• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO ENSINO DE QUÍMICA NO COMPORTAMENTO SÓCIOAMBIENTAL

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ÁREA:

SUBÁREA: QUÍMICA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADES OSWALDO CRUZ

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): SIDINEI DE OLIVEIRA BISULI

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): REBECA PIUMBATO CHAPARRO RODRIGUES

(2)

1. RESUMO

Cada vez mais surgem novos questionamentos sobre a participação de cada indivíduo no meio em que vive, seja com temas de reciclagem ou conflitos com fundo ecológico. Este trabalho teve como objetivo, disseminar a consciência de ecologia de modo que os alunos entendam sua responsabilidade como cidadãos e os impactos que podem gerar em sua comunidade, através do conhecimento da química ensinada no ensino médio. Foi aplicado um questionário a todos os alunos de uma escola pública para avaliação da consciência do grupo. Realizaram-se então oficinas, divididas em três temas: a) redução do consumo de recursos (energia elétrica e água) desenvolvendo censo crítico ao consumo; b) o reutilizar, apresentando o conceito e ideia da vantagem da reutilização, desenvolvendo oficina prática na reutilização de garrafas plásticas e apresentação da oficina-desafio da fabricação de vassouras com garrafas plásticas; c) o reciclar, desenvolvendo o processo de reciclagem do óleo utilizado em frituras nas residências, através da produção de sabão, desenvolvendo conteúdos do currículo de química (funções e reações orgânicas). Após a realização das oficinas, foi reaplicado o questionário para verificar a mudança na consciência do grupo. Observou-se que para a maior parte dos alunos, as oficinas contribuíram para o desenvolvimento do conteúdo ensinado, mudando o paradigma que a química é negativa e apenas destrói ou contamina o meio ambiente.

2. INTRODUÇÃO

Buscando uma educação focada na cidadania, pode-se demonstrar como o aluno impacta em seu meio ambiente (RODRIGUEZ, 2011). A formação educacional do individuo está diretamente ligada à formação do cidadão. Desta forma, cabe ao educador, criar ambientes de ensino onde o estudante possa encontrar meios para seu desenvolvimento e aproximar o conteúdo da disciplina à realidade do aluno (BUENO, 2007), desenvolvendo a consciência do impacto ambiental, fazendo-o pensar criticamente em seu papel na sociedade.

Como discutido por BORGES (2011) e ALBAGLI (1996), a divulgação cientifica é principalmente executada nos Centros e Museus de Ciências, através da realização de atividades práticas e instrumentais que permitem o processo de

(3)

interação entre o aprendiz e o objeto de estudo. Considera-se essa ação importante, devendoser utilizada nas escolas na aplicação dos conteúdos didáticos.

Luna (2014) e Pimenta (2014) observaram o impacto das oficinas no ensino da química, servindo como indicador dos impactos socioambientais causados pela população na cidade de São Paulo, em virtude de conscientização dos alunos e famílias. Em análise a esses trabalhos, fica destacado a grande responsabilidade que docentes de disciplinas de ciências e química podem desempenhar junto a sociedade.

Bueno (2011) mostrou a importância em aproximar a química aos alunos. A busca em educar e aproximar a química aos cidadãos e às obrigações com o meio ambiente conforme desenvolvido no trabalho de Melo (2013) pode ser utilizado como base para pesquisar como o conhecimento transmitido aos alunos e multiplicado aos familiares pode ser eficaz para minimizar os impactos ambientais.

O desenvolvimento de uma consciência ambiental nos alunos, discutindo o impacto ambiental não tem sido uma questão amplamente abordada e fica restrita a trabalhos pontuais como o desenvolvido em João Pessoa/PB por SILVA (2014). Vemos no trabalho de Bueno (2013) que despertar o interesse pela ciência é o maior desafio dos educadores de disciplinas científicas.

3. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivos gerais:

- Estudar temas prescritos nos PCN’s como leitura e interpretação de textos; - Desenvolver a pratica de coleta, reutilização e reciclagem de materiais descartados no dia a dia;

Os objetivos específicos são:

- Detectar meios para despertar a cidadania e desenvolver responsabilidade do cidadão com o meio ambiente;

- Realizar oficinas em química como meio para atender as necessidades ambientais;

- Avaliar o impacto do ensino de química sobre as atitudes de cidadania dos alunos;

(4)

- Utilização de ferramentas da internet como e-mail e blog para compartilhar as informações adquiridas com a realização das oficinas;

- Possibilitar o aluno a tornar-se um multiplicador do conteúdo, para crescimento da consciência ambiental e da cidadania no grupo (aluno, escola, família, bairro).

4. METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando atividades práticas no ensino de química, para elaboração de um questionário que pudesse avaliar o conhecimento e comprometimento dos alunos com relação à química e meio ambiente (degradação ambiental, sustentabilidade, reciclagem). Este questionário foi aplicado para definição dos parâmetros iniciais. O questionário foi elaborado com questões de múltipla escolha de modo a não deixar o aluno sem responder nenhuma questão. Depois foram desenvolvidas oficinas em sala de aula e propostas oficinas extra sala. Após o desenvolvimento do conteúdo educacional, foi reaplicado o questionário para avaliar qual foi o impacto ou mudança de consciência e comportamento atingido. Os dados foram tabulados para avaliação e definição dos resultados alcançados. Os conteúdos aplicados em sala foram disponibilizados em um blog para que os alunos pudessem revê-los e também compartilhar com seu meio social, formando assim uma matriz de conhecimento e atividades.

5. DESENVOLVIMENTO

As atividades, divididas em temas, foram desenvolvidas com alunos do ensino médio da escola Estadual Professor Alberto Conte, São Paulo-SP. Após a aplicação do questionário, foram discutidos impactos ambientais relacionados com a química, sempre focando no conceito de 3R’s.

O primeiro tema abordou o reduzir. Desenvolveu-se uma discussão sobre a crise atual dos reservatórios de água da cidade de São Paulo e consequente déficit de energia, demonstrando a necessidade na redução do consumo dos recursos naturais. Nessa etapa foi proposto um desafio para a redução no consumo de água nas residências.

(5)

O segundo tema foi o reutilizar. Apontou-se a responsabilidade na utilização dos recursos disponíveis, reutilizando quando possível o que foi consumido, reduzindo assim a quantidade de lixo gerado. Para este tema foi desenvolvido a oficina com garrafas plásticas, reutilizando-as como lixeiras, porta-lápis, etc. Dentro desse tema foi proposta a oficina-desafio, onde foi sugerida a confecção de vassouras com garrafas plásticas, baseado no trabalho dos alunos da UFSCar-Sorocaba, conforme instruções disponibilizadas no YouTube e divulgadas no Blog (http://quimica-ambiente-e-cidadania.webnode.com/). A continuidade do desafio deve ser acompanhada através da divulgação da quantidade de material produzido por meio do blog. O material obtido será destinado às entidades necessitadas.

Após praticar o reduzir e o reutilizar pode-se aplicar o reciclar, transformando o “lixo” em novos materiais. Desenvolveu-se também a consciência do quanto o homem gera de resíduo e o impacto causado no meio ambiente. Nessa etapa, produziu-se sabão, a partir de óleo utilizado em frituras nas residências, exemplificando a transformação de materiais na reciclagem. Discutiu-se também sobre a destinação de resíduos de óleo nos mananciais hídricos.

Ao término das oficinas e discussões, o questionário foi reaplicado.

6. RESULTADO E DISCUSSÕES

Foi observado que, em uma aula de cinquenta minutos o tempo disponível para discussão e desenvolvimento das oficinas ficou reduzido. No entanto, o trabalho de desenvolvimento do senso crítico dos alunos e desenvolvimento de ideias foi mais bem aplicado nos grupos desenvolvidos em duas aulas, possibilitando um melhor debate final antes da reaplicação do questionário.

O desenvolvimento do trabalho se deu com 136 alunos, nos três anos do ensino médio. O resultado do questionário aplicado inicialmente buscando identificar o comportamento dos alunos nos temas que seriam desenvolvidos está apresentado na Figura 1.

Observou-se que somente 20% do grupo conhecia o tema dos 3R’s e, em menos de 10% havia o entendimento das atividades desenvolvidas pelo profissional de química. Observou-se maior conhecimento em relação à cidadania e meio ambiente, mas considerando a química como um forte agente poluidor.

