• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A SEGUNDA PROVA PARCIAL DE DIREITO CIVIL II DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente questionário serve apenas como orientação de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A SEGUNDA PROVA PARCIAL DE DIREITO CIVIL II DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente questionário serve apenas como orientação de"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES DE ESTUDO PARA A SEGUNDA PROVA PARCIAL DE DIREITO CIVIL II – DIREITO DAS OBRIGAÇÕES O presente questionário serve apenas como orientação de estudo aos alunos para a primeira prova de Direito Civil II. Não deve ser entregue ao professor respondido pelos alunos regulares do curso. Não compõe a nota da prova parcial. Serão escolhidas cinco questões pelo professor dentre as questões abaixo para a primeira prova parcial, com mesmo peso (2 pontos cada). A prova vale dez pontos. A ela se somarão as notas do seminário (até um ponto) e da exposição de acordão em sala de aula (até um ponto). A matéria da segunda prova parcial de Direito Civil ano será toda a matéria ministrada no ano letivo e todos os julgados analisados. Os alunos devem considerar para as respostas as lições ministradas em sala, e, preferencialmente, a bibliografia básica adotada no curso (Direito Civil brasileiro, de Carlos Roberto Gonçalves, volume II, Direito das Obrigações, São Paulo: Saraiva). Na prova, as respostas devem ter quinze e vinte linhas. O aluno deve atentar à correção vocabular. Deve usar a ortografia da língua portuguesa. As respostas devem ter redação lógica e apropriada, o que será considerado na avaliação. A letra deve ser legível. Os professores assistentes ou alunos monitores não estão autorizados a dar a “resposta correta” (isto é, o “gabarito da prova”). Se lhes convier e aos alunos interessados, estão autorizados a se reunir com os alunos em grupos para estudo conjunto. O critério de correção da prova (e de atribuição da resposta correta) é exclusivo do professor titular da matéria quando da avaliação das respostas dos alunos. As respostas na prova devem assumir a forma de texto (com início, desenvolvimento e conclusão lógica). As respostas não ter a forma de tópicos. Não é necessário copiar ou parafrasear artigos de lei. A interpretação das questões faz parte da avaliação. A interpretação de todo enunciado jurídico é própria da Ciência do Direito. Havendo posições doutrinárias e jurisprudenciais divergentes, os alunos devem apresenta-las, explicando-as, assim como os fundamentos de cada uma, indicando fundamentadamente qual a posição por ele adotada. Boa sorte. Bom estudo. Boa prova. Não se iludam: a vitória exige foco, disciplina e determinação. Preparem-se bem.

QUESTÕES

1. O que são atos lícitos e atos ilícitos? Explique e exemplifique.

2. O que são atos ilícitos e quais as suas espécies? O abuso do direito é um ato ilícito? Dê o fundamento legal e explique-o

(2)

3. O ato ilícito é uma fonte de obrigação de indenizar ou de ressarcir o prejuízo causado? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

4. O que é dano? O dano é pressuposto para o dever de indenizar a vítima ou basta que ocorra o ato ilícito para que necessariamente haja o direito de pretender a indenização? Explique e exemplifique.

5. O que é responsabilidade civil contratual e responsabilidade civil extracontratual? Indique e explique quatro diferenças.

6. Qual a diferença entre responsabilidade civil, penal e administrativa? Explique e exemplifique. A absolvição criminal (afastamento da responsabilidade penal) gera necessariamente a inexistência do dever de indenizar o prejudicado (responsabilidade civil)?

