• Nenhum resultado encontrado

Guia de Orientações para o Ato Simbólico de Formatura

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Orientações para o Ato Simbólico de Formatura"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Guia de Orientações para o Ato

Simbólico de Formatura

(2)

1 – Processo para Outorga de Grau

O Ato Oficial de Outorga de Grau da Faculdade José Augusto Vieira está regulamentado pela Resolução CONSEPE Nº 93, de 19 de março de 2013 e definido como:

Art. 14º – O Ato Oficial de Outorga de Grau é configurado pela assinatura da ata de Colação de Grau elaborada a partir da lista oficial de concluintes e será assinada na Diretoria Acadêmica no prazo de 5 dias úteis após a divulgação da lista de concluintes.

Também compete á Diretoria Acadêmica, a divulgação semestral do Cronograma do Processo Acadêmico para Outorga de Grau, seguindo o modelo abaixo apresentado.

CRONOGRAMA DO PROCESSO ACADÊMICO DA OUTORGA DE GRAU – 2013.1

PROCEDIMENTOS PRAZOS

Contagem de atividades complementares – Discente Lista dos prováveis concluintes – Coordenador Defesa de TCC – Discente

Entrega da versão final do TCC – Discente Verificação setor biblioteca- Diretoria Acadêmica Requerer a outorga de grau – Discente

Lançamento da nota de TCC – Coordenador

Verificação final da situação de regularidade dos concluintes- Coordenador e Diretoria Acadêmica

Deferir ou indeferir a colação de grau dos concluintes pelas diretorias Divulgação da lista de concluintes 2013.1

Assinatura da ata de outorga de grau e requerimento para expedição do diploma Prazo para expedição do diploma

(3)

Art. 2º - O prazo máximo para entrada de atividades complementares pelo discente é de até 45 dias antes do término do último período letivo.

Art. 3º - Requerer, na Secretaria Acadêmica, a outorga de grau na semana, imediatamente posterior à entrega da versão final do trabalho de conclusão de curso. Art. 4º - Requerer, na Diretoria Acadêmica, a expedição do diploma após assinatura da ata de colação de grau.

A partir o Ato Oficial de Outorga de Grau, poderão ser desencadeadas as demais cerimônias escolhidas pelas Comissões de Formatura. A representação da FJAV, nestas cerimônias, esta condicionada ao aceite de convite feito aos seus representantes sejam diretores, coordenadores, professores, técnico-administrativo entre outros.

A seguir, são apresentadas orientações para os atos e elementos que compõem uma cerimônia de formatura e que são de responsabilidades dos formandos, dado que sempre envolverão o nome da Instituição.

2. Ato Simbólico de Formatura

É uma representação de recebimento da outorga de grau, realizado em formato de cerimônia e, por ser um ato no qual é veiculada a imagem na instituição, dos seus profissionais, dos seus alunos e mantenedores, é de bom tom que sejam adotadas as normas do bom trato social, de educação e de respeito às pessoas de uma forma em geral. O local para realização de tal ato é de inteira responsabilidade e livre escolha das comissões de formatura.

3. Comissão de Formatura

(4)

4. Do grau, das cores, da faixa e Pedra de Graduação

A classificação das cores é feita de acordo com as respectivas áreas do conhecimento, conforme definidas pelo CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa.

Curso Grau Faixa Pedra Preciosa

Administração Bacharel Azul Safira Azul

Ciências Contábeis Bacharel Turmalina Rosa Turmalina Rosa

Engenharia de Produção Bacharel Azul Safira Azul

Geografia Licenciado Ametista Ametista

História Licenciado Ametista Ametista

Letras Português/Inglês Licenciado Ametista Ametista

Matemática Licenciado Azul Safira Azul

Serviço Social Bacharel Verde Escura Turmalina Verde

5. Definições

5.1- Mestre de Cerimônia - Condutor da solenidade de formatura. A ele compete

conduzir o evento, com segurança, procedendo à leitura do roteiro da solenidade, em boa postura e com voz firme.

5.2- Paraninfo – Personalidade tida pela turma como de prestígio, sendo o padrinho

mais destacado.

5.3 – Orador – Formando (representante dos cursos). Deve possuir boa dicção. Seu

discurso deve ter a aprovação das comissões de formatura das turmas. É importante frisar no discurso do orador a importância do paraninfo. Poderá ser feito breve relato da trajetória de cada turma de maneira geral e a importância da FJAV na sua formação e quais serão suas expectativas para o futuro. Será reservado o tempo máximo de cinco minutos.

(5)

A confecção e a impressão dos convites ficam a critério dos formandos. Antes da aprovação final, o convite deve ser apreciado pela turma e pela Direção Acadêmica a respeito do conteúdo e modelo. Para a foto do convite, os Formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso ou traje social.

Dados que devem constar num convite:

 Nome da Faculdade e Logomarca;

 Corpo administrativo: I. Presidenta;

II.Diretora Geral; III.Diretora Acadêmica;

IV.Coordenador (a) do Curso; V.Secretária Acadêmica; VI.Secretária do Curso.

