• Nenhum resultado encontrado

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE

INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS

ANTECEDENTES

Tânia de Sousa Lemos1; Ana Beatriz Araujo Velasques2

1Aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo; Campus de Palmas; e-mail: tanias.lemos@uft.edu.br

“PIVIC/UFT”

2

Orientadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo; Campus de Palmas; e-mail: biavelasques@uft.edu.br

RESUMO

O resgate e a disponibilização de documentos e registros sobre os antecedentes, o momento da concepção do plano e os primeiros anos da ocupação de Palmas, capital do estado do Tocantins, fundada em 1989, constitui-se em um trabalho fundamental para futuras pesquisas e aprofundamentos na área do patrimônio histórico arquitetônico e urbanístico, não apenas da região norte do Brasil, como também de interesse mundial, visto que tal experiência de criação de uma nova capital foi singular nos últimos vinte anos, levando em consideração que existem poucos trabalhos sobre a concepção do plano de Palmas e certa deficiência quanto aos acervos sobre este tema. Assim, o trabalho em tela se debruça sobre este enfoque, especificamente os primeiros cinco anos da criação da cidade, fundamentado no tripé ensino, extensão e pesquisa, abrangendo um período de um ano e seus desafios, que se pautam em atividades de levantamentos de campo, entrevistas e organização de seminários.

Palavras-chave: Memória Urbana. Palmas-TO. Urbanismo. INTRODUÇÃO

No âmbito do pensamento urbanístico, o tema “cidades-capitais planejadas no Brasil” tende a conduzir nosso foco, de imediato, à emblemática experiência da construção de Brasília, um dos ícones do urbanismo modernista em todo o mundo, além de destacar o relevante papel desempenhado pelos idealizadores do projeto, os arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

(2)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

No entanto, pouco se sabe sobre a intitulada “última capital planejada do século XX” (SEGAWA, 1991, p. 01): Palmas, capital do estado do Tocantins, fundada em 20 de maio de 1989. O projeto da capital foi encomendado ao escritório “GrupoQuatro” de Goiânia, sob coordenação dos arquitetos Luiz Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho.

No que diz respeito à “Memória Urbana” de Palmas, nota-se um número escasso de estudos acadêmicos desenvolvidos em graduações, especializações, mestrados, e recentemente doutorados, particularmente nas áreas de planejamento urbano, urbanismo e geografia. Em linhas gerais, estes tendem a abordar processo conflituoso entre a ocupação do solo urbano e a gestão pública em Palmas.

A investigação do tema e do objeto propostos busca preencher importante lacuna no que tange à pesquisa sobre novas capitais criadas no mundo pós-Brasília, bem como em relação à escassez de trabalhos dessa natureza sobre história das cidades e do urbanismo na Região Norte do Brasil, no contexto da Amazônia Legal. Nesta perspectiva, Palmas ganha evidência em função de suas características específicas de cidade planejada e extremamente recente, a partir das quais se configurou a condição de importante laboratório de observação sobre os distintos modos de apropriação a que esse “novo espaço urbano” têm sido submetido ao longo de pouco mais de duas décadas de existência, a partir de um projeto físico de implantação ex nihilo, isto é, sem “história" precedente. Neste contexto, surge uma iniciativa direcionada à realização de um trabalho de pesquisa aprofundado, em especial, naquilo que foi o “ponto de partida”, a “origem” de Palmas, qual seja, o seu projeto urbanístico, complementado pela análise dos primeiros anos de ocupação, cujo recorte temporal compreende os cinco primeiros anos.

Mais uma vez ressaltando a condição de capital projetada e jovem, atualmente com vinte e três anos, faz-se mister a produção de pesquisas qualitativas e quantitativas sobre Palmas para a manutenção e disponibilização de informações, dados, registros oficiais ou não, memórias dos seus habitantes, fotografias, pesquisas científicas e trabalhos acadêmicas, enfim, todo material que subsidie novas investigações e auxilie na preservação da história da cidade.

(3)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

MATERIAL E MÉTODOS

O projeto de pesquisa em questão foi desenvolvido durante os meses de agosto/2011 à agosto/2012, onde foram feitas reuniões que aconteceram no Laboratório de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Durante o primeiro momento do desenvolvimento do projeto, foi feito, inicialmente, um nivelamento entre os alunos participantes em relação à gramática, redação e também metodologia científica, onde houve discussões e também pesquisas individuais por parte de cada aluno e após isso foram repassados alguns mapas do estado do Tocantins para que fossem inseridos alguns elementos importantes desde a criação do mesmo. Outros mapas, desta vez da cidade de Palmas, também foram modificados.

Posteriormente, as reuniões aconteceram com o intuito de se discutir a tese de doutorado da professora Drª Ana Beatriz Araujo Velasques, orientadora do projeto de pesquisa. Essa leitura sucedeu-se durante todo o período do desenvolvimento do projeto de pesquisa, conforme necessidade.

Paralelamente à atividade descrita acima, os alunos foram orientados a desenvolver pesquisas de acordo com o calendário estipulado pelo plano de trabalho. Dentre elas: artigos científicos nacionais e internacionais relacionados ao tema do projeto, trabalhos desenvolvidos em especializações nas regiões, principalmente, do Tocantins e Goiás e a partir disso pesquisar sobre seus autores, dando importância maior no caso de serem professores que estão desenvolvendo ou já desenvolveram projetos relacionados ao tema e pesquisar também sobre as novas capitais que foram construídas após Palmas.

