• Nenhum resultado encontrado

Relatório de Estágio Supervisionado II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de Estágio Supervisionado II"

Copied!
87
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Aluna: Mariana Marchi Bazan Professora: Tânia Aparecida Kuhnen Disciplina: MEN7042-07421 (201401)

(2)

Conteúdo

1. Introdução...13

2. Campo de atuação docente...14

2.1. Saída de campo: Pomerode...14

2.2. O campo de estágio...15

2.3. Relatório das aulas observadas...18

2.3.1. Questão de pesquisa...18

2.3.2. Aula do dia 8 de abril...18

2.3.3. Aula do dia 14 de abril...19

2.3.4. Aula do dia 15 de abril...20

2.3.5. Aula do dia 22 de abril...20

2.3.6. Aula do dia 28 de abril...21

2.3.7. Apontamento sobre as aulas observadas...21

3. Estágio de Tutoria...22

3.1. Aula do dia 29 de abril...22

3.2. Aula do dia 6 de maio...22

3.3. Aula do dia 12 de maio...22

3.4. Aula do dia 13 de maio...23

3.5. Aula do dia 19 de maio...24

3.6. Aula do dia 20 de maio...24

3.7. Considerações sobre o estágio de tutoria...24

4. Planejamento das Unidades...25

5. Avaliação dos resultados do estágio...52

6. Considerações finais...53

(3)

1. Introdução

No que se refere à formação de profissionais da educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de número 9394/96, assegura respectivamente nos artigos de números 61 e 65 a associação entre teorias e práticas e a prática de ensino de no mínimo trezentas horas. Além de aliar a teoria à prática, o estágio supervisionado tem como objetivos formar professores reflexivos e críticos, inserir o graduando no contexto escolar, promover a capacitação de futuros professores assim como a produção e articulação do conhecimento, solucionar problemas específicos, integrar o profissional ao mercado de trabalho etc.

O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II, do curso de Letras Alemão com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da disciplina Estágio Supervisionado II, ministrada pela professora Tânia Aparecida Kuhnen. O estágio foi realizado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, no período de 08 de abril de 2014 a 20 de maio do mesmo ano.

(4)

2. Campo de atuação docente

2.1. Saída de campo: Pomerode

Por meio da iniciativa do grupo Netzwerk Deutsch de Porto Alegre (RS), do qual fazem parte o Consulado Geral da Alemanha de Porto Alegre, a Coordenação de Alemão para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e o Goethe-Institut de Porto Alegre, realizou-se no dia 7 de maio a segunda edição do projeto Ein Tag im Zoo, no zoológico de Pomerode, Santa Catarina. A visita de campo teve início às 9hs da manhã no Colégio de Aplicação, do qual partiram três ônibus com aproximadamente 80 alunos, do 3º ano do ensino fundamental, das turmas A, B e C, cinco docentes e seis estagiários. Dentre os alunos, três são especiais e foram acompanhados pelas mães e por um estagiário e não havia nenhuma pedagoga para dar assistência, o que ao meu ver foi uma falha da escola, tendo em vista a importância do trabalho assistencial pedagógico para com esses alunos e com seus responsáveis. A viagem de ida teve duração de aproximadamente três horas, durante as quais os alunos assistiram à filmes de animação com áudio e legendas em alemão, os quais introduziram o tema abordado pelo projeto.

Com a chegada no zoológico, os alunos mostraram-se bastante ansiosos e agitados, o que dificultou a comunicação entre eles, os professores e os funcionários do zoológico, tendo em vista ainda, a grande quantidade de alunos do Aplicação e de outras escolas que também estavam presentes. Na primeira etapa, foram distribuídos cadernos de atividades1 pelos coordenadores do projeto e máscaras de animais2, as quais foram elaboradas manualmente pelas professoras do colégio, com o intuito de desenvolver uma atividade relacionada à uma música, cuja letra estava contida no caderno e cuja melodia foi tocada por um som portátil, o que dificultou a compreensão, somado à agitação das crianças.

Estava prevista na segunda etapa a divisão de grupos e a realização de exercícios dos cadernos, porém, era tamanha a euforia em ver os animais, que os alunos acabaram se dispersando e desconfigurando os grupos iniciais, o que dificultou o controle das professoras e dos estagiários e a prática da língua alemã. Após o almoço, todos voltaram ao zoológico e as professoras organizaram os alunos para retornar à Florianópolis.

Apesar dos contratempos, todos os alunos mostraram-se bem satisfeitos com a saída de campo, a qual os proporcionou o contato com a natureza e interação social e promoveu

1 Ver anexo 1 2 Ver anexo 2

(5)

aos estagiários a imersão no contexto escolar, o que é fundamental para nossa fomação acadêmica. Como acadêmica de Letras e futura professora, considero essa experiência muito significativa para a construção da minha identidade profissional, tendo em vista as dimensões, os desafios e as responsabilidades enfrentados pelos professores.

2.2. O campo de estágio

Situado no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis, o Colégio de Aplicação foi criado em 1961 com o intuito de servir de campo de estágio aos alunos dos cursos de Licenciatura e Educação, formar cidadãos livres e conscientes para a prática de uma sociedade mais justa e igualitária e desenvolver conhecimento e práticas para aprimorar a qualidade de ensino (PPP, p.7). O colégio é composto atualmente por cerca de 100 docentes e 950 alunos de 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e 27 servidores técnico-administrativos.

Tendo em vista a complexidade e a dinamicidade de uma instituição escolar, o Colégio de Aplicação instituiu em 2003 o seu primeiro Projeto Político Pedagógico (PPP), o qual é atualizado e revisado constantemente. Esse documento “deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola em dois níveis: na organização do trabalho escolar como um todo e na organização do trabalho de sala de aula” (PPP, p.6), ou seja, nortear e organizar o trabalho administrativo e pedagógico, assim como buscar soluções para eventuais problemas.

A estrutura física do colégio é composta por quatro blocos, os quais são constituídos pelo setor administrativo, salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, salas de recuperação de estudos e de projetos, salas de professores e de aula e laboratórios de ciências biológicas, exatas e línguas estrangeiras.

Previsto pela LDB, o ensino da língua estrangeira moderna torna-se obrigatório a partir do quinto ano do ensino fundamental, sendo que a escolha fica a cargo da comunidade escolar. São oferecidos aos alunos do Aplicação os idiomas Inglês, Alemão, Espanhol e Francês, sendo que cada um possui sua própria sala. O colégio conta ainda com diversos projetos, tais como o Córdoba que possibilita o intercâmbio de professores e alunos entre Brasil e Argentina, o Aplica Som, o Arte na Escola e o Projeto PASCH - “Escolas uma parceria para o futuro”, que tem como objetivo despertar o interesse de jovens pela cultura

(6)

alemã, fornecendo subsídios técnicos e financeiros, como material didático, equipamentos eletrônicos e bolsas de estudo àqueles que obtiverem maior destaque.

Anteriormente o corpo discente era constituído por filhos de servidores técnico-administrativos e professores da UFSC e atualmente o ingresso é realizado por sorteio e é aberto à comunidade. Com isso, o perfil sócio-econômico dos alunos torna-se bem heterogêneo. Além disso, o colégio dispoõe de políticas de inclusão, que na atualidade atendem mais de quarenta e sete alunos com necessidades especiais, tais como autistas, surdos e portadores de Síndrome de Down, os quais recebem atendimento de pedagogas especializadas. Consoante o PPP do colégio, a educação a inclusiva promove a chance “de rever concepções e paradigmas que permitam desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas diferenças e atendendo suas necessidades.”(p. 13). Assim sendo, a escola tem o dever de se adaptar de acordo com as necessidades desses alunos, a fim de lhes garantir o direito de acesso ao ensino regular e à educação de qualidade.

Idade

13 14 15 16 Não respondeu

(7)

Cidade de origem

São Paulo Florianópolis Não respondeu

Motivação

Descendência Habilidade em aprender línguas es-trangeiras

Pretendo fazer o Ciência sem Frontei-ras

Interesso-me pela cul-tura alemã

Outros

2.3. Relatório das aulas observadas 2.3.1. Questão de pesquisa

Durante os estágios de observação e de tutoria, eu e a minha dupla de estágio, Isabela Bazan, atentamos-nos à motivação dos alunos em relação às atividades em sala de aula. Primeiramente faz-se necessário definir o que é essa tal motivação que buscamos observar

(8)

durantes as aulas. Segundo Balancho e Coelho (apud MORAES e VARELA, p. 3), a motivação pode ser compreendida como um processo, o qual incita um comportamento, que sustenta determinada atividade e que produz nela algum sentido. Entende-se assim, que a motivação é um fator fundamental no que diz respeito ao rendimento e ao êxito escolar. Tento em vista as dimensões desse fator, bem como a sua complexidade, nós nos atentamos a ele somente dentro da sala de aula e não nos estendemos ao âmbito familiar.

