• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 08/2013 PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS CPGCM (MESTRADO ACADÊMICO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 08/2013 PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS CPGCM (MESTRADO ACADÊMICO)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br

EDITAL Nº 08/2013

PROCESSO SELETIVO SUPLEMENTAR PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS – CPGCM 2013.1 (MESTRADO ACADÊMICO)

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, no uso das suas atribuições conferidas pelo Artigo 32 do Estatuto da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF torna público que, no período de 25 de Março de 2013 a 05 de Abril de 2013, exceto em feriados e recessos acadêmicos, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado em Ciência dos Materiais. As inscrições deverão ser realizadas, pessoalmente ou por internet (no sítio http://www.univasf.edu.br/~cpgcm ou http://www.ipcmunivasf.com).

A inscrição presencial deverá ser realizada no Núcleo de Apoio ao Discente (NAD-Juazeiro) da UNIVASF, no Pavilhão de Aulas, ou no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, ambos locais situados no campus Juazeiro, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio. CEP: 48902-300 Juazeiro/BA. Horário de atendimento ao público: das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e recessos acadêmicos. Fone: (74) 2102-7645. Endereço eletrônico: cpgcm@univasf.edu.br.

A inscrição pela internet deverá ser realizada através do sítio

http://www.univasf.edu.br/~cpgcm ou http://www.ipcmunivasf.com, seguindo os procedimentos listados no sítio.

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos, ligar para (74) 2102-7645 em horário comercial.

I- DAS VAGAS.

Serão oferecidas 02 (duas) vagas para o curso de Mestrado em Ciência dos Materiais, com possibilidade de bolsas de estudos das agências FACEPE (uma vaga) e CAPES (uma vaga). A disponibilização da bolsa depende da agência financiadora. As vagas serão distribuídas entre os orientadores do programa. A lista a seguir apresenta o nome do Professor Orientador, o número de vagas que ele oferece, a bolsa a ser concedida (na dependência da agência financiadora), o currículo resumido e a área de pesquisa na qual o professor orientará.

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br

1 – Prof. Dr. Nikifor Rakov Gomes – 1 vaga – Bolsa FACEPE

Doutor em Física (UFPE, 2001) e coordenador do grupo de cerâmicas e nanomateriais fluorescentes, desenvolve novos materiais à base de cerâmicas contendo terras raras e óxidos metálicos com aplicação em fotônica, como dispositivos luminescentes detectores, sensores ópticos, entre outros.

Área de pesquisa: Fabricação e caracterização de pós cerâmicos dopados com terras raras: sistemas geradores de luz branca.

2 – Prof. Dr. Helinando Pequeno de Oliveira – 1 vaga – Bolsa CAPES

Doutor em Física (UFPE 2004) e coordenador do grupo de espectroscopia de impedância e materiais orgânicos, desenvolve novos materiais à base de derivados de carbono, óxidos metálicos e polímeros condutores, com aplicação em músculos artificiais, fármacos inteligentes e fotocatalisadores.

Área de pesquisa: Síntese e caracterização de compósitos polímero condutor/óxidos metálicos.

II- DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO.

Os candidatos ao mestrado em Ciência dos Materiais deverão apresentar, obrigatoriamente, no ato da inscrição, a seguinte documentação:

a) Formulário de inscrição preenchido em modelo próprio, disponível no sítio eletrônico http://www.univasf.edu.br/~cpgcm,;

b) 02 (duas) cartas de recomendação, em formulário próprio, disponível no sítio eletrônico http://www.univasf.edu.br/~cpgcm,, obrigatoriamente de docentes atuantes no Magistério de Ensino Superior e que sejam, preferencialmente, portadores de título de Doutor ou equivalente;

c) 03 (três) fotografias recentes de tamanho de 3 cm x 4 cm;

d) Cópia e original para conferência (no caso de inscrição presencial), ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

• cópia do diploma (ou documento equivalente) de curso de graduação concluído, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento que comprove estar o candidato em condições de se graduar antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação previsto neste edital, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;

• Curriculum Vitae devidamente comprovado;

• Histórico Escolar do curso de graduação concluído; • CPF;

• Documento de identificação com foto recente;

• Registro geral de estrangeiro para os candidatos estrangeiros;

• Prova de quitação das obrigações militares para os candidatos brasileiros do sexo masculino;

(3)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br

e) Declaração de que não exerce atividade remunerada, não tem vínculo empregatício e, em caso de concessão de bolsa, não exercerá atividade remunerada nem terá vínculo empregatício enquanto estiver recebendo a bolsa.

