• Nenhum resultado encontrado

Let s have a word... 4 Listening... 6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Let s have a word... 4 Listening... 6"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário

Let’s have a word... ... 4

Listening ... 6

Dificuldades Comuns ... 6

O Que Ajuda a Entender o Inglês Falado ... 7

Sugestões Práticas Para Melhorar o Listening ... 7

Quantas Vezes Ouvir ... 14

Como Ouvir e Como Não Ouvir... 15

O Que Fazer Após Ouvir ... 15

Reading ... 17

Razões Para Ler em Inglês ... 17

Dificuldades Comuns ... 18

Sugestões Práticas Para Melhorar o Reading ... 18

O Que Fazer Antes da Leitura ... 21

O Que Fazer Durante a Leitura ... 21

O Que Fazer Após a Leitura ... 22

Como Ler e Como Não Ler ... 23

Planejar a Leitura ... 23

Posts do Blog ... 23

Writing ... 24

Dificuldades Comuns ... 24

Sugestões Práticas Para Melhorar o Writing ... 25

Como Escrever ... 26

Sobre o Que Escrever ... 28

Após Escrever ... 29

Posts do Blog ... 29

Speaking ... 30

Dificuldades Comuns ... 30

Formação de Frases em Inglês ... 31

(3)

Posts do Blog ... 37

Cursos Online Gratuitos ... 38

Transpondo Barreiras Internas ... 39

Não Entendo a Língua Inglesa... 39

Não Tenho Tempo Para Estudar Inglês ... 39

Não Me Adapto ao Professor, ao Material e ao Método ... 40

Eu Nunca Vou Aprender Inglês ... 40

Considerações Finais ... 42

Sobre a Autora ... 43

Redes Sociais ... 44

Isenção de Responsabilidade ... 45

(4)

Let’s have a word...

Além de ser uma grande realização pessoal, aprender inglês pode significar a possibilidade de estudar e trabalhar em outro país, pode ser o passaporte para uma promoção profissional com maior remuneração ou pode permitir a ampliação de negócios além das fronteiras nacionais.

Saber inglês também possibilita o acesso à literatura e a cultura estrangeira e viabiliza a oportunidade de fazer novos amigos em qualquer lugar do mundo. Os motivos são diversos e muito particulares, mas o objetivo de falar e compreender bem a língua inglesa é único.

Muitas vezes, entretanto, o alcance desse objetivo esbarra na dificuldade em aprender o idioma. Você estuda e adquire conhecimento, mas na prática os resultados nem sempre são satisfatórios.

O que fazer? Desistir? Desistir de aprender inglês pode significar abrir mão de oportunidades que podem transformar a sua vida para melhor. Don’t give up! Não há segredos, atalhos ou fórmulas mágicas - a exposição à língua inglesa é a chave para a aprendizagem efetiva.

Ter contato intenso com o inglês falado e escrito (listening/reading) promove input da língua inglesa. Isso significa que o seu cérebro recebe e armazena informações auditivas e visuais em inglês e as usa quando houver output, ou seja, quando você falar ou escrever (speaking/writing).

Nesse e-book eu vou mostrar diversas ferramentas para você ter mais proximidade com a língua inglesa e sugerir atividades para ampliar as suas habilidades de audição, leitura, comunicação oral e escrita.

Todo o conteúdo foi criteriosamente selecionado, testado e organizado para que você melhore muito o seu inglês! 

(5)

“A exposição à língua inglesa é a chave para a

(6)

Listening

O listening é uma habilidade receptiva que promove um imenso input da língua inglesa e contribui significativamente para a melhora da compreensão e produção do inglês de maneira geral.

Porém, para que você desenvolva essa habilidade plenamente é essencial que haja prática auditiva intensa e constante.

Esse treino é necessário para que você tenha contato não apenas com gramática e vocabulário em uso, mas também com outros importantes aspectos da língua inglesa, tais como pronúncia, entonação, stress, ritmo, linkings, contrações e diferentes sotaques.

Dificuldades Comuns

 Velocidade: as pessoas falam muito rápido.  Dificuldade em reconhecer as palavras faladas.

 Dificuldade em saber onde as frases começam e terminam.  O assunto geral é entendido, os detalhes não.

 Ter “medo” de listening - antes de ouvir, os alunos acreditam que não vão entender nada (ou quase nada).

 Os alunos “entendem” o listening, mas não conseguem contar para outra pessoa o que ouviram.

(7)

O Que Ajuda a Entender o Inglês Falado

Na maioria das vezes a comunicação é interativa e normalmente podemos prever como um diálogo se desenvolverá em determinadas ocasiões, como por exemplo, quando estamos em uma loja, na padaria, alugando um carro, fazendo matrícula na faculdade, quando encontramos um amigo, etc.

Presumir o que pode ser falado em uma determinada situação reduz a ansiedade em relação ao listening e preserva a sua energia para que você possa se concentrar nas partes do diálogo que demandam mais atenção.

Sem dúvida alguma não é possível prever tudo, mas, prever o que é possível é de grande ajuda na compreensão do inglês falado.

Sugestões Práticas Para Melhorar o Listening

1. CD - GRADED READERS

Os graded readers são livros adaptados a diferentes níveis de inglês (A1 – B2)* com histórias de ficção e não ficção. Cada livro vem acompanhado de um CD com a história gravada em áudio e esse CD deverá ser utilizado para a prática do listening.

Sugestão de uso:

Ouça um capítulo do CD e depois faça a leitura desse capítulo. Faça isso com todos os capítulos até o término do livro.

Se você ouvir o capítulo do CD antes de fazer a leitura do livro você poderá avaliar o seu grau de compreensão do listening, ou seja, você saberá o quanto do listening você realmente entendeu de acordo com o texto escrito.

 Se você fez ou está fazendo um curso de inglês com material didático, você pode ouvir novamente os diálogos que você ouviu durante a aula. Nesse caso,

(8)

você confere o seu grau de entendimento do listening verificando a transcrição do texto (transcript ou recording script) que normalmente fica no fim do Student’s Book.