As observações se suscederam numa turma de 9º ano da professora Marise Koerich e era composta inicialmente por 10 alunos, sendo 2 meninas e 8 meninos. A turma possui um perfil bastante heterogêneo, com alunos de personalidades e comportamentos bem distintos,, o que propiciou o foco de observação. Dessa forma, buscamos analisar a reação dos alunos perante às atividades, bem como o êxito nelas.

2.3.2. Aula do dia 8 de abril

Na primeira aula de observação fomos apresentadas aos alunos, pela professora, como estagiárias do curso de Letras Alemão da UFSC e que futuramente iríamos trabalhar com eles. Nesse dia havia na sala 9 alunos. No primeiro momento, notei que eles não deram muito atenção, possivelmente pelo fato de estarem acostumados com a presença de estagiários durante as aulas das demais disciplinas. Observei também a estrutura da sala, que é muito bem equipada com aparelhos eletrônicos, como a lousa interativa ou o E-board, ar-condicionado, ventilador, quadro branco, estante de livros, inúmeras prateleiras e três mesas, as quais dispõem os alunos em formato de círculo.

Notei de imediato que os alunos conversam bastante em português, mesmo a professora falando em alemão, no entanto, a maioria entende perfeitamente o que ela fala, mas não se arriscam a responder em alemão e por isso a professora repete a pergunta em português. No início da aula a professora entregou a eles as provas corrigidas, bem como uma atividade3 de revisão sobre Essen und Trinken que deveria ser feita naquele momento com o intuito de aumentar a nota daqueles que não obtiveram um resultado muito bom. Notei no entanto, que apenas de uma aluna ter obtido uma nota regular, ela se surpreendeu positivamente com seu próprio desempenho, o que deixou a professora bem contente. Segundo a professora essa revisão estava bastante semelhante à prova, e mesmo assim surgiram muitas dúvidas principalmente quanto ao vocabulário, visto que a maioria não havia feito os deveres dos livro relacionados ao tema em questão.

(9)

Para a realização da folha de exercícios, a professora leu em voz alta todas as questões, cujos cabeçalhos estavam todos em alemão e os traduziu para o português. Na tentativa de não precisar traduzir algumas palavras, a professora costumava fazer gestos e apontamentos. Durante o exercícios, os alunos conversaram entre si para tirar dúvidas e na maior parte do parte permaneceram em silêncio. A fim de evitar as conversas, já que e atividade em questão valia nota, a professora atendia um a um em seus respectivos lugares a fim de tirar suas dúvidas, porém, foram bem poucos os que levantaram as mãos para pedir a ajuda dela.

2.3.3. Aula do dia 14 de abril

Nesta aula, os alunos demonstraram-se bem inquietos e agitados logo de início, o que dificultou captar a atenção deles, inclusive foram poucos o que responderam ao Guten Tag da professora. A professora recolheu os Arbeitsbuch e as folhas de dever de casa de cada um. Em seguida foi feita uma atividade no grande grupo, na qual foi trabalhado o tema Wohnung e adjetivos. Cada aluno deveria ler uma pergunta projetada no E-board e escolher um colega para respondê-la. Por exemplo: Wie ist die Küche? Die Küche ist nützlich. Durante esse exercício foi difícil manter o foco deles, visto que muitos conversavam entre si, até mesmo no momento em que a professora explicava os deveres seguintes, não se esforçaram em participar da atividade, brincavam com caneta, ficavam de cabeça baixa e apenas uma aluna se demonstrou interessada em questionar a professora. Em vários momentos ainda, a professora teve que parar a explicação para chamar a atenção deles. Notei que os alunos entendem o que a professora explica em alemão, mas mesmo assim preferem se ratificar das instruções em português.

2.3.4. Aula do dia 15 de abril

Neste dia a professora iniciou a aula retomando o exercício da aula anterior. Diferentemente do da última aula, todos prestam atenção no quadro interativo, no qual continham perguntas e respostas que cada um deveria formar e explicar a marcação da declinação, por exemplo: Wie gefällt dir der Balkon?. Em seguida ela propôs uma atividade4 em dupla, sendo que a que terminasse primeiro ganharia um chocolate. Com isso, todos

(10)

ficaram atentos, terminaram o exercício em instantes e acabaram recebendo os chocolates. Depois a professora retornou com uma atividade no E-board e por último aos exercícios do livro.

No segundo horário de aula, os alunos se demonstraram pouco interessados, o que possivelmente pode ter sido consequência da intensidade de exercícios gramaticais numa mesma aula. Por último cada um produziu um pequeno texto sobre sua casa e fez a leitura para o grande grupo. No entanto, não foram todos os que participaram integralmente das aulas, pois dois deles não interagem com os colegas e nem com a professora.

2.3.5. Aula do dia 22 de abril

Neste dia, tive a oportunidade de observá-los durante uma aula no laboratório de línguas, o que corroborou a minha questão de pesquisa. Ao comunicá-los que apenas a primeira aula do dia seria no laboratórios os alunos se demonstraram desapontados, porém mesmo assim ficaram bem empolgados. Nesta aula a professora distribuiu uma Arbeitsblatt5 relacionada ao tema Wohnung. Nela continham várias questões, que foram trabalhadas por meio de Hörverstehen. Inevitavelmente, alguns alunos viram uma oportunidade de distrair e dispersar os outros pelo microfone, mas foram contidos. Ao meu ver, a ida ao laboratório incentiva os alunos a participarem da aula itegralmente, visto que lhes é proporcionada a chance de trabalhar com tecnologias, de sair do espaço que já estão acostumados e de se disporem na sala de outro modo. Não foi possível finalizar a atividade, porém notei um interesse maior quanto ao conteúdo.

2.3.6. Aula do dia 28 de abril

No início desta aula os alunos comentaram positivamente acerca da experiência no laboratório e disseram que gostariam de repetí-la. A professora entregou as atividades avaliativas de revisão e deu um feedback, apontando as questões nas quais houve maior dificuldade e abriu espaço para cada um dar sugestões a respeito das atividades. Em seguida, foi realizado um exercício do livro, no qual cada aluno deveria fazer uma pergunta ao colega, por exemplo: Wo kann man essen?. As perguntas estavam projetadas no E-board e assim se suscedeu a aula até o fim. Os alunos se demonstraram pouco interessados e estavam bem quietos.

(11)

2.3.7. Apontamento sobre as aulas observadas

Com as cinco aulas de observação e os apontamentos da professora Marise no decorrer do estágio, pude perceber que a turma de alemão do 9º ano exige uma atenção especial da professora, devido à disparidade entre os alunos, principalmente no âmbito emocional e motivacional, os quais são indissociáveis. De acordo com Boruchovitch e Guimarães (2004), “o estilo motivacional do professor revela-se um importante constructo educacional pelo impacto que exerce no desenvolvimento motivacional dos estudantes”, ou seja, o papel do professor extrapola os limites da sala de aula.

Por meio dessas aulas, pude notar ainda a motivação dos alunos diante de certas atividades, o que será de extrema importância para o planejamento das aulas durante o estágio docência.

(12)

3. Estágio de Tutoria

3.1. Aula do dia 29 de abril

A aula iniciou-se com a professora expondo no quadro a tabela de preposições no Akkusativ e no Dativ, e questionou-os acerca da diferença dos dois casos e pediu para cada um dar o exemplo de uma frase. Provavelmente, devido à repetição do conteúdo e dos exercícios, os alunos demonstraram-se bem cansados e não mostraram interesse algum. Eles novamente tiveram que ler perguntas e respostas do livro projetadas no quadro. No fim da aula, a professora pediu-nos sugestões de atividades relacionadas a jogos para serem trabalhadas na aulas seguintes.

