• Nenhum resultado encontrado

Credenciamento de fornecedores no Cartão BNDES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Credenciamento de fornecedores no Cartão BNDES"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Credenciamento de fornecedores

no Cartão BNDES

(2)

Introdução

Este manual destina-se a orientar os fabricantes ou prestadores de serviços autorizados pelo BNDES e

distribuidores indicados na solicitação do credenciamento como fornecedor no site do Cartão BNDES

(www.cartaobndes.gov.br).

Caso a empresa fabricante já esteja credenciada como fornecedora no site do Cartão BNDES e pretenda indicar outra(s) empresa(s) como distribuidora(s) de seus produtos, deverá consultar o

Manual do Fabricante – Indicação de Distribuidores.

1

. O Cartão BNDES.

O Cartão BNDES é uma linha de crédito rotativa e pré-aprovada destinada à aquisição de itens necessários às atividades das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que tenham fabricação no país e que estejam cadastrados no site do Cartão, por fornecedores devidamente credenciados.

2

. Quais são as vantagens para o fornecedor?

O fornecedor poderá oferecer, aos clientes portadores do Cartão BNDES, financiamento automático em até 48 meses, com recebimento das vendas em 30 dias, após o registro da nota fiscal no site do Cartão.

3

. Quem pode solicitar o credenciamento no site do Cartão BNDES?

3.1) Como fabricante:

Empresas de qualquer porte, fabricantes de bens e insumos de setores autorizados pelo BNDES, com índice de nacionalização mínimo de 60%, necessários às atividades das micro, pequenas e médias empresas.

Fabricantes de partes, peças e componentes para bens de capital de uso industrial, desde que atendido o índice de nacionalização mínimo de 60%. O fabricante deverá ter site próprio na Internet, onde constem informações sobre a empresa e a(s) característica(s) do(s) produto(s) fabricado(s).

Fabricantes de componentes para informática e automação industrial dos quais trata a chamada “Lei de Informática”, desde que cumprido o Processo Produtivo Básico (PPB) pertinente.

Empresas montadoras de equipamentos de informática que possuam registro de PPB junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Acesse o site www.mcti.gov.br para obter mais informações quanto à obtenção do registro.

(3)

No caso de materiais, componentes e sistemas construtivos destinados à construção civil, as empresas fabricantes deverão estar qualificadas no Programa Setorial da Qualidade (PSQ), no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades

(http://www2.cidades.gov.br/pbqp-h/index.php), ou apresentar certificação no âmbito do Sistema

Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC), emitida por Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado pelo INMETRO.

Empresas brasileiras desenvolvedoras de softwares, que sejam detentoras da propriedade intelectual e utilizem recursos humanos residentes no Brasil. Observa-se que os mesmos já têm de estar desenvolvidos, mesmo que necessitem de uma customização posterior. A empresa desenvolvedora precisa, ainda, possuir site próprio na Web, em que constem os produtos que pretende credenciar. Não são passíveis de credenciamento os serviços de desenvolvimento de software, nem aqueles que caracterizem periodicidade, como suporte ou custo mensal de licenciamento.

Oficinas instaladoras de kit GNV que possuam o Certificado de Registro de Instalador (CRI), do INMETRO, válido. Consulte o site www.inmetro.gov.br para obter mais informações quanto à obtenção do registro.

• Fabricantes dos seguintes itens, desde que atendidas as respectivas regras:

Produto Regras

BARCOS

Embarcações destinadas à pesca e transporte de pessoas, com tamanho inferior a 20 pés e motorização inferior a 200 HP. Independente de seu tamanho e potência, podem ser credenciadas lanchas destinadas a utilidades específicas como manutenção e reparo, serviço médico e odontológico, combate a incêndio etc. Não são passíveis de credenciamento veleiros e quaisquer embarcações com uso destinado para lazer.

AUTOPEÇAS

Autopeças destinadas a veículos pesados e agrícolas, como caminhões, ônibus, tratores, implementos rodoviários, agrícolas e industriais. Deverão ser cadastradas por seu fabricante ou montadora. No primeiro caso, é necessário incluir no início da descrição do produto no site do Cartão BNDES: “PEÇA DE FABRICAÇÃO PRÓPRIA”. No segundo caso, a empresa deverá comprovar a exclusividade da comercialização do produto informado, por meio de contrato celebrado entre esta e o fabricante, além de indicar na descrição do produto no site do Cartão: “PEÇA FABRICADA POR TERCEIROS, COM CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE”. Em ambos os casos, na descrição, além do texto mencionado anteriormente, deverá constar: “VENDA MÍNIMA POR PRODUTO: R$ 100,00”

PNEUS Pneus para ônibus, caminhões, tratores, máquinas agrícolas e rodoviárias, além de pneus para motos

até 250cc, triciclos e quadriciclos.

MÁQUINAS IMPORTADAS

PARA O SETOR DE CONFECÇÃO

Apresentar ao BNDES a seguinte documentação: − Cópias do Contrato ou Estatuto Social e alterações;

− comprovação de autorização de importação junto ao SISCOMEX (tela do RADAR, da Secretaria da Receita Federal);

− notas fiscais de importação recentes para cada um dos produtos em análise; − catálogo descritivo dos produtos a serem credenciados;

− atestado, emitido pelo órgão de classe responsável pela defesa do pleito de ex-tarifário junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) (no caso, a ABRAMACO, Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Máquinas para Costura Industrial, Componentes, Acessórios e Sistemas), confirmando o atendimento às condições de credenciamento referentes à ausência de produção nacional, com base no ex-tarifário.

(4)

• Entidades acreditadas pelo INMETRO ou credenciadas por outros órgãos federais, que prestem serviços de metrologia, normalização, regulamentação técnica e avaliação da conformidade (inspeção, ensaios, certificação e outros procedimentos de autorização).

Instituições de ensino, empresas especializadas e escolas de idiomas que ministrem cursos

presenciais de capacitação ou aperfeiçoamento relacionado às atividades de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, entretenimento e idiomas (inglês e espanhol), desde que atendam

aos critérios estabelecidos nas Políticas Operacionais do BNDES.

Entidades que prestem serviços de acreditação, no caso de hospitais e demais instituições de saúde, segundo os padrões reconhecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Empresas que prestem serviços de design, ergonomia e modelagem de produto e embalagem, desde que seu CNPJ tenha no mínimo 2 anos de constituição, possuam o CNAE 7410-2/01-Design e apresentem site na Internet em que conste portfólio com a prestação desse serviço para um mínimo de três empresas distintas.

Observação: Quando couber, a empresa deverá ter a Inscrição Estadual habilitada na Secretaria

de Fazenda do seu Estado (Sintegra).

3.2

) Como distribuidor:

(5)

4

. Como realizar o credenciamento como fornecedor no site do Cartão BNDES?

A solicitação de credenciamento é realizada por meio do site do Cartão BNDES, na Internet, no endereço www.cartaobndes.gov.br. No menu localizado no lado esquerdo da página inicial do site, deve-se clicar na opção “Seja um Fornecedor Credenciado”.

Ler as instruções sobre a necessidade de afiliação a pelo menos um adquirente; informar o CNPJ e o CNAE Fiscal da empresa, conforme registrado na Receita Federal. A empresa poderá informar o CNAE

Fiscal secundário, caso este seja mais condizente com o produto que se deseja cadastrar no site do

Cartão BNDES.

A empresa também deverá informar para qual “papel” deseja solicitar o credenciamento como fornecedor: como fabricante e/ou como distribuidor, atentando para as restrições existentes para cada um deles.

