• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Enfermagem SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE DE FRANCA - UNIFRAN INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): YANKA ALVES OLIVEIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): REGINA APARECIDA CABRAL ORIENTADOR(ES):

(2)

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer sobre a importância do Banco de Leite Humano e descrever as ações do enfermeiro. Trata-se de uma revisão da literatura utilizando-se artigos, manual do Ministério da Saúde e livros da Biblioteca da Universidade de Franca e para busca nos meios eletrônicos teve como principal base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Este material bibliográfico foi submetido à leitura criteriosa, sendo selecionados 20 materiais, publicados entre 2002 a 2015, foram utilizados 03 livros, 05 manuais do Ministério da Saúde e 12 artigos. A revisão bibliográfica mostrou que o leite materno possui quantidades adequadas de ferro, que são suficientes para prevenir a anemia até o 6º mês de vida e que os recém-nascidos prematuros necessitam preferencialmente do leite humano, pois adquirem maiores chances de crescimento e desenvolvimento durante a internação e após alta da unidade de terapia intensiva. Dentre os incentivos a amamentação, o Banco de Leite Humano foi criado em 1989 e tem como profissional responsável o enfermeiro e sob sua organização constam posto de coleta, recursos humanos, infraestrutura física, equipamentos e instrumentos. Conclui-se que é importante evidenciar a atuação do enfermeiro no BLH, que incentiva e apoia o aleitamento materno e consequentemente minimiza os índices de morbimortalidade neonatal. Palavras Chave: Aleitamento Materno; Recém-nascido Prematuro; Banco de Leite; Enfermagem.

Introdução

O Leite Humano (LH) possui combinação única de proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, vitaminas, enzimas e células vivas, bem como benefícios nutricionais, imunológicos, psicológicos e econômicos. Os recém- nascidos que são nutridos preferencialmente do LH, adquirem maiores chances de crescimento e desenvolvimento durante sua internação e de alta da unidade mais precoce possível (1,2).

Em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a mortalidade do recém-nascido pré-termo (RNPT) é considerada alta aproximadamente 20,5% e o crescimento e desenvolvimento sofrem influências de muitos fatores, dentre eles, está à alimentação, que também aumenta o risco de desenvolverem complicações gástricas, respiratórias e neurológicas. Neste sentido a capacidade de absorção e digestão no RNPT está comprometida devido à prematuridade, por isso a prática do

(3)

aleitamento materno como forma de promoção do crescimento e desenvolvimento está indicada e é a melhor opção (2,3).

O processo inicial de amamentação do recém-nascido internado é dificultado também pela presença de doenças neonatais e condições maternas que podem interferir negativamente na produção láctea e estabelecimento do aleitamento. Porém com a atuação do profissional de saúde junto à mãe e cuidados com RNPT durante o período de internação, a prática da amamentação pode ser otimizada (4).

Dentre os incentivos à amamentação, o Banco de Leite Humano (BLH) foi criado em 1989 e tem como profissional responsável o enfermeiro. Sob sua organização constam posto de coleta, recursos humanos, infraestrutura física, equipamentos e instrumentos, preconizando a boa higiene, conduta, segurança e saúde do trabalhador. As principais atividades realizadas neste setor são: reprocessamento de artigos e superfícies, embalagem, rotulagem, auxílio a amamentação, controle de doenças maternas das doadoras, captação de doações, ordenha, coleta, transporte, recepção, estocagem, degelo, classificação, reenvase, pasteurização, controle de qualidade, distribuição, porcionamento e administração do leite materno (5).

Objetivo

Neste contexto, o objetivo deste estudo foi conhecer sobre a importância do banco de leite humano e descrever as ações do enfermeiro.

Metodologia

Trata-se de uma revisão da literatura utilizando-se artigos, manual do Ministério da Saúde e livros da Biblioteca da Universidade de Franca e para busca nos meios eletrônicos teve como principal base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

Para a busca foram identificados e utilizados os seguintes descritores: Aleitamento Materno; Recém-nascido Prematuro; Banco de Leite; Enfermagem.

Como critérios de inclusão dos referenciais do texto foram: artigos na íntegra e publicados na língua portuguesa. Foram excluídos artigos que não condiziam com o objetivo proposto.

No total foram levantados 35 trabalhos no período de setembro de 2016 a abril de 2017, sendo este material bibliográfico submetido à leitura criteriosa,

(4)

posteriormente foram selecionados 20 materiais e documentos, que atendiam aos critérios de inclusão, publicados entre 2002 a 2015. Constituindo: 03 livros, 05 manuais do Ministério da Saúde e 12 artigos científicos.

Desenvolvimento

A produção do leite está diretamente ligada à ação dos hormônios prolactina e ocitocina que estimulam a produção de leite nos alvéolos. Em função dos hormônios estrógeno e progesterona, que são secretados pela placenta, os seios vão sendo preparados durante a gestação, ficam maiores, mais sensíveis e têm vasos sanguíneos dilatados. A prolactina é liberada mediante a sucção do recém-nascido e o esvaziamento da mama, sendo assim toda vez que houver sucção e esvaziamento, haverá produção de leite (6,7).

O leite materno tem sua composição dividida conforme as fases pelos dias de produção, desde a gestação até o puerpério. O colostro que é composto por exsudato do plasma, das células, imunoglobulinas e grande quantidade de lactose, o leite de transição produzido entre o sétimo e décimo quinto dia após o parto, o leite maduro que é a continuação do leite anterior e tem o sabor adocicado e o leite pré-termo o qual sua composição se assemelha ao colostro por um período de quatro a seis semanas (7,8).

Ainda, o leite materno possui quantidades adequadas de ferro, que são suficientes para prevenir a anemia até o 6º mês de vida, é um alimento completo, rico em água, proteínas, lipídios, glicídios, vitaminas e minerais. O leite materno está perfeitamente ajustado ao recém-nascido, principalmente o prematuro, fornecendo-lhe todos os nutrientes de que precisa nos primeiros meses de vida para um desenvolvimento saudável e além dos benefícios a nível nutritivo e imunológico, reconhecem-se outros benefícios psicológicos para o bebê e para a mãe (5,9).

A duração de uma gravidez é considerada normal quando o parto acontece entre a 38º e 42º semanas de gestação. Podendo ser classificado como prematuridade limítrofe com gestação entre a 37ª e a 38º semanas; prematuridade moderada com gestação entre a 31ª e a 37ª semanas e prematuridade extrema com gestação menor ou igual há 30 semanas (10).

Os RNPT apresentam características anátomo-fisiológicas que o diferencia de recém-nascidos a termo como o peso, onde ocorre uma perda ponderal proporcionalmente maior, a cabeça é relativamente grande, o pescoço e membros

(5)

são curtos em relação ao tronco. O tórax é relativamente pequeno em relação ao abdome, apresentando maior dificuldade respiratória devido os ossos e músculos da caixa torácica serem debilitados, a pele é mais enrugada, fina e de cor vermelho-escura, com pouco tecido adiposo subcutâneo e maior quantidade de lanugem, o pavilhão auricular com ausência de relevo e a flacidez aumentada, o tônus muscular é reduzido tendo uma postura flácida, e os reflexos de sucção e deglutição são enfraquecidos favorecendo a regurgitação e refluxo frequentes (10,11).

Em relação ao sistema digestório são necessários cuidados especiais com a dieta via gástrica, prevenindo o aparecimento de enterocolite necrosante. O leite materno é o ideal para início da dieta via gástrica para o RNPT e o leite da própria mãe é ordenhado no BLH com todo procedimento, e será o ideal para o seu desenvolvimento (11).

Objetivando ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção lática da nutriz, o processamento do leite ordenhado, controle de qualidade e distribuição, foi criado a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBBLH) em 1998, pelo Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma proposta de expansão quantitativa e qualitativa dos BLHs no Brasil, e com a construção de parcerias com órgãos federais, unidades da federação, municípios, iniciativa privada e sociedade (12).

O primeiro BLH inaugurado no Brasil foi em 1943, na cidade do Rio de Janeiro e hoje é considerado o Centro de Referencia Nacional para os BLHs do país. Todos os estados brasileiros possuem Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH). A RDC n. 171, de 4 de Setembro de 2006, regulamenta seu funcionamento e estabelece critérios de inclusão para doadoras e receptores. O Brasil possui a maior rede de BLH do mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com 221 unidades e 186 postos, segundo o MS. A sua estrutura organizacional contempla um centro de referência nacional, sediado no Instituto Fernandes Figueira, na cidade do Rio de Janeiro e centros de referências estaduais/regionais, que coordenam as ações de cada BLH (5,13).

O profissional enfermeiro tem importante papel nos programas de educação em saúde e também é responsável pelo BLH, é comprovadamente mais habilitado e capacitado para tratar as complicações no período da amamentação e desfazer mitos. É o profissional que mais estreitamente se relaciona com a mulher no período gravídico-puerperal (13).

(6)

O enfermeiro responsável técnico pelo BLH, em conformidade com a legislação vigente deve planejar, implementar e garantir a qualidade dos processos de recursos humanos, materiais e equipamentos necessários para o desempenho de suas atribuições, além de responsabilizar sobre o processo de trabalho e supervisionar todo pessoal técnico durante o período de funcionamento. O BLH e o PCLH devem seguir as orientações do Programa de Controle de Prevenção de Infecção e de Eventos Adversos (PCPIEA) do serviço de saúde ao qual está vinculado (14).

Este profissional adquire funções pertinentes ao seu cargo como o de seguir a RDC 171, que dispõe sobre o Regulamento técnico para o funcionamento do BLH, sobre funcionários, ambiente e protocolos, realiza escala mensal e tarefas diárias, supervisiona atendimentos, avalia pacientes com problemas de lactação ou relacionados ao período de lactação, faz triagem de doadoras, orienta, treina e/ou processa o Leite Humano Ordenhado (LHO) compreendendo todas as etapas para seu processamento e o controle de qualidade. Os profissionais envolvidos na manipulação do LHO devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como o gorro, óculos de proteção, máscara, avental e luvas de procedimentos, em conformidade com a atividade desenvolvida (14).

O BLH e o PCLH devem manter atualizados e disponíveis os procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização de equipamentos, artigos, materiais e superfícies de acordo com o manual de processamento de artigos e superfícies em estabelecimento de saúde do MS. Os saneamentos utilizados devem estar regularizados junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)/MS conforme a legislação vigente e atender as especificações do fabricante quanto à finalidade de uso e a forma de utilização (15).

O profissional responsável pela execução das analises físico-químicas, organolépticas e microbiológicas devem ter capacitação específica para esta atividade, atestado por certificado de treinamento reconhecido pela RBBLH. O BLH deve realizar de forma continuada a avaliação do desempenho de suas atividades por meio dos indicadores, como índice de positividade para microorganismos do grupo coliforme e índice de não conformidade para acidez Dornic (16).

O enfermeiro responsável deve disponibilizar a Vigilância Sanitária as informações referentes ao monitoramento dos indicadores, durante o processo de inspeção sanitária ou de investigação de surtos e eventos adversos e sempre que

(7)

solicitado deve enviar o resultado do monitoramento dos indicadores para as Secretarias de Saúde Municipais, Estaduais e do Distrito Federal e para o MS (12,16).

Na preparação do leite ordenhado e doado, um dos parâmetros a ser avaliado é a acidez Dornic do LH. A acidez titulável do LHO é expressa em Graus Dornic, o limite para acidez é menor que 8ºD e valores maiores condenam o produto para o consumo, onde aditivos em LH são todas substâncias adicionadas a ele para o RNPT de muito baixo peso. As condições de conservação sob as quais os produtos devem ser mantidos sob rigoroso controle e temperaturas máximas e mínimas (-10 a -16ºC), devem ser verificadas e registradas diariamente e os leites estocados em freezer e devem ser organizados de maneira que permita circulação do ar frio (12,17).

Para o processo de fracionamento a conservação do LHO faz parte dos procedimentos que visam à preservação das características químicas, físico-químicas, imunológicas e microbiológicas do LHO. O controle de qualidade química e microbiológicas do LH deve garantir que o produto oferecido tenha sua qualidade preservada a baixo custo e com mínimo de risco para a saúde dos neonatos. O crematório é um método utilizado para determinar o conteúdo energético do LH onde se faz a centrifugação, afere a quantidade de gordura existente e determina o conteúdo energético com cálculos matemáticos específicos (5,17).

A realização do degelo refere-se ao descongelamento do LH, este deve ser em banho-maria colocando o frasco de leite dentro da água quente agitando o frasco lentamente para misturar os seus componentes. A esterilização é o processo físico ou químico que destrói as bactérias, fungos ou vírus. O reenvase do LHO é a transferência do LH em que foi ordenhado para a embalagem que será pasteurizada e o valor biológico do leite é a característica imunobiológica, nutricional e organolépticas do LH. Essas características variam de mãe para mãe, durante o dia, durante as diferentes fases da amamentação e até mesmo durante a mesma mamada (18).