* Níveis de inglês de acordo com o CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas):

A1 – Beginner (Principiante) A2 – Elementary (Básico)

B1 – Intermediate (Intermediário)

B2 – Upper-Intermediate (Intermediário Superior) C1 – Advanced (Avançado)

C2 – Proficient (Proficiente)

A = Basic User (Usuário Básico)

B = Independent User (Usuário Independente) C = Proficient User (Usuário Proficiente)

2. ARTIGOS COM ÁUDIO

 VOA LEARNING ENGLISH http://learningenglish.voanews.com

No site Voa Learning English você encontra inúmeros artigos com áudio em três níveis de inglês.

 No “audio menu” do site há transmissão de notícias diárias dos EUA e do mundo provenientes do site Voa News (Voice of America News). As transmissões são especialmente preparadas para aprendizes da língua inglesa - elas têm duração de trinta minutos, a velocidade da fala dos apresentadores é reduzida e o vocabulário é adaptado. Também há explicação de vocabulário e gramática.

(9)

3. PODCASTS

Os podcasts são arquivos de áudio ou vídeo que, geralmente, podem ser baixados para o seu computador e ouvidos/assistidos posteriormente.

Os podcasts podem ser adaptados a diferentes níveis de inglês ou não. Sugestões de podcasts:

 PODCASTS IN ENGLISH https://podcastsinenglish.com

Nesse site você encontra mais de 400 podcasts em três níveis diferentes de inglês. Há também podcasts voltados para estudantes de Business English e vídeos de viagem (travelogues).

Todos os podcasts podem ser ouvidos e baixados gratuitamente, porém, o acesso aos transcripts e exercícios está disponível apenas para membros.  DEEP ENGLISH

https://deepenglish.com

O Deep English é um site com mais de 250 áudios. Cada áudio está gravado em três níveis de dificuldade: slow, normal e fast. Possui transcript, glossário e exercício de vocabulário.

Você pode utilizar todos os recursos e fazer o download dos áudios gratuitamente.

 BBC PODCASTS

http://www.bbc.co.uk/podcasts

No site da BBC UK você encontra uma quantidade enorme de podcasts (não adaptados por nível de inglês) que podem ser selecionados por rádio ou por gênero (drama, entretenimento, notícias, esportes, entre outros).

(10)

 BBC LEARNING ENGLISH

http://www.bbc.co.uk/learningenglish

Ao acessar o site BBC Learning English, clique em “features” e escolha qual página acessar (English at Work, English at University, Lingohack, 6 Minute English, entre outras). Todas as páginas contêm áudios que podem ser ouvidos e baixados gratuitamente.

O conteúdo dessas páginas, incluindo os áudios, está no nível intermediário ou superior de inglês.

4. RÁDIOS NA INTERNET

Existem centenas de rádios na Internet, você pode ouvir a que seja de sua preferência ou pode escolher as rádios aleatoriamente para ter contato com diferentes sotaques.

Escute a programação de forma descontraída enquanto faz outras atividades ou ouça um programa (ou parte dele) com bastante atenção procurando entender ao máximo o que é falado.

Sugestões de rádios:  Rádios Britânicas: http://www.internetradiouk.com http://www.lbc.co.uk/ http://www.bbc.co.uk/radio  Radio Canadense: http://www.cbc.ca/radio  Radio Australiana: http://www.abc.net.au/radionational/

(11)

 Radio Americana: http://www.npr.org/  Radio Irlandesa: http://www.rte.ie/radio/

Em alguns desses sites também há vídeos e podcasts disponíveis. O inglês dessas rádios não é graduado por nível.

5. MÚSICA

Ouvir música é uma maneira muito motivadora de praticar o listening. Ao treinar a audição com música, você se entretém e se mantém focado ao mesmo tempo.

Sugestão de site:  LYRICS TRAINING http://lyricstraining.com

O Lyrics Training é um excelente site para praticar o listening. Você pode escolher um vídeo na primeira página ou fazer uma busca por artista/banda, pelo nome da musica ou por gênero musical. Após selecionar o vídeo, você escolhe o nível da atividade (beginner, intermediate, advanced e expert) e completa as lacunas.

Cada nível de atividade apresenta um determinado número de lacunas a serem preenchidas, sendo que, quanto mais elevado o nível, maior o número de lacunas.

Se você não preencher a lacuna, o próprio sistema pausa o vídeo para que você ouça o mesmo trecho da música novamente. Caso você realmente não entenda o que foi dito, existe a opção de preenchimento da lacuna pelo sistema.

(12)

No site ainda há a opção “karaoke” para você cantar a música ao invés de fazer o exercício proposto. Essa atividade está na sessão Speaking.

6. YOUTUBE - CANAIS EM INGLÊS PARA APRENDER INGLÊS

Você também pode treinar o seu inglês acessando canais do YouTube onde professores nativos ensinam inglês em inglês. Você treina o seu listening, aprende algo novo ou revisa o que já aprendeu.

Sugestões de canais:  RACHEL’S ENGLISH

https://www.youtube.com/rachelsenglish

A teacher Rachel disponibiliza mais de quinhentos vídeos com diversos conteúdos sobre a língua inglesa, entretanto, o principal foco do canal é o ensino da pronúncia americana.

 ANGLO-LINK

https://www.youtube.com/MinooAngloLink

Nas playlists da teacher Minoo Short você encontra vídeos específicos para inglês pré-intermediário, intermediário e avançado, além de conteúdos de gramática, vocabulário, pronúncia e outros.

 ENGVID

https://www.youtube.com/engvidenglish

Nesse canal você aprende inglês com diversos professores nativos. Juntos eles somam mais de mil vídeos com conteúdos que vão desde gramática e vocabulário até pronúncia e dicas para exames.

