• Nenhum resultado encontrado

Independência do Brasil. Professora Meline Brum

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Independência do Brasil. Professora Meline Brum"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Independência do Brasil

(2)
(3)

A Imperatriz Leopoldina, de nome completo Maria Leopoldina

da Áustria (1797-1826), foi imperatriz consorte do Brasil, a

primeira esposa de Dom Pedro I. Mãe de Maria da Glória, que viria a ser Dona Maria II, rainha de Portugal, e de Dom Pedro II, o futuro imperador do Brasil.

Maria Leopoldina (Carolina Josefa Leopoldina Francisca de Habsburgo-Lorena), nome que passou a assinar quando chegou ao Brasil, nasceu no Palácio de Schönbrunn, em Viena, Áustria, no dia 22 de janeiro de 1797.

Filha do imperador Francisco I da Áustria e sua segunda esposa a imperatriz Maria Teresa de Nápoles e Sicília. Órfã de mãe aos oito anos de idade foi criada por sua madrasta Maria Luísa da Áustria.

(4)

O casamento com Dom Pedro

Em 1816, depois de demoradas negociações, a Arquiduquesa fora escolhida para esposa de Dom Pedro, filho de Dom João VI e de Carlota Joaquina de Bourbon e o herdeiro do trono do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.

O casamento foi celebrado por procuração, em Viena, no dia 13 de maio de 1817, quando Dom Pedro foi representado pelo tio de Dona Leopoldina.

Dona Leopoldina partiu de Viena no dia 15 de agosto, acompanhada de uma comitiva de 28 pessoas, entre elas, artistas e cientistas como o botânico Carl von Martius e o naturalista Johann von Spix.

O desembarque se deu no Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro de 1817.

(5)

Em 1819, nasceu a primeira filha do casal, Maria da Glória, que viria a ser Dona Maria II, rainha de Portugal.. Nos anos seguintes mais seis filhos nasceram, entre eles, Pedro, o futuro imperador do Brasil.

No dia 26 de abril de 1821, o imperador Dom João VI voltou para Portugal, atendendo às reivindicações decorrentes da Revolução Liberal do Porto.

Dom Pedro foi então nomeado Príncipe-Regente.

Com os vários problemas políticos da Regência, Dona Maria Leopoldina permanece fiel a um ideal religioso de submissão às vontades do marido e o apoiou ao longo das delicadas manobras que conduziram à Independência do país, em 1822.

(6)

✓Duas semanas antes de proclamar a Independência do Brasil, Dom Pedro conhece a paulista Domitila de Castro Canto Melo, aquela que abalaria o seu casamento e a sua reputação na corte. Fazendo vir a amante para o Rio a apresentou à corte e conferiu-lhe o título de “Marquesa de Santos”.

✓A ligação escandalosa do marido com Domitila (ou Titília, como ele a chamava na intimidade) deixava a imperatriz humilhada. A filha que teve com Domitila – na mesma época em que a imperatriz dava a luz outra criança – recebeu do pai o nome de Isabel Maria de Alcântara e o título de Duquesa de Goiás.

(7)

✓Em carta à irmã que morava na Europa, Maria Leopoldina desabafa: “O monstro sedutor é a causa de todas as desgraças”. Solitária, isolada, devotada apenas a parir um herdeiro para o trono – o futuro Dom Pedro II nasceria em 1825 e Leopoldina tornava-se cada vez mais depressiva.

✓Maria Leopoldina da Áustria faleceu no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1826. Foi sepultada no Convento da Ajuda, na atual Cinelândia.

✓Quando o convento foi demolido, em 1911, os restos mortais foram transladados para o Convento de Santo Antônio. Em 1954, os restos mortais foram levados para a cripta da Capela Imperial, no Monumento à Independência, em São Paulo, às margens do Riacho Ipiranga.

(8)
(9)
(10)
(11)

Filhos do casal

• Maria da Glória (1819-1853), futura D. Maria II, rainha de Portugal; • Miguel (1820), falecido logo após nascer;

• João Carlos (1821-1822);

• Januária (1822-1897), futura condessa de Áquila; • Paula (1823-1833);

• Francisca (1824-1898), futura princesa de Joinville;

(12)

Curiosidades

• A primeira bandeira do Brasil independente foi idealizada pelo pintor Jean-Baptiste

Debret que faz uma homenagem aos soberanos: o verde representa as cores da família Bragança e o amarelo, os Habsburgo.

• Dois filhos de Dom Pedro I e Dona Leopoldina foram soberanos: Dona Maria II,

rainha de Portugal e Dom Pedro II, imperador do Brasil.