Outras definições se fazem necessárias para melhor compreensão das etapas do preparo do LHO, tais como: off-flavor é a característica organoléptica não-conforme com o aroma original do LHO, integrando o controle de qualidade de rotina dos BLH. A pasteurização do LHO é o tratamento térmico pelo qual o LHO deve ser submetido para inativar sua microbiota e determinar que o mesmo deva ser

(8)

pasteurizado a 62,5ºC por 30 minutos após o tempo de pré-aquecimento. Enquanto que o pool de LHO é o produto resultante da mistura de doações de LHO (18).

Quanto à estocagem do LHO é feita em freezer ou geladeira própria para tal, por no máximo 15 dias com temperatura igual ou inferior a -3ºC. A distribuição do LH ocorre conforme a prescrição médica e do nutricionista, é encaminhada ao BLH e proporcionada de acordo com a necessidade de cada RNPT, é levada à UTIN em caixas térmicas próprias, as quais são conferidas pelo profissional do setor e guardadas em geladeiras com termômetros para controle de temperatura correta (-10 a -16ºC) (12,16).

Portanto, a sequência do cuidado com o leite materno consiste na ordenha, coleta, transporte adequado, a recepção do leite, a estocagem, o degelo, a classificação, reenvase, pasteurização e distribuição conforme a prescrição médica (19).

A dieta, antes de ser administrada ao recém- nascido é retirada da geladeira com dez minutos antes e colocada em banho-maria até a temperatura ideal e posteriormente é oferecida ao recém- nascido por gavagem através de sonda orogástrica por seringa ou bomba de infusão, conforme o tempo determinado pela prescrição médica. Em todas as etapas, desde a coleta até distribuição e a administração do LH, os profissionais envolvidos devem seguir corretamente as normas de higiene para que o RNPT receba o leite com segurança na sua qualidade. É um processo consciente, um trabalho de excelência, sendo necessária uma equipe capacitada e engajada que consequentemente contribuirá para a qualidade de vida de vários RNPTs (19).

Neste sentido, o enfermeiro assume o papel de educador, orientador e conselheiro, pois está em contato direto com o binômio mãe-filho, podendo evidenciar e compreender a realidade que novas ações poderão ser implementadas e os futuros profissionais de enfermagem poderão se posicionar de forma objetiva, efetiva e completa, evitando lacunas na assistência e aumentando assim a adesão das mães ao aleitamento materno e com isso procurando reverter os índices de desmame precoce (20).

Os enfermeiros e outros profissionais de saúde desempenham um papel importante na assistência ao recém-nascido, fundamentados com conhecimentos técnico-científicos atualizados, colaborando com a garantia do direito de toda criança de ser amamentada. O aleitamento sob livre demanda deve ser encorajado por toda

(9)

equipe a fim de diminuir a perda de peso inicial do RNPT e promover o estímulo precoce da apojadura (6,8).

Considerações finais

Através deste estudo observou-se que o leite materno é de extrema importância, para os RNPTs por ser uma fonte de nutrientes e em proporções satisfatórias ao desenvolvimento e crescimento e na prevenção de diversas complicações, sendo insubstituíveis seus benefícios. E enquanto este RN encontra-se impossibilitado de sugar o encontra-seio materno, necessita do leite processado de acordo com a norma para funcionamento dos BLHs.

Neste contexto, é importante evidenciar a atuação do enfermeiro no BLH, que incentiva e apoia o aleitamento materno. Além da assistência direta à puérpera e preparo do leite materno para consumo, ele realiza as atividades administrativas do setor e capacita sua equipe. Destaca-se então que o enfermeiro dentro de suas habilidades no setor BLH, contribui positivamente para a redução dos índices de morbimortalidade neonatal.

Fontes consultadas

(1) Rabelo, MZS, Chaves, EMC, Cardoso, MVLML, Sherlock, MSM. Sentimentos e expectativas das mães na alta hospitalar do recém-nascido prematuro. Acta Paul. Enferm. 2007;20(3):333-37

(2) Brasil. Ministério da Saúde. II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno nas Capitais Brasileiras e no Distrito Federal. Brasília; 2009.

