• Nenhum resultado encontrado

LINGÜÍSTICA Disposição das vagas de acordo com o anexo 1 deste Edital.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LINGÜÍSTICA Disposição das vagas de acordo com o anexo 1 deste Edital."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL

De ordem do diretor da Faculdade de Letras, e de acordo com a legislação em vigor, faço público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para o Exame de Seleção para os Cursos de Pós-Graduação em nível de DOUTORADODOUTORADODOUTORADODOUTORADO oferecidos pela Faculdade de Letras da UFRJ para ingresso no segundo semestre de 2008.

PROGRAMAS, ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO LINHAS DE PESQUISA E OPÇÕES NÚMERO DE VAGAS

LETRAS (CIÊNCIA DA LITERATURA) Áreas de Concentração:

Teoria Literária 03

Poética 01

Literatura Comparada 01

LETRAS (LETRAS CLÁSSICAS) Culturas da Antigüidade Clássica

O Discurso Latino Clássico e Humanístico 05 Modos e Tons do Discurso Grego 05 LETRAS (LETRAS VERNÁCULAS)

Áreas de Concentração:

Língua Portuguesa 01

Literatura Portuguesa 02

LETRAS NEOLATINAS

Estudos Lingüísticos Neolatinos

Opção Língua Espanhola 05

Opção Língua Francesa 05

Opção Língua Italiana 05

Estudos Literários Neolatinos

Opção Literaturas Hispânicas 05 Opção Literaturas de Língua Francesa 05 Opção Literatura Italiana 05 LINGÜÍSTICA

Disposição das vagas de acordo com o anexo 1 deste Edital.

1 - As inscrições serão realizadas de 07 a 11 de abril de 2008, no horário das 10h30min às 15h30min, na sala F-309, Secretaria de Pós-Graduação, Faculdade de Letras da UFRJ, av. Horácio Macedo, 2.151 – Módulo Acadêmico III, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, CEP: 21941-917 Rio de Janeiro, RJ.

Obs. : Os candidatos que moram em outro estado poderão fazer sua inscrição pelo correio, desde que a data de postagem atenda o prazo de inscrição para o Exame de Seleção.

(2)

a) O candidato poderá inscrever-se para o Exame de Seleção de somente um Programa. 2 - As inscrições deverão ser feitas mediante a apresentação dos seguintes documentos;

a) 01 (uma) cópia (autenticada em cartório) do diploma de graduação;

Obs. : O candidato que concluiu a graduação na Faculdade de Letras da UFRJ não precisa autenticar a cópia do diploma, desde que apresente o documento original para conferência; b) 01 (uma) cópia (autenticada em cartório) do diploma de mestre ou de um documento

que comprove a defesa da dissertação de mestrado;

Obs. 1: O candidato que concluiu o Mestrado na Faculdade de Letras da UFRJ não precisa autenticar a cópia do diploma, desde que apresente o documento original para conferência; Obs. 2: O aluno que está cursando Mestrado em fase de dissertação pode inscrever-se para a Seleção de Doutorado mediante apresentação de Declaração exarada por órgão competente (comprovação de aprovação de sua banca de defesa; comprovação de seu orientador da previsão de defesa e comprovação de aprovação do Coordenador do Programa para o qual o candidato deseja prestar exame). Em caso de aprovação, a matrícula desse aluno só poderá ser feita com apresentação da comprovação da conclusão do Mestrado, até o prazo máximo de inclusão em disciplina do respectivo período de ingresso no mestrado para o qual o concurso é feito. Não sendo satisfeita esta exigência, o candidato aprovado será desclassificado e, para a vaga daí decorrente, será convocado o candidato que tiver obtido classificação imediatamente posterior.

c) 01 (uma) cópia do histórico escolar do Mestrado; d) 01 (uma) fotografia 3x4;

e) declaração de aprovação em prova de Língua Estrangeira feita no Mestrado com data da realização da prova (o candidato que fez o Mestrado na Faculdade de Letras, UFRJ, está isento da apresentação dessa declaração por já existir documento comprobatório na instituição);

f) 03 (três) cópias do memorial, anteprojeto e curriculum vitae comprovado (por meio de fotocópia comum dos documentos pertinentes);

g) 01 (uma) via da ficha de inscrição devidamente preenchida (obter no site www.letras.ufrj.br/pgletras, ou tirar cópia na xerox na própria Faculdade de Letras); 3 – O processo de seleção para ingresso no Doutorado compreende as seguintes etapas, de caráter

obrigatório, de acordo com o Programa pretendido pelo candidato:

3.1 – Programas de Ciência da Literatura, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Vernáculas:

a) satisfação dos requisitos constantes do item 2 (dois) deste edital;

b) prova de Conhecimento Específico com nota mínima de aprovação 07 (sete);

c) exame de argüição pela Comissão Examinadora do memorial e do anteprojeto apresentados pelo candidato. A nota mínima para aprovação é 07 (sete);

d) prova de suficiência em Língua Estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano) diferente da do Mestrado, com nota mínima de aprovação 07 (sete).

e) avaliação do anteprojeto e do curriculum vitae do candidato pela Comissão Examinadora; 3.2 - Programa de Lingüística

a) satisfação dos requisitos constantes do item 2 (dois) deste edital;

b) Avaliação do anteprojeto e do curriculum vitae do candidato pela Comissão Examinadora aos quais será atribuído o conceito APTO ou NÃO-APTO.

c) exame de argüição pela Comissão Examinadora dos anteprojetos indicados como APTOS na etapa anterior, com nota mínima de aprovação 07 (sete);

(3)

d) prova de suficiência em Língua Estrangeira, diferente do Mestrado, com nota mínima de aprovação 07 (sete).

4 – Estarão dispensados da prova de Conhecimento Específico os candidatos ao Doutorado que: 4.1 – No caso do Programa de Ciência da Literatura, forem portadores do título de Mestre em Ciência da Literatura, Áreas de Concentração: Teoria Literária, Literatura Comparada ou Poética.

4.2 – No caso do Programa de Letras Clássicas, forem portadores do título de Mestre com ênfase na mesma Linha de Pesquisa pretendida.

4.3 No caso do Programa de Letras Neolatinas, que portadores do título de Mestre (obtido no Programa) na mesma área de concentração.

4.4 No caso do Programa de Letras Vernáculas, forem portadores do título de Mestre em Letras Vernáculas, Áreas de Concentração: Língua Portuguesa, e Literatura Portuguesa.

5. Estão dispensados da prova de suficiência em Língua Estrangeira os candidatos ao Programa de Letras Neolatinas que sejam portadores de diploma de Mestrado em Área de Concentração ou Linha de Pesquisa relativa a um dos seguintes idiomas: espanhol, italiano ou francês.

6. Do calendário:

As avaliações de que trata o item 3 serão realizadas conforme calendário abaixo. 7. Da duração das provas:

A Prova de Conhecimento Específico terá a duração de 3 (três) horas e a de Língua Estrangeira, 2 (duas) horas.

8. Da revisão de provas:

8.1 – O candidato poderá ter vista de prova de acordo com o calendário abaixo.

8.2 – O candidato poderá solicitar revisão de prova por escrito, junto à Secretaria de Pós-Graduação de acordo com o calendário abaixo.

8.3 - A revisão de provas ocorrerá de acordo com o calendário abaixo. 9. A classificação para ingresso no DOUTORADO será feita:

9.1 - No caso dos Programa de Letras Clássicas, Ciência da Literatura e Letras Neolatinas e Letras Vernáculas, pela nota do Anteprojeto (ou da média entre esta e a nota da prova de Conhecimento Específico, quando for o caso do candidato).

9.2 - No caso do Programa de Lingüística, pela média entre as notas da argüição do Anteprojeto e da prova de língua estrangeira.

10. O desempate para o ingresso no DOUTORADO será feito

10.1 - No caso do Programa de Ciência da Literatura, havendo empate na média, o desempate será feito, primeiro, pela melhor nota da prova de Conhecimento Específico (quando for o caso do candidato), depois, pela melhor nota da avaliação conjunta do

(4)

anteprojeto e do curriculum vitae e, por fim, pela melhor nota do exame de argüição do memorial e do anteprojeto apresentados pelo candidato.

10.2 - No caso do Programa de Letras Clássicas, caberá a decisão ao Programa.

10.3 - No caso do Programa de Letras Vernáculas, serão levados em consideração o curriculum vitae e o histórico escolar do Mestrado.

10.4 – No caso do Programa de Letras Neolatinas, serão consideradas, pela ordem, a nota da Argüição do Memorial e do Pré-projeto.

10.5 – No caso do Programa de Lingüística, será considerada primeiro a nota de argüição do Anteprojeto e, em seguida, a nota da prova de língua estrangeira.

11. Exceto no Programa de Lingüística, o candidato aprovado no exame de Conhecimento Específico que não obtiver a aprovação no exame de Proficiência em Língua Estrangeira poderá candidatar-se no próximo Exame de Seleção em que houver vagas para o Programa pretendido. Neste caso, o candidato fará somente a prova de Língua Estrangeira. A sua matrícula estará condicionada à classificação que obtiver dentre os candidatos aprovados em todas as fases do Exame de Seleção a que o candidato estiver submetendo-se.

12. Para a efetivação da matrícula, o candidato selecionado deverá apresentar os documentos abaixo: a) 01 (uma) cópia da carteira de identidade;

b) 01 (uma) cópia do CPF;

c) 01 (uma) cópia do título de eleitor;

d) 01 (uma) cópia do certificado de reservista;

e) 01 (uma) estrangeiro: cópia da carteira de estrangeiro;

Obs. 1: Os candidatos terão o prazo de 24 horas para entrar com pedido de recurso após a divulgação do resultado de cada prova.

