• Nenhum resultado encontrado

Salve. Salve! Dudu Monteiro de Paula fala da performance dos atletas internacionais nos jogos universitários de Beijing 2001.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Salve. Salve! Dudu Monteiro de Paula fala da performance dos atletas internacionais nos jogos universitários de Beijing 2001."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Dudu Monteiro de Paula

fala da performance dos

atletas internacionais

nos jogos universitários

de Beijing 2001

MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021 * Ano 3 * Nº 879

Domingo /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

Página 4

Conheça a

animação

brasileira

cotada para

concorrer

ao Oscar

2021

Brasil treina

cães para

identificar

mais de 40

tipos de câncer

de mama no

SUS

Valve é

processada

em US$ 4

milhões

por violar

patente de

controle

Misterioso

assassinato

do século

15 é

resolvido

depois de

muitos anos

Cinema

Cães & Gatos

Mundo Antigo

7

Games

2

3

8

Olá

Olá

Salve

Salve

Salve

Salve

!

!

(2)

ON Cães & Gatos

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Brasil treina

cães para identificar

mais de 40 tipos

de câncer de mama

no SUS

O câncer de mama é um dos três cânceres de maior incidência no mundo e o KDOG é um projeto que treina cães para que consigam, com base no princípio da odo-rologia canina, identifi-car mais de 40 tipos de câncer de mama em está-gio inicial, em homens e mulheres, por um méto-do não tecnológico e não invasivo. Ele teve início no País em 2018, quando uma comitiva brasileira

visitou o Instituto Curie, na França, para entender os estudos e o trabalho realizado com os cães de lá.

Com o olfato mil vezes mais apurado que o de um ser humano, os cães ao longo da história têm desenvolvido papéis im-portantes na sociedade como cães guia, cães te-rapeutas, cães policiais e, agora, como detecto-res do câncer de mama.

A detecção envolve

o trabalho de cães que cheiram lenços de suor utilizados anteriormen-te por pacienanteriormen-tes, sejam saudáveis ou com câncer de mama.

A proposta é que os

cães, uma vez que con-cluam 100% do treina-mento previsto para o primeiro semestre de 2021, passem a dar su-porte ao Sistema Único de Saúde.

Saiba como evitar que seu pet seja

atacado por animais peçonhentos

Conheça a menor e a maior raça de

gato do mundo

Quente e úmido, o ve-rão é um período com alta incidência de acidentes com animais peçonhen-tos, o que inclui ataques aos pets. Tendo em vista este cenário, o Conselho Regional de Medicina Ve-terinária do Estado de São Paulo pontua algumas ações para evitar picadas de serpentes, aranhas e escorpiões, por exemplo: O tutor deve estar atento a qualquer perfuração ou corte na pele do pet, as-sim como inchaço, sen-sibilidade dolorosa local e sangramento. Os mem-bros, o abdômen e a face são os locais mais afeta-dos. Além disso, os sinais clínicos podem variar de-pendendo da espécie de animal peçonhento en-volvido. A fim de evitar tais acidentes, o Conselho Regional indica alguns

cuidados, como man-ter a higiene da casa, in-cluindo quintais e jardins; não acumular entulhos e materiais de construção; limpar regularmente mó-veis, cortinas, quadros, cantos de parede; vedar frestas e buracos em pa-redes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, ve-dantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das casas, jar-dins, quintais, paióis e ce-leiros; evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada; limpar terrenos baldios, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas; utilizar guias durante os passeios e evitar o acesso dos ani-mais domésticos a áreas de risco.

O livro dos recortes e ou-tros registradores de con-quistas apontam várias raças entre maiores e me-nores. E você sabe qual é a menor e a maior raça de gato do mundo?

Os estudos feitos com esses queridos animais domésticos apontam que a menor raça de gatos é a ‘Singapura’. Os exempla-res costumam ter menos de dois quilos. São animais extremamente ágeis e com musculatura perfeita para essa agilidade. Os bichi-nhos são como miniaturas de gatos mais comuns.

