• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 2/2015 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30 JANEIRO DE (Contém 14 Folhas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 2/2015 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30 JANEIRO DE (Contém 14 Folhas)"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 2/2015

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30 JANEIRO DE 2015

(Contém 14 Folhas)

ESTIVERAM PRESENTES OS SEGUINTES MEMBROS:

PRESIDENTE – JOÃO ANTÓNIO FERREIRA PONTE

VEREADORA – CRISTINA DE FÁTIMA DA SILVA CALISTO DECQ MOTA

VEREADOR – FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

VEREADOR – JOSÉ DUARTE BARBOSA CABECINHA

VEREADORA – ELISABETE DO CARMO PACHECO TAVARES

VEREADOR – MARCO PAULO DA SILVA TEIXEIRA

(2)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 2/2015

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 30 DE JANEIRO DE 2015

Aos trinta dias do mês de janeiro do ano dois mil e quinze, nesta cidade de Lagoa, edifício dos Paços do Concelho, Sala de Reuniões, realizou-se a reunião ordinária da Câmara Municipal, sob a Presidência da Exmo. Senhor Presidente João António Ferreira Ponte, estando presentes os Exmos. Senhores Vereadores: Cristina de Fátima Silva Calisto Decq Mota; Fernando Jorge Ventura Moniz, José Duarte Barbosa Cabecinha, Elisabete do Carmo Pacheco Tavares, Marco Paulo da Silva Teixeira e Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo.

Sendo a hora designada para o início dos trabalhos e verificando-se haver «quórum» para funcionamento do executivo, tendo os membros presentes ocupado os seus lugares, o Excelentíssimo Senhor Presidente declarou aberta a reunião, pelas 09:00 horas.

A reunião foi secretariada por Silvina Margarida Oliveira da Ponte Rocha, Coordenadora Técnica, da Subunidade Orgânica de Expediente Geral, Contratação Pública e Assuntos Comunitários.

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR:

O Senhor Presidente, propôs à aprovação de todos os membros a ata da reunião ordinária de 16 de janeiro de 2015.

A Câmara tomou conhecimento e a ata da referida reunião foi aprovada, por unanimidade que será assinada pelo Senhor Presidente e pela Coordenadora Técnica da Subunidade Orgânica de Expediente Geral, Contratação Pública e Assuntos Comunitários que secretariou a reunião.

(3)

ORDEM DO DIA:

GABINETE DA PRESIDÊNCIA:

PONTO N.º 1 – INFORMAÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE A ATIVIDADE EXERCIDA:

Pelo Senhor Presidente da Câmara foi apresentada a informação, sobre a atividade desenvolvida que abaixo se transcreve:

PRAÇA DO ROSÁRIO ACOLHEU 1.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE PALHAÇAS

A Praça do Rosário, local nevrálgico de transeuntes no concelho de Lagoa, acolheu no dia 29 de janeiro um espetáculo de rua intitulado “Todo Con-Fussion”, protagonizado pela artista circense Laura Bolón.

Este evento, organizado pelo Bolina – 1.º Festival Internacional de Palhaças, decorre entre 26 de janeiro e 1 de fevereiro em vários locais da ilha de São Miguel e irá oferecer à comunidade vários espetáculos para diferentes públicos e oficinas de formação.

A Câmara Municipal de Lagoa, ao apoiar iniciativas desta natureza, pretende incentivar o desenvolvimento e continuidade de espetáculos de rua, bem como dinamizar as suas praças levando as artes até à população.

CÂMARA DE LAGOA JÁ APLICA TARIFÁRIO DIFERENCIADO DA ÁGUA PARA AGREGADOS FAMILIARES NUMEROSOS

A Câmara Municipal de Lagoa já se encontra a aplicar o tarifário diferenciado de água para agregados familiares mais numerosos.

Trata-se de um tarifário aplicado a famílias com 6 e mais elementos, cuja tarifa a aplicar será diferenciada, consoante a composição de cada agregado.

