• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE REABILITAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ELETROBRAS BANCO MUNDIAL BANCO INTERNACIONAL PARA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO - IBRD - Empréstimo: 7884 BR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE REABILITAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ELETROBRAS BANCO MUNDIAL BANCO INTERNACIONAL PARA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO - IBRD - Empréstimo: 7884 BR"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE REABILITAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO ELETROBRAS

BANCO MUNDIAL

BANCO INTERNACIONAL PARA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

- IBRD -

Empréstimo: 7884 – BR

TERMO DE REFERÊNCIA

OBJETO: FORNECER ASSISTÊNCIA TÉCNICA À ELETROBRAS NA (I)

AVALIAÇÃO DAS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA AJURI E NO

DESENVOLVIMENTO DE UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM OS SISTEMAS

DE GESTÃO COMERCIAL (CMS) DE “ÚLTIMA GERAÇÃO” E NA AVALIAÇÃO

DO SUPORTE TÉCNICO DISPONÍVEL PARA SUSTENTAÇÃO DA OPERAÇÃO DO

SISTEMA

AJURI

E

IMPLEMENTAÇÃO

DE

MELHORIAS/UPGRADES

EVENTUALMENTE NECESSÁRIOS NO DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES

COMERCIAIS PELAS EDEs.

(2)

ÍNDICE

I. Objetivo dos serviços de consultoria ... 3

II. Tarefas específicas ... 3

III – Forma de apresentação do Relatório de Tarefas e Final ... 5

IV – Prazo / Cronograma ... 6

V – Custo ... 6

VI. Produtos ... 6

VII. Supervisão dos trabalhos ... 7

VIII. Qualificações ... 7

IV. Duração e local ... 7

(3)

I. Objetivo dos serviços de consultoria

Fornecer assistência técnica à Eletrobrás na (i) avaliação das funcionalidades do sistema AJURI e no desenvolvimento de uma análise comparativa com os sistemas de gestão comercial (CMS) de “última geração”, conforme descrito nas especificações funcionais dos documentos da licitação utilizados nos últimos processos de compras dos projetos financiados pelo Banco Mundial (Moçambique, Honduras, Gana); (ii) avaliação do suporte técnico disponível para sustentação da operação do sistema ajuri e implementação de melhorias/upgrades eventualmente necessários no desenvolvimento das operações comerciais pelas EDEs.

II. Tarefas específicas

As tarefas específicas dos serviços de consultoria são descritas a seguir:

Tarefa 1: Avaliação das funcionalidades do sistema AJURI implementado nas 6 (seis) EDEs para

suporte da execução de todos os processos e atividades comerciais. Desenvolvimento de uma análise comparativa das funcionalidades do sistema AJURI em relação a um sistema de gestão comercial (CMS) “de última geração”, conforme descrito nas especificações funcionais dos documentos da licitação utilizados nos últimos processos de compras dos projetos financiados pelo Banco Mundial (Moçambique, Honduras, Gana).

O consultor entrará em acordo com o Departamento de Distribuição da Eletrobrás sobre as EDEs a serem visitadas para condução de uma avaliação de campo das funcionalidades do sistema AJURI no suporte à execução de todas as funções comerciais.

A avaliação também será baseada nas listas abaixo:

AJURI – a lista das funcionalidades do sistema deverá ser fornecida pela Eletrobrás ao consultor. Ela reflete todas as necessidades das EDEs na execução de seus processos em conformidade com as regulamentações e legislações federais, estaduais e municipais aplicáveis.

Sistema de gestão comercial (CMS) “de última geração” - a lista das funcionalidades do sistema de gestão comercial (CMS) “de última geração”, conforme descrito nas especificações funcionais dos documentos da licitação utilizados nos últimos processos de compras dos projetos financiados pelo Banco Mundial (Moçambique, Honduras, Gana), que será fornecida pela Eletrobrás ao consultor.

Com base nos resultados da avaliação, o consultor irá desenvolver uma análise comparativa das funcionalidades de ambos os sistemas, incluindo os aspectos a seguir:

Eventuais requisitos/funcionalidades da lista do sistema de gestão comercial (CMS) “de última geração” com os quais o sistema AJURI não é compatível.

