• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE BEATRIZ PINHEIRO PERCÍNIO SILVA REANATOMIZAÇÃO ESTÉTICA DOS INCISIVOS SUPERIORES COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE SETE LAGOAS FACSETE BEATRIZ PINHEIRO PERCÍNIO SILVA REANATOMIZAÇÃO ESTÉTICA DOS INCISIVOS SUPERIORES COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

FACULDADE SETE LAGOAS – FACSETE

BEATRIZ PINHEIRO PERCÍNIO SILVA

REANATOMIZAÇÃO ESTÉTICA DOS INCISIVOS SUPERIORES COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO.

RECIFE 2019

(2)

BEATRIZ PINHEIRO PERCÍNIO SILVA

REANATOMIZAÇÃO ESTÉTICA DOS INCISIVOS SUPERIORES COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO.

Monografia apresentada ao curso de Especialização Lato Sensu da Faculdade Sete Lagoas como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Dentística.

Orientador: Prof. Ricardo Paredes Paiva Sobreira de Moura.

RECIFE 2019

(3)
(4)

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais, Aloysio Percínio e Márcia Pinheiro, pela educação, pelos princípios, pelo suporte e por todo amor. Ao meu irmão e à minha avó materna, Rafael Pinheiro e Norma Barroso, respectivamente, pelo companheirismo e pelo carinho. Obrigada a vocês, minha família, pelo apoio e incentivo à realização dos meus sonhos pessoais e profissionais.

À Arcanjo Victor, que esteve sempre disposto a me ajudar e me encoraja diariamente a crescer e a acreditar cada vez mais no meu potencial. Seu companheirismo é essencial.

À Marcela Valença, Mariana Di Lucas e Renata Ferraz, por caminharem ao meu lado da forma mais sincera. A Odontologia precisa de profissionais competentes e corretos como vocês. Tenho muito orgulho e muitos motivos para agradecer.

Aos professores da equipe de Especialização em Dentística do CPGO-Recife Ana Luísa de Ataíde, Ana Rosa, Cláudio Heliomar, Felipe Espíndola, Juliana Souto, Paulo Fonseca, Priscila Terto, aos professores convidados e em especial ao meu professor orientador, Ricardo Paredes, pela riqueza de conteúdos e técnicas ensinados, além da disposição para ajudar dentro e fora de sala de aula/clínica.

Aos funcionários do CPGO, aos pacientes e a todos que participaram direta ou indiretamente do meu aprendizado.

(5)

RESUMO

A crescente procura por procedimentos estéticos na prática clínica Odontológica reflete o grau de exigência dos padrões sociais de beleza atuais. O aperfeiçoamento das técnicas e a melhoria das propriedades mecânicas e estéticas dos materiais restauradores possibilitam a realização de procedimentos estéticos de alta qualidade e a reprodução das estruturas dentárias semelhantes às naturais, se tornando uma opção com excelente aceitação. Este trabalho objetiva relatar um caso clínico de reanatomização de dentes anteriores através da técnica direta com resinas compostas para restabelecimento da harmonia e das proporções dentais de um paciente que possui desgastes incisais causados por hábitos parafuncionais. O tratamento se deu nas seguintes etapas: detalhada anamnese, registro fotográfico, moldagem, planejamento individualizado, enceramento diagnóstico, clareamento dental, mock-up, seleção de cor, restaurações diretas em resinas compostas, ajuste oclusal, acabamento e polimento. Conclui-se que as resinas compostas representam uma opção extremamente satisfatória para a reanatomização de dentes anteriores devido às suas propriedades funcionais e estéticas e que o resultado atendeu às expectativas do paciente.

PALAVRAS-CHAVE – clareamento dental, estética, resina composta.

(6)

ABSTRACT

The growing demand for aesthetic procedures in clinical dental practice reflects the degree of demand of current social standards of beauty. Improving techniques and improving the mechanical and aesthetic properties of restorative materials make it possible to perform high-quality aesthetic procedures and reproduce natural-like dental structures, making them an option with excellent acceptance.This paper aims to report a clinical case of anterior teeth reanatomization through the direct technique with composite resins to restore harmony and dental proportions of a patient with incisal wear caused by parafunctional habits.The treatment took place in the following stages: detailed anamnesis, photographic recording, molding, individualized planning, diagnostic waxing, tooth whitening, mock-up, color selection, direct restorations on composite resins, occlusal adjustment, finishing and polishing. It is concluded that composite resins represent an extremely satisfactory option for anterior teeth reanatomization due to their functional and aesthetic properties and that the result met the patient’s expectations.

(7)

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO ... 7 2. RELATO DE CASO ... 8 3. DISCUSSÃO ... 18 4. CONCLUSÃO ... 21 REFERÊNCIAS ... ...

(8)

7

1. INTRODUÇÃO

O sorriso é uma das mais importantes formas de comunicação não verbal no meio social. Situando-se no terço inferior da face, o sorriso recebe a maior parte da atenção nas relações interpessoais, participando da autoestima e também transmitindo confiança e credibilidade. Por esses motivos, a demanda de pacientes que buscam atendimento com finalidade estética em clínicas odontológicas vem aumentando [1,2,3].

O sucesso do tratamento estético se dá através das propriedades dos materiais restauradores, do planejamento individualizado e do emprego correto das técnicas, devendo, o Cirurgião-Dentista planejar e executar procedimentos que ofereçam um sorriso de acordo com as proporções ideais para cada caso. Para isso, faz-se uso de técnicas clareadores e/ou da realização de procedimentos restauradores estéticos diretos ou indiretos [4,5,6].

Restaurações em resina composta em dentes anteriores fazem parte dos procedimentos restauradores diretos com finalidade estética e consistem na reprodução dos tecidos dentários naturais por esses materiais, os quais tem propriedades estéticas e funcionais que visam a naturalidade, mostrando ser uma solução estética vantajosa e de menor custo, quando comparadas às técnicas indiretas. Também são indicados para correção de irregularidade, melhoria da forma, volume, comprimento, fechamento de diastemas, etc [7,8].

O clareamento dental através da técnica associada - combinação da técnica de consultório com a técnica supervisionada - garante um melhor resultado, bem como maior longevidade e estabilidade do tratamento, desde que haja o correto diagnóstico das causas da alteração da cor, sendo recomendado previamente à reabilitação restauradora [9,10].

Este trabalho objetiva relatar um caso clínico de reanatomização estética dos incisivos superiores com acréscimos em resina composta em um paciente com desgastes incisais devido a hábitos parafuncionais.

(9)

8

2. RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 31 anos, buscou atendimento odontológico com finalidade estética no curso de Especialização em Dentística no Centro de Pós-Graduação em Odontologia (CPGO – Recife - PE), apresentando como queixa principal desgastes nos dentes anterossuperiores.

Ao exame clínico detalhado, verificou-se a presença de desgaste no terço incisal dos incisivos centrais superiores, bem como restaurações classe III nas regiões distovestibular do incisivo central superior esquerdo e mesiovestibular do incisivo lateral superior esquerdo. Além disso, foi perceptível a discrepância das proporções dentárias devido aos desgastes incisais e a necessidade de reanatomização dos incisivos superiores. O paciente relatou ter tido hábito de morder tampa de caneta.

O tratamento proposto ao paciente foi o clareamento dental pela técnica associada seguida da reanatomização dos incisivos superiores com resina composta pela técnica direta.

Foi realizado o registro fotográfico inicial extraoral (Figura 1-A e 1-B) e intraoral (Figura 2-A e 2-B) do paciente e a moldagem das arcadas superior e inferior com alginato (Hydrogun/Zhermack) para obtenção dos modelos de gesso e planejamento individualizado do caso. Os modelos foram utilizados para a confecção das moldeiras para clareamento supervisionado e foram posteriormente enviados para o laboratório para realização do enceramento diagnóstico.

Recebido o enceramento diagnóstico, confeccionou-se o guia para mock-up com silicone de condensação na consistência pesada, o qual sofreu recortes em V até a região próxima às ameias gengivais para que houvesse o extravasamento do excesso de material provisório (resina bisacrílica) no momento da realização do mock-up ou ensaio clínico intraoral, o qual tem a finalidade de visualização tridimensional do planejamento do tratamento (Figura 3). Após o paciente concordar com o planejamento sugerido, deu-se continuidade ao tratamento.