III- DA COMISSÃO DE SELEÇÃO.

A seleção ao Mestrado será realizada por Comissão de Seleção constituída para este fim, formada por três professores do corpo docente do Programa, designados pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais.

IV- DO PÚBLICO ALVO.

Poderão participar do processo seletivo do Mestrado em Ciência dos Materiais portadores de diploma de curso de graduação em Ciências Exatas ou em Ciências da Vida.

V- DO PROCESSO SELETIVO.

A seleção se desenvolverá em três etapas conforme segue:

a) Prova escrita, de caráter eliminatório, constando de temas pré-definidos pela Comissão de Seleção com peso de 50%, conforme descrito no Anexo I;

b) Projeto de pesquisa em uma das áreas de pesquisa listadas no item I do edital, assinado pelo respectivo Professor Orientador, que deverá ser entregue impreterivelmente até o começo da prova escrita (dia 08 de Abril de 2012, às 08:00 h). O Projeto de pesquisa tem caráter classificatório e peso de 30%, mas a não apresentação do mesmo eliminará o candidato do processo seletivo.

c) Análise de Histórico Escolar de Graduação e Curriculum Vitae com peso de 20% (classificatório), pontuado conforme descrito no Anexo II;

VI- DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA.

A prova escrita será realizada no dia 08 de Abril de 2012, das 08:00 h às 11:h , com duração de 3 (três) horas.

Para participar dessa etapa da seleção o candidato deverá apresentar documento de identificação com foto recente. A prova escrita será realizada no Auditório do Instituto de Pesquisas em Ciência dos Materiais (IPCM). Excepcionalmente poderá ser permitida a realização da prova em locais fora da UNIVASF, o que será analisado pela Comissão Organizadora.

Durante a realização da prova escrita será permitida apenas a utilização de caneta esferográfica azul ou preta, sendo vedada a utilização de quaisquer aparelhos eletro-eletrônicos sob pena de eliminação.

O candidato que faltar à prova escrita será eliminado automaticamente. VII- DO RESULTADO DA SELEÇÃO.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site www.univasf.edu.br/~cpgcm e afixado nos campi da UNIVASF, em 08 de Abril de 2013, a partir das 18h.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br

VIII- DA PONTUAÇÃO NA PROVA ESCRITA.

A nota da prova escrita será igual a pontuação de 0 (zero) a 10 (dez) pontos obtida pelo candidato com peso de 50% (cinquenta por cento) da pontuação final. Os candidatos com nota menor do que 5,0 pontos na prova escrita serão eliminados do processo seletivo.

IX- DA PONTUAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA.

A pontuação do projeto de pesquisa será classificatória, de 0 (zero) a 10 (dez) pontos , conforme o Anexo III. A nota de Projeto de Pesquisa valerá 30% (trinta por cento) da pontuação final. A não apresentação do mesmo eliminará o candidato do processo seletivo.

X- DA PONTUAÇÃO DO HISTÓRICO ESCOLAR DE GRADUAÇÃO/CURRICULUM VITAE.

A pontuação do histórico escolar de graduação e do curriculum vitae será normalizada para um valor máximo de 10 (dez) pontos e esse valor normalizado terá um peso de 20% (vinte por cento) para o cálculo da pontuação final.

XI- DA CLASSIFICAÇÃO FINAL.

A pontuação final do processo seletivo será calculada a partir da seguinte fórmula: PF = 0,2 x P

C + 0,3 x Pp + 0,5 x PE, onde:

“PF” = Pontuação Final, “P

C” = pontuação do Histórico/Curriculum, “Pp” = pontuação do

Projeto de Pesquisa e “P

E” = Pontuação da Prova Escrita.

XII- DA MATRÍCULA.

A matrícula será realizada no período de 10 de Abril de 2013 a 12 de Abril de 2013, na UNIVASF, Campus Universitário de Juazeiro, no Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510 - Santo Antônio. CEP: 48902-300 Juazeiro/BA. O candidato selecionado deverá apresentar-se para matrícula portando documento de identidade com foto recente.

A matrícula só poderá ser realizada pelo próprio candidato ou por representante munido de procuração com poderes específicos. O não-comparecimento do candidato aprovado para a matrícula implica na desistência automática da vaga do mestrado.

