• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Dispõe sobre a Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal.

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre a forma de operacionalização da Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em consonância com o Acompanhamento e Orientação do Estágio e Projetos Integradores, do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal.

Parágrafo único. As práticas desenvolvidas no Estágio e Projetos Integradores do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal têm por finalidade instrumentar o discente na apreensão da realidade da área específica de formação, culminando na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

CAPÍTULO II

DA ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 2º. A estrutura da prática da Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC I e II do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal responsável pelo planejamento, organização e supervisão é composta por:

I – Coordenador de Curso; II – Professor Orientador;

III – Assessoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – AESPEP.

Art. 3º. O TCC, parte constituinte do Projeto Integrador e em consonância com o Acompanhamento e Orientação do Estágio, integra a matriz curricular no 3º e 4º

(2)

semestres do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, por meio das disciplinas Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

Art. 4º. A Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, o Projeto Integrador I, II, III e IV e o Acompanhamento e Orientação do Estágio I a IV são obrigatoriamente cumpridos mediante o desenvolvimento do itinerário curricular, de acordo com a área de conhecimento do curso.

§1º O processo de desenvolvimento do TCC dar-se-á em duas fases distintas. A primeira, por meio da disciplina Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso I, no 3º semestre, que importa em orientação metodológica, e a segunda fase, por meio da disciplina Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso II, no 4º semestre, compreendendo orientação técnico-metodológica a ser desenvolvida pelo professor orientador, respeitada a existência de carga horária disponível para a orientação e a afinidade com o eixo temático desenvolvido.

§ 2º. A orientação metodológica do TCC I deverá definir o arcabouço teórico e/ou metodológico a ser utilizado; a pesquisa bibliográfica ou de campo, concomitantemente com a fase III do Projeto Integrador, para a elaboração inicial da Monografia.

CAPÍTULO III

DO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 5º. O Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, juntamente com a Assessoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – AESPEP e o Professor Orientador deverão definir o exercício do conjunto de atividades de orientação ao discente e de administração dos atos relativos ao planejamento, organização e supervisão da prática do Trabalho de Conclusão de Curso.

Art. 6º. É de competência do Coordenador de Curso:

I - Aprovar os membros da banca examinadora e do professor orientador, dentre professores do quadro de docentes do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal, para o exercício conjunto de atividades de orientação ao discente e de administração dos atos relativos ao planejamento e desenvolvimento do TCC.

(3)

II - Apoiar o trabalho dos professores orientadores, assistindo-lhes nos diversos aspectos relevantes para a orientação do TCC;

III - Estabelecer procedimento permanente de discussão e de avaliação das atividades relativas ao TCC, convocando reuniões regulares entre professores orientadores, orientandos e Assessoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – AESPEP;

IV - Organizar calendário de atividades de TCC, definindo cronograma de defesas e lista com a composição das bancas, informando, para divulgação, à Assessoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – AESPEP;

V - Produzir, semestralmente, relatório de atividades desempenhadas à frente das orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso, juntamente com a Assessoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – AESPEP.

Parágrafo Único: No relatório devem constar trabalhos realizados, professores envolvidos na orientação e resultado das avaliações.

VI – Informar à Diretoria Acadêmica os nomes dos professores orientadores para as devidas providências;

VII – Analisar as situações não previstas neste Regulamento, emitindo parecer e quando necessário encaminhar ao colegiado.

Art. 7º. Compete ao Professor Orientador:

I - Prestar diretamente ao discente as orientações técnicas e pedagógicas em sua área de atuação, bem como as instruções básicas ao desempenho das atividades relacionadas à prática do TCC;

II - Controlar a freqüência dos discentes;

III - Registrar e orientar as reuniões e atividades de orientação; IV - Deferir ou indeferir o depósito e a defesa do TCC;

V - Encaminhar os documentos referentes ao TCC ao Coordenador do curso; VI - Inserir as notas dos discentes no sistema on line;

VII - Apresentar relatório mensal à Coordenação de curso.

§1º. O relatório compreenderá o registro das atividades desempenhadas e da avaliação continuada do Processo Ensino-Aprendizagem do discente.

(4)

§2º. O formulário do relatório será definido pela Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Marketing em conjunto com a AESPEP;

Art. 8º. É de competência da Assessoria de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – AESPEP:

I - Acompanhar o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, auxiliando o Coordenador do Curso e o Professor Orientador durante todo o período de duração dos trabalhos;

II – Sistematizar e manter em arquivos os documentos referentes ao TCC: relatórios, avaliação das bancas, resultado final e as atas, bem como as cópias dos trabalhos;

III - Enviar à secretaria acadêmica o resultado da avaliação do TCC de cada discente, para os registros cabíveis;

IV – Enviar à Biblioteca David Sá, da Faculdade de Castanhal, a versão final do TCC bem como a cópia em CD.

Parágrafo único – A nota só poderá ser encaminhada para registro na Secretaria Acadêmica, após a entrega final do TCC pelo professor orientador ao Coordenador de Curso.