(6)

Figura 1: Resultado do Questionário aplicado antes do desenvolvimento das atividades: Domínio do conhecimento (%) X Área de estudo

O desenvolvimento das atividades práticas, como nas oficinas de reutilização de garrafas plásticas e produção do sabão, despertou maior atenção dos alunos. Observou-se maior participação nas discussões propostas e no uso de argumentos para desenvolvimento do habito de apoiar a reutilização e a reciclagem.

O resultado da reaplicação do questionário após as oficinas está apresentado na Figura 2. Como se pode observar pelos valores obtidos em Domínio do Conhecimento, a aplicação de atividades práticas (oficinas em sala de aula) contribuiu para o desenvolvimento dos conteúdos de química e cidadania. Também se constatou a mudança do paradigma de que a química sempre destrói e contamina o ambiente.

De modo geral, foi observado um desenvolvimento no apoio a atitudes rotineiras para minimizar os impactos gerados por ações aparentemente simples como o descarte de embalagens nas ruas que pode levar a uma enchente, por exemplo. 0 10 20 30 40 50 60 70 80

(7)

Figura 2: Resultado do Questionário aplicado após o desenvolvimento das atividades: Domínio do conhecimento (%) X Área de estudo

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Foi constatado que os conceitos de cidadania, química e ecologia estão fragmentados na formação dos alunos que participaram deste trabalho. Durante o diálogo inicial, apenas um aluno possuía um conhecimento amplo sobre o tema dos 3R’s e apenas 20% da turma conectava as consequências de suas ações com a sociedade. O questionário inicial mostrou que os alunos do ensino médio, mesmo demonstrando interesse pela área da química, não possuíam conhecimento da sua área de atuação, bem como da abrangência das profissões disponíveis nela.

Ao término do trabalho, foi observada mudança no comportamento dos alunos que passaram a relacionar as suas ações como cidadãos a conteúdos de química e ao impacto gerado por ações negativas.

O trabalho atingiu seu objetivo aproximando alunos do ensino médio à importância da química e da cidadania, de modo a criar reflexões das atitudes já tomadas e da necessidade de avaliar as ações futuras, utilizando para isso, o conteúdo de química aprendido no ensino médio.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

(8)

Alguns alunos se destacaram, pois foram além da orientação do trabalhado aplicado nas oficinas e buscaram desenvolver novos itens baseados no conceito de reutilizar e no cuidado de não descartar o material não utilizado.

A continuidade do trabalho pode ser realizada através de blog. Para este trabalho, foi criado um blog (http://quimica-ambiente-e-cidadania.webnode.com/) para que os alunos tenham acesso ao conteúdo e acompanhem a doação das vassouras montadas em decorrência do desafio lançado em sala.

Este trabalho poderá ser aplicado desde o ensino fundamental até o ensino médio, desenvolvendo novos temas para oficinas Desta maneira, o ensino de química pode-se aliar-se a ações e posturas visando à formação de um cidadão consciente.

8. FONTES CONSULTADAS

ALBAGLI S; Ciência da informação. 1996. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Disponível em: http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf/article/view/465/424. Acesso em: 31 Maio 2013.

BORGES M. N; RIBEIRO C. M. R; ARARIPE D. R; CHACON E. P; COUTINHOL G. R; QUIMICA NOVA. 2011. Ações de divulgação de química na casa da descoberta – centro de divulgação de ciência da universidade federal fluminense. Disponível em: http://quimicanova.sbq.org.br/qn/qnol/2011/vol34n10/21-ag10974.pdf. Acesso em: 07 Maio 2013.

BUENO L; MOREIA K. C; SOARES M; DANTAS D. J; WIEZZEL A. C. S; TEIXEIRA M. F. S; Unesp. 2007. O ensino de química por meio de atividades experimentais: a realidade do ensino nas escolas. Disponível em:

http://www.unesp.br/prograd/ennep/trabalhos%20em%20pdf%20-%20encontro%20de%20ensino/t4.pdf. Acesso em: 07 Maio 2013.

LIMA G. F. C. USP/UNICAMP.1999. Questão ambiental e educação: Contribuições

(9)

http://www.projetosustentabilidade.sc.usp.br/index.php/por/content/download/993/87 05/file/Artigo%20-%20Lima,1999.pdfAcesso em: 31 Maio 2013.

