorrer de nossa vida e missão? Qual a relação entre vocação, fé e vida?

A Semana Vocacional Marista, na contramão dos movimentos que tendem a separar fé e vida, deseja ser um tempo de alimento para a nossa vocação cristã, e de provocação aos jovens, educadores, Irmãos, Leigos/as e Colaboradores Maristas, a repensarem a fé, a partir do seguimento a Jesus de Nazaré, assumindo uma vocação específica.

A iluminação bíblica por uma “fé que age por meio do amor” (Gl 5, 6c) é um recorte do texto de Gl 5,1-12 que fala da questão da liberdade do cristão em relação à lei judaica e também da supremacia do amor em relação aos ritos religiosos. Quando estamos em processo de descoberta, conversão e seguimento a Jesus o que importa é a fé que age por meio do amor e não os rituais e procedimentos que se faz ou que se deixa de fazer. Na perspectiva vocacional, as ações de fé e principalmente as que agem por meio do amor são essenciais para a descoberta do caminho a seguir e da elaboração de um Projeto de Vida centrado nessa mesma fé e nesse mesmo amor. Inspirados em São Marcelino Champagnat, queremos vivenciar a fé e a vida no seguimento a Jesus de Nazaré, do jeito de Maria, primeira discípula missionária.

3.2 Públicos-alvo

 Comunidades de Irmãos  Colégios

 Unidades sociais  PUCRS

 Hospital São Lucas  MChFM

(4)

3.3 Período de realização

Todos os dias do mês de agosto serão de motivação. Porém, sugerimos que haja maior destaque na semana de 13 a 17 de agosto tendo em vista a celebração do dia do Irmão Marista, celebrado no dia 15, data que também marca a Festa Patronal do Instituto, dia de Nossa Senhora da Assunção e o terceiro domingo do mês, dia dedicado à vocação à vida consagrada.

Para as unidades que já tiverem reservado datas no calendário escolar para a realização de atividades alusivas ao mês vocacional, sugerimos que acolham a proposta de tema e, assim, possam usufruir de todo o material de apoio que será disponibilizado. É importante que os responsáveis pela ação nos colégios, unidades sociais, PUCRS e HSL encaminhem, até 10/7, para a Coordenação de Pastoral (pelo e-mail pastoral.pmrs@maristas.org.br) seu cronograma de atividades para que possamos acompanhar a realização da semana e subsidiar os canais que estarão fazendo a cobertura online dos eventos. Comunidades de Irmãos e MChFM devem encaminhar, até o mesmo prazo, para a Coordenação de Vida Consagrada e Laicato (vcl.pmrs@maristas.org.br).

3.4 Metodologia

Sugerimos que cada Comunidade e Unidade Marista procure elaborar um cronograma local ou integrar o tema e subsídios da Semana Vocacional na programação já existente. A proposta local deve atender aos objetivos da Semana, buscando, contudo, não prejudicar o calendário local já estabelecido. A responsabilidade pela dinamização do tema nas unidades fica a cargo dos responsáveis pela Pastoral na unidade. Nas Comunidades, a responsabilidade é dos Irmãos Superiores e, nas Fraternidades, do Coordenador.

3.5 Orientações gerais

 Serão disponibilizados materiais para encomenda na loja virtual e mensagens e subsídios no Portal Marista. Enviaremos o link específico da página oportunamente.

(5)

 É importante assegurar momentos de partilha com educadores/as, colaboradores/as, crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 Proporcionar também interação e reflexão dos diversos setores com o tema, procurando fazer com que esses momentos despertem o interesse de adolescentes e jovens em iniciar um processo de acompanhamento vocacional.  Sugerimos que nos encontros das Fraternidades do MChFM também se

procure refletir a temática da Semana Vocacional.

 Indicar referências e encaminhar jovens que manifestarem interesse em conhecer mais sobre a vocação do Irmão Marista ou demais vocações específicas. (Àqueles que solicitarem, sugerir o contato pelo e-mail vocacional@maristas.org.br)

 Haverá um espaço de interação e de partilha das atividades realizadas nas Unidades e Comunidades Maristas nas Províncias do Rio Grande do Sul e Centro-Norte. O endereço é sites.marista.edu.br/semanavocacional.

 Ambientação da Unidade: estarão disponíveis cartazes e banners. A unidade que desejar utilizar outros materiais que sigam a temática da Semana deve solicitar, com antecedência, ao setor de Comunicação da sua unidade, que providenciará o encaminhamento.

3.6 Avaliação

No final do mês de agosto será encaminhada uma pesquisa para avaliarmos a primeira edição da Semana Vocacional na PMRS. Mais detalhes serão enviados posteriormente.

Invocamos a intercessão de Maria, a Boa Mãe, e de São Marcelino Champagnat sobre nossa Semana Vocacional.

Ir. Romidio Siveris Ir. Narciso Camatti

Referências

Documentos relacionados

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

As atividades que são praticadas nas propriedades rurais são de suma importância para se poder conhecer quais são os possíveis agentes pontuais de poluição da

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

d) independentemente dos registros contábeis cabíveis, nas notas explicativas aos balanços da sociedade - conforme determinado pelo item XVI do Título 4 do Capítulo II

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados