• Nenhum resultado encontrado

EDITAL N. 003/PPGCR/ DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES CREDENCIADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL N. 003/PPGCR/ DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES CREDENCIADOS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

EDITAL N.° 003/PPGCR/2016

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (PPG-CR) da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições e em acordo com a Resolução Normativa n.º 05/CUn/2010 e o Regimento do PPG-CR, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de mestrado do PPG-CR para ingresso em março de 2017.

1. DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E DOCENTES CREDENCIADOS

1.1 Área de Concentração: Fisioterapia

1.1.1 Linha de Pesquisa: Avaliação e Intervenção do Sistema Musculoesquelético

EMENTA: Avaliação e intervenção das alterações do sistema musculoesquelético nos diferentes níveis de atenção à saúde, por meio de estudos clínicos ou experimentais. Utiliza como pilares o estudo do controle motor, da biomecânica, dos recursos terapêuticos e das intervenções individuais e coletivas no sistema Musculoesquelético. Estudo do desempenho e das adaptações do sistema Musculoesquelético.

Professores ofertando vagas: Dr. Alessandro Haupenthal Dr. Alexandre Márcio Marcolino Dr. Fernando Diefenthaeler Dra. Heloyse Uliam Kuriki Dra. Janeisa Franck Virtuoso Dr. Rafael Inácio Barbosa

1.1.2 Linha de Pesquisa: Desempenho e Capacidade dos Sistemas Cardiorrespiratório e Neurológico

EMENTA: Estudos pré-clínicos, clínicos e translacionais sobre as adaptações agudas e crônicas dos sistemas cardiorrespiratório, metabólico e neurológico ao exercício físico em diferentes condições de saúde. Estudos de avaliação e intervenções relacionadas com o desempenho e capacidade dos sistemas cardiorrespiratório, metabólico e neurológico em diferentes grupos populacionais.

Professores ofertando vagas: Dr. Aderbal Silva Aguiar Junior Dra. Adriana Neves dos Santos Dra. Angélica Cristiane Ovando Dra. Danielle Soares Rocha Vieira Dra. Ione Jayce Ceola Schneider

(2)

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições deverão ser realizadas no período de 03 de outubro a 04 de novembro de 2016, presencialmente na Secretaria do Programa, durante o horário de atendimento externo do PPG-CR (08:00 – 12:00), ou via correio (Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação – Rua Pedro João Pereira, nº 150, Bairro Mato Alto – CEP 88900-000 – Araranguá – SC). As inscrições realizadas via correio, deverão ser exclusivamente por SEDEX, com data de postagem até 04 de novembro de 2016.

2.1.1 A inscrição somente será homologada mediante a entrega, ou envio, de toda a documentação exigida pelo presente Edital.

2.1.2 Não compete ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação qualquer responsabilidade referente ao extravio de documentos enviados via SEDEX ou quaisquer outras despesas e responsabilidades relativas ao deslocamento de candidatos para participação na presente seleção.

2.1.3 A inscrição neste processo de seleção implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital, bem como dos editais complementares e/ou retificações que por ventura venham a ser publicadas.

2.2 Poderão inscrever-se na seleção os candidatos que concluíram cursos de graduação oficialmente reconhecidos (bacharelado) em áreas relacionadas às Ciências da Reabilitação.

2.2.1 Não serão aceitos diplomas obtidos em licenciatura curta.

2.3 Os documentos necessários à homologação da inscrição no processo seletivo são os seguintes:

2.3.1 Formulário de inscrição online, completamente preenchido e impresso, disponível no sítio eletrônico do CAPG (http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao) e duas fotos 3x4cm recentes. Uma das fotos deverá ser colada no formulário de inscrição impresso.

2.3.1.1 Os candidatos deverão, necessariamente, inscrever-se em uma única linha de pesquisa, selecionando um docente da linha que esteja ofertando vaga como possível orientador.

2.3.2 Fotocópia da Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou de Casamento e do CPF (autenticados).

2.3.3 Fotocópia do diploma de curso de graduação ou certificado de conclusão de curso de graduação ou declaração expedida pela coordenação do curso que é estudante concluinte do curso de graduação (autenticada).

2.3.3.1 Caso o candidato não possua o diploma de curso de graduação, tal documento deverá ser apresentado, impreterivelmente, na data de efetivação da primeira matricula no PPG-CR.