7. O que é responsabilidade civil subjetiva (responsabilidade civil aquiliana) e responsabilidade civil objetiva? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

8. Qual a diferença entre responsabilidade e imputabilidade, se houver? 9. Os loucos respondem pelos atos ilícitos por eles praticados e que

causem danos a terceiros? Quem responde? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

10. Os menores respondem pelos atos ilícitos por eles praticados e que causem danos a terceiros? Quem responde? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

11. Quais são os pressupostos da responsabilidade civil extracontratual? O que é ação ou omissão? O que é culpa ou dolo?

12. O que é relação de causalidade na responsabilidade civil? O que é dano, em se tratando de responsabilidade civil? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

13. Há atos lesivos para terceiros que não são considerados ilícitos? Quais são eles? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

14. O que é legítima defesa, estado de necessidade e exercício regular de direito? Geram dever de indenizar? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

15. O que é abuso do direito? É uma cláusula geral? Pode gerar o dever de indenizar? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

16. O que é prova, qual a sua finalidade e quais as espécies versadas no Código Civil? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

17. O que é presunção? O que é presunção relativa (“juris tantum”) e presunção absoluta (“jure et de jure”)? Explique e exemplifique, indicando o fundamento legal, se houver.

(3)

18. O que é presunção? O que são presunções legais (“juris”) e presunções comuns (“hominis”)? Explique e exemplifique.

19. O que é perícia e qual a sua finalidade? O juiz é obrigado a julgar de acordo com as conclusões do laudo pericial? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

20. Explique as regras constantes nos artigos 231 e 232 do Código Civil diante do Princípio da dignidade da pessoa humana e da Constitucionalização do Direito privado.

21. O que são direitos reais e direitos pessoais? Conceitue o direito das obrigações e diga qual o seu objeto de estudo.

22. Qual a importância que exerce o direito das obrigações nas ordens econômicas interna e mundial?

23. Quais as características do direito das obrigações? Explique-as. O que é a patrimonialidade da obrigação? É preciso que todas as obrigações sejam dotadas de patrimonialidade? Explique

24. O que é liberdade negocial? Há fundamento constitucional? Trata-se de direito fundamental? Explique

25. Qual a relação entre liberdade negocial, autonomia privada e autonomia da vontade? Explique

26. Explique a teoria unitária e a teoria dualista dos direitos reais e direitos reais. Quais as características dos direitos reais? Explique-as 27. Quais são as principais diferenças entre os direitos reais e os direitos

pessoais? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula.

28. O que são as figuras híbridas indicadas pela doutrina entre os direitos reais e direitos pessoais? Defina e exemplifique obrigações reais e ônus reais.

29. O que são obrigações “propter rem”? Trata-se de direito real ou pessoal? Qual a consequência jurídica no que diz respeito ao adquirente da coisa gravada com tal obrigação?

30. Nas aquisições originárias de propriedade, transmitem-se obrigações “propter rem” para o novo proprietário da coisa? Explique e exemplifique.

31. Defina e exemplifique obrigações “propter rem”. Dívidas tributárias, de consumo de água, luz e telefone o são? E os débitos condominiais? Explique

32. No início do direito das obrigações, em Roma, prevalecia a patrimonialidade da obrigação? Qual a importância da “Lex Poetelia Papiria” no direito das obrigações (428 a.C)?

33. O que é o princípio da patrimonialidade da obrigação? Havia no Código Civil francês? Qual a principal diferença entre a concepção

(4)

francesa da vontade na obrigação e a concepção no direito civil brasileiro atual? Explique.

34. O que é obrigação? Indique quais os seus elementos, explicando-os 35. Discorra a respeito do elemento subjetivo da obrigação. A obrigação

admite pluralidade de sujeitos? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

36. Discorra a respeito do elemento objetivo da obrigação, também à luz do artigo 104 do CC. Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

37. O que significa dizer que o objeto da obrigação é sempre uma conduta humana? Quais são as condutas humanas tratadas pelo direito obrigacional?

38. O que é prestação? Quais as modalidades? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

39. Na compra e venda de bens móveis, qual o objeto mediato e o objeto imediato da obrigação do vendedor? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

40. O que é objeto impossível da obrigação e quais as suas espécies e qual a consequência de cada um deles no que diz respeito à obrigação e ao cumprimento? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

41. Disserte a respeito do elemento abstrato da obrigação. Por que o direito obrigacional deve ser interpretado favoravelmente ao devedor? Diferencie “Schuld” e “Haftung”?