LUNA A; NISHIMURA K. H; Pinto L. A. Revista InterAtividade. 2014. Responsabilidade Social e Ambiental – um estuo de caso em uma instituição de ensino do município de Andradina – SP. Disponível em: http://www.firb.br/editora/index.php/interatividade/article/view/83- acesso em 01.05.2014.

MASSENA E.P; FILHO N.J.G; SÁ L.P. QUÍMICA NOVA. 2013. Vol. XY, No. 20, 1-7, Produção de casos para o ensino de química: uma experiência na formação inicial

de professores. Disponível em:

http://quimicanova.sbq.org.br/qn/No%20Prelo/ED/ED12895.pdf. Acesso em: 28 Maio 2013.

MELO R.M; TESES USP, São Paulo, 2010. Elaboração e análise de uma metodologia de ensino voltada para as questões sócio-ambientais na formação de

professores de química. Disponível em:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02032010-094200/pt-br.php. Acesso em: 07 Maio 2013.

PIMENTA A. S; GERVASON V. C; MARTINS G. A. M; RAMOS H. R. SINGEP. Uninove. 2013. Educação ambiental: uma análise sobre a prática para o descarte de lixo reciclável e a conscientização ambiental dos estudantes da região metropolitana de são. Disponível em: https://repositorio.uninove.br/xmlui/handle/123456789/530 - acesso em 05.05.2014.

RODRIGUEZ B. L; MINASSA E. M. C; VIANA K. S; I-08 2011. Implantação de oficina de reciclagem de papel no ensino médio para discutir o impacto ambiental de sua produção. Disponível em: http://ebookbrowsee.net/implanta%C3%87%C3%83o-de-oficina-de-reciclagem-de-papel-no-ensino-m%C3%89di-pdf-d209262287. Acesso em: 28 Maio 2013.

(10)

SILVA A; KOMATSU R. Revista InterAtividade. 2014. Conceito dos 3R: um breve referencial para uma empresa sustentável. Disponível em: http://www2.firb.br/editora/index.php/interatividade/article/view/87/138 - acesso em 01.05.2014.

SILVA D. A. UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS V 2011. Percepção e desenvolvimento da consciência ambiental das crianças do projeto com ciência no bairro ilha do bispo, João Pessoa/PB. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2932. Acesso em: 10 Maio 2014.

SILVA1 A. G; SILVA2 M. J. R; CAVALCANTE A. C. P; DINIZ B. L. M. T. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria. 2014. Educação ambiental e a agroecologia: uma prática inovadora no processo educativo no educandário aprendendo a aprender. Disponível em: http://cascavel.cpd.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/remoa/article/view/10702 - acesso em 09.05.2014.

Referências

Documentos relacionados

A presença de atmosferas oxidantes durante o processo de tratamento térmico de aços planos reduz a atividade química do carbono na superfície do aço e favorece a perda de

O presente trabalho tem como objetivo fazer a prospecção de patentes de produtos desenvolvidos com Morinda Citrifolia, através do sistema Orbit e A61K36/746 (IPC), que

Os profissionais que não estão atuando na área puderam se desligar do CRF/MG até o dia 31 de março sem pagar a anuidade de 2018.. Conforme um parecer jurídico da Advocacia-Geral

O ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), tem como objetivo desenvolver estudos sobre autismo e desenvolver uma ferramenta computacional para apoio à

REPRESENTAÇÕES DA CIC F ot o: A gência Ê dis on Ca sté ncio Expediente Presidente - Carlos Heinen Vice-presidente de Indústria - Reomar Slaviero Vice-presidente de Comércio

to de ferramentas, estratégias e políticas de segurança que visam proteger os dados da empresa de vários riscos, tais como: proteção e prevenção contra ataques aos

Artigo 3º O emprego do fogo mediante Queima Controlada depende de prévia autorização, a ser obtida pelo interessado junto ao órgão do Sistema Nacional do Meio Ambiente

Dentro do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho ´e mostrar como fun- ciona o ambiente de apoio para submiss˜ao e avaliac¸˜ao autom´atica de trabalhos pr´aticos dos