3.2. Aula do dia 6 de maio

Para esta aula, eu e a minha dupla de estágio elaboramos uma atividade relacionada ao tema Wohnung. Nós imprimimos e recortamos cincos dados6, em cujos lados estavam escritos os pronomes pessoais do caso reto. Em seguida digitamos, imprimimos e recortamos alguns verbos da página 23 do Kursbuch, por exemplo, schlafen, essen, lesen e fernsehen e colocamos dentro de umas caixinhas de papel. Em duplas, cada um deveria jogar o dado, pegar um verbo da caixinha e conjugá-lo de acordo com o pronome sorteado. No início os alunos se mostraram bem empolgados, visto que a proposta era diferente das aulas anteriores. Ao verem as caixinhas, eles ficaram bem curiosos, principalmente quanto ao conteúdo delas. Visto que as caixinhas eram feitas de panfletos e bem coloridas, eles as acharam divertidas, o que chamous bastante a atenção. De início, pareceu-me que eles acharam divertido, porém, apesar de todos os verbos e pronomes já serem conhecidos, a professora achou melhor eles conjugarem somente em algumas pessoas, o que acabou deixando a atividade repetitiva e monótona, além de ter ocupado pouco tempo da aula. Tendo em vista a proposta inicial da atividade, achei que esta teve pouco rendimento e aproveitamento. Em seguida, foram feitas algumas atividades do Kursbuch, ainda com a mesma temática

3.3. Aula do dia 12 de maio

(13)

Nesta aula os alunos foram ao laboratório, como desejado. Durante os primeiros minutos da aula, uma aluna contou, em português, a todos sobre sua viagem à Alemanha na semana anterior. Tanto a professora como os colegas a fizeram perguntas a respeito dos lugares que ela visitou, as comidas que provou e o que comprou. Em seguida, foi dada a continuidade dos exercícios da folha de atividades da última aula no laboratório, porém os alunos estavam bem dispersos e não deram atenção às instruções dadas pela professora. Para responder as perguntas, eles puderam utilizar o livro, mas a maioria não o levara para a aula. Enquanto eles faziam os exercícios, a professora pediu-me para sentar ao lado da aula que não frequentou a aula na semana anterior, para ajudá-la no exercício.

3.4. Aula do dia 13 de maio

Nesta aula compareceram 8 alunos e foram introduzidas as preposições no Akkusativ e no Dativ. Para demonstrar o significado de cada uma, a professora utilizou as mãos para gesticular e também as desenhou no quadro. Na medida em que ela demonstrava cada uma, eles traduziam para o português e a professora fazia um sinal com a cabeça para confirmar a resposta. Com isso, todos prestaram atenção, fizeram anotações no caderno e mostraram bastante interesse. Em seguida, a professora distribuiu uma folha7 de atividades, com dois exercícios, nos quais eles deveriam formar frases utilizando as preposições corretas de acordo com as figuras. À medida que foram surgindo dúvidas, a professora nos pediu para atendê-los em seus lugares. Antes da correção dos exercícios, a professora comentou a respeito das notas do semestre e os alunos pediram para apresentar um trabalho nas aulas seguintes, o que me chamou bastante a atenção, visto que esse tipo de avaliação, a qual expõem o aluno na frente de todos, não é muito bem quista no geral. Para a apresentação a professora definiu que cada dupla deveria escolher um tema entre Wohnung e Essen und Trinken e produzir um vídeo, cartaz, maquete etc. Uma das alunas sugeriu de gravar um vídeo fazendo uma receita, devido a sua timidez. Após a correção no grande grupo, foi realizada outra atividade no Kursbuch, na qual em dez minutos cada um deveria descrever o seu quarto utilizando as preposições. Depois, cada um apresentou seu pequeno texto no grande grupo, porém me pareceu que estavam desinteressados e não prestaram atenção nas leituras uns dos outros. Por último, foi realizado em duplas um exercício8 elaborado por mim e pela minha dupla, o qual consistia

7 Ver anexo 7 8 Ver anexo 8

(14)

em formar perguntas sobre o tema Wohnung. Nós imprimimos e recortamos perguntas e respostas contidas nesse capítulo, por exemplo, Was macht man in der Küche? In der Küche isst man. Para esclarecer as dúvidas das duplas, a professora pediu para que os auxiliássemos com a atividade.

3.5. Aula do dia 19 de maio

Com o fim do trimestre, foram entregues a notas e esclarecidas as dúvidas quanto às avaliações. Mesmo com a exposição das notas, notei que os alunos não se sentiram desconfortáveis e me pareceram satisfeitos, inclusive aqueles que não obtiveram boas notas. Apesar de não ter obtido um conhecimento do rendimento dos alunos nas avaliações, fiquei bastante surpresa com os resultados, visto que que um dos alunos com o maior rendimento é juntamente aquele que costuma tumultuar o grupo durante as aulas. Nesta aula a professora fez uma revisão das preposições e a maioria permaneceu de cabeça baixa ou conversando. Poucas vezes os alunos se pronunciaram, apenas quando eram questionados pela professora.

3.6. Aula do dia 20 de maio

Nesta aula foi realizada a revisão das preposições, e assim como na aula em que esse assunto foi introduzido, a professora desenhou cada uma no quadro. Os alunos não foram participativos e não colaboraram na realização dos exercícios9. Essa atividade foi realizada em duplas, e nela continham dois exercícios sobre móveis e preposições. Para tirar as dúvidas de todos durante a realização da folha, a professora nos pediu para auxiliá-la. Porém, notei que os alunos estavam pouco confortáveis em nos pedir ajuda ou então negaram.

3.7. Considerações sobre o estágio de tutoria

Ainda que por pouco tempo, as dez aulas de estágio de tutoria me oportunizaram uma aproximação com os alunos, a qual considero fundamental para o início do estágio docência. Para finalizar essa segunda etapa do estágio, eu e a Isabela elaboramos um questionário com duas questões acerca de interesses pessoais, tais como, motivos pelos quais o aluno escolheu

(15)

estudar alemão, intenção de dar continuidade ao estudo da língua no ano seguinte e as maneiras que o aluno melhor aprende a língua.

Os resultados da pesquisa acabaram por corroborar a importância da questão de pesquisa escolhida por nós, assim como os apontamentos levantados por nós nos relatórios de aula. A maioria dos alunos destacou o interesse por jogos, vídeos, músicas, filmes, internet e trabalhos em grupo, já o uso do livro didático e exercícios gramaticais foram bem pouco assinalados. Quanto à escolha da língua alemã, a maioria dos alunos apontou o interesse pela cultura bem como a facilidade em aprender línguas estrangeiras.

Por meio desses resultados e da experiência em sala de aula, atentarei-me às particularidades de cada aluno com intuito de estimular a motivação de cada um, bem como colaborar com o desenvolvimento de todos.

(16)

4. Planejamento das Unidades

Consoante a um dos objetivos específicos do Projeto Político Pedagógico da Escola que visa “propiciar os conhecimentos necessários para instrumentalizar o educando na sua atuação, tornando-o crítico e produtivo [...]” (PPP, p.8), eu e minha colega adotaremos práticas que instiguem e motivem os alunos a assumir posturas autônomas, relevantes para suas formações integrais. Para tanto, fundamentaremos nossas aulas sobretudo na Abordagem Comunicativa.

Em reação ao Estruturalismo e ao Behaviorismo, surgiu na década de 60 a Abordagem Comunicativa, cuja principal característica é o foco no sentido e não na forma, como defendiam as teorias anteriores. Centrada sobretudo no ato comunicativo, tal abordagem atenta-se ao aluno, tomando-o como

sujeito e agente no processo de formação através da língua estrangeira, ou seja, menor ênfase no ensinar e mais aprofundamento naquilo que permita ao aluno a possibilidade de se reconhecer nas práticas do que faz sentido para a sua vida do que faz diferença para o seu futuro como pessoa. (ALMEIDA FILHO, 2002, p.42 apud LIMA; SILVA FILHO, 2013, p.22)

Logo, cabe ao professor orientar e favorecer o aprendizado da língua e considerar imprescindivelmente os interesses e ideias do aluno. Enfim, nos apoiaremos na Abordagem Comunicativa, mas de forma alguma desconsideraremos o sistema linguístico por cumprimento e comprometimento com material didático oferecido aos alunos e o conteúdo nele previsto. Pretendemos, entretanto, usufruir de novos meios, tais como as tecnologias disponíveis em sala e também outros materiais didáticos.

No decorrer do Estágio Supervisionado III serão trabalhadas com a turma de alemão do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação as unidades 14 e 15 do livro Magnet A2 Deutsch für junge Lerner, as quais foram atribuídas a nós pela professora Marise. A primeira aborda temas como partes do corpo humano e saúde, e a segunda abrange localização espacial, lugares e regras.

