• Nenhum resultado encontrado

Mainstreaming Externo do HIV. Instrumento 2 e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mainstreaming Externo do HIV. Instrumento 2 e"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instrumento

2–e

Ajuste Implicações dos quatro Ps

Este documento contém uma tabela que se pretende que seja usada na abordagem 4Ps relativa ao mainstreaming do HIV.

Esta abordagem ao mainstreaming do HIV é descrita em pormenor no documento

Desenvolvimento e doenças no tempo do HIV e SIDA, Um manual de

instrumentos sobre o Mainstreaming do HIV para trabalhadores de

desenvolvimento e aqueles envolvidos na resposta humanitária publicado pela CAFOD.

Use este instrumento para ajudá-lo a preencher a etapa de ajuste do

Mainstreaming do HIV, nos programas de desenvolvimento ou de resposta

humanitária.

Ideias e sugestões para ajudá-lo a identificar as modificações ao programa, poderão ser encontradas no fim deste instrumento, junto de uma descrição deste instrumento na Parte 2.2 do Manual de Instrumentos para o Mainstreaming do HIV.

Para a fase de ajuste do Mainstreaming do HIV nas organizações (mainstreaming interno), queira, por favour, usar o Instrumento 2–i.

(2)

HIV mainstreaming Tool 2-e Adjustment - P.doc 2

Instrumento 2–e Ajuste Implicações dos quatro Ps

A fase de ajuste usa informação do Instrumento 1-e para identificar o que o programa deveria fazer diferente ou adicionalmente com vista a:

a

continuar relevante e efectivo no alcance dos seus objectivos originais num contexto também afectado pelo HIV e SIDA

b

não causar dano.

Recorde-se

O seu enfoque continua a ser o alcance dos objectivos originais do programa proposto.

• Não se desvie dos objectivos ou das capacidades na provisão de programas ou projectos com enfoque no HIV. Estes poderão ser referidos para outros grupos locais, qualificados na área.

• Assegurar que quaisquer questões organizacionais emergentes sejam também registadas (ex. códigos de conduta, questões de apoio ou protecção, padrões de trabalho flexíveis nos casos onde existam membros de família/parentes doentes, etc.).

• As mulheres, homens, raparigas e rapazes, poderão ser afectados de formas diferentes, por qualquer dos pontos. Note quaisquer diferenças do género.

• Quaisquer mudanças se deverão aplicar a todos aqueles participando no programa e não só às famílias individuais ou membros do pessoal conhecidos como estando afectados pelo HIV ou SIDA, porque:

• O HIV e SIDA poderá afectar apenas algumas pessoas no momento presente, mas elas têm também o potencial de afectar outras no futuro. O que se aplica a uma pessoa, hoje ou este ano, poderá se aplicar aos outros amanhã ou no próximo ano.

• Isto reduz o risco de estigma de certos indivíduos ou famílias.

• Medidas para a abordagem das questões da protecção ou poder serão efectivas apenas se forem aplicadas no geral.

• Um traço chave do mainstreaming do HIV é a adaptação dos planos com vista a

assegurar a inclusão de pessoas que de outra forma seriam incapazes de ter acesso ao programa proposto por causa do impacto do HIV e SIDA sobre elas.

Note quaisquer pontos relevantes na tabela a seguir. Para acrescentar uma nova linha/fila numa determinada secção da tabela, destaque uma fila e clique sobre o ícone ‘Insira Filas’ na Barra de Instrumentos Padrão (Standard Toolbar).

Que preocupações do P deverão ser tomadas em consideração?

Apresente um sumário dos seus pontos a seguir a cada sub-título

Que GRUPOS PRIORITÁRIOS estão afectados?

O que é que o programa pode fazer diferente ou

adicionalmente com vista a: 1 continuar relevante e efectivo 2 não causar dano?

POTENCIAL

(3)
(4)

HIV mainstreaming Tool 2-e Adjustment - P.doc 4

Ideias e sugestões

Se as preocupações identificadas estão relacionadas com:

Faça as seguintes mudanças ao desenho do programa.