.

CAPÍTULO IV

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 9º. O TCC consiste em uma pesquisa, relatada sob a forma de monografia, na área de Marketing, envolvendo conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo da formação profissional e nas disciplinas de Acompanhamento e Orientação do Estágio I e II, Projeto Integrador I, II, III e IV e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

Art. 10. Ao final do 4º semestre, período destinado à Orientação do TCC II, o discente deverá apresentar o trabalho concluído, como resultado final do projeto integrador, para ser defendido perante banca examinadora.

Art. 11. O TCC deverá ser elaborado considerando-se:

I – Na sua estrutura formal, quanto à forma escrita e apresentação, os critérios técnicos estabelecidos no Manual de Trabalhos Científico-Acadêmicos da Faculdade de Castanhal - FCAT, no que forem aplicáveis;

(5)

II – No seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com o Projeto Integrador.

Parágrafo único. O Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido em grupo com no mínimo 02 (dois) e no máximo 03 (três) discentes, sob orientação docente.

CAPÍTULO V DA ORIENTAÇÃO

Art. 12. A orientação técnico-metodológica pelo professor orientador ao discente será prestada, no 4º semestre, na disciplina Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso II.

Art. 13. Estão aptos a orientar o TCC II professores do quadro docente, respeitadas as afinidades temáticas das linhas de pesquisa do curso, quais sejam:

1. LINHA TRANSVERSAL

GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING 1.1. SUB-LINHAS DE PESQUISA

a. Gestão Estratégica de Marketing de varejo; b. Gestão Estratégica de Marketing de serviço; c. Gestão Estratégica de Marketing para produtos; d. Gestão Estratégica de Marketing no Marketing.

§ 1º. A atividade de orientação consiste na tarefa de incentivo, acompanhamento e discussão do TCC pelo professor orientador na disciplina TCC II.

§ 2º. Cada professor poderá ter até 06 (seis) grupos de discentes sob sua orientação.

§ 3º. A orientação seguirá plano de atendimento semanal estabelecido pelo professor orientador.

Art. 14. A aceitação da orientação importa compromisso do professor em acompanhar o processo de desenvolvimento do TCC até a sua defesa ao longo da disciplina Orientação do TCC II, não se admitindo o desligamento de suas atividades senão por motivos faltosos no desempenho de seu trabalho, ou por outro motivo plenamente justificável, apreciados ambos os casos, pelo Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Marketing.

(6)

§ 1º. Nos casos previstos no caput, o professor deverá encaminhar formalmente ao Coordenador do Curso solicitação de desligamento das atividades de orientação.

Art. 15. O Trabalho de Conclusão de Curso será encaminhado em 3 (três) vias pelo professor orientador à Coordenação do curso, respeitado o cronograma de atividades.

CAPÍTULO VI DOS ORIENTANDOS

Art. 16. Aos discentes compete cumprir e exigir a observância das regras e compromissos estabelecidos por esse Regulamento, e, em especial:

I – assumir a responsabilidade pela produção do trabalho, considerando as dimensões éticas e técnicas da atividade acadêmica;

II – participar ativamente das aulas, dos encontros de orientação e das reuniões para fins de planejamento e desenvolvimento do TCC;

III – manter estreito contato com o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Marketing e com o professor orientador, com vistas a ampliar os espaços legítimos de discussão e de deliberação acerca dos aspectos teóricos, metodológicos e materiais didáticos pertinentes;

IV – respeitar o plano de trabalho, o cronograma e o horário estabelecido em conjunto com o professor orientador;

V - entregar ao professor orientador 03 (três) vias, em versão impressa, do TCC aos membros da banca examinadora, na data prevista no cronograma;

VI – entregar, após a aprovação final, uma cópia encadernada do TCC e uma cópia em CD;

VII - elaborar e defender o TCC, de acordo com este regulamento.

CAPÍTULO VII

DA AVALIAÇÃO E DA DEFESA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

(7)

Art. 17. O processo de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso será global e terminal em cada período letivo.

Art. 18. O processo de avaliação de desempenho do TCC obedecerá às normas gerais estabelecidas no Regimento da FCAT e neste Regulamento:

I – Atingir a frequência mínima de 75% das aulas;

II – Obtiver média de aproveitamento no período, igual ou superior a 5.0 (cinco) para a Orientação de TCC I;

III – Obtiver média de aproveitamento no período, igual ou superior a 7,0 (sete) para a Orientação de TCC II, que será a nota da defesa do trabalho.

§ 1º. O aluno que obtiver média inferior a 5,0 (cinco) na disciplina Orientação de TCC I repetirá a disciplina no semestre subsequente.

§ 2º. O aluno que obtiver média inferior a 7,0 (sete) na defesa, após as correções indicadas pela banca, terá que repetir a disciplina Orientação de TCC II.

