• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PREGÃO AMPLO N o 001/2003-ER01. PROCESSO N o /2003

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PREGÃO AMPLO N o 001/2003-ER01. PROCESSO N o /2003"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO AMPLO No 001/2003-ER01 PROCESSO No 53504.000429/2003

A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, Autarquia Federal criada pela Lei n.º 9.472/97, por meio do seu Escritório Regional de São Paulo, com sede na Rua Vergueiro, nº 3.073, no bairro de Vila Mariana, na cidade de São Paulo – SP, CNPJ/MF: 02.030.715/0002-01, torna público que fará realizar licitação na modalidade de Pregão Amplo, conforme descrito neste Edital e seus Anexos, e em conformidade com as Leis nº 9.472/97, nº 8.666/93 e a Resolução nº 005/98 (Regulamento de Contratações da Anatel), publicado no DOU de 19 de janeiro de 1998.

Os envelopes contendo a Proposta de Preços e os Documentos de Habilitação definidos neste Edital, deverão ser entregues no local, data e horário seguintes:

LOCAL: Auditório – Rua Vergueiro, nº 3.073 – Vila Mariana – São Paulo –

SP – 1º Andar.

DATA: 15 / 5 /2003 HORÁRIO: 10:00 horas

1. DO OBJETO

1.1. O presente Pregão Amplo tem por objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços de transporte, com motoristas, para pronto atendimento ao Escritório Regional de São Paulo - ANATEL, pelo período de doze (12) meses, a contar da data da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por iguais períodos, até o limite de sessenta (60) meses, conforme especificações e condições deste Edital e seus Anexos.

(2)

2. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar deste Pregão Amplo os interessados que atenderem a todas as exigências constantes deste Edital e seus Anexos.

2.2. Não poderão participar empresas estrangeiras que não funcionem no País, os interessados que se encontrem sob falência, concordata, concurso de credores, dissolução, liquidação ou em regime de consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição, nem aqueles que tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a Administração Pública ou punidos com suspensão do direito de licitar e contratar com a Anatel.

3. DO CREDENCIAMENTO

3.1. O representante da proponente deverá se apresentar para credenciamento junto ao Pregoeiro, devidamente munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório, respondendo por sua representada, devendo, ainda, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se exibindo a Carteira de Identidade ou outro documento equivalente.

3.1.1. O credenciamento far-se-á por meio de instrumento público de procuração ou instrumento particular, com poderes para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, em nome do proponente. Em sendo sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, deverá apresentar cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

4. DO RECEBIMENTO E DA ABERTURA DOS ENVELOPES

4.1. A reunião para recebimento e abertura dos envelopes contendo a Proposta de Preços e os documentos de habilitação será pública, dirigida por um Pregoeiro e realizada de acordo com o Regulamento de Contratações da Anatel, publicado no DOU de 19/01/98, e em conformidade com este Edital e seus Anexos, no local e horário já determinados.

4.1.1 – Os envelopes da Proposta de Preço e os documentos de habilitação, deverão ser apresentados fechados, contendo os seguintes dizeres:

(3)

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES - ANATEL PREGÃO AMPLO N.º 001/2003-ER01

RAZÃO SOCIAL DO LICITANTE

ENVELOPE “A” – PROPOSTA DE PREÇOS

ENVELOPE “B” - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

4.2. Antes do início da sessão, os interessados deverão comprovar por meio de instrumento próprio, conforme item 3 deste Edital, poderes para formulação de lances verbais, descontos e para a prática dos demais atos do certame.

4.3. Aberta a sessão, o(s) representante(s) da(s) licitante(s) entregará(ão) os

envelopes contendo a proposta de preços e os documentos de habilitação.

5. DA PROPOSTA DE PREÇOS

5.1. A Proposta de Preços e os documentos que a instruir, deverão ser apresentados em 01 (uma) via sem emendas, rasuras ou entrelinhas, preferencialmente em papel timbrado do proponente, redigidos com clareza em língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, devidamente datada e assinada na última folha e rubricada nas demais, pelo

proponente ou seu representante legal.

5.2. A Proposta de Preços deverá:

5.2.1. indicar nome ou razão social do proponente, endereço completo, telefone, fax e endereço eletrônico (e-mail), este último se houver, para contato, bem como: nome, estado civil, profissão, CPF, Carteira de Identidade, domicílio e cargo na empresa, para fins de assinatura do contrato;

5.2.2. ter validade não inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data de sua apresentação;

5.2.3. ser apresentada com cotação de preços em moeda nacional (R$1,00), expressos em algarismos e por extenso, básicos para a data de apresentação da Proposta;

5.2.4. conter preço unitário e total, conforme modelo de planilhas constantes dos Anexos II-A, II-B, II-C e II-D deste Edital. Em caso de divergência entre os valores unitários e total serão considerados os primeiros;

(4)

5.2.5.conter declaração expressa que nos preços estão incluídos todos os custos e despesas, tais como e sem se limitar a: custos diretos e indiretos, tributos incidentes, taxa de administração, materiais, serviços, encargos sociais, trabalhistas, seguros, combustível, manutenção, pedágios rodoviários,

estacionamentos, lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste Edital e seus Anexos;

5.2.6. conter oferta firme e precisa, sem alternativas de preços ou qualquer outra condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado;

5.3. Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da proposta ou incorretamente cotados, serão considerados como inclusos nos preços, não sendo considerado pleito de acréscimos, a esse ou a qualquer título. 5.4. A apresentação da proposta implicará na plena aceitação, por parte do licitante, das condições estabelecidas neste Edital.

6. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1. Serão proclamados pelo Pregoeiro o proponente que apresentar a proposta de menor preço, total geral ano do Anexo II-D, e os proponentes que

apresentarem as propostas com preços até 10% superiores àquele. Se não houver pelo menos três ofertas de acordo com esta condição, será(ão)

proclamado(s) o(s) proponente(s) que apresentar(em) a(s) melhor(es) oferta(s), até no máximo de 3(três) ofertas, quaisquer que sejam os preços oferecidos, conforme disposto no Art. 10 do Regulamento de Contratações da Agência.

6.2. Aos proponentes proclamados conforme subitem 6.1, será dada oportunidade para nova disputa, por meio de lances verbais, sucessivos, de valores distintos e decrescentes em relação à proposta de menor preço.

6.3. Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes no item 10 deste Edital.

6.4. Após esse ato, será encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, exclusivamente pelo critério de menor preço.

6.5. O Pregoeiro examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, da primeira classificada, decidindo motivadamente a respeito.

6.6. Sendo aceitável a oferta, será verificado o atendimento das condições habilitatórias do licitante que a tiver formulado:

6.6.1. com base nos dados cadastrais, assegurado o direito de atualizar seus dados no ato; ou,

(5)

6.6.2. quando for o caso, da documentação apresentada na própria sessão.

6.7. Constatado o atendimento pleno às exigências editalícias, será declarado o proponente vencedor, sendo-lhe adjudicado o objeto deste Edital.

6.8. Se a oferta não for aceitável ou se o proponente não atender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará as ofertas subsequentes, na ordem de classificação, até a apuração da melhor proposta, sendo o respectivo proponente declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto deste Edital.

6.9. Da reunião lavrar-se-á ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências relevantes e que, ao final, será assinada pelo Pregoeiro e o(s) representante(s) licitante(s) presente(s).

6.10. Se o licitante vencedor recusar-se a assinar o contrato injustificadamente, a sessão será retomada e os demais licitantes chamados, na ordem de classificação, para fazê-lo nas mesmas condições da proposta vencedora.

7. DA HABILITAÇÃO

7.1. Os Documentos de Habilitação deverão ser entregues em envelope individual, devidamente fechado conforme relação a seguir:

7.1.1. Relativos à Habilitação Jurídica:

7.1.1.1. registro comercial, para empresa individual;

7.1.1.2. ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, para as sociedades empresarias, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado dos documentos comprobatórios de eleição de seus administradores;

7.1.1.3. inscrição do ato constitutivo, devidamente registrado, acompanhada de prova da diretoria em exercício, para as sociedades simples e demais entidades; 7.1.2. Relativos à Regularidade Fiscal:

7.1.2.1. prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

7.1.2.2. prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver, relativa ao domicílio ou sede do proponente;

7.1.2.3. declaração de regularidade perante as Fazendas Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do proponente;

(6)

7.1.2.4. declaração de regularidade perante a Seguridade Social e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

7.1.3. Relativos à Qualificação Econômico Financeira:

7.1.3.1. balanço Patrimonial e demais demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentadas na forma da Lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

7.1.3.2. no caso de empresa constituída no mesmo exercício financeiro, a exigência do item 7.1.3.1. será atendida mediante apresentação do “Balanço de Abertura”.

7.1.3.2.1. a comprovação da boa situação financeira da empresa será baseada na obtenção do índice de Solvência Geral (SG) igual ou maior a 1 (um), calculado e demonstrado pelo licitante, na proposta, por meio da seguinte fórmula:

Ativo Total

= ou > 1; SG =

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

7.1.3.3. certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica. Caso não possuam prazos de validade, somente serão aceitas com data não excedente a 60(sessenta) dias de antecedência da data prevista para apresentação das propostas;

7.1.4. Relativos à Qualificação Técnica:

7.1.4.1. Apresentar registro no Conselho Regional de Administração – CRA;

7.1.4.2. Apresentar atestado de capacidade técnica, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove que a proponente presta ou prestou serviços semelhantes ao do objeto deste Edital e seus Anexos.

7.2. Disposições Gerais da Habilitação

7.2.1. Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, em cópia autenticada por cartório competente, ou em publicação da imprensa oficial ou em cópias simples, desde que acompanhadas dos originais para autenticação pelo Pregoeiro.

(7)

conforme Instrução Normativa no 05, de 21/7/95, e que estiverem habilitadas no mesmo, ficarão dispensadas de apresentar os documentos de que tratam os subitens 7.1.1., 7.1.2. e 7.1.3., bem como deve declarar, sob as penalidades

cabíveis, a inexistência de fato que possa impedir a sua habilitação neste certame. 7.2.3. O contratado deverá declarar a ocorrência de fato superviniente, que impeça a manutenção das condições de habilitacão e de cumprimento do contrato, em até 5 (cinco) dias úteis, após a data da ocorrência, sob pena de não conhecimento.

7.2.4. O proponente deve declarar, sob as penalidades cabíveis, que não possuí em nosso quadro de pessoal e nem utilizará, sob qualquer pretexto, empregados com idade inferior a 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de 16 (dezesseis) anos em qualquer trabalho.

7.2.5. A empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no país, deverá apresentar, também, o decreto de autorização ou o ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

7.2.6. Não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitações de documento em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.

7.2.7. Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e seus Anexos e, observado ainda o disposto nos itens 12.13 e 12.14 deste Edital, o Pregoeiro considerará o proponente inabilitado.

7.2.8. Como condição para celebração do contrato, o licitante vencedor

apresentará, no prazo fixado para sua assinatura, certidões comprovando situação regular perante as Fazendas Federal, Estadual e Municipal, bem como perante a Seguridade Social e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

7.2.9. Se as certidões referidas no item anterior não comprovarem a situação regular do licitante, a sessão será retomada e os demais chamados, na ordem de classificação, para fazê-lo nas condições de suas respectivas ofertas, observado que o pregoeiro examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e valor.

8. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

8.1. Até a data fixada para recebimento das propostas qualquer pessoa poderá peticionar contra o ato convocatório.

8.2. A petição poderá ser feita na própria sessão de recebimento, e, se oral, será reduzida a termo em ata.

(8)

9. DOS RECURSOS

9.1. Todos os recursos serão interpostos no final da sessão, com registro em ata da síntese das suas razões e contra-razões, podendo os interessados juntar memoriais no prazo de 3 (três) dias úteis.

9.2. Em casos especiais, quando complexas as questões debatidas, o Pregoeiro concederá, àqueles que manifestarem a intenção de recorrer, prazo suficiente para apresentação das correspondentes razões, ficando os demais desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

9.3. O recurso contra decisão do Pregoeiro não terá efeito suspensivo.

9.4. O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

9.3. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, na Rua Vergueiro, nº 3.073 – Vila Mariana – São Paulo – SP – 5º Andar.

10. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

10.1. O licitante que não mantiver a proposta, apresentá-la sem seriedade, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer

declaração falsa ou cometer fraude fiscal, será sancionado com o impedimento de contratar com a Agência e, se for o caso, com o descredenciamento no cadastro, sem prejuízo das multas previstas em edital, contrato e termo de registro de preços e das demais sanções previstas na legislação.

10.2. Se o licitante vencedor recusar-se a assinar o contrato injustificadamente, sujeitar-se-á às penalidades seguintes, sem prejuízo da aplicação de outras cabíveis:

10.2.1. suspensão temporária de participar de licitações e impedimento de contratar com a Anatel por prazo não superior a 2 (dois) anos; e,

10.2.2. declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública.

(9)

11.1 As despesas decorrentes da contratação, objeto desta Licitação, correrão à conta dos recursos consignados no Orçamento Geral da União, para o exercício de 2003, a cargo da Anatel, cujos programas de trabalho e elemento de despesa específicos constarão da respectiva Nota de Empenho.

12. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

12.1. O presente Edital e seus Anexos, bem como a proposta do licitante vencedor farão parte integrante do Contrato, independentemente de transcrição.