Obs. 2: Os documentos dos candidatos não selecionados estarão à disposição dos interessados, pelo prazo de 1(um) ano, a partir do término do concurso. Após esse período, serão incinerados.

(5)

ANEXO 1

Programa de Pós-Graduação em Lingüística Vagas 2008/2

Gramática na Teoria Gerativa

PROFESSOR MESTRADO DOUTORADO

Aniela Improta 02 00

Miriam Lemle 02 00

Mecanismos Funcionais do Uso da Língua

PROFESSOR MESTRADO DOUTORADO

Lilian Ferrari 00 01

Mário Martelotta 00 01

Estudo das Línguas Indígenas Brasileiras

PROFESSOR MESTRADO DOUTORADO

Bruna Franchetto 03 02

Marília Facó 02 01

Marcus Maia 02 00

Língua e Sociedade

PROFESSOR MESTRADO DOUTORADO

Maria da Conceição Paiva 02 02

Cecília Mollica 03 01

Tecnologia Lingüística e Materiais Pedagógicos

PROFESSOR MESTRADO DOUTORADO

(6)

PÓS-GRADUAÇÃO – FACULDADE DE LETRAS EXAME DE SELEÇÃO 2O SEMESTRE DE 2008

MESTRADO e DOUTORADO

ETAPAS DATAS

PERÍODO DE INSCRIÇÃO - Todos os cursos 07 a 11/04/08 – 10:30 às 15:30 h (2a à 6a feira)

PROVA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO 07/05/2008 - (4ª feira) - 13:00 h MESTRADO E DOUTORADO

Letras Clássicas – Letras Vernáculas – Letras Neolatinas - Ciência da Literatura - Resultado, Vista de Prova

Pedido de Revisão de Prova

14/05/2008 - (4ª feira) - 11:00 às 12:30h 14/05/2008 - (4ª feira) - 13:00 às 14:00h Resultado da Revisão de Prova 16/05/2008 - (6ª feira) 11:00 h

MESTRADO – ARGUIÇÃO DO ANTEPROJETO Letras Clássicas – Letras Vernáculas - Letras Neolatinas

– Lingüística Ciência da Literatura

Arguição dos aprovados na 1a etapa 19 e 20/05/2008 - (2ª e 3o feira) 10:00

h

Resultado da Arguição 26/05/2008 – (2a feira ) 11:00 h

DOUTORADO – ARGUIÇÃO DO ANTEPROJETO

Arguição do Projeto – Programa de Lingüística 15/05/2008 – (5a feira) 10:00 h

Arguição do Projeto – Demais Programas Resultado

21/05/2008 - (4ª feira) 10:00 h 26/05/2008 - (2ª feira) 15:00 h PROVA DE LÍNGUA INSTRUMENTAL

MESTRADO E DOUTORADO Todos os cursos

30/05/2008 - (6ª feira) 13:00 h Resultado e Vista de Prova

Pedido de Revisão de Prova

04/06/2008 - (4ª feira) 11:00 às 12:30 h 04/06/2008 - (4ª feira) 13:00 às 14:00 h Resultado de Revisão de Prova 06/06/2008 - (6ª feira) 11:00 h

CLASSIFICAÇÃO 09/06/2008 - (2ª feira) 11:00 h MATRÍCULA – MESTRADO E DOUTORADO 13/06/2008 - (6ª feira) 10:30 às 15:30h

Referências

Documentos relacionados

1. As seguintes fórmulas não são wffs. Algumas das expressões a seguir são wffs, outras não. Para as que são wff, diga como foram construídas a partir das regras de formação e,

Sucesso monumental, tanto de crítica quanto de público (mais de 3 milhões de espectadores na França), o filme obtém o Grande Prêmio do Júri e, depois, o César de Melhor filme

próximos, para fazermos o bem a todos, permanecendo no Senhor Christo, assim como Êle permanece em nós. Deus

6.5 Até o final do desenvolvimento do projeto, os itens patrimoniáveis (equipamentos e bens permanentes), adquiridos com recursos do presente edital, deverão ser patrimoniados na ICT

método psicanalítico que tem primazia sobre as teorias e técnicas, toda vez que o empregamos devemos conservar um posicionamento de máxima proximidade ao acontecer

Trabalho de igual valor, para os fins deste Capítulo, será o que for feito com igual produ vidade e com a mesma perfeição técnica, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço

Todos os escritores supracitados escreveram autobiografias, porém, a maior parte o fez como uma das últimas realizações de sua carreira literária, depois de já ultrapassado o

Sem pagar foro ao senhor de engenho, sabe-se que o mestre habita a casa desde criança, herdada do pai (também seleiro) que, após cometer um crime em Goiana – “Vim para aqui com o