• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA ÁREA DE DIREITO 2011 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

A Comissão de Estágio da Procuradoria da República no Município de Campinas faz saber que estarão abertas, de 05 a 27.10.2011, as inscrições para o Processo Seletivo para Estágio na Área de Direito, dirigidas a estudantes de Direito que houverem concluído, pelo menos, 40% (quarenta por cento) da carga horária ou dos créditos do curso, independentemente do semestre em que estejam formalmente matriculados, nos termos da declaração emitida pela instituição de ensino correspondente, segundo as disposições que passa a estabelecer, constantes, também, no endereço eletrônico http://www.prsp.mpf.gov.br/prmcampinas.

I. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Artigo 1º. Poderão participar da seleção todos os alunos pertencentes às instituições de ensino conveniadas com a Procuradoria da República no Município de Campinas, quais sejam:

ESAMC - Escola Superior de Administração, Marketing e Comu-nicação;

FAC III - Faculdade Comunitária de Campinas – somente Uni-dade 3;

FACAMP – Faculdade de Ciências Econômicas – CampinasFACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista;

MACKENZIE – Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campi-nas

POLICAMP - Faculdade Politécnica de Campinas;

PUC - Campinas – Pontifícia Universidade Católica de Campi-nas;

UNIP - Universidade Paulista – Campinas e

UNISAL - Liceu Coração de Jesus – Centro Universitário Salesi-ano de SP – Campinas.

Artigo 2º. Os servidores integrantes do quadro efetivo do Ministério Público Federal interessados em estagiar nesta unidade ministerial deverão parti-cipar desta seleção pública, sendo que o estagiário servidor ou empregado

(2)

públi-co não fará jus à bolsa-estágio e ao auxílio transporte e deverá cumprir jornada mínima de 4 (quatro) horas semanais.

II. DAS INSCRIÇÕES

Artigo 3º. A inscrição será realizada, impreterivelmente, no período de 05.10.2011 (a partir das 11h, horário de Brasília) a 27.10.2011 (até às 19h, horário de Brasília), exclusivamente através da Internet, no endereço eletrônico www.prsp.mpf.gov.br/prmcampinas.

Artigo 4º. Realizada a inscrição, o candidato deverá imprimir a ficha de inscrição disponibilizada automaticamente (em formato PDF) e entregá-la até o dia 28.10.2011, no prédio da Procuradoria da República em Campinas, Rua Conceição, nº 340, Centro, das 14h às 18h.

§ 1º. Juntamente com a ficha de inscrição, o candidato deverá apresentar documentos originais e:

a) cópia da cédula de identidade;

b) cópia do CPF (caso não conste no RG);

c) declaração de antecedentes criminais da Justiça Federal e da Justiça Estadual, quanto à jurisdição em que residam. Serão aceitas declarações obtidas pela internet com assinatura eletrônica;

d) histórico escolar atualizado, fornecido pela secretaria da faculdade. Será aceito o histórico escolar obtido pela internet com assinatura eletrônica, porém, neste caso, o histórico escolar fornecido pela secretaria da faculdade deverá ser apresentado por ocasião da convocação;

e) declaração emitida pela instituição de ensino informando o percentual da carga horária do curso ou dos créditos já cumpridos pelo candidato;

f) 01 (um) quilo de alimento não perecível (1kg de arroz ou 1kg de feijão ou 1 lata de óleo ou 1kg de macarrão ou 1kg de leite em pó), com no mínimo 15 dias de validade, que será revertido para uma entidade filantrópica. O candidato que não puder arcar com tal ônus poderá ser dele dispensado desde que apresente até 28.10.2011 requerimento fundamentado.

§ 2º. Será admitida a entrega da ficha de inscrição, bem como dos documentos exigidos, por terceiros, mediante procuração, sem necessidade de reconhecimento de firma, assumindo o candidato total responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu mandatário.

(3)

§ 3º. É de inteira responsabilidade dos candidatos o preenchimento e a entrega da ficha de inscrição, bem como de todos os documentos exigidos, sob pena de indeferimento, até 28.10.2011.

§ 4º. A Coordenação de Estágio da Procuradoria da República no Município de Campinas/SP não se responsabiliza por solicitações de inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

III. DAS VAGAS

Artigo 5º. O processo seletivo destina-se a selecionar candidatos para formação de cadastro de reserva para as vagas que vierem a surgir durante o período de sua validade.

Artigo 6º. O processo seletivo é válido por 06 (seis) meses, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Artigo 7º. O processo de seleção de estagiários portadores de deficiência ocorrerá da seguinte forma:

a) fica reservado o percentual de 10% (dez por cento) do total de vagas para estagiário de direito a candidatos portadores de deficiência, desde que as atividades de estágio sejam compatíveis com a deficiência, e que serão inscritos em igualdade de condições com os demais candidatos;

b) no ato da inscrição pela internet, o candidato portador de deficiência, além de preencher a ficha de inscrição e transmiti-la de modo usual, deverá imprimir e preencher declaração, disponibilizada automaticamente (em formato PDF), de que é portador de deficiência, comprovada mediante apresentação de laudo médico original ou cópia autenticada, expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, do qual conste expressamente que a deficiência se enquadra na previsão do art. 4º e seus incisos do Decreto nº 3.298, de 20.12.1999 e suas alterações, e entregá-los até 28.10.2011, juntamente com os demais documentos exigidos, na sede da Procuradoria da República em Campinas, situada à Rua Conceição, 340 – Centro – Campinas/SP. Se o CID não ensejar

(4)

efetivamente deficiência, nos termos do Decreto mencionado, a inscrição será deferida para a lista geral de candidatos;

c) caso necessite de condições especiais para a realização da prova, deve protocolar requerimento nesse sentido até o dia 28.10.20111, das 14h às 18h, anexando atestado subscrito por profissional médico;

d) serão adotadas todas as providências que se façam necessárias a permitir o fácil acesso de candidatos portadores de deficiência aos locais de realização da prova, sendo de responsabilidade daqueles, entretanto, indicar, no ato da inscrição, os equipamentos e instrumentos imprescindíveis à feitura da prova, previamente autorizados pelo Ministério Público Federal, bem como declarar se o candidato já dispõe deles ou se é necessário que o MPF os disponibilize;

e) a publicação do resultado final do processo seletivo será feita em 02 (duas) listas: a primeira contendo a pontuação de todos os candidatos aprovados, inclusive a dos portadores de deficiência; e a segunda contendo somente a pontuação destes últimos;

Artigo 8º. Fica instituído o Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais, sendo reservado o percentual de no mínimo de 10% (dez por cento) das vagas existentes, que surgirem ou forem criadas no prazo de validade do processo seletivo.

§ 1º. Para concorrer ao Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais, o candidato deverá:

a) efetuar sua inscrição, conforme procedimentos definidos neste edital; b) imprimir, preencher e assinar declaração específica de opção para participar da seleção por esse sistema, disponibilizada automaticamente (em formato PDF) pela internet e entregá-la com os demais documentos citados no artigo 3º até 28.10.2011, das 14h às 18h;

c) comparecer, quando convocado à entrevista pessoal, munido de carteira de identidade original e comprovante de renda familiar;

(5)

§ 2º. O candidato convocado que não comparecer à entrevista pessoal ou comparecer sem portar documento original de identidade passará a compor automaticamente a lista geral de inscritos.

§ 3º. Ficam destinadas as vagas 10ª, 20ª, 30ª e assim sucessivamente aos candidatos com deficiência e/ou aos participantes do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais. Havendo as duas situações no mesmo processo seletivo, prioritariamente, convoca-se o candidato com deficiência e, na vaga seguinte 11º, 21º, 31º e assim sucessivamente, convoca-se o candidato participante do Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais.

§ 4º. Os candidatos inscritos no Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais deverão preencher todas as condições estabelecidas neste Edital.