Foram realizadas duas sessões de clareamento de consultório (Figura 4) com peróxido de hidrogênio a 37,5% (Clareador Pola Office Plus/ SDI), tendo intervalo de

(10)

9

sete dias entre elas e associando à técnica supervisionada realizada com peróxido de hidrogênio a 7,5% (Clareador White Class Calcium/ FGM) diariamente por uma hora, durante quinze dias.

Na etapa seguinte, realizou-se a profilaxia com pedra pomes e água para seleção de cor através de fotografia. Em seguida, foi feito o isolamento absoluto com lençol de borracha (Dental Dam/ COLTENE) e novamente a profilaxia com pedra pomes e água (Figura 5). A resina presente nas proximais dos dentes 21 e 22 foi removida com brocas diamantadas em alta rotação e foi confeccionado o bisel em esmalte. Sequencialmente, iniciou-se o protocolo de execução clínica de condicionamento ácido seletivo em esmalte (Figura 6) e aplicação do sistema adesivo no substrato dental (Figura 7) de acordo com os passos abaixo:

 Aplicação de ácido fosfórico a 35% (Ultra-Etch Indispense/ ULTRADENT) seletiva em esmalte durante 20 segundos;

 Lavagem com água por 30 segundos;  Secagem com jatos de ar;

 Aplicação ativa do sistema adesivo (Single Bond Universal/ 3M) durante 20 segundos, seguida de jatos de ar e repetição da aplicação;

 Polimerização (VALO/ ULTRADENT).

Com auxílio de guia palatina em silicone de condensação, iniciou-se a restauração da face palatina aplicando a resina Palfique LX5 WE (Tokuyama) diretamente na guia, levando ao dente e polimerizando (Figura 8). Sequencialmente, procedeu-se a utilização da resina Filtek Z350 WB (3M) nas cavidades classe III dos dentes 21 e 22 e na superfície vestibular, nos terços médio e incisal, dos quatro incisivos, deixando livre apenas a borda incisal. A resina para recobrimento da borda incisal e da superfície vestibular foi a mesma da utilizada para face palatina, a qual foi inserida em incremento único, finalizando as restaurações estéticas (Figura 9).

Com a conclusão das restaurações estéticas em resina composta, realizou-se criteriosamente o ajuste oclusal com a utilização de papel carbono e brocas diamantadas. Por fim, fez-se o acabamento, a caracterização e o polimento das restaurações com discos de lixa (Sof-Lex Pop-on/ 3M) (Figura 10), brocas multilaminadas (Figura 11), espirais, disco de pelo de cabra e disco de feltro. Então,

(11)

10

foi possível observar o aspecto clínico final do sorriso (Figuras 12-A,12-B, A e 13-B).

Figura 1: (A) Aspecto inicial extraoral. (B) Exposição dental durante o sorriso.

(12)

11

Figura 3: Resultado final do mock-up.

Figura 4: Proteção dos tecidos gengivais com barreira resinosa, afastamento da língua e dos lábios e aplicação do peróxido de hidrogênio a 35% (Pola Office Plus/

(13)

12

Figura 5: Profilaxia com pedra pomes e água.

Figura 6: Aplicação seletiva em esmalte de ácido fosfórico a 35% (Ultra-Etch Indispense/ ULTRADENT).

(14)

13

Figura 7: Aplicação do sistema adesivo (Single Bond Universal/ 3M).

(15)

14

Figura 9: Aspecto final imediato.

(16)

15

(17)

16

(18)

17

(19)

18

3. DISCUSSÃO

A crescente busca pela harmonia do sorriso aliada a um bom desempenho funcional se dá devido tanto a fatores culturais, quanto à melhoria das propriedades dos materiais e do avanço das técnicas. A abordagem odontológica com finalidade estética é de suma importância visto que ter um sorriso bonito e harmônico transmite confiança, melhora as relações interpessoais e eleva a autoestima [1, 2, 3, 8, 11].

