• Nenhum resultado encontrado

INTERPRETANDO AS SUBESCALAS DO HPI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INTERPRETANDO AS SUBESCALAS DO HPI"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INTERPRETANDO AS SUBESCALAS DO HPI

O Inventário Hogan de Personalidade (HPI) é uma medida da personalidade normal. Ele fornece informações detalhadas em relação ao lado luz da personalidade: características que facilitam ou inibem a habilidade de uma pessoa para se relacionar bem com os outros e para alcançar suas metas educacionais e ocupacionais.

PONTUAÇÃO

Com base no modelo de personalidade dos cinco fatores, o HPI contém sete escalas primárias, 42 subescalas e 206 itens. Estes itens são afirmações curtas para as quais os respondentes escolhem “Verdadeiro” se a frase os descreve ou “Falso” se ela não os descreve. Resultados para as escalas primárias são frequentemente apresentados e interpretados usando percentis, indicando a pontuação de uma pessoa naquela escala em relação à população em geral. Pontuações brutas nas subescalas, no entanto, podem contribuir dando riqueza à interpretação para além das pontuações nas escalas principais. Estas subescalas são valiosas para o autoconhecimento estratégico, particularmente quando oferecidas por uma pessoa certificada em Hogan para fornecer feedback ou por um coach. Abaixo há uma revisão, incluindo definições e descrições de pontuações altas e baixas, de cada subescala do HPI.

AJUSTAMENTO

SUBESCALAS

DEFINIÇÃO  

RESULTADOS  BAIXOS  

RESULTADOS  ALTOS  

Empatia tolerância/ ausência irritados com o erro dos outros tolerantes

Não ansioso* ausência de ansiedade ansiosos ou tensos relaxados

Sem culpa* ausência de remorso tendem a se preocupar com os erros do passado

não se preocupam

excessivamente com os erros do passado

Calma falta de emotividade ficam emotivos, às vezes calmos

Temperamento Estável sem irritação e mau humor temperamentais ou mal humorados têm temperamento estável

Sem Queixas* sem atitude positiva sobre o desempenho queixas frequentes queixas não frequentes

Confiante sem paranoia ou suspeita questionam a intenção dos outros confiam nos outros

Bom relacionamento bom relacionamento com autoridade hostis à autoridade atitude positivas perante autoridade *Note a descrição negativa da subescala, tal que uma taxa mais alta de endosso significa a ausência desta característica.

 

Exemplo: Uma taxa alta de endosso da subescala Não Ansioso indicaria alguém que parece calmo e relaxado.

 

A escala Ajustamento mede o grau em que uma pessoa parece calma, segura de si, ou ao contrário, ansiosa e tensa. Subescalas são particularmente úteis quando uma pessoa tem pontuação baixa ou média em Ajustamento.

 

Nós nos referimos coletivamente às três primeiras subescalas, Empatia, Não Ansioso, Sem Culpa, como “agitação interna”. Elas refletem cuidado com os outros, ausência de preocupação e ausência de remorso. Altas taxas de endosso nestas subescalas frequentemente indicam uma pessoa que se perdoa, se permite errar e não perde tempo com preocupações ou remorso. Taxas baixas de endosso frequentemente indicam que uma pessoa se preocupa excessivamente com relacionamentos, interações e erros passados. Estes indivíduos podem ser duros consigo mesmos, frequentemente sendo os piores críticos de si mesmos. As próximas três subescalas,

(2)

Calma, Temperamento Estável e Sem Queixas, refletem “agitação externa”, que definem pessoas estáveis, pacientes e de alto astral. Indivíduos com altas taxas de endosso nestas subescalas são frequentemente descritos pelos outros como calmos e de temperamento estável. Os que possuem baixas taxas de endosso são frequentemente descritos como temperamentais e tensos, e tenderão a exibir mais estresse do que os que têm pontuações mais altas. As duas subescalas finais são Confiante e Bom Relacionamento, que refletem uma falta de suspeita e atitudes positivas em relação à autoridade. Os que possuem baixa pontuação para Confiante tendem a ser céticos e desconfiados sobre as intenções dos outros. Os que possuem pontuação baixa em Bom Relacionamento podem ter dificuldade com suas figuras de autoridade e líderes.

AMBIÇÃO

SUBESCALAS

DEFINIÇÃO  

RESULTADOS  BAIXOS  

RESULTADOS  ALTOS  

Competitivo competitivo, ambicioso e

persistente relaxados

competitivo e determinados a estar à frente

Autoconfiante confiança em si mesmo sem confiança confiante

Sentimento

de Realização sentimentos de contentamento

infelizes em relação a si mesmos e suas realizações

gostam de sim mesmos e do trabalho

Liderança capacidade de liderar relutantes em assumir responsabilidade de liderança dispostos a assumir posições de autoridade

Identidade satisfação com sua função na vida falta de direção na carreira foco na direção de sua carreira

Sem Ansiedade Social autoconfiança social socialmente retraídos confiantes nas relações sociais *Note a descrição negativa da subescala, tal que uma taxa mais alta de endosso significa a ausência desta característica.

 

A escala Ambição mede o grau em que uma pessoa parece ser líder, autoconfiante e cheia de energia. As subescalas de Ambição são mais úteis quando tentamos interpretar uma pontuação média ou baixa. As subescalas Competitivo e Autoconfiante refletem orientação para alcançar metas e autoconfiança. Os que têm pontuação baixa podem parecer indiferentes quanto às metas e não ter autoconfiança. As próximas duas subescalas são Sentimento de Realização e Liderança. Taxas mais baixas de endosso podem indicar insatisfação com conquistas da carreira e uma hesitação quanto a assumir papéis com maiores responsabilidades de liderança. As duas subescalas finais são Identidade e Sem Ansiedade Social. Participantes que endossam muitos dos itens de Identidade se mostram satisfeitos com a trajetória de suas carreiras e têm ideias claras sobre seu futuro. Os que têm baixa pontuação podem ter falta de clareza sobre a direção de sua carreira. Sem Ansiedade Social indica a extensão na qual uma pessoa se sente confortável em situações sociais.

SOCIABILIDADE

SUBESCALAS

DEFINIÇÃO  

RESULTADOS  BAIXOS  

RESULTADOS  ALTOS  

Gosta de Festas adora festas não gostam de eventos sociais gostam de eventos sociais

Gosta de Multidões acha empolgante estar em multidões preferem grupos pequenos gostam de grandes grupos

(3)

Sociabilidade mede o grau em que uma pessoa necessita ou gosta de interação com os outros. As duas primeiras subescalas são Gosta de Festas e Gosta de Multidões. As pessoas com altas pontuações geralmente gostam de se colocar em situações sociais e em grandes grupos e são percebidas pelos outros como socialmente competentes. Busca Experiências indica uma preferência por aventuras e novas experiências. As pessoas com baixas pontuações frequentemente preferem pouca variedade em suas vidas. As duas últimas subescalas, Exibicionista e Divertido, referem-se a como um indivíduo interage com os outros em situações sociais. Altas pontuações em Exibicionista indicam uma pessoa que prefere ser o foco das atenções, enquanto indivíduos com pontuações altas em Divertido frequentemente são engraçadas, espirituosas e divertidas. Os que têm baixas pontuações em qualquer uma das subescalas frequentemente evitam os holofotes e têm menos probabilidade de serem percebidos como animados, divertidos ou charmosos.

SENSIBILIDADE INTERPESSOAL

SUBESCALAS

DEFINIÇÃO  

RESULTADOS  BAIXOS  

RESULTADOS  ALTOS  

Fácil de se conviver tolerante e fácil de lidar nem sempre tolerantes e

bondosos com os outros vistos como de fácil convívio

Sensível tende a ser bondoso e atencioso não diplomáticos diplomáticos

Atencioso sensibilidade interpessoal não se preocupam com as

necessidades dos outros perceptivos e compreensivos

Gosta de Pessoas gosta de interação social socialmente isolados gostam da companhia dos outros

Nenhuma hostilidade falta de hostilidade críticos sobre os outros Geralmente são receptivos aos outros *Note a descrição negativa da subescala, tal que uma taxa mais alta de endosso significa a ausência desta característica.