Observações:

a) Se a empresa possui cadastro no site como portadora do Cartão BNDES (comprador), então o

usuário master cadastrado deverá acessar a área restrita do site com CNPJ, login e senha, clicar em "Seja um Fornecedor" e selecionar a opção desejada (fabricante ou distribuidor);

b) se a empresa já for um fabricante credenciado no site do Cartão BNDES e quiser ser também um

distribuidor, então o usuário master cadastrado deverá acessar a área restrita do site com CNPJ, login e senha e clicar em "Seja um Distribuidor"; e

c) se a empresa já for um distribuidor no site do Cartão BNDES e quiser ser também um fabricante

credenciado, então o usuário master cadastrado deverá acessar a área restrita do site com CNPJ, login e senha e clicar em "Seja um Fabricante".

(6)

4.1

) Solicitação de credenciamento como FABRICANTE:

4.1.1) Identificação da empresa.

Após o preenchimento do CNPJ e do CNAE Fiscal, selecionar a opção “Desejo vender produtos,

FABRICADOS por minha empresa, que atendam às normas do BNDES”:

4.1.2) Verificação de atendimento aos critérios de credenciamento.

Na sequência, ler as informações exibidas nesta tela e, caso a empresa seja passível de credenciamento, clicar no botão “Avançar”.

Digitar os algarismos

correspondentes ao

CNPJ da empresa.

Digitar o número do CNAE Fiscal, contido no Cartão CNPJ da Receita Federal.

(7)

4.1.3) Aceite das normas de utilização do site.

Ler atentamente as normas de utilização do site do Cartão BNDES e, caso esteja de acordo, clicar no botão “Aceito”.

4.1.4) Escolha da(s) adquirente(s) e preenchimento da proposta de afiliação.

Escolher a(s) adquirente(s) (Cielo, Rede e/ou Cabal Brasil), preencher o formulário da proposta de afiliação e clicar no botão “Avançar”.

Preencher com o

nome fantasia,

conforme cadastro no cartão do CNPJ. Escolher a(s) adquirente(s). Recomenda-se a afiliação tanto na Cielo como na Rede e Cabal Brasil.

Preencher com a razão social, conforme cadastro do cartão do CNPJ. Preencher com o site eletrônico da empresa, caso o possua

(8)

Observação: o

login e a senha do usuário master serão necessários para todos os acessos à área restrita do site do Cartão BNDES.

Preencher os campos

referentes ao usuário

Master da empresa no site do Cartão BNDES. Todos os campos desta

área são de

preenchimento

obrigatório (assinalados com asterisco).

O usuário master é a

pessoa que poderá realizar todas as operações no Portal.

Preencher os dados de contato para o processo de afiliação. Esta será a pessoa contactada pela Cielo, Rede e/ou Cabal Brasil.

O preenchimento do nº do telefone celular é obrigatório.

Informar o principal

produto fabricado pela empresa, evitando siglas, códigos e nomes muito genéricos

Informar o mesmo

endereço que consta na Receita Federal

Pelo menos um dos contatos deverá ser de um sócio ou dirigente da empresa

Memorizar login e senha cadastrados, pois sempre

serão necessários para

(9)

4.1.5) Conferência dos dados da proposta de afiliação.

Nesta tela, conferir os dados preenchidos no formulário da proposta de afiliação e, caso estejam corretos, clicar no botão “Avançar”. Se for necessário corrigir alguma informação, clicar no botão “Voltar”.

(10)

4.1.6) Procedimentos para a afiliação.

O site do Cartão BNDES exibirá uma tela informando todos os procedimentos necessários para a análise de afiliação da empresa, detalhados a seguir.

Procedimentos junto ao BNDES.

Uma vez concluída a solicitação de credenciamento no site, o BNDES avaliará se a empresa atende aos critérios exigidos para tornar-se um fabricante credenciado. Uma vez aprovada, a solicitação será encaminhada às adquirentes selecionadas (Cielo, Rede e/ou Cabal Brasil). A empresa deverá iniciar a montagem do catálogo de produtos no site.

(11)

Procedimentos para a afiliação junto à Cielo.

O fabricante deve possuir conta corrente em um dos seguintes bancos relacionados ao sistema Cielo, onde serão creditadas as vendas realizadas com Cartão BNDES de bandeiras Elo, Mastercard e Visa: Banco do Brasil, Bancoob, Banestes, BRB, BMB, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Sicredi, Banrisul, Citibank, Panamericano, Alfa, Santander/Real, Safra, Rural.

A Cielo fará contato por telefone para agendar uma visita à empresa e dar prosseguimento à afiliação. No momento da visita, o representante Cielo preencherá a proposta de afiliação e receberá da empresa os seguintes documentos:

a) Contrato de Afiliação ao Sistema Cielo;

b) cópia simples do Contrato Social e Alterações, ou Estatuto e Alterações ou Ata de Constituição: · No caso de Sociedade Anônima (S.A.) – Estatuto Social e Ata da Eleição de Diretoria (cópia simples contendo o registro da Junta Comercial);

· se Ltda. – Contrato Social (cópia simples) e alterações;

· se Associações – Estatuto registrado em cartório (cópia simples);

c) cópia simples do cartão do CNPJ (é obrigatório que o endereço da empresa cadastrado no site seja o mesmo que está informado no Contrato Social e no cartão CNPJ);

d) cópias simples do CPF e RG dos sócios (estes documentos poderão ser substituídos pela cópia da CNH);

e) comprovante de domicílio bancário:

· extrato de conta corrente em papel, com DAC ou DV*, ou · extrato de ATM (caixa eletrônico), com DAC ou DV*, ou · print de tela emitido pelo Banco Domicílio, com DAC ou DV*.

· O extrato de internet banking será válido como documento, desde que tenha descrito o CNPJ e a razão social da empresa.

* DAC ou DV – dígito verificador da conta corrente

Os contatos da Cielo são:

a) Telefone:

•0800 570 4600 (demais localidades)

•4002-5600 (capitais e regiões metropolitanas)

(12)

Procedimentos para a afiliação junto à Rede.

O fabricante deve possuir conta corrente em um dos seguintes bancos relacionados ao sistema Rede, onde serão creditadas as vendas realizadas com Cartão BNDES de bandeira Mastercard: Banco de Brasília, Banco do Brasil, Bancoob, Banrisul, CEF, ABN Amnro/Real, Bradesco, Citibank, HSBC, Mercantil Brasil, Santander/Banespa, IBI, Luso Brasileiro, Rural, Safra, Itaú Unibanco, Triangulo, Daycoval, Panamericano, Banese, Banco BVA S.A., Banco Ribeirão Preto, Banco da Amazônia S.A., Banco Cooperativo Sicredi S.A., Banestes S.A., Banco do Estado do Espírito Santo, Banco do Estado de Santa Catarina S.A. (BESC), Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), Banco Fibra S.A..

A Rede entrará em contato para solicitar a documentação necessária à afiliação:

a) Ata de Constituição e Estatuto Social, se couber; ou

b) cópia de Contrato Social e alterações;

c) cópia de CIC e RG dos sócios;

d) cópia de Comprovante Domicílio Bancário;

e) cópia do cartão CNPJ;

f) Proposta de Credenciamento e Adesão de Estabelecimento ao Sistema Rede, já devidamente preenchida; e

g) Contrato de Afiliação ao Sistema Rede, com visto do responsável pela empresa.

Contato com a Rede pode ser realizado através do telefone – 0800-728-0005 (demais localidades) ou 3003-0005 (capitais e regiões metropolitanas) de segunda a sexta, das 8h às 19h.

(13)

Procedimentos para a afiliação junto à Cabal Brasil.

A Cabal fará um contato telefônico para efetuar a afiliação e poderá solicitar a seguinte documentação: a) Cópia simples do Contrato Social e suas alterações, ou Estatuto e alterações ou Ata de Constituição: I) no caso de Sociedade Anônima (S.A.) – Estatuto Social e Ata de Eleição de Diretoria (cópia simples contendo registro da Junta Comercial);

II) se Ltda. – Contrato Social (cópia simples) e alterações;

III) se Associações – Estatuto registrado em cartório (cópia simples).;

b) cópias simples do CPF e RG dos sócios ou, em substituição, cópia simples da CNH;

c) comprovante de domicilio bancário, podendo ser o extrato da conta corrente digitalizado ou imagem de uma folha de cheque.