Inclua medidas específicas ao género

Potencial (presente ou antecipado no futuro):

Perda de adultos capazes e qualificados

Ajustar os instrumentos, pesos dos materiais, distâncias a percorrer, etc. para benefício das mulheres, ou trabalhadores mais jovens e mais velhos. Proporcionar pessoas qualificadas para fazerem a supervisão e formarem trabalhadores. As actividades chave nos grupos ao invés de ao nível de indivíduos, de forma a que os membros possam ajudar-se mutuamente ou entre si. Introduzir iniciativas que poupam a mão de obra. Ex. Irrigação gota a gota, criação de animais de pequeno porte.

Perda da mobilidade por causa da doença ou obrigações de assistência

Levar as actividades do programa para mais perto das casas das pessoas. Possuir horários flexíveis para os projectos de formação e de trabalho. Ajustar os horários das escolas, etc. Envolver

assistentes do sexo feminino. Capacidade de

resposta/enfrentar a situação reduzida por causa da doença na comunidade ou no seio do pessoal, ou por causa da situação que o programa está a abordar

Proporcionar uma resposta maior, mais rápida ou mais frequente. Proporcionar assistência por um período mais longo do que o antecipado. Introduzir iniciativas de retorno rápido na agricultura, ex. Culturas de rendimento com um rápido crescimento, criação de animais de pequeno porte. Desenvolver planos de contingência para o absentísmo.

Protecção

A vulnerabilidade para a violência sexual ou coerção

Ajustar a calendarização e a localização das actividades e amenidades com vista a minimizar isto. Minimizar as distâncias de viajem e a necessidade de paragens noturnas longe de casa. Proporcionar uma supervisão segura. Involver tanto as mulheres e homens nas decisões. Incluir considerações relativas a protecção específica do género em todos os planos. Possuir um sistema para o registo de casos reportados de abuso. Rever as necessidades de protecção e de apoio (tanto para homens e mulheres).

Vulnerabilidade para os patogénicos contidos no sangue

Melhorar os padrões de controle da infecção, conforme aplicável.

Vulnerabilidade para o estigma Assegurar que as mudanças são acessíveis para todos, conforme necessário, e que não estigmatizam ainda mais os indivíduos.

Poder

Potenciais abusos de poder de forma a obter provisões, beneficiários do programa, outros direitos ou mesmo a própria vida em troca de favores sexuais

Definir um código de conduta ou padrões profissionais e assegurar que todo o pessoal e voluntários estejam familiarizados com este e com as medidas disciplinares e implicações legais. Monitorar as práticas e possuir um sistema para o registo de relatórios de abusos por parte de qualquer pessoa ligada ao programa e por titures de poder externo, tais como militares, outras ONGs, etc. Classificar todos os materiais proporcionados pelo programa de forma a indicar se eles são de distribuição gratuíta, não para re-venda ou vinculados a quaisquer condições.

(5)

ou oportunidades de emprego

Potencial de reduzir o poder das comunidades locais e retirar ainda mais o poder das mulheres

Envolver as comunidades locais na tomada de decisões e na implementação do programa. Usar perícia local. Envolver as mulheres na tomada de decisões e na implementação do programa. Assegurar que elas também exercem poder sobre o controle e a distribuição de provisões, etc.

Potencial para reforçar a exclusão

Possuir rotas de consulta alternatives e planos flexíveis para server aqueles excluídos por procedimentos mais estabelecidos. Re-examinar os princípios do programa, as atitudes, as práticas e a literatura/comunicações.

Referências

Documentos relacionados

De maneira específica, analisou-se o comportamento das seguintes propriedades: índices de vazios, teor de absorção de água, massa específica real, consistência através da

O trabalho consta de uma pesquisa para o levantamento do número de tratores e seus respectivos fabricantes, ano de fabricação, tipo de tração e faixas de potência

Segundo Anríquez e Stamoulis (2007), a agricultura permanece como uma importante força motora do crescimento e estratégica para o desenvolvimento socioeconômico,

(núcleo do sujeito, por exemplo), de um termo integrante (objetos, complemen- tos nominais, agentes da passiva) ou mesmo de outros termos acessórios, como os adjuntos adverbiais e

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA COMISSÃO PERMANENTE DE EXAMES - COPEX #.. SUELEN GOMES

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o

Liquid Glass Coating Industrial - Preços a vista em Reais FOB - Pomerode - SC - JAN´2016.. Produtos para Superfícies

a) ser servidor ativo da Administração Municipal – sede da unidade remota. b) possuir Certificado de Ensino Médio Reconhecido pelo MEC. c) possuir experiência