Esta medida assegura uma maior justiça e equidade, para famílias grandes, que naturalmente consomem mais água e que são prejudicadas ao ser - lhes cobrado um escalão de consumo, cujo custo por metro cúbico é superior.

Estas atualizações acontecem, por um lado, numa prespetiva da preocupação social das famílias, ao criar um tarifário especial para agregados familiares numerosos e não aumentar o preço de venda da água, por outro lado existe também uma preocupação em contribuir para se atingir, num futuro próximo, a sustentabilidade financeira do sistema de abastecimento da água.

(4)

AUTARQUIA DE LAGOA APOIA INSTITUIÇÕES DO CONCELHO

A Câmara Municipal de Lagoa assinou mais treze contratos-programa com nove instituições sociais e quatro instituições recreativas e culturais, num montante de 150.000,00€.

Estas assinaturas representam o compromisso da autarquia para com estas instituições sendo uma responsabilidade que a autarquia tem perante estas, no sentido devalorizar o trabalho que tem sido desenvolvido pelas mesmas, sendo simulytaneamente um apoio para concretizarem os seus planos de atividade.

LAGOA DIFERENCIA TARIFAS DE RESÍDUOS NOS CAFÉS, SNACK BARES, RESTAURANTES E MINIMERCADOS

A Câmara Municipal de Lagoa procedeu a ajustamentos nas tarifas referentes aos resíduos sólidos urbanos (RSU), para o ano de 2015.

Foi criado um novo tarifário, com uma descriminação que é feita por escalões para os estabelecimentos de bebidas e similares, em função da lotação, nomeadamente para cafés, snack bares e restaurantes, que anteriormente pagavam o mesmo valor, independentemente da lotação do espaço, sendo que, para os 2 escalões com lotação mais baixa as reduções nas tarifas serão de 25% e 15%.

Para os minimercados foi igualmente aplicado o mesmo critério, com a criação de 4 escalões em função da área comercial, cujas tarifas para os primeiros 3 escalões representam reduções de 35%, 25% e 15 % em relação à tarifa atual. Todas estas medidas foram tomadas de forma a tornar os tarifários mais justos e equitativos. Em relação às restantes tarifas foi aplicado um aumento de 2,5%, tendo em vista, a médio prazo, garantir a sustentabilidade deste serviço. A recolha de RSU no concelhoassume-se como um serviço essencial para as populações, sendo que caso o mesmo não seja garantido com qualidade, põe em risco a saúde pública.

2.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DA MALASSADA NA FREGUESIA DA RIBEIRA CHÃ

A segunda edição do Festival da Malassada irá realizar-se na freguesia da Ribeira Chã, nos dias 7 e 8 de fevereiro e terá lugar no Centro Comunitário Padre João Caetano Flores, a partir das 15h00 de sábado e domingo.

Este é um evento promovido pela Junta de Freguesia da Ribeira Chã e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

Esta é uma iniciativa de caráter cultural e de promoção da gastronomia local, que conta com a animação de vários grupos locais e será realizada pela segunda vez na freguesia da Ribeira Chã, tendo em vista o sucesso alcançado na sua primeira edição

(5)

AUTARQUIA TRANSFERE 270 MIL EUROS PARA JUNTAS DE FREGUESIA

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa assinou os acordos financeiros com as 5 Juntas de Freguesia do concelho.

A redução de 5% no valor desses acordos, foi uma situação inevitável face ao desempenho registado pela autarquia no âmbito da receita, pelo que se tornou necessário ajustar o orçamento a uma nova realidade, sendo este o facto que justificou a alteração dos acordos de execução que a lei prevê que sejam por 4 anos.

Apesar da autarquia ter terminado o ano com uma boa execução orçamental e sem dívidas a fornecedores, este facto implicou um grande esforço no controlo da despesa e nos compromissos a assumir assumidos com todas as entidades, quer Juntas de Freguesia, quer com Instituições ou com fornecedores.

Os acordos financeiros assinados representam um investimento no valor de 270 mil euros, quer da Autarquia, quer das Juntas de Freguesia, para que possam desenvolver as suas atividades e no fundo serem parceiros na resolução de problemas no concelho.