O planejamento personalizado para tratamentos estéticos objetiva visualizar e analisar detalhes individuais como forma, posições e inclinações dentárias, parabólicas gengivais, posição dos lábios, relação dos dentes em conjunto, simetrias e proporções através de exame clínico minucioso, registro fotográfico extra e intraoral e modelo de estudo. Para a formulação do plano de tratamento, em associação às análises citadas acima, preconiza-se realizar um correto diagnóstico e a escolha por procedimentos mais conservadores, ou seja, minimamente invasivos [12,13].

No presente caso, durante a avaliação clínica foi possível identificar alterações de tamanho e forma dos incisivos superiores, bem como a presença de restaurações em resina composta classe III nos dentes 21 e 22 com coloração incompatível à do substrato dental. Para garantir a previsibilidade do tratamento, solicitamos o enceramento diagnóstico; etapa laboratorial de acréscimo seletivo de cera no modelo de gesso na região dos dentes com o intuito de realizar alterações de forma, comprimento, volume e posição dentária [14].

A moldagem do enceramento diagnóstico com material de precisão (silicona de condensação ou de adição) permite a confecção da guia para mock-up, a qual deve receber recortes em “V” nas regiões das ameias gengivais, locais destinado ao escoamento do excesso de material restaurador provisório (resina bisacrílica). Este material deve ser depositado no interior da matriz e levado aos dentes até completa polimerização (cerca de 5 minutos), proporcionando a visualização do planejamento em tamanho real [15,16]. No ensaio restaurador intraoral, constatou-se a aprovação, pelo paciente, da harmonia projetada no planejamento e podemos dar seguimento ao tratamento.

Previamente ao início das restaurações estéticas, foi indicada a recromia dental, conceituada como “micro-limpeza” das estruturas dentais, com o uso de géis

(20)

19

clareadores com a associação das técnicas de consultório e supervisionada. A primeira consiste na aplicação, pelo Cirurgião-Dentista, de peróxidos com alta concentração na superfície vestibular dos dentes (protocolo e tempo determinados pelo fabricante), protegendo os tecidos bucais com o uso de afastadores labiais, protetores linguais e barreiras gengivais. O segundo, por sua vez, é realizado aplicando géis clareadores em concentrações mais baixas em moldeiras personalizadas para cada paciente de acordo com as orientações e supervisão profissional. A associação das duas técnicas promove um resultado mais rápido e ao mesmo tempo mais duradouro [10,17,18].

Finalizado o clareamento dental, demos continuidade ao planejamento do tratamento com a etapa de escolha do material restaurador. Há a possibilidade de optarmos pelo uso de resinas compostas ou de cerâmica. As resinas compostas são frequentemente utilizadas por atenderem aos critérios estéticos pois permitem a utilização de diferentes combinações de cores e opacidades, propiciarem restaurações mais conservadoras com mínimo ou nenhum desgaste à estrutura dental, terem longevidade considerável e menor custo [8,13,19,20]. As cerâmicas, por sua vez, apesar de terem estabilidade de cor, tem maior custo e demandam mais etapas clínicas e laboratoriais, além de exigirem desgaste ao substrato dental [21,22,23,24].

A eleição das resinas compostas como material restaurador para reanatomização dos dentes envolvidos no planejamento se deu devido à necessidade de substituição das restaurações já existentes, ao fato de não haver etapas laboratoriais, diminuindo a quantidade de sessões para execução, e também por envolver quatro dos seis dentes anteriores, sendo assim, uma reabilitação anterior parcial. Além disso, por se tratar de um paciente adulto jovem com a maior parte da estrutura dentária preservada, optou-se pelo tratamento restaurador direto minimamente ou, por vezes, não invasivo.

Como referência para a confecção das restaurações, a face palatina e as bordas incisais do enceramento diagnóstico são copiadas com silicone de adição ou condensação densa e a partir disso é feita a guia palatina, a qual tem função de servir de base e conduzir o tamanho e o formato dos dentes durante o procedimento restaurador [25].

(21)

20

Ao finalizar a etapa restauradora, faz-se necessária a realização do acabamento das resinas para que haja remoção dos excessos grosseiros e devida caracterização, fornecendo melhor anatomia e naturalidade. O polimento, por sua vez, suaviza as ranhuras provocadas pelo uso de brocas diamantadas, diminuindo a rugosidade superficial e consequentemente dando brilho às restaurações, o que promove maior semelhança e harmonia com os dentes vizinhos [25,26,27].