(4)

Funcionalidades do sistema AJURI destinadas a atender especificamente aos requisitos regulamentares e legais e que não fazem parte da lista de requisitos do sistema de gestão comercial (CMS) “de última geração”.

Avaliação dos eventuais impactos em termos de riscos, custos, esforços humanos, tempo, energia e perdas de receita de cada uma das não conformidades identificadas na avaliação de ambos os sistemas e formas de mitigá-los/eliminá-los.

Identificação dos eventuais impactos específicos na precisão e atualização das informações no banco de dados dos clientes e no controle e gerenciamento de energia dos processos de perdas não técnicas e formas de mitigá-los/eliminá-los.

Análise das características positivas e negativas das diferenças entre ambos os sistemas, incluindo particularmente os eventuais impactos dessas diferenças na precisão e atualização das informações no banco de dados dos clientes e no controle e gerenciamento de energia dos processos de perdas não técnicas.

Tarefa 2: Avaliação do suporte técnico disponível para sustentação da operação do sistema ajuri

e implementação de melhorias/upgrades eventualmente necessários no desenvolvimento das operações comerciais pelas EDEs.

Nas EDEs selecionadas em conjunto com o Departamento de Distribuição da Eletrobrás, o consultor irá avaliar o escopo e os arranjos organizacionais do suporte técnico atualmente disponível para sustentação da operação do sistema AJURI. Com base nos resultados dessa avaliação, o consultor irá avaliar a adequação do suporte técnico existente para assegurar a operação sustentável do sistema AJURI, bem como implementar as melhorias/upgrades eventualmente necessários no desenvolvimento das operações comerciais pelas EDEs.

O consultor irá determinar o suporte técnico adequado (detalhado por especialização e número de pessoas) de modo assegurar a operação sustentável do sistema AJURI com base na tecnologia atual e estrutura interna desse sistema e no backlog de desenvolvimentos críticos e severos exigidos pelas áreas usuárias.

Tarefa 3: Avaliação comparativa dos custos das alternativas.

Com base nos resultados das tarefas 1 e 2 acima, o consultor irá simular e comparar os custos das seguintes alternativas:

a) manutenção ou upgrade (se necessário) do sistema AJURI.

b) incorporação de um sistema de gestão comercial (CMS) “de última geração” As estimativas de custos incluirão os custos relativos a:

manutenção e suporte técnico do software treinamento (usuários e TI)

perdas de desempenho relacionadas ao novo sistema e à adaptação dos processos reconfiguração da infraestrutura técnica

suporte da equipe operacional de TI licenças de software

(5)

Tarefa 4: Avaliação dos processos atuais pelas EDEs na execução das principais funções

comerciais (medição, faturamento, cobrança, desconexão/reconexão, gerenciamento de perdas não técnicas) e aplicação eficaz das funcionalidades do sistema AJURI no suporte à execução desses processos. Uma ênfase especial será dada às causas de uma aplicação não eficaz das funcionalidades do AJURI, destacando aquelas que podem continuar a existir em caso de incorporação de um CMS “de última geração”. Identificação das melhorias no desenvolvimento de funções comerciais que: (i) poderiam ser obtidas pela utilização das funcionalidades do sistema AJURI; (ii) poderiam ser obtidas pela utilização das funcionalidades de um CMS “de última geração”.

III – Forma de apresentação do Relatório de Tarefas e Final

Os produtos listados acima, uma parte integrante do Relatório Final da Assessoria, deverão, como esse documento, ser entregues em Português ou Inglês, na forma de cadernos ou brochura A4, devidamente numerados e compilados em duas cópias impressas e mídia eletrônica bidirecional, conforme o formato abaixo:

• Textos: MS Word ® versão 2007 ou posterior;

• Planilhas, Gráficos e Tabelas: MS Excel versão 2007 ou posterior; • Figuras em geral: JPG, GIF ou BMP;

• Apresentações: MS PowerPoint versão 2007 ou posterior;

Os documentos produzidos deverão ser encaminhados ao gerente de contratos, Sr. José Anselmo de Sousa Lima, no endereço abaixo:

Assessoria de Gestão do Projeto Energia+

SCN Quadra 04 – Bloco B, 7º andar - Sala 704 – Asa Norte Centro Empresarial Varig

(6)