 BBC LEARNING ENGLISH

(13)

Oferece mais de mil vídeos com conteúdos diversos e todos os dias no mínimo um novo vídeo é postado.

 Todos os canais possuem website.

7. APLICATIVOS

Ter aplicativos para treinar o listening no seu celular permite que você pratique a audição em qualquer lugar e a qualquer hora. É muito útil se você está no ônibus, se está caminhando ou aguardando uma consulta médica.

Sugestões de aplicativos:

 NEWS IN LEVELS (APP E SITE) http://www.newsinlevels.com

No aplicativo ou no site você encontra notícias e muitas curiosidades em podcasts divididos em três níveis diferentes (você tem acesso à mesma notícia em três níveis diferentes de inglês).

Na página do nível três você encontra o vídeo original referente à notícia que você está ouvindo. Tem transcript e sessão de vocabulário. O aplicativo é gratuito e as notícias são atualizadas diariamente – geralmente são adicionadas duas ou três notícias novas por dia. O acesso aos recursos do site também é gratuito.

 LEARNENGLISH GREAT VIDEOS – BRITISH COUNCIL (APP E SITE) https://learnenglish.britishcouncil.org/en/britain-great

No aplicativo ou no site você assiste vídeos em inglês britânico mostrando, entre outros, a cultura, a literatura, os lugares, os esportes, as criações e as inovações em toda a Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). O nível de inglês dos vídeos é intermediário ou superior e o aplicativo é gratuito.

(14)

8. VÍDEOS, FILMES E TALKS

Na internet você tem acesso a uma infinidade de filmes, vídeos e palestras sobre os mais diversos assuntos. Assisti-los é outra maneira muito estimulante de praticar o listening.

Assista aos filmes com áudio e legendas em inglês e, se você se sentir confortável, assista sem legendas.

Sugestões de sites:  VIDEOS IN LEVELS

http://www.videosinlevels.com

O Videos in Levels é um site desenvolvido para quem estuda a língua inglesa. Nele estão disponibilizados vídeos em seis níveis diferentes de inglês. Todo o conteúdo é gratuito.

 TED (APP E SITE) http://www.ted.com/

O TED é um site que promove o compartilhamento de ideias através de palestras curtas (talks) em inglês não adaptado por nível. Os vídeos tem duração média de 18 minutos e abrangem os mais variados temas.

O aplicativo é gratuito.

Quantas Vezes Ouvir

Os autores de materiais para professores (ELT authors) divergem sobre a quantidade ideal de vezes que um aprendiz da língua inglesa deve ouvir um áudio.

(15)

Penny Ur sugere que devemos extrair o máximo de informação em um listening tocado uma única vez, visto que na vida real não repetimos várias vezes o que falamos.

Jim Scrivener acredita que devemos ouvir quantas vezes forem necessárias, uma vez que o esforço que fazemos para entender o listening eleva a nossa capacidade de audição.

Jeremy Harmer diz que para tirar o máximo benefício de um listening, devemos ouvir duas ou mais vezes. Segundo ele, cada vez que o listening é ouvido, o aluno se sente mais seguro e entende mais.

Cada listening que você ouvir terá um grau de dificuldade maior ou menor. O meu conselho é que você ouça quantas vezes você achar necessário - ouça mais vezes os áudios que você considerar mais difíceis e menos vezes os mais fáceis.

Como Ouvir e Como Não Ouvir

Não ouça tentando entender absolutamente tudo o que é falado, palavra por palavra. Essa prática é desnecessária, estressante e muitas vezes frustrante. Escolha o listening, relaxe e escute sem pausas uma ou mais vezes. Se necessário, após escutar sem pausas, repita os trechos mais difíceis para você ouvi-los com maior atenção.

O Que Fazer Após Ouvir

Sempre que houver a possibilidade de conferir o transcript, confira-o. Conforme mencionado anteriormente, através da conferência você saberá o quanto do listening você realmente entendeu.

(16)

Continue praticando a audição em inglês com frequência. Quanto mais você praticar, mais você vai entender e melhor vai ser o seu inglês.

Se você ficar exposto ao listening apenas na aula, o desenvolvimento da habilidade auditiva será pequeno e você, provavelmente, terá dificuldade para entender o inglês falado.

(17)

Reading

Ler é uma atividade muito prazerosa e concluir a leitura de um livro em inglês é altamente motivador.

Existem dois tipos de leitura: a leitura intensiva e a leitura extensiva.

A leitura intensiva é a leitura que geralmente é feita durante a aula e tem foco em vocabulário, estrutura ou na prática de ferramentas de leitura como o gist/skimming (leitura para entendimento geral do texto), scanning (leitura para informação específica) e listening for detail (leitura para compreensão detalhada).

A leitura extensiva é voltada para conteúdo e significado – é a leitura de artigos, livros, etc., que fazemos por prazer ou para aprender algo novo.

Através da leitura extensiva, que é o foco dessa sessão, a gramática, o vocabulário, os chunks, as collocations e outros atributos da língua inglesa são naturalmente internalizados, expandindo o conhecimento do idioma.

Esse conhecimento impacta positivamente as outras três habilidades (listening, speaking e writing), resultando em maior confiança ao usar a língua inglesa.

Razões Para Ler em Inglês

 Expande o vocabulário e a habilidade de comunicação.  Melhora o foco, a concentração e a memória.

(18)

 Melhora a escrita deixando-a mais clara e coesa.

 Facilita a compreensão da cultura de países de língua inglesa.

 Aumenta a compreensão e a absorção da estrutura da língua inglesa.

 Torna o aprendiz mais confiante em relação ao seu inglês e mais independente.

Dificuldades Comuns

 Vocabulário insuficiente para compreender o texto.  Necessidade de usar o dicionário o tempo todo.

 Demora em entender as frases e consequente perda de interesse no texto.  Compreensão das palavras individuais, mas não do contexto.