42. Existe obrigação sem responsabilidade? E responsabilidade sem obrigação? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

43. Quais as fontes romanas das obrigações? Quais as fontes contemporâneas das obrigações? Explique e exemplifique a partir dos julgados examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

44. Quais são as espécies de obrigação? Quais as obrigações positivas e negativas? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

45. O que são obrigações simples e obrigações compostas ou complexas? Explique e exemplifique a partir dos julgados

(5)

examinados em sala de aula, indicando o fundamento legal, se houver.

46. O que são obrigações cumulativas (conjuntivas) e alternativas (disjuntivas)? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

47. O que são obrigações facultativas? São obrigações alternativas? Qual a diferença. Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

48. O que são obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias? Qual a consequência prática de tal distinção no que diz respeito ao cumprimento da obrigação? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

49. Como podem ser classificadas as obrigações quanto à exigibilidade, ao momento de seu cumprimento, aos elementos acidentais da obrigação? Explique-as.

50. Como podem ser classificadas as obrigações quanto à liquidez do objeto e se reciprocamente consideradas? Explique.

51. O que é a obrigação de dar? Qual a diferença entre a obrigação de dar e a obrigação de restituir, se houver?

52. O que é a tradição? O contrato de compra e venda faz do comprador imediatamente proprietário da coisa com o pagamento do preço independentemente da tradição? Explique a partir da diferença entre os direitos reais e pessoais.

53. O contrato de compra e venda de bem imóvel faz o comprador proprietário da coisa e titular do direito real independentemente de qualquer outra providencia além do pagamento do preço pelo comprador? Analise a partir da diferença entre os direitos reais e os direitos pessoais?

54. O direito brasileiro atribui caráter real ao contrato de compra e venda? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

55. O comprador de um objeto que não lhe foi entregue pelo vendedor que paga o preço acertado tem o direito de ingressar em juízo a buscar a coisa por força do direito real de proprietário? Explique. 56. No direito brasileiro, como se transfere o direito de propriedade de

bens móveis e de bens imóveis? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

57. O que é obrigação de dar coisa certa? O que é coisa certa? Havendo o descumprimento da obrigação do devedor de dar a coisa certa para

(6)

o credor, quais os mecanismos podem ser utilizados em juízo para garantir o cumprimento da obrigação? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

58. O credor de coisa certa é obrigado a receber coisa diversa da contratada, ainda que seja mais valiosa? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

59. Na impossibilidade de entrega de coisa certa pelo devedor sem que haja culpa de sua parte, o que ocorre com a obrigação? E se a impossibilidade decorrer de sua culpa? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

60. O credor de coisa certa tem o direito de receber as benfeitorias na coisa até a data de sua entrega pelo devedor a ele? Pode o vendedor (devedor da coisa) pedir acréscimo do preço por tais acréscimos? 61. O que é o direito de retenção? Explique e exemplifique. Indique o

fundamento legal de sua resposta, se houver.

62. O que são bens acessórios e quais são as suas espécies? Na obrigação de dar coisa certa em que nada se disse a respeito do dever de entregar os bens acessórios, devem eles ser necessariamente entregues para o comprador? Explique e exemplifique.

63. O que é o perecimento e a deterioração da coisa certa? Qual a consequência do perecimento e da deterioração da coisa sem culpa do devedor da coisa antes da tradição? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

64. O que é o perecimento e a deterioração na coisa certa sob a forma de entregar? Qual a consequência do perecimento e da deterioração da coisa com culpa do devedor da coisa antes da tradição? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 65. Explique e exemplifique o princípio “res perit domino” em se

tratando de obrigação de dar coisa certa.

66. Na obrigação de dar coisa certa sob a forma de restituir, qual a consequência da perda ou do perecimento da coisa se não houver culpa do devedor? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

67. Na obrigação de dar coisa certa sob a forma de restituir, qual a consequência da perda ou do perecimento da coisa se houver culpa do devedor? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

68. O que são as “perdas e danos” a que refere o legislador na hipótese de perda da coisa com culpa do devedor? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

(7)

69. As obrigações pecuniárias são obrigações de dar coisa certa? O dinheiro é bem fungível ou infungível? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

70. Nas obrigações pecuniárias, explique o princípio do nominalismo e a cláusula de escala móvel. O que é o critério de atualização monetária? O que é a correção monetária? Explique e exemplifique 71. Qual a diferença entre dívida de dinheiro e dívida de valor? Explique

e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

72. O que é moeda de curso forçado? É lícito celebrar obrigação em moeda estrangeira a ser cumprida no Brasil e referente a bem que se localiza no Brasil, cujas partes são brasileiros? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 73. Qual a forma de compatibilizar as exigências do princípio da conservação dos negócios jurídicos e a regra estabelecida no artigo 318 do CC à luz da jurisprudência do STJ examinada em sala de aula?