LAGOA ACOLHE EM ABRIL A TAÇA DE PORTUGAL DE PATINAGEM ARTÍSTICA

A Federação Portuguesa de Patinagem aceitou o desafio para que em 2015 a cidade de Lagoa acolhesse uma prova nacional de patinagem artística.

A Taça de Portugal de Patinagem Artística 2015 será assim a primeira prova oficial de âmbito nacional desta modalidade desportiva a realizar-se nos Açores.

O acolhimento deste evento desportivo é há muito ambicionado pelos clubes e patinadores da Região e só foi possível graças a várias entidades que se uniram para que tal fosse possível, designadamente a Câmara Municipal de Lagoa, a Associação de Patinagem de Ponta Delgada e o Clube de Patinagem de Santa Cruz.

João Ponte congratula-se com a decisão da Federação Portuguesa de Patinagem em atribuir à Associação de Patinagem de Ponta Delgada a organização desta prova, que se realizará na Lagoa e que contará com um apoio expressivo do município da Lagoa.

A Taça de Portugal de Patinagem Artística 2015 terá lugar no pavilhão da Escola Secundária de Lagoa, nos dias 25 e 26 de abril, pelo que a Lagoa aguarda e prepara-se assim para acolher uma competição de alto nível, denominada como a prova rainha de clubes, que conta com a participação dos melhores patinadores de cada clube de Patinagem Artística de Portugal.

20 GRUPOS VÃO CANTAR ÀS ESTRELAS NA LAGOA

No dia 31 de janeiro, a partir das 20h30, a Praça da República Portuguesa, na freguesia de Santa Cruz, irá acolher mais uma noite da já tradicional “Noite das Estrelas”, um evento organizado pela Câmara Municipal de Lagoa, em parceria com a Paróquia da freguesia de Santa Cruz e Sociedade Filarmónica Estrela D´Alva.

(6)

Esta é uma iniciativa que preserva uma tradição açoriana e que de ano para ano tem vindo a contar com a participação de inúmeros grupos.

Nesta sétima edição do Cantar às Estrelas, participará pela primeira vez o Grupo da Associação de Funcionários da Câmara Municipal de Lagoa, composto por cerca de 50 pessoas, que irão entoar as típicas canções, com quadras alusivas à época.

O Grupo da Associação de Funcionários da Câmara Municipal de Lagoa estará concentrado no exterior do edifício dos Paços do Concelho, local que neste dia estará ornamentado e onde haverá um madeiro a aguardar a passagem dos restantes grupos.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÂO “GREAT FINDS” DE CARLOS MOTA COM CASA CHEIA

O Salão Nobre do Convento dos Franciscanos encheu-se no dia 17 de janeiro para a inauguração da Exposição da série de pinturas “Great Finds”, do artista Carlos Mota, que estará patente até ao dia 28 de março.

Carlos Mota é um dos mais conceituados artistas do mundo das artes contemporâneas dos Açores, que tem almejado um percurso de sucesso que extravasa as fronteiras insulares e esta exposição surgiu no âmbito da política cultural que tem sido fomentada pela Autarquia e que visa a promoção de artistas açorianos e da excelência das suas obras de arte, desta vez, no domínio da pintura, fazendo jus à identidade cultural açoriana e revelando que a cultura será sempre um bem colocado à disposição de todos os lagoenses.

LAGOA CORTA EM 5% APOIOS AO DESPORTO

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, assinou protocolos financeiros com as Instituições Desportivas do concelho que irão receber estas verbas em duodécimos.

Dadas as circunstâncias foi necessário, ao longo dos anos a fazer um ajustamento nos montantes dos apoios atribuídos de acordo com a disponibilidade de receita. Estes ajustamentos não ocorreram apenas no desporto, mas em toda a atividade municipal, daí que não se tenha conseguido manter os valores dos apoios atribuídos ao nível do ano passado.

Assim, foi aplicado um corte de 5% nas transferências para as instituições desportivas. Nos últimos 10 anos a Câmara Municipal de Lagoa já transferiu para os clubes um total de 2,7 milhões de euros, valores que, demonstram que o município sempre teve uma atenção muito especial para com estas instituições desportivas pelos relevantes serviços que têm prestado ao concelho e às populações.

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA PROMOVE WORKSHOP DE PATCHWORK

A Câmara Municipal de Lagoa promove mais um workshop, desta vez em PatchWork, “trabalho com retalho”, a partir do dia 5 de fevereiro tendo como formadora Maria da Conceição Medeiros.

(7)

Trata-se de um Workshop destinado ao público em geral, com uma carga horária total de 30 horas, repartidas por 15 sessões, decorrendo às quintas-feiras, com duração de 2 horas, sendo o horário das 20h00 às 22h00.

A Câmara Municipal de Lagoa tem apoiado diversas formações ao longo dos anos, para o público adulto, contribuindo diretamente para a aprendizagem e promoção do artesanato no concelho de Lagoa.

SANTIAGO FUTEBOL CLUBE DE PARABÉNS PELO SEU 52º ANIVERSÁRIO

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa marcou presença no convívio promovido pelo Santiago Futebol Clube, para assinalar a celebração do 52.º aniversário deste clube desportivo lagoense.

Na ocasião, João Ponte felicitou o Clube pelos 52 anos de existência e fez referência aos êxitos desportivos alcançados, destacando as condições que este clube reúne para o desenvolvimento das suas atividades que são determinantes para o desenvolvimento da comunidade local.

A Câmara tomou conhecimento.

PONTO N.º 2 – VOTO DE LOUVOR – LIONS CLUBE DE LAGOA:

Pelo Senhor Presidente foi apresentado o seguinte voto de louvor, cujo teor abaixo se transcreve:

“Considerando que este ano se comemora os 100 anos de Lionismo no mundo, data assinalada solenemente pelo Clube Lions de Lagoa, com a realização de uma assembleia geral realizada no Convento dos Franciscanos, no dia 27 de janeiro de 2015e que contou com a honrosa presença com a presença de uma das mais altas entidades lionísticas mundiais, o primeiro Vice-Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes, o japonês Jitsuhiro Yamada;

Considerando que o Lions Clube da Lagoa, com 22 anos de existência, assume-se como uma mais-valia para a comunidade lagoense pelo serviço que tem desenvolvido, em prol dos mais necessitados e com o qual o município mantém uma parceria no trabalho conjunto no desenvolvimento de ações para o bem comum;

Considerando que o Lions Clube de Lagoa é um exemplo a seguir, primando sempre pela excelência no desempenho das suas atividades lionísticas que assumem extrema importância, pelo seu serviço voluntário e pela sua atuação, através do envolvimento comunitário.

Considerando ainda que uma das grandes prioridades deste clube tem sido promover o rastreio da visão junto das escolas do 1.º ciclo do concelho, apoiando os mais necessitados com consultas médicas, dedicando também especial atenção ao rastreio da Diabetes e da Cárie dentária, ajudando as pessoas na aquisição de próteses, bem como, com o funcionamento do seu ATL que funciona na maior valência social deste Clube: a Casa Lion que, diariamente,

(8)

acolhe cerca de 42 crianças, em horário pós escolar, proporcionando-lhes formação, educação e alimentação;

Considerando, por fim, que importa reconhecer o mérito do Lions Clube de Lagoa em ter conseguido trazer aos Açores, e designadamente ao concelho de Lagoa, tão importante dirigente mundial do Lionismo;

Por isso, no âmbito dos 100 anos de Lionismo proponho a atribuição de um voto de louvor ao Lions Clube da Lagoa, como forma de reconhecer os relevantes serviços de voluntariado prestados no concelho de Lagoa, na defesa do bem comum, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e desenvolvida, colocando em primeiro lugar as pessoas.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou por unanimidade, aprovar o referido voto de louvor.

UNIDADE ORGÂNICA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE OBRAS PARTICULARES E LOTEAMENTOS:

Por impedimento legal, na discussão e aprovação do processo abaixo mencionado, o Senhor Vereador Marco Paulo da Silva Teixeira, ausentou-se da reunião, de acordo com o n.º 6 do artigo 55.º da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro.

PONTO N.º 3 - PEDIDO DE RECEÇÃO DEFINITIVA DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO E CANCELAMENTO DE GARANTIA BANCÁRIA – AÇORES SERVIÇOS LDA:

Foi presente à Câmara o requerimento apresentado pela firma Açores Serviços Lda, solicitando a realização de vistoria às obras de infraestruturas relativas ao loteamento urbano sito na Canada da Fita, freguesia de Santa Cruz, Concelho de Lagoa - alvará de loteamento n.º 5/2008 – processo n.º 59/2007.

Considerando as receções das infraestruturas elétricas e telefónicas pela EDA e PT respetivamente;

Considerando o auto de vistoria elaborado pela comissão nomeada por esta Câmara Municipal datado de 15 de dezembro de 2014, no qual se conclui que as obras de urbanização e as respetivas infraestruturas estão em condições de serem rececionadas por este Município, e de acordo com o art.º 87.º do Decreto-Lei n.º 555/99 de 16 de dezembro, na sua atual redação, pode ser libertado o montante remanescente da caução inicial (10%) com a receção definitiva das obras de urbanização.”

(9)

1.º Rececionar definitivamente as obras de urbanização e cancelar os restantes 10% da

garantia bancária n.º 500598 emitido pelo Banco Espírito Santo dos Açores SA em 30-09-2008.

2.º Dar conhecimento da presente deliberação à respetiva entidade bancária.

O Senhor Vereador Marco Paulo da Silva Teixeira regressou à sala a fim de poder continuar a participar na presente reunião.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE EXPEDIENTE GERAL, CONTRATAÇÃO PÚBLICA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS:

PONTO N.º 4 – PROPOSTA – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – MIGUEL ALEXANDRE PEREIRA CORREIA:

Foi presente a proposta de celebração de contrato de prestação de serviços na área de atividades fotográficas com Miguel Alexandre Pereira Correia, que se junta por fotocópia à presente ata para dela fazer parte integrante como documento anexo sob o número 1.

A Câmara Municipal depois de analisar a proposta apresentada deliberou, por unanimidade, nos termos do art.º 6.º do Dec-Lei n.º 209/2009, de 3 de setembro, na sua atual redação e art.º 73.º da Lei n.º 83-C/2013, de 31 de dezembro, emitir parecer favorável à celebração do contrato de prestação de serviços, com Miguel Alexandre Pereira Correia.

PONTO N.º 5 – PROPOSTA – REDE VIÁRIA DO CONCELHO | FREGUESIA DO ROSÁRIO - ALTERAÇÃO DE TRÂNSITO:

Pelo Senhor Presidente foi presente a seguinte de alteração da rede viária na freguesia do Rosário:

“Atualmente, a circulação rodoviária na zona compreendida entra a Rua Dr. José Pereira Botelho / Rua Cidade New Bedford / Rua Padre António J. Ferreira é efetuada da seguinte forma:

Rua Dr. José Pereira Botelho – Sentido único Norte/Sul; Travessa de São José – Sentido único Poente/Nascente; Travessa da Quebrada – Sentido único Sul/Norte

Rua do Porto – Sentido único Nascente/Poente;

Rua Cidade New Bedford – Sentido único Poente/Nascente; Rua da Furna – Sentido único Sul/Norte;

Rua Dr. José Pereira Botelho – Sentido único Sul/Norte; Considerando:

(10)

- O desagrado de diversos munícipes relativamente ao sentido de trânsito na Travessa da Quebrada, que obriga a um desvio até ao Porto dos Carneiros para quem pretende aceder às Piscinas Municipais, ao Aquafit ou à Rua da Furna;

- A necessidade que os utentes dos complexos desportivos existentes têm de fazer uma volta completa no caso de não arranjarem lugar de estacionamento, e que atualmente obriga a irem até à Av. Infante D. Henrique para depois regressarem à Rua Dr. José Pereira Botelho;

Pelo acima exposto, julgamos ser uma melhoria para a circulação rodoviária na zona em questão, a alteração do sentido de circulação na Travessa da Quebrada, na Rua da Furna e na Travessa de São José

Travessa de São José – Sentido único Nascente/Poente; Travessa da Quebrada – Sentido único Norte/Sul

Rua da Furna – Sentido único Norte/Sul;

Assim, proponho à Câmara Municipal que delibere proceder à alteração de trânsito nas ruas atrás mencionadas.