2.3.4 Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação (autenticada). 2.3.5 Fotocópia de Comprovante de Residência (autenticada).

2.3.6 Declaração de quitação eleitoral.

2.3.7 Documento militar, no caso de homens (autenticado).

(3)

http://lattes.cnpq.br/index.htm, cujo preenchimento é realizado via Web), comprovado com a produção científica a partir do ano de 2011 (inclusive). No caso da comprovação de artigos e livros, anexar apenas a cópia da primeira página e/ou daquela que identifique o periódico/obra, ano de publicação e os autores da produção. Deverão ser entregues três cópias encadernadas do Curriculum Vitae, entretanto apenas uma das cópias deverá apresentar os comprovantes anexados e numerados na ordem em que são listados no

Lattes.

2.3.9 Proposta de Projeto de Dissertação, em três vias (encadernar separadamente cada cópia). O projeto deverá estar formatado no padrão ABNT, com espaçamento entrelinhas 1,5, papel A4, fonte Arial (11pt), margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. O projeto não deverá ultrapassar 6 páginas, contendo capa e descrição da proposta (problema, justificativa, hipótese, objetivos, métodos e referências). As citações e as referências bibliográficas devem ser apresentadas no padrão ABNT.

2.3.10 Fotocópia do comprovante de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou alemão), realizada a partir do ano de 2010 no Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/CCE) da UFSC ou em departamento equivalente de outra universidade federal ou estadual, onde há programa de pós-graduação recomendado pela CAPES. Poderão ser aceitos certificados TOEFL, IELTS, Michigan e ELSA, cuja pontuação ou níveis serão analisados pela Comissão de Seleção.

2.3.10.1 Aos candidatos que não apresentarem comprovante de proficiência em língua estrangeira no ato da inscrição, se forem selecionados para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, deverão entregá-lo até seis meses após o ingresso no programa.

2.3.10.2 Informações sobre o exame de proficiência em língua estrangeira realizado pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da

UFSC podem ser consultadas no sítio eletrônico

http://www.proficienciadlle.com/.

2.4 Após o término do período de inscrições, a comissão responsável por conduzir o processo seletivo fará a conferência de toda a documentação entregue pelos candidatos visando a homologação das inscrições na seleção.

2.4.1 Serão homologadas pela comissão responsável somente aquelas inscrições que tenham sido entregues ou postadas dentro do prazo de inscrição estipulado no presente Edital, bem como que contiverem todos os documentos exigidos à homologação do ato, conforme Item 2.3 e seus subitens.

2.4.2 Somente a inscrição online, no sistema CAPG, não garante a homologação das inscrições.

2.5 Na data definida no Item 6 do presente Edital serão divulgadas as relações de inscrições homologadas e não homologadas pela comissão responsável pelo processo seletivo.

2.5.1 Os candidatos com inscrição não homologada poderão interpor recurso junto à Comissão de Seleção, por escrito e devidamente justificado, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da divulgação do resultado das inscrições.

2.5.2 Após análise dos recursos, o Programa divulgará na data definida no Item 6 do presente Edital as listas definitivas de inscrições homologadas e não homologadas.

(4)

3. DA SELEÇÃO

3.1. O processo seletivo compreenderá três etapas:

 Prova teórica: caráter eliminatório e classificatório,

 Arguição do Projeto Preliminar de Dissertação e Entrevista: caráter eliminatório e classificatório.

 Análise do currículo lattes: caráter classificatório,

Para as etapas de caráter eliminatório, a nota mínima para aprovação será 7,0 (sete). 3.1.1 Primeira Etapa: Prova Teórica, com avaliação a partir do Apêndice II (Ficha de Análise da Prova Teórica) do presente Edital.

3.1.1.1 A realização da Prova Teórica ocorrerá no dia 05 de dezembro de 2016, no período matutino, em local e horário a serem divulgados na página do PPG-CR (http://ppgcr.paginas.ufsc.br).

3.1.1.2 A prova teórica será dissertativa e composta por duas questões, relacionadas aos seguintes temas: Prática Baseada em Evidência e Metodologia da Pesquisa.

3.1.1.3 O enfoque das questões será a avaliação da abordagem do tema (50%), coerência com o tema (25%) e clareza/adequação da linguagem (25%).

3.1.1.4 Não será permitido o ingresso após o início da prova, que terá duração máxima de quatro horas. A prova deverá ser escrita em língua portuguesa e não serão permitidas consultas.