74. O que é obrigação de dar coisa incerta? O que é concentração? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

75. Explique e exemplifique o princípio “favor debitoris”.

76. Qual a diferença entre a obrigação de dar coisa incerta, a obrigação alternativa e a obrigação facultativa?

77. Havendo a perda da coisa incerta, qual a consequência para o obrigação no que diz respeito ao dever (ou não) de cumprimento pelo devedor diante do princípio “genus nunquam perit”? exemplifique 78. Explique e diferencie os princípios “res perit domino” e “genus

nunquam peret” no que se refere às obrigações de dar. Exemplifique e dê seu fundamento legal, se houver.

79. O que é obrigação de fazer e quais as suas espécies? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 80. Na obrigação de fazer personalíssima, quais as medidas podem ser

adotadas pelo juiz para que o devedor cumpra a prestação devida? E nas obrigações de fazer fungíveis? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

81. O que são as obrigações de fazer consistentes em emitir declaração de vontade? Explique-as, diante do que estabelece o artigo 466 do CPC.

82. O que são obrigações de não fazer? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

(8)

83. Qual a diferença entre obrigações alternativas e cumulativas? Explique e exemplifique.

84. Nas obrigações alternativas, a quem compete o direito de escolha? Explique e dê o fundamento legal de sua resposta

85. O que é concentração? A quem compete concentrar?

86. Nas obrigações alternativas, o que ocorre se uma das prestações se tornar impossível? Explique.

87. O que são obrigações facultativas? Qual a diferenças entre as obrigações facultativas e alternativas? Explique e exemplifique, dando as suas características.

88. Diferencie e exemplifique as obrigações divisíveis e indivisíveis. Quais são as espécies de indivisibilidade que se pode observar em relação á prestação.

89. Nas obrigações indivisíveis, havendo pluralidade de credores ou de devedores, cada um deve prestar (ou exigir) a prestação por inteiro? E nas obrigações divisíveis? Explique e exemplifique

90. O que são obrigações solidárias? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

91. Quais são as características e os princípios que regem as obrigações solidárias? A solidariedade pode ser presumida? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 92. Qual a diferença entre obrigações solidárias e obrigações

indivisíveis? Explique e exemplifique. Dê três exemplos de obrigações solidárias e o seu fundamento legal

93. Qual a diferença entre solidariedade ativa, passiva e mista? Dê as características e exemplifique como se ocorre na prática a responsabilidade pelo cumprimento (ou o direito de exigir) a prestação.

94. O pagamento feito a um dos credores solidários extingue a obrigação? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

95. O que é solidariedade passiva? Qual o seu efeito? Explique e exemplifique a regra contida no artigo 275 do Código Civil.

96. Havendo a morte de um dos devedores solidários, qual a consequência em relação aos demais devedores? Explique e exemplifique a regra contida no art. 276 do Código Civil

97. O que é renúncia à solidariedade e qual a sua consequência? Explique e exemplifique a regra contida no art. 282 do Código Civil

(9)

98. Quais são os meios de defesa dos devedores solidários? O que são defesas pessoais de cada devedor e defesas comuns? Explique e exemplifique a regra contida no art. 281 do Código Civil.