IV – Prazo / Cronograma

TAREFA CRONOGRAMA

1 – Reunião em Brasília com a equipe de desenvolvimento do AJURI para

receber listas das funcionalidades do sistema e detalhes do plano de trabalho 1 dia 2 – Avaliação das funcionalidades do AJURI implementadas nas 6 EDEs para

suporte à execução de todos os processos e atividades comerciais e ao desenvolvimento de uma análise comparativa com o sistema de gestão comercial “de última geração". Inclui uma visita a uma EDE por 5 dias

12 dias 3 – Avaliação do suporte técnico disponível para sustentação da operação do

sistema AJURI e implementação das melhorias/upgrades eventualmente necessários no desenvolvimento das operações comerciais pelas EDEs

4 – Avaliação comparativa dos custos das alternativas, conforme descrito na tarefa 3, item II.

5 – Reunião em Brasília para apresentar a minuta do relatório final e discutir

eventuais ajustes 1 dia

6 – Relatório contendo os resultados, conclusões e recomendações

decorrentes do desenvolvimento das Tarefas 1 a 3. 4 dias 7 – Relatório contendo os resultados da Tarefa 4 4 dias 22 dias

V – Custo

O tempo total estimado para a consultoria é de 22 (vinte e dois) dias. O custo total dos serviços consistirá da remuneração do consultor mais impostos e encargos sociais, a serem pagos por meio de RPA – Recibo de Pagamento de Autônomo, com as deduções previstas em lei. O pagamento será efetuado na apresentação e aprovação do relatório final.

Para reembolso das despesas diárias serão consideradas oito passagens aéreas, vinte e dois dias de estadia em hotel e vinte e seis corridas de taxi destinadas a cobrir as necessidades de hospedagem e deslocamentos. Essas despesas reembolsáveis serão faturadas pelo valor real incidente e comprovado pelo Consultor por meio de nota fiscal fatura ou recibo, limitado ao preço unitário conforme estabelecido no Anexo I. Os custos de viagem e diárias serão pagos no envio dos comprovantes de compra das passagens.

VI. Produtos

(7)

VII. Supervisão dos trabalhos

O Consultor trabalhará em cooperação com a Contraparte da Eletrobras, o Sr. José Anselmo de Sousa Lima.

VIII. Qualificações

O Consultor deverá atender aos requisitos a seguir: Engenheiro, contador ou economista;

No mínimo 10 anos de experiência em trabalhos em empresas concessionárias de distribuição de eletricidade;

No mínimo 6 (seis) anos de experiência direta na gestão comercial de empresas concessionárias de serviços públicos de eletricidade em países em desenvolvimento, incluindo participação direta no projeto, implementação e operação de um CMS nos projetos de empresas com mais de um milhão de clientes pós-pagos;

No mínimo 2 (dois) anos de experiência em consultoria técnica; Disponibilidade para viagem ao Brasil para uma missão de 22 dias; Fluência no(s) idioma(s) Português, Inglês e/ou Espanhol.

IV. Duração e local

O Consultor deverá iniciar os trabalhos após a assinatura do contrato. O total de dias trabalhados será vinte de dois durante um período de quatro semanas.

X. Remuneração

O Consultor será remunerado de acordo com a taxa diária a ser acordada com a Eletrobras. Será efetuado um único pagamento após aprovação dos relatórios pela Eletrobras.

Aprovação do TOR

Assinatura: Assinatura:

Paulo César Viração de Lucena Ariovaldo Stelle

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Primeiramente, o filtro sem nanotubo não se mostrou tão eficiente na remoção do azul de metileno quanto aos filtros com nanotubos de carbono, embasando a teoria inicial de adicionar

É a partir dessas definições que se traçaram os contornos próprios das telebiografias Dalva e Herivelto Globo, 2010 e Maysa Globo, 2009, escolhidas para análise empírica, já

Em cada ambiente realizou-se o experimento simulando três níveis de situações estressantes para os espécimes: a aproximação do observador em direção ao recinto, a preensão do

a exploração das propriedades constitutivas das TDIC permite a reconstrução do currículo na prática pedagógica, por meio da.. expressão de ideias; a interação

Nesta perspectiva, a escola não seria o centro do conhecimento e do saber, mas segundo Orozco-Gómez (2011), ela conservará sua função de instituição educativa

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM