• Nenhum resultado encontrado

CATÁSTROFES E GRANDES DESASTRES IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DA PROTEÇÃO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATÁSTROFES E GRANDES DESASTRES IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DA PROTEÇÃO CIVIL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

Ao evocar os 260 anos do Terramoto de 1755, a Câmara Municipal de Lisboa, através do Programa que agora se apresenta, pretende levar a cabo um conjunto de atividades e manifestações alusivas à memória desta grande catástrofe de origem natural.

Mais do que um mero registo histórico, a finalidade deste conjunto de ações assenta no pressuposto de promoção de um maior conhecimento sobre as características associadas aos perigos, vulnerabilidades e riscos dos fenómenos sísmicos. Abrangendo vários públicos e envolvendo vários protagonistas, de forma diversificada e integrada, pretende constituir um marco na afirmação de uma cultura de segurança da população de Lisboa e, inerentemente, no reforço de uma cidade cada vez mais resiliente.

A Câmara Municipal de Lisboa considera, por isso, que este é um projeto de toda a cidade, seja quem nela vive, estuda, trabalha e, também, quem nos visita.

(3)

LANÇAMENTO DO LIVRO

CATÁSTROFES E GRANDES DESASTRES

Da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Carlos Marques, constitui o segundo volume da Coleção ‘Seguros e Cidadania’, editada pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

‘LISBOA CIDADE + RESILIENTE + SEGURA, 260 anos do Terramoto de 1755’

16h | Paços do Concelho | Sala do Arquivo

SESSÃO DE (IN)FORMAÇÃO

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DA PROTEÇÃO CIVIL

Esta iniciativa integra as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, 1 de março, e tem por objetivo reforçar a articulação com os jornalistas e media na abordagem de situações de acidente grave e/ou catástrofe, contribuindo para uma cultura de prevenção e segurança.

26JAN.

15

15

Serviço Municipal de Proteção Civil

(4)

CONFERÊNCIA EUROPEIA GOVERNAÇÃO

DO RISCO DE DESASTRES NATURAIS – DESAFIOS DE HYOGO

Refletir, debater e orientar estratégias sobre o modo como as políticas públicas de governação do risco se orientaram no Quadro de Ação de Hyogo, expressando as perspetivas para os próximos anos. Participam nesta conferência representantes da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Comissão Europeia e ONU. A conferência é aberta à sociedade civil e entidades dos setores públicos e privado.

DIA DA UNIDADE do RSB

O Regimento de Sapadores Bombeiros comemora a 19 de Maio, Dia da Unidade, 620 anos de existência desde a publicação da carta Régia de D. João I, datada de 25 de Agosto de 1395.

Assinalar esta data é respeitar e preservar a tradição, contribuindo para a memória e divulgação do trabalho desenvolvido por estes profissionais, renovando publicamente o seu compromisso perante o executivo municipal e os munícipes.

7MAI.

15

19MAI.

15

(5)

WORKSHOP

O TERRAMOTO DE 1755

NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA E CONCELHOS LIMÍTROFES

Refletir sobre os eventos sísmicos ocorridos no passado (desde 1755 até ao presente) na área de Lisboa e a preparação atual para responder a um futuro fenómeno sísmico na AML.

Envolver as câmaras municipais da AML no contexto das medidas implementadas ou a implementar no âmbito da prevenção, mitigação e resposta ao risco sísmico

Apresentação e discussão do Plano Especial de Emergência do Risco Sísmico da Área Metropolitana de Lisboa e Concelhos Limítrofes.

JULHO

15

Forum Lisboa | Av. de Roma DEMONSTRAÇÃO

E MEIOS DOS AGENTES DE PROTEÇÃO CIVIL

SEGURANÇA E SOCORRO EM LISBOA

Divulgar as valências que integram o sistema Municipal e Nacional de Proteção Civil através de exposição e demonstração dos meios humanos e materiais de cada entidade, fora do contexto de emergência.

Veículos e valências dos agentes de Proteção Civil:

• Corpos de Bombeiros (Regimento de Sapadores de Bombeiros e Bombeiros Voluntários);

Forças de Segurança (Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana);

• Forças Armadas (Força Aérea, Marinha, Exército);

• Autoridade Marítima e Aeronáutica;

• INEM e serviços de saúde;

• Cruz Vermelha Portuguesa, em especial dever de colaboração.

JULHO

15

(6)

2015 WORLD RESCUE CHALLENGE

Portugal, através da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, foi escolhido para a Edição de 2015 do World Rescue Challenge (WRC). O evento reúne equipas de classe mundial em ações de resgate e desencarceramento, numa competição anual criada para desafiar o pessoal de emergência e aumentar o conhecimento sobre a problemática da mortalidade nas estradas e as lesões associadas aos acidentes rodoviários.