As vendas realizadas com o Cartão BNDES de bandeira Cabal poderão ser creditadas em contas correntes de quaisquer bancos vinculados ao Sistema Financeiro Nacional, que estejam aptos a receber DOC (Documento de Ordem de Crédito) e/ou TED (Transferência Eletrônica Disponível).

•Contato com a Cabal pode ser realizado através do e-mail atendimentobndes@cabal.com.br ou através do telefone – 0800-704-3323 (demais localidades) ou 4007-1823 (capitais e regiões metropolitanas), de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Observação: A montagem do catálogo de produtos no site do Cartão BNDES deve ser iniciada

paralelamente ao processo de afiliação junto à(s) adquirente(s) Cielo, Rede ou Cabal Brasil. Contudo, a solicitação de sua ativação somente será possível após a conclusão da afiliação. Para obter mais informações, acesse o “Manual do Fornecedor - Montagem de Catálogo”.

4.2) Solicitação de credenciamento como DISTRIBUIDOR:

Uma empresa que deseja ser distribuidora só poderá solicitar o credenciamento no site do Cartão BNDES se tiver sido previamente indicada por, pelo menos, um fabricante credenciado. Caso contrário, o site não permitirá dar continuidade ao processo.

(14)

4.2.1) Identificação da empresa.

Após o preenchimento do CNPJ e do CNAE Fiscal, selecionar a opção “Desejo REVENDER produtos,

fabricados por outras empresas credenciadas, que atendam às normas do BNDES”:

4.2.2) Verificação das orientações às empresas distribuidoras.

Na sequência, ler as informações exibidas na tela e, caso a empresa esteja de acordo, clicar no botão

“Avançar”.

Digitar os algarismos

correspondentes ao

CNPJ da empresa.

Digitar o número do CNAE Fiscal, contido no Cartão CNPJ da Receita Federal.

(15)

4.2.3) Aceite dasnormas de utilização do site.

Ler atentamente as normas de utilização do site do Cartão BNDES e, caso a empresa esteja de acordo, clicar no botão “Aceito”.

4.2.4) Escolha da(s) adquirente(s) e preenchimento da proposta de afiliação.

Escolher a(s) adquirente(s) (Cielo, Rede e/ou Cabal Brasil), preencher o formulário da proposta de afiliação e clicar no botão “Avançar”.

(16)

Preencher com o Nome Fantasia, con-forme cadastro no cartão do CNPJ.

Preencher os dados de contato para o processo de afiliação. Esta será a pessoa contactada pela Cielo, Rede

e/ou Cabal. O

preenchimento do nº do

telefone celular é

obrigatório.

Preencher os campos

referentes ao usuário Master da empresa no Portal. Todos os campos desta área

são de preenchimento

obrigatório (assinalados com asterisco).

O usuário masteré a pessoa

que poderá realizar todas as operações no Portal. Preencher com o site eletrônico da empresa, caso o possua. Preencher com a

Razão Social, conforme cadastro do cartão do CNPJ.

Pelo menos um dos

contatos deverá ser de um

sócio ou dirigente da

empresa

Informar o mesmo

endereço que consta na Receita Federal

Memorize login e senha

cadastrados, pois sempre serão necessários para acesso ao Portal.

Escolher a(s) Afilia-dora(s). Recomenda-se a afiliação tanto na Cielo como na Rede e Cabal.

Escolher a(s)

Adquirente(s).

Recomenda-se a

afiliação tanto na

Cielo como na Rede e Cabal.

(17)

4.2.5) Conferência dos dados da proposta de afiliação.

Nesta tela, conferir os dados preenchidos no formulário da proposta de afiliação e, caso estejam corretos, clicar no botão “Avançar”.

(18)

4.2.6 Procedimentos para a afiliação.

O site do Cartão BNDES exibirá uma tela informando todos os procedimentos necessários para a análise de afiliação da empresa, que também detalharemos a seguir.

Uma vez concluída a solicitação no site, esta será encaminhada às adquirentes selecionadas (Cielo, Rede e/ou Cabal Brasil). A empresa deverá verificar se o(s) fabricante(s) credenciado(s) que a indicou(aram) associaram os produtos de seus catálogos que poderão ser comercializados através do Cartão BNDES. Isto poderá ser verificado na área restrita do distribuidor, clicando no menu lateral “Fabricantes”, no nome do fabricante e no botão “Produtos”. Caso os produtos não tenham sido associados, o distribuidor deverá contactar o fabricante e e orientá-lo a fazer esse procedimento.

(19)

Procedimentos para a afiliação junto à Cielo

O distribuidor deve possuir conta corrente em um dos seguinte bancos relacionados ao sistema Cielo onde serão creditadas as vendas realizadas com Cartão BNDES de bandeira Visa: Banco do Brasil, Bancoob, Banestes, BRB, BMB, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Sicredi, Banrisul, Citibank, Panamericano, Alfa, Santander/Real, Safra, Rural.

A Cielo fará uma visita à empresa para efetuar a afiliação. No momento da visita, o representante Cielo preencherá a proposta de afiliação e receberá os seguintes documentos:

a) Contrato de Afiliação ao Sistema Cielo;

b) cópia simples do Contrato Social e Alterações, ou Estatuto e Alterações ou Ata de Constituição: · no caso de Sociedade Anônima (S.A.) – Estatuto Social e Ata da Eleição de Diretoria (cópia simples contendo o registro da Junta Comercial);

· se Ltda. – Contrato Social (cópia simples) e alterações;

· se Associações – Estatuto registrado em cartório (cópia simples);

c) cópia simples do cartão do CNPJ (é obrigatório que o endereço da empresa, cadastrado no site, seja o mesmo que está informado no Contrato Social e no cartão CNPJ);

d) cópias simples do CPF e RG dos sócios (estes documentos poderão ser substituídos pela cópia da CNH);

e) comprovante de domicílio bancário:

· extrato de conta corrente em papel, com DAC ou DV*, ou · extrato de ATM (caixa eletrônico), com DAC ou DV*, ou · print de tela emitido pelo Banco Domicílio, com DAC ou DV*.

· O extrato de internet banking será válido como documento desde que tenha descrito o CNPJ e a razão social da empresa.

* DAC ou DV – dígito verificador da conta corrente

Os contatos da Cielo são:

a) Telefone:

• 0800 570 4600 (demais localidades)

• 4002-5600 (capitais e regiões metropolitanas)

(20)

Procedimentos para a afiliação junto à Rede

O distribuidor deve possuir conta corrente em um dos seguinte bancos relacionados ao sistema Rede, onde serão creditadas as vendas realizadas com Cartão BNDES de bandeira Mastercard: Banco de Brasília, Banco do Brasil, Bancoob, Banrisul, CEF, Bradesco, Citibank, HSBC, Mercantil Brasil, Santander/Banespa, IBI, Luso Brasileiro, Rural, Safra, Itaú Unibanco, Triangulo, Daycoval, Panamericano, Banese, Banco BVA S.A., Banco Ribeirão Preto, Banco da Amazônia S.A., Banco Cooperativo Sicredi S.A., Banestes S.A., Banco do Estado do Espírito Santo, Banco do Estado de Santa Catarina S.A. (BESC), Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), Banco Fibra S.A..

A Rede entrará em contato para solicitar a documentação necessária à afiliação:

a) Ata de Constituição e Estatuto Social, se couber; ou

b) cópia de Contrato Social e alterações;

c) cópia de CIC e RG dos sócios;

d) cópia de Comprovante Domicílio Bancário;

e) cópia do cartão CNPJ;

f) Proposta de Credenciamento e Adesão de Estabelecimento ao Sistema Rede, já devidamente preenchida; e

g) Contrato de Afiliação ao Sistema Rede, com visto do responsável pela empresa.