3.1.1.5 A primeira etapa é cega. A prova escrita deverá ser identificada somente pelo número de inscrição do candidato gerado no formulário online de inscrição, via CAPG.

3.1.1.6 A primeira etapa é eliminatória. A participarão das próximas etapas poderá ser realizada apenas pelos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) nesta etapa.

3.1.1.7 As questões da prova teórica serão elaboradas de acordo com a seguinte bibliografia:

Bibliografia

(A) Prática Baseada em Evidência

SHIWA, S.R. et al . PEDro: a base de dados de evidências em fisioterapia. Fisioter. mov.

(Impr.), Curitiba, v. 24, n. 3, p. 523-533, set. 2011.

Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502011000300017&lng=pt&nrm=iso

DIAS, R.C.; DIAS, J.M.D. Prática baseada em evidências: uma metodologia para a boa prática fisioterapêutica. Fisioter. mov. (Impr.), Curitiba, v. 19, n. 1, p. 11-16, jan./mar., 2006.

(5)

(B) Metodologia da Pesquisa

HULLEY, S.B.; NEWMAN, T.B.; CUMMINGS, S.R. Introdução: anatomia e fisiologia da pesquisa clínica. In: HULLEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. 384p. (Capítulo 1)

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Pesquisa. In: ____________. Fundamentos de

metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p. (Capítulo 8)

MICHALISZYN, M..; TOMASINI, R. O projeto de pesquisa e suas fases. In: ____________. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos,

monografias e artigos científicos. 6.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. 215 p. (Capítulo 5)

3.1.2 Segunda Etapa: Arguição do Projeto Preliminar de Dissertação e Entrevista de acordo com a Ficha de Avaliação da Arguição e de Projeto de Pesquisa (APÊNDICE III) do presente Edital.

3.1.3.1 O enfoque da arguição será o problema e justificativa (peso 1,5), os objetivos (peso 1,0), a proposta do delineamento experimental (peso 1,5) e a viabilidade (peso 1,0) da proposta de projeto, considerando ainda a defesa do Curriculum vitae (peso 2,0), a justificativa da escolha do PPG em Ciências da Reabilitação e da linha de pesquisa (peso 2,0), bem como a disponibilidade de dedicação do candidato ao Programa (peso 1,0).

3.1.3.2. A nota mínima para a aprovação na arguição será 7,0 (seis), nota abaixo desta implicará em reprovação no exame de seleção.

3.1.3 Terceira Etapa: Análise do Currículo Lattes de acordo com o a Ficha de Avaliação do Currículo Lattes (APÊNDICE IV) do presente Edital.

3.1.2.1 Para a pontuação do Grupo III da Ficha de Avaliação do Curriculum Lattes (APÊNDICE IV) serão considerados os últimos 5 anos.

3.1.2.2 Será atribuída nota final na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) para a análise do currículo.

3.1.2.3 Para a determinação dos resultados, a maior pontuação entre os candidatos será convertida em nota 10,0 e as demais notas serão determinadas por meio de regra de três simples. Nesta etapa, não há a presença do candidato.

3.2 A nota final atribuída pela comissão será calculada com base nas notas da prova escrita (peso 40%), analise do currículo lattes (peso 40%) e arguição do projeto preliminar de dissertação e entrevista (peso 20%), com base na média ponderada abaixo:

Nota final = (Prova escrita  4) + (Currículo  4) + (Arguição  2) 10

(6)

3.2.1 Se houver igualdade de pontuação na classificação final, o critério de desempate a ser utilizado será a pontuação da prova escrita, seguida da nota da análise do currículo lattes e da nota na arguição do projeto preliminar de dissertação e entrevista

3.2.2 O candidato concorrerá prioritariamente à vaga aberta pelo professor que houver indicado no momento da inscrição para orientação. A Comissão de Seleção poderá decidir pelo ingresso do candidato com a orientação de um professor orientador originalmente não indicado pelo candidato no ato da inscrição, desde que exista aceitação mútua do professor e do candidato. 3.3 Caberá à Comissão de Seleção a avaliação dos candidatos em cada etapa da seleção.

3.4 As notas de todos os candidatos, após cada etapa, serão publicadas no sítio eletrônico do Programa na internet (http://ppgcr.paginas.ufsc.br/) e afixadas no mural do PPG-CR, seguindo o cronograma definido no Item 6 deste Edital.