(3) Cavalcante RF, Gurgel AKC, Monteiro AI, Oliveira JDS. Dificuldades relacionadas ao aleitamento materno em recém-nascidos prematuros: revisão integrativa da literatura. In: Anais do XVII Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem; 2013.

(4) Braga PP, Almeida CS, Leopoldino IV. Percepção materna do aleitamento no contexto da prematuridade. Braga PP, Almeida CS, Leopoldino IV. R Enferm. Cent. O. Min. 2012;2(2):151-8.

(10)

(5) Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz. A Rede de Bancos de Leite Humano – Dados estatísticos em tempo real [Internet]. [Acesso em Jan 2018]. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=352

(6) Rocci E, Fernandes RAQ. Dificuldades no aleitamento materno e influência no desmame precoce. Rev Bras Enferm. 2014;67(1):22-7.

(7) Simon VGN, Souza JMP, Souza SB.Aleitamento materno, alimentação complementar, sobrepeso e obesidade em pré-escolares. Rev Saúde Pública. 2009; 43: 60-9.

(8) Brasil. Ministério da Saúde. Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: método canguru: manual técnico. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

(9) Lamounier J.A.; Moulin ZS; Xavier CC. Recomendações quanto à amamentação na vigência de infecção materna. Jornal de Pediatria. 2006;80(5 Supl):S181-8.

(10) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2012.

(11) Coutinho SB, Figueiredo CSM. Aleitamento materno em situações especiais da criança. In: Rego JD. Aleitamento materno. São Paulo: Ateneu; 2002. p. 205-11.

(12) Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). RDC nº 171, de 4 de setembro de 2006. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

(13) Weffort VRS, Lamounier JA. Nutrição em Pediatria: da Neonatologia à Adolescência. Barueri, SP: Manole, 2009. p. 10-25.

(14) Gorgulho FR, Pacheco STA. Amamentação de prematuros em uma unidade neonatal: a vivência materna. Esc. Anna Nery. 2008;12(1):19-24.

(11)

(15) Souza NL, Santos ADB, Mendonça, SD, Santos CA. Ser mãe acompanhante de um filho prematuro. Rev. Pesqui.: Cuid. Fundam. 2012;4(3):2722-29.

(16) Souza, ABG. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: cuidados ao recém-nascido de médio e alto risco. São Paulo: Editora Atheneu, 2015. p. 103-118.

(17) Silva RV, Silva IA. A vivência de mães de recém-nascidos prematuros no processo de lactação e amamentação. Esc. Anna Nery. 2009;13(1):108-15.

(18) Delmaschio KL, Martins MLR, Correa PPS, Cordeiro AA, Prado SD. Amamentação: percepções de mães com filhos internados em unidade de terapia intensiva neonatal de uma maternidade do município do Rio de Janeiro. Ceres. 2009;4(2):79-86.

(19) Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos. Brasília; 2008.

(20) Braga DF, Machado MMT, Bosi MLM. Amamentação exclusiva de recém-nascidos prematuros: percepções e experiências de lactantes usuárias de um serviço público especializado. Rev. Nutr. 2008;21(3):293-302.

Referências

Documentos relacionados

Parecer para efeitos de exportação de OGM e seus produtos – parecer prévio, emitido pela Autoridade Nacional, o qual permite que qualquer pessoa ou entidade nacional ou

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

Já foi mencionado na introdução deste trabalho que o objetivo do mesmo é estimar o efeito da produção de conhecimento tecnológico das empresas industriais brasileiras (inovações

energia que utiliza o imã de neodímio que por impulsão magnética, ele gera um campo magnético no disco interno que gira conforme a impulsão pelo imã do disco externo

Os valores de excreção urinária de GAG total na primeira e segunda metades do ciclo menstrual de mulheres jovens usuárias de anticoncepcional oral hormonal são similares.. A

Para comparar diferentes potências (mW/cm 2 ) são necessários equipamentos distintos, um estudo nacional já realizou essa comparação com equipamentos de LASER 82

(iv) estimate technological profile for Brazil and BLUM regions considering zoo technical indexes and calculated productivities (beef and dairy sectors); (v) estimate costs

Não obstante ainda prevalece a baixa adesão a nível regional, nacional e mun- dial, apesar dos estudos evidenciarem a importância do aleitamento materno (AM) para o binômio