14-18

OUTUBRO

WORLD

RESCUE

CHALLENGE

LISBOA 2015

Pavilhão de Portugal | Parque das Nações

COMEMORAÇÃO DO

DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO

O Dia Municipal do Bombeiro pretende homenagear todos os homens e mulheres que diariamente se empenham na proteção e defesa da cidade e que têm como tarefa proteger, defender e salvar a população.

A evocação aos Bombeiros da Cidade de Lisboa decorre do grande incêndio do Chiado, em 1988, do qual resultaram mudanças significativas nos meios e modos de atuação das respostas de emergência.

25AGO.

15

Rua do Carmo

(7)

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

TERRAMOTO DE LISBOA DE 1755 Desenvolver a Resiliência em Lisboa

Usufruindo das experiências recentes e das lições aprendidas com catástrofes sísmicas, como as verificadas no Japão, e da participação de Lisboa no projeto ‘100 Resiliente Cities’, promovido pela Fundação Rockefeller, que integra grandes metrópoles como Los Angeles, Nova Iorque, Londres, Paris, Roma, Barcelona, Cidade do México, Bangkok, São Francisco, Sidney, Melbourne, Rio de Janeiro, entre outras, esta conferência visa direcionar o paradigma da discussão para os novos desafios que se colocam ao planeamento e à gestão de emergência decorrentes das incertezas associadas aos fenómenos sísmicos.

Com enfoque na importância da definição das políticas públicas perante estes desafios, especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas do saber científico e da prática operacional debatem temas como atuação no domínio da saúde pública, as fragilidades e respostas do parque edificado e as consequências sociais e jurídicas da ação, e da inação, durante a gestão de emergência.

6-7

NOVEMBRO

15

local a definir (ver em www.cm-lisboa.pt) EXPOSIÇÃO

OS MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS DO TERRAMOTO DE 1755

Evidenciar e potenciar o conhecimento sobre o Terramoto de 1755 e o seu impacto nas múltiplas vertentes da sociedade e da economia da época, promovendo, em simultâneo, uma reflexão sobre a forma como na atualidade respondemos às catástrofes em geral e às questões do risco sísmico em particular. Associado à Exposição decorrerá um ciclo de conferências temáticas: acervo de pinturas; acervo literário; acervo arquitetónico e urbanístico.

1NOV.

31DEZ.

15

(8)

INFORMAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PÚBLICA

REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES

Informar de forma rápida, fácil e direta sobre como se “preparar para”, “responder a” e “recuperar de“, perante situações de emergência causadas por sismos e outros desastres naturais, através de:

• Dinamização de ações diversas dirigidas a crianças, jovens e adultos;

• Exposição e divulgação de meios de segurança em grandes superfícies comerciais (abril, maio e setembro);

• Exercícios e simulacros (janeiro a dezembro);

• Projeto Crescer na Segurança (janeiro a dezembro);

• Ateliers Sismologia nas Escolas (janeiro a abril);

• Cursos “Plano de Segurança Interno para Estabelecimentos de Ensino” (janeiro a maio), “Planeamento Local de Emergência – Voluntários de Proteção Civil” (janeiro a junho; setembro a dezembro), “Organização de Simulacros e Exercícios de Evacuação”;

2015

• Ação em braille “Conhecer para Prevenir o Risco Sísmico” (março, outubro e novembro);

Divulgação de datas relevantes e informação sobre comportamentos de autoproteção através das redes sociais, Site da CML e Canal Lisboa (janeiro a dezembro);

• Participação na SEGUREX, Salão Internacional de Proteção e Segurança (6-9 de Maio, FIL).

Programa de atividades a decorrer ao longo do ano disponivel em:

www.cm-lisboa.pt

(9)

Reconstruir memórias, registar a evolução e as lições aprendidas, privilegiar a reflexão e o conhecimento e a comunicação

entre as autoridades locais

e as comunidades constituem importantes contributos para uma

Lisboa mais próxima, resiliente e segura

www.cm-lisboa.pt CML | DESIGN: DEP ART AMENT O DE MARC A E COMUNIC A ÇÃ O | J ANEIRO 2015

Referências

Documentos relacionados

Para além da definição de estratégias de carácter geral, úteis para a maximização da eficácia e eficiência de um elevado número de ações transversais

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

Lei n.º 65/2007, de 12 de novembro – Define o enquadramento institucional e operacional da proteção civil no âmbito municipal, estabelece a organização dos serviços municipais

• Assegurar a ligação operacional e a articulação distrital com os agentes de proteção civil e outras estruturas operacionais no âmbito do planeamento,

• Assegurar a ligação operacional e a articulação distrital com os agentes de proteção civil e outras estruturas operacionais no âmbito do planeamento,

• Assegurar a ligação operacional e a articulação distrital com os agentes de proteção civil e outras estruturas operacionais no âmbito do planeamento,

O PNEPC enquadra-se legalmente pelo disposto na Lei de Bases da Proteção Civil (Lei 27/2006, de 3 de julho, com as alterações introduzidas pela Lei Orgânica 1/2011, de 30