O contato com a Rede pode ser realizado através do telefone – 0800 728-0005 (demais

(21)

Procedimentos para a afiliação junto à Cabal Brasil

A Cabal fará um contato telefônico com o distribuidor para efetuar a afiliação e poderá solicitar a seguinte documentação:

a) Cópia simples do Contrato Social e suas alterações, ou Estatuto e alterações ou Ata de Constituição: I) no caso de Sociedade Anônima (S.A.) – Estatuto Social e Ata de Eleição de Diretoria (cópia simples contendo registro da Junta Comercial);

II) se Ltda. – Contrato Social (cópia simples) e alterações;

III) se Associações – Estatuto registrado em cartório (cópia simples);

b) cópias simples do CPF e RG dos sócios ou, em substituição, cópia simples da CNH;

c) comprovante de domicílio bancário, podendo ser o extrato da conta corrente digitalizado ou imagem de uma folha de cheque.

As vendas realizadas com o Cartão BNDES de bandeira Cabal poderão ser creditadas em contas correntes de quaisquer bancos vinculados ao Sistema Financeiro Nacional, que estejam aptos a receber DOC (Documento de Ordem de Crédito) e/ou TED (Transferência Eletrônica Disponível).

•Contato com a Cabal pode ser realizado através do e-mail atendimentobndes@cabal.com.br ou através do telefone – 0800-704-3323 (demais localidades) ou 4007-1823 (capitais e regiões metropolitanas) de segunda a sexta, das 8h às 18h.

(22)

4.3) Gerenciamento de adquirentes padrão.

O gerenciamento de adquirentes padrão permite ao fornecedor definir previamente a qual adquirente serão enviadas as autorizações de venda, de acordo com a bandeira do cliente. Com isso, a empresa vendedora poderá administrar suas vendas de acordo com as condições negociadas com as adquirentes às quais é afiliada.

As bandeiras de cartão disponíveis no Cartão BNDES, e os adquirentes que aceitam transações com elas são:

Esta opção só se aplica a fornecedores que estejam nas etapas Homologado ou Fornecedor Ativo.

4.3.1) Selecionando adquirente padrão (a partir da etapa “Homologado”).

Quando o usuário master do fornecedor acessar o site do Cartão BNDES digitando o CNPJ, login e senha, pela primeira vez após sua empresa estar afiliada, aparecerá na área restrita a tela com a opção de realizar a associação entre bandeira e adquirente:

Se for selecionada a opção “nenhum” para todas as associações, o fornecedor não poderá realizar vendas no site, mas se for fabricante estará apto a indicar distribuidores.

Bandeira Adquirentes

Cabal Cabal

Elo Cielo

Mastercard Cielo e Rede

(23)

O fornecedor poderá modificar essa configuração a qualquer tempo, bastando acessar a área restrita do portal, clicar no menu à esquerda, na opção “Adquirentes Padrão”, e em seguida no botão

“Alterar”, conforme as telas a seguir:

(24)

Observação: As alterações podem ser consultadas por meio do botão “Histórico”.

5

.

Como solicitar uma segunda afiliação?

Caso a empresa tenha solicitado, inicialmente, a afiliação por apenas uma das adquirentes (Cielo, Rede ou Cabal Brasil), poderá solicitar posteriormente a afiliação junto a outra adquirente.

Neste caso, o usuário master deverá acessar a área restrita do site do Cartão BNDES (www.cartaobndes.gov.br), digitando o CNPJ, login e senha. Em seguida, clicar na opção “Faça outra

afiliação”, no menu à esquerda, e, na tela seguinte, marcar a opção da adquirente para a qual a

(25)

6

. Como um distribuidor pode solicitar o credenciamento também como fabricante?