3.4.1 O candidato poderá interpor recurso relativo às notas que lhe forem atribuídas, em qualquer etapa da seleção, à Comissão de Seleção, desde que o faça em até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação das mesmas, por escrito e justificadamente.

3.5 O resultado definitivo da Primeira Etapa e o resultado final da seleção, analisados os recursos interpostos, serão divulgados até a data definida no Item 6 do presente Edital.

3.5.1 O cronograma da Terceira Etapa do processo de seleção será definido no Item 6 deste Edital e os horários da arguição e da entrevista serão publicadas no sítio eletrônico do Programa na internet (http://ppgcr.paginas.ufsc.br/).

3.5.2 Juntamente com o resultado final da seleção, será publicada à parte uma listagem classificatória referente aos critérios para concessão de bolsas constante na norma de bolsas atualmente em vigor no PPGCR.

3.6 Serão considerados “selecionados” os candidatos aprovados que se classificarem dentro do número de vagas abertas pelo professor indicado para orientação.

4. DAS VAGAS

4.1 Serão oferecidas 17 (dezessete) vagas. No quadro abaixo, encontram-se o número de vagas de cada docente:

Docentes Número de vagas oferecidas

Prof. Dr. Aderbal Silva Aguiar Junior 01 Profa. Dra. Adriana Neves dos Santos 01 Prof. Dr. Alessandro Haupenthal 02 Prof. Dr. Alexandre Marcio Marcolino 02 Profa. Dra. Angélica Cristiane Ovando 02 Profa. Dra. Danielle Soares Rocha Vieira 02 Prof. Dr. Fernando Diefenthaeler 02 Profa. Dra. Heloyse Uliam Kuriki 01 Prof. Dra. Ione Jayce Ceola Schneider 01 Profa. Dra. Janeisa Franck Virtuoso 01 Prof. Dr. Rafael Inácio Barbosa 02

(7)

4.2 O preenchimento completo das vagas abertas dependerá do número de candidatos aprovados por professor.

5. CRONOGRAMA DA SELEÇÃO:

Data Local Etapa

03/10 a 04/11 Secretaria do PPG-CR ou via correio (14:00 – 18:00)

Inscrições

11/11 Secretaria e site do PPG-CR Divulgação das Inscrições Homologadas 16 a 17/11 Secretaria do PPG-CR Prazo de Interposição de Recurso das

Inscrições não Homologadas Até 23/11 Secretaria e site do PPG-CR Reposta ao recurso das Inscrições não

Homologadas 05/12 Local a ser divulgado junto à lista de inscrições

homologadas no site do PPGCR

Primeira Etapa – Prova Teórica 06/12 (até 18h) Secretaria e site do PPG-CR Divulgação do resultado da prova Teórica 07/06 (até 18h) Secretaria do PPG-CR Prazo de Interposição de Recurso dos

resultados da Primeira etapa 08/06 (até 12h) Secretaria e site do PPG-CR Reposta ao recurso da Primeira etapa

Divulgação do Cronograma da Segunda Etapa 09/12 Local a ser divulgado no site do PPG-CR Segunda Etapa: Arguição do Projeto

Preliminar de Dissertação e Entrevista 09/12 (até 22h) Secretaria e site do PPG-CR Divulgação do resultado da Segunda Etapa 12/12 (até 18h) Secretaria do PPG-CR Prazo de Interposição de Recurso dos

resultados da Segunda Etapa 13/12 (até 12h) Secretaria e site do PPG-CR Reposta ao recurso da Segunda Etapa 13/12 (a partir

das 12h)

Sala da Coordenação do PPG-CR Terceira Etapa – Análise do Curriculum Lattes

Nesta etapa NÃO HÁ presença do candidato 13/12 (até 18h) Secretaria e site do PPG-CR Divulgação do resultado da Terceira Etapa 14/12 (até 18h) Secretaria do PPG-CR Prazo de Interposição de Recurso da Terceira

Etapa

15/12 (até 12h) Secretaria e site do PPG-CR Reposta ao recurso da Terceira Etapa 16/12 (ate 18h) Secretaria e site do PPG-CR Divulgação do resultado final

6. DA MATRÍCULA

6.1 Os candidatos selecionados deverão matricular-se entre os dias 08 e 10/03/2017.

6.2 Embora o Programa possa ser apoiado por agências financiadoras nacionais (CAPES e CNPq) com bolsas de Mestrado, não é possível garantir previamente a concessão de bolsas aos candidatos selecionados.