Escola: Colégio de Aplicação Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Isabela e Mariana Bazan

(17)

Período: Agosto a outubro Número de aulas: 14

Tema da primeira unidade: Krank & Gesund Conteúdo:

→ partes do corpo humano; → saúde;

→ pronomes pessoais;

→ frases subordinadas com a conjunção weil, → Dativ e Akkusativ

Objetivos gerais: Aprender partes do corpo humano e questões referentes à saúde do

homem em Língua Alemã.

Objetivos Específicos:

→ diferenciar o uso de verbos e pronomes nos diferentes casos da Língua Alemã, reconhecendo sua importância;

→ ampliar o vocabulário;

→ expressar sensações na língua alvo

Metodologias/abordagem: Abordagem Comunicativa.

Avaliação geral da unidade: trabalhos individuais e em grupos, atividades realizadas

em sala de aula, participação e avaliação.

Divisão por aulas:

Aula/data Organização dos conteúdos

18/08 Apresentação e introdução do conteúdo Krank & Gesund

19/08 Revisão do conteúdo da aula anterior e atividade de corte e colagem 25/08 Revisão do conteúdo da aula anterior e atividade de corte e colagem 26/08 Mal-estares e conjugação do verbo wehtun

(18)

01/09 Caso Dativ

02/09 Criação de panfletos de prevenção de doenças

08/09 Conclusão dos panfletos e por fim apresentação deles 09/09 Was machst du, um gesund zu bleiben?

15/09 Saúde em Florianópolis

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 01/09/2014 Tempo de aula: 50’

1. Tema: Krank & gesund

2. Objetivos

2.1 Objetivo geral: fixar o vocabulário das aulas anteriores e estimular a cooperação. 2.2 Objetivos específicos:

- que o aluno revise o conteúdos das aulas anteriores, seja participativo e cooperativo no desenvolvimento das atividades em grupo e tenha autonomia para procurar palavras no dicionário e sinta-se confortável para esclarecer dúvidas;

- que as habilidades de escrita, fala e leitura sejam desenvolvidas;

3. Conteúdos: partes do corpo humano.

(19)

5. Avaliação: folhas de exercícios

Fase Conteúdo Objetivos Desenvolvimento Recurso Dinâmica de grupo Desenvolvimento I – 15’ Partes do corpo humano Terminar a confecção dos cartazes da aula anterior e apresentá-los aos colegas Terminar a apresentar os cartazes confeccionados na aula anterior Cartolina e caneta Grande Grupo Desenvolvimento II – 10’ Partes do corpo humano Estimular a interpretação de texto e autonomia, apreender novo vocabulário e fixar o vocabulário das aulas anteriores Entregar a cada aluno a folha do Quiz e ajudá-los individualmente tirando as dúvidas Quiz Individual Desenvolvimento III – 5’ Partes do corpo humano Correção do quiz Verificar as respostas de todos Quiz Grande grupo Desenvolvimento IV – 10’ Partes docorpo humano Estimular a interpretação de texto e a compreensão auditiva Durante a leitura em ritmo moderado de um pequeno texto os alunos deverão ficar em pé e apontar as partes do corpo proferidas do texto Texto Grande grupo Desenvolvimento V- 10’ Partes docorpo humano Fixar o

vocabulário Realização dacruzadinha Cruzadinha Individual

Observação: A correção da cruzadinha será feita na aula seguinte.

No dia 1° de setembro iniciei minhas atividades de prática docente no Colégio de Aplicação. Tendo em vista que na semana anterior acompanhei a minha dupla de estágio em

(20)

suas primeiras aulas, me senti mais segura uma vez que já pude me apresentar à turma e auxiliá-los durantes as aulas da Isabela. Para dar continuidade ao conteúdo Krank und Gesund estava programada para esta aula a apresentação de aspectos gramaticais, porém, fomos aconselhadas pelas professoras a mudarmos o planejamento, devido a uma viagem que os alunos do 9° realizaram nesta data. Com isso, apenas cinco alunos compareceram à aula. Como algumas duplas não conseguiram finalizar a confecção dos cartazes da aula anterior, foram cedidos 10 minutos da aula para a finalização bem como a apresentação para o outro colega e as professoras. Apesar de alguns erros ortográficos e gramaticais, os alunos realizaram um excelente trabalho e se demonstraram bastante criativos e satisfeitos. Em seguida eu distribuí as folhas do Quiz10 e chegaram mais dois alunos que estavam terminando um trabalho de outra disciplina. Durante a realização do Quiz eu entreguei a cada aluno um dicionário para que pudessem consultar em caso de dúvidas, porém notei que eles possuem bastante dificuldade em procurar palavras no dicionário, provavelmente pelo fato de possuirem esse hábito. Para agilizar eu atendi cada aluno em seus respectivos lugares para esclarecer as dúvidas, que não eram poucas, tendo a vista a introdução de algumas palavras novas como Daumen e Ferse. Em algumas vezes eu utilizei o apontamento como forma de tradução, porém alguns acabaram por se confundir, e como eu já havia repetido o significado da mesma palavra várias vezes, optei por escrever algumas delas no quadro com o gênero para facilitar. Depois foi feita a correção no grande grupo e os alunos puderam verificar suas respostas.

A fim de promover uma maior dinamicidade na aula, propus que os alunos se levantassem e apontassem as partes do corpo que eu proferisse durante a leitura de um pequeno texto11. A proposta da atividade era tirar os alunos de seus lugares, mudando assim a configuração da aula, e exercitar a compreensão auditiva. No início os alunos hesitaram e não mostraram muito interesse durante a realização da atividade, provavelmente pela agilidade com que a leitura do texto se deu. Para mudar um pouco o clima de desinteresse entreguei a cada um umas balas de caramelo e eles ficaram contentes. Por último entreguei aos alunos a atividade de cruzadinha12, que será corrigida na aula seguinte. Tendo em vista o pouco tempo que eles tiveram para a realização da cruzadinha, alguns não conseguiram terminar a tempo. Porém no final, um aluno veio até mim com a tarefa completa e me perguntou se estava tudo certo.

10 Ver anexo 10. 11 Ver anexo 11. 12 Ver anexo 12.

(21)

Pude perceber que os alunos gostaram e se sentiram confortáveis em tirar dúvidas, responder as minhas perguntas e realizaram todas as atividades no tempo determinado. O fato de muitos terem faltado na aula também propiciou uma aula mais tranquila e com menos distração.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 08/09/2014 Tempo de aula: 50’ 1. Tema: Krank & gesund

2. Objetivos

2.1 Objetivo geral: que o aluno aprenda a expressar mal-estares em língua alemã. 2.2 Objetivos específicos:

- que o aluno seja capaz de expressar sensações na língua-alvo, satisfazendo, portanto, suas necessidades;

- exercitar a compreensão auditiva e a oralidade,

- que o aluno conjugue corretamente o verbo wehtun, relacionado à mal-estares, e saiba empregá-lo devidamente.

3. Conteúdos: partes do corpo humano, mal-estares e conjugação do verbo wehtun.

(22)

5. Avaliação: exercícios do livro e diálogos em duplas.

Fase Conteúdo Objetivo Desenvolviment o Recursos Dinâmin a de Grupo Desenvolviment o I – 10’

Was tut dir weh? Aprender mal-estares em língua alemã e exercitar a compreensã o auditiva Compreensão auditiva Som e Kursbuch Seite 44 Übung 1 Individual Desenvolviment o II – 15’ Mal-estares e conjugaçã o do verbo wehtun Aprender mal-estares

Demonstração Quadro Grande Grupo Desenvolviment o III - 10’ Mal-estares Exercitar a oralidade Em duplas os alunos desenvolverão diálogos Kursbuch Seite 45 Übung 4 und 5 (zusammen ) Duplas Desenvolviment o IV – 15’ Mal-estares Interpretar textos Preenchimento de diálogo Kursbuch Seite 46 Übung 6 Individual e Grande Grupo

Após uma semana sem aulas de alemão por conta de uma viagem realizada pelo 9º ano, retomei o conteúdo Krank & gesund utilizando uma atividade do Kursbuch (pg. 44, ex. 1), a qual consistia em compreensão auditiva. Mas antes, logo no início da aula, perguntei aos alunos em alemão como foi a viagem, para onde eles foram, e o que eles fizeram. Eles responderam em português bem entusiasmados, porém pareciam bem cansados devido à duração da viagem.