Cumprido o prazo de matrícula e ocorrendo vagas serão convocados candidatos suplentes, seguindo rigorosamente a ordem de classificação dos aprovados.

(5)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br XIII- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS.

a) Será eliminado, a qualquer época, mesmo depois de matriculado, o candidato que, comprovadamente, tiver feito uso de documentos e/ou informações falsas ou de outros meios ilícitos para ter acesso ao curso de mestrado em Ciência dos Materiais.

b) O Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais não se responsabiliza por despesas com deslocamento e alimentação dos candidatos. c) O candidato, ao se inscrever, aceita todas as condições contidas neste Edital,

não cabendo quaisquer recursos contra as determinações por ele fixadas. d) O cronograma de execução deste processo seletivo encontra-se no Anexo IV

deste Edital.

e) Recursos poderão ser encaminhados, dentro do prazo regulamentar (estabelecido no Anexo IV) para a Comissão de Seleção, configurando como instância final deliberativa a Câmara de Pós-Graduação da UNIVASF.

f) Fica fazendo parte integrante deste Edital a Resolução 02/2007 do CONUNI. g) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Gestora deste Processo

Seletivo.

h) Esse edital terá validade até o dia 30 de maio de 2013, não tendo validade para o Processo Seletivo 2013.2

Petrolina, 22 de março de 2013.

Prof. Helinando Pequeno de Oliveira

(6)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br

ANEXO I

PROGRAMA DA PROVA ESCRITA

1. Classificação dos Materiais

Bibliografia Básica Sugerida (o que não impede o candidato de consultar outras fontes pertinentes):

Callister, W.J., Ciência e Engenharia dos Materiais: Uma Introdução, 7ª edição, LTC, 2008

(7)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br ANEXO II

ITEM/DESCRIÇÃO PONTUAÇÃO

MÁXIMA

1. HISTÓRICO ESCOLAR DE GRADUAÇÃO 20

2. PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS 20

3. COMUNICAÇÕES EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS 10

4. DESENVOLVIMENTO OU GERAÇÃO DE TRABALHOS

COM PEDIDO DE REGISTRO DE PATENTE 10

5. LIVROS 5

6. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES (MONITORIA E/OU

INICIAÇÃO CIENTÍFICA) 5

TOTAL DE PONTOS (MÁXIMO) 70

* O Histórico escolar de graduação será pontuado pela média ponderada das notas/conceitos em disciplinas de graduação, onde os pesos são as horas/aula de cada disciplina, normalizada a um máximo de 10.

(8)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br

ANEXO III

CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Assinaturas do Candidato e do Professor Orientador

Obrigatório (projeto sem as assinaturas serão desclassificados)

Pertinência do projeto com a área de pesquisa

2,50 pontos Capacidade de realização no tempo

previsto (24 meses)

2,50 pontos Interação entre Áreas de Pesquisa

e/ou Colaborações Externas e/ou Internas

2,50 pontos

(9)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPGI

Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, CEP: 56.304-917 Petrolina - PE Fone 087 2101-6795 – Fax 087 2101-6798

www.univasf.edu.br/ e-mail: prppg@univasf.edu.br

ANEXO IV

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

EVENTO PERÍODO

Período de Inscrições 25/03/2013 a 05/04/2013

Prova 08/04/2013

Divulgação do Resultado da

Seleção 08/04/2013

Prazo para recursos junto ao Colegiado de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais

09/04/2013 Homologação final do

processo de seleção 09/04/2013

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo segundo – Não ocorrendo a citada homologação por responsabilidade do SESI-SP, em até 30 (trinta) dias após o prazo máximo para o pagamento das

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

São eles: o aprofundamento nos conhecimentos sobre a formulação do método dos elementos de contorno para problemas elastostáticos tridimensionais, utilizando as soluções

O tribunal, ao julgar recurso, majorará os honorários fixados anteriormente levando em conta o trabalho adicional realizado em grau recursal, observando, conforme o caso, o

O direito processual civil, inserido no direito público, refere-se ao conjunto de normas jurídicas que regulamentam a jurisdição, a ação e o processo, como forma de se

Princípios e singularidades do Direito Processual do Trabalho. Organização da Justiça

11 – TEORIA GERAL DO DIREITO PÚBLICO E PRIVADO

Pela norma regulamentar n. o 7/2006-R, de 30 de Agosto, o Instituto de Seguros de Portugal, nos termos e ao abrigo do referido Decreto-Lei n. o 83/2006, de 3 de Maio, aprovou o