Em suma, esses gatinhos chegam a ter metade do tamanho da maioria dos gatos comuns. Eles pare-cem eternos filhotes, até mesmo no espírito brinca-lhão, certamente. São

exí-mios escaladores e vivem se pendurando em cor-tinas e móveis. Por outro lado, também são perfeitos animais de estimação. Es-ses gatos amam se aninhar nos colos dos donos e co-chilar.

E a maior?

O maior gato do mundo é o ‘Maine Coon’. Esses lin-dos, espertos e carinhosos animais figura no Livro dos Recordes. Os exemplares são bem peludos, pesados e longos. Eles têm rostos bem característicos e sé-rios. Um gato da raça Maine Coon, enfim, pode chegar a passar dos 8 Kg. Alcan-çam cerca de um metro da cauda ao focinho. Apesar de amáveis e dóceis, são animais independentes e gostam muito de caçar.

(3)

ON Histórias do Mundo Antigo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Misterioso assassinato do século 15 é

resolvido depois de muitos anos

Um estudo recente rea-lizado pela Universidade de Huddersfield, na Ingla-terra, ressaltou a teoria de que o rei inglês Ricardo III foi ‘um grande vilão’, já que ordenou a morte de seus dois sobrinhos.

Como repercutido pela revista Galileu, a execução teria acontecido numa dis-puta de Ricardo com seu ir-mão Eduardo IV pelo trono britânico. A teoria que co-loca o nobre como assassi-no está registrada na peça “Richard III”, de William Shakespeare, datada de 1592, e também no livro “A história do rei Ricardo III”, de Thomas More.

No estudo, de nome “More on a Murder” - pu-blicado em dezembro de

2020 em um periódico -, o historiador Tim Thorn-ton diz que as evidências podem isentar os homens que foram considerados

culpados na época, e co-nectá-las a Ricardo III.

Thornton afirma que dois cortesãos políticos famosos naquele tempo

eram filhos de Miles Fo-rest, uma das pessoas mais cotadas como ‘culpado’. E, por sinal, o escritor Tho-mas More - que escreveu a obra sobre o crime - traba-lhava na Corte ao lado dos filhos de Forest.

“Ele [Thomas More] não estava escrevendo sobre pessoas imaginárias. Ago-ra temos motivos substan-ciais para acreditar que o detalhe do relato de More sobre os assassinatos é plausível”, declarou o his-toriador em comunicado. E completou: “Este foi o maior mistério de assas-sinato da história britâni-ca, porque não podíamos confiar em More como um relato do que aconteceu – até agora”.

Arqueólogos encontram rara adaga

de cristal em tumba na Espanha

Um dos mais antigos ossos com

inscrições simbólicas é encontrado

em Israel

Realizada entre 2007 e

2010, uma intensa expedição na tumba de Chieftain, na Es-panha, revelou tesouros im-pressionantes. O maior dos muitos achados foi a ponta de uma adaga de cristal com 5 mil anos de idade, datada das civilizações pré-históri-cas.

Segundo os arqueólogos, a relíquia é bastante rara e, até onde se sabe, seus pro-prietários a utilizavam na ex-pectativa de acessar “poderes mágicos”. Tal pesquisa foi pu-blicada no meio científico em 2015, mas só chegou ao pú-blico recentemente.

Dentro da tumba, que fica no sudoeste da Espanha, ain-da foram encontrados os res-tos mortais de 25 pessoas. Verificou-se, mais tarde, que grande parte das mulheres e pelo menos um homem en-terrados foram mortos por envenenamento.

A antiga construção fune-rária também revelou vários artefatos. Entre eles, estavam 25 pontas de flechas de cris-tal, um núcleo para fazer mais armas, pedaços de lâminas de ouro, objetos de marfim e contas de âmbar — sem con-tar a adaga, datada de 3.000 a.C..

Pesquisadores encon-traram na região de Ram-le, em Israel, um frag-mento de osso de 120 mil anos que pode ser consi-derado uma das mais an-tigas gravuras simbólicas já descobertas. O estudo investigando a peça foi publicado na revista cien-tífica Quaternary Interna-tional.

A pesquisa feita por ar-queólogos da Universida-de Hebraica e da Universi-dade de Haifa identificou o pedaço de osso de um antigo animal que conti-nha seis gravuras seme-lhantes, o que os levou a pensar que talvez aquilo

tivesse algum significado. Isso pode ser tanto cultu-ral quanto espiritual.

“Com base em nossa análise de laboratório e descoberta de elemen-tos microscópicos, fomos capazes de supor que as pessoas nos tempos pré -históricos usavam uma ferramenta afiada feita de pedra para fazer as grava-ções”, explicou Iris Gro-man-Yaroslavski, da Uni-versidade de Haifa.

Os cientistas enfatiza-ram ainda que o objeto pode ser um “indicativo da conexão espiritual que os caçadores tinham com os animais que matavam”.

(4)

ON Histórias do Esporte

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

/dudumonteirodepaula @dudumonteirodepaula @dudumonteirodepaula

por Eduardo Monteiro de Paula

Hoje Dudu fala sobre

Universiades 2001 em

Beijing - China

Olá

Olá

Salve

Salve

Salve

Salve

!

!

Olá, Salve, Salve! Ano 2000.

A Confederação Brasilei-ra de Desportos Universi-tários (CBDU), encontra-va-se em situação crítica e sem verba para participar dos JOGOS UNIVERSITÁ-RIOS MUNDIAIS que se-riam realizados na China em Beijing no ano seguin-te.

À época, Taner Verço-sa era Vice-Presidente da CBDU e com o Presidente César Ferreira de Souza fo-ram até Brasília solicitar ao Ministro ARTHUR NETO, o apoio do Governo Federal. Desta feita, foram pronta-mente atendidos.

O BRASIL Universitário embarcou com a delega-ção completa.

Era eu, o Jornalista ofi-cial da Delegação e, como rotina, Jornalista não pode ficar na hospedagem de Atletas e Dirigentes. As-sim, fui também creden-ciado como Membro da Delegação.

Como cheguei na noite da Abertura do Jogos, as-sisti pela TV, um dos

maio-res espetáculos do planeta (o vídeo da Abertura esta-rá disponível em breve: no Portal OLÁ! SALVE, SAL-VE!).

Na Delegação do Bra-sil para estas UNIVERSIA-DES, tínhamos nomes que começavam a apresentar forte crescimento no des-porto nacional e interna-cional.

Neste artigo, destacarei os que conseguiram Me-dalhas e seguiram como Atletas Brasileiros de Su-cesso.

O Futebol Feminino Uni-versitário obteve a Meda-lha de Ouro, conseguindo um feito inédito. Haja

vis-ta, nunca o BRASIL havia conseguido destaque in-ternacional na modalida-de.

O Futebol Feminino Bra-sileiro conquistou DESTA-QUE e RECONHECIMEN-TO mundial nestes Jogos. O Técnico era o Professor MARCELO FRIGÉRIO, que recentemente dirigiu uma equipe de futebol em Ma-naus.

Na sequência, acompa-nhamos a participação da Ginasta Daiane dos San-tos, que conquistou a me-dalha de Prata no Solo do evento. Conquistou em solo Chinês, sua primeira medalha de destaque em nível mundial e em Beijing e ao som de “Brasileirinho”, com uma performance quase perfeita, disparou rumo ao sucesso mundial.

Tornou-se Medalhis-ta Olímpica e referência da modalidade, inclusive, emplacando movimentos ginásticos com seu nome.

Uma das maiores Estre-las do evento foi Maurren Higa Maggi. Na pista de atletismo ela conquistou o Segundo Lugar nos 100 com Barreiras, em seguida atravessou a pista e

con-quistou e medalha de Ouro no Salto em Distância.

Esta conquista seria o prenúncio da Medalha Olímpica no Salto em Dis-tância em 2008. Mesma prova e mesmo País, ob-tendo diversos outros ex-celentes resultados em outras competições e es-crevendo o seu nome na História do Atletismo Mundial.

Na Delegação Brasileira havia outros nomes de des-taque, dentre eles: Aurélio Miguel e Rogério Sampaio (Medalhistas Olímpicos no Judô); Fabíola Molina da Natação e dos Saltos Or-namentais. Além de mui-tos Atletas de modalidades coletivas que fizeram His-tória no desporto nacio-nal no Voleibol, Basquete, dentre outros.

O JOGOS UNIVERSITÁ-RIOS MUNDIAIS de 2001, em Beijing, na China, con-tou com a participação de 165 países e a Tocha Olím-pica foi acesa pelo Atleta Chinês TIAN CHIAN.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuii-iiii!

Fotos Divulgação: Inter-net

(5)

ON Universo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Primeiro

satélite 100%

brasileiro será

lançado neste

mês

O satélite Amazônia-1, o pri-meiro de observação da Terra projetado, integrado, testa-do e operatesta-do pelo Brasil, será lançado no dia28 de fevereiro, à1h54 (horário de Brasília). O Amazônia-1 será lançado na missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO), às 10h24 (horário da Índia).

O satélite faz parte da cha-mada Missão Amazônia, cria-da para fornecer cria-dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o des-matamento, especialmente na região amazônica. A missão também vai monitorar a agri-cultura em todo o território nacional com alta taxa de re-visita, buscando atuar em

si-nergia com os programas am-bientais existentes. Esse será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois últi-mos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a Chi-na. O Amazônia-1 tem seis qui-lômetros de fios e 14 mil cone-xões elétricas. Trata-se de um

satélite de órbita Sol síncrona (polar) que gerará imagens do planeta a cada cinco dias. Ele é capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 km, com 64 metros de resolução.

A vida útil do Amazônia-1 é de quatro anos. A missão ainda prevê o lançamento de maisdois satélites, o Amazônia -1B e o Amazônia-2.

SpaceX lança em órbita mais 60

satélites; Veja as imagens!

Missão chinesa Tianwen-1 divulga

primeira foto de Marte

SpaceX lançou esta quinta-feira, dia 4, em ór-bita mais 60 satélites no âmbito do projeto Star-link, que visa criar uma rede de Internet que leve conexões estáveis para zonas remotas. A SpaceX compartilhou imagens do lançamento na respectiva página de Twitter e pode vê-las na galeria acima.

A agência espacial de Elon Musk adiantou tam-bém na sua página na rede social que este é o quinto lançamento do foguete

Falcon 9 utilizado nesta missão, o qual também conseguiu aterrissar em segurança numa platafor-ma platafor-marítiplatafor-ma no Atlântico, a 630km da costa dos EUA.

“A rápida reutilização é crucial para reduzir o custo de viajar para o Es-paço”, pode ler-se na pá-gina da SpaceX. A agência tem mais um lançamento marcado para esta sexta-feira, dia 5, em que segui-rão a bordo de um Falcon 9 mais 60 satélites Star-link.

Na sexta-feira (5), a Aca-demia Chinesa de Tecno-logia Espacial divulgou novos detalhes a respeito da Tianwen-1 e da jornada de seu equipamento rumo a Marte. Além de destacar que concluiu com suces-so uma correção neces-sária ao funcionamento adequado do dispositivo utilizado, a quarta desde o início da navegação, pu-blicou a primeira foto em tons de cinza do Planeta Vermelho, capturada com uma câmera de navegação a 2,2 milhões de quilôme-tros da superfície do vizi-nho da Terra.

No momento em que a imagem foi revelada ao público, a distância entre a espaçonave e seu desti-no havia se reduzido dras-ticamente, para apenas 1,1 milhão de quilômetros. No mais, a equipe à frente do projeto declarou que to-dos os sistemas estão em

boas condições, mesmo a cerca de 184 milhões de quilômetros daqui – em uma viagem que já passou dos 465 milhões de quilô-metros “rodados”.

Quanto ao componente capaz de transmitir arqui-vos como o que você pode conferir logo abaixo, tra-ta-se da TDC, uma câmera minúscula que, na verda-de, não passa de um sub-satélite munido de cone-xão sem fio. Mais registros certamente estão por vir. Dê uma olhada.

(6)

ON Fama & Estilo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Ana Maria Braga homenageia Tom Veiga, o

Louro José, no dia em que ele faria 48 anos

Ana Maria Braga, 71, ho-menageou Tom Veiga, o intérprete do Louro José, na manhã de ontem (6). A apresentadora do Mais Você (Globo) lembrou que, nessa data, ele completa-ria 48 anos.

“Gente, hoje seria o ani-versário do Tom”, disse nas redes sociais. “Que aperto que dá no peito, que difícil não ficar triste...”

“Mas vou orar em agra-decimento por ele ter pas-sado na minha vida, nas nossas vidas, levando tan-ta alegria, tan-tantan-ta energia boa para todo mundo”, avisou.

Veiga foi encontrado

morto em casa, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), no dia 11 de novem-bro de 2020. De acordo com o laudo do IML (Ins-tituto Médico Legal), ele sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) hemor-rágico provocado por um aneurisma.

O ator trabalhou no pro-grama de Ana Maria por mais de 20 anos, interpre-tando o boneco do papa-gaio. O personagem foi idealizado em 1996 pela apresentadora. Na época, ela apresentava o Note e Anote, na Record, e ele era assistente de estúdio do programa.

MC Marcinho diz que ficar quatro dias

em coma ‘foi sobrenatural’

BBB 21: Kerline diz que participantes

tinham medo de Karol Conká

O cantor MC Marcinho, 43, foi em suas redes sociais para dizer que no dia 14 de janeiro foi ao hospital, localizado no Rio de Janeiro, para ver a in-fecção que tinha em seu pé es-querdo.

“Os médicos acharam me-lhor fazer uma raspagem, co-lher um pedaço do osso para ver essa bactéria e ver com qual antibiótico poderiam en-trar”, contou. Mesmo após re-alizar a raspagem, a bactéria persistiu e o quadro se agra-vou.

Então a infecção se espalhou pelo corpo, e chegou a atingir seus pulmões. “A operação foi ótima, mas infelizmente a in-fecção subiu pelo sangue, foi

parar no meu pulmão e isso me trouxe várias complica-ções no domingo, dia 24. Aca-bei entubado, fiquei em coma por quatro dias, voltei do coma na quarta-feira. Os médicos fi-caram um pouco espantados, porque ‘como alguém volta do coma em quatro dias?’”, con-tinua. No vídeo, o cantor de sucessos como “Glamurosa” e “Rap do Solitário” também tranquilizou os fãs e disse que está em recuperação. “O que aconteceu aqui foi sobrenatu-ral. Depois destes quatro dias entubados, de quarta-feira para cá, que saí da intubação, já tive alta para o quarto. E da-qui em breve estarei em casa”, finalizou.

A Primeira eliminada do BBB 21 (Globo), Kerline Cardoso disse que ficou chocada com o compor-tamento de Karol Conká dentro da casa. “Só hoje tive consciência do que de fato estava acontecen-do”, afirmou. A modelo diz que não presenciou as si-tuações em que a cantora maltratou Lucas Penteado por causa de um desen-tendimento com a cearen-se na primeira festa.

“Enquanto a Karol tenta-va me botar para cima, por trás ficava zombando da minha tristeza”, lamentou. “Apesar dos meus atritos com o Lucas, vejo a tor-tura psicológica que ela

destilou contra ele e com certeza se eu tivesse visto, teria me posicionado para tentar intervir.”

“As cenas são realmente assustadoras e tenho cer-teza que a maioria da casa que também não viu isso, não compactuaria”, ava-liou. “Lá dentro todos tem uma imagem muito dife-rente da Karol, todos gos-tam e tem um certo medo dela. Sim, medo é a pala-vra, pela maneira que ela se impõe sobre tudo.”

“Estou extremamente decepcionada com a Karol Conká, não queria ter vis-to tudo que vi aqui fora, foi um baque horrível”, con-tou.

(7)

ON Cinema

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

Quatro filmes inéditos cheios de adrenalina

exclusivos no Telecine

O Telecine vai disponibilizar cinco filmes internacionais inéditos e exclusivos na plataforma de streaming e no Telecine Premium. E o melhor de tudo: as produções são bem intensas. Uma delas é Pânico Abaixo de Zero, que acompanha um casal tentando sobreviver a uma nevasca intensa na Noruega. A trama é baseada em uma história real.

PÂNICO ABAIXO DE ZERO

A PROTETORA (20/02)

PODER E CORRUPÇÃO (25/02)

FUKUSHIMA: AMEAÇA NUCLEAR

Em Pânico Abaixo de Zero, Naomi (Genesis Rodriguez) e Matt (Vincent Piazza) viajam para a Noruega. Entretanto, tudo vira um pesadelo quan-do uma nevasca faz o casal

fi-car preso dentro de um fi-carro. Agora, eles precisarão enfren-tar desafios físicos e emocio-nais para sobreviver. Inclusive, o filme é baseado em fatos re-ais.

A Protetora acompanha Ali (Ruby Rose), que serviu ao exército e agora trabalha como zeladora em um prédio de luxo localizado em Nova York. Ainda assombrada pelo passado, a veterana se vê obri-gada a usar as suas habilida-des quando uma família é feita de refém.

Poder e Corrupção fala sobre Liam (Sam Claflin), um ex-detento tentan-do recuperar a confian-ça da família. Contudo, o seu anseio por redenção acaba colocando o per-sonagem em uma rede de conspirações, crimes e corrupção.

Outra produção baseada em fatos reais é Fukushima: Amea-ça Nuclear. Dirigido por Tetsuro Wakamatsu, a obra gira em torno do tsunami que atingiu o Japão

em 2011. Na usina nuclear de Fukushima, 50 homens precisam arriscar a vida para impedir um desastre ainda maior e salvar mi-lhares de pessoas.

Conheça a animação brasileira cotada para concorrer ao Oscar 2021

Um curta-metragem de animação brasileiro pode concorrer ao Oscar 2021. A produção chamada ‘Um-brella’ foi a única do gêne-ro a ser indicada à disputa pela estatueta em março deste ano e, caso seja sele-cionada, vai ser a primeira do Brasil a concorrer pela categoria curta de anima-ção.

No curta, inspirado em fatos reais, a

paranaen-se Helena Hilário e paranaen-seu marido, o italiano Mario Pece, retratam a história de um garoto morador de um abrigo, que deseja re-encontrar o pai. Ao longo de 8 minutos, a animação é capaz de tirar lágrimas e sorrisos dos espectadores.

“Inspirado em even-tos reais, enquanto uma meninha visitava um lar de crianças ela conhece Joseph, um menino que

sonha em ter um guar-da-chuva amarelo. Esse encontro inesperado des-perta as memórias do pas-sado dele. Uma história sobre empatia, gentileza e esperança”, diz o subtítulo do curta, no Youtube, no canal Stratostorm.

Para ver a animação e se emocionar clique no link: h t t p s : / / w w w.yo u t u b e . com/watch?v=Bl1FOKp-FY2Q

(8)

ON Games

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, 7 DE FEVEREIRO DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Windjammers 2 terá modo arcade e

atleta brasileiro

A francesa Dotemu, de-senvolvedora de jogos como Streets of Rage 4, anunciou que Windjam-mers 2 terá um modo ar-cade e um atleta brasileiro. O game é do gênero de es-portes e as regras são pa-recidas com as do hockey, exceto que as partidas são jogadas com um frisbee.