Solenidades;

Mensagem inicial;

Mensagem do (a) Paraninfo (a);

Mensagem do (a) Mestre (a) - Amigo (a);

Mensagem da Comissão;

 Indicação do nome da “Turma”, professores (as) homenageados (as), orador (a), juramentista e requerente de grau;

Corpo docente; Agradecimentos; Formandos; Juramento; Mensagem final. 7. Da Placa

(6)

7.1. A posição da Placa

A posição da placa na Galeria de Honra da Faculdade constitui um registro público e permanente da passagem da turma concluinte pela Instituição, ao lado de seus dirigentes e homenageados. Além dos registros da livre escolha dos próprios concluintes (patrono, paraninfo, nome da turma e homenageados – professores e colaboradores), deverão constar da placa os seguintes dados de caracterização institucional:

Nome da Faculdade e Logomarca; a) Nome do Curso;

b) Nome da Presidenta (Mantenedora); c) Nome da Diretora Geral;

d) Nome da Diretora Acadêmica;

e) Nome do (a) Coordenador (a) do Curso; f) Nome da Secretária Acadêmica;

g) Nome da Secretária do Curso; h) Ano de Conclusão do Curso.

7.2. Do descerramento da Placa

Deverão estar presentes Direção, Coordenação e demais alunos trajando beca na data estipulada no convite.

8. A Aula da Saudade

A aula da saudade é o ato oficial que consiste no último encontro entre os concluintes e os seus mestres em sala de aula ou em outro recinto à escolha da sua comissão, na condição formal de aluno e professor, significando as despedidas das atividades acadêmicas.

A aula da saudade será presidida pelo professor convidado, sendo-lhe facultada, na impossibilidade de sua presença, a indicação de um professor para representá-lo.

(7)

JURAMENTO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

"Prometo DIGNIFICAR minha profissão, consciente de minhas

responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria". Assim eu juro!

JURAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro pautar minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do país. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da classe contábil, o aprimoramento da ciência contábil e a evolução da profissão. Assim eu juro!

JURAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por este juramento solene, prometo honrar a profissão de Engenheiro de Produção, concorrer para o desenvolvimento, para a aplicação da ciência e da tecnologia, observando os postulados da ética profissional e cumprindo meu dever para com a pátria. Assim eu juro!

(8)

JURAMENTO DO CURSO DE LETRAS

Eu juro, solenemente, que ao desempenhar as minhas funções de Educador (a) transmitirei com lealdade e rigorosidade os ensinamentos humanos e científicos que permitam às crianças, aos jovens e aos adultos a mim confiados serem profissionais e cidadãos verdadeiramente conscientes, críticos e, sobretudo, responsáveis pela missão que escolherem. Sentir-me-ei realizado (a) e honrado (a) se criar e educar Homens eu conseguir.

Assim eu juro!

JURAMENTO DO CURSO DE MATEMÁTICA

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência Matemática, promovendo a disseminação da ciência, o desenvolvimento das instituições e de uma sociedade mais justa e responsável". Assim eu juro!

JURAMENTO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Prometo, diante de Deus, dos homens e, principalmente, diante de mim mesmo, exercer com dignidade e respeito a profissão de assistente social, procurando ser um profissional criativo, humano, sensível e atento às questões sociais, fazendo da investigação, escuta, observação e intervenção, hábeis instrumentos de trabalho. Comprometo-me cumprir o Código de ética e despir-me de preconceitos para compreender melhor "o outro", trabalhar os contrários em busca da democracia, defender os direitos da população, preservar os valores da liberdade, da eqüidade e da justiça social. Assim eu juro!

(9)

Presidenta

Josete Reis Vieira

Diretora Geral

Profª. Drª. Silmere Alves Santos

Diretora Acadêmica

Profª. Ma. Ucineide Rodrigues Rocha Moreira

Coordenador Geral das Licenciaturas / ISE

Prof. Esp. João de Lima Melo

Coordenadora do Curso de Administração

Profª. Esp. Cassio Roberto Conceição de Menezes

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis

Profª. Esp. Rosa Maria Mateus Feitosa

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção

Prof. Esp. Paulo Ricardo Trussardi Maia

Coordenador do Curso de Geografia

Prof. Me. Almir Souza Vieira Junior

Coordenador do Curso de História

Prof. Esp. João de Lima Melo

Coordenador do Curso de Letras Português/Inglês

Prof. Me. Luiz Alberto Cezar Prata

Referências

Documentos relacionados

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços

firmada entre o Sinduscon-AL e Sindticmal e que não tiver nenhuma ausência em cada período de aferição, bem como contar com 3 (três) meses ou mais de vigência de contrato de

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

é bastante restrita, visto que tanto suas duas entradas, quanto as galerias e condutos que interligam os pequenos salões são bastante estreitos, e a umidade na maioria dos salões