6.3 Os documentos pessoais dos candidatos não aprovados na seleção poderão ser retirados na Secretaria do Programa durante o horário de funcionamento entre os dias 13 e 17/03/2017. Depois dessa data, os documentos serão descartados.

(8)

7. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

7.1 Poderão ser obtidas junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

7.2 Comissão de Seleção:

- Prof. Janeisa Franck Virtuoso – presidente - Prof. Rafael Inacio Barbosa – membro titular - Prof. Alessandro Haupenthal – membro titular - Prof. Poliana Penasso Bezerra – membro titular - Prof. Danielle Soares Rocha Vieira – membro titular - Prof. Ione Jayce Ceola Schneider – membro titular - Prof. Heloyse Uliam Kuriki – membro suplente - Prof. Adriana Neves dos Santos- membro suplente PORTARIA nº 7/PPG-CR/ 2016, 26 de agosto de 2016.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Aprovado em reunião do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, realizada em 28 de setembro de 2016.

Araranguá, 28 de setembro de 2016. Prof. Dra. Adriana Neves dos Santos Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação

(9)

EDITAL N.° 003/PPGCR/2016 – APENDICE I Linhas de Pesquisa dos Professores

Linha de Pesquisa: Avaliação e Intervenção do Sistema Musculoesquelético

PROFESSOR PROJETO DE PESQUISA

Prof. Dr. Alessandro Haupenthal Intervenção/estudo da funcionalidade/movimento humano.

Prof. Dr. Alexandre Marcio Marcolino

Reabilitação e Semiologia do Aparelho Locomotor

Prof. Dr. Fernando Diefenthaeler O Estudo do Movimento Humano e Desempenho no Esporte

Profa. Dra. Heloyse Uliam Kuriki Análise, Avaliação e Reabilitação do Movimento Humano

Profa. Dra. Janeisa Franck Virtuoso Avaliação e Tratamento Fisioterapêutico das Diferentes Disfunções dos Músculos do Assoalho Pélvico Feminino

Prof. Dr. Rafael Inácio Barbosa Propriedades de Medida dos Instrumentos de Avaliação e Técnicas de Reabilitação nas Disfunções Músculo-esqueléticas

Linha de Pesquisa: Desempenho e Capacidade dos Sistemas Cardiorrespiratório e Neurológico

PROFESSOR PROJETO DE PESQUISA

Prof. Dr. Aderbal Silva Aguiar Junior

Adaptações do Sistema Nervoso ao Exercício Físico

Profa. Dra. Adriana Neves dos Santos

Avaliação e Intervenção Sensório-Motora de Indivíduos Saudáveis e com Alterações no Sistema Neurológico

Prof. Dra. Angélica Cristiane Ovando

Análise, Avaliação e Intervenção nas Disfunções Sensório-motoras de Pessoas com Deficiencia

Profa. Dra. Danielle Soares Rocha Vieira

Avaliação e Intervenções Voltadas aos Sistemas Cardiorrespiratório e Metabólico em Diferentes Faixas Etárias

Prof. Dra. Ione Jayce Ceola Schneider

(10)

1

EDITAL N.° 003/PPGCR/2016 - APÊNDICE II Ficha de Análise da Prova Teórica

Número de inscrição do candidato: _____________________________________________

Questão 1 – Prática Baseada em Evidência (10,0)

Tópico Nota Avaliador 1 Nota Avaliador 2 Nota Avaliador 3 Média aritmética Abordagem do tema (5,0) Coerência com o tema (2,5) Clareza/adequação da linguagem (2,5) Nota final da questão =

Questão 2 – Metodologia da Pesquisa (10,0)

Tópico Nota Avaliador 1 Nota Avaliador 2 Nota Avaliador 3 Média aritmética Abordagem do tema (5,0) Coerência com o tema (2,5) Clareza/adequação da linguagem (2,5) Nota final da questão = Nota final: ______________________________________

(11)

1

EDITAL N.° 003/PPGCR/2016 - APENDICE III Ficha de Avaliação da Arguição e de Projeto de Pesquisa

Número de inscrição do candidato: _____________________________________________

Nota Avaliador 1 Nota Avaliador 2 Nota Avaliador 3 Proposta de projeto

Problema e justificativa do projeto (peso 1,5)

Objetivos (peso 1,0)