Para assinalar as respostas, os alunos tiveram que ouvir um diálogo entre Steffi e a mãe, o qual foi repetido três vezes. Durante o exercício, os alunos prestaram bastante atenção no áudio e me questionaram acerca do significado de algumas palavras como müde. Em seguida, pedi para que alguns alunos lessem suas respostas no grande grupo para realizarmos a correção. Eles não apresentaram dúvidas nem dificuldades em relação ao exercício. Depois, perguntei ao grupo o significado de Was tut dir weh?, e como ninguém sabia, fiz a pergunta à Isabela que respondeu “Mein Kopf tut weh, ich habe Kopfschmerzen”, fazendo um

(23)

apontamento para a cabeça com feição de dor. Com isso, os alunos entenderam que a pergunta estava relacionada à dor. Em seguida traduzi a pergunta e expliquei o significado do verbo wehtun como uma expressão, sem relacioná-lo ao dativo. Esclareci também, que é um verbo separável como muitos outros que eles já viram nas unidades passadas, como o fernsehen e o aufstehen. Depois disso, escrevi no quadro alguns pronomes e o verbo wehtun e pedi para que cada um fosse ao quadro conjugar uma pessoa. Para a minha surpresa, todos se mostraram bem interessados, porém com pouco de receio de errar na conjugação. Enquanto os alunos foram escrever no quadro, surgiu uma dúvida em relação à possição do prefixo, então esclareci essa questão e deu exemplos de outros prefixos, como o auf em aufstehen, empregando-o em uma frase. Após todos os alunos irem ao quadro, corrigi as conjugações incorretas e parabenizei a todos pela atividade, pois seguiram a lógica da conjugação dos verbos em alemão e foram ao quadro como proposto. A segunda atividade da aula consistia na realização de dois exerxícios do Kursbuch, nos quais os alunos deveriam criar diálogos em dupla seguindo as orientações do livro. Fiquei atenta aos diálogos das duplas e sanei as dúvidas que surgiram.

Por último, havia proposto no plano de aula mais um exercício do Kursbuch para ser trabalhado, porém optei pela realização de uma folha de exercícios elalobara por mim e pela Isabela, na qual os alunos deveriam completar as sentenças de acordo com a figura13. A atividade foi feita em duplas e corrigida no final da aula.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 09/09/2014 Tempo de aula: 1h40’ 1. Tema: Krank & gesund

(24)

2. Objetivos

2.1 Objetivo geral: que o aluno identifique e compreenda o caso Dativ, diferenciando-o dos

casos Nominativ e Akkusativ; proporcionar um ambiente confortável e produtivo a todos.

2.2 Objetivos específicos:

- que o aluno seja capaz de empregar o caso Dativ corretamente e o diferencie do caso Akkusativ;

- estimular a criatividade;

- permitir próprias interpretações;

- exercitar a compreensão auditiva e também a oralidade.

3. Conteúdos: Casos Nominativ, Akkusativ e Dativ.

4. Recursos/Meios: jogos de tabuleiro (tabuleiro, dado, folha de auxílio e Spielfiguren),

cartões, livr, folha de atividades, dicionário, e-board, desenhos coloridos para formar duplas.

5. Avaliação: jogos.

Fase Conteúdo Objetivo Desenvolvimento Recursos Dinâmica de grupo

Desenvolvimento I – 20’

Was tut dir weh? Identificar o caso Dativ Exposição Quadro e Kursbuch S. 52 Grande Grupo Desenvolvimento II – 15’

Caso Dativ Exercitar o Dativ Realização de exercícios Folha de atividades Individual e Grande Grupo Desenvolvimento

III – 20 – 25’ Nominativ,Casos Akkusativ und Dativ Diferenciar os casos Akkusativ e Dativ Realização de

jogo de tabuleiro tabuleiroDado e Duplas eGrande Grupo Desenvolvimento IV – 25’ Partes do corpo e verbos Exercitar a compreensão auditiva, a criatividade Cada aluno receberá um cartão e deverá lê-lo ao colega, Cartões, folhas de papel, lápis de Duplas

(25)

e incitar

autonomia. descrevendo,portanto, a personagem. O

colega deverá, então, desenhar

numa folha à parte a partir das

informações recebidas e também de sua própria interpretação. cor e canetas. Desenvolvimento V – 25’ Partes docorpo e verbos Exercitar a

oralidade Apresentação doscartões desenhados

Cartões

prontos GrandeGrupo

Dei início à primeira aula explicando aos alunos de forma simples o caso Dativ, relembrando as ocasiões que eles já o viram como no capítulo anterior do livro, o qual se tratava de Wohnung. Para melhor exemplificar, pedi para que eles abrissem o livro texto na página 52, na qual continha a tabela dos artigos do Dativ. Além da tabela dos artigos, escrevi também a tabela dos pronomes pessoas do Dativ no quadro, visto que posteriormente seria utilizada em um exercício. De início os alunos não apresentaram nenhuma dúvida, então pedi para que fizessem em duplas, três exercícios das páginas 32 e 33 do Arbeitsbuch, que serveriam de revisão da aula anterior. À medida que as dúvidas foram surgindo, atendi às duplas em seus lugares para esclarecer as perguntas, das quais a maioria era quanto ao vocabulário. Após a finalização de cada exercício, pedi para cada um ler sua resposta para que corrigíssemos no grande grupo. Como o último se tratava de prática oral, pedi para que cada dupla desenvolvesse um dos diálogos que apareciam no exercício. Os alunos demonstraram-se interessados durante a realização das atividades, porém um pouco dispersos em alguns momentos.

Em seguida entreguei a cada aluno uma folha de exercícios14 elaborada por mim e pela Isabela, na qual eles deveriam completar as frases com os pronomes pessoais do Dativ. A maioria dos alunos não apresentou dúvidas quanto ao conteúdo, visto que a tabela estava exposta no quadro, porém surgiram algumas dúvidas quanto ao significado e aos gêneros das palavras. Depois foi feita a correção no grande grupo.

(26)

No início da segunda aula, distribuí aos alunos os tabuleiros do jogo15 juntamente com uma folha auxiliar para ajudá-los com os verbos. O jogo consistia em formar frases com os verbos contidos em cada casa do tabuleiro. Para as peças do jogo, eu e a Isabela elaboramos dados feitos de rolhas de cortiça e compramos chicletes para servirem de pinos. Ao verem os doces, eles ficaram empolgados e demonstraram-se interessados. Em seguida, dei as instruções do jogo de e li junto com eles os verbos a serem trabalhados. Durante a atividade, as duplas mostram dúvidas quanto ao vocabulário e quanto à disposição das palavras na sentença. Apesar de bastante agitados e dispersos, todas as duplas terminaram o jogo no tempo determinado.

Por último, propus aos alunos um Rückendiktat16, no qual cada um deveria desenhar com canetinha, giz de cera e lápis de cor trazidos por mim e pela Isabela, o montro que o outro aluno ditava. A fim de esclarecer as dúvidas quanto ao vocabulário, passei por todas as duplas. Apesar do interesse inicial, os alunos se dispersaram muito fácil, então acabei entregando outras folhas para as duplas que acabaram rapidamente. No final, pedi para que cada um mostrasse aos colegas seus desenhos.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 22/09/2014 Tempo de aula: 50’ 1. Tema: Krank & gesund

2. Objetivos

2.1 Objetivo geral: revisar o conteúdo da aula anterior e compreender o uso da conjunção

weil.

15 Ver anexo 15. 16 Ver anexo 16.

(27)

2.2 Objetivos específicos:

- que o aluno amplie seu vocabulário concernente ao tema trabalhado e saiba expressar sua rotina;

- exercitar as compreensões auditiva e oral; - exercitar a compreensão de texto.