Deverá dar-se conhecimento e publicação através de EDITAL, remetendo-se à Junta de Freguesia do Rosário, PSP de LAGOA e Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Ao Parque Municipal de Obras, para efetuar as alterações necessárias na sinalização rodoviária de acordo com a proposta aprovada”.

Sobre o assunto o Senhor Presidente informou que a presente alteração de trânsito visa melhorar as condições de circulação naquela zona.

Mais informou que, para o efeito, será distribuída comunicação escrita junto dos moradores da zona e utilizadores do Aquafitt.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou por unanimidade concordar com a proposta apresentada e encarregar os respetivos serviços de darem o devido andamento.

PONTO N.º 6 – PROPOSTA – ATRIBUIÇÃO DE TOPONÍMIA – LARGO DO LIONISMO:

Pelo Senhor Presidente foi presente a seguinte proposta de atribuição de toponímia: “Considerando que este ano se comemora os 100 anos de Lionismo no mundo, data assinalada solenemente pelo Clube Lions de Lagoa, com a realização de uma assembleia geral realizada no Convento dos Franciscanos, no dia 27 de janeiro de 2015 e que contou com a honrosa presença de uma das mais altas entidades lionísticas mundiais, o primeiro Vice-Presidente da Associação Internacional de Lions Clubes Jitsuhiro Yamada;

Considerando que o Lions Clube da Lagoa, com 22 anos de existência, assume-se como uma mais-valia para a comunidade lagoense pelo serviço que tem desenvolvido, em prol dos mais necessitados e com o qual o município mantém uma parceria no trabalho conjunto no desenvolvimento de ações para o bem comum;

(11)

Considerando ainda que na história do lionismo nunca a Lagoa recebeu um tão alto e prestigiado dirigente da Associação Internacional de Lions Clube;

Considerando a feliz coincidência de se assinalar os 100 anos e lionismo e o facto de o Lions Clube de Lagoa comemorar o centenário com a presença do primeiro Vice-Presidente da Associação Internacional do Lions Clube, é uma oportunidade única para reconhecer o papel do lionismo neste concelho;

Considerando que a atribuição de toponímia é uma forma de prestigiar e homenagear personalidades, instituições ou relevantes serviços prestados ao concelho;

Considerando, por fim, que o Largo que confronta com a rua Coronel Ângelo Manuel Albergaria Pacheco, que se situa na imediações da sede do Lions Clube de Lagoa.

Por isso, como forma de assinalar os 100 anos de lionismo, proponho a atribuição da tiponimia com a denominação Largo do Lionismo ao local acima referido e assinalado no mapa em anexo.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou por unanimidade concordar com a proposta apresentada e encarregar os respetivos serviços de darem o devido andamento.

SUBUNIDADE ORGÂNICA CONTABILIDADE E PATRIMÓNIO:

Por impedimento legal, na discussão e aprovação do processo abaixo mencionado, o Senhor Vereador Fernando Jorge Ventura Moniz, ausentou-se da reunião, de acordo com o n.º 6 do artigo 55.º da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro.

PONTO N.º 7 – CLUBE OPERÁRIO DESPORTIVO – ANTECIPAÇÃO DE VERBA – RATIFICAÇÃO:

Pela Direção do Clube Operário Desportivo foi presente o oficio n.º 145-14/15 datado de 17 de dezembro do ano findo, cujo teor abaixo se transcreve:

“A direção do Clube Operário Desportivo vem por este meio pedir-vos a antecipação do mês de julho para fazer face a viagens e outros gastos, porque os pagamentos inerentes a viagens e estadias estão atrasadas”.

Pelo Senhor Presidente foi exarado em 16 de janeiro o seguinte despacho: “Autorizado, à reunião para ratificação”.

A Câmara deliberou, por unanimidade, dos presentes, ratificar o despacho exarado pelo Senhor Presidente da Câmara, de acordo com o n.º 3 do artigo 35.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

O Senhor Vereador Fernando Jorge Ventura Moniz regressou à sala a fim de poder continuar a participar na presente reunião.

(12)

PONTO N.º 8 – SANTIAGO FUTEBOL CLUBE – ANTECIPAÇÃO DE VERBAS:

Pela Direção do Santiago Futebol Clube foi presente o oficio n.º 17-2014/15 datado de 23 de janeiro do corrente ano, cujo teor abaixo se transcreve:

“Em relação ao assunto em epígrafe, vimos por este meio solicitar a V. Exa. a antecipação dos duodécimos de novembro e dezembro de 2015, respeitantes às verbas do contrato-programa de 2015 a atribuir ao Santiago Futebol Clube.

Este pedido vem por motivos de resolver problemas de tesouraria”.

Sobre o assunto o Senhor Vereador José Duarte Cabecinha referiu que esse tipo de pedido deveria indicar o objetivo especifico para o fim a que se destina e, julga que as referidas instituições deveriam ter mais rigor na gestão dos seus meios.

O Senhor Vereador Fernando Jorge Moniz esclareceu que os clubes solicitam a antecipação de verbas para apoio à tesouraria, porque o Governo Regional não cumpre atempadamente com as transferências.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou por unanimidade:

1.º Proceder à antecipação dos duodécimos referentes aos meses de novembro e

dezembro;

2.º Dar conhecimento desta deliberação ao Santiago Futebol Clube e à Secção de

Contabilidade.

PONTO N.º 9 – ASSOCIAÇÃO ATALHADA FUTEBOL CLUBE – ANTECIPAÇÃO DE VERBAS:

Pela Direção da Associação Atalhada Futebol Clube foi presente o oficio n.º 19/AFC/15 datado de 21 de janeiro do corrente ano, cujo teor abaixo se transcreve:

“Como é do vosso conhecimento, o Atalhada Futebol Clube subiu de divisão e iniciou agora, no presente mês de janeiro a sua participação no Campeonato de Futsal Açores. Estamos em representação da cidade da Lagoa, algo que muito nos orgulha. Somos um clube cumpridor mas numa altura de fortíssimas restrições económicas e de constantes cortes no apoio ao desporto, torna-se muito difícil ter folga financeira para compra de passagens, para garantir alojamentos e alimentação. Mais difícil fica quando ainda não recebemos nenhuma verba da Direção Regional, como tal, e em nome da boa representação que fazemos da cidade da Lagoa, gostávamos que nos pudessem antecipar as verbas que nos foram atribuídas de maio, junho, julho e agosto, de forma pudermos garantir as primeiras viagens da equipa.

Esperamos compreensão e aguardaremos uma resposta breve e positiva da vossa parte”. A Câmara tomou conhecimento e deliberou por unanimidade:

1.º Proceder à antecipação dos duodécimos referentes aos meses de maio, junho, julho e

(13)

2.º Dar conhecimento desta deliberação à Associação Atalhada Futebol Clube e à Secção

de Contabilidade.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE TESOURARIA:

PONTO N.º 10 - RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA:

Foi presente o resumo diário da tesouraria do dia 29 de janeiro do ano em curso, cujo saldo em Operações Orçamentais era € 733.774,03 (setecentos e trinta e três mil setecentos e setenta e quatro euros e três cêntimos).

A Câmara tomou conhecimento.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE RECURSOS HUMANOS:

PONTO N.º 11 – PROPOSTA – ALTERAÇÃO DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS MUNICIPAIS:

Pelo Senhor Presidente foi presente a proposta de alteração da Estrutura e Organização dos Serviços Municipais, que abaixo se transcreve:

“A atual Estrutura e Organização dos Serviços Municipais aprovada em sessão da Assembleia Municipal, de 30 de dezembro de 2013, não contempla o serviço de Auditoria Interna.

Face às atuais exigências, torna-se necessário criar o Gabinete de Auditoria Interna que visa assegurar, no âmbito da auditoria interna, a melhoria e a eficiência dos serviços municipais, o cumprimento das disposições legais e regulamentares nos procedimentos e a prossecução dos objetivos fixados, com vista à melhoria contínua, à transparência e à excelência do desempenho das estruturas organizacionais e ainda o controlo e monitorização do Plano de Prevenção dos Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infrações Conexas.

Assim, proponho a alteração da Estrutura e Organização dos Serviços Municipais, para aditar o artigo 17.º - A, “Gabinete de Auditoria Interna”, em anexo, acompanhado da republicação da referida Estrutura e Organização dos Serviços Municipais.”

Anexo à proposta foi presente a alteração da estrutura e organização dos serviços municipais.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar a proposta da alteração da Estrutura e Organização dos Serviços Municipais,

constante no documento anexo;

2.º Dar conhecimento da alteração da Estrutura e Organização dos Serviços Municipais à

(14)

3.º Encarregar os Serviços Administrativos de dar andamento ao processo.

DEPOIS DA ORDEM DO DIA:

CANCELAMENTO DE REUNIÃO CAMARÁRIA:

O Senhor Presidente propôs alterar as datas das reuniões ordinárias agendadas para o mês de fevereiro, passando as mesmas a realizarem-se nos dias 13 e 27 de fevereiro, pelas 9h00.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Concordar com o alteração das datas das reuniões ordinárias agendadas para o mês

de fevereiro, passando as mesmas a realizarem-se nos dias 13 e 27 de fevereiro pelas 9h00;

2.º Dar a necessária publicidade à presente deliberação por afixação de editais em

lugares de estilo.

PERÍODO DE INTERVENÇÃO ABERTO AO PÚBLICO:

Atendendo que foi a última reunião do mês, seguiu-se um período de intervenção aberto ao público que por não estar ninguém presente com direito a intervir, foi o mesmo dado por encerrado.

ENCERRAMENTO:

Todos os assuntos foram aprovados em minuta, para efeitos de execução imediata, de acordo com o que dispõe o n.º 3 do artigo 57.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

E não havendo mais nada a tratar e sendo 09:30 horas, foi pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal encerrada a presente reunião, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida foi aprovada e assinada nos termos da Lei.

E eu, , Coordenadora Técnica, da Subunidade Orgânica de Expediente Geral, Contratação Pública e Assuntos Comunitários, a subscrevo e assino.

______________________________________

Referências

Documentos relacionados

4 As provas foram realizadas entre os meses de abril a novembro de 1967.. GHEMAT alocado no site da Universidade Federal de Santa Catarina – USFC. Além dos

:: Implante corpo cilíndrico com interface Cone Morse; :: Dupla rosca (instalação mais rápida e com menor trauma); :: Alto poder de compactação (expansão óssea); :: Indicado

 De todos os métodos de esterilização utilizados, o calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão é considerado o melhor e mais eficiente.  Entre 121 e

ção das angulações dos implantes, há necessidade de se trabalhar com componentes angulados. Em outras situações, implantes em regiões estéticas fazem ne- cessário o uso

Preparar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para operação em máquinas de corte de Roupas, realizar risco, enfesto e corte industrial em tecidos planos e

O ASSISTENTE TÉCNICO EM MECÂNICA é o profissional que elabora projetos mecânicos, monta, instala e prepara máquinas, equipamentos e ferramentas, desenvolve processos

6.Interpretar o projeto quanto às especificações de alinhamento de peças a ser considerado na montagem 7.Reconhecer técnicas de regulagens, ajustes e alinhamento aplicáveis à

Executar atividades de apoio ao cadastro comercial, projetos, fiscalização e acompanhamento de obras de saneamento básico, manutenção de equipamentos de radiocomunicação,