• A cidade de São Leopoldo-RS, fundada em 1824, foi assim chamada por causa de Dona

Leopoldina.

• A Estrada de Ferro Leopoldina, inaugurada em 1874, foi batizada em sua honra.

• A escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, também lhe presta

(13)

Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Nasceu na cidade portuguesa de Queluz em 12 de outubro de 1798. Chegou ao Brasil em 1808, com 9 anos de idade; Desde criança apresentou forte espírito de liderança.

Quando, aos 22 anos, assumiu o governo brasileiro na condição de príncipe regente, agiu como brasileiro visando aos interesses de nosso povo.

Também por este motivo, decidiu ficar no Brasil quando a corte portuguesa o chamou de volta a Portugal.

Nessa ocasião, conhecida como Dia do Fico (9 de janeiro de 1822), ele demonstrou seu grande amor pelo Brasil, levando-o a proclamar a nossa independência em 7 de Setembro de 1822.

(14)
(15)

• Foi imperador do Brasil entre 1822 e 1831. D. Pedro foi o principal responsável pela consolidação da independência brasileira, embora tenha tido um governo bastante tumultuado em função das revoltas e conflitos ocorridos no Brasil durante seu reinado. • D. Pedro I foi o soberano que abdicou a duas coroas. Herdou do pai a coroa portuguesa,

porém renunciou-a em favor da filha, D. Maria da Glória. Para terminar com as lutas entre brasileiros e portugueses e com os conflitos no Brasil, renunciou a coroa brasileira, passando-a ao filho, Pedro de Alcântara, que seria D. Pedro II.

• Em Portugal, sua filha, D. Maria da Glória, encontrava-se com problemas na corte, pois seu tio, D. Miguel, tentava apossar-se do trono português. Pedro I correu em socorro da filha, afastando D. Miguel de suas pretensões políticas.

• Aos 36 anos de idade, contraiu tuberculose, doença fatal na época. Faleceu em sua cidade natal em 24 de setembro de 1834.

(16)

Independência do Brasil

➢A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país.

➢Em 1815, com fim das guerras napoleônicas, o Brasil foi declarado parte do Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando de ser uma colônia. Isso foi necessário, pois os dirigentes europeus reunidos no Congresso de Viena não reconheciam a autoridade de Dom João numa simples possessão ultramarina.

(17)

➢A permanência da família real foi decisiva para manter a unificação territorial do Brasil, pois reuniu parte da elite e da população em torno à figura do soberano.

➢As medidas político-administrativas de Dom João fizeram com que a Inglaterra acentuasse o interesse no comércio com o Brasil. Essa condição fica clara com a abertura dos portos às nações amigas.

➢O processo fez com que Portugal perdesse o monopólio sobre o comércio com o Brasil e a elite agrária passa a sonhar com a Independência. Em contrapartida, o Brasil passa a ser para a Inglaterra um promissor mercado consumidor e fornecedor.

(18)
(19)

➢Quando D. João VI precisou retornar a Portugal, por causa da Revolução Liberal do Porto, o filho Dom Pedro, aproxima-se da elite agrária. Esta estava preocupada com a possibilidade de recolonização e as guerras em curso na América Espanhola.

➢A Independência do Brasil é declarada no dia 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I que se torna o primeiro imperador do Brasil.

➢Independente, o país promulga a primeira Constituição em 1824 que mantém o regime monárquico, a escravidão e reconhece a religião católica como oficial.

(20)

Referências

Documentos relacionados

Comunicar ao seu médico ou farmacêutico, todos os medicamentos que estiver em uso ou que tenha feito uso recentemente ao início do tratamento com o ALCYTAM (mesmo os sem necessidade

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

No ambiente de trabalho, onde passamos cerca de um terço de nossa vida, é fundamental saber conviver com as pessoas e respeitá -las em suas individualidades.

O estudo indicou que a utilização de méto- dos de interpolação para a construção de modelos digitais da batimetria de cursos d’água é uma al- ternativa viável para

Para a elaboração de um diagnóstico das iniciativas para a prevenção e para o atendimento às vítimas dos acidentes e violências, tomamos como norte o que é preconizado

Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar os fatores socioeconômicos, antecedentes familiares e o perfil bioquímico em mulheres atendidas na Unidade de Alimentação e

Tabela B.8: Dados detalhados do Experimento 4, incluindo concentrações de sólidos totais, proteína, lactose, condutividade elétrica, pH para as amostras de concentrado e

Nos últimos anos, as universidades passaram a contar com novas formas de gerar, preservar e disseminar conhecimentos, pois com o contínuo avanço das tecnologias