Sugestões Práticas Para Melhorar o Reading

1. BOOK - GRADED READERS

Graded readers são livros de ficção e não ficção adaptados a diferentes níveis de inglês. Eles normalmente são classificados do nível iniciante (A1) ao intermediário avançado (B2).

Os graded readers vem acompanhados de CD de áudio e alguns também contém atividades multimídia. Eles possuem vocabulário e gramática adequados ao nível de inglês do livro e possuem fotos, mapas, desenhos, diagramas e glossários para facilitar a compreensão do texto.

(19)

Sugestões de editoras:  MACMILLAN

http://www.macmillanreaders.com

No site Macmillan Readers você pode fazer um teste gratuito para saber o seu nível de leitura em inglês. No final do teste haverá recomendação de títulos adequados ao seu resultado.

A Macmillan oferece para download gratuito uma grande quantidade de capítulos e áudios nos diferentes níveis de inglês (para encontrá-los, clique em Other Resources > Sample Chapters e Sample Audio).

 CAMBRIDGE DISCOVERY (APP E SITE)

http://www.cambridge.org/gb/cambridgeenglish/catalog/readers/cambridge-discovery-education-interactive-readers

A parceria da Cambridge University Press (CUP) com a Discovery Education resultou no desenvolvimento de graded readers com temas interessantes e atuais, atividades interativas e vídeos.

Ao baixar o aplicativo (Cambridge Discovery Readers) você recebe gratuitamente um graded reader.

Se você preferir adquirir o livro físico, você receberá uma chave de acesso ao site para fazer as atividades interativas, ouvir os áudios e assistir aos vídeos. No site, clicando em “Reader of the Month”, você assiste gratuitamente ao vídeo do mês. Esse vídeo faz parte de um dos mais de 90 Cambridge Discovery readers disponíveis.

 Existem excelentes readers de outras editoras tais como Heinemann, HUB, Pearson, Penguin, etc.

(20)

2. SITES

Você poder praticar a leitura (e a audição) acessando os sites abaixo.  VOA LEARNING ENGLISH

http://learningenglish.voanews.com

Conforme mencionado na sessão Listening, o site Voa Learning English disponibiliza artigos acompanhados de áudio com notícias dos EUA e do mundo em três níveis de inglês. Os artigos são acompanhados de glossário.  CNN

http://edition.cnn.com/

Inglês americano não adaptado.  NEWSWEEK

http://www.newsweek.com Inglês americano não adaptado.  BBC

http://www.bbc.com

Inglês britânico não adaptado.  THE GUARDIAN

https://www.theguardian.com/international Inglês britânico não adaptado.

3. REVISTAS

 SPEAK UP

(21)

A Speak Up é uma revista (com CD) publicada mensalmente para estudantes da língua inglesa. Todos os artigos tem indicação de nível de inglês (A1-C2) e alguns deles possuem áudio (inglês americano ou britânico).

No site da revista existem conteúdos extras (áudios e vídeos) relacionados às edições publicadas. Esses conteúdos podem ser acessados por qualquer pessoa, mesmo que a revista não tenha sido comprada.

A revista física pode ser adquirida em bancas de jornal e livrarias e a revista digital, no site.

 NEWSWEEK

A Newsweek é uma revista semanal norte-americana, não adaptada aos diferentes níveis de inglês, que trata de assuntos internacionais, tecnologia, negócios, entre outros.

O Que Fazer Antes da Leitura

Ao escolher um livro, sempre leia o resumo deste na contracapa para saber qual é a história ou o assunto abordado. Antes de ler artigos em revistas ou sites, além do título, veja as fotos ou gráficos disponíveis. Isso ativa automaticamente o seu conhecimento prévio sobre o assunto, facilitando o entendimento do texto.

Não se esqueça de verificar se o nível de inglês do livro é adequado para você.

O Que Fazer Durante a Leitura

 Caso não entenda o conteúdo da frase ou do parágrafo releia-o com mais calma e atenção para compreendê-lo melhor, levando em conta o contexto

(22)

 Só verifique o significado de alguma palavra se ela for extremamente necessária para o entendimento do parágrafo ou da frase.

 Grife ou circule as palavras que você não conhece e faça a pesquisa de significado e pronúncia após a leitura do texto ou do livro.

O Que Fazer Após a Leitura

 Pesquise o significado e a pronúncia das palavras que você grifou/circulou em bons dicionários como Oxford, Macmillan, Collins, Longman, etc. Anote no próprio livro, em seu caderno ou no aplicativo ANKI* para estudo posterior.  Faça as atividades apresentadas no livro (a maioria dos graded readers possui atividades no final do livro).

 Ouça o áudio (se houver) e, ao mesmo tempo, faça a leitura do texto. Ouça com foco na pronúncia, entonação e ritmo do texto falado.

 Faça “shadow reading” de trechos do texto/CD (aprenda essa técnica na sessão Speaking).

 Escreva um resumo do texto ou do livro para praticar o writing.

Após fazer a leitura do texto ou do livro, a audição do CD, a busca de significado e pronúncia das novas palavras no dicionário e o shadow reading, escolha outro livro ou artigo para ler. Quanto mais você lê, melhor leitor você se torna e melhor fica o seu inglês!

* O ANKI é um aplicativo gratuito que permite a criação de decks (arquivos) e flashcards. Com ele você pode armazenar e memorizar palavras de forma prática e dinâmica. O aplicativo e o site podem ser sincronizados.

(23)

Como Ler e Como Não Ler

Não leia com a intenção de saber todas as palavras do texto. Se você se preocupar com o significado de cada uma das palavras de cada linha, a leitura não irá fluir e não será agradável.

Conforme sugerido acima, grife ou circule as palavras que você não conhece para pesquisa posterior.

Leia para entender a ideia geral, o contexto. Leia para se entreter e/ou aprender algo.

Planejar a Leitura

 Quantos livros ou artigos você vai ler por mês?

