• Nenhum resultado encontrado

Notícias Educação. Tecnologia. Produtividade. Agronegócio. Negócios. Economia. Carreira. Artigos Produtividade. Carreira. Educação. Negócios.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Notícias Educação. Tecnologia. Produtividade. Agronegócio. Negócios. Economia. Carreira. Artigos Produtividade. Carreira. Educação. Negócios."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Notícias Educação Tecnologia Produtividade Agronegócio Negócios Economia Carreira Artigos Produtividade Carreira Educação Negócios Economia Tecnologia Entrevistas Negócios Produtividade Economia Tecnologia Carreira Educação Agronegócio Gestão de projetos Notícia Artigo Vídeo Eventos Frase do dia

(2)

Vagas Vídeos Concursos Contato Cadastre-se Esqueci a senha? E-mail: 1. Senha: 2. Notícias Segunda, 13 Abril de 2015

Toyota apresenta novo sistema de produção

0 Tweetar 125 Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar 32

(3)

A Toyota anunciou seu novo sistema de produção, baseado no uso de plataformas de veículos altamente flexíveis e modulares, para o rápido desenvolvimento de automóveis a custos bem menores. É fato que tal abordagem não é inédita e outras montadoras, como a alemã Volkswagen, já a utilizam. Aliás, a Toyota própria também já utiliza plataformas modulares.

Porém, a chamada Toyota New Global Architecture (TNGA) deve ser acompanhada de perto e com uma perspectiva de tempo mais longa, para verificar os resultados que a montadora virá a obter. Afinal é a Toyota, que desenvolveu o Sistema Toyota de Produção entre 1948 e 1975. A eficiência do sistema é tanta, que ainda hoje seus conceitos são aplicados e estudados em todo o mundo.

E, só para lembrar, o Sistema Toyota de Produção, criado por Taiichi Ohno (1912-1990), Shingeo Shingo (1909-1990) e Eiji Toyoda (1913-2013) foi baseado em experiências já existentes. É conhecido o fato de que para desenvolver o sistema Toyota, os criadores estudaram o trabalho de Deming, a linha de montagem da Ford e a forma de abastecimento de produtos em supermercados nos EUA.

A TNGA, conforme a montadora, foi desenvolvida para melhorar a performance e apelo do produto e está sendo implementada com uma abordagem inovadora e integrada para o desenvolvimento dos componentes do

powertrain e plataforma de veículos. O desenvolvimento dos veículos também está sendo agrupado para

promover o compartilhamento estratégico de peças e componentes do powertrain com vista a reduzir em 20% ou mais dos recursos para o desenvolvimento.

E, trabalhando de forma ainda mais próxima com os fornecedores, a montadora pretende reduzir custos e reinvestir os recursos resultantes desta redução no desenvolvimento de tecnologias avançadas e no reforço do apelo dos produtos. A arquitetura comçou a ser trabalhada ainda em 2012, e desde então vem evoluindo.

Powertrain - Os componentes do powertrain estão no coração de todos os veículos. O seu desenvolvimento tem de ser coordenado com o de plataformas, que formam a estrutura básica de todos os veículos. Para melhorar a dirigibilidade, eficiência no consumo de combustível e proporcionar um estilo mais atraente e melhor manuseio, a Toyota está se concentrando no desenvolvimento conjunto de motorizações e plataformas em conjunto, para criar um centro de gravidade mais baixo, na fabricação de componentes mais leves e compactos, e na aplicação

(4)

de projeto unificado através da modularização. Ao melhorar a eficiência térmica em motores e eficiência nas transmissões, a montadora aumentou a eficiência no consumo de combustível de seus propulsores em cerca de 25% e de mais de 15% na potência.

Além disso, ao repensar o layout da unidade de acionamento e fazendo motores elétricos, inversores e baterias menores, a Toyota espera melhorar a eficiência global de combustível de seus sistemas para veículos híbridos em mais de 15%. A Toyota vai começar a introduzir as suas novas unidades de powertrain este ano, e vai continuar a desenvolver novos e inovadores sistemas híbridos, transmissões e motores.

Plataformas - A Toyota desenvolveu novas plataformas através de melhorias na parte inferior da carroceria dos veículos e nas suspensões. Além disso, o reposicionamento e o centro de gravidade mais baixo dos componentes do powertrain contribuem para a realização projetos mais atraentes e aspecto mais rebaixado, direção responsiva, sensação de carro de alta qualidade e maior segurança em caso de colisão.

Ao repensar a estrutura do corpo, a Toyota planeja primeiro aumentar a rigidez total do corpo em até 30 a 65% e, em seguida, continuar a melhorar a rigidez, juntando componentes com a aplicação de tecnologia de soldagem a laser.