99. O que é o direito de regresso entre devedores solidários? Explique e exemplifique as regras contidas nos artigos 283 e 284 do Código Civil

100. Na insolvência de um dos devedores, o que ocorre com a obrigação solidária no que diz respeito à responsabilidade dos demais devedores? Explique a regra contida no art. 284 do Código Civil

101. O que são obrigações civis e naturais? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 102. O que são obrigações de meio? Explique e exemplifique

preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

103. O que são obrigações de resultado? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

104. Qual a diferença entre obrigações de meio, resultado e garantia? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

105. O que são obrigações de execução instantânea, diferida e continuada? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

106. O que são obrigações puras e simples, condicionais ou a termos? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

107. Qual a diferença entre obrigações líquidas e ilíquidas? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

108. O que são obrigações principais e acessórias? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 109. Quais as hipóteses de transmissão das obrigações?

Explique-as. Era admitida no Direito romano?

110. O que é cessão de crédito? Qual a denominação dos envolvidos? Quais são os requisitos da cessão de crédito no que diz respeito ao objeto da obrigação e à capacidade

111. Quais são as espécies de cessão de credito? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

(10)

112. A concordância do cedido é essencial para a cessão de crédito? A notificação do cedido pode ser expressa ou presumida? Exemplifique explique a regra contida no art. 290 do Código Civil. 113. Na cessão de crédito, se o cedido não for notificado, é válido o

pagamento por ele efetuado para o cedente? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

114. Na cessão de crédito, como se opera a responsabilidade do cedente? Explique e exemplifique a regra contida no art. 295 do Código Civil? O que é cessão “pro soluto” e cessão “pro solvendo”? 115. O que é assunção de dívida? Quais são os seus efeitos? Deve

haver a concordância do credor? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

116. O que é assunção de dívida por delegação e por expromissão? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

117. O que é cessão de posição contratual? Qual a sua natureza jurídica? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

118. A cessão de posição contratual pode decorrer da lei ou da vontade das partes? Explique e exemplifique.

119. O que é pagamento? Qual sua natureza jurídica? No que diz respeito ao pagamento, explique e exemplifique os princípios da boa-fé (diligência normal) e da pontualidade.

120. Quais são os requisitos essenciais de validade do pagamento? Explique o que é o “solvens” e o “accipiens”. São necessariamente o credor e o devedor? Explique

121. Quem deve pagar? O pagamento pode ser feito por terceira pessoa? Qual a diferença entre o juridicamente interessado e o juridicamente não interessado no que diz respeito ao pagamento? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

122. Explique e exemplifique a regra contida no art. 306 do Código Civil.

123. Explique e exemplifique a regra contida no art. 305 do Código Civil

124. A quem se deve pagar? É válido o pagamento pode ser efetuado ao representante do credor? Quais as espécies de representante do credor? Qual a cautela deve ser tomada pelo “solvens” nesse caso?

125. O que é o credor putativo? É válido o pagamento de boa-fé a ele efetuado? Explique e exemplifique a regra contida no art. 309 do Código Civil

(11)

126. É válido o pagamento de boa-fé efetuado ao credor incapaz? Explique e exemplifique a regra contida no art. 310 do Código Civil 127. Qual é o objeto do pagamento? Há pagamento das obrigações

de fazer e nas obrigações negativas? Como se faz? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 128. No que diz respeito ao pagamento em dinheiro, qual a diferença dívida em dinheiro e dívida de valor? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 129. No que diz respeito ao pagamento em dinheiro, explique o princípio do nominalismo, a cláusula de escala móvel e a moeda de curso forçado.

130. São válidos os contratos celebrados em moeda estrangeira? Explique a regra do art. 318 e indique como pode ser interpretada à vista do princípio da conservação dos negócios jurídicos

131. O que é correção monetária? São os juros? É a elevação do valor devido? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

132. Como se prova o pagamento? Quais os requisitos da quitação? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

133. O que é o princípio da relativização da quitação? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 134. Indique as hipóteses legais de presunção de pagamento

previstas no Código Civil, exemplificando-as.

135. Onde deve ocorrer o pagamento? No silêncio das partes a respeito do local do pagamento, deve-se entender que a dívida é quesível ou portável? Explique-as

136. O que é o princípio “favor debitoris”? Explique e exemplifique.

137. Qual o momento em que deve ocorrer o pagamento? Explique e exemplifique o princípio da satisfação imediata da obrigação.