 

Sensibilidade interpessoal indica o grau em que uma pessoa parece ter tato, ser socialmente sensível e ser perceptiva em relação às emoções dos outros e as pistas sociais. A primeira subescala, Fácil de se Conviver,

indica o grau em que alguém é relaxado e fácil de lidar. Os que têm pontuação baixa parecerão intolerantes e duros. Sensível reflete um modo bondoso e atencioso de interagir com os outros, e Atencioso reflete ser sensível em relação às necessidades dos outros. Gosta de Pessoas indica o grau em que alguém gosta de interagir com outras pessoas. Indivíduos com baixas pontuações podem parecer socialmente introvertidos. Finalmente, uma alta taxa de endosso em Nenhuma Hostilidade indica que uma pessoa tem probabilidade de aceitar os outros. Pontuações baixas indicam pessoas críticas em relação aos defeitos dos outros. Como Sensibilidade Interpessoal tem somente cinco subescalas, pequenas mudanças nas taxas de endosso podem resultar em grandes mudanças nas pontuações de percentis. Tenha cuidado para não dar muito valor interpretativo para mudanças pequenas em pontuações de subescalas.

 

 

 

 

 

(4)

PRUDÊNCIA

SUBESCALAS

DEFINIÇÃO  

RESULTADOS  BAIXOS  

RESULTADOS  ALTOS  

Moralista aderem rigidamente aos valores morais preferem fazer as suas próprias regras dispostos a seguir as regras

Maestria trabalhadores árduos têm uma atitude relaxada sobre o trabalho preocupados em fazer um bom trabalho

Virtuoso perfeccionistas dispostos a aceitar pequenos defeitos precisos e meticulosos

Sem Autonomia preocupados com a opinião dos outros parecem independentes e resistentes a feedback preocupados com a percepção dos outros Não Espontâneo preferência por previsibilidade espontâneos planejam suas abordagens

Controle de Impulsos falta de impulsividade gostam de ser impulsos gostam de abordagens seguras

Evita Problemas previne-se para não criar

confusões

correm riscos desnecessários e negativos

antecipam as consequências de suas ações

*Note a descrição negativa da subescala, tal que uma taxa mais alta de endosso significa a ausência desta característica

A escala de Prudência mede o grau em que uma pessoa parece ser conscienciosa, obediente às regras e confiável. As pontuações das subescalas ajudam a trazer cor às pontuações baixas e médias em Prudência. As primeiras três subescalas são Moralista, Maestria, e Virtuoso. Respectivamente, elas indicam uma tendência a aderir a valores convencionais rígidos, trabalhar duro e ser perfeccionista. Indivíduos que endossam pelo menos 12 das 14 respostas possíveis nestas três subescalas provavelmente se apresentam de uma maneira socialmente desejável e tentam gerir impressão que causam nos outros. Sem Autonomia indica preocupação sobre como os indivíduos são percebidos pelos outros. Não Espontâneo indica uma preferência por previsibilidade e estrutura. As pessoas com pontuações altas em Controle dos Impulsos e Evita Problemas frequentemente agem com cautela e consideram cuidadosamente as consequências de suas ações. As pessoas com pontuações baixas tendem a ser impulsivas e a correr riscos desnecessários.

INQUISITIVO

SUBESCALAS

DEFINIÇÃO  

RESULTADOS  BAIXOS  

RESULTADOS  ALTOS  

Habilidade em Ciências interesse em ciências demonstram pouco interesse em porque as coisas acontecem

interesse em porque as coisas acontecem

Curiosidade curiosidade sobre o mundo baixo nível de curiosidade alto nível de curiosidade

Busca de Emoções gosto por aventuras e atividades emocionantes sem interesse em desafios, estímulos e empolgação buscam desafios, estímulos e empolgação Jogos Intelectuais gosto por jogos intelectuais sem interesse em jogos

intelectuais

interessados em quebra-cabeças e jogos intelectuais

Gera Ideias fluência na geração de ideias não se consideram bons geradores de ideias

facilidade para gerar novas ideias

Cultura interesse em cultura poucos interesses grande variedade de interesses e atividades culturais

(5)

Curiosidade indicam um interesse por assuntos científicos e por como as coisas funcionam. Busca de Emoções indica um desejo de empolgação e estímulos. Pessoas com alta pontuação em Jogos Intelectuais tendem a apreciar o processo da solução de problemas. Os que têm alta pontuação em Gera Ideias gostam da

criação de ideias. Finalmente, indivíduos com alta pontuação em Cultura provavelmente terão uma grande variedade de interesses. Os que têm baixa pontuação têm interesses mais estreitos.

ABORDAGEM À APRENDIZAGEM

SUBESCALAS

DEFINIÇÃO  

RESULTADOS  BAIXOS  

RESULTADOS  ALTOS  

Educação ser um bom aluno têm experiências negativas

com educação positiva em relação à educação

Habilidade matemática Habilidade com números Têm dificuldades para trabalhar com números Facilidade para trabalhar com números

Boa

memória boa memória um pouco esquecidos

conseguem lembrar precisamente de coisas com facilidade

Leitura apreciação de leitura não se atualizam atualizados com os conceitos

A última escala do HPI é Abordagem à Aprendizagem. Ela mede o grau em que alguém gosta de atividades

acadêmicas e traz insight sobre como um indivíduo prefere receber informações. De modo semelhante às subescalas de Inquisitivo, os itens nesta escala podem parecer não estar relacionados ao trabalho (ex.,

“Quando eu era criança, a escola era fácil para mim.”). Durante a interpretação, considere como estas subescalas se encaixam dentro do contexto profissional. As subescalas Educação e Habilidade Matemática

indicam, respectivamente, atitudes e experiências positivas sobre educação formal e trabalhar com números. Boa Memória e Leitura indicam uma facilidade para lembrar e interesse em manter-se atualizado através da leitura. Juntas, estas escalas refletem uma preferência por aprendizagem formal no extremo mais alto e no extremo mais baixo uma preferência por uma abordagem mais mão na massa.

CONCLUSÃO

As subescalas do HPI são ferramentas valiosas para coaches e profissionais que fornecem feedback. Elas proporcionam várias nuances para interpretar os resultados. As subescalas permitem que o consultor / coach

encontre distinções entre pontuações médias nas escalas primárias e identifique diferenças entre indivíduos com pontuações de escala similares. Apesar de a interpretação da pontuação na escala principal ser valiosa por si só, os usuários perceberão que suplementar esta interpretação com subescalas aumenta o poder do instrumento na comparação de várias aplicações do HPI.

Referências

Documentos relacionados

Levando em consideração a definição desta etapa descrita pela ISO, onde seu principal objetivo é melhorar o entendimento da magnitude relativa de cada

Hence, following the ideas presented in [3] for the linear case, a Nonlinear Filtered Smith Predictor (NLFSP) will be proposed in this work to improve the robustness of

Arduino  é  um  computador  físico  baseado  numa  simples  plataforma  código  livre  de  hardware,  projetada  com  um  microcontrolador  de  placa  única, 

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Se em Alenterra (2010) nos fez mergulhar nas mágoas de campanhas na frente de combate, aqui as magias são outras, em olhar bem acutilante sobre quem estamos a ser

Abertura local do sistema K-Ar na biotite mas não na anfíbola. Ar Ar Ar Ar Ar Ar Ar Anfíbola testemunha

Entre os fatores psicossociais mais relacionados ao trabalho, estão: a falta de controle e de autonomia no trabalho, o trabalho monótono, a hostilidade por parte dos pacientes, a

Muitos anarquistas, no entanto, também apoiam leis, por uma postura mais pragmática, (assim como muitos praticantes da ação direta nem sequer se dizem