12.2. É facultado ao Pregoeiro ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

12.3. A autoridade competente para determinar a contratação poderá revogar a licitação por razões de interesse público derivado de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo invalidá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado.

12.3.1. No caso de revogação e invalidação do procedimento licitatório, ficará assegurada oportunidade de ampla e prévia manifestação do(s) licitante(s).

12.4. Após a homologação da licitação, o licitante vencedor será convocado, por escrito, para, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, retirar, assinar e devolver o instrumento contratual, na forma da minuta apresentada no Anexo V, adaptado à proposta vencedora.

12.5. A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, publicará o extrato do contrato no Diário Oficial da União – DOU, até 20 (vinte) dias da data de sua assinatura.

12.6. Os proponentes assumem todos os custos de preparação e apresentação de sua proposta e a Anatel não será, em nenhum caso, responsável por esses

custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório. 12.7. Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

12.8. Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

12.9. O proponente que vier a ser contratado, ficará obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem

(10)

necessários, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato.

12.10. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no horário e local aqui estabelecidos, desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

12.11. Fazem parte deste Edital os seguintes Anexos:

Anexo I-A – Condições de Contratação dos Serviços;

Anexo I-B – Informações para compor as Planilhas de Preço Anexo II-A – Planilha de Preços, Custo do Veículo com motorista;

Anexo II-B – Planilha de Preços, Custo do Veículo eventual com motorista; Anexo II-C – Planilha de Preços, Motorista para UMR;

Anexo II-D – Planilha de Preços - Consolidado; Anexo III-A – Modelo de Solicitação de Veículo;

Anexo III-B – Modelo de Solicitação de Veículo Eventual;

Anexo III-C – Orientação de Preenchimento das Solicitações de Veículo; Anexo IV-A – Modelo de Boletim Diário de Veículo – BDV;

Anexo IV-B – Modelo de Relatório Semanal de Serviços; Anexo IV-C – Modelo de Relatório Mensal de Serviços; Anexo IV-D – Modelo de Resumo de Faturamento Mensal; Anexo IV-E – Modelo de Formulário de Ocorrências; e Anexo V – Minuta de Contrato.

12.12. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-excluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente normal na Anatel.

12.13. O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que seja possível a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública de pregão amplo.

(11)

12.14. As normas que disciplinam este pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro contrato.

12.15. Qualquer pedido de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos, deverá ser encaminhado, por escrito, ao Pregoeiro, por meio do Fax: (xx11) 5576-8889, no Escritório Regional 01 (SP), localizado na Rua Vergueiro, nº 3.073, Vila Mariana, São Paulo – SP. 12.16. A homologação do resultado desta licitação não implicará em direito à contratação.

12.17. Para as demais condições de contratação, observar as disposições constantes dos Anexos I-A, I-B, II-A, II-B, II-C, II,D, III-A, III-B, III-C, A, B, IV-C, IV-D, IV-E e V, deste Edital.

12.18. Aos casos omissos aplicar-se-ão as demais disposições constantes do Regulamento de Contratações desta Agência, publicado no DOU de 19/01/98. 12.19. Para dirimir as questões oriundas do presente Edital é competente o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Distrito Federal.

Brasília - DF,

25 de abril

de 2003

ABDÃO EUSTÁQUIO DA SILVA

Pregoeiro

Referências

Documentos relacionados

6- Nos casos de inadaptação quanto ao implante ou prótese é do livre arbítrio do beneficiário em refazer os procedimentos e serviços com outro profissional,

A informação estaria protegida contra o quê, e para quem ???. (Informação existe apenas em

• Elaborar um modelo matem´ atico de otimiza¸c˜ ao para o Problema do Fluxo de Produtos de uma empresa mineradora, buscando metas de qualidade e quantidade e levando em considera¸c˜

• Antes de tentar ligar o motor, engate o travão de mão, desengate o sistema de transmissão da unidade de corte e certifique-se de que os controlos de velocidade para a frente/para

Figura 3 - Condutividade elétrica da blenda de PVDF/POMA (75/25) dopada com TSA em função das condições de preparação dos filmes: (a) temperatura de evaporação do solvente (DMA);

• Solicitar á ABNT, através do CB-24, a abertura de Comissão Especial visando elaborar propostas de normas brasileiras para especificação de materiais de revestimento

- O presente Pregão Presencial tem por objeto a contratação de empresa especializada para prestação dos serviços de transporte e entrega de documentos e

Para um melhor desenvolvimento de uma coleção de lingerie focada no primeiro sutiã da menina, optou-se pela metodologia proposta por Santos (2000), para melhor organização