Artigo 9º. As vagas reservadas aos portadores de deficiência e aos optantes pelo Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais serão revertidas, no todo ou em parte, aos demais candidatos, se não houver inscrição e/ou aprovação de candidatos naquelas situações, ou ainda se o número de aprovados não atingir o limite a eles reservado.

IV. DA DATA, HORÁRIO, LOCAL DA PROVA E CLASSIFICAÇÃO

Artigo 10. A data, o horário e o local da prova serão divulgados posteriormente no endereço: http://www.prsp.mpf.gov.br/prmcampinas.

§ 1º. A prova terá duração de 4 horas.

§ 2º. Os candidatos deverão apresentar-se para a realização da prova escrita com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos, munidos de carteira de identidade original ou de outro documento oficial de identificação com foto.

§ 3º. O candidato não poderá retirar-se da sala em que estiver realizando a prova antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do respectivo início.

§ 4º. Nas folhas de respostas, é vedado ao candidato, sob pena de nulidade da prova, inserir o seu nome, assinatura ou qualquer outra anotação que o possa identificar.

(6)

§ 5º. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala deverão permanecer na sala de exame para acompanhar a lacração dos envelopes de prova.

§ 6º. Ficará automaticamente eliminado o candidato que não se apresentar à hora designada para a realização da prova escrita.

Artigo 11. A primeira parte da prova consistirá em 04 (quatro) questões dissertativas, a serem respondidas entre 10 a 20 linhas, com valor de 10,0 (dez) pontos cada questão, totalizando 40 pontos, assim divididas: 01 questão envolvendo Direito Administrativo, 01 questão envolvendo Direito Processual Civil, 01 questão envolvendo Direito Penal e 01 questão envolvendo Direito Processual Penal, conforme o conteúdo programático constante no Anexo I deste edital.

Artigo 12. A segunda parte da prova consistirá em uma dissertação de, no máximo, 40 linhas, com valor de 60 (sessenta) pontos, envolvendo Direito Constitucional.

Artigo 13. Será permitida consulta à legislação não comentada durante a aplicação da prova.

Artigo 14. Serão eliminados os candidatos que não atingirem, na totalidade, 60 pontos.

Artigo 15. Considerar-se-ão habilitados os 60 (sessenta) candidatos que obtiverem maior pontuação, considerando-se classificados, mesmo além daquele quantitativo, todos os candidatos que, na última posição de classificação, ostentem a mesma pontuação geral.

Artigo 16. Para os candidatos habilitados, será utilizado como critério de desempate na ordem de classificação dos candidatos a média aritmética das notas constantes no Histórico Escolar atualizado nas seguintes disciplinas, sucessivamente: Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Processual Civil.

Artigo 17. Na prova, a Comissão de Estágio avaliará o candidato nos seguintes aspectos: emprego da língua portuguesa, domínio de redação, linguagem jurídica e conhecimento técnico-jurídico, nos termos de espelho de resposta a ser fornecido a partir do prazo para interposição de recurso.

(7)

§ 1º. Em atendimento ao Decreto n.º 6.583/2008, serão aceitas como corretas ambas as ortografias.

Artigo 18. O candidato terá o prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de divulgação do resultado, para, querendo, apresentar recurso por escrito à Comissão de Estágio.

Artigo 19. O candidato terá o prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de divulgação do resultado final, para, querendo, apresentar recurso por escrito à Comissão de Estágio.

V. DO ESTÁGIO E DA CONTRATAÇÃO

Artigo 20. O estágio terá duração de até 01 (um) ano, podendo ser prorrogado até o limite de 02 (dois) anos e será remunerado com o bolsa-auxílio mensal correspondente a R$ 800,00 (oitocentos reais) e auxílio-transporte de R$ 7,00 (sete reais), por dia de efetivo estágio.

§ 1º. A prorrogação ocorrerá mediante solicitação do supervisor, formulada com 30 (trinta) dias de antecedência e encaminhada à Seção de Estágio, Seleção e Concurso.