3. Conteúdos: Was machst du, um gesund zu bleiben?

4. Recursos/Meios: folhas de atividade e livro.

5. Avaliação: Folhas de atividade

Fase Conteúdo Objetivo Desenvolviment

o Recursos Dinâmicade grupo

Desenvolvimento I – 10’ machstWas du, um gesund zu bleiben? Corrigir a cruzadinha e recolher os deveres de casa Os alunos deverão me mostrar a cruzadinha feita para então realizarmos a correção e deverão entregar a folha com 20 frases. Quadro e folha de atividade Grande Grupo Desenvolvimento II – 10’ Warum? Weil... Compreender e formar sentenças com a conjunção weil Para introduzir a conjunção, irei fazer algumas perguntas para a

Isabela, que irá simular uma dor

de cabeça, por exemplo: Isabela, warum nimmst du Aspirin? Em seguida, escreverei a pergunta e a resposta no Quadro e Kursbuch S. 53 Grande grupo

(28)

quadro e pedirei para explicarem a

estrutura das frases. Depois pedirei para que

abram o livro e leiam algumas frases. Desenvolvimento III – 10’ Warum? Weil... Exercitar o uso da conjunção weil Individualmente ou em duplas os alunos deverão responder as questões 13, 14 e 15 Arbeitsbuc h S. 36 e 37 Individual ou duplas Desenvolvimento IV – 10’ Warum? Weil... Corrigir os exercícios 13, 14 e 15 No grande grupo pedirei para cada um ler uma frase

Arbeitsbuc h S. 36 e 37

Grande grupo Desenvolvimento

V – 10’ Warum?Weil... Exercitar ouso da conjunção weil Individualmente ou em duplas os alunos deverão responder as questões das folhas de atividade Folhas de

atividades Individualou duplas

Dei início à aula pedindo para que os alunos me entregassem o dever de casa da semana anterior, no qual eles deveriam escrever vinte frases acerca do tema Was machst du um gesund zu bleiben?, porém apenas um aluno havia feito o dever. Com isso, eu os alertei a respeito das notas, mas mesmo assim não pediram outro prazo e nem deram explicações. Em seguida pedi para que pegassem a cruzadinha para fazermos a correção, e apenas dois alunos a tinham feito. Com isso, eu dei alguns minutos para que terminassem e então fizemos a correção, na qual surgiram apenas algumas dúvidas quanto ao vocabulário.

Para introduzir a conjunção weil, eu pedi para a Isabela pegar um remédio e simular uma dor de cabeça, então a perguntei Warum nimmst du Tabletten?, que me respondeu Ich nehme Tabletten, weil ich Kopfschmerzen habe. Então perguntei aos alunos o que eu havia perguntado e qual tinha sido a resposta dada, que se manifestaram com diferentes opiniões, como, o que você tem ou como você está se sentindo. Em seguida eu escrevi a mesma pergunta e a mesma resposta no quadro e pedi para que as traduzissem e observassem o pronome interrogativo warum e a conjunção weil, bem como a posição do verbo haben no final da frase. Assim que eu expliquei o significado das palavras e o uso do warum e do weil, alguns alunos rapidamente deduziram o porquê da posição do verbo no fim da sentença, o

(29)

que me deixou surpresa pois não demonstraram nenhuma dificuldade. Logo depois, pedi para que abrissem o livro na página 53 e dessem uma olhada nos outros exemplos com a conjunção, e não levantaram dúvidas. Então, pedi para que pegassem o Arbeitsbuch e fizessem os exercícios 13, 14 e 15 numa folha separada para entregar. Assim que comuniquei que a folha deveria ser entregue, alguns alunos demonstraram desinteresse, mas mesmo assim determinei o prazo de entrega até o final da aula. A medida que foram surgindo perguntas, eu, a Isabela, e as duas supervisionadoras de estágio atenderam os alunos em seus lugarem para sanar as dúvidas. Apesar de ter pedido apenas três exercícios, os alunos demandaram bastante tempo para realizá-los, visto que deveriam formas frases e escrever longas responstas, então a realização da atividade se estendeu até o final da aula, quando recolhi todas as folhas estando algumas inacabadas. Com isso, não consegui completar todas as atividades como descritas no planejamento dessa aula.

Ainda que o conteúdo fosse novo, observei que os alunos o apreenderam com bastante facilidade e a maioria das dúvidas de restringiram ao vocabulário das questões e em alguns casos quanto à posição do verbo no final da frase.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 23/09/2014 Tempo de aula: 1’40 1. Tema: Krank & gesund

2. Objetivos

(30)

2.2 Objetivos específicos:

- que o aluno amplie seu vocabulário concernente ao tema trabalhado - exercitar as compreensões auditiva e oral

- revisar o conteúdo da unidade

3. Conteúdos: Warum?...Weil e Körperteil

4. Recursos/Meios: folhas de atividades, jogo de dominó, livro e som

5. Avaliação:

Fase Conteúd

o Objetivo Desenvolvimento Recursos Dinâmica de grupo Desenvolviment o I – 15’ Warum? Weil... Terminar e corrigir a folhas de atividade da aula anterior No grande grupo pedirei para cada aluno ler uma

frase do exercício. Folhas de atividade Grande grupo Desenvolviment

o II – 20’ Warum?Weil... compreensãExercitar a o auditiva e o uso da conjunção weil Em duplas, os alunos deverão fazer perguntas uns aos outros

utilizando as folhas A e B e completar as informações Folhas de atividade Duplas Desenvolviment o III – 5’ Revisão da unidade Revisar o conteúdo da unidade 14 para a avaliação Apontarei as partes do corpo da Isabela e pedirei para que eles as falem em alemão com o gênero Corpo Grande grupo Desenvolviment

(31)

unidade unidade 14 para a avaliação áudio do exercício 16 e responder as perguntas individual Desenvolviment o V– 10’ Revisãoda unidade Revisar o conteúdo da unidade 14 para a avaliação Os alunos deverão responder a questão 17 individualmente e depois será feita a

correção Arbeitsbuch S.38 l e grandeIndividua grupo Desenvolviment o VI– 15’ Revisão da unidade Revisar o conteúdo da unidade 14 para a avaliação Em duplas os alunos deverão jogar o dominó das conjunções warum e weil Dominó Duplas Desenvolviment o VII– 20’ Revisãoda unidade Revisar o conteúdo da unidade 14 para a avaliação Os aluno deverão ouvir atentamente ao áudio e completar as lacunas Hörverstehe n l e grandeIndividua grupo

Como a folha de exercícios proposta no planejanto da aula anterior não pôde ser realizada iniciei essa aula fazendo a distribuição desta, e expliquei o que deveria ser feito bem como o estabelecimento de um prazo para que a terminassem. Porém, antes de tudo pedi para os alunos explicassem a uma colega o que nós havíamos feito da aula anterior e qual conteúdo que estávamos estudando. Apesar da agitação de início de aula, uma aluna explicou à colega de forma clara e correta, a qual me afirmou ter entendido a explicação. Assim que distribuí as folhas17, os alunos de mostraram pouco interessados, tendo em vista o tamanho da atividade que era frente e verso, mas mesmo assim a fizeram sem muitas dúvidas quanto ao conteúdo e quanto ao vocabulário. Para a minha surpresa, eles cumpriram o prazo do tempo estabelecido, ficaram bem calmos e quietos durante a realização da atividade e na hora da correção todos foram bem participativos e pediram muitas vezes para dar as respostas das questões, ainda que com alguns poucos erros.

(32)

Em seguida, formei quatro duplas, distribuí duas folhas18 para cada dupla e expliquei a atividade. Nessa atividade, as duplas deveriam fazer perguntas um ao outro, bem como respondê-las de acordo com as informações contidas na folhas. A atividade fluiu de forma tranquila e os alunos não mostraram muita dificuldade quanto ao vocabulário e nem se mostraram dispersos. Apesar de ter trabalhado com um dos alunos, fiquei atenta aos demais que tiveram um bom desempenho na atividade. Assim que algumas duplas terminaram a atividade, percebi que começaram a dispersar os outros, então pedi para que abrissem o Arbeitsbuch na página 38 e fizessem rapidamente o exercício 17. Mas antes pedi para um aluno se levantar e ir na frente da turma, para que pudéssemos fazer uma revisão das partes do corpo, já que eu as apontava e os alunos as falavam junto com o gênero. Após alguns minutos fizemos a correção, na qual pedi para que todos lessem suas respostas. Apesar de alguns erros e dúvidas quanto ao vocabulário a atividade de suscedeu de forma esperada. Em seguida, realizamos um Hörverstehen da página anterior, no qual eles deveriam ouvir quatro diálogos e marcar as respostas certas. Foi necessário repetir o áudio apenas duas vezes e nenhum aluno apontou dúvidas. Por último, dividi novamente as mesmas duplas e distribuí um jogo de dominó19 para cada uma. Os alunos se mostraram bem interessados pela atividade, a qual de estendeu até o final da aula.