De acordo com a em-presa, o novo modo co-locará os jogadores para competir contra oponen-tes controlados pela inte-ligência artificial. Os de-safios recompensarão os competidores com crédi-tos que poderão ser utili-zados para mantê-los nos campeonatos em caso de derrota. Veja, a seguir, o

novo vídeo de gameplay do jogo.

A desenvolvedora tam-bém explicou que o per-sonagem britânico Steve Miller retornará em Wind-jammers 2. Ele é

conside-rado uma lenda dentro da história do título e inspi-rou personagens como Jao Raposa, que foi con-firmado como um per-sonagem jogável e usará roupas com cores em

alu-são ao país.

Windjammers 2 está com uma demo que pode ser baixada na Steam Game Festival. O título será lançado em 2021 para PC e Nintendo Switch.

Valve é processada em US$ 4 milhões

por violar patente de controle

MTG: coleção nórdica Kaldheim é

lançada em versão física

Um júri do Tribunal Distrital dos EUA votou unanimemente contra a Valve em um proces-so de violação de patente do Steam Controller, resultando em uma multa milionária de US$ 4 milhões para a empresa.

Em 2014, a Valve foi notifica-da por Ironburg Inventions e SCUF, subsidiárias da compa-nhia de computadores Corsair, sendo acusada de ter copiado os gatilhos traseiros no con-trole sem ter assinado qual-quer tipo de contrato de licen-ciamento. Porém, a entrada em processo judicial ocorreu apenas anos depois, quando a Corsair percebeu que a Val-ve estava desconsiderando os recorrentes avisos ao decidir

continuar com as vendas do Steam Controller.

“A Valve sabia que sua con-duta envolvia um risco irra-cional de violação, mas sim-plesmente passou a infringir de qualquer maneira”, disse o advogado do SCUF, Robert Becker. “A clássica história de Davi e Golias - Golias faz o que Golias quer fazer.” O processo de US$ 4 milhões (aproxima-damente R$ 21,8 milhões, em conversão direta) foi calcula-do em cima da venda de 1,6 milhão de controles Steam, e foi encerrado nesta terça-feira (2), com a vitória esmagado-ra da empresa acusadoesmagado-ra, que teve votação unânime a seu favor em júri virtual.

A Wizards of the Coast lan-çou a versão física da aguar-dada coleção Kaldheim, de Magic The Gathering, tra-zendo novos e poderosos cards com referências à mi-tologia nórdica.

Kaldheim chega para apri-morar todos os aspectos de MTG, incluindo a quantida-de quantida-de locais, criaturas épicas e lendárias, e Planeswalke-rs. A coleção marca o re-torno de Kaya e Tibalt para as batalhas, unindo-se aos inéditos Tyvar Kell e Niko Aris, com boa parte das car-tas trazendo uma versão de fundo de exibição alter-nativa com um tratamento personalizado inspirado em metal.

O novo mundo de Kal-dheim traz terrenos raros e um token personalizado da habilidade Profetizar, que permite que os jogadores exilem um card com face para baixo durante um tur-no completo e depois o con-jurem diretamente do exílio

pagando seu custo de pro-fetizar, ganhando a opor-tunidade de dividir o custo total pela metade.

As cartas duplas faces, que estrearam em Renascer de Zendikar, estão de vol-ta, assim como os terrenos de neve e as cartas de Saga, que revelam o andamento das partidas.

A coleção Kaldheim já está disponível virtualmen-te no MTG Arena e pode ser encontrada em formato físi-co nas principais lojas espe-cializadas.

Referências

Documentos relacionados

debêntures realizadas no período, bem como aquisições e vendas de debêntures efetuadas pela Emissora: (Artigo 12, alínea e, inciso XVII da Instrução CVM 28/83). •

Os Oficiais de Registro Civil das Pessoas Na- turais do Estado de São Paulo também têm competência para os atos notariais de reconhecimento de firma, autenticação de cópia

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

- Declaração amigável - Declaração de amor - Declaração de frequência - Declaração de guerra - Declaração de presença - Declaração de rendimentos - Declaração de

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,