A Toyota começará o lançamento de suas novas plataformas com a apresentação de um veículo de tração dianteira de médio porte este ano, seguido de novas plataformas específicas para veículos de tração dianteira compactos e de grande porte, bem como para os veículos de tração traseira. A montadora espera que cerca da metade de seus veículos vendidos no mundo em 2020 utilizem as novas plataformas.

Sistema Toyota - A Toyota congelou novos projetos de fábricas e tem trabalhado para alcançar a plena utilização de plantas e instalações existentes. E, para reduzir a quantidade de investimento de capital necessário para as plantas, quando novos modelos de veículos são lançados, a montadora também está trabalhando para tornar as plantas mais competitivas. O desempenho e a segurança ambiental também são contempladas.

Fábricas existentes - Desde 2013, a Toyota busca aumentar a versatilidade de suas linhas de produção, ligando a produção de veículos do mesmo modelo em várias plantas, para maior disponibilidade operacional de modo a fazer o uso exaustivo até mesmo dos menores excedentes de capacidade em cada planta.

A montadora aumentou a sua taxa de ocupação global (taxa de utilização da linha) para mais de 90%. Em 2009, a taxa de ocupação era de cerca de 70%.

Na produção de novos modelos, a Toyota trabalha para reduzir a quantidade de investimento de capital

necessário para preparar uma linha de produção em cerca de 50% em relação aos níveis de 2008. Este trabalho abrange também a produção de novos motores, transmissões e componentes relacionados.

Embora o lançamento de novas plataformas TNGA e componentes de powertrain exijam temporariamente o aumento do investimento em linhas de produção, as necessidades de investimento devem alcançar níveis mais baixos do que os exigidos em 2008.

E, como o compartilhamento estratégico da TNGA de peças e componentes permite múltiplas plataformas e componentes de powertrain a serem adicionados a uma linha de produção mista, a Toyota espera ser capaz de responder com flexibilidade às mudanças na demanda e alcançar reduções significativas no investimento global nas linhas de produção.

(5)

competitividade das plantas. A montadora acredita que está se aproximando do ponto em que se pode esperar reduzir o investimento inicial nas fábricas em cerca de 40% em relação aos níveis de 2008. As principais medidas para isso incluem ações para atingir o que a empresa chama de as linhas de produção "simple and slim" (simples e magras), tais como o downsizing das instalações de pintura de cabine e mudanças para equipamentos

compactos que podem ser instalados no topo de chãos de fábrica. As plantas atuais exigem muitas vezes grandes equipamentos que necessitam de ser suspensos a partir do teto ou fixados no chão da fábrica.

Além disso, ao tornar as plantas mais amigáveis ao meio ambiente, através de uma melhor gestão da energia, a Toyota espera reduzir a emissão de CO2 da planta em até 55%.

Através destes projetos combinados, a Toyota pretende mudar para plantas competitivas em qualquer situação, em vez fábricas que dependem de volume.

Fonte: Ipesi Online Franco Tanio

0

Tweetar

Comentários

Cursos Online - Cursos 24 Horas 125

Compartilhar

Compartilhar

Compartilhar

Compartilhar 32

Plug-in social do Facebook

Publicar também no Facebook Publicando como Lori Viali ▾

Carlos Roberto Oliveira Oliveira — Faculdades Integradas Toledo

Excelente avanço tecnológico e exemplo de contribuição com o meio ambiente. Embora o sistema seja uma reformulação adequado com as inovações e preocupação tecnológica, fica claro a preocupação em produzir com alta taxa de cooperação com a Natureza.

Responder — Curtir — Seguir publicação — há 29 minutos

Giuliano Marodin — The Ohio State University

Muito interessante o artigo. A Toyota já fala disto desde 2012. Só que não é um novo sistema de produção, e sim um novo modelo (framework) de desenvolvimento de produtos.

Responder — Curtir — Seguir publicação — há ± 1 hora

Portal Produção no Brasil 1.897

Curtir

(6)

Últimas Notícias

13 Abril 2015

As 10 maiores montadoras do mundo

13 Abril 2015

Franquias diferenciadas para se investir

13 Abril 2015

Programa oferece bolsas na Suécia para estudantes de TI e outras áreas

13 Abril 2015

Toyota apresenta novo sistema de produção

Receba nossas novidades

conteúdo

Notícias Entrevistas Artigos Colunistas Frase do dia

(7)

Eventos

Proximos eventos Divulgue o seu evento

Vagas

Empregos

Login

Entrar Cadastre-se Esqueci a senha

Sobre

Quem somos Contato

Referências

Documentos relacionados

5.2 Profissionais atuantes nas empresas consumidoras (O&C) votam nas empresas fornecedoras (B&S) e vice-versa. 5.3 Os escolhidos para o CE entre as empresas

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários