• Nenhum resultado encontrado

Fórum de Software Livre. Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fórum de Software Livre. Capacitação em Software Livre 2014 Nelson Luiz Cesário UNESP/FCAV Jaboticabal/SP"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Fórum de Software Livre

Fórum de Software Livre

Capacitação em Software Livre – 2014

(2)

Objetivos

Capacitar o servidor a realizar operações básicas

e intermediárias de edição de documentos na

suíte de aplicativos LibreOffice, com foco aos

aspectos comparativos relacionados a suíte

Microsoft Office.

(3)

Open Document Format

Introdução

O OpenDocument Format(ODF) é um conjunto de formatos de arquivos para aplicações de escritório (edição de texto, planilhas, apresentações de slides, banco de dados, manipulação de imagens, entre outros) desenvolvido com a proposta de oferecer um padrão aberto que pode ser adotado por qualquer pessoa ou instituição. Dessa forma, a distribuição de documentos nesses formatos se torna muito mais prática, já que basta a utilização de programas compatíveis, independente de sistema operacional ou plataforma.

O padrão OpenDocument Format

Ao ouvir a pergunta "o que é OpenDocument Format?" ou simplesmente "o que é ODF?" um conhecedor do assunto pode apenas responder "é o formato dos arquivos do OpenOffice.orgou do LibreOffice?. A resposta não está errada, mas está incompleta: a ideia é a de que o ODF seja suportado pelos mais diversos aplicativos, não se limitando a um ou a outro.

(4)

Protocolo Brasília - Histórico

 

Nas últimas décadas, com a crescente utilização da informática pelas iniciativas pública e privada, a grande maioria dos documentos (como atas, planilhas de controle financeiro, decretos e projetos de lei, entre outros) encontra-se armazenada eletronicamente. De acordo com especialistas, a quantidade de documentos produzidos é duplicada a cada cinco anos. Graças a esse crescimento exponencial e à relevância das informações, torna-se cada vez mais necessária a padronização do formato utilizado para o armazenamento desses documento.

Durante a última década, problemas causados pela falta de compatibilidade entre os programas utilizados para gerar documentos eletrônicos passaram a fazer parte do dia-a-dia das empresas. Um exemplo é um documento de texto gerado pela versão 2003 de uma determinada suíte de escritório que não pode ser aberto pela versão 2000 da mesma suíte. E ainda os casos mais graves em que os documentos foram armazenados utilizando programas como o Carta Certa ou o WordStar e agora não podem mais ser acessadas.

Para permitir que a troca de documentos eletrônicos de escritório (textos, planilhas e apresentações) possa ser feita sem a necessidade de que todos os envolvidos possuam o mesmo programa de computador e para permitir que as informações contidas nesses documentos possam ser acessadas ao longo do tempo, independentemente de qualquer programa de computador existente atualmente, foi desenvolvido o formado aberto de documento, conhecido como Open Document Format (ODF).

(5)

Para permitir a utilização do ODF como padrão para o armazenamento de documentos de escritório, a única exigência técnica existente é a utilização de uma suíte de escritório que seja compatível com o padrão ODF. Dentro do Governo Federal, alinhado à estratégia de implementação de Software Livre, a suíte de escritório adotada é o LibreOffice (http://pt-br.libreoffice.org/).

O Protocolo Brasília é um documento elaborado com o intuito de firmar compromisso entre organizações para utilização do ODF como padrão para o armazenamento de documentos internos e para a troca de documentos com as demais organizações signatárias do protocolo.

Para permitir que a adoção do ODF se dê de forma organizada, o Protocolo Brasília não exige que a migração seja feita imediatamente. O primeiro compromisso firmado no protocolo é o de divulgar o ODF internamente na organização e promover a utilização de programas de computador compatíveis com o ODF. O segundo compromisso firmado é o de apresentar em 60 dias ao Comitê de Implementação de Software Livre (CISL), do Governo Federal, um planejamento para que sejam alcançadas as seguintes metas de migração:

 

● ter os computadores da organização preparados para a manipulação de documentos ODF,

basicamente através da instalação de uma suíte de escritórios compatível com o ODF;

● estar preparado para receber documentos no formato ODF;

● utilizar preferencialmente o formato ODF para os documentos que serão disponibilizados à

sociedade,

● estendendo a liberdade de escolha de suíte de escritórios a toda a sociedade;

● trocar documentos em ODF com as demais organizações signatárias do protocolo; ● utilizar o ODF como formato para os documentos gerados dentro da organização.

(6)

Portarias SL e ODF

Portaria UNESP - 382, de 25-06-2012

Dispõe sobre a aquisição de equipamentos computacionais, instalação de software e controle de licença de uso

Portaria UNESP - 383, de 25-06-2012

Dispõe sobre a recomendação de adoção de formatos abertos de documentos (ODF) para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos, com a utilização preferencial de softwares livres 

Informações:

(7)

TEXTO.ODT

PLANILHA.ODS

SLIDES.ODP

MODELOS

.OTT

.OTP

.OTS

(8)

Extensão Aplicação

.odt Texto

.ods Planilha de cálculo .odp Apresentação de slides .odb Banco de dados

.odf Fórmula matemática .odg Gráfico

.odi Imagem

Há também extensões específicas para templates, isto é, documentos que servem como modelos:

Tipos de arquivos em ODF

Como já dito, o ODF tem como foco aplicações para escritório, isto é, editores de texto, planilhas de cálculo, apresentações de slides, bancos de dados, manipuladores de imagens, enfim. Assim, é conveniente conhecer os tipos de arquivos que formam o ODF. Para isso, a relação abaixo associa o tipo de aplicação à extensão usada:

Extensão Aplicação

.ott Texto'

.ots Planilha de cálculo .otp Apresentação de slides .otg Gráfico

(9)

O que é LibreOffice?

O LibreOffice é uma potente suite office; sua interface limpa e suas poderosas ferramentas libertam

sua criatividade e melhoram sua produtividade.O LibreOffice incorpora várias aplicações que a tornam a mais avançada suite office livre e de código aberto do mercado. O processador de textos Writer, a planilha Calc, o editor de apresentações Impress, a aplicação de desenho e fluxogramas Draw, o banco de dados Base e o editor de equações Math são os componentes do LibreOffice.

(10)
(11)

Onde baixar? Disponível para:

Na Nuvem

https://www.rollapp.com/apps

http://pt-br.libreoffice.org/

(12)

O Brasil possui duas listas de e-mail sobre LibreOffice: Suporte da Comunidade

usuarios@pt-br.libreoffice.org

Discussões sobre o projeto e a Comunidade discussao@pt-br.libreoffice.org

A lista de usuários é bem movimentada, sendo que todos os dias aparecem dúvidas e dicas sobre LibreOffice na lista. Redes sociais:

https://www.facebook.com/groups/LibreOfficeBrasil/

@libreofficebr

(13)

http://ask.libreoffice.org/pt-br/questio

ns/

Um Ask Bot em português para auxílio dos usuários

(14)

História

No dia 28 de setembro de 2010, os antigos desenvolvedores do projeto OpenOffice.org, criado pela Sun Microsystems e posteriormente passado à Oracle após a compra da primeira pela última, decidiram sair da empresa detentora e lançar sua própria suíte de aplicativos para escritório. Os motivos foram a desconfiança da comunidade de software livre em relação a essa aquisição da Oracle e a credibilidade fragilizada dos projetos de código aberto da empresa. Assim, junto com o projeto do LibreOffice, que inicialmente pensava-se em ser apenas um nome provisório para o novo projeto, nasceu a The Document Foundation, fundada em 28 de setembro de 2010 por alguns membros do projeto OpenOffice.org. A bifurcação deu-se na versão 3.3 do OpenOffice.org, número da primeira versão lançada do LibreOffice. A Oracle foi convidada a se tornar um membro da The Document Foundation, e foi feito à Oracle um pedido de doação da marca OpenOffice.org para o projeto.[carece de fontes]Canonical, Novell e Red Hat6 planejam incluir o LibreOffice nas próximas versões dos seus sistemas operacionais. A Google também se manifestou, dizendo que apoia e participará do projeto.

(15)

O que e o Writer?

Writer e o componente de processamento de textos do LibreOffice. Alem dos recursos usuais de um processador de textos (verificacao ortografica, dicionario de sinonimos, hifenizacao, autocorrecao, localizar e substituir, geracao automatica de sumarios e indices, mala direta e outros), o Writer fornece essas caracteristicas importantes:

● Modelos e estilos

● Metodos de layout de pagina, incluindo quadros, colunas e tabelas ● Incorporacao ou vinculacao de graficos, planilhas e outros objetos ● Ferramentas de desenho incluidas

● Documentos mestre para agrupar uma colecao de documentos em um unico documento ● Controle de alteracoes durante as revisoes

● Integracao de banco de dados, incluindo bancos de dados bibliograficos ● Exportacao para PDF, incluindo marcadores

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições do mercado vigente, ou seja, o valor de mercado é único, muito embora existam outros

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Tendo conhecimento que a proteção ambiental se inclui entre as principais prioridades a serem buscadas por qualquer tipo de negócios, definiram-se em 27 de novembro de 1990, pela

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

às Varas Criminais e Juizado Especial Cível e Criminal deverão estar cursando Direito nesta Instituição de Ensino, a partir do 6º período, devem ter sido

§ 4.º - Somente será permitida a locação da Sede Social, para não associado, de terça a sexta-feira, cabendo a secretaria da ADPETO divulgar aos associados os dias da