O distribuidor deverá acessar o site com seu CNPJ, login e senha e clicar em “Seja um fabricante”, no menu lateral esquerdo.

Serão exibidas as regras de credenciamento para fabricantes. Caso a empresa atenda aos critérios exigidos, clicar em “Avançar”.

Informar o principal produto fabricado pela empresa, evitando siglas, códigos e nomes muito genéricos e clicar em “Solicitar Credenciamento”:

(26)

Concluída a solicitação de credenciamento como fabricante, a proposta será analisada pelo BNDES, seguindo o mesmo processo descrito anteriormente. A montagem do catálogo de produtos no site deverá ser iniciada para acelerar o processo de credenciamento.

7

. Como um fabricante pode solicitar o credenciamento também como distribuidor?

O fabricante deverá acessar o site com seu CNPJ, login e senha e clicar em “Seja um distribuidor”, no menu lateral esquerdo.

Serão exibidas orientações para o credenciamento de distribuidores. Caso esteja de acordo, a empresa deverá clicar em “Avançar”.

(27)

Ler as informações sobre a adesão às normas de utilização do site e clicar em “Tornar-se Distribuidor”:

A empresa deverá ler atentamente as orientações apresentadas; deverá também averiguar se o(s) fabricante(s) credenciado(s) que a indicou(aram) associaram os produtos de seus catálogos que poderão ser comercializados através do Cartão BNDES. Isso poderá ser verificado na área restrita do distribuidor, clicando no menu lateral “Fabricantes”, no nome do fabricante e no botão “Produtos”. Caso os produtos não tenham sido associados, o distribuidor deverá contactar o fabricante e orientá-lo a fazer esse procedimento.

(28)

8

. Como uma empresa que atenda aos critérios exigidos poderá solicitar, de uma

única vez, o credenciamento como fabricante e como distribuidor?

Após o preenchimento do CNPJ e do CNAE Fiscal, selecionar as duas opções: “Desejo vender

produtos, FABRICADOS por minha empresa, que atendam às normas do BNDES” e “Desejo

REVENDER produtos, fabricados por outras empresas credenciadas, que atendam às normas do

BNDES”.

Central de Atendimento do BNDES:

0800-702-6337. Horário de atendimento: é das 8h às 20h, nos dias úteis.

Informações sobre o Cartão BNDES também podem ser obtidas acessando a página inicial do site do Cartão BNDES (www.cartaobndes.gov.br), clicando no menu “Dúvidas”, ou ainda assistindo ao nosso tutorial clicando no menu “Assista ao Tutorial”.

Digitar os algarismos

correspondentes ao

CNPJ da empresa.

Digitar o número do CNAE Fiscal, contido no Cartão CNPJ da Receita Federal.

Referências

Documentos relacionados

Um algoritmo para otimiza¸ c˜ ao global se compromete a encontrar um ponto x , dentre os poss´ıveis valores que x pode assumir, que possui o menor valor de fun¸ c˜ ao

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

É um ato que faz alusão à luta de todas as outras mulheres lésbicas contra as injustiças sociais baseadas nas relações de gênero e sexualidade e, assim,

a) Requerimento de inscrição, disponível no Protocolo da Faculdade Guairacá. c) Fotocópia da Cédula de Identidade, expedida pela Secretaria de Estado de Segurança

51. O sulfato de bário é utilizado como contraste para ra­ diografias. Ainda assim, adiciona-se sulfato de po­ tássio ao contraste, reduzindo ainda mais a solubilidade. Um

(Ufrj 1996) Um feixe de raios luminosos incide sobre uma lente L0, paralelamente ao seu eixo principal e, após atravessá-la, converge para um ponto sobre o eixo principal localizado

Dessa forma fo- ram desenvolvidos três aplicativos para dispositivos móveis com o objetivo de facilitar os planejamentos, melhorar os controles, otimizar os processos e auxiliar

EMENTA: CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS. Hipótese em que a prova dos autos permite concluir que a consignante, por se tratar de instituição de cunho religioso, apesar de