§ 2º. O estágio firmado com portadores de deficiência não se submete ao limite temporal previsto no caput deste artigo, podendo ser prorrogado até a conclusão do curso, observada a regra do parágrafo anterior.

§ 3º. Os servidores integrantes do quadro efetivo do Ministério Público Federal interessados em estagiar nesta unidade ministerial deverão participar desta seleção pública, sendo que o estagiário servidor ou empregado público não fará jus à bolsa-estágio e ao auxílio-transporte e deverá cumprir jornada mínima de 4 (quatro) horas semanais.

Artigo 21. O estágio não cria vínculo empregatício, de qualquer natureza, com o Ministério Público da União.

Artigo 22. A jornada de atividade em estágio será de 20 (vinte) horas semanais, distribuídas, preferencialmente, em 4 (quatro) horas diárias, de segunda a sexta-feira e com início entre 12 e 14 horas, sem prejuízo das atividades discentes.

(8)

Artigo 23. Uma vez convocados, os candidatos terão prazo de até 3 (três) dias úteis para formalizar a contratação, sob pena de perder a preferência pela classificação, podendo ser convocado o candidato classificado a posteriori e assim sucessivamente.

Artigo 24. São incompatíveis com o estágio no Ministério Público Federal o exercício de qualquer atividade concomitante em outro ramo do Ministério Público, em órgãos do Poder Judiciário, na Defensoria Pública da União e dos Estados, na Polícia Civil ou Federal e na advocacia pública ou privada ou nos seus órgãos de classe.

Artigo 25. Os candidatos aprovados que recusarem o estágio à época de sua primeira convocação poderão ser novamente convocados, desde que todos os candidatos habilitados já tenham sido chamados.

Artigo 26. O desligamento do estagiário ocorrerá nas seguintes hipóteses:

I – automaticamente, ao término do prazo acordado; II – a pedido do estagiário;

III – pelo não comparecimento, sem motivo justificado, por 8 (oito) dias consecutivos ou 15 (quinze) dias intercalados, no período de 1 (um) mês;

IV – pela conclusão do curso, caracterizado pela colação de grau para estudantes de nível superior e pelo término do ano letivo para estudantes de nível médio;

V – a qualquer tempo, a critério da Administração;

VI – pelo descumprimento, por parte do estagiário, das condições do Termo de Compromisso, inclusive no caso de sua prorrogação;

VII – por baixo rendimento, caracterizado pela obtenção de nota inferior a 36 pontos nas avaliações de desempenho a que for submetido;

VIII – por conduta incompatível com a exigida pelo Ministério Público da União;

IX – por reprovação em mais da metade dos créditos disciplinares do último semestre ou período escolar concluído;

X – na hipótese de mudança ou interrupção de curso ou, ainda, em decorrência de transferência para instituição de ensino não conveniada;

(9)

XI – com a posse em cargo efetivo ou a nomeação em cargo em comissão ou, ainda, com a assinatura do contrato de trabalho, se, durante a vigência do estágio, tornar-se servidor público ou empregado público.

Parágrafo único. Os prazos acima previstos serão contados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento, ficando prorrogado, para o primeiro dia útil seguinte, o prazo vencido em dia em que não haja expediente.

Campinas, 30 de setembro de 2011.

ELAINE RIBEIRO DE MENEZES PROCURADORA DA REPÚBLICA

Referências

Documentos relacionados

Imediatamente após o transplante de medula, os antibióticos e os antifúngicos necessários durante a aplasia, os narcóticos utilizados para tratar a mucosité, os

Os Autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modifica- ções recomendadas pelos peritos e pelo Conselho Editorial. Quando

Foram incluídos no estudo todos os pacientes com prontuários clínicos completos, portadores de diagnóstico médico de cardiopatias congênitas e adquiridas, admitidos

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

This was considered a unique case in Portugal, since power transformers are only available for this type of assessment, when a catastrophic failure occurs, preventing an analysis

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,