Acredito que pelo fato de ter comentado a respeito da prova que se suscederá na semana seguinte, percebi que os alunos estavam bem calmos, realizaram todas as atividades e se demonstraram bastante interessados.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 06/10/2014 Tempo de aula: 50’ 1. Tema: Mein Stadtviertel

18 Ver anexo 18. 19 Ver anexo 19.

(33)

2. Objetivos

2.1. Objetivo geral: revisar as preposições, estimular a criatividade e a cooperação. 2.2. Objetivos específicos:

- revisar as preposições no caso Dativ ;

- exercitar a escrita, fala e compreensão auditiva. 3. Conteúdos: Lektion 15

4. Recursos/Meios: Livro, quadro e CD.

5. Avaliação: Realização dos exercícios em sala.

Fase Conteúdo Objetivo Desenvolvimento Recur-sos

Dinâmica de grupo

Desenvolvimen

-to I – 10’ Preposiçõese artigos Revisar as osartigos e as preposições in, an, vor e neben

Pedirei para que os alunos completem a tabela dos artigos

no caso Dativ no quadro e em seguida pedirei os

significados das preposições in, an,

vor e neben

Quadro Grande grupo

Desenvolvimen

-to II – 15’ Preposições Formar frasesutilizando as preposições de acordo com o mapa Os alunos deverão realizar o exercício 4 Kursbu ch S. 60 Individual ou duplas Desenvolvimen -to III – 5’ Preposições Corrigir o exercício 4 Os alunos deverão ouvir o áudio e comparar as respostas Kursbu ch S. 60 Grande grupo Desenvolvimen to IV- 15’

Preposições Identificar o caso Dativ e saber utilizar as reposições adequadamente Os alunos deverão realizar os exercícios 8, 9 e 10 Arbeits buch S. 44 und 45 Individual ou duplas Desenvolvimen

to V – 5’ Preposições Corrigir osexercícios pedirei para que osNo grande grupo alunos leiam as Arbeits buch S.44 Grande grupo

(34)

respostas dos

exercícios 8, 9 e 10 und 45 Desenvolvimen

to VI – 5’ Preposições compreensãoPraticar a auditiva No grande grupo, os alunos ouvirão o áudio do exercício 11 Arbeits buch S.45 Grande grupo

Iniciei esta aula dando boa tarde aos alunos e perguntando o que eles fizeram no final de semana, visto que a maioria aparentava cansada. Então fiz a mesma pergunta a cada um e os ajudei com as respostas em alemão. Em seguida perguntei aos alunos se eles tinham feito o dever de casa dado pela Isabela na semana anterior, mas nenhum tinha feito alegando não ter a folha ou não ter entendido. Com isso dei um último prazo até a aula seguinte. Depois disso, dei continuidade ao início lição Mein Stadtviertel, já introduzido na aula anterior pela Isabela. Para introduzir as preposições an, neben, in e vor no caso Dativ, eu projetei uma tabela no quadro e pedi para que alguns alunos fossem até lá e a completassem. Como de costume, a maioria se recusa a ir ao quadro, mas mesmo assim eu insisti e os ajudei. Em seguida, pedi para que os alunos abrissem o Kursbuch na página 60, na qual havia um mapa, então peguntei o que era aquilo e qual a utilidade, e todos se mostraram bem participativos.

Depois disso, pedi para que os alunos fizessem o exercício quatro para que empregassem as preposições que tínhamos acabado de rever. Durante a realização da atividade, atendi as duplas em seus lugares, tendo em vista a quantidade de dúvidas que surgiram. Alguns minutos depois realizamos a correção no grande grupo e pedi novamente para que fizessem três exercícos do Arbeitsbuch numa folha separada para que me entregassem no final da aula. Tendo em vista a complexidade do assunto, surgiram bastantes dúvidas, então auxiliei a todos durante a realização dos exercícios.

Como a maioria dos alunos não conseguiu terminar a atividade, pedi para que me entregassem as folhas para então concluirmos na aula seguinte. Com isso, não consegui finalizar todas as atividades previstas no planejamento dessa aula, mas notei que os alunos se mostraram bastante interessados na aula, visto que me questionavam o tempo todo.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

(35)

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 07/10/2014 Tempo de aula: 1h40’

5. Tema: Mein Stadtviertel 2. Objetivos

2.1. Objetivo geral: revisar as preposições, estimular a criatividade e a cooperação. 2.2. Objetivos específicos:

- revisar as preposições no caso Dativ ;

- exercitar a escrita, fala e compreensão auditiva. 3. Conteúdos: Lektion 15

4. Recursos/Meios: Livro, quadro, folhas de atividades.

5. Avaliação: Realização dos exercícios em sala.

Fase Conteúdo Objetivo Desenvolvimento

Recur-sos Dinâmicade grupo

Desenvolvimen -to I – 10’

Preposições Identificar o caso Dativ e saber utilizar as reposições adequadamente Para introduzir os meios de transporte, perguntarei para a

Isabela onde ela mora e como ela

vai para a universidade. Em

seguida, perguntarei aos alunos onde eles moram e como eles

vão para a escola

Quadro e Kursbu ch S. 62 Grande grupo

(36)

-to II – 15’ Dativ e saber utilizar as reposições adequadamente

realizar os

exercícios 16 e 17 buch S.47 ou duplas

Desenvolvimen to III – 5’ Preposições Corregir os exercícios 16 e 17 Pedirei para os alunos lerem as respostas Arbeits buch S. 47 Grande grupo Desenvolvimen -to IV – 15’

Preposições Identificar o caso Dativ e saber

utilizar as reposições adequadamente

Os alunos deverão realizar uma folha

de atividades Folha de ativida-des Individual ou duplas Desenvolvimen to V- 10’

Preposições Corrigir a folha de atividades Os alunos deverão ler as respostas no grande grupo Folha de ativida-des Grande grupo Desenvolvimen

to VI – 10’ Preposições vocabulário eAmpliar o exercitar a oralidade e a compreensão auditiva Em duplas os alunos deverão realizar um Rückendiktat Rücken diktat Duplas Desenvolvimen

to VII- 15’ Vocabulário vocabulárioReforçar o alunos deverãoEm duplas os realizar um jogo da memória Jogo da memóri a Duplas

Dei início a esta aula perguntando a respeito do dever de casa da semana anterior, porém, mesmo os alertando quanto às notas e quanto a prazo que deveria ser ter sido cumprido, nenhum aluno realizou o dever. Em seguida, retomei o as preposições vistas na aula anterior, e pedi para que novamente alguns alunos fossem ao quadro e completassem a tabela. Em seguida, distribuí as folhas da aula anterior, para que os alunos pudessem retomar os exercícios já iniciados. Como alguns alunos ainda não tinham cumprido metade da atividade, a conclusão demorou um bom tempo, então os auxiliei em seus lugares. Em seguida, pedi a atenção de todos para que ouvíssemos a um áudio, o qual foi repetido duas vezes para que pudessem assinalar as respostas. Durante a atividade de compreensão auditiva, os alunos se mostraram bem atentos e interessados. Em seguida, realizamos a correção dos quatro exercícios, na qual todos os alunos foram bastante participativos.

Depois disso, pedi para que abrissem o livro na página 62 e que três alunos lessem o diálogo do primeiro exercício. Sem muita insistência, três alunos se voluntariaram e leram as frases. Então, perguntei do que se tratava o diálogo e eles me responderam corretamente. Então, expliquei as estruturas presentes no diálogo e perguntei a Isabela como ela vai para a

(37)

universidade, e em seguida perguntei a cada um onde mora e como vai para a escola. Depois, pedi para que abrissem o Arbeitsbuch e realizassem dois exercícios referentes às estruturas que havíamos acabado de ver. Como surgiram algumas dúvidas, atendi a todos em seus lugares as esclarecendo e em seguida recolhi as folhas. Durante essa atividade ainda, trabalhei a pronúncia e a diferença da sonoridade do m e do n.

Para descontrair um pouco a aula e sair um pouco de exercícios gramaticais, distribuí a cada dupla um jogo20 da memória elaborado por mim, no qual os alunos deveriam associar a palavra com a imagem dos lugares. Durante essa atividades, o alunos se mostraram bem interessados e entretidos.