Art. 19. O produto final desenvolvido nas orientações do TCC II será apresentado, no último período letivo, para defesa perante banca examinadora. Art. 20. A avaliação do trabalho será colhida da média aritmética das notas individuais dos professores presentes à banca. Será considerado aprovado o discente que obtiver nota igual ou superior a 7,0 (sete).

§ 1º. Para aprovação, as notas dos membros da banca deverão ser iguais ou maiores que 7,0 (sete).

§ 2º. As fichas de avaliação conterão a discriminação de cada item a ser observado na avaliação do trabalho, aos quais será atribuída nota correspondente de 0 (zero) a 10.

§ 3º. Os membros da banca assinarão a ficha de avaliação e as atas das reuniões das bancas examinadoras, recomendando para publicação os trabalhos merecedores de distinção.

Art. 21. A banca pode reprovar o trabalho ou submeter a aprovação à posterior reformulação em aspectos por ela discriminados e justificados na ficha de avaliação. Nesse último caso, deve o discente promover as alterações em até 15 dias, submetendo o novo texto aos membros da banca, que deverão se reunir para nova avaliação, dispensada nova defesa oral.

(8)

Art. 22. A reprovação importa a obrigatoriedade de novo período de orientação, no semestre subsequente, em nível de dependência.

Art. 23. O recurso cabível contra a avaliação da banca examinadora, a ser protocolado em até 72 horas do conhecimento do resultado, será analisado pelo Colegiado de Curso de Marketing.

Parágrafo Único: O Colegiado de Curso terá o prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas para emitir o parecer final.

Art. 24. A defesa do Trabalho de Conclusão de Curso II é pública.

Art. 25. A banca examinadora será presidida pelo professor orientador e constituída por mais dois membros designados pelo Coordenador de Curso, consideradas as indicações do professor orientador.

Art. 26. Todos os professores do Curso Superior de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Castanhal poderão ser indicados para participação em banca de sua área de interesse, observada a disponibilidade de suas respectivas cargas horárias.

Parágrafo Único. Poderão ainda integrar o corpo de avaliadores professores de outros cursos da Faculdade de Castanhal, desde que comprovado o seu conhecimento na área pelo professor orientador e aprovada a indicação pelo Coordenador de Curso.

Art. 27. A composição da banca incluirá a indicação de um suplente, para os casos de impedimento de um de seus membros, exceto do professor orientador.

§ 1º. Faltando o professor orientador, nova data será designada para a defesa. § 2º. Permanecendo o impedimento do professor orientador, a Coordenação de Curso deve providenciar a sua substituição, até o prazo máximo de 72h, por um professor afinado com a área de conhecimento do tema do trabalho a ser apresentado, para, assim, garantir a efetivação da defesa.

Art. 28. O depósito da versão definitiva do TCC II seguirá prazo estabelecido pelo calendário de atividades, de responsabilidade do Coordenador do Curso, que instituirá, ainda, o cronograma de defesas de TCC, observando tempo para a leitura e para a apreciação dos trabalhos pelos membros da banca.

§ 1º O calendário de atividades e o cronograma de defesas serão divulgados no início do semestre letivo;

(9)

§ 2º. As razões para a dispensa do depósito do TCC II na versão definitiva, no prazo estabelecido, serão analisadas pelo colegiado do curso, no prazo de 72 (setenta e duas) horas;

§ 3º. O orientando deverá protocolar o requerimento de que trata o parágrafo anterior até 48 (quarenta e oito) horas antes do prazo estabelecido no calendário.

Art. 29. O tempo de apresentação do TCC será de 15 minutos para cada aluno e a banca examinadora terá 15 minutos para seus comentários e ou questionamentos. Art. 30. Encerrada a defesa, a banca examinadora se reunirá para avaliação e o registro na ata da defesa do TCC, que será assinada pelos seus membros e pelo aluno.

CAPÍTULO VIII DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 31. Não haverá, a qualquer título ou pretexto, convalidação ou dispensa do TCC pelo seu caráter de componente obrigatório para integralização do curso.

Art. 32. Os casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Marketing.

Art. 33. O presente Regulamento foi aprovado pelo Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Marketing em 07 de dezembro de 2009.

Art. 34. Este Regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Superior - CONSU.

Mário Alves do Nascimento Neto Presidente do Conselho Superior - CONSU

Referências

Documentos relacionados

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

a) incrementar a produção de pesquisas que subsidiem a consolidação de uma Geomorfologia Escolar, através de estudos sobre os diferentes conceitos vinculados ao relevo na

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

O texto faz referência ao discurso do jornalista Wanil, dizendo que ele tentou mostrar que aquele era um momento histórico, mas que, estando ele próprio muito confuso, deu voltas e

VALORES DE ÁREA, RESISTÊNCIA ADESIVA E PADRÃO DE FRATURA OBTIDOS EM DENTINA DESMINERALIZADA PARA O ADESIVO CLEARFIL LINER BOND 2V Dente Dentina Adesivo Área(mm) Área Cem)