 Quando você lerá? Todos os dias? Apenas nos fins de semana? Após o almoço? Antes de dormir?

 Onde você lerá? No ônibus? Em casa? No trabalho?

Planeje a prática de reading, siga o seu planejamento e comemore os resultados. O seu inglês vai melhorar visivelmente!

Posts do Blog

(24)

Writing

Grande parte da comunicação é escrita: emails, social media messages, text messages, web groups/forums, etc., entretanto, os textos são curtos, com muitas abreviações, escritos em linguagem coloquial e muitas vezes incorreta. Devido a essas características da escrita moderna, muitas pessoas tem dificuldade para escrever e até mesmo compreender textos mais longos e mais elaborados na língua materna e essas dificuldades são naturalmente transferidas para a escrita em língua inglesa.

Existem diferentes tipos de textos (carta de reclamação, de recomendação, abstract, dissertação, essay, etc.), mas, nesse e-book o foco será a prática simples da escrita, sem rigor acadêmico/profissional ou rebusques.

Dificuldades Comuns

 Insegurança: não sentir confiança ao escrever na língua materna e na língua inglesa.

 Não saber ou não conseguir organizar as ideias e colocá-las em um texto de forma coerente.

 Não possuir amplo conhecimento de vocabulário e gramática, o que pode interferir na coesão do texto.

(25)

Sugestões Práticas Para Melhorar o Writing

Ao escrever, sempre tenha em mente a sua audiência, ou seja, quem vai ler o seu texto. A sua escrita tem que ser clara, objetiva, coesa e coerente para que o leitor não tenha dificuldade para entender a sua mensagem.

1. SITES

 CAMBRIDGE WRITE & IMPROVE https://writeandimprove.com

A Universidade de Cambridge desenvolveu esse site exclusivamente para a prática da escrita.

Ao acessá-lo, você escolhe o nível de inglês (beginner, intermediate ou advanced), escolhe o tema da escrita, desenvolve o texto observando o número máximo de palavras proposto e submete para análise.

Em segundos você recebe as sugestões de correção e um gráfico atestando o nível do seu texto dentro do CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas).

As sugestões de correção incluem grafia, vocabulário, gramática e melhoramento geral do texto.

Você pode reescrever o texto e submetê-lo a novas correções até atingir um nível satisfatório de escrita. O gráfico CEFR mostra o resultado das últimas cinco correções.

O uso do site é gratuito e você pode se cadastrar para ter acesso a mais temas de escrita e outras facilidades como, por exemplo, a criação de uma nova atividade escrita para outros usuários.

(26)

 MACMILLAN CREATIVE WRITING

http://www.macmillanreaders.com/resources/self-study-english/creative-writing Nessa página do site Macmillan Readers você encontra worksheets com informações e instruções detalhadas sobre como escrever histórias curtas, poemas, film scripts, biografias, entre outros. Os worksheets podem ser baixados gratuitamente. Todo o conteúdo está em inglês.

Como Escrever

Ao escrever um texto certifique-se de que ele tenha “começo, meio e fim”. Esse é o modelo básico da escrita e se você não o seguir, seu texto provavelmente ficará sem sentido.

Eu vou te mostrar duas maneiras simples para começar a praticar a escrita. Uma delas é a escrita “organizada” e a outra é a escrita “desorganizada”.

Na sequencia haverá uma lista com varias sugestões de temas para você começar a praticar.

 ESCRITA ORGANIZADA

Na escrita organizada você basicamente planeja a escrita, escreve um rascunho, corrige esse rascunho e escreve a versão final do seu texto.

Passo a passo da escrita organizada:  Escolha o tema.

 Escreva as ideias relacionadas ao tópico.  Selecione as melhores ideias.

(27)

 Escreva a primeira versão (começo, meio e fim).  Confira se houve repetição de palavras ou ideias.

 Confira a grafia, a pontuação, a gramática e o vocabulário.

 Verifique se o seu texto está claro (se é fácil ler e entender o seu texto).  Escreva a versão final.

 ESCRITA “DESORGANIZADA”

Essa prática de escrita se chama “desorganizada” porque não há planejamento prévio das ideias e sequencias.

Você escolhe o tema, escreve o texto todo de uma vez e depois faz as correções e os alinhamentos necessários.

Passo a passo da escrita “desorganizada”:  Escolha o tema.

 Escreva tudo o que vier na sua mente em relação a esse tema.

 Se você precisar de uma palavra, mas não lembrá-la, não pare de escrever; deixe uma lacuna para ser preenchida posteriormente.

 Assim que terminar o texto, releia-o, reorganize as ideias e faça as correções necessárias.

 Verifique se o seu texto está claro (se é fácil ler e entender o seu texto).  Escreva a versão final.

(28)

Sobre o Que Escrever

 Seu dia.

 Um texto ou um livro que você leu.  A sua casa, o seu trabalho, o seu bairro.  Um amigo, um parente, a pessoa amada.

 Seu chefe, um cliente, um fornecedor, uma empresa.  Uma resposta a uma pergunta que alguém te fez.  Um comentário ou o resumo de um filme.

 Uma fotografia, um lugar, uma viagem.  Um postcard.

 Uma carta para um website, para um artista famoso ou um político.  Sua biografia, suas memórias, seus planos para o futuro.

 Um guia sobre a sua cidade ou seu país.  Um feedback sobre um produto ou serviço.  Seu perfil.

 Um poema.

 Uma carta se apresentando para uma vaga de trabalho.  Um anúncio para vender sua bicicleta, seu carro, etc.  Uma promessa.

 Um diário, um livro, um manual.

(29)

Após Escrever

Mantenha os seus textos em um portfólio para acompanhar o progresso da sua habilidade de escrita.

Sempre que possível, selecione um desses textos, reescreva-o e compare as duas versões. Analise as diferenças e perceba a sua evolução.

Posts do Blog

Escrita Formal e Informal em Inglês Qual é o Seu Nível de Inglês?