Por último distribuí uma folha de exercícios, na qual eles deveriam completar as frases empregando as estruturas introduzidas no início da aula. Durante esse exercício surgiram bastantes dúvidas quanto ao gênero das palavras, visto que os exercícios realizados anteriormente já traziam os gêneros das palavras, e com isso os alunos acabaram não prestando atenção nesse detalhe. Para aumentar ainda mais o grau de dificuldade e para estimulá-los a serem mais autônomos, eu não os ajudei quanto aos gêneros das palavras e falei para procurarem nos livros e nos dicionários. Com isso, alguns alunos ficaram insatisfeitos e inclusive reclamaram de ter que trabalhar em sala de aula. Em seguida, percebi que os alunos estavam bem agitados e não estavam mais focados na atividade, então realizamos rapidamente a correção e alertei novamente quanto ao cumprimento dos deveres de casa e dos prazos.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 27/10/2014 Tempo de aula: 50’ 1. Tema: Mein Stadtviertel 2. Objetivos

(38)

2.1. Objetivo geral: revisar e contextualizar os verbos modais. 2.2. Objetivos específicos:

- praticar a escrita;

- estimular a criatividade e a cooperação.

3. Conteúdos:

4. Recursos/Meios: Vídeo

5. Avaliação: Produção de texto.

Fase Conteúdo Objetivo Desenvolvimen to

Recursos Dinâmica de grupo

Desenvolvimen to I – 10’

Modalverb Preparar o aluno para a próxima atividade Os alunos deverão assitir duas vezes ao curta “Glückskette” Vídeo Grande grupo Desenvolvimen

to II – 10’ Modalverb Discutir eorientar a atividade Discutir a respeito do vídeo, apresentar parte do vocabulário que os alunos farão uso e dar as intruções para

a atividade

Vídeo e

quadro Grandegrupo

Desenvolvimen

to III- 25’ Modalverb Praticar a escrita Os alunosdeverão desenvolver um texto de acordo com o curta, criando diálogos, personagens etc. Folha Em duplas

Iniciei esta aula perguntando aos alunos como passaram o final de semana e se gostaram da gincana proposta pelo projeto PASH na semana anterior. Apesar de terem entendido minhas perguntas em alemão, eles as responderam em português e demostraram bastante entuasiamo em relação à gincana, então perguntei ainda qual era o prêmio, do que

(39)

mais gostaram e do grau de dificuldade da brincadeira. Em seguida, eu alertei a turma quanto às atividades que deveriam ser entregues até a aula seguinte e relembrei a data da prova.

Para dar início à atividade desta aula, eu expliquei em alemão que naquele momento nós iríamos assistir a um curta metragem e que em seguida eles deveriam escrever uma história com base no filme. Antes de assistirmos ao vídeo pela segunda vez, eu os perguntei o que tinham entendido e qual era a moral da história. Bastante atentos, todos fizeram algum comentário e então pedi para que fizessem anotações da sequência dos fatos da história para que pudessem criar outro texto. Assim que vimos o curta pela segunda vez e pedi para que iniciassem a atividade, os alunos me questionaram quanto ao formato do texto e se deveria ser alemão. Tendo em vista a complexidade da atividade e o desinteresse de alguns alunos, permiti que elaborassem uma história em quadrinhos com poucos diálogos. Para sanar as dúvidas, principalmente em relação ao vocabulário, eu atendi todas as duplas e disponibilizei a cada uma um dicionário.

Apesar do curto tempo que os alunos tiveram para desenvolver a atividade, uma dupla conseguiu finalizá-la e permiti que as outras terminassem na aula seguinte antes da apresentação dos trabalhos.

PLANO DE AULA Escola: Colégio de Aplicação

Disciplina: Alemão

Série/turma: 9º ano do Ensino Fundamental Professor: Mariana Bazan

Data: 28/10/2014 Tempo de aula: 1h40’ 1. Tema: Mein Stadtviertel 2. Objetivos

2.1. Objetivo geral: revisar e contextualizar os verbos modais e revisar a unidade. 2.2. Objetivos específicos:

- praticar a escrita e a oralidade;

- esclarecer as possíveis dúvidas dos alunos quanto ao conteúdo da lição 15; - estimular a criatividade e a cooperação.

(40)

3. Conteúdos:

4. Recursos/Meios: Quadro, folhas de atividade.

5. Avaliação: Apresentação do texto.

Fase Conteúdo Objetivo Desenvolvimen

to Recursos Dinâmicade grupo

Desenvolvimen

to I – 15’ Apresentação dos textos Praticar a escritae a oralidade Os alunosdeverão terminar e apresentar seus textos produzidos na aula anterior Textos Duplas e grande grupo Desenvolvimen to II – 5’ Preposições Revisar as preposições an,

in, von e neben no caso Dativ

Pedirei para que os alunos completem a tabela dos artigos no caso Dativ no quadro Quadro Grande grupo Desenvolvimen to III – 15’ Preposições Revisar as preposições an,

in, von e neben no caso Dativ e praticar a compreensão auditiva Os alunos deverão fazer os exercícios 12, 14 e 19 Arbeitsbuch Individual ou duplas Desenvolvimen to IV – 5’ Preposições Corrigir os exercícios

Pedirei para que os alunos leiam as respostas no grande grupo Arbeitsbuch Grande grupo Desenvolvimen

to V – 5’ Modalverb Revisar o verbodürfen Pedirei para osalunos completarem a conjugação do verbo dürfen no quadro Quadro Grande grupo Desenvolvimen

to VI – 20’ Modalverb Exercitar aescrita deverão fazer osOs alunos exercícios 21, 22, 23, 25 e 26

Arbeitsbuch

(41)

Desenvolvimen

to VII - 10’ Modalverb Corrigir osexercícios Pedirei para queos alunos leiam as respostas Arbeitsbuch Grande grupo Desenvolvimen to VIII – 15’ Modalverbe n Exercitar os verbos modais Em duplas, os alunos deverão formar frases utilizando os verbos modais de acordo com a

folha que será entregue

Folha Duplas

Antes das apresentações dos textos referentes à aula anterior, pedi para que os alunos terminasses as histórias e que tirassem as possíveis dúvidas. Apesar do elevado grau de dificuldade da tarefa e do desinteresse de alguns alunos, os alunos se demonstraram criativos e participativos durante as apresentações. Em seguida, conversei com a turma a respeito das notas das atividades entregues, a mudança da data da prova. Depois disso, dei início à revisão da prova, pedindo para que quatro alunos fossem ao quadro e completassem a tabela com as preposições neben, vor, an e in no caso Dativ. Ainda que pouco interessados, três dos alunos agiram por espontaneidade e um com resistência.

Para fazer uso das preposições que revimos, pedi para que abrissem o livro de exercícios e que fizessem primeiramente a atividade 12 em uma folha separada e depois os exercícios 14 e 15, os quais se tratavam de Hörverstehen. Apesar da preguiça de alguns alunos, todos terminaram o exercício rapidamente com o meu auxílio, e em seguida escutamos aos dois áudios, os quais foram repetidos duas vezes. Para a correção, pedi para que cada um lesse uma resposta e não surgiram dúvidas.

Por último, pedi para os alunos realizassem os exercícios 19, 20, 21, 22, 23, 25 e 26. Com bastante resistência e agitados, a maioria dos alunos não conseguiu terminar nem o segundo exercício, mesmo com explicações no quadro do verbo dürfen e o meu auxílio. Então pedi para que terminassem pelo menos os três primeiros para poderem receber alguma recompensa na semana seguinte, mas mesmo assim dois dos alunos não deram importância. Como ainda havia planejado outra atividade com os verbos modais, deixei a atividade21 como dever de casa e reforço para os estudos da prova.

PLANO DE AULA

Referências

Documentos relacionados

c) Histórico Escolar atualizado. d) Declaração de disponibilidade de tempo para o cargo, sem gerar conflito com os estudos. e) Plano de aula (o candidato deve

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a

A finalidade deste artigo é observar as consequências do estresse causado pela restrição de sono no intestino delgado, para isso foi feita a análise quantitativa das

Numa avaliação preliminar deste tipo de biossorvente, foi estudada a influência de alguns parâmetros operacionais, como o tempo de contacto, a concentração inicial de metal,

O objetivo geral deste trabalho foi entender melhor o comportamento hidrodinâmico do escoamento a jusante das comportas do tipo segmento invertida de eclusas de

Para tanto, foram analisadas vinte e uma amostras de diferentes produtores do Sudoeste e Sudeste Rio-Grandense, quanto ao teor de cinzas, pH, acidez total, umidade, sólidos

A Figura 25 mostra que o aplicativo interativo no STB está mostrando na tela da TV quais usuários já estão conectados, enquanto nos dispositivos móveis os usuários estão

Se a chave eletrónica não funcionar, por exemplo, em caso de bateria descarre- gada da chave eletrónica ou do próprio veículo, é, no entanto, possível utilizar o corpo metálico