Na sequência teve início à pesquisa por produções acadêmicas e contatos internacionais em universidades, assim como, também se procurou por órgãos públicos que fizessem pesquisas sobre a concepção de novas cidades, principalmente a cidade de Milton Keynes.

Conforme foram encontradas produções acadêmicas tanto nacionais quanto internacionais, um quadro padrão devia ser preenchido, para que posteriormente fossem

(4)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

selecionadas as produções acadêmicas que realmente são importantes para o projeto em questão.

Após a conclusão desta etapa, foi dado início a discussão sobre o I Seminário “Memória Urbana de Palmas-TO” (I SEMUP), onde começamos a organizar o cronograma, reservar salas, entrar em contato com possíveis palestrantes e desenvolver uma logomarca para o projeto e o seminário.

Dentre as atividades desenvolvidas se inclui uma viagem à Goiânia para pesquisa de publicações em jornais sobre a concepção da cidade de Palmas-TO entre os anos de 1989 e 1995 e para uma entrevista com um dos co-autores do projeto urbanístico da cidade, Luiz Fernando Cruvinel, e também foi realizado o I SEMUP.

Após a viagem, foi dada continuidade a organização do I SEMUP, foi confirmada a programação, os equipamentos e salas para que assim pudessem ser realizados os folders e inscrições.

O I SEMUP ocorreu no dia 26 de janeiro e contou com duas palestras e uma oficina, haveria uma apresentação do projeto de pesquisa pelo grupo, porém o tempo foi escasso e esta apresentação foi adiada para o II SEMUP, que não aconteceu. Uma das palestras, do co-autor do projeto urbanístico de Palmas-TO Walfredo Antunes, foi filmada pra ser guardada como parte do acervo da pesquisa.

Após a conclusão do seminário foi concluída a leitura da tese de doutorado da professora Drª Ana Beatriz e foi feita a primeira reunião para pesquisa na biblioteca da UFT – campus de Palmas e no acervo da Casa de Cultura.

Na Casa de Cultura foram pesquisados documentos, fotografias, reportagens, mapas, projetos e outros materiais relacionados à concepção da cidade de Palmas, para fossem fotografados ou digitalizados e posteriormente documentados no acervo do projeto de pesquisa.

Com a conclusão das pesquisas na Casa de Cultura, se iniciaram pesquisas em teses e dissertações para complementação da tese da professora orientadora da pesquisa, porém o curto período disponível para essa atividade não possibilitou que a leitura de todas as teses e dissertações encontradas e nas que foram lidas não se constatou novas informações que tivessem maior importância para incluir na tese de doutorado da professora Drª Ana Beatriz Araújo Velasques.

(5)

11 a 14 de dezembro de 2012 – Campus de Palmas

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O trabalho foi concluído de maneira satisfatória levando em consideração o plano de trabalho. Houve um aprendizado de extrema importância para os acadêmicos que participaram desta pesquisa, não apenas levando em consideração o tema do trabalho, mas também o trabalho em grupo, o cumprimento de prazos, a experiência de participar de um projeto de pesquisa com grande importância para a cidade de Palmas.

O projeto ainda merece um maior desenvolvimento, pois é muito interessante, principalmente pelo ponto de vista de não existir nenhum outro projeto que trate o mesmo assunto, considerando que são poucos e de certa forma deficientes os acervos que tratam sobre o tema da concepção de Palmas.

LITERATURA CITADA

GRUPOQUATRO. Memorial do projeto da capital do estado do Tocantins: Palmas/Plano Básico. Goiânia, 1989 (Mimeog.).

SEGAWA, Hugo. Palmas, cidade nova, ou apenas uma nova cidade? Revista Projeto. São Paulo, n. 146, out. 1991.

VELASQUES, Ana Beatriz Araújo; BORGES, Ana Paula; SANTOS, André Luiz dos. Memória Urbana De Palmas-To: A Importância da Recuperação e Divulgação dos

Registros Iniciais da Concepção da Última Capital Planejada do Século XX. Anais

do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011.

VELASQUES, Ana Beatriz Araujo. A concepção de Palmas (1989) e sua condição

moderna. Rio de Janeiro, 2010. Tese (Doutorado em Urbanismo) – Programa de

Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

AGRADECIMENTOS

Os agradecimentos, por mais longos que sejam nunca são suficientes para abarcar a todos que apoiaram essa pesquisa durante esse um ano de desenvolvimento.

Primeiramente agradeço a minha família, principalmente meus pais, pois sem seu apoio não teria aproveitado as oportunidades que me apareceram, agradeço a professora Ana Beatriz por ter confiado na minha competência para participar desse projeto, aos meus amigos que participaram juntamente comigo do projeto, à UFT, à Casa de Cultura e a todos que nos deram atenção e nos ajudaram a desenvolver esse projeto de grande importância.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Para atender a esse objetivo, foi realizado o levantamento de informações fitogeográficas e florísticas da vegetação do Parque; a identificação de 30 elementos arbóreos