(22)

21

4. CONCLUSÃO

A utilização de resinas compostas na reanatomização de dentes anteriores representa uma excelente solução restauradora quando utilizada associadamente a um planejamento individualizado, a materiais com propriedades estéticas e funcionais elevadas e à correta execução da técnica. Os resultados obtidos foram satisfatórios e atenderam às expectativas do paciente.

(23)
(24)

REFERÊNCIAS

1- SANTOS, B. C. et al. ODONTOLOGIA ESTÉTICA E QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO INTEGRATIVA. Alagoas: Maceió. NOV 2016. Acesso em 18 de Ago

de 2019. Disponível em

https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitsbiosaude/article/viewFile/3328/2030 2- SILVA, C. H. V. Dentes Claros – Sorriso Transformador: Qual o papel do

Cirurgião-Dentista?. Odontol. Clín.-Cient. 2011;10(2):115. Abr./Jun. 2011.

Acesso em 12 de Ago de 2019. Disponível em

http://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v10n2/a02v10n2.pdf.

3- PAGANI, C.; BOTTINO, M. C. Proporção Áurea e a Odontologia Estética. J Bras Dent Estet, Curitiba, v.2, n.5, p80-85, Jan./Mar. 2003.

4- HIGASHI, C. et al. Planejamento estético em dentes anteriores. São Paulo:São Paulo. Set. 2014. Acesso em 01 Jun 2019. Disponível em

http://www.ronaldohirata.com.br/wp-content/uploads/2012/09/planej_estet_dentes_anter_final.pdf.

5- MOREIRA, I. R. M. et al. Solução estética em dentes com alteração de cor: clareamento dental X restaurações livres de metal. 22 Abr. 2016. Rev. Interfaces, [S.I.] v.3, n.9, p.38-43.

6- XAVIER, T. D. Planejamento estético em dentística restauradora e reabilitadora: revisão de literatura. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Odontologia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 7- CUNHA, A. R. F. M. D. Facetas de Porcelana VS Facetas de Resina Composta.

Porto. 2013. Acesso em 01 Jun 2019. Disponível em

https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/4128/1/Facetas%20de%20Porcelan%20 VS%20Facetas%20de%20Resina%20Composta%2C%2019691.pdf.

8- RODRIGUE, S. D. R.; ARGOLO, S.; CAVALCANTI, A.N. Reanatomização dental com resina composta – relato de caso. Revista Bahiana de Odontologia. Dez 2014;5(3):182-192.

9- REZENDE, M. et al. Combined Bleaching Technique Using Low and High Hydrogen Peroxide In-Office Bleaching Gel. Operative Dentistry. 2016;41(4):388-396.

(25)

10- BARBOSA, D. C. et al. Estudo comparativo entre as técnicas de clareamento dental em consultório e clareamento dental caseiro supervisionado em dentes vitais: uma revisão de literatura. Rev. Odontol. Univ. Cid. São Paulo. Set/Dez 2015. 27(3): 244-52.

11- FRANCISCHONE, A.C.; MONDELLI, J. A. A ciência da beleza do sorriso.

2007. Acesso em 23 Jul 2019. Disponível em

https://www.researchgate.net/publication/228595096_A_CIENCIA_DA_BELE ZA_DO_SORRISO.

12- SILVA, V. B. et al. Surface smoothness of composite resin compared to differentpolishing techniques. Rev. Bras. Odontol. vol.72, n.1-2 Rio de Janeiro Jan/Jun 2015.

13- LIMA, R. B. W. et al. Reabilitação Estética Anterior pela Técnica do Facetamento – Relato de Caso. Rev. Bras de Ciências da Saúde vol.17, n.4:363-370.

14- CAMPOS, I. T.; SILVA, M. A .C. Restaurações: mão livre e barreira de silicone. [N.D.] Acesso em 28 Jun. Disponível em http://www.clivo.com.br/wpp/wp-content/uploads/restauracoes-mao-livre-e-barreira-de-silicone.pdf.