138. Qual a diferença entre mora “ex re” e mora “ex persona”? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

139. Na mora “ex re”, explique e exemplifique a regra “dies interpellat pro homine”.

140. O que é o pagamento em consignação, qual a sua finalidade e quais as hipóteses legais que o autorizam? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

141. Quais são os requisitos do pagamento em consignação? Explique a regra contida no art. 336 do Código Civil. O terceiro

(12)

interessado pode fazer o pagamento em consignação contra a vontade do devedor?

142. Defina pagamento com sub-rogação e indique as suas hipóteses legais, explicando-as.

143. Explique e exemplifique as hipóteses de pagamento com sub-rogação previstas no art. 346 do Código Civil

144. Quais são os efeitos do pagamento em sub-rogação? O que é direito de regresso? Explique e exemplifique a regra contida no art. 349 do Código Civil

145. O que é imputação do pagamento e qual a finalidade do instituto? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

146. Quais são os requisitos da imputação do pagamento e as suas espécies? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

147. O que é a imputação do pagamento em virtude de lei? É justa a regra contida no art. 354 do Código Civil, especialmente nos contratos bancários de concessão de crédito rotativo em conta corrente do consumidor (contratos de cheque especial)?

148. O que é dação em pagamento, qual a sua finalidade e efeito? 149. O que é novação, quais os seus principais efeitos e os seus

requisitos?

150. A novação pode ser presumida? A obrigação prescrita pode ser objeto de novação? A obrigação nula pode ser objeto de novação? E a anulável? Qual a diferença entre nulos e anuláveis?

151. A moratória é novação? O que é novação expressa e tácita? Explique a frase: para que haja novação, o “animus novandi” deve ser sempre inequívoco. Exemplifique.

152. Defina novação. O que é o “animus novandi”? é possível presumir, na dúvida, que houve a novação? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

153. O que é novação objetiva, subjetiva e mista? O que é novação subjetiva passiva por delegação e por expromissão? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 154. Qual a diferença entre a novação, a cessão de crédito e a dação em pagamento no que diz respeito à extinção da obrigação inicialmente celebrada entre as partes?

155. Qual o principal efeito da novação em relação à dívida anterior (“obligatio novanda”) e em relação à fiança prestada na primeira obrigação caso não haja a expressa concordância do fiador em assumir a nova obrigação (“aliquid novi”) objeto da novação? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

(13)

156. O que é compensação? Dê sua finalidade e espécies? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

157. Quais são os requisitos da compensação legal? Explique-os. Exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

158. Para que haja a compensação legal, é preciso que os débitos sejam fungíveis entre si? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

159. O que é compensação convencional? É fruto da autonomia privada? É possível neste caso dispensar os requisitos legais da compensação legal: Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

160. Há dívidas que não admitem compensação? Dê três exemplos, explicando-os. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

161. O que é confusão? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

162. Quais as espécies de confusão? Explique e exemplifique. Havendo confusão, o que ocorre com a obrigação?

163. O que é remissão de dívidas e qual o seu efeito para a obrigação? Depende de concordância do devedor? Explique

164. Quais são as espécies de remissão de dívida? Quais as hipóteses de remissão presumida por lei? Explique e exemplifique as regras contidas nos artigos 386 e 387 do Código Civil.

165. O que é princípio da força obrigatória dos contratos? Qual a diferença e os efeitos entre o inadimplemento culposo e o inadimplemento não culposo da obrigação? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

166. O que é inadimplemento? O que é inadimplemento absoluto parcial ou total e inadimplemento relativo? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

167. Qual a diferença entre inadimplemento absoluto e mora? O que é mora? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

168. O que é violação positiva da obrigação? Quais são os deveres anexos da obrigação? Indique, explique e exemplifique.

169. O que é inadimplemento absoluto? Explique e exemplifique as regras contidas no artigo 389 do Código Civil.

170. Indique e explique três diferenças entre o inadimplemento culposo da obrigação e o inadimplemento da obrigação geral de não causar danos a outrem (responsabilidade extracontratual)

(14)

171. O que significa dizer que todo inadimplemento da obrigação se presume culposos? Trata-se de presunção relativa ou absoluta? Qual a diferença? A quem compete provar que o inadimplemento da obrigação não foi culposo? Explique e exemplifique.

172. Qual a diferença entre inadimplemento absoluto e mora? Explique e exemplifique a regra contida no art. 395, parágrafo único, do Código Civil

173. O que são perdas e danos? O que são lucros cessantes e danos emergentes? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

174. Explique e exemplifique as regras contidas no art. 391 e 392 do Código Civil

175. O que é o inadimplemento fortuito da obrigação e qual a sua consequência para o devedor? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

176. Explique e exemplifique a regra contida no art. 393 do Código Civil. Qual a diferença entre caso fortuito e força maior? Exemplifique-os

177. Qual a diferença entre os chamados “fortuito interno” e “fortuito externo” e qual sua influência no inadimplemento da obrigação? Explique e exemplifique.

178. O que é mora? Qual a diferença entre mora e inadimplemento absoluto? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

179. Explique e exemplifique a regra contida no art. 395, parágrafo único, do Código Civil.

180. A regra prevista no artigo 395, parágrafo único, do Código Civil deve ser interpretada em atenção ao princípio da boa-fé e da manutenção do sinalagma? Explique e exemplifique. Pode haver abuso do direito nesse caso por parte do credor? Explique.

181. Se o devedor está em mora, o credor necessariamente tem justa causa para receber a prestação? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

182. Qual a diferença entre mora “ex re” e mora “ex persona”? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

183. Em se tratando de mora “ex re”, explique as consequências da regra contida no artigo 398 do Código Civil no que diz respeito à incidência dos juros moratórios e da correção monetária.

184. O que é mora do devedor e mora do credor? Quais são os seus requisitos?

(15)

185. Quais os principais efeitos da mora do devedor? Explique e exemplifique a regra contida no art. 395 do Código Civil

186. Na mora do devedor, o que é a perpetuação da obrigação? Explique e exemplifique a regra contida no artigo 399 do Código Civil

187. O que é mora do credor e quais os seus efeitos? Quais os requisitos da mora do credor? Explique-os.

188. Quais são os efeitos da mora do credor? Explique e exemplifique a regra contida no art. 400 do Código Civil

189. O que são moras simultâneas? Qual a consequência jurídica? O que são moras sucessivas e qual a consequência jurídica? Exemplifique-as

190. O que é purgação da mora e qual a sua consequência? Quem pode purgar a mora? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

191. O que é purgar a mora e como se purga a mora? Explique e exemplifique a regra contida no art. 401 do Código Civil

192. O que são perdas e danos? O que são danos emergentes e lucros cessantes? Explique e exemplifique preferencialmente a partir dos julgados examinados em sala de aula. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

193. Indenizam-se danos indiretos ou remotos? Explique e exemplifique. Explique a regra contida no artigo 403 do Código Civil

194. O que englobam as perdas e danos nas obrigações de pagamento em dinheiro? Explique e exemplifique as regras contidas nos artigos 404 e 405 do Código Civil

195. O que são juros? Defina e diferencie juros legais e convencionais. Juros simples e compostos. Juros moratórios e compensatórios.

196. Qual a taxa de juros moratórios e compensatórios admitida no direito brasileiro? Aplica-se a taxa estabelecida no Código Civil aos contratos bancários? Explique a regra contida no art. 406 do Código Civil

197. O que é anatocismo? É admitida no direito brasileiro? Explique a regra contida no artigo 591 do Código Civil? É admitida nas obrigações celebradas no Brasil com instituições financeiras? 198. O que é cláusula penal? Dê sua função a espécies. Explique e

exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver. 199. O juiz pode reduzir a cláusula penal? Em quais situações? Explique e exemplifique. Indique o fundamento legal de sua resposta, se houver.

(16)

200. O que são arras, dê a sua finalidade e espécies? Qual a relação entre as arras e o direito de arrependimento? Explique e exemplifique a regra contida no art. 420 do Código Civil?

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

We approached this by (i) identifying gene expression profiles and enrichment terms, and by searching for transcription factors in the derived regulatory pathways; and (ii)

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,