• Nenhum resultado encontrado

1ª Eliane Vivas / Natália

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª Eliane Vivas / Natália"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Competência

Objeto de aprendizagem

Habilidade

COMPETÊNCIA 1 Reconhecer e utilizar

adequadamente, na forma escrita e oral, símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica.

CITOLOGIA:

As organelas celulares As funções das organelas Respiração celular

H1. Entender os processos energéticos necessários à vida da célula.

H2. Reconhecer a célula como unidade fundamental dos seres vivos e a organização hierárquica das estruturas nos seres vivos.

H3. Reconhecer o conceito científico de célula como unidade fundamental dos seres vivos. H4. Reconhecer instrumentos científicos como microscópios, lupas, vidraria em geral e suas partes como essenciais para medições, observações e conclusões científicas.

H5. Compreender o funcionamento dos diferentes instrumentos que nos permitem observar o mundo microscópico e a utilização desses instrumentos na realização de diversas observações.

H6. Interpretar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem como tabelas, gráficos, esquemas, charges, textos discursivos.

H8. Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás, entre outras) em processos do cotidiano ou experimentais.

H14. Entender a responsabilidade ética do ser humano perante os seus pares e a natureza, como forma de refletir sobre as ações antrópicas que prejudicam os demais seres vivos e a saúde humana.

COMPETÊNCIA 3

Consultar, analisar e interpretar textos e comunicações de ciência e tecnologia veiculados por diferentes meios para sistematizar eventos, fenômenos,

experimentos, questões, entrevistas, visitas, correspondências.

NUTRIÇÃO

Principais nutrientes, fonte e função no organismo Doenças causadas pela carência ou excesso dos nutrientes

Atuação de enzimas relacionadas ao PH e à temperatura

Riscos da alimentação não balanceada

H20. Selecionar alimentos ou grupos de alimentos segundo a sua composição básica: fibras, vitaminas, sais minerais, proteínas e alimentos energéticos no funcionamento dos organismos. H21. Interpretar processos que ocorrem na nutrição: quebra dos alimentos, absorção e transporte de nutrientes pelo sangue a todas as partes do corpo, devolução de resíduos, entre outros.

H22. Selecionar, entre diferentes alimentos, opções que representem alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.

Eliane Vivas / Natália

(2)

PELE:

Problemas de pele Radiação solar X pele

H44. Reconhecer doenças mais comuns que podem acometer os diferentes sistemas do homem e da mulher.

COMPETÊNCIA 4

Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia.

CITOLOGIA: Biotecnologia

H7. Reconhecer benefícios, malefícios e aspectos éticos relacionados ao uso da biotecnologia, como a terapia celular na intervenção à saúde humana.

COMPETÊNCIA 5

Identificar em dada situação problema as informações ou variáveis relevantes e possíveis estratégias para resolvê-la.

NUTRIÇÃO: Principais nutrientes, fonte e função no organismo

Doenças causadas pela carência ou excesso dos nutrientes

Riscos da alimentação não balanceada

H23. Identificar causas e consequências de carências nutricionais proteicas ou energéticas em situações reais de fome endêmica, analisando de forma ampla a saúde humana.

H24. Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás, entre outras) em processos do cotidiano ou experimentais.

H25. Reconhecer as doenças transmitidas pela água, pelo solo e pelo ar e as maneiras de evitá-las, relacionando-as aos hábitos de higiene.

H31. Entender a responsabilidade ética do ser humano perante os seus pares e a natureza0 como forma de refletir sobre as ações antrópicas que prejudicam os demais seres vivos e a saúde humana.

COMPETÊNCIA 6

Identificar fenômenos naturais ou grandezas em dado domínio do conhecimento científico e estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações.

HISTOLOGIA:

Tecidos quanto à sua estrutura e função; Organização

biológica (célula a organismo) NUTRIÇÃO: Principais nutrientes, fonte e função no organismo

PELE: função de

H9. Reconhecer relações entre os órgãos e processos que compõem a nutrição, transporte de gases, homeostase, no organismo humano.

H15. Reconhecer as adaptações dos tecidos e órgãos para o desempenho de suas funções. H16. Comparar células de diferentes tecidos do corpo humano, apontando semelhanças (presença de membrana, citoplasma e núcleo) e diferenças (formas e funções que desempenham no organismo).

H18. Reconhecer evidências de reações químicas (mudança de cor, formação de gás, entre outras) em processos do cotidiano ou experimentais.

(3)

H81. Entender a responsabilidade ética do ser humano perante os seus pares e a natureza, como forma de refletir sobre as ações antrópicas que prejudicam os demais seres vivos e a saúde humana.

COMPETÊNCIA 7

Selecionar e utilizar instrumentos de medição e de cálculo, utilizar escalas, fazer estimativas, elaborar hipóteses e interpretar resultados.

NUTRIÇÃO: Riscos da alimentação não balanceada

H27. Interpretar índices de obesidade, construindo o conceito de obesidade, percebendo seus desdobramentos para a saúde.

COMPETÊNCIA 8

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos, bem como articular, integrar e sistematizar esses fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas de conhecimento.

NUTRIÇÃO: Doenças causadas pela carência ou excesso dos nutrientes Riscos da alimentação não balanceada

H28. Reconhecer a importância da alimentação saudável para a manutenção da saúde e o bom funcionamento do organismo.

COMPETÊNCIA 9

Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultados de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

CITOLOGIA: Teoria celular NUTRIÇÃO:

Principais nutrientes, fonte e função no organismo Doenças causadas pela carência ou excesso dos nutrientes

PELE:

Problemas de pele Radiação solar X pele

H11. Entender os processos históricos que levaram à concepção da teoria celular.

H12. Identificar, em situações cotidianas, condutas adequadas à promoção da saúde, bem como fatores que interferem nas condições de saúde de indivíduos e populações.

(4)

Distribuição de pontos

Avaliações

25 pontos

Trabalho

2 pontos

Laboratório

3 pontos

Dicas de aprofundamento

 Revistas: Superinteressante, Galileu, Ciência Hoje.

 Programas: Globo Repórter, Discovery Channel, Animal Planet.  Jornais: Estado de Minas e Folha de São Paulo.

 http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/IIE2aOriginoflife.shtml  www.brasilescola.com/biologia/origem-vida.htm

www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/origem_da_vida.php

(5)

Roteiro do Trabalho da Etapa

Assunto/tema

Feira de nutrição

Habilidade

H22. Selecionar, entre diferentes alimentos, opções que representem alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.

Objetivo

Representar alimentação equilibrada para consumo em determinados períodos e circunstâncias.

Desenvolvimento

Os alunos, divididos em grupos, deverão pesquisar sobre os temas sorteados entre eles. Temas: alimentação balanceada, sem glúten e sem lactose, para diabéticos, alimentação para ganho muscular, hipertensão, vegano.

Os alunos devem montar um cardápio diário para o tipo de alimentação (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar). Indicar, por meio de uma tabela, as calorias e os nutrientes presentes. Para cada nutriente, explicar a sua função no organismo, os benefícios e malefícios (se houver).

Na data agendada, o grupo deverá apresentar um prato/alimento contendo todas as informações nutricionais e a justificativa da importância desse alimento para aquele grupo de pessoas. Esse prato será exposto para que os visitantes possam ter conhecimento dos valores nutricionais.

Após a pesquisa sobre a dieta específica, o grupo deve produzir um texto sobre os benefícios e malefícios da dieta, assim como os efeitos no organismo.

Critérios de

avaliação

Cardápio: 0,8 Apresentação: 0,6 Conclusão: 0,4

Organização: o trabalho deverá conter capa, introdução, desenvolvimento e conclusão: 0,2

Cronograma do

Referências

Documentos relacionados

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

O ºBrix obtido na caracterização feita neste trabalho mostra que a fruta obtida na região do semiárido potiguar, apresenta um teor de açúcar superior a

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

33 Quando um item monetário faz parte do investimento líquido em uma entidade no exterior da entidade que reporta a informação e está expresso na moeda funcional da entidade

6 O Luís tem 24 chocolates e 32 caramelos com os quais deseja formar pacotes para vender no Dia dos Namorados, de modo que todos os pacotes tenham o mesmo número de doces de