15- SILVA, T. B. et al. O uso do “mock-up” no planejamento de restaurações cerâmicas. VER ASSOC PAUL CIR DENT 2009;63(6):394-8.

16- CASEMIRO, L. A.; REIS R. S. A. Protocolo clínico para a confecção e uso do “Mock-up”. 2011. CRO-RJ. Acesso em 12 Jun 2019. Disponível em http://www.cro-rj.org.br/pc/jun14.pdf.

17- FRANCCI, C. et al. Clareamento dental – Técnicas e conceitos atuais. REV ASSOC PAUL CIR DENT 2010;ED ESP(1):78-89.

18- REZENDE, M. et al. Clareamento dental – efeito da técnica sobre a sensibilidade dental e efetividade. Rev. Assoc Paul Cir Dent 2014;68(3):208-12.

19- CALIXTO, L. R. et al. Harmonização do sorriso com resina composta direta. R Dental Press Estét, Maringá, v. 6, n. 1, p. 18-28, jan./fev./mar. 2009.

20- SILVA, B. P.; FREITAS, C.M.; CARRILHO, E. V. RESTAURAÇÃO COM FACETAS DIRECTAS EM RESINA COMPOSTA. 2003. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial. vol.44, n.4.

(26)

21- MAFRA, I. J. Clareamento, Resina ou Cerâmica? Qual é o melhor tratamento estético para meus dentes? 2013. Acesso em 12 Jun 2019. Disponível em http://www.clinicaodontoquality.com.br/clareamento-resina-ou-ceramica-qual-e-o-melhor-tratamento-estetico-para-os-meus-dentes/.

22- OKIDA, R. C. et al. Lentes de contato: restaurações minimamente invasivas na solução de problemas estéticos. Jan/Abr 2016.Rev.Odontologica de Araçatuba, Araçatuba/SP, v37, n.1, p.53-59.

23- GURREA, J. BRUGUERA, A. Tooth Preparation and Ceramic Layering Guidelines for Bonded Porcelain Restorations in Different Challenging Situations. 2016. QDT, Barcelona/Espanha.

24- SOARES, P. V. et al. Reabilitação Estética do Sorriso com Facetas Cerâmicas Reforçadas por Dissilicato de Lítio. 2012. Rev. Odontol Bras Central, Uberlândia/ Minas Gerais.

25- QUAGLIATTO, P. S.; SOARES, P. V.; CALIXTO, L. R. RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS DIRETAS EM DENTES ANTERIORES. Estetica Odontológica – Soluções Clínicas. Cap.4:1-34.

26- CAMARGOS, A. S. et al. A importância do acabamento e polimento após procedimento restaurador: revisão de literatura. Rev. de Odontologia Contemporânea. vol.2, n.1. Mai/2018.

27- CALIXTO, R.; MASSING, N.; BATTISTELLA, P. A textura superficial em restaurações anteriores. Jun/Set 2014. Rev. Dental Press Estét. 11(3):16-27.

Referências

Documentos relacionados

As Despesas Financeiras Líquidas apresentaram um aumento significativo, fechando este trimestre com um montante negativo de R$ 50,1 milhões, contra R$ 5,2 milhões

Barragens tem sido utilizadas desde milhares de anos para necessidades de abastecimento, irrigação, controle de cheias, navegação, lazer e geração de eletricidade. Apesar

A Rota das Cantinas Históricas é composta por diversos Pontos Turísticos no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, aqui é possível provar produtos regionais,

(2) «Produto de plástico de utilização única», um produto fabricado total ou parcialmente a partir de plástico e que não é concebido, projetado ou colocado no mercado

gruticola assemelha-se morfologicamente a algumas espécies pertencentes à Seção Flavi; porém, esta espécie apresenta características macroscópicas e microscópicas que permitiram

[r]

As alterações marcantes causadas pelo envelhecimento fizeram com que fossem buscadas maneiras para minimizar ou evitar os efeitos desse processo, haja vista essa necessidade,

Então, como não mudamos nossa forma de oferta, como temos esse efeito de crise pelo qual o País está passando e um processo forte de recuperação de crédito,