Delineamento experimental (peso 1,5) Viabilidade da proposta de projeto

(peso 1,0

Arguição

Defesa do Curriculum vitae (peso 2,0) Justificativa da escolha do PPGCR e

da linha de pesquisa (peso 2,0) Disponibilidade de dedicação do candidato ao Programa (peso 1,0)

Nota final (média

(12)

1

EDITAL N.° 003/PPGCR/2016 - APENDICE IV Ficha de Avaliação do Curriculum Lattes

Número de inscrição do candidato: _____________________________________________

GRUPO I – Títulos Acadêmicos

Título Pontos Pontos Obtidos

Doutorado 25 pontos

Mestrado 20 pontos

Especialização 15 pontos

Graduação 10 pontos

Subtotal

GRUPO II – Atividades de Ensino

Atividade Pontos Pontos Obtidos

Atividade de docência no ensino superior 1 ponto por semestre (máximo de 2 anos) Atividade de docência na educação básica 0,5 ponto por ano

(máximo de 2 anos) Cursos de curta duração 0,2 por curso (máximo

de 5 cursos) Monitoria 0,5 ponto por semestre

(máximo de 2 anos) Estágio de docência 0,5 ponto pela atividade

(máximo de 2 atividades) Orientações concluídas

Especialização 0,5 ponto por

especialização (máximo 2 orientações) TCC, estágio, PET, monitoria e similares 0,25 ponto por

orientação (máximo 4 orientações) Participação em bancas examinadoras:

Especialização 0,25 ponto cada

(máximo 4 orientações)

TCC 0,25 ponto cada

(máximo 4 orientações) Aprovação em processo seletivo para magistério

superior

0,25 ponto cada aprovação (máximo 4 aprovações0 Subtotal

(13)

1 GRUPO III – Atividades de Pesquisa e de Extensão

Atividade Pontos Pontos Obtidos

Autoria de livro em Ciências da Reabilitação 5 pontos por livro Autoria de capítulo de livro em Ciências da

Reabilitação

1 ponto por capítulo Atividade iniciação científica 1 ponto por semestre (máximo 4, 2 anos) Atividade de extensão 0,5 ponto por semestre

(máximo 2 pontos, 2 anos) Trabalhos publicados ou aceitos em periódicos

indexados na área 21

Os trabalhos aceitos serão considerados desde que sejam apresentadas as respectivas

declarações informando claramente os autores, título a publicação, periódico e período da publicação. A1 5 por artigo A2 4 por artigo B1 3 por artigo B2 2 por artigo B3 1 por artigo Estratos inferiores 0,25 por artigo Publicação de trabalhos em eventos científicos na

área 21- até o máximo de 2,0 pontos*

Trabalho completo em evento internacional 0,5 por trabalho Trabalho completo em evento nacional 0,3 por trabalho Resumo em evento

internacional 0,3 por trabalho Resumo em evento nacional 0,1 por trabalho Resumo em evento Regional 0,05 por trabalho Apresentação de trabalho em eventos científicos

na área 21 - até o máximo de 2,0 pontos*

Oral em evento internacional 0,3 por apresentação Oral em evento nacional 0,15 por apresentação Pôster 0,05 por apresentação *Caso o trabalho seja computado como

publicação, ele não será computado como apresentação de trabalho e vice-versa

Subtotal

GRUPO IV – Outras Atividades

Atividade Pontos Pontos Obtidos

Prêmio e mérito profissional ou acadêmico (máximo de 2 pontos)

De âmbito internacional, 0,5 ponto, e de âmbito

(14)

1 Subtotal

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Durante a busca notou-se a repetição de alguns artigos nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, as bases que mais contiveram artigos relacionados ao tema foram BDENF e LILACS com

Fonte: Inspirado em Agenda Digital Imagina Chile (2013-2020), Estrategia Digital Nacional (México, 2013), Plan Nacional de TICs 2008-2019 (Colômbia), Propostas para um Programa

Algumas propostas de políticas foram influenciadas pelo fundamento político e pela ação do PVNC, tais como: o Programa Universidade para Todos – PROUNI e o Programa de Apoio

Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale como o seu médico ou farmacêutico4. O que precisa de saber antes

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

reserva de mercado de trabalho para os diplomados na Área. ▪ O PL 4408/2016, foi construído a partir

ESTADO DE SÃO PAULO – FEEESP entidade sindical de 2º grau, o SINDICATO DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO – SIEEESP e o SINDICATO DOS