• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO Nº 1 / Senhores pais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO Nº 1 / Senhores pais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO Nº 1 / 2014

Senhores pais

Mais um ano se inicia...

Não temos palavras para agradecer a confiança que depositam em nosso trabalho ao matricularem seus filhos na Premier.

Após um período de alguns transtornos causados pela obra de expansão da escola, poderemos usufruir de melhores espaços que contribuirão com nossa prática pedagógica.

Ano passado conquistamos um avanço significativo na tecnologia aplicada à Educação. Porém, temos que lembrar que o desenvolvimento da tecnologia na educação jamais substituirá o professor ou o acompanhamento das famílias nas atividades escolares.

Sabe-se que a tecnologia é uma ferramenta que auxilia o processo de aquisição de conhecimentos e também ajuda o educador a compreender o comportamento do aprendiz e sua dinâmica familiar. O acesso à tecnologia sem a intervenção do educador não apresenta ganhos educativos.

Nada mais apropriado para começar este ano letivo do que fazermos um apelo para que estimulem seus filhos na utilização desta ferramenta tecnológica que dispomos com o objetivo principal de transformar informação em conhecimento.

Os desejos de ensinar e aprender reúnealunos, professores e familiares, gerando uma energia que promete fazer de 2014 um ano realmente brilhante.

Também é importante estimular o estreitamento das relações humanas nas quais as ações que trabalhem valores éticos, sociais e morais estejam presentes em nosso cotidiano, em nosso mundo...

Com isto estaremos estreitando vínculos afetivos, criando a confiança que propicia um maior desejo de aprender; condição indispensável à formação integral dos alunos.

Alunos que aprendem com paixão e prazer têm maiores chances de se transformarem em cidadãos mais críticos e bem preparados para o mundo de hoje.

(2)

Premier e o mundo digital

A estreia do Portal Educacional, em substituição ao Portal Positivo foi um sucesso.

Nele encontramos um conjunto de seções que agrupam recursos de apoio pedagógico que podem ser consultados pelos nossos professores, alunos e pais.

As famílias que já estavam em 2013 deverão utilizar as mesmas senhas. Às que estão ingressando na Premier deverão aguardar o recebimento da senha pessoal.

A partir do 6º ano as salas de aulas estão equipadas com as lousas interativas e as demais com telas de TV para a utilização de todo o conteúdo do Portal Educacional.

Orientem seus filhos para que acessem o portal na hora da realização das tarefas ou mesmo para atividades recreativas.

Faz diferença

 Núcleos Interessantes

Além do material didático adotado pela escola, continuamos integrando os Núcleos Interessantes como forma de estimular ainda mais o interesse de nossos alunos pelo conhecimento.

Informamos que em 2014 os mesmos serão semestrais para podermos aprofundar um pouco mais cada assunto. Os Núcleos serão intermeados com mini projetos adequados aos conteúdos curriculares.

Divulgamos a seguir os títulos dos Núcleos de 2014 para que todos possam acompanhar as “pesquisas” e atividades dos nossos alunos.

1º semestre - Comunidade rima com solidariedade. 2º semestre - Nas ondas do rádio.

 Consciência Fonológica

Nossa fonoaudióloga, Adriana Rossini Calixto Bressan, semanalmente, aplica para os alunos dos níveis IV e V atividades que estimulam o desenvolvimento da consciência fonológica. Tais atividades favorecem a aquisição da leitura e da escrita no processo da alfabetização.

Atividades integradas ao Currículo

Além do que é proposto pelo núcleo comum, nosso currículo articula atividades complementares devidamente adequadas aos diferentes níveis escolares:

a) Educação Física

A partir do nível II, terão duas aulas semanais com a professora Rosa Helena Pinheiro, especializada em Educação Física.

(3)

b) Inglês

A Língua Inglesa é ministrada a partir do nível II. Os conteúdos são apresentados pela professora Valéria Pavani de uma forma prazerosa e diversificada com o intuito de envolvê-los fazendo com que utilizem esta língua dentro e fora da sala de aula.

c) Música

Do nível II até o 4º ano, a professora de música trabalha com atividades que envolvem apreciação musical e sua execução. Por meio de histórias, curiosidades e manipulação de objetos sonoros, estimulamos o gosto pela música percebendo-a como uma forma de expressão das mais belas entre os seres humanos.

d) Outras:  Hora do conto

Educação Infantil e Anos iniciais

 Oficinas diversas

Educação Infantil e Fundamental I

 Culinária Educação Infantil e Fundamental I

 Filosofia

A partir do Fundamental I

 Iniciação Científica A partir do Fundamental I

Avaliação do Rendimento Escolar

Nossa avaliação tem por objetivo melhorar a qualidade da aprendizagem escolar. Diz respeito aos alunos, aos professores e ao próprio sistema de avaliação da escola.

Tem caráter contínuo, com registros descritivos periódicos. É também somativa quando fazemos uso da avaliação escrita (provas).

Deixamos claro que as avaliações escritas não são os únicos instrumentos que definirão o desempenho dos alunos. Utilizamos também outras atividades como: trabalhos individuais e em equipe, pesquisas bibliográficas, seminários, exposições, leituras de paradidáticos, entre outros.

Confira a quantidade de avaliações escritas realizadas bimestralmente no Ensino Fundamental:

1º ano ‐ Bloco único.

2º ano ‐ Bloco A e B em Língua Portuguesa e Matemática. Bloco único nas demais disciplinas.

3º ao 9º anos ‐ Blocos A e B em todas as disciplinas, com exceção de Artes.

Observação importante: a média bimestral deverá ser de 62,5 pontos perfazendo um total de 250 pontos para a aprovação automática após o 4º bimestre.

(4)

**Provas de Segunda Chamada

As provas de segunda chamada existem para casos de faltas justificadas nos dias em que as mesmas são aplicadas.

Solicitamos que, em caso de faltas aos dias das provas, o aluno deverá apresentar atestado médico ao solicitar a segunda chamada na secretaria da escola.

Para cada prova extra, sem justificativa médica, será cobrada uma taxa de 25,00 reais.

Aulas extras para o Fundamental II

Aulas de Aprofundamento

As aulas de aprofundamento serão nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos no período vespertino.

Oficinas

 Oficina de Criação

A Oficina de Criação tem como objetivo o desenvolvimento do potencial criativo e reflexivo dos alunos por meio de processos colaborativos e experimentais que valorizam a importância que cada aluno adquire dentro da coletividade.

“A criatividade é a inteligência se divertindo” (Albert Einstein)  Oficina de Texto

A Oficina de Texto tem como objetivo aprimorar a produção textual por meio de gêneros variados que fazem parte do cotidiano da sociedade.

“Gosto mais de viajar por palavras do que de trem” (Manoel de Barros)

**Aguardem mais informações referentes aos horários.

Comunicação Família / Escola

Como todos sabem, a Escola Premier é uma escola aberta às famílias.

Além do “bate papo” informal que acontece diariamente nos horários de entrada/saída, temos os informativos periódicos, contato via agenda e também as reuniões bimestrais para a entrega de boletins, avaliações e trabalhos. Sabemos que tais reuniões não têm o tempo suficiente para que os pais tirem suas dúvidas sobre o desenvolvimento do aluno.

Sugerimos que utilizem os horários das aulas complementares dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I para esclarecerem tais dúvidas e aprofundarem o relacionamento família/escola.

Agende-se com a professora de seu (ua) filho (a).

Vamos juntos, com a alternância natural que existe entre pais e professores trabalhar para o sucesso do processo educacional das crianças.

Violão, Dança, Judô, Patinação e Futsal

A Escola Premier cede espaço para a formação destas atividades culturais e físicas. Tais aulas serão ministradas após as aulas curriculares ou em período contrário ao das aulas.

(5)

Uniformes

O uso do uniforme é indispensável para o bom andamento de nossas atividades pedagógicas. Para que os mesmos não sejam extraviados (perdidos), favor identificá-los com o nome e turma do aluno.

O fornecedor de uniformes da Escola Premier é a Karilu Uniformes, no Super Mufatto da Avenida Madre Leônia.

Calendário 2014

Apresentamos nosso calendário de 2014 para que todos possam acompanhar nossas

atividades.

27/01

Início do ano letivo.

03,04 e 05/03

Recesso do Carnaval.

05/04

Super Acampadentro (para alunos do nível IV ao 3º ano).

17/04

Comemoração interna da Páscoa.

18/04

Feriado - Sexta-feira Santa

21/04

Feriado - Tiradentes.

28,29 e 30/04

Entrega de trabalhos e boletim do 1º bimestre. Aguardem informativo

específico.

01 e 02/05

Feriado - Dia do Trabalho Recesso.

14/05

Comemoração Dia das Mães. Educação Infantil e Fundamental I.

16,17 e 18/06

Entrega de boletins e avaliações do 2º bimestre. Aguardem informativo

específico.

18/06

Término do 1º Semestre.

14/07

Início do 2º Semestre.

19/07

Festa Julina.

03/08

Comemoração do Dia dos Pais.

23/08

Ciranda Científica.

29,30/09 e

01/10

Entrega de trabalhos e boletins do 3º bimestre. Aguardem informativo

específico.

04/10

Premier Fest.

13,14 e 15/10

Feriado e recesso - Dia da Criança e Dia do Professor.

20 /11

Feriado - Dia da Consciência Negra.

27 ou 28/11

Festa de Formatura da Educação Infantil. (a confirmar)

01,02 e 03/12

Entrega de avaliações e boletins do 4º bimestre. Aguardem informativo

específico.

Formatura do Fundamental II. (a confirmar)

10/12

Aniversário de Londrina.

Referências

Documentos relacionados

Essa linha de pensamento, que mais tarde veio a se chamar processo de internacionalização da firma da Escola de Uppsala, levou os estudos de Negócios Internacionais a cruzarem

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

- Toxicidad pela reprodução: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não apresentando substâncias classificadas como perigosas para

Foi pensando nisso e levando em consideração os desafios da Santher, que a área de Recursos Humanos desenvolveu um modelo de competências que vem ao encontro com nossa maneira

Para Tanto, conclui-se nesse estudo, que a partir do processo de implantação de cotas, como ação política de acesso e democratização nas instituições de Ensino Superior com a

Além desses fatores, o déficit hídrico, os ventos frios, ou quaisquer condições adversas após o plantio também podem auxiliar na infecção (Almeida, 1986). Apesar de vários

1 Pressione a tecla MODE do aparelho ou do controle remoto até que o display mostre FM (para gravar do rádio) ou LINE (para gravar da entrada Auxiliar). Cartões de memória

A meta prevista para este indicador era garantir a realização de exames complementares em dia a 100% de hipertensos e diabéticos do programa, por tanto não foi atingida,