(30)

Speaking

Falar inglês “sem pensar em português” ou falar inglês “como falamos português” é, sem dúvida, o maior objetivo de quem estuda inglês.

Falar “bem” a língua inglesa requer uma combinação de fatores que incluem um conhecimento mínimo de gramática e vocabulário, uma grande atenção a diversos aspectos da pronúncia (stress, entonação, link de palavras, produção correta dos sons, etc.), o uso de repair strategies (parafrasear, solicitar repetição ou explicação, etc.) e confiança.

Conforme visto em todo o conteúdo desse e-book, é o contato intenso com o idioma que vai minimizar as dificuldades e permitir que você consiga se comunicar em inglês com sucesso.

Dificuldades Comuns

 Ter vergonha de se expor.  Ter medo de falar errado.

 Não conseguir formar frases ou precisar de muito tempo para formá-las.  Ficar nervoso e não conseguir pensar no que irá falar.

 Acreditar que não possui conhecimento suficiente para falar inglês.  Sentir insegurança em relação à pronúncia.

(31)

Formação de Frases em Inglês

A construção de frases costuma ser um grande problema para quem quer falar inglês. A frase “eu entendo o que a pessoa diz, mas não consigo falar” descreve o que acontece com muitas pessoas.

Existem diversas formas de se comunicar e a mesma ideia pode ser transmitida de várias maneiras, mas, se você quer um ponto de partida para formar as suas frases, tenha em mente essa estrutura básica:

 Sentença: sujeito + verbo + complemento Onde:

 Sujeito: é quem, o que ou sobre o que se fala (seu vizinho, seu cachorro, seu casamento, sua casa, suas viagens, seus amigos, a economia, etc.).

 Verbo: é a ação (correr, falar, estudar, dançar, dirigir, etc.) ou o estado (pensar, opinar, sentir, pertencer, acreditar, etc.).

 Complemento: é a finalização da sua sentença (se houver). Exemplo 1:

Eu sou professora.  Sujeito: Eu (I)  Verbo: sou (am)

 Complemento: professora (a teacher)

 Na sentença: I am a teacher. / I’m a teacher. Exemplo 2

Muitas pessoas querem aprender inglês.  Sujeito: Muitas pessoas (A lot of people)

(32)

 Verbo: querem (want to)

 Complemento: aprender inglês (learn English)  Na sentença: A lot of people want to learn English.

Reiterando: essa estrutura é básica, existem diversas maneiras de expressar a mesma ideia.

Caso você esteja se questionando quanto à gramática: sim, ela é necessária. Se você não tiver conhecimento gramatical básico (A2/B1), vai ser praticamente impossível se comunicar com o mínimo de accuracy, ou seja, você provavelmente vai falar errado.

É muito popular a ideia de que a gramática não deve ser estudada, que ela é desnecessária ou que deve ser aprendida do mesmo jeito que as crianças aprendem a língua materna. Gramática é importante e deve ser estudada, mas, crianças e adultos possuem processos cognitivos diferentes, ou seja, aprendem de formas diferentes, portanto, as metodologias tem que ser diferenciadas.

A exposição à língua inglesa na forma auditiva e escrita auxilia a absorção da gramática, mas isso não significa que ela deva ser ignorada. Not at all!

Sugestões Práticas Para Melhorar o Speaking

1. LEITURA EM VOZ ALTA

Para fazer a leitura de qualquer texto em voz alta é necessário ter o áudio do texto que você vai ler. Ele vai ser o parâmetro para você avaliar se a sua leitura está satisfatória ou não.

Eu sugiro que você ouça o áudio algumas vezes antes de iniciar a leitura em voz alta.

(33)

Essa prática vai ajudar a melhorar a sua pronúncia e entonação e, consequentemente, te dará mais confiança ao se comunicar em inglês.

Se possível, grave, ouça e analise se a sua leitura ficou parecida com o áudio. Regrave quantas vezes for necessário e, quando estiver satisfeito, escolha outro texto e recomece a atividade.

2. SHADOW READING

Shadow reading é uma técnica que envolve audição e pronúncia e apresenta um grande resultado na qualidade do speaking.

Passo a passo do shadow reading:  Selecione um texto com áudio.

 Ao mesmo tempo, ouça o áudio e faça a leitura mental do texto com a atenção voltada para a pronúncia, a entonação, os links e a velocidade da fala.  Em seguida, leia o texto em voz alta junto com o áudio. Pronuncie o texto exatamente do jeito que ele é falado, com a mesma velocidade e entonação.  Nas primeiras repetições você pode ficar atrapalhado, pode falar mais rápido ou mais devagar que o áudio, mas, quanto mais você repetir, melhor será o seu desempenho e, consequentemente, melhor será o seu speaking.

3. CANTAR

Cantar é divertido, relaxante e ajuda a desinibir. Sugestão de site:

http://lyricstraining.com

Já conversamos sobre esse site na sessão Listening. Ele pode ser usado para a prática do listening e também do speaking.

(34)

Escolha a música/vídeo e, na tela onde você escolhe o nível do exercício, escolha a opção “karaoke”. Não haverá lacunas para você preencher, apenas a letra da música para você cantar.

4. SIMULATION

Faça simulações mentais (ou em voz alta) de diálogos em inglês como, por exemplo, os diálogos que acontecem quando você vai a uma livraria, a um restaurante, quando você conversa com o seu chefe ou seu funcionário, pega um taxi, pede informações na rua, etc.

Você também pode usar essa estratégia para:

 Falar sobre sua cidade, seu trabalho, seus hobbies, etc.

 Fazer perguntas abertas (o que, qual, por que, onde, etc.) a si mesmo e respondê-las em inglês.

 Dar instruções (o que fazer, como fazer, aonde ir, etc.).  Descrever lugares, figuras, pessoas, etc.

Essa técnica te deixa mais seguro para falar em inglês quando esses diálogos realmente acontecerem ou quando você efetivamente precisar falar sobre os assuntos simulados.

Não subestime o poder dessa prática. Ela é simples, pode ser feita a qualquer momento (mentalmente), em diversas situações diferentes e traz resultados reais.

5. SITES PARA AJUDAR A MELHORAR A PRONÚNCIA

 BBC LEARNING ENGLISH – TIM’S WORKSHOP https://www.youtube.com/user/bbclearningenglish/playlistst

(35)

Ao acessar a playlist do canal, selecione Pronunciation > Tim’s Pronunciation Workshop.

Nessa playlist você encontra diversos vídeos curtos relacionados à pronúncia do inglês britânico. Nos vídeos, que são em inglês, a pronúncia é explicada com exemplos práticos e há algumas frases para você repetir.

 BBC LEARNING ENGLISH – PRONÚNCIA - FONEMAS

http://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/features/pronunciation

Nessa página do site BBC Learning English há vídeos explicando e mostrando como realizar a pronúncia de cada fonema. Os vídeos são em inglês.

 DICIONÁRIOS

http://www.macmillandictionary.com https://en.oxforddictionaries.com

Considerando que em inglês a pronúncia e a grafia não são idênticas, sempre que você pesquisar o significado de uma palavra em um dicionário consulte também a pronúncia.

6. CONVERSAÇÃO ONLINE

 HELLO TALK (APP) https://www.hellotalk.com

Baixe o aplicativo, converse e troque mensagens com pessoas do mundo todo gratuitamente.

(36)

Conversando em Inglês

A fluência não é algo que acontece do dia para a noite. Ela é desenvolvida através da continuidade dos estudos, da pratica das habilidades de listening e speaking e da exposição à língua inglesa.

A fluência não tem “data” para chegar e o aprendizado do idioma não tem fim. Você pode “terminar” o seu curso de inglês e não estar fluente e, na verdade, é isso que geralmente acontece.

Algumas pessoas tem mais fluidez na comunicação, mas não tem (ou tem pouca) accuracy, outras têm menos fluidez, mas tem mais accuracy. A fluidez refere-se à fala contínua, com pouca hesitação, a conversa que flui com naturalidade. Accuracy significa exatidão, não cometer erros.

Tenha como foco o equilíbrio entre os dois: fluidez e accuracy.

Não espere que o seu inglês fique p-e-r-f-e-i-t-o para você começar a se comunicar e não tenha “medo de errar”.

Se você quer melhorar cada vez mais o seu inglês, você já sabe por onde começar. Comprometa-se com a sua aprendizagem, faça o seu melhor e não perca nenhuma oportunidade de interagir em inglês.

Sempre tente se comunicar usando o inglês que você tem dentro de você, ou seja, tente se expressar com o inglês que você possui, mesmo que para isso você tenha que “simplificar” a sua ideia. O importante é transmitir a sua mensagem com sucesso e da melhor forma possível utilizando o inglês que você internalizou.

Cada oportunidade de se comunicar em inglês é única e cada conversa vai te dar mais segurança. Converse, se exponha e ganhe o mundo!

(37)

Posts do Blog

Como os Erros em Inglês são Interpretados 7 Erros Comuns em Inglês

Inglês Informal

Posso Fazer Perguntas sem Do, Does ou Did? Sim e Não em Inglês

O Que São Collocations? Sugestões em Inglês

(38)

Cursos Online Gratuitos

Se você quer aprender ou aperfeiçoar o seu inglês com qualidade, mas não quer fazer nenhum investimento financeiro, confira esses cursos online oferecidos gratuitamente pela BBC.

 Os cursos são em inglês.

 BBC LOWER-INTERMEDIATE COURSE http://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/course/lower-intermediate  BBC INTERMEDIATE COURSE http://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/course/intermediate  BBC UPPER-INTERMEDIATE COURSE http://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/course/upper-intermediate  BBC TOWARDS ADVANCED COURSE

http://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/course/towards-advanced

O site Voa Learning English também oferece um curso gratuito de inglês para beginners com 52 semanas de duração.

 VOA LEARNING ENGLISH http://learningenglish.voanews.com

No menu do site, clique em “Let’s Learn English” para ter acesso às videoaulas. Esse curso também é em inglês.

(39)

Transpondo Barreiras Internas

Até aqui você aprendeu como praticar e melhorar o seu inglês sozinho, mas, dependendo da experiência que você teve com a aprendizagem da língua inglesa durante a sua vida, você pode ter algumas barreiras “internas” a transpor.

Não Entendo a Língua Inglesa

Não entender a língua inglesa significa questionar interminavelmente “Por que é assim?”, “Por que não é mais fácil?”, “Por que não é igual ao português?”. Significa comparar a língua inglesa com a língua portuguesa a todo o momento e acreditar que a língua inglesa é “errada”.

Apesar de haver algumas semelhanças, a língua inglesa é diferente da língua portuguesa. Aceite as diferenças e deixe a aprendizagem fluir.

Não Tenho Tempo Para Estudar Inglês

Se você quer mesmo aprender inglês, terá que achar tempo para estudar. Você precisará de tempo para frequentar as aulas, para fazer as lições de casa e para praticar as habilidades de listening, speaking, reading e writing.

Estabeleça dentro da sua rotina alguns time blocks* para estudo e comprometa-se com eles.

Uma parte do tempo gasto navegando nas redes sociais, assistindo televisão e jogando vídeo games pode ser destinada ao estudo da língua inglesa.

O tempo gasto com transporte ou o tempo gasto aguardando um atendimento, por exemplo, também pode ser usado para estudo.

(40)

Use o seu tempo com sabedoria.

* “Time blocks” são tempos cronometrados para a realização de atividades importantes. Podem ser tempos de ½ hora até 4 horas sem interrupção.

Não Me Adapto ao Professor, ao Material e ao Método

Não acredite que é a sua professora ou o seu professor que vai “fazer você aprender inglês”. Ela (ou ele) vai orientar os seus estudos, vai te ensinar, motivar e mostrar se você está no caminho certo da aprendizagem ou não. Também não suponha que é o material didático que vai fazer todo o trabalho. Ele é importante e deve ter qualidade porque através dele os seus estudos serão estruturados e direcionados.

A metodologia também não é a grande responsável pelo seu aprendizado, mesmo porque não existe uma única metodologia que possa ser considerada “a melhor” e que seja adequada a todas as pessoas (afinal, somos diferentes e aprendemos de maneiras diferentes!).

A combinação de orientação qualificada, material didático atualizado e metodologias bem aplicadas, acrescida de exposição intensa ao idioma, interesse e dedicação, vai ter levar ao sucesso no aprendizado da língua inglesa.

Ensinar é responsabilidade do professor, aprender é sua responsabilidade.

Eu Nunca Vou Aprender Inglês

Todos, em qualquer idade, podem aprender a língua inglesa. Você pode ter mais ou menos facilidade, pode precisar de mais ou de menos tempo, mas, tenha certeza que irá aprendê-la. Não se compare com outras pessoas porque

(41)

Você pode e você vai aprender a língua inglesa – com vontade e comprometimento.

Se você não acreditar em si mesmo e no seu potencial, quem irá fazê-lo? Não imponha a si limites e bloqueios inexistentes e, principalmente, não permita que outros o façam.

(42)

Considerações Finais

Eu espero que as informações que eu disponibilizei aqui ajudem a melhorar muito o seu inglês, no entanto, todo esse conteúdo será inútil se você não o utilizar e não se comprometer com a sua aprendizagem. Seja autônomo, selecione algumas das técnicas e/ou ferramentas que você aprendeu aqui e aplique-as com regularidade. E o resultado virá.

Lembra o que eu te falei lá no início do e-book? A língua inglesa pode transformar a sua vida para melhor. Foi o que aconteceu comigo e é o que eu desejo que aconteça com você!

Muito obrigada por visitar o meu blog, ler os posts, compartilhar os conteúdos e adquirir o e-book! Hope everything is useful!

(43)

Sobre a Autora

Oi, tudo bem?

Vou me apresentar para você que ainda não me conhece ;-). Sou paulistana, professora de inglês e blogger.

A primeira vez que eu entrei em uma sala de aula como teacher foi em 2000 e desde 2010 dou aulas particulares apenas para adultos. Sou apaixonada pela língua e cultura inglesa  e tenho um grande interesse na área de pronúncia. Sou pós-graduada em Mídias na Educação e possuo o CPE e o CELTA, ambos da Universidade de Cambridge.

Compartilhar a língua inglesa através das aulas, do meu blog e das redes sociais é muito mais que um trabalho. É uma maneira de agradecer por toda a transformação e por todas as oportunidades que o conhecimento do idioma inglês trouxe para a minha vida...

Nice to meet you!

Tisbe Franco

Se você tiver sugestões que possam enriquecer a próxima edição desse e-book, dúvidas ou comentários, entre em contato comigo: tisbefranco@euvouaprenderingles.com. Thanks!

(44)

Redes Sociais

euvouaprenderingles.com tisbefanco@euvouaprenderingles.com facebook.com/euvouaprenderingles.com.br plus.google.com/+euvouaprenderingles linkedin.com/in/tisbefranco tisbefranco @tisbefranco

(45)

Isenção de Responsabilidade

Os sites, os aplicativos, as rádios, os materiais e os cursos recomendados neste e-book podem a qualquer momento mudar, ficar indisponíveis ou tornar-se pagos. Eu, a autora destornar-se e-book, não tenho qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos e possíveis alterações nos sites e recursos mencionados.

Todo o conteúdo disponibilizado nesse e-book visa contribuir para o desenvolvimento das habilidades de audição, leitura, escrita e comunicação oral em língua inglesa. Não há promessa ou garantia de que ao usar esses conteúdos e ferramentas o usuário se tornará fluente. A fluência depende de diversos fatores, entre eles, estudo, comprometimento, paciência, exposição contínua ao idioma, aquisição da linguagem e autonomia na aprendizagem. Esse e-book é um auxiliar no processo de aprendizagem da língua inglesa. Nota: Nenhum conteúdo é patrocinado. Esse e-book é a compilação de práticas que eu aprendi e ferramentas que eu uso e recomendo aos meus alunos.

(46)

Referências Bibliográficas

Scrivener, J. Learning Teaching. 3ª edição. Macmillan. 2011.

Harmer, J. English Language Teaching. 4ª edição. Pearson Longman. 2007. Ur, P. Teaching Listening Comprehension. 30ª edição. CUP. 2012.

(47)

Autora: Tisbe Franco

© Todos os direitos reservados. 2017

Proibida a reprodução parcial ou total de qualquer conteúdo desse e-book sem autorização prévia.

Referências

Documentos relacionados

Como se pode ultrapassar o último, se você está atrás do último, você não pode ultrapassar o último!. Calcule na

Agora se você nem fez o teste, é porque você é macho, porque macho não faz testizinhos por

Abra a porta da geladeira, retire a girafa, coloque o elefante, e feche a porta?. Esta pergunta testou sua capacidade de pensar nas

Mostra que para você o que importa é o resultado final. Está segura de si e se for preciso mostra o que pensa

Primeiro vai levar o carneiro para a outra margem e deixará na margem de origem, os dois fardos de capim.. Em seguida ele voltará e vai pagar um fardo

Assim, qualquer objeto preto maior que o rasgo que esteja por baixo da folha satisfaz a solução. Estas são as

Poderá mesmo agir com rigidez e até com dureza, e chegar a ser um pouco “maníaco” com sua obsessão de ligar rigorosamente todos os pontos... Você é

- Seu número preferido define para quantas pessoas você deve enviar este teste. O